Tamanhos de piscinas: de fibra, características, formatos e mais!

Tamanhos de piscinas: de fibra, características, formatos e mais!

Qual a piscina mais adequada para o seu quintal? Veja também os materiais mais utilizados em construções de piscina e dicas de como ter uma em casa!


Tamanhos de piscinas para sua casa!

Quintal com piscina

É um fato de que a temperatura está cada vez mais se elevando ao redor do mundo, chegando com um calor excessivo em uma grande intensidade até mesmo em países mais tropicais como o Brasil.

Todo esse estresse mental e físico acaba influenciando na existência de uma piscina em casa, se tornando quase que uma necessidade para buscar um modo de se refrescar, além de uma oportunidade de diversão para todos.

Então, o que antes era um luxo para a maioria das pessoas, hoje já é possível obter para o bem-estar, conforto, qualidade de vida e praticidade. Além disso, é uma ótima opção de lazer que traz diversas vantagens e benefícios. No entanto, uma decisão importante na hora de ter uma piscina é o tamanho dela. Nesse artigo vamos conhecer sobre as variedades de tamanhos de piscinas para a sua casa. Confira!

Tamanhos de piscina

Quintal com piscina

Além de considerar a quantidade média de usuários na piscina, as dimensões do seu terreno e o quanto pretende gastar, também é necessário reservar um espaço para a casa de máquinas, a área determinada para os equipamentos. Veja a seguir os tamanhos mais indicados para piscinas.

Padrão

Geralmente, as pessoas sempre tem em mente piscinas em formatos retangulares ou uma piscina casco, entretanto, as que possuem ângulos mais arredondados ou de outras formas, são mais fáceis de se adaptar em todo o tipo de jardim e até mesmo com limitações no terreno.

Além disso, também é possível personalizar os equipamentos da piscina e as suas dimensões. As medidas padrão de piscinas são: de 6x3 metros, com uma superfície de 18m². Piscinas de 7x3 metros, com uma superfície de 21m². Piscinas de 8x4 metros, com uma superfície de 32m². Piscinas de 9x4 metros, com uma superfície de 36m² e piscinas de 10x4 metros, com uma superfície de 40m².

Pequeno

Com o passar dos anos, os terrenos estão cada vez menores, por razão disso, acabam surgindo diversos modelos pequenos de piscinas para se adaptar aos menores lugares.

Uma piscina é considerada pequena quando a sua superfície não excede de 10m², além disso, esse tipo não necessita de solicitação de obras. As medidas mais comuns são: de 3x2 metros, com 6m² de superfície. Piscinas de 4x2 metros, com 8m² de superfície e piscinas de 5x2 metros, com 10m² de superfície.

Tamanho de natação

Para as pessoas mais esportivas, é possível inserir um corredor de natação em sua casa. Essas piscinas possuem em torno de 10 metros de comprimento, podendo chegar até 25 metros. No entanto, a largura é mais limitada, alcançando até 4 metros.

As medidas para piscinas de natação são: de 9,22x3,18 metros, com superfície de 28,5m². Piscinas de 11,95x3,57 metros, com superfície de 40m² e piscinas de 12,01x3,57 metros, com superfície de 40m². Também há a possibilidade de escolher uma maior do que as citadas anteriormente, se caso adicionar alguns painéis, conseguirá ter a piscina de 25 metros de comprimento.

Matérias da piscina

A decisão inicial para ter uma piscina em casa, é a matéria prima que será utilizada na construção. As principais opções no mercado de piscinas são o vinil, fibra de vidro e a de concreto. Cada uma possui as suas próprias características a serem analisadas, portanto, confira abaixo um pouco sobre as principais matérias de uma piscina.

Piscina de fibra

Piscinas de fibra

A piscina de fibra é uma boa opção para quem deseja economia e agilidade na hora da instalação, já que ela é pré-fabricada e a obra só leva alguns dias para que esteja pronta. No entanto, ela é bem limitada se deseja algo mais personalizado, sendo possível escolher apenas entre os modelos já estabelecidos.

Sua superfície é bem lisa, não acumulando fungos e facilitando na limpeza. A probabilidade de vazamentos é bem pequena, mas é necessário tomar alguns cuidados para que fique inteira por longos anos. Em razão disso, evite o escoamento da água e mantenha sempre cheia. Quando for fazer o tratamento da água, não use algicidas à base de cobre, já que causam manchas azuladas ou amarelas.

Piscina de azulejo

Piscina de azulejo

A piscina revestida por azulejo possui um custo maior do que as de vinil, por exemplo, mas contém muitos benefícios. Pode ser construída a partir de alvenaria ou de concreto, sendo a última a mais indicada em razão de sua resistência e durabilidade.

É possível construir esse tipo de piscina em vários tamanhos e formatos, além de também ser personalizada de acordo com os diferentes tipos de pastilhas de vidro ou azulejos. No entanto, se não for construída corretamente, a piscina de azulejo é capaz de apresentar muitos problemas em um curto período.

Os azulejos podem quebrar ou se soltar, a construção de alvenaria pode não aguentar e o concreto também pode rachar, causando vazamentos e danificando a piscina. Portanto, busque ajuda de um profissional na hora da construção e sempre faça a manutenção corretamente.

Piscina de concreto

Piscina de concreto

As piscinas de concreto podem ser construídas em qualquer profundidade, tamanho e formato, trazendo uma enorme versatilidade ao projeto e podendo inseri-la em qualquer lugar do terreno. É uma das mais caras no mercado, levando um tempo maior para construção.

É possível utilizar vários tipos de acabamentos, como pedras, azulejos e pastilhas, sendo o último o mais popular, já que possui uma maior qualidade e possibilidade de personalização.

No entanto, esse tipo de piscina é mais suscetível a vazamentos, geralmente causado pelo adensamento do solo, formando pequenas fendas no concreto. Para evitar isso, é necessária uma boa impermeabilização, usando argamassa ou manta asfáltica.

Piscina de vinil

Piscina de vinil

As piscinas de vinil são bem parecidas com as de concreto, com muita versatilidade na hora de construir, podendo fazer com a profundidade e o formato que desejar. A única diferença é que o revestimento é feito de vinil, em vez de concreto.

Uma grande vantagem é a sua fácil manutenção e limpeza, o baixo custo e a rapidez de instalação. Esse tipo de piscina pode durar por cerca de 10 anos, mas hoje em dia há diversas novas tecnologias que tornam o material bem mais resistente e duradouro. A maior desvantagem é o cuidado que precisa ter com objetos pontiagudos e cortantes, já que podem perfurar e causar vazamentos na piscina.

Piscina portátil

Piscina portátil

As piscinas portáteis vêm crescendo cada vez mais no mercado, com tamanhos que superam a capacidade de 20 mil litros, sendo uma opção incrível e de baixo custo para toda a família. São muito práticas, podendo ser utilizadas durante o verão e desmontadas no inverno, evitando toda a manutenção periódica que as outras precisam.

A instalação é bem simples e fácil, porém, deve ter um cuidado especial na limpeza do lugar, sempre verificando se há algum objeto cortante ou pontiagudo para não causar danos ao vinil. Há alguns modelos maiores que acompanham escada, bomba de filtragem da água e até mesmo sistema de aquecimento.

Profundidade da piscina

Pessoa entrando na piscina

Se for construir, reformar ou projetar uma piscina, um dos fatores mais importantes da obra é a sua profundidade. Para evitar qualquer problema, escolha um projeto que respeite as especificações principais, assim aumenta a qualidade e amplia o uso da piscina para todos. Entenda um pouco mais sobre a profundidade da piscina.

Como saber qual será a profundidade?

É importante aprender a calcular o volume de água de uma piscina por diversas razões, sendo fundamental para a manutenção rotineira e para o auxílio na hora de comprar os produtos e acessórios, por exemplo. Então, para calcular, é só multiplicar o comprimento, a largura e a profundidade média.

Piscina quadrada: 3 metros de comprimento x 7 metros de largura x 1,40 metros de profundidade, o total é de 29,40m³ ou 29.400 litros. Piscina redonda: 4 metros de diâmetro menor x 4 metros de diâmetro maior x 1,50 de profundidade x 0,785, o total é de 18,84m³ ou 18.840 litros.

Profundidade padrão

A profundidade mais recomendada em piscinas residenciais para adultos varia entre 1,40m a 1,50m, já para uma piscina infantil é necessário no máximo 0,60m. Para as piscinas comerciais, é preciso construir uma borda com metragem de no mínimo 1,80m de comprimento.

A norma padrão é que as piscinas em casa, coletiva ou para hotelaria, tenham 1,20m de largura, enquanto que as piscinas para uso público possuem uma largura de 1,80m.

Sobre as piscinas na casa

Quintal com piscina

Hoje em dia, é muito mais fácil possuir uma piscina em casa, não precisando de um grande espaço, pois o mercado se atualizou para atender a todos os tipos de desejos. Uma piscina é muito útil para relaxar e praticar exercícios, além de incentivar o convívio em família. Descubra mais sobre ter a sua própria piscina em casa.

Formatos da piscina

Os formatos das piscinas costumam ser desde os mais simples até os mais ousados, a escolha depende muito do projeto e do tipo de piscina que será utilizada, para que seja construída de um modo satisfatório.

As piscinas de alvenaria e as de vinil são as que permitem uma maior diversidade de tamanhos e formas, enquanto que as de fibra possuem limitações, já que são pré-fabricadas e suas medidas não podem ser alteradas. Os formatos mais comuns são as quadradas, retangulares, redondas, piscinas de canto e as com formas orgânicas.

Revestimento da piscina

O revestimento ideal para a piscina precisa oferecer resistência ao volume de água e a produtos químicos, sendo necessário cuidados específicos para cada tipo de revestimento disponível no mercado.

O modelo escolhido deve atender melhor às expectativas da pessoa, com uma enorme variação de formas de piscinas, um revestimento adequado simplifica a execução ou instalação, além de influenciar no prazo da obra.

Os revestimentos mais comuns são os de vinil, pastilhas, azulejos, cerâmica, porcelanato e pedras naturais. É muito importante escolher um material especial para áreas úmidas e que ficam expostas a intempéries.

Piscina e paisagismo

Para valorizar a piscina da sua casa, vale a pena investir no paisagismo e criar uma área verde e decorada ao redor. É bem comum utilizar plantas para compor o ambiente, nesse caso, verifique as espécies mais indicadas para esse tipo de decoração, as plantas que soltam muitas folhas com o vento não são recomendadas.

Espelhos d’água, bordas infinitas, áreas alagadas e o fogo de chão podem ser projetos que dão um ar bem sofisticado e valorizam muito o jardim. Outras opções bem populares são caminhos personalizados, deck de madeira, iluminação diferenciada, cascatas, redes ou espreguiçadeiras, tudo para deixar a área de lazer bem mais completa.

Manutenção da piscina

É muito importante fazer uma manutenção adequada e constante para prolongar o tempo de vida útil da piscina e também facilitar o seu uso. Não importa o material de construção, os cuidados mais básicos costumam ser os mesmos.

Comece retirando objetos de dentro e fora da piscina frequentemente, como insetos ou folhas, evitando que a sujeira se acumule e contamine a água da piscina. Limpe bem as paredes e o fundo da piscina com escovas e buchas macias, já que são lugares que acumulam bactérias, fungos, calcário e gorduras.

Também é necessário adicionar e nivelar certos produtos químicos, como verificar e corrigir o ph da água, a alcalinidade e os níveis de cloro e algicidas. Além disso, não se esqueça de limpar o skimmer e o filtro, pois os dois têm o objetivo de retirar as impurezas e pequenos objetos, acumulando sujeiras que precisam ser retiradas.

Espaço e custo para construção de piscina

Para escolher uma piscina ideal para a sua casa, é preciso considerar o espaço e o orçamento disponível. A medida mais popular é a de 4m de largura, 8m de comprimento e 1,4 metros de profundidade.

Para possuir uma piscina desse nível, é necessário um investimento de em torno de R$ 13 mil reais, caso o material for de fibra. As piscinas de vinil e de fibra de vidro contém um preço 70% menor em relação ao valor das de alvenaria e de concreto, que custam cerca de R$ 30 mil. Esse alto valor é justificado pela durabilidade, já que uma piscina de concreto ou de alvenaria pode durar por até 30 anos.

O que fazer se não tiver espaço para piscina?

Se caso não possuir um espaço suficiente para construir uma piscina, há outras opções disponíveis, como uma hidromassagem ou um ofurô. Essas alternativas oferecem tanto relaxamento, conforto e descontração quanto uma piscina comum e tradicional, além de ser possível a instalação na área externa ou interna da sua casa.

Ofurô

O ofurô é um tipo de banheira tradicional japonesa, mais profunda do que a banheira comum, ao ponto de que a água envolva até os ombros de quem fique sentado dentro dele. Esse banho com água aquecida, geralmente em uma temperatura em torno dos 40ºC, costuma relaxar e aliviar dores musculares.

Além disso, o ofurô traz muitos benefícios ao corpo e à mente, como o alivio de estresse, da TPM, inchaços, dores de cólicas, combate a celulite e à flacidez, melhora a circulação sanguínea, melhora a qualidade do sono e até a tonificação da pele.

O ofurô não é considerado uma forma de banho, portanto, é preciso se lavar com água fria antes de entrar, assim o choque térmico faz com que os poros da pele se abram.

Hidromassagem

A hidromassagem é muito mais do que uma simples banheira, sendo na realidade uma massagem realizada com jatos de água misturados com ar, proporcionando efeitos muitos benéficos para o corpo, a mente e o estado emocional.

Essas banheiras contém uma bomba de hidromassagem, construídas com dispositivos que misturam a água com o ar e atingem o corpo com um ótimo efeito massageador. Muito utilizadas por esportistas que exigem muito da musculatura.

Além disso, possuem diversos benefícios, como favorecer a circulação sanguínea, a oxigenação da pele, diminui os sintomas de estresse, relaxa a musculatura do corpo e melhora a qualidade do sono.

Conheça também artigos relacionados à piscina

Neste artigo apresentamos tudo que você precisa saber sobre tamanhos de piscina para sua casa, então que tal dar uma lida e mais alguns de nossos artigos relacionados a piscina? Veja as melhores boias, espreguiçadeiras e flutuadores de piscina. Confira!

As 10 melhores boias para piscina de 2022: Intex, Belfix e muito mais!

https://portalvidalivre.com/articles/2091

Procurando a melhor boia para piscina? Aqui estão dicas de como escolher o melhor produto e a análise dos 10 principais modelos do mercado em 2022, confira!

As 10 melhores espreguiçadeiras de 2022: Mor, Belfix e muito mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1466

Você está em busca de relaxamento ao ar livre? A resposta está nas espreguiçadeiras. Conheça neste artigo os principais modelos do mercado e dicas de compra!

Os 10 Melhores Flutuadores Para Piscina de 2022: Intex, Sodramar e muito mais!

https://portalvidalivre.com/articles/2086

Procurando pelo melhor flutuador para piscina e não saber por onde começar? Veja neste artigo dicas de escolha e os 10 melhores modelos disponíveis no mercado!

Escolha dentre os vários tamanhos de piscinas para sua família!

Família pulando na piscina

Para construir uma piscina em casa, é preciso planejar com muito cuidado e pedir a ajuda de profissionais, desse modo, a piscina será um diferencial no seu jardim, além de oferecer momentos únicos e divertidos.

Hoje em dia, o mercado possui diversos modelos, configurações e valores que atendem aos seus desejos, então, não é mais necessário ter um local enorme ou aberto para construir uma piscina. Para compor o ambiente ou até mesmo para valorizar o imóvel, uma piscina em casa é a maior vontade nos dias mais quentes, proporcionando muito lazer, alegria e descanso para os amigos e toda a família.

Autor deste artigo

Produtora Audiovisual, escritora e roteirista.

Últimos posts


As 10 Melhores Impressoras 3D com Bom Custo-Benefício de 2022: Flashforge, Creality e muito mais!

As 10 Melhores Impressoras 3D com Bom Custo-Benefício de 2022: Flashforge, Creality e muito mais!

Está em busca de uma excelente impressora 3D, mas não quer gastar muito? Conheça agora os modelos com bom custo-benefício e saiba como escolher o modelo ideal!


Como limpar aliança de prata: que ficou preta, dicas e muito mais!

Como limpar aliança de prata: que ficou preta, dicas e muito mais!

Você sabe como limpar acessórios feitos de prata? Veja neste artigo passo a passo para lustrar, dicas e formas de manter sua peça brilhando.


Treino com halteres: para iniciantes, intermediário e muito mais!

Treino com halteres: para iniciantes, intermediário e muito mais!

Existe uma série de exercícios que podem ser aprimorados com os halteres, sejam treinos para membros inferiores ou superiores. Confira alguns deles aqui!


Treino ABCD: divisão de treinos, dicas, exemplos e muito mais!

Treino ABCD: divisão de treinos, dicas, exemplos e muito mais!

Já ouviu falar em treino ABCD para fazer na academia e auxiliar na hipertrofia? Confira esse artigo para saber como funciona, dicas, vantagens e desvantagens.


Motos custom: as mais baratas e as melhores que se pode encontrar!

Motos custom: as mais baratas e as melhores que se pode encontrar!

Neste artigo, saiba as novidades das motos custom e confira os diferentes modelos para ter uma em sua garagem, suas características e vantagens.


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


Perfume Alimentação