Abdominal oblíquo: os melhores exercícios para tonificar os músculos e mais!

Abdominal oblíquo: os melhores exercícios para tonificar os músculos e mais!

Confira aqui o que são os músculos laterais oblíquos, quais os melhores exercícios e como praticá-los para fortalecer a região.


O que são os oblíquos no abdômen?

Abdômen definido

Os músculos oblíquos são músculos abdominais, divididos em dois grupos: interno e externo, localizados em um lado do tronco. Esses grupos de músculos são responsáveis por dobrar e girar a coluna e são importantes para melhorar nossa postura. Eles nos ajudam a manter um bom equilíbrio ao estabilizar a coluna lombar.

O núcleo fortalecido reduz o risco de lesões na parte inferior das costas, pois sua função é garantir a capacidade de rotação do tronco. O abdômen oblíquo é uma variação dos músculos abdominais tradicionais, projetado para fortalecer os músculos oblíquos. Portanto, estes exercícios são uma ótima forma de exercitar os músculos abdominais, além de queimar calorias.

Confira a seguir os melhores exercícios para tonificar os oblíquos!

Os melhores exercícios para tonificar os oblíquos

Os músculos oblíquos são os laterais, que vão das costelas até o quadril. São usados para girarmos o tronco e nos inclinarmos de um lado para o outro, além de ajudar a estabilizar o corpo, mantem o tronco bem protegido. Veja mais a seguir sobre os melhores tipos de abdominais.

Abdominal rolinho

Para treinar os músculos da parede abdominal (transverso abdominal, reto abdominal, obliquo interno e obliquo externo), existem muitos exercícios abdominais diferentes. Dentre essas mudanças, há o exercício abdominal feito com rolinho, que exigirá um treinamento intenso especialmente para exercitar os músculos retos abdominais e os músculos oblíquos interno e externo.

No entanto, como este é um exercício poderoso e vigoroso para os músculos abdominais, é melhor que os praticantes intermediários ou avançados realizem o treino de resistência com levantamento de peso. Porque os praticantes avançados já têm um nível razoável de força muscular abdominal e coordenação de exercícios. Portanto, esses são os requisitos básicos para um rolamento abdominal correto, eficiente e seguro.

Russian twist

Este tipo de abdominal trabalha toda a região do abdômen, além de melhorar muito o equilíbrio e a postura da coluna vertebral, também pode exercitar os músculos eretores da coluna, quadrado lombar e glúteos de forma mais eficaz. Contudo, para fazer isso, basta sentar no chão e esticar bem as pernas.

Incline as costas, mantendo a diagonal. Coloque as mãos na frente do corpo. Agora use os músculos abdominais para assim virar para a direita, depois volte ao centro e vire para a esquerda. O objetivo do exercício é mover-se lentamente e em sincronia para evitar lesões causadas pela má postura.

Prancha lateral

Caso você queira fortalecer os músculos abdominais laterais e, como recompensa, ajudá-lo a exercitar os braços, as pranchas laterais podem ser uma boa escolha. Isso ocorre porque este esporte exercita de modo específico a cintura escapular, os braços, músculos oblíquos e o quadril. Além do mais, as pranchas laterais são equidistantes.

Portanto, o tecido muscular do tronco responsável pela manutenção da postura pode ser profundamente ativado, principalmente os músculos transversos do abdome. Esse exercício traz vários benefícios, dentre os principais estão a melhora da postura, a melhora do desempenho de outras atividades, além de diminuir exponencialmente o risco de lesões.

Ponte em decúbito lateral com elevação de quadril

Este exercício de ponte em decúbito lateral possui uma relevância essencial para fortalecer os músculos do glúteo. Muitos preparadores físicos indicam este exercício para que os atletas possam aprimorar a performance. Esse tipo de exercício é comum dentro das academias, porém quem acredita que o agachamento é o melhor para deixar o bumbum durinho, está completamente enganado.

Dessa forma, a elevação de quadril, também conhecida como elevação pélvica, é o exercício mais eficaz para ser realizado e trabalhar bem nessa região. Contudo, este exercício engloba toda a musculatura da mesma maneira que o agachamento faria, porém com o crescimento do foco nos glúteos e a redução da probabilidade de lesões o tornaram bem superior ao agachamento.

Mountain Climber

O exercício conhecido como Mountain Climber é um exercício que serve tanto para o abdômen quando para um cardio, o que faz com que o resultado seja positivo para quem deseja ampliar a intensidade dos treinamentos. O exercício requer uma capacidade muito grande de movimentos na articulação do quadril e assim, se torna mais dinâmico, pois requisita que se leve um dos pés até próximo da mão enquanto você permanece na postura de prancha alta.

Ele trabalha o abdominal, partindo da postura de prancha básica, onde o corpo se apoia pelas mãos e as pontas dos pés, estando com a coluna direita e o abdominal contraído. Feito isso, o exercício é realizado ao levar o joelho na direção do peito, sempre mudando as pernas.

Abdominal prancha

Esse exercício é denominado como sendo um dos mais difíceis de ser realizado, pois requer muita preparação física. Utiliza apenas o peso do próprio corpo, assim garante a eficácia e pode conquistas um abdômen mais definido. Além do mais, o exercício melhora a postura e alivia as dores de coluna, fazendo com que o corpo ganhe estabilidade.

Para realizar este exercício, é necessário permanecer de bruços no chão, suportando os cotovelos e antebraços, de forma que fiquem alinhados ao ombro. Mantenha as pontas dos pés no chão, ao mesmo nível dos ombros. Permaneça nessa postura por 30 segundos, respire de modo regular e inicie tudo de novo.

Farmer walk unilateral

Este exercício é tido como uma “ferramenta” potente quando a intenção é desenvolver qualidades físicas. Por conta de sua versatilidade, pode ser feito por qualquer pessoa, que tenha como intuito ficar mais forte, aumentar massa muscular ou perder massa gorda.

Para realizá-lo é simples: é preciso manter o tronco e a cabeça em postura neutra olhando para frente, ao mesmo tempo que permanece com os ombros parcialmente retraídos e rebaixados. A seguir, deixe os glúteos e abdominais contraídos a medida que dá passos curtos, porém rápidos.

Abdominal lateral ou abdominal oblíquo

Já este é um exercício básico, muito realizado por quem deseja trabalhar os músculos laterais do abdômen. Ele não exige a utilização de pesos nem de qualquer aparelho e pode ser executado em qualquer lugar, seja na academia ou em casa.

É tido como um dos melhores exercícios para fortalecer os abdominais laterais oblíquos. Contudo, assim como toda atividade física, o exercício requer um nível de cuidado, pois é fundamental permanecer com as costas retas no decorrer de toda a realização.

Abdominal na máquina

A cadeira abdominal é um item fitness muito vendido, em vários modelos. Em suma, ela possibilita realizar abdominais com apoio para as costas e o pescoço. Para utilizar o modelo, é preciso sentar e deitar o corpo para trás, pois a máquina mantém o alinhamento.

As mãos precisam ser postas sobre o suporte de braço ou ombro e os pés no apoio de descanso. A parte da cadeira que sustenta seu tronco possibilita que se realize um movimento com grande capacidade do que se estivesse no chão. Todavia, este exercício pode não ser recomendado para todas as pessoas, pois insere pressão adicional na parte inferior das costas.

Abdominal suspenso na barra

Há muitas variedades de atividades abdominais a fim de treinar a musculatura reto abdominal, os oblíquos interno e externo. Dentre as variedades, há um ótimo exercício que produz um excelente trabalho sobre as musculaturas citadas é o exercício abdominal na barra fixa.

O abdominal suspenso na barra é um movimento bem simples de fazer, especialmente por se referir de uma movimentação natural de flexão do quadril. A realização básica é assim: suspenso na barra fixa, deve inspirar e elevar o joelho o mais alto que conseguir. É essencial deixar mais próximo à área do quadríceps com o abdome, expire ao voltar do movimento.

Abdominal bicicleta

O abdominal bicicleta é uma boa alternativa para quem quer sair da rotina das sessões dos abdominais tradicionais. Assim sendo, esse exercício atinge o abdômen profundo e obliquo e é um movimento bem fácil, sem precisar do uso de qualquer equipamento ou qualquer item para ser feito. Esse exercício trabalha os músculos oblíquos internos e externos, que são os músculos laterais.

Desse modo, ao elevar as pernas no decorrer do exercício, ele engloba também o músculo transverso abdominal, que é um dos músculos mais difíceis de alcançar. Além do mais, as pernas ficam mais fortes, visto que os isquiotibiais e os quadríceps são usados na movimentação.

Flexão lateral com halter

Esse exercício é tido como uma das atividades de nível de dificuldade iniciante, a flexão lateral traz muitas vantagens, visto que movimenta de forma geral toda a lateral do abdome. Esse exercício também pode ser realizado com o auxílio de um halter.

Para realizá-lo, você deve ficar de pé e uma das mãos segurar o halter, deixando a outra mão na cintura. Mantenha os pés afastados e então inicie o movimento de descer a lateral do corpo no qual está empunhando o halter, logo, volte. É necessário realizar nos dois lados, porém deixando o restante do corpo totalmente imóvel e reto.

Flexão lateral com barra

Já esse exercício é um exercício que utiliza muita força, é de nível iniciante, trabalhando não só os abdominais como também a região lombar. Todavia, quem possui alguns problemas de saúde envolvendo a região lombar, não é recomendado que faça esse exercício, ou caso faça, o ideal é consultar um médico antes de realizá-lo. Para fazer esse exercício, é preciso estar de pé, mantendo o corpo reto, segurando uma barra e posicionando-a atrás dos ombros, um pouco abaixo do pescoço.

Seus pés precisam estar afastados na largura dos ombros. Após isso, dobre o tronco para a esquerda, apenas pela cintura, deixando o resto do corpo reto, enquanto inspira o ar. Agora, a cabeça precisa estar endireitada com o tronco e as costas retas. Aguente essa postura por um segundo e retorne à posição de início. Repita o mesmo movimento agora dobrando o tronco para o lado contrário.

Flexão de braço com prancha lateral

O exercício é tido por muitos como sendo um dos melhores exercícios abdominais oblíquos para deixar a cintura fina. Seu nível de dificuldade é iniciante e não requer utilização de nenhum equipamento. Além do mais, ele também pode exercitar outros músculos, como tríceps e peitorais.

Para realizar esse exercício, deixe o corpo na postura da flexão de braços e use as palmas das mãos e os dedos dos pés para se apoiar no chão. Suas mãos precisam estar um pouco mais afastadas do que a largura dos ombros. Dobre os cotovelos e mantenha o corpo reto ao descer.

Levante o corpo, mude o peso para o lado esquerdo e gire para o lado, estenda o braço direito até o teto, em uma prancha lateral. Volte com os braços ao chão, faça outra flexão e recomece o movimento, agora com o outro lado do corpo.

Abdominal oblíquo declinado

Há várias maneiras de exercitar o abdômen, porém o método principal e mais eficaz é a flexão do tronco, pois os principais músculos estéticos estão relacionados a esse movimento. É muito mais fácil conseguir a flexão do tronco em um banco reto do que em um plano inclinado. Isso porque a gravidade não é boa para nós e a inclinação pode dificultar o movimento.

Em circunstâncias normais, quanto mais inclinado o banco, mais difícil o movimento. No entanto, nem todos podem se exercitar com uma programação muito baixa. Então você pode usar outros métodos para aumentar a dificuldade do exercício, como adicionar peso ao corpo, diminuir o período de descanso, praticar com um ritmo diferente e assim por diante.

Giro sentado com barra

Este é outro exercício abdominal lateral (músculos oblíquos) fundamental para deixar a cintura fina. Ele exercita a musculatura abdominal e tem um nível de dificuldade iniciante. Para realizar esse exercício, primeiro você deve se sentar na ponta de um banco reto com uma barra acima das coxas e os pés separados na largura dos ombros.

Segure a barra com as palmas das mãos voltadas para baixo. As mãos devem estar mais afastadas do que a largura dos ombros. Em seguida, coloque a barra atrás da cabeça e na base do pescoço. Mantenha os pés e a cabeça imóveis, mexa o tronco de um lado para o outro o máximo possível e sinta a contração da musculatura abdominal obliquo.

Não force os exercícios, mova-se de forma lenta e controlada e evite esticar ou exceder seus limites, visto que pode ocasionar lesões graves. Expire enquanto gira a cintura para um lado. Quando você retornar à posição, inspire.

Agachamento compensado com halter

É um exercício complexo de membros inferiores mais significativo que você pode efetuar, logo quando realizamos o agachamento usando um método adequado, somos capazes de estimular o maior números de fibras musculares tanto no quadríceps como do femoral, e também dos próprios glúteos.

Não é apenas um exercício que possibilita grandes ganhos de massa muscular pelo fato de recrutar um grande número de fibras musculares, como refere-se de um exercício que requer do nosso peso corporal ou de um haltere para alcançar o efeito desejado.

Prancha lateral de uma perna só

Se recorda do exercício de flexão de braço com prancha lateral tratado anteriormente? Pois bem, aqui temos uma versão apenas da prancha lateral, todavia de elevado nível de dificuldade, pois é realizada com a elevação de uma perna. Diante disso, o exercício deve ser feito apenas por pessoas que já tenham compreendido a prancha lateral.

Para fazer esse exercício, é preciso deitar-se de lado na postura de prancha lateral, com o corpo voltado para frente e com o tronco erguido, dobre um braço e apoie no chão, enquanto o outro braço está flexionado com a mão correspondente na cintura, e os pés juntos. Logo, com as costas retas, erga devagar a perna de cima em direção ao teto. Mantenha-se nessa posição por dez segundos e volte para a posição inicial.

Abdominal urso

Esse exercício é um dos que facilita o fortalecimento dos músculos abdominais oblíquos. Para realizá-lo é preciso posicionar-se com quatro apoios, mantendo os braços esticados e com as palmas das mãos apoiadas no chão. Deixe os joelhos dobrados sem aproximá-los do chão e apenas as pontas dos pés firmados na superfície.

As mãos precisam estar abaixo dos ombros e os joelhos abaixo dos quadris. Tire uma das mãos do chão e gire o tronco para o lado direito, levando o joelho esquerdo e o cotovelo direito um em direção ao outro, para assim fazer com que os dois vão para frente do seu peito.

Nesse meio tempo, a perna direita permanece dobrada, com o pé reto e sustentado no chão. Enquanto o braço esquerdo permanece esticado, com a palma da mão sustentada no chão. Descanse por um momento, retorne a postura original e refaça o movimento, agora para o outro lado.

Prancha com bola suíça

Esse exercício é uma variante da prancha que trabalha para o fortalecimento dos músculos abdominais oblíquos, porém nesse exercício é utilizado a bola suíça como equipamento do treino. Para realizar o movimento, é preciso que você se deite e encoste a lateral do seu corpo na bola suíça.

Dobre os braços e as palmas das mãos sustentadas na parte de trás da cabeça. Assim, enrijeça a musculatura abdominal para erguer seu tronco. A seguir, retorne a postura original e refaça o movimento em torno de 12 a 15 vezes.

Prancha lateral com dips

Tido por muitos como sendo um dos melhores exercícios de core, a prancha o força a estabilizar seu corpo, incluindo todo o core. Enquanto exercita os ombros, pernas e nádegas, fortalece os músculos abdominais oblíquos e transversais. Começando pelo antebraço, gire lentamente os quadris e incline suavemente para um lado até que o lado dos quadris quase toque o chão. Levante os quadris de volta à postura original e gire para o outro lado.

Abdominais com twist

Caso você queira que seus músculos oblíquos sejam claramente marcados, a sugestão é que você insira um novo tipo de exercício denominado abdominal com twist aos seus exercícios diários. É mais completo do que você pensa! Este é um dos exercícios mais comumente usados no CrossFit porque pode definir efetivamente os músculos abdominais oblíquos.

Contudo, esse exercício não é aconselhado para quem possui problemas nas costas por conta da postura que precisa ser seguida no decorrer da realização da atividade. No entanto, é possível realizar o exercício utilizando algum peso extra para poder aproveitar toda potencialidade do twist, seja com halteres, placas ou até mesmo pesos caseiros utilizando garrafas pet com água ou areia.

Spidermans

Você quer fortalecer seu corpo por meio de três ações? O exercício spiderman exercita o abdômen, o tórax, tríceps, ombros, nádegas, pernas e coxas. Para fazer esse exercício, você deve deixar os braços e as pernas esticadas, as palmas das mãos e os dedos dos pés sustentados no chão e a coluna vertebral alinhada.

Flexione os braços e aproxime o peito do chão enquanto tenta colocar um joelho do mesmo lado do cotovelo. Retorne a postura original e de um pequeno salto com os pés perto das mãos. Empurre com força, estique as pernas e pule com os braços para cima.

Trunk rotations

Esse exercício é também denominado como rotação supino do tronco. Seus objetivos são os músculos oblíquos, reto abdominal e multífido lombar, que é o musculo estabilizador da região lombar. A rotação do tronco é um movimento utilizado para melhorar a força central, estabilidade, flexibilidade e deixar a coluna com uma mobilidade maior.

O exercício pode ser realizado de diversas formas, possibilitando que você melhore continuamente, desafiando a si mesmo e faça o que for melhor para você. A musculatura do tronco desempenha um papel muito importante em qualquer exercício que seu corpo faça. Eles te ajudam a andar, a manter o equilíbrio e fornecem estabilidade física. Além de melhorar a mobilidade e a força do tronco através do exercício de rotação.

Wood choppers

O abdominal de nome woodchopper é reconhecido no Brasil como abdominal lenhador. É um ótimo exercício para exercitar os músculos abdominais e exercitar o core. Podendo sofrer alterações na altura por onde o cabo é puxado. Quando o cabo está em paralelo ao chão, o papel do musculo obliquo abdominal é enfatizado.

Ao fazer este exercício, primeiro ajuste o peso e coloque ao lado da polia. A distancia permite que o torso gire completamente, os braços estão retos, as mãos são agarradas e o torso e os quadris são girados o máximo possível. Retorne para a postura original e refaça quantas vezes for necessário, refazendo também com o outro lado.

Side kicks

Já este é um ótimo exercício, pois desafia especialmente o Power House. Além disso exercita a força e a flexibilidade da pelve, coxas e músculos abdominais e exerce o controle dos movimentos. O segredo da bela execução não é novo, mas é uma tarefa difícil: alinhar o corpo e deixá-lo em equilíbrio.

Para fazer o exercício, é preciso estar deitado de lado como se suas costas estivessem contra a parede, suas pernas estão ligeiramente esticadas na frente de seu corpo e no Pilates Básico, seus antebraços estão dobrados na altura dos cotovelos, suas mãos estão atrás da cabeça e a cabeça está para cima. O objetivo é puxar o pescoço alongado e ficar olhando para frente. Coloque a outra mão na frente do corpo e a outra mão no chão (uma variante mais simples).

Standing Side Crunch

É o sonho de muita gente possuir a famosa “barriga tanquinho”, porém o percurso não é fácil e exige muitos exercícios, especialmente para os músculos abdominais. O fortalecimento da região abdominal não é apenas uma questão estética, visto que apoia a coluna e ajuda a melhorar a postura. Além disso, o aumento da circunferência da cintura é um sinal de risco de doença cardíaca.

Sendo assim o abdominal Crunch é o mais popular e o mais executado por quem frequenta as academias. O intuito desse exercício é exercitar a musculatura core que são os 29 pares de músculos de estabilidade do corpo, que apoiam a bacia, a pélvis e o abdome.

Aproveite as dicas e tonifique a região dos oblíquos!

Abdômen definido

Antes de iniciar esses exercícios abdominais laterais oblíquos, consulte seu médico para ver se você pode fazer os movimentos. Também é fundamental contar com a ajuda e supervisão de profissionais do esporte que possam orientá-lo na técnica correta e auxiliar em caso de eventuais problemas. Caso escolha por se exercitar sozinho, com a ajuda de vídeos online, preste atenção para ler atentamente as instruções e algumas vezes até ter certeza de como fazê-lo.

Além do mais, se você perceber alguma lesão durante o exercício, interrompa imediatamente e procure atendimento médico. No mais, neste artigo você encontrou todas as dicas para fazer abdominais laterais oblíquos, se deseja fortalecer ainda mais a região dos músculos, comece hoje mesmo com os exercícios.

Autor deste artigo

Formada em Jornalismo, com um blog e um livro em andamento. Sou apaixonada pela escrita e por histórias. Nas horas vagas, amo ouvir músicas ou ver o pôr-do-sol para recompor as energias.

Últimos posts


UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

Procurando um software com muitos serviços para a edição de seus documentos? Confira neste artigo informações sobre UPDF, todas as vantagens e ferramentas!


O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Quer saber se o Moto G71 é bom? Neste artigo, veja a ficha técnica do celular da Motorola, vantagens, desvantagens, indicações de usuário e muito mais!


As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

Está pensando em comprar uma TV de 32 polegadas e não sabe por onde começar? Venha conferir as 10 melhores opções do mercado e como escolher o produto ideal!


As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

Em dúvida sobre qual TV de 43 polegadas comprar? Veja neste artigo dicas de como escolher o melhor modelo e um ranking com os 10 melhores produtos atuais!


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Cabelo