Parede preta: combinações, vantagens, desvantagens e muito mais!

Parede preta: combinações, vantagens, desvantagens e muito mais!

Aprenda como combinar sua parede preta com outras cores! Veja quais são os ambientes ideais para usar esta cor, tipos de tintas, benefícios e seus significados!


Parede preta: ambientes modernos e úteis!

Banheiro elegante em parede preta com banheira, escada e lavatório.

As paredes pretas passaram a ser muito usadas com o tempo, pois trazem um diferencial muito grande para o ambiente e podem combinar com diversos elementos e outras cores a serem inseridas através de itens de decoração, por exemplo. A utilização desta cor para paredes pode ser ousada, mas traz muitas possibilidades incríveis.

Esta definitivamente não é a escolha mais popular para se pintar uma parede, mas tem caído no gosto de muitas pessoas, pois garante um ambiente elegante e sofisticado. Além do mais, mostra toda a personalidade e estilo da pessoa que vive neste local. Veja mais a seguir!

Combinações de cores com a parede preta

Por mais que não sejam usuais, as paredes pretas podem ser combinadas de várias formas, com cores e elementos diferentes, pois são muito versáteis. Apesar de ser uma cor neutra, com certeza não passará despercebida, mas pode ser ainda mais valorizada por outras cores. Combine com as cores a seguir!

Branco

Quarto moderno com parede preta e desenho de árvore.

A combinação mais comum e clássica que se pode fazer é a cor preta associada a cor branca. Por isso, uma sala preta e branca é uma escolha elegante, sofisticada e garante várias opções de decoração, com elementos de madeira que darão um contraste incrível para o ambiente, além de ser muito aconchegante.

O contraste entre o escuro e o claro fornece muitas possibilidades. Não somente a pintura da parede na cor preta e as outras em branco, como também a parede pode ser mantida na cor preta, mas para gerar contraste o piso e alguns elementos no ambiente em branco.

Cinza

Interior da sala de estar com sofá elegante, perto da parede de tijolos pretos.

A combinação entre o preto e cinza é bastante sóbria e garante também áreas contemporâneos. Para decorações mais modernas, de apartamentos e outros ambientes, estas duas cores apesar de serem escuras, mesmo que se possa variar nos tons de cinza, são ideias e ficam muito bem juntas.

Por mais que pareça muito simples combinar duas cores tão sóbrias, o ambiente com certeza terá um ar muito mais sofisticado e até mesmo minimalista. Para os que gostam deste estilo de decoração estas duas cores juntas são ideias e garantem um ambiente mais sério e elegante na medida certa.

Marrom

Sala de estar com parede na cor vermelha preta e e sofá vintage.

O marrom e o preto combinam muito bem, tanto que em diversas decorações com paredes na cor preta são escolhidos móveis ou outros itens de decoração em madeira, pois esta pode ser usada em vários tons de marrom e fornece um ambiente ao mesmo tempo que moderno devido a parede preta como também rústico, pelos móveis e decorações usadas.

A junção entre o marrom e o preto também garante um ambiente com cores mais sóbrias, mas terá um contraste muito mais nítido. Para combinar estas duas cores podem ser adotados alguns móveis ou artigos de decoração industriais ou vintages, por exemplo.

Vermelho

sala de estar moderna vermelha e preta.

Entre as cores que combinam perfeitamente com as paredes está o vermelho. Por mais que seja uma cor muito vívida e em um primeiro momento pode não agradar muitas pessoas, a combinação entre estas duas cores é infalível. Um tom quente juntamente com um tom sóbrio garante um ambiente mais moderno e de impacto.

O preto neste caso vai servir como base para o vermelho. Entretanto, o ideal é que se use apenas elementos pelo ambiente em tons vermelhos neste caso. Investir em adereços decorativos e móveis é o ideal. Neste contexto, inserir paredes vermelhas com as pretas não será muito positivo.

Amarelo

Quarto preto e amarelo com poltrona e aparador.

A combinação entre as cores amarelo e preto pode parecer muito improvável, mas a realidade é que estas duas cores casam muito bem em diversos ambientes. O amarelo passou a ser uma escolha de decoração muito presente atualmente, e tem conquistado cada vez mais pessoas.

E exatamente por isso tem aparecido em várias decorações, pois garante a sensação de um ambiente mais iluminado e vibrante. Ao optar por uma parede preta, vale a pena investir em itens de decoração com a cor amarela, pois o ambiente pode ganhar muito mais relevância e alegria com detalhes nesta cor.

Roxo

Quarto vintage preto e roxo.

O preto e o roxo são duas cores bem escuras e de impacto, portanto, por mais que esta possa ser uma combinação a ser levada em consideração, deve ser feita com muito cuidado para não carregar o ambiente. Esta é uma boa decoração para quartos, por exemplo.

Neste caso, as paredes pretas podem servir como pano de fundo para os elementos em roxo. No caso de uma decoração de quarto, uma cabeceira estofada em tons de roxo pode ser o ideal. Mas é importante que ao combinar estas duas cores em um ambiente mais fechado como quarto se invista em uma boa iluminação.

Rosa

Ambiente moderno com cadeiras rosas e parede escura.

A combinação de rosa e o preto é uma excelente sugestão para quem quer optar por uma parede preta em casa, mas quer diversificar na decoração. O preto traz uma tonalidade mais séria e moderna, enquanto o rosa pode adicionar delicadeza ao ambiente. Esta proposta de cores é indicada para ambientes mais privados, portanto, quartos, banheiros e closets.

Como são várias as tonalidades de rosa, caso você queira optar por um ambiente que misture estes tons de forma mais jovem e despojada, ao invés de partir para uma decoração mais delicada, também pode adotar alguns itens de tons mais intensos, como neon e pink.

Azul

Interior moderno da sala com sofá azul.

Se você adotou uma parede na cor preta em seu apartamento e sente falta de uma tonalidade mais viva e que dê energia para o local, uma excelente forma de garantir isso é adicionando ao ambiente tons de azul. Um dos tons que mais combina é o turquesa, vívido, intenso e muito alegre.

A combinação de turquesa com o preto garante o ambiente mais alegria até mesmo uma sensação de refrescância. A ideia é ideal para ambientes mais abertos e de uso comum, como salas de janta e de estar, neste caso, priorize o uso desta cor nos móveis, em seus estofados, puffs ou racks.

Vantagens de ter parede preta na casa

Menino sorridente perto da parede negra com espaço sideral desenhado de giz.

O uso de paredes pretas pode trazer muitas vantagens os ambientes de casa, como contrastes marcantes, sofisticação, estilo e um visual ao mesmo tempo que requintado bastante moderno. Esta cor valoriza muito os ambientes, e por ser combinada com diversos elementos se torna um coringa. Veja a seguir mais vantagens!

Contraste com outras cores

O que mais destaca a cor preta como uma excelente opção para pintar as paredes de sua casa ou apartamento é o fato de que ela, ao ser combinada com determinadas cores, gera um contraste incrível que trás muito mais alegria para o ambiente. Algumas cores como vermelho e amarelo, por exemplo, fornecem esta sensação.

Se você deseja adicionar uma parede preta em algum ambiente de sua casa, leve em consideração este critério, pois as combinações garantem ambientes de muita personalidade, inovadores e criativos. Sendo assim, é uma excelente ideia optar por esta cor em suas paredes.

Elegância e modernidade

A cor preta por si só já traz muita elegância, e ao ser usada como elemento principal através de uma parede, garante ao ambiente muito mais modernidade, e por isso tem ganhado destaque entre as pessoas que desejam criar um ambiente mais minimalista, sério e com tons sóbrios.

Para garantir mais modernidade e dar uma destaque a mais para a parede, podem ser inseridos boisseries, que garantem sofisticação pra o ambiente de uma forma discreta. A utilização destes elementos dá mais destaque para a parece e garante que uma simples parede preta torne o ambiente muito mais bonito.

Fundo de decorações

Outra forma diferente de se utilizar as paredes pretas é usando estas como plano de fundo para dar destaque a outros elementos de decoração. Se você pretende utilizar mais cores ou itens coloridos no ambiente, o preto certamente é um excelente plano de fundo para isso.

Pode ser usado inclusive para paredes de fotografias ou quadros, onde a maior parte da parede será tampada, mas ainda sim irá garantir esta sensação de destaque para a área. Caso escolha usar uma parede preta de fundo para um local onde serão inseridos quadros e fotos, invista em uma boa iluminação para dar destaque a esta área.

Ótima cor para esconder sujeiras e imperfeições na casa

Como o preto é uma cor bastante escura, ele é excelente para se utilizar em coberturas. Se na sua casa você tem uma parede que acabou sendo manchada ou então está com pequenas imperfeições, a cor preta para a parede é uma excelente escolha para conseguir encobrir estes detalhes.

Por ser um tom bastante escuro o preto tem a capacidade de cobrir totalmente as pequenas imperfeições e garante uma nova cara para o ambiente. Algumas áreas da casa pode sofrer muito mais pelos usos com estes pequenos problemas, por isso utilizar o preto pode ser uma excelente saída.

Pode ser usada como lousa

Por mais que ainda não sejam as maiores escolhas de decoração, as paredes pretas ganharam certo destaque, e com isso vieram diversas inovações e novos produtos que garantem isso. No mercado atualmente existem tintas que garantem à parede um aspecto de lousa, onde podem ser feitos desenhos e escritos em giz branco.

Em geral, estas paredes estão sendo muito usadas para ambientes como cozinhas e salas, pois podem ser inseridos recados e outros detalhes do dia a dia para os moradores da casa. Esta é uma grande escolha para os que querem garantir um ambiente mais descolado e moderno.

Para todos os ambientes

As paredes pretas não precisam ser restritas a ambientes específicos, se bem empregadas podem ser inseridas em qualquer local da casa. Isso, pois existem várias formas de diversificar na decoração e investir no destaque desta parede. A cor está em alta para ambientes tanto de uso comum, como também para quartos e banheiros por exemplo.

Vale citar também que devido as inovações, como a tinta com aspecto de lousa, locais como cozinha também são favorecidos por esta decoração única. Portanto, vale muito a pena investir na decoração de vários ambientes com esta cor, valorizando sempre os elementos de decoração do local.

Desvantagens de ter parede preta na casa

Cômodo com pouca iluminação e com parede preta e móveis.

Por mais sejam muitas vantagens em investir em uma parede preta em casa, também existem alguns pontos de desvantagem que devem ser levados em consideração no momento da escolha para que não haja arrependimento posteriormente. Os excessos, falta de iluminação e sensação de espaço menor são alguns deles. Veja mais!

Sensação de achatamento

Alguns dos problemas em se utilizar a cor preta nas paredes é que se mal aplicado, pode causar uma sensação ruim de que o ambiente está menor do que de fato ele é. Por isso, ao escolher esta cor para fazer parte de sua decoração, tome cuidado com o uso, e invista em elementos que possam tirar esta impressão.

Este tipo de sensação tende a ser maior ainda em casas que contam com o pé direito mais baixo. Nestes locais, o uso da parede preta pode não favorecer muito o ambiente e chega até mesmo a dar uma sensação de sufocamento.

Sobrecarga

A cor preta por ser muito fechada, pode garantir para o ambiente uma sensação de mal iluminado, e assim acaba sobrecarregando o local. Portanto, também é necessário que ao se utilizar desta cor nas paredes tome cuidado para não pecar pelo excesso. A parede preta é um diferencial, e não deve servir como base para todos ambientes.

O excesso de paredes nesta cor pela casa não é uma boa escolha, pois pode garantir uma energia densa para o local, e chega até mesmo a dar uma sensação de desânimo e tristeza. Por isso, é importante que o uso seja dosado.

Iluminação

Os cômodos onde forem inseridas as paredes pretas precisam contar com uma iluminação de qualidade. Isso, pois como a cor é bastante fechada e naturalmente vai trazer uma sensação de ambiente escuro, para que não fique pesado, é importante investir em uma iluminação que dê mais claridade para o local.

Por isso, a principal escolha para colocar uma parede preta são as áreas mais arejadas e naturalmente iluminadas da casa. Mas caso você opte por um cômodo que não possui esta iluminação natural, o importante é investir em lâmpadas mais claras, que garantam uma iluminação maior para deixar o ambiente mais aconchegante.

Sobre a cor preta

Mulher pensativa e inclinada contra a parede preta de tijolo.

A cor preta é muito poderosa e neutra, é muito associada com elegância e sofisticação, por isso é muito valorizada nas decorações de um modo geral. Vários são os significados atribuídos a esta cor, em alguns casos ela é associada a pontos negativos, mas também pode demonstrar respeito. Veja mais!

Significado da cor preta

O principal significado associado a cor preta é de que esta é uma cor associada a mistério, isolamento, medo, curiosidade e traz muitas memórias emocionais. Pode ser considerada até mesmo como um tom masculino, em muitos casos.

O preto também é muito marcante, pois a depender do seu uso ele pode ser associado a luto, velório, e tristeza. Enquanto em outras visões é tida como símbolo de refinamento e luxo, principalmente se nestes casos ela é associada com o branco, que garante um contraste de ar mais limpo e iluminação para esta cor tantas vezes vista como negativa.

Sensação que a cor preta passa

A cor preta pode trazer diversas sensações para as pessoas, e isso deve-se muito ao fato de que muitos a ligam com sentimentos de tristeza. Mas a realidade é que o preto tem um simbolismo muito maior, além de ser uma cor associada ao mistério.

Outras sensações que podem ser sentidas diante desta cor é que ela revela também um certo poder, por se tratar de um tom tão marcante, e por consequências traz uma seriedade maior, algo que pode ser notado através de algumas vestimentas por exemplo. O preto também em muitos casos pode causar uma sensação de tristeza e melancolia.

Tipos de tinta para pintar a parede de preto

Indivíduo pintando a parede de preto com um pincel.

A escolha de uma boa tinta preta é um fator determinante para que o seu projeto de decoração fique perfeito. Existem diversos tipos no mercado para diferentes aplicações. Isso, pois algumas garantem texturas e funcionalidades diferentes para o ambiente. A seguir, veja alguns tipos de tintas pretas para parede!

Tinta de lousa preta

A tinta preta que garante um aspecto de lousa passou a ser usada por muitas pessoas em diversos ambientes da casa. Os mais comuns, entretanto, são a cozinha, sala e banheiro. No caso da cozinha, muitas pessoas utilizam desta tinta devido a sua funcionalidade como quadro de giz, onde podem anotar recados, listas e outros.

Assim, você pode notar seus recados ou listas de compras e logo em seguida poderá apagar normalmente sem que a parede sofra danos com isso, pois a tinta é preparada justamente para que possa ser apagada posteriormente, geralmente com um pano úmido que não danifica em nada.

Tinta preta fosca

A escolha da tinta preta também depende muito do tipo de textura que você quer garantir para o ambiente. A fosca em geral é usada por ter um tom mais sofisticado do que qualquer outra tinta mais brilhante. Estas tintas são usadas em paredes lisas de fácil aplicação, pois garantem a textura e aparência perfeita.

Usar uma tinta preta fosca garante muito mais elegância para o ambiente do que as tintas comuns que contam com brilho, pois este é um acabamento muito mais sofisticado. Além do mais, a tinta fosca também é altamente indicada para esconder imperfeições e irregularidades da parede.

Tinta preta acetinado

O acabamento da tina preta acetinada é bem diferente, não chega a ser muito brilhoso mas também não conta com uma aparência próxima ao fosco. Este tipo de acabamento é um intermediário entre estes citados, próximo do chamado semibrilho.

Esta aparência é garantida pois estas tintas pretas em geral são produzidas com mais resinas do que as tintas foscas, o que garante o lado brilhoso. Este tipo de tinta também é ideal para ambientes que necessitam de disfarçar pequenas imperfeições da parede, além de garantir mais requinte e sofisticação ao ambiente.

A parede preta é um ótimo fundo para despertar a sua criatividade na decoração!

Mulher em camisa branca de manga comprida em pé ao lado da janela.

A parede preta é um elemento coringa na decoração, e não somente pode como deve ser usada para garantir mais poder e sofisticação para qualquer tipo de ambiente. Por se tratar de uma cor forte, ela serve tanto como central como também plano de fundo para diversas áreas da casa.

Por isso, é uma excelente opção a se investir ao decorar seu apartamento ou casa. Escolha por paredes pretas para salas, quartos e até mesmo cozinhas, e garanta um ambiente moderno e muito mais elegante, com as várias opções de decoração e combinação que esta cor pode fornecer.

Autor deste artigo

Últimos posts


UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

Procurando um software com muitos serviços para a edição de seus documentos? Confira neste artigo informações sobre UPDF, todas as vantagens e ferramentas!


O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Quer saber se o Moto G71 é bom? Neste artigo, veja a ficha técnica do celular da Motorola, vantagens, desvantagens, indicações de usuário e muito mais!


As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

Está pensando em comprar uma TV de 32 polegadas e não sabe por onde começar? Venha conferir as 10 melhores opções do mercado e como escolher o produto ideal!


As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

Em dúvida sobre qual TV de 43 polegadas comprar? Veja neste artigo dicas de como escolher o melhor modelo e um ranking com os 10 melhores produtos atuais!


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Moda Artigos Esportivos