Como amaciar sapato: dicas para deixar um sapato novo amaciado!

Como amaciar sapato: dicas para deixar um sapato novo amaciado!

Precisando amaciar um sapato novo para deixá-lo mais confortável? Confira dicas essenciais para fazer isso.


Por que amaciar o sapato?

sapato adulo e infantil

Amaciar um sapato é essencial para fazer com que ele se adapte ao seus pés e consequentemente fique menos apertado ao andar. Sapatos novos costumam ser menos confortáveis justamente porque ainda não estão adaptados. Por isso, é comum o uso de técnicas para amaciá-los.

Se você quer garantir mais conforto para caminhar por longas distâncias, é importante utilizar uma das técnicas para amaciar o calçado e deixa-lo um pouco mais folgado em seus pés, mas sem ficar excessivamente largo. Existem diversos métodos caseiros que podem ser úteis para essa finalidade – e você não precisa gastar dinheiro para isso.

As técnicas a seguir também funcionam caso o sapato esteja apertando demais os seus dedos do pé, causando desconforto. A seguir, confira algumas delas e volte a usar aquele sapato que você não usava mais por conta do desconforto. São dicas bem simples e que podem ajudar muito no dia a dia.

Dicas de como amaciar um sapato novo

mulher com cadarço

Existem diversas maneiras de amaciar um sapato novo e garantir o conforto necessário para os seus pés ao caminhar, seja usando produtos caseiros, seja com o auxílio de produtos específicos. Desde sacos com água congelada até jornal com álcool, são vários jeitos diferentes de deixar o sapato menos apertado. Confira a seguir.

Coloque sacos com água congelada

Itens simples e que todo mundo tem em casa, tais como gelo e saquinhos plásticos, podem ajudar muito na hora de deixar um sapato menos apertado. Para isso, basta colocar o gelo dentro de um saco pequeno de modo que ele fique dentro da área que precisa ficar mais larga.

Depois, usando um saco maior, coloque o sapato dentro dele e insira-o no freezer, deixando lá por algumas horas. Quando você retirar os sapatos da geladeira, eles estarão prontos para usar.

Use a meia com secador

Outro truque bem interessante consiste em usar meias grossas e um secador de cabelos para deixar os seus sapatos mais largos. Você pode fazer isso bem rápido e sem gastar um tostão.

Primeiro, vista as meias mais grossas que tiver e, em seguida, calce os sapatos (isso pode ser desconfortável). Depois de calçá-los, mantenha um secador quente próximo aos seus pés, mas em uma distância que não lhe queime, por 1 a 2 minutos. Continue usando os calçados por 10 minutos.

Você pode fazer isso quantas vezes forem necessárias, até garantir que os sapatos estejam macios o suficiente.

Faça uso de jornal com álcool

Uma das técnicas mais utilizadas para amaciar os sapatos consiste no uso de jornais embebidos em álcool. Primeiro, molhe as folhas que irá usar com o produto e, depois de amassá-las bem, aperte-as bastante dentro do sapato.

Deixe os jornais com álcool por algumas horas dentro dos sapatos e, quando todo o produto tiver evaporado, é só remover as folhas e vestir os calçados. Você notará que eles estarão mais confortáveis e poderá usá-los normalmente após o uso desse método simples.

Utilize batatas

O uso de batatas é provavelmente uma das técnicas mais simples para deixar os seus sapatos menos apertados. Se você sentiu os dedos doerem depois de um longo dia andando, é só inserir batatas cujo tamanho alcance até a área dos dedos na parte interna do calçado.

Deixa as batatas dentro dos sapatos por alguns dias e, quando você retirá-las de lá, eles estarão mais macios e menos apertados. É importante verificar se as batatas alcançam toda a parte interna do sapato para que o truque funcione adequadamente. Caso contrário, ele pode não funcionar.

Tente usar os sapatos em casa

Usar os sapatos em casa é uma ótima maneira de garantir que eles se adaptem ao formato dos seus pés e, assim, fiquem menos apertados e mais confortáveis. Após a compra, tente utilizá-los para andar no quintal ou até mesmo dentro da sala de estar enquanto realiza tarefas simples.

Esse método é bastante útil, já que é normal que alguns tecidos fiquem mais apertados logo após a compra e lasseiem ao longo do tempo e com a frequência do uso. Se, mesmo após a tentativa, os sapatos continuarem apertados, considere usar outros métodos da lista.

Passe hidratante nos sapatos e nos pés

Passar hidratante na parte interna dos sapatos e também nos pés pode garantir que eles deslizem facilmente na hora de calçar os sapatos – e também pode trazer maior sensação de conforto ao andar.

No entanto, vale lembrar que o creme hidratante tende a deixar os pés escorregadios. Por isso, o ideal é usar essa técnica para lassear os sapatos andando com eles dentro de casa e evitando escadas, já que o risco de queda tende a ser maior quando há menos estabilidade. Evite também andar sobre superfícies íngremes quando estiver usando esse método.

Comece a utilizar meias finas

Você sabia que a meia fina também pode ajudar a deixar o seu sapato mais confortável? Isso porque, assim como o creme hidratante, ela permite que os pés deslizem mais facilmente para dentro dos sapatos, mas sem deixá-los tão escorregadios.

No entanto, se você notar que tem dificuldade em andar com meias finas devido à perda de estabilidade, é importante usar esse método para lassear os sapatos somente em casa, nunca na rua. A ideia é deixá-los mais largos com o uso prolongado. Assim, quando você estiver sem meias, poderá sentir o mesmo conforto.

Coloque talco

O talco pode ajudar a reduzir o atrito entre os pés e os calçados e, por isso, pode induzir à sensação de que eles estão mais largos. Além disso, ele é ideal para quem costuma suar nos pés durante a caminhada - e pode evitar o mau cheiro.

Usar o talco é muito simples: basta espalhar o produto por toda a parte interna do sapato, tomando cuidado após vesti-lo para que a parte externa dos seus pés ou do sapato não fique branca - afinal, ninguém precisa saber que você está usando talco, não é mesmo?

Tenta usar palmilhas confortáveis

Existem diversas palmilhas que são próprias para sapatos que machucam os pés, seja na parte dos dedos ou do calcanhar. Elas podem ser encontradas tanto pela internet quanto em lojas de calçados e costumam ser bem baratas.

O ideal é sempre optar por palmilhas que não sejam muito grossas, já que elas podem deixar o sapato ainda mais apertado. Prefira modelos mais finos a acolchoados, que podem aumentar a sensação de conforto, principalmente se outra técnica já tiver sido usada para deixar o calçado mais largo.

Palmilhas encontradas em lojas de produtos ortopédicos são ideais para quem tem problemas com joanetes ou costuma sentir muito desconforto nas laterais ou na parte inferior dos pés.

Tente colocar um pouco de amaciante

O amaciante também é um produto que pode ajudar a diminuir o desconforto ao usar sapatos muito apertados. O processo é bem simples: basta despejar algumas colheres do produto dentro do sapato e esperar que ele aja. Para potencializar o efeito, vale deixar os sapatos parados por algumas horas.

Depois que retirar o amaciante, é só deixar os sapatos secarem e usá-los normalmente. Você irá notar que eles estão mais confortáveis, já que o amaciante terá amolecido o tecido e possibilitado uma melhor adaptação dele aos seus pés.

Procure produtos específicos

Existem alguns produtos específicos - como espumas lasseadoras - que podem ser comprados pela internet, em supermercados ou em lojas de sapatos para amaciar os seus calçados e tornar o uso mais fácil.

É importante utilizá-las quando os demais métodos não funcionam, já que a combinação de ingredientes contidos nelas é própria para garantir o efeito necessário para usar os sapatos sem desconforto. É possível encontrar os sprays com essas espumas por cerca de R$ 40.

Escolha um sapato melhor

Escolher um sapato mais confortável é uma alternativa quando nenhum método funciona para lassear um calçado que está muito apertado e que, consequentemente, não lhe deixa andar direito.

Caso você decida comprar outro sapato, venda ou doe o sapato que não lhe serve para quem precisa. Assim, você ajuda a manter um sistema de consumo consciente e não deixa itens que não usa mofando dentro do guarda-roupa.

Se você decidir doar, existem diversas ONGs que coletam roupas e calçados – e cujo contato por ser encontrado nas redes sociais. Já, se você optar por vender o calçado, por usar o dinheiro para comprar outro mais confortável.

Dicas de como amaciar sapato que machuca o calcanhar

mulher de sapato com dor no calcanhar

Se os sapatos estão machucando o seu calcanhar, existem maneiras de deixa-los mais largos e, consequentemente, mais confortáveis, diminuindo o atrito dos pés com a parte interna deles. A seguir, confira métodos úteis para recuperar essas sapatos.

Use protetor de calcanhar

Um protetor de calcanhar é uma ótima maneira de impedir que o atrito dos sapatos machuque a sua pele. Esse item fundamental para o seu conforto pode ser encontrado pela internet ou em lojas de sapatos e de materiais ortopédicos – e não custa caro: é possível encontrar o produto por cerca de R$ 10.

Os protetores de calcanhar são usados na parte interna dos calçados, acima do calcanhar. Eles impedem a sensação de aperto e os machucados causados pelos atritos. Por isso, é importante usá-los principalmente para fazer longas caminhadas, evitando bolhas, dores e outros desconfortos.

Fita transparente

Você também pode proteger o seu calcanhar contra dores e machucados usando fitas adesivas protetoras, que são especificas para o uso de sapatos desconfortáveis e aderem aos pés, evitando o atrito direto com o tecido dos sapatos.

A vantagem de usar essas fitas é que elas são bem discretas e podem ser usadas não só nos calcanhares, como também em outras partes dos pés que acabam afetadas pelo uso contínuo de sapatos apertados, como os dedos e as extremidades laterais dos pés. As fitas também podem ser usadas para praticar esportes como a corrida.

Use curativo

Curativos feitos com gaze e fitas adesivas redondas podem ser fundamentais para proteger pequenas feridas nos calcanhares durante o uso de sapatos apertados e também para impedir que elas se formem. Nem sempre é possível perceber logo de primeira quando um sapato irá machucar essa parte dos pés; por isso, vale prevenir.

Os curativos são baratos e podem ser encontrados em qualquer farmácia, o que facilita ainda mais na hora de encontrar uma alternativa prática e inteligente para proteger os seus pés contra machucados. Caso seja possível, complemente a proteção com uma meia fina ou uma meia soquete. Mantenha os curativos guardados na bolsa para emergências.

Tiras de silicone

As tiras de silicone possuem um formato anatômico que se adapta completamente ao calcanhar e adere bem à pele, evitando que o atrito cause bolhas ou aquelas feridas tão incômodas nos calcanhares. Elas podem ser usadas tanto com sapatos sociais quanto com tênis ou outros calçados esportivos.

Outra vantagem dessas tiras consiste na sua discrição, já que elas são transparentes e não aparecem ao usar um sapato ou uma calça mais curta, que possa deixar os calcanhares em evidência.

As caixas com várias tiras custam entre R$ 20 e R$ 30 - e podem ser encontradas em farmácias, lojas de ortopedia e outros estabelecimentos, como lojas de utilidades. Você também pode comprar esse produto pela internet, seja em sites ou aplicativos de compras.

Tecido adesivo

As tiras adesivas para proteger os calcanhares também podem ser usadas em versões feitas de tecido, que promovem ainda mais conforto e aderem completamente aos calçados. Elas podem ser adquiridas tanto em tons da cor nude (ou seja, em tons de pele variados) quanto na cor dos sapatos.

Você pode encontrar as tiras adesivas de tecido nos mesmos locais das tiras de silicone, embora elas sejam um pouco mais caras por conta da adição dos tecidos que as revestem: um par delas custa cerca de R$ 15.

Use as dicas para amaciar o sapato e nunca mais use um que te machuque!

sapatos

Agora que você já conhece tantos truques diferentes para proteger os seus sapatos, pode usar alguns deles para evitar o desconforto ao percorrer longas distâncias caminhando. Experimente combinar mais de um truque caso os sapatos estejam muito apertados.

Já, se você sofre com problemas ortopédicos, o ideal é recorrer a lojas especializadas nesse tipo de produto e consultar um especialista caso esses problemas persistam. Além disso, é importante evitar a compra de sapatos desconfortáveis caso o incômodo possa ser sentido no momento da compra na loja.

Lembre-se de manter alguns produtos – como as palmilhas ou as fitas transparentes – guardados caso haja alguma emergência na hora de vestir um calçado para sair, garantindo assim que nenhum imprevisto o atrapalhe na hora de usar um sapato que você gosta ou de andar mais do que o necessário.

Autor deste artigo

Ariane é estudante de filosofia e redatora freelancer, unindo sua paixão pela escrita nos estudos e na profissão.

Últimos posts


UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

Procurando um software com muitos serviços para a edição de seus documentos? Confira neste artigo informações sobre UPDF, todas as vantagens e ferramentas!


O Moto G52 é bom? Confira se é tudo o que espera!

O Moto G52 é bom? Confira se é tudo o que espera!

Gostaria de saber tudo sobre o Motorola Moto G52? Neste artigo, apresentamos uma descrição detalhada desse smartphone para facilitar a sua compra!


O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Quer saber se o Moto G71 é bom? Neste artigo, veja a ficha técnica do celular da Motorola, vantagens, desvantagens, indicações de usuário e muito mais!


As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

Está pensando em comprar uma TV de 32 polegadas e não sabe por onde começar? Venha conferir as 10 melhores opções do mercado e como escolher o produto ideal!


As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

Em dúvida sobre qual TV de 43 polegadas comprar? Veja neste artigo dicas de como escolher o melhor modelo e um ranking com os 10 melhores produtos atuais!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Doces e sobremesas