Peixe moreia: habitat, características, pesca, espécies e mais!

Peixe moreia: habitat, características, pesca, espécies e mais!

Conhece a moreia? Veja neste artigo como pescar esse peixe de hábitos noturnos, principais espécies e suas características.


Moreia: o peixe de aparência assustadora

Peixe moreia escuro

Conhecido pelos povos indígenas brasileiros pelo nome de caramuru, o peixe moreia tem características no mínimo peculiares. Seu corpo alongado e de formato cilíndrico que assemelha-se ao de uma cobra, costuma assustar as pessoas que o veem pela primeira vez.

Embora sua aparência seja similar a das cobras, a moreia pertence ao grupo das enguias. Sua coloração é composta geralmente por tons cinza, castanhos e brancos que formam padrões para favorecer sua camuflagem entre rochas e corais. Existem também algumas espécies que são coloridas.

Têm dentes afiados e não possuem escamas nem couro como a maioria dos peixes, o que dá ao seu corpo uma textura lisa e escorregadia. Não é um animal agressivo, mas alguns acidentes com mergulhadores podem acontecer se confundirem os dedos com tentáculos de polvo. Continue e saiba mais.

Conheça o peixe moreia

Peixe moreia escondido

Existem em torno de 200 espécies deste peixe, pertencentes a 15 grupos diferentes. Algumas podem chegar a pesar até 30 quilos, como no caso da moreia gigante. São animais carnívoros e têm hábitos noturnos. A seguir descubra mais características da moreia.

Onde encontrar a moreia no mar?

A moreia está presente em todos os oceanos, incluindo o mar morto, e poucas espécies são encontradas em regiões de água doce. Vive em regiões de clima tropical, subtropical e temperado. Costuma habitar com mais frequência áreas que possuam recifes de corais, pois é onde consegue alimento com maior facilidade.

Esse peixe também está habituado a se instalar em lugares rochosos e multicoloridos. Nesses locais eles usam sua habilidade de camuflagem para caçar e se protegerem de ataques. Foi como forma de adaptação às condições de seu habitat, que desenvolveram essas características tão diferentes dos demais.

Reprodução da moreia

Todas as espécies de moreia, até as que vivem na água doce, preferem realizar o processo reprodutivo em água salgada. E só após esse período, algumas retornam ao lugar de origem. Os espermatozoides e óvulos são despejados na água, por meio do movimento de liberação, que ocorre de forma muito rápida.

Quando nascem, a cabeça é pequena e o corpo tem formato de larva. Mas o desenvolvimento acontece rapidamente e em algumas horas elas já chegam a fase em que ficam transparentes, permanecendo um ano assim. Após esse período chegam a fase adulta, ganhando suas cores padrões.

Alimentação da moreia

A moreia é um peixe essencialmente carnívoro e está habituado a caçar alimento em períodos noturnos. Sua dieta é basicamente composta por crustáceos, moluscos e peixes variados. Não são muito exigentes com relação a alimentação, basicamente a presa só precisa caber em sua boca.

É um animal voraz e o ataque às suas presas acontece de forma rápida e letal, pois como possui dentes muito afiados não dá chance de defesa aos capturados. Não é comum ataques desses peixes aos seres humanos, mas podem acontecer acidentes caso confundam seus dedos com tentáculos de polvo.

Coloração e tamanhos da moreia

O tamanho desses peixes não costuma variar com frequência, apenas alguns tipos de moreia possuem o corpo mais robusto. De acordo com mergulhadores, as espécies com portes maiores podem chegar aos 3,5 metros de comprimento.

As cores geralmente variam em tons de castanho, cinza e preto. Há uma espécie que é chamada de moreia verde, mas na verdade sua coloração é azul escuro. O verde que enxergamos é apenas uma combinação da cor amarela de algas minúsculas e o muco do seu corpo.

Hábitos da moreia

O peixe moreia tem hábitos noturnos e vive toda a sua vida de forma solitária. Em meio aos recifes de corais e rochas ele fica recluso, de boca aberta e dentes à mostra assustando e afastando assim outros animais que cruzem o seu caminho. No turno da noite ele sai apenas para caçar sua refeição.

Apesar de hábitos solitários, tem a companhia constante do peixe limpador, com quem tem uma espécie de simbiose. Com seu tamanho compacto, o limpador faz uma verdadeira faxina nos dentes e na pele da moreia, retirando todos os restos de comida que ficam presos nesses locais.

Principais tipos de peixe moreia

Existem cerca de 200 espécies de moréia, mas todas elas têm o mesmo formato. Apesar de não variar muito em relação ao tamanho e forma, existem algumas espécies que são bem maiores e possuem cores diferentes das comumente registradas. Logo abaixo você descobrirá quais são.

G. javanicus

G. javanicus

Essa espécie é chamada de moreia gigante. Foi-lhe dado esse nome devido a sua massa corporal que pode simplesmente chegar aos 30 quilos. O seu tamanho, que comumente chega a alcançar os 3 metros, não é o maior que existe dentre as espécies.

Esses peixes possuem o corpo alongado e cor em tons de castanho com manchas negras que se tornam cor leopardo quando chegam na parte acima da cabeça. Oferece perigo de envenenamento ao ser humano caso sua carne, em especial o fígado, seja consumida.

Gymnomuraena zebra

Gymnomuraena zebra

A moreia zebra, como é chamada mais popularmente, chega a medir até 2 metros de comprimento e pode ser encontrada vivendo inclusive nas águas do Mar Vermelho. Essa espécie tem esse nome devido ao lindo padrão de listras esbranquiçadas e pretas estampadas ao longo de seu corpo.

Ao contrário da maioria dos peixes moreia, essa espécie não possui dentes grandes e afiados. Seus dentes são menores e têm forma achatada, o que os deixa semelhante com placas. Muito eficientes quando se trata de triturar cascas mais duras, como a dos caranguejos por exemplo.

Strophidon sathete

Strophidon sathete

A moreia gangética é a verdadeira gigante desse grupo. Considerada dentre as espécies como a mais antiga e consequentemente precursora das outras. O maior peixe dessa espécie foi capturado em meados de 1927 medindo 3,97 metros de comprimento.

O corpo da gangética é bastante alongado e possui coloração cinza-acastanhada, ficando meio pálida ao se aproximar do ventre. Além de viver no oceano que banha a África Ocidental e no Mar Vermelho, também habita locais mais lamacentos como baías internas e rios.

Muraena helena

Muraena helena

Essa espécie de moreia também tem um corpo esguio e bem alongado que pode chegar até 1,5 metros de comprimento e 15 quilos. Ela também é chamada de moreia pintada, pois sua pele tem tons de castanho escuro e cinza com manchas amareladas ao longo de todo seu corpo.

Assim como a maioria dos peixes dessa família, possui uma boca grande cheia de dentes pontiagudos intimidadores. São encontradas no oceano atlântico oriental, vivendo em profundidades que vão de 5 até 80 metros. Sua carne é consumida normalmente frita e a pele utilizada para adornar peças decorativas.

Muraena augusti

Muraena augusti

A moreia preta, como é mais conhecida, vive no oceano atlântico central. Como o próprio nome já sugere, sua coloração é predominantemente preta e em alguns casos apresenta manchas amareladas e marrom ao longo de seu corpo. Possui dentes pequenos e muito afiados.

É mais comum viverem a uma distância pouco maior do que 50 metros da superfície, mas existem algumas que são encontradas a uma profundidade de até 250 metros. Seu tamanho é menor e chega a pouco mais de 1 metro de comprimento.

Echidna nebulosa

Echidna nebulosa

Esse peixe, que é mais conhecido como moreia estrelada, é o menor integrante desse grupo, pois não ultrapassa 1 metro de comprimento. Vive em locais de pouca profundidade, dentro dos recifes de corais e fendas rochosas. É considerada a espécie de moreia mais inofensiva de todas.

Sua pele é composta por tons de branco com lindos padrões de manchas escuras e pontos amarelos que criam um aspecto de constelação. Pode ser encontrada no oceano Índico e pacífico, entre as coralinas e formações rochosas.

Dicas de pesca do peixe moreia

Moreia Echidna nebulosa em foco

É possível encontrar moreias em todos os oceanos, logo não será difícil conseguir pescar uma. Ao contrário do que pensam, a carne dela é amplamente comercializada. Inclusive um dos locais em que é mais utilizada em receitas é nas Ilhas Canárias. A seguir aprenda as dicas de como pescar esse peixe.

Busque o lugar ideal para a pesca

Já vimos que as moreias costumam viver em lugares com recifes de corais e formações rochosas. Sendo assim você deve buscar lugares com essas características para capturá-las. Nos rios elas também buscam locais que contenham algum padrão de rochas e escondem-se lá.

A não ser que você seja um especialista, o ideal é buscar locais que não tenham um nível de profundidade tão elevado. Isto pode tornar a captura mais difícil, devido à falta de experiência, além de ser mais perigoso. Escolha um lugar de águas tranquilas e mais quentes já que as moreias preferem esse tipo de ambiente.

Melhores equipamentos para pescar

Quando se trata de fisgar esse peixe com sucesso, é imprescindível usar bons materiais. A moreia quando morde a isca, costuma nadar para dentro da toca fazendo com que a linha de pesca acabe rompendo. Isto quer dizer que você deve usar linhas de pesca mais fortes e resistentes.

Pode ser usada linha de mão e também vara com molinete ou carretilha, todos eles irão cumprir bem o objetivo. Como a grande maioria de moreias vive no mar, use vara de pesca entre 1,5 e 2,0 metros de comprimento. Sobre versões tubulares ou maciças, caberá ao pescador escolher.

Iscas

Assim como linhas resistentes são cruciais para a captura das moreias, as iscas também têm sua importância. Existem iscas naturais, que são peixes pequenos que geralmente integram a dieta da espécie que se espera fisgar. E também as artificiais, que basicamente imitam esses peixes pequenos, porém são reutilizáveis.

Uma isca natural muito utilizada na pesca em água salgada é o camarão. Ele faz parte da alimentação de praticamente todos os peixes maiores, logo consegue atrair a presa de forma muito eficiente. Já em relação às artificiais, é bastante utilizada a isca shrimp dancer, pois parece um camarão e também se move.

Utilize luvas

É muito importante utilizar equipamentos que protejam sua integridade física durante a pesca. As moreias não são peixes agressivos, mas ao serem fisgados irão tentar se desvencilhar como uma forma de defesa. Use sempre luvas anticorte para proteger as mãos de uma possível mordida.

A maioria das espécies de moreia possui dentes super afiados e uma mordida potente. Além disso, algumas liberam toxinas na mordida. Por isso mantenha a segurança em primeiro lugar e use as luvas corretas e de boa qualidade para evitar qualquer tipo de acidente.

Utilize alicate para remover o anzol da boca do peixe


Existem alguns tipos de alicate utilizados em pescarias. O mais indicado, independente da modalidade de pesca, é o de contenção. Ele proporciona mais segurança ao pescador, pois imobiliza o peixe evitando mordidas e perdas. Outro bastante usado é o alicate de bico, muito eficiente na remoção de garateias.

É aconselhado usar alicates de aço inoxidável, pois possuem ótima durabilidade e não estragam na água salgada. Lembrando que se utiliza o alicate para retirar o peixe da água, prendendo-o na parte inferior da boca do peixe. Alguns aparelhos, como o de contenção, possuem balança para dar maior praticidade na pesagem.

Curiosidades do peixe moreia

Moreia gigante

Os animais marinhos muitas vezes nos causam estranheza pelos seus hábitos incomuns. Isso porque não sabemos quase nada sobre esses seres que vivem no mar. Tomar conhecimento de suas características é muito importante para compreender seu habitat e o papel que eles desempenham nos mares. Veja mais a seguir.

Moreia dá choque

Caso você tenha se perguntado se assim como as enguias, as moreias também dão choque. A resposta é sim. Já foi comprovado por alguns estudos que esse peixe pode dar uma descarga elétrica. Isso ocorre devido às células modificadas em seus músculos, elas são responsáveis pelos impulsos elétricos chamados de eletrólitos.

Sendo assim, é importante tomar muito cuidado caso haja contato com esses animais. Em caso de pesca, esteja sempre usando equipamentos adequados, como já falamos anteriormente. E se por coincidência encontrar esse animal em algum espaço marítimo, mantenha a calma e afaste-se com cuidado para evitar acidentes.

Sua mordida é venenosa

Apesar de não ser um peixe agressivo, a moreia possui um ataque eficiente e letal. Isso é possível devido a poderosa boca cheia de dentes afiados e uma mandíbula potente, que esmaga a presa. Além disso, ela libera toxinas através da mordida e da pele. Para os humanos esse peixe também é venenoso.

Mesmo que acidentes graves não sejam comuns, ocorrem vários casos de mordidas em pescadores. Quando isso acontece é necessário procurar ajuda médica, pois os dentes retraídos causam cortes grandes e liberam toxinas. Inclusive a carne da moreia também possui veneno, por isso é importante limpá-la bem.

É um peixe muito presente na culinária indígena

A moreia ou caramuru, como é chamada pelos Tupinambá, está inserida de forma muito constante na alimentação dos indígenas. Como vimos anteriormente, apesar de o peixe ser mais visto nos oceanos, também é possível encontrá-lo em mangues e nos rios onde há faixas de transição.

Os índios costumavam usar varas ou até arco e flecha para pescar a moreia. Nos dias atuais, pela maior acessibilidade, também é comum usarem linha de pesca e anzol. Através da influência da culinária indígena, a moreia passou a ser usada em cardápios de muitos restaurantes em todo o Brasil.

Pode comer a moreia?

A moreia pode ser consumida pelo ser humano sem nenhum problema. Na verdade, a carne do peixe há muito tempo é usada como fonte de alimento. Desde de que você tenha cuidado na higienização antes de consumir, não haverá risco algum de intoxicação.

Nas ilhas Canárias, onde a oferta de moreia é abundante, é utilizada na culinária local de diversas formas. Uma história legal sobre esse peixe é que quando Júlio César foi nomeado imperador de Roma, como forma de agradecimento, ofereceu um jantar com mais de 6 mil exemplares de moreias.

Aproveite as dicas e pesque o peixe moreia!

Moreia amarela com boca aberta

Você certamente não terá muita dificuldade em encontrar o peixe. Caso esteja em alguma região litorânea, será mais fácil. Contudo algumas espécies estão presentes em rios e mangues, facilitando a pesca para pessoas que vivem próximas a esses lugares.

Quando for sair a procura desse animal, lembre-se de que deve usar equipamentos adequados. Alicate de contenção, linhas de pesca resistentes e luvas específicas para o manuseio vão te ajudar durante a caçada. A segurança deve vir em primeiro lugar, pois você não vai querer um acidente com os dentes afiados.

Depois de descobrir muitas características e curiosidades sobre esse peixe assustador e saboroso, você já pode investir na pescaria. Vale a pena reservar um tempo para conhecer a moreia de perto, ou apenas apanhá-la para uma refeição. Sucesso na sua pescaria e até a próxima!

Autor deste artigo

Usando pesquisa e escrita como instrumentos para a evolução.

Últimos posts


UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

Procurando um software com muitos serviços para a edição de seus documentos? Confira neste artigo informações sobre UPDF, todas as vantagens e ferramentas!


O Moto G52 é bom? Confira se é tudo o que espera!

O Moto G52 é bom? Confira se é tudo o que espera!

Gostaria de saber tudo sobre o Motorola Moto G52? Neste artigo, apresentamos uma descrição detalhada desse smartphone para facilitar a sua compra!


O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Quer saber se o Moto G71 é bom? Neste artigo, veja a ficha técnica do celular da Motorola, vantagens, desvantagens, indicações de usuário e muito mais!


As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

Está pensando em comprar uma TV de 32 polegadas e não sabe por onde começar? Venha conferir as 10 melhores opções do mercado e como escolher o produto ideal!


As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

Em dúvida sobre qual TV de 43 polegadas comprar? Veja neste artigo dicas de como escolher o melhor modelo e um ranking com os 10 melhores produtos atuais!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Doces e sobremesas