Quais são os melhores petiscos fitness?
O que é ser fitness? Segundo profissionais de educação física, a cultura fitness veicula a ideia e a prática de uma vida saudável, então preceitos como fazer atividades físicas regularmente, comer mais alimentos in natura do que processados e optar por bebidas não adoçadas artificialmente fazem parte da rotina de quem segue o estilo de vida fitness.
Essa moda veio com força em 2017, e se mantém forte até hoje, como uma reposta às altas taxas de obesidade e do aumento da taxa de colesterol mundial que o mundo moderno está vivenciando. Desse jeito, quem adere ao movimento fitness e o propaga se manifesta contra o sedentarismo e a má alimentação, fazendo da saúde o ponto central em sua vida.
O aumento do movimento fitness fez com que as opções de receitas para esse seguimento aumentasse, já que muitos começaram a procurar comer de forma mais saudável. Portanto confira algumas das receitas fitness mais saborosas a seguir!
Receitas de petiscos fitness
Uma das dificuldades que os iniciantes na vida fitness têm diz respeito à preparação de alimentos para o lanche, pois muitos petiscos parecem saudáveis e de baixa caloria, mas não são realmente. Para escapar das comidas falsamente fitness, veja abaixo mais de trinta opções de receitas de petiscos e lanches.
■Biscoito de polvilho
O biscoito de polvilho é um petisco típico de Minas Gerais, então já é muito conhecido na região sudeste. O que pouco se sabe é que esse biscoito é sim uma opção saudável de lanche (quando feito em casa), pois possui baixo teor calórico e ainda é fácil de fazer.
Basta misturar em uma vasilha 500g de polvilho azedo, 200ml de água fervente, 150ml de óleo e sal. Depois é só incluir dois ovos na mistura, mexer e sovar até virar uma massa consistente. Por último, molde os biscoitos e leve-os ao forno pré-aquecido a 180ºC por 25 minutos.
■Chips crocantes de abobrinha
Quem não adora uma batatinha chips? É uma delícia, porém as compradas em supermercados são altamente calóricas, bezuntadas em óleo e lotadas de sal. A boa notícia é que há uma substituta das batatinhas chips que é tão saborosa quanto: as chips de abobrinha.
Para fazer a chips de abobrinha é simples, o primeiro passo é cortar o legume em rodelas finas e espalhá-las por uma assadeira untada com azeite. Em seguida, tempere as rodelas salpicando nelas sal, pimenta e outros temperos que preferir. Por último, leve ao forno até as rodelas dourarem (o que leva cerca de quarenta minutos).
■Croquete fit
O croquete fit é um ótimo petisco para fazer em Happy hours em casa, pois é uma opção saudável sem deixar de ter aquela carinha de croquete de bar! Além disso, por não conter lactose e nem farinha, pessoas com intolerância a lactose e glúten também podem se deliciar.
A receita exige 350g de mandioquinha cozida, 1 lata de atum, 5 colheres de polvilho azedo e 50g de farinha de linhaça. O primeiro passo é amassar a mandioquinha e misturá-la com o atum, o polvilho e temperos de sua preferência. Depois é só moldar os bolinhos e os empanar na linhaça, levando ao forno pré-aquecido por 25 minutos.
■Espetinho de peito de peru com cottage
Há duas formas de fazer esse espetinho: com a carne do peito do peru cru ou com o peito de peru cozido (da sessão de frios). Caso opte pela primeira opção, a receita pede que o peito de peru seja cortado em cubos, temperado com sal e pimenta e grelhado para depois montá-lo no espetinho.
Se você preferir comprar o peito de peru já cozido, basta cortar a peça em cubos. Para montar o espetinho é só intercalar um pedaço de peito de peru com um tomate cereja e, por fim, passá-los em uma mistura de queijo cottage e orégano.
■Trouxinha de peito de peru
A trouxinha de peito de peru é um dos petiscos mais fáceis de fazer e um dos mais saborosos, porque o cozinheiro pode adaptá-la a seu gosto pessoal descomplicadamente. Isso porque o recheio da trouxinha é uma omelete, então cada um pode fazer o sabor de seu omelete preferido.
O segredo para que as trouxinhas de peito de peru fiquem em formato de trouxa é colocá-las em forminhas de cupcake, levando-as ao micro-ondas por trinta segundos para firmar. O passo seguinte exige apenas colocar o omelete no centro da trouxinha, levar a forma novamente ao micro-ondas por três minutos e então servir.
■Coxinha fit
A massa da coxinha fit é preparada com o alimento de ouro do mundo fitness: a batata doce. Esta é um ingrediente nutritivo, de baixo valor calórico e é um carboidrato saudável. Pois, no organismo, é transformado em proteína, perfeito para consumir como lanche pré-treino da academia.
A receita pede 1 xícara de batata doce cozida e amassada, já com sal. O passo seguinte é fazer uma coxinha com essa massa, recheá-la com frango desfiado e passar a coxinha na farinha de linhaça. Por fim, basta assar os bolinhos por trinta minutos no forno pré-aquecido a 180ºC.
■Dadinho de tapioca
O dadinho de tapioca é um dos petiscos mais populares dos bares e restaurantes de comida nordestina, mas nesses estabelecimentos eles costumam fritar o dadinho e servi-lo com geleia de pimenta. A versão fit é diferente, é assada e sem geleia (pois contém muito açúcar).
Para fazer o dadinho, aqueça 1l de leite desnatado em uma panela e adicione 500g de queijo magro. Com o fogo desligado, adicione 500g de tapioca granulada e sal, depois espalhe o creme por uma assadeira e leve a geladeira por duas horas. Corte a mistura em quadradinhos e coloque no forno até dourar.
■Canapés de batata doce com creme de abacate
O canapé de batata doce com creme de abacate é uma receita elaborada e que, apesar de ser simples, fácil e econômica, tem a cara daqueles coquetéis de fim da tarde. A base desse prato exige apenas duas batatas doces cortadas em fatias grossas, já temperadas e assadas no forno até dourar.
Para fazer o creme é preciso misturar a polpa de 1 abacate e temperar com suco de limão e sal à gosto. Esse recheio deve ser colocado por cima das fatias de batata quando estas já estão mornas, para não ter o risco do creme amolecer e escorrer da batata doce.
■Torrada integral com patê
A torrada integral é uma opção saudável, cujo sabor agrada tanto quanto a torrada branca. A consistência crocante é a mesma, o preço baixo de ambas é parecido e qualquer mercado vende as duas opções, portanto será fácil encontrar o ingrediente principal dessa receita.
Já o sabor do patê vai depender do cozinheiro: a torrada integral vai bem com patê de atum, de manjericão, de ricota ou de frango com salsa, basta escolher o que mais gostar. Só cuidado para não adicionar muito sal, maionese ou outros preparados calóricos e industrializados no patê, pois ele obviamente deixará de ser saudável.
■Canapé japonês
A culinária japonesa é uma das mais saudáveis, então seus pratos são inspirações para as receitas fitness. Esse canapé japonês é um exemplo, pois usa ingredientes típicos da culinária oriental que são saudáveis, leves e saborosos, resultando em uma receita de baixíssimo teor calórico.
Para fazer o canapé japonês corte 2 pepinos japoneses em fatias finas e coloque pequenas colheradas de cream cheese light ou creme de ricota sobre eles. Para adicionar mais proteína ao prato, ponha 1 fatia de salmão defumado em cima de cada canapé. Para finalizar, salpique alecrim pelos canapés e já está pronto para ser consumido.
■Empada fit
São tantas receitas de salgadinhos fits que é possível montar um cardápio de festa só com eles! Até a empadinha tem sua versão fitness, que é muito mais proteica e bem menos calórica do que a receita original, pois sua massa é feita de ovos, clara e goma de tapioca.
Em uma vasilha misture 2 ovos, 3 claras e 3 colheres da tapioca. Coloque um pouco da massa em uma forma de cupcake, recheie com o que preferir (frango, atum, queijo cotagge, peito de peru etc.) e coloque mais um pouco da massa. Depois é só pôr no forno até dourar.
■Pão de queijo
O pão de queijo é outra receita tradicional mineira que consta nesta lista e é uma ótima opção de petisco quando feito em casa. É importante frisar que é o pão de queijo caseiro, não aquele que é comprado congelado ou em lanchonetes, pois estes possuem um valor calórico alto.
Para fazer pão de queijo é preciso apenas quatro ingredientes: polvilho, mussarela, ricota e sal. Em uma vasilha misture todos os ingredientes até virar uma massa homogênea e firme. O passo seguinte é fazer bolinhas e colocá-las para assar, em uma forma untada, por dez minutos no forno de 180ºC.
■Filé de peixe empanado
Filé de peixe empanado é um petisco que lembra os quiosques das praias e é super nutritivo quando feito de forma magra. Na versão fit, o peixe é empanado em claras e farelo de aveia, bem como vai ao forno ao invés de ser frito por imersão no óleo quente (o que deixa o prato bem gorduroso).
Para essa receita não tem segredo: basta temperar os filés da forma que preferir e deixar marinar por cinco minutos. Depois é só passar o filé na clara e no farelo de aveia, colocá-los em uma assadeira untanda e levar ao forno por vinte minutos ou até dourar.
■Bruschetta de tomate
A culinária italiana não costumar ser lembrada quando se pensa em comidas fitness, porque a sua marca são pratos com massa, pães e macarrão. Porém é possível adaptar algumas receitas italianas clássicas para o mundo fitness, como a bruschetta de tomate.
Essa bruschetta é feita com baguete integral, cortada em fatias grossas e temperada com azeite e alho. Após irem ao forno a 180ºC por dez minutos, é só colocar uma porção de uma mistura de tomate e manjericão em cada fatia e finalizar com azeite. Também é possível usar outros recheios como queijo cottage, peito de peru, patês lights e afins.
■Docinho de damasco, nozes e coco
Se há receitas de salgados de festa fits, então é claro que há receitas de docinhos de festa fit! O docinho de damasco, nozes e coco, além de saudável, é vegano e sem açúcar, a opção perfeita para quando bater aquela vontade de um doce ou quando precisar preparar uma sobremesa para uma festa.
O primeiro passo é deixar dezoito damascos de molho por uma hora. Com o processador em mãos, bata os damascos e uma xícara de nozes em seguida. Depois acrescente meia xícara de coco ralado e bata novamente. Por fim, enrole a mistura em bolinhas e sirva.
■Baba Ganoush
Baba Ganoush é uma pasta de berinjela bem condimentada e saborosa, um prato típico da cultura Árabe. Os ingredientes principais são 2 berinjelas grandes, 2 colheres cheias de iogurte natural e duas colheres de tahini (pasta de gergelim, pode ser comprada pronta no mercado).
Para cozinhar essa delícia primeiro é preciso assar no forno a berinjela até que fique macia e a pele comece a soltar. Após esse passo, bata em um processador a berinjela, o iogurte e o tahini. Depois acrescente alho em pasta, sal, pimenta e limão. Quando essa massa estiver consistente, parecendo um purê é só servir.
■Fatias de maçã e manteiga de amendoim
Para fazer o petisco fatias de maçã e manteiga de amendoim não há segredo, o próprio nome já explica como é a receita. Basta cortar uma maçã (de preferência do tipo vermelha) em fatias grossas e passar uma colher de chá generosa de manteiga de amendoim light em cada uma.
A manteiga de amendoim é uma fonte rica de proteína saudável e ainda dá um saborzinho a mais para a maçã. Uma outra alternativa seria rodelas de banana com manteiga de amendoim e levadas ao freezer para serem consumidas congeladas, ou então rodelas de maçã com pasta de amêndoas.
■Pêras recheadas de ricota
A ricotta é um queijo light e versátil, podendo ser usada tanto em receitas salgadas, quanto em receitas doces. Experimente juntar esse ingrediente com condimentos naturalmente adocicados e com o sabor da pera, sai uma sobremesa sofisticada, saborosa e, o melhor, simples de fazer.
A receita leva uma pera pequena, que será cortada ao meio. Depois é preciso amassar um pouco a polpa e preencher a fruta com o creme de ricota (basta misturar ¼ de xícara de ricota com uma colher de chá de canela ou de mel). Em seguida, a pera é aquecida por alguns minutos no micro-ondas e está pronto.
■Muffin de clara de ovo inglês
O muffin inglês com clara de ovo é o lanche ideal para o café da manhã: é um pãozinho, mas ainda assim é saudável, pouco calórico e seu cozimento é rápido. Pode ser consumido sozinho ou com manteiga, tomate, ricota, peito de peru, enfim, com recheios típicos de pães.
Para isso, compre um muffin inglês integral (ou uma bisnaguinha integral) e corte-o ao meio. Recheie o muffin com o omelete de clara de ovo (é só misturar a clara de dois ovos, temperar com sal, pimenta e depois cozinhar na frigideira) e está pronto o pão do café da manhã inglês!
■Homus
O Homus é outra receita saudável da culinária árabe que aparece nesta lista. Esse prato é uma pasta de grão de bico, bem temperadinha e consistente, e combina com torradas, pão sírio, fatias de baguete e barquinhos de massa para aperitivo.
Após deixar o grão de bico de molho por algumas horas, cozinhe 300g de grão de bico em uma panela grande por cinquenta minutos. Descasque os grãos, coloque-os em um mixer junto com alho, suco de limão, tahine, sal e pimenta. Por fim, adicione um pouco da água do cozimento do grão de bico, bata e sirva.
■Salada de atum com pita
A pita é o que chamamos no Brasil de pão sírio, um pãozinho achatado em forma de disco e feito com farinha de trigo. Ele é mais leve que os outros tipos de pão, por isso figura nessa receita como a estrela do clássico sanduíche de salada de atum repaginado.
A receita é simples: misture uma lata de atum com duas colheres de cream cheese light e um fio de azeite. Recheie a pita com essa mistura e mais uma folha de alface e duas fatias de tomate por cima. Este lanche é perfeito para levar para o trabalho, pois é nutritivo e fácil de carregar.
■Chips de batata-doce com tomilho
O chips de batata-doce se tornou tão popular que é possível encontrar esse salgadinho nos mercados ou vendendo em quiosques na praia. Esse sucesso se deu porque esse chips conseguiu unir duas coisas: o gosto tradicional dos salgadinhos e valor calórico baixo.
Para fazer o chips em casa é preciso apenas quatro ingredientes: batata-doce, óleo de coco, sal e tomilho. A batata precisa ser cortada em fatias finas para, em seguida, pincelar o óleo de coco em cada fatia. Depois é só temperar e levar ao micro-ondas por dez minutos, virando as batatas no meio do tempo.
■Parfait de iogurte grego
O nome é chic, parece até que é uma receita cara, porém não é nada disso. A Parfait de iogurte grego é econômica, pois leva poucos ingredientes e estes não são caros. Além disso, é possível alterar as frutas usadas na Parfait para as da estação.
Você vai precisar de um iogurte grego light, granola e frutas vermelhas. Em um copo baixo preencha o fundo com o iogurte, depois faça uma camada de granola, outra de iogurte e por fim as frutas. Deixe gelar e está pronto para consumo.
■Pinzimonio
Pinzimonio é uma salada diferente, ao invés de folhas, são legumes crus dispostos em uma tigela de forma distribuída e colorida. O tipo de legume pode variar, mas é interessante manter os mesmos da receita original para que o sabor tradicional se mantenha.
Corte em tiras os seguintes ingredientes: pimentão, aipo, cenoura, alcachofra, pepino, radicchio ou repolho roxo e rabanete. Coloque-os em um recipiente e tempere com uma mistura de azeite, vinagre e sal. E está pronto!
■Pudim de chia
O pudim é uma sobremesa altamente calórica, tanto que assusta ver nessa lista uma receita de pudim. Acontece que o pudim de chia é completamente diferente do pudim normal, pois a chia é uma semente que se expande e solta substâncias que, ao entrar em contato com o líquido, adquire uma consistência gelatinosa.
Para fazer o pudim, coloque em um copo baixo meia xícara de leite de amêndoas, duas colheres de chia, meia colher de mel e meia colher de essência de baunilha. Deixe o copo na geladeira por ao menos uma hora e está pronto para comer.
■Smoothie proteico
Os smoothies são bebidas cremosas e saudáveis feitas com fruta e iogurte. Em sua versão proteica, o smoothie pode ser batido com outros tipos de laticínios e ainda levar uma colher de suplemento de proteína, como Whey.
Para fazer essa receita, coloque para bater em um liquidificador manteiga de amendoim em pó, meia xícara de frutas vermelhas, metade de uma banana e meia xícara de leite desnatado ou de leite de amêndoa. Adicione gelo, bata novamente e já pode beber.
■Tábua de frios
A tábua de frios é o petisco clássico dos bares e botecos. Apesar da aparência, esse prato não é tão calórico quanto pensam, pois quase não há carboidrato e há uma fonte variada de proteína, sendo possível substituir os ingredientes mais gordurosos.
Em sua versão fit, a tábua de frios leva azeitona temperada, queijo mineiro maturado, cubos de peito de peru, salaminho, ovo de codorna, tomate cereja, castanha-do-pará e damasco seco. É só organizar os alimentos em uma tábua e servir com rodelas de limão.
■Canapé de sardinha
O canapé de sardinha é basicamente um omelete de sardinha. Ele fica leve e fofo, em nada remetendo ao gosto forte da sardinha, pois o sabor fica suave (como deve ser a suculência de um canapé). Para fazer o omelete é só bater 3 ovos, 2 colheres de leite, temperar com sal e incluir a sardinha desfiada.
O passo seguinte é cortar o omelete em quadradinhos depois de cozido e colocar esses quadrados em uma base. A base pode ser bolachinhas integrais, rodelas de pepino ou de cenoura, torradinhas ou até mesmo em chips.
■Pastel de ricota com cenoura
Uma das maiores saudades que dá ao entrar para o estilo de vida fitness é comer pastel. É por isso que essa é uma das receitas mais queridas, pois o pastel de ricota com cenoura é saudável e nutritivo, bem diferente do pastel comum de feira.
O segredo é comprar massa de pastel que vai ao forno. Depois é só rechear cada disco de massa com uma mistura de ricota, cenoura ralada, mussarela light, sal e pimenta. Forme uma meia-lua com o disco, asse no forno por quinze minutos e está pronto.
■Picles ou vegetais em conserva
O picles, tão presente nos hambúrgueres, nada mais é do que o pepino em conserva. Essa conserva pode ser temperada do jeito que o cozinheiro preferir, bem como o vegetal que estará sendo conservado. Mesmo assim vale a pena dar uma olhada na receita tradicional.
Na receita tradicional, o pepino é cortado em bastões e colocado em um pote junto com a salmoura dos temperos. Essa salmoura é feita a partir de água, vinagre e sal, o líquido é fervido e acrescentado ao picles quando já esfriado.
■Almôndegas assadas
Nada melhor do que comer uma macarronada com almôndega no domingo, portanto mesmo quem quer evitar comer muito carboidrato conseguirá se deliciar com esse prato. É só substituir o macarrão por macarrão integral ou de abobrinha e a assar as almôndegas ao invés de fritá-las.
Para isso, misture em uma vasilha a carne moída, 1 ovo, ½ colher de maisena e temperos a gosto (alho, pimenta, sal, salsicha e etc.). Depois é só dividir essa massa de carne em bolinhas, colocá-las em uma assadeira untada e assar no forno por 25 minutos.
■Trouxinha de abobrinha
A trouxinha de abobrinha é um prato saboroso e que fica lindo. Além disso, pode ser adaptada para a dieta vegana, vegetariana, para quem tem intolerância à lactose e/ou ao glúten, enfim, é uma receita versátil, pois sua base é de vegetal e o recheio fica à escolha do cozinheiro.
O primeiro passo é cortar de modo fino as abobrinhas verticalmente e assá-las por dez minutos no forno. Em seguida, faça uma cruz com dois cortes de abobrinha e recheie o centro dessa cruz, onde as abobrinhas se encontram. Por último junte as abas das abobrinhas e prenda com um palito.
■Doce de leite ninho fit
Os típicos docinhos de festa também têm sua versão fit. O amado docinho de leite ninho, por exemplo, ao invés de leite condensado e açúcar é preparado com leite de coco e adoçante em pó. Fica uma delícia e ainda é diet.
Para fazer essa receita, coloque 250g de leite em pó em uma vasilha e misture com 75g de adoçante em pó. Vá adicionando 100ml de leite de coco aos poucos, mexendo bem até virar uma massa homogênea e consistente. Enrole em bolinhas e está pronto para ser servido.
Coloque em sua dieta um destes petiscos fitness!
Faz tempo que comida fitness não é mais sinônimo de caro, inacessível ou de sabores desinteressantes. Como você viu neste artigo, existem milhares de receitas que seguem o princípio fitness e mesmo assim conservam sabor, diversidade e simplicidade, tudo isso a baixo custo e com flexibilidade de troca de ingredientes.
Isso só foi possível porque a moda fitness se espalhou, então as receitas precisaram ser trabalhadas e adaptadas a rotinas reais de alimentação, tanto que hoje há até versões saudáveis de receitas clássicas para que quem escolheu seguir um estilo de vida fitness não tenha sua alimentação limitada, tampouco se encha de suplementos alimentares ao invés de comida de verdade.
Se você já faz parte do movimento fitness, se ainda está começando a seguir esse estilo de vida ou está em busca de uma alimentação saudável, experimente fazer um dos petiscos desta lista e enriqueça ainda mais as suas refeições.
Uma estudiosa das letras que adora passar seu tempo em atividades ao ar livre e em contato com a natureza, então imagine o prazer de poder escrever sobre esses assuntos.