Como começar a correr: para sair do sedentarismo, na esteira e mais!

Como começar a correr: para sair do sedentarismo, na esteira e mais!

Que tal deixar o sedentarismo de lado e adotar uma rotina mais saudável? Entre e veja dicas sobre como começar a correr!


Como começar a correr?

como começar a correr

Nós sabemos que na correria do dia a dia, parece praticamente impossível conciliar todos os afazeres e manter-se saudável. Por isso, muitas vezes, optamos pelo caminho mais fácil para evitar desgaste. Mas você sabia que praticar exercícios físicos aumenta sua disposição e ainda traz muitos outros benefícios?

Além de combater o excesso de peso, fazer exercícios físicos regularmente também melhora a qualidade do sono, fortalece os ossos e articulações e aumenta a resistência muscular, auxiliando na qualidade de vida em sua totalidade.

A corrida é um excelente jeito de se exercitar e vencer o sedentarismo, e pode ser praticada tanto em uma esteira quanto ao ar livre. Confira a seguir, tudo sobre como começar a correr!

Preparamentos para começar a correr na esteira ou rua:

corrida esteira

Agora que você decidiu melhorar sua qualidade de vida através de exercícios, chegou a hora de escolher entre os locais de sua preferência para realizá-los.

É possível correr em esteiras dentro de academias ou até mesmo comprar a sua própria para utilização dentro de casa, e para amantes do ar livre há a opção de correr na rua, sempre em locais apropriados, por motivos de segurança. Confira a seguir, as nossas dicas de como começar a correr!

Roupa e acessórios

Não precisa ser um expert em moda para selecionar as roupas e acessórios necessários para realizar algum tipo de exercício, basta estar confortável e não utilizando nada que possa te machucar no processo.

Tanto para homens quanto para mulheres o recomendável é escolher roupas de tecidos leves e flexíveis, pois o exercício exigirá que você se mexa constantemente. Caso você opte por correr ao ar livre, lembre-se sempre de escolher roupas com tecidos claros, pois tons escuros absorvem mais calor do sol, o que pode ser desconfortável durante uma atividade física.

Por último, mas nunca menos importante, escolha um tênis apropriado para corrida, pois isso evitará que você se machuque. Use um tênis com um bom solado, que amortecerá bastante o impacto do seu peso. O conforto deve estar em primeiro lugar na hora da prática de atividades físicas.

Garrafa de água

Durante a prática da corrida você obrigatoriamente sentirá sede e calor, por isso, não se esqueça da sua melhor amiga nessa hora: a garrafa de água. Atualmente temos três tipos de materiais disponíveis para a escolha da garrafa, mas lembre-se de que não há opção certa ou errada, apenas aquela que mais te agrada.

As garrafas de plástico são procuradas pelo baixo valor, porém são as que apresentam mais risco para o meio ambiente caso não sejam descartadas corretamente. Há a opção de alumínio, que é ótima para te acompanhar em uma corrida, por ser mais leve. Por fim, as garrafas de aço inoxidável continuam sendo as favoritas, já que duram mais e ainda mantêm a temperatura da água fresquinha o dia inteiro.

Mantenha o foco

Começar uma nova rotina é sempre um desafio, principalmente quando ela requer comprometimento e determinação. Lembre-se sempre de qual foi o motivo para essa mudança e de quanto vai ser gratificante cumpri-la. O treinamento vai começar a partir do momento em que você decidir fazê-lo, pois o corpo e a mente trabalham juntos.

Se o objetivo é emagrecer, pense nos pontos positivos, no corpinho que você sempre sonhou. Já se o foco for a saúde, não esqueça dos benefícios que a atividade irá te oferecer. Uma dica para não se desanimar a continuar praticando a corrida é criar uma playlist de músicas animadas para te estimular durante o treino, o ambiente parecerá mais acolhedor e você se sentirá muito mais motivado.

Consulte um médico

Antes de começar a praticar qualquer exercício físico, é de extrema importância consultar um profissional da saúde para realizar uma avaliação médica, pois nem todos estão aptos para essas práticas. Não existem muitas limitações para uma pessoa começar a correr, mas lembre-se que elas existem, principalmente em pessoas cardíacas.

É essencial saber se temos ou não algum problema para evitar futuras lesões ou problemas de saúde, e o que era pra ajudar, não acabar atrapalhando. Após receber a liberação do médico, você estará apto a começar a correr e a um passo de mudar completamente sua vida.

Tenha um cronograma

Algumas pessoas possuem mais energia durante as manhãs, tendo uma melhor disposição a acordar cedo para começar a correr, enquanto outras estão mais dispostas apenas à noite: saber como seu corpo reage ao longo do dia é importante ao montar seu cronograma, pois é ele que definirá toda a sua nova rotina.

Escute o seu corpo e não se force, é essencial que você se sinta confortável e bem para praticar o exercício. Identificar qual é o seu horário mais apropriado irá evitar futuras desistências. Nada de dizer "amanhã eu faço", combinado? Manter-se persistente é o que trará os resultados procurados.

Como começar a correr e modalidades:

corrida ar livre

Antes de começar a correr é necessário escolher entre as cinco modalidades existentes e ver qual delas se encaixa mais em seu perfil. São elas: corrida de rua, corrida cross country, corrida de pista, corrida em montanha e corrida trail. Confira mais detalhes de cada uma das modalidades:

Comece devagar e aumente gradativamente

Antes de mais nada, lembre-se de que você é um iniciante e em hipótese alguma deverá seguir o mesmo cronograma que uma pessoa mais experiente.

Saiba suas limitações e que não há nada errado em tê-las, afinal, nenhum bebê começa correndo, certo? Respeite todas as fases iniciais e vá aumentando o ritmo gradativamente somente após se sentir mais confiante, dessa forma seu corpo vai se acostumando com o ritmo.

Faça intervalos

Nada de se desesperar e querer correr durante horas seguidas, isso apenas causará exaustão e, consequentemente, irá te desmotivar rapidamente.

É necessário respeitar seu corpo, então adicione pausas em seu cronograma para respirar um pouco e tomar aquela água fresquinha que fará você ter mais disposição para continuar. Os intervalos são tão importantes quanto os momentos correndo, esse é o tempo que seu corpo precisa para se adaptar e ficar mais resistente.

Tenha seu próprio ritmo

Sabemos que o ser humano vive constantemente se comparando com os outros, ainda mais com a nova era digital onde as pessoas compartilham suas vidas perfeitas e, aparentemente, inalcançáveis.

Porém, essa é a hora de parar de querer ser igual àquele perfil perfeito e fitness todos os minutos do dia, pois a perfeição não existe. Saiba suas limitações e respeite-as até que você esteja pronto, mantenha seu próprio ritmo e lembre-se: ninguém é fraco por começar devagar.

Corrida e caminhada

Agora que você já sabe que começar a correr a todo vapor só irá te prejudicar, está na hora de conhecer uma grande amiga da corrida: a caminhada. Correr durante todo o trajeto logo no começo fará com que você perca o fôlego mais rapidamente, por isso a dica é alternar entre alguns minutos caminhando para se recompor.

Comece com mais tempo caminhando do que correndo, com o passar dos dias esse número vai diminuindo até que você não precise mais caminhar. Por exemplo, na primeira semana comece correndo durante 4 minutos enquanto caminha por 8.

Trotar

Quando você se acostumar com as caminhadas e estiver pronto para fazer a transição completa para a corrida, o trote (também conhecido como jogging) irá te ajudar.

Sendo um meio termo entre os dois, os passos durante o trote não são muito largos, no entanto, o ritmo é mais acelerado. As articulações ficam mais sobrecarregadas por conta dos passos acelerados, o que aumenta o impacto com o solo e deixa a atividade mais desgastante do que uma simples caminhada.

Dicas e precauções para começar a correr:

como começar a correr

A corrida é um ótimo exercício físico para pessoas que estão começando agora, com a orientação correta é possível melhorar completamente a qualidade de vida. Fique ligado(a), pois nossas dicas ainda não acabaram!

Sempre se alongue

A principal importância de fazer alongamento antes de qualquer tipo de exercício físico é aumentar a flexibilidade muscular para preparar o corpo para as próximas atividades. Há diversos benefícios em realizar o alongamento, como por exemplo a sensação de bem-estar instantânea, a diminuição de dores musculares, a redução da tensão muscular, a melhora na postura, etc.

Mas atenção, alongamento e aquecimento não são a mesma coisa! O aquecimento consiste em realizar os mesmos movimentos da atividade praticada, porém em menor intensidade.

É uma ótima opção para quem é sedentário

Você já ouviu falar na palavra sedentarismo? É algo que afeta uma grande parte da população e consiste na falta de disposição para fazer qualquer tipo de atividade simples do dia a dia, resultado da falta de prática de algum esporte ou exercício físico.

O sedentarismo é responsável por uma série de problemas de saúde, incluindo uma frequência maior nas dores musculares, doenças cardiovasculares, entre outras. A prática da corrida pode ser sua aliada para combater o sedentarismo, sendo altamente indicada para pessoas que nunca praticaram nenhum tipo de esporte antes.

Não corra todos os dias

A princípio, correr todos os dias não é indicado para iniciantes, pois seus corpos ainda não se acostumaram com a nova rotina. É importante dar ao seu corpo o tempo necessário para se habituar aos movimentos, isso evita possíveis lesões causadas pela privação de descanso.

Caso você tenha começado a correr recentemente, tire alguns dias de folga durante a semana, alternando entre os dias em que a prática foi realizada.

Fortaleça os músculos

Uma alimentação saudável pode te ajudar na hora de fortalecer os músculos, e nós te daremos as melhores sugestões.

O ovo é uma ótima fonte de proteínas e auxilia no crescimento dos músculos, ele pode ser preparado tanto cozido quanto mexido, e para acompanhá-lo você pode fazer um delicioso suco de uva integral, pois ele possui alta concentração de vitamina B. Caso uva não seja sua fruta favorita, você pode substituí-la por um suco de limão, que acelera o metabolismo e auxilia no controle do peso.

Faça recompensas para você

Para te estimular durante a prática do exercício, mantenha uma lista com algumas metas a serem cumpridas e estabeleça sempre uma pequena recompensa ao cumpri-las, você com certeza terá mais ânimo ao saber que seus reforços serão reconhecidos.

Não deixe que a prática seja vista como um castigo ou uma punição, tudo isso está sendo feito para melhorar sua qualidade de vida. É normal ficarmos desmotivados no meio do caminho, por isso, uma recompensa no final da realização de cada meta fará que você anseie mais por ela.

Tenha outras pessoas com você

Que tal convidar alguém para te acompanhar durante as corridas? Ter uma pessoa querida ao lado nesses momentos com certeza trará motivação, e um poderá ajudar o outro. Escolha algum amigo ou parente próximo e se organizem juntos, suas corridas ficarão muito mais agradáveis com uma companhia.

O ideal é que ambos comecem juntos para não haver muita diferença entre os cronogramas, pois começar a correr com alguém mais experiente fará com que você se sinta pressionado(a) a alcançá-lo.

Modo certo de respirar

Há algumas técnicas para evitar a falta de ar no começo da corrida e fazer com que você não fique indisposto logo nos primeiros minutos. O ideal é sincronizar a respiração junto com o ritmo do movimento do corpo e o cansaço será evitado ao inspirar pelo nariz e expirar pela boca. Você pode treinar a respiração abdominal em casa, basta inspirar e "inchar" a barriga e espirar esvaziando-a, como um balão de ar.

Veja se sua postura está correta

Você deve estar se perguntando se existe uma postura correta para correr, e a resposta é sim, há uma maneira correta de se manter durante a prática. Para evitar lesões ou rompimentos, lembre-se sempre das orientações a seguir.

Primeiro, é necessário manter a cabeça reta e jamais correr olhando para baixo, pois isso fará com que o corpo emane tensão para os pés. Tenha cuidado com seus ombros, deixando-os sempre baixos e relaxados, pois eles são o fator principal para o equilíbrio de seu corpo. Em relação aos braços, mantenha-os em um ângulo de 90 graus e balance-os para frente e para trás do corpo.

Tente manter o corpo sempre em movimento

Seu corpo precisa estar sempre em movimento ao correr, mas respeite-o e, caso seja necessário, dê pequenos intervalos para se acostumar com o novo ritmo.

Mesmo se você estiver em casa, tente não ficar apenas em uma posição e nem passar o dia no sofá, continue sempre em movimento, mas sempre respeitando os dias que você escolheu para ter um intervalo.

Não existe corpo certo para praticar corrida

Não há corpo certo ou corpo errado para nada na vida, e isso inclui qualquer tipo de esportes. O corpo correto é aquele que deseja estar saudável acima de tudo, não importa o formato ou o tamanho.

O maior prazer do esporte é sentir-se bem consigo mesmo, não importa a circunstância, hora ou lugar. Evite se comparar com aquele colega mais experiente e lembre-se de que sua jornada acabou de começar.

Aproveite as dicas e saia do sedentarismo!

começar a correr em grupo

E aí, o que achou das nossas dicas? Esperamos que você esteja preparado(a) para deixar o sedentarismo de lado e adotar uma rotina mais saudável em sua vida, isso tudo de maneira animada e motivadora.

Pense nisso como uma corrente do bem: você será uma inspiração para todos ao seu redor e, quando perceber, a família inteira e seus amigos estarão te acompanhando. A sensação de estar ajudando a si mesmo e aos outros também é gratificante, vamos juntos em busca de uma sociedade mais saudável e livre do sedentarismo.

Fique ligado(a) pois falaremos sobre muitos outros esportes e tipos de exercícios físicos por aqui!

Autor deste artigo

Estudante de psicologia apaixonada por viagens e descobrir novos lugares para visitar.

Últimos posts


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Em busca do headset ideal para jogar seus games favoritos? Neste artigo, apresentamos os 22 melhores headsets gamers para 2024, como escolher e onde comprar!


Os 12 Melhores Notebooks de até 4.000 reais de 2024: Dell, Lenovo e muito mais!

Os 12 Melhores Notebooks de até 4.000 reais de 2024: Dell, Lenovo e muito mais!

Em busca do melhor notebbok para o seu orçamento? Neste artigo, apresentamos os 12 melhores notebooks até 4000 reais de 2024, como escolher e onde comprar!


Notebook Samsung é Bom? Lista com os 10 melhores modelos de 2024!

Notebook Samsung é Bom? Lista com os 10 melhores modelos de 2024!

Ainda não sabe qual notebook Samsung escolher? Confira neste artigo os melhores notebook Samsung, suas características e como escolher o modelo ideal para você!


Avaliações do Samsung Galaxy S23+: Preço, ficha técnica e mais!

Avaliações do Samsung Galaxy S23+: Preço, ficha técnica e mais!

Considerando comprar um Samsung Galaxy S23+? Confira neste artigo a ficha técnica do aparelho, vantagens e desvantagens e comparações com outros modelo!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Moda Artigos Esportivos