Piso antiderrapante para banheiro: porcelanato líquido, polido e mais!

Piso antiderrapante para banheiro: porcelanato líquido, polido e mais!

A escolha de um piso antiderrapante para o banheiro é uma das mais complexas na reforma de uma casa. Veja neste artigo o melhor para o seu banheiro!


Piso antiderrapante para banheiro: para que acidentes não aconteçam!

Piso preto e branco de banheiro

A escolha do piso do banheiro depende de uma série de fatores e é uma das mais complexas em uma casa. Isso acontece porque é preciso considerar que além de oferecer tranquilidade, o espaço precisa promover o conforto e a praticidade. Além disso, todos esses aspectos práticos precisam ser alinhados à beleza.

Portanto, durante a construção de uma casa ou mesmo uma reforma, o banheiro é um espaço que merece atenção especial. Como ele exige uma limpeza mais profunda, frequente e com produtos abrasivos, tais aspectos também exercem influência na escolha porque é preciso evitar desgastes que reduzam a vida útil do piso.

Ao longo do artigo essas questões serão comentadas em maiores detalhes. Além disso, a segurança também será levada em consideração visto que o banheiro é um espaço no qual os acidentes podem acontecer com maior facilidade. Portanto, se você quer saber mais sobre isso, continue a leitura.

Pisos antiderrapantes para banheiro

A segurança é um dos aspectos mais importantes na escolha de um piso para o banheiro e uma forma de garanti-la é optando por pisos antiderrapantes. Existem várias opções no mercado que podem atender bem a essa questão e garantir beleza para o espaço. Veja mais detalhes na próxima seção.

Piso de porcelanato polido

Piso de porcelanato

O porcelanato polido é um tipo de revestimento que tem ganhado bastante espaço no mercado. Isso se deve à sua beleza, que ajuda na valorização do ambiente e torna qualquer decoração mais interessante graças ao brilho do material. Além disso, outra vantagem do porcelanato polido é a diversidade de tamanho das placas e das cores.

Entretanto, o piso não é uma boa escolha para espaços como o banheiro por questões de segurança. Trata-se de um material escorregadio especialmente quando entra em contato com a água. Portanto, para utilizá-lo nesse cômodo, somente fora da área do box. Ainda assim, demanda reflexão.

Piso porcelanato acetinado

Piso porcelanato acetinado preto

O piso de porcelanato acetinado se adapta bem ao espaço do banheiro quando o assunto é a segurança. Menos escorregadio que porcelanato polido, ele tem como vantagem o fato de que não reflete tanto as luzes, o que torna a visualização do ambiente menos cansativa. Isso acontece uma vez que o material é menos brilhante.

Para quem deseja construir um espaço voltado para o aconchego e o conforto, esse material é o ideal. Outro ponto favorável é a sua boa resistência. Por fim, vale citar que pelo fato de ser menos escorregadio ele pode ser instalado sem problemas na área do box.

Piso porcelanato amadeirado

Piso porcelanato acetinado

Como a madeira e a água não se dão muito bem, uma opção interessante para quem deseja ter esse material no banheiro é o porcelanato amadeirado. Através dele é possível ter um banheiro com a aparência da madeira, mas sem usar um material que vai sofrer danos constantes. Portanto, este revestimento possui mais resistência e transmite a sensação de conforto da madeira.

É possível afirmar que alguns simulam tão bem o material que possuem até mesmo as suas ranhuras. Não é um piso escorregadio e a sua limpeza é muito fácil. Entretanto, vale ressaltar que possui custos mais altos que outros tipos de porcelanato.

Piso de porcelanato líquido

O porcelanato líquido é uma opção muito interessante e moderna para os banheiros. Além da beleza que oferece ao cômodo, ele tem como vantagem o fato de não usar rejunte, o que contribui para dar a sensação de amplitude para o cômodo. Do lado da modernidade vale citar que o material possibilita a aplicação de desenhos com efeito em 3D.

Devido à ausência dos rejuntes, o porcelanato líquido é um piso muito fácil de limpar. Conta com várias cores disponíveis no mercado e vários estilos distintos. Por ser liso, ele deve ser evitado na área do box por questões de segurança.

Piso de pastilha

As pastilhas são uma presença muito frequente no banheiro. Porém, em geral, elas aparecem nas paredes e como detalhes. Mas isso não impede que sejam usadas como piso. Nesse caso, o tamanho pode ser um fator determinante para a escolha, visto que elas são menores e podem favorecer cômodos não muito amplos, dando a sensação de que eles são mais amplos.

Além disso, outro fator que torna as pastilhas interessantes para muitas pessoas é a variedade de cores, que faz com que elas se adaptem muito bem a qualquer tipo de decoração. Um ponto que deve ser destacado é o preço elevado.

Piso de cerâmica

Piso de cerâmica

Quando se fala sobre materiais antiderrapantes, a cerâmica é uma das primeiras citadas. Isso acontece devido à sua versatilidade, que permite que ela se encaixa em qualquer tipo de ambiente e acrescente um toque mais elegante ao banheiro. Além disso, esse revestimento se destaca devido à sua qualidade, que garante boa durabilidade, e à sua facilidade de limpeza.

Muitas pessoas podem considerar que este é um revestimento caro. Porém, quando se pensa a questão da durabilidade, o preço acaba por se justificar e a cerâmica se mantém como um dos pisos mais interessantes para o banheiro, um espaço que demanda materiais mais resistentes.

Piso emborrachado

Piso emborrachado

Embora o piso emborrachado seja mais popular entre empresas, ele pode ser usado no banheiro, em especial por pessoas que estão visando a segurança acima de qualquer outra coisa. Costuma ser bastante procurado por quem tem pessoas idosas na família ou mesmo com qualquer tipo de dificuldade de locomoção devido ao seu material antiderrapante.

Entretanto, muitas pessoas têm dificuldade para imaginar o piso emborrachado combinando com o restante da decoração. Mas existem vários projetos que aliam as duas coisas de forma eficiente e criam um visual interessante para o banheiro. Portanto, é interessante conversar com um profissional sobre isso.

Piso de cimento queimado

O cimento queimado é uma técnica aplicada em cima do piso e tem ganhado bastante popularidade entre as pessoas que desejam construir ambientes modernos e arrojados. Assim, ele pode ser usado para conseguir esse efeito no banheiro, mas alguns cuidados precisam ser observados para garantir a durabilidade, visto que o cimento queimado pode rachar facilmente.

No caso do banheiro, é interessante que a técnica seja aplicada somente na área externa do box. O contato com a água faz com que a superfície do cimento queimado se torne lisa. Portanto, evite a técnica na área do box para prolongar a sua duração e evitar a necessidade de troca do piso.

Piso de madeira

Piso de madeira

A madeira é um material que tem alta absorção de água. Portanto, não se dá bem com a água e também não é resistente aos vapores. Como ambos são presença constante no banheiro, muitas pessoas descartam estes revestimentos e optam pelo porcelanato amadeirado quando desejam conseguir um efeito similar ao da madeira.

Porém, vale citar que atualmente existem alguns projetos arquitetônicos que conseguem aplicar a madeira ao banheiro. A resistência será um pouco menor do que a de outros pisos e nem toda madeira poderá ser usada, mas existem espécies que suportam melhor a questão da umidade.

Piso de pedra

Piso de pedra

Existem várias opções de piso de pedra no mercado. Entretanto, nem todas podem ser aplicadas no banheiro devido à sua porosidade, que facilita a absorção de água e prejudica a resistência do material. Logo, para quem deseja usar este material no cômodo, o mais indicado é optar por mármore, um material de aparência homogênea que se adapta bem a qualquer espaço.

Além disso, o mármore pode ser encontrado em várias texturas e cores diferentes, o que faz com que seja fácil combiná-lo com a decoração. Entretanto, o seu preço é bastante elevado em relação a outros revestimentos para este espaço.

Como escolher o melhor piso para banheiro

Piso de pastilhas em banheiro

A escolha do melhor piso para banheiro passa por alguns critérios, como as cores e a decoração do espaço. Além disso, existem materiais que não são recomendados por não serem resistentes à água. Portanto, todas essas questões serão comentadas a seguir. Continue a leitura para saber mais a respeito disso.

Cores neutras

Em geral, os banheiros possuem cores neutras e claras. Além disso, outro aspecto que chama a atenção é a escolha de texturas, visto que muitas pessoas preferem a descrição. É válido ressaltar que nada disso acontece por acaso e está diretamente ligado à sensação que os revestimentos com essas características evocam.

As cores neutras provocam a sensação de amplitude. Portanto, mesmo que o banheiro seja pequeno, ele vai parecer maior e isso potencializa o conforto. Além disso, a neutralidade do ambiente faz com que os pisos não precisem ser trocados com regularidade porque as chances de os moradores enjoarem são menores.

Leve em conta a decoração

A decoração do banheiro deve ser considerada na escolha do piso e precisa ser pensada como um todo. Portanto, além da escolha de tons mais claros, eles devem ser próximos para proporcionar maior harmonia ao ambiente, garantindo o conforto e a beleza do espaço. Devido a isso, muitas pessoas optam por escolher pisos que combinem com os revestimentos das paredes e com os demais acessórios.

Na dúvida, o melhor é sempre apostar no básico e deixar a ousadia para outros espaços da casa. É importante lembrar-se da necessidade de limpeza constante do banheiro, que faz com que esse cômodo precise ser funcional antes de qualquer coisa.

Porcelanato é a melhor indicação

Atualmente, existem diversas opções de pisos no mercado e várias podem ser usadas no banheiro. Entretanto, o porcelanato segue como a melhor indicação e é bastante procurado para revestir os banheiros. É possível afirmar que a popularidade do material está associada à sua resistência aos produtos abrasivos que precisam ser usados na limpeza do cômodo.

Além disso, o porcelanato é bonito, durável e impermeável. Todos esses fatores contribuem para uma instalação facilitada e quando somados à variedade de tamanhos e de cores das placas de porcelanato fazem com que ele se torne a melhor indicação para o banheiro.

Madeira não é recomendado

Apesar de ser um material muito bonito e vistoso, a madeira é altamente contraindicada para o banheiro. Isso acontece porque ela não suporta muito bem a umidade e, portanto, as limpezas constantes vão causar um desgaste acelerado, levando à necessidade de substituição em um período de tempo mais curto. Outro fator que contribui para o desgaste é a baixa resistência da madeira ao vapor.

Quem deseja ter a aparência deste material no banheiro não precisa abrir mão por completo. Atualmente existem no mercado alguns porcelanatos que imitam com eficiência as características da madeira e podem ser usados nos banheiros.

Pastilhas de vidro podem ser uma boa opção

As pastilhas de vidro convivem muito bem com a água e, portanto, podem ser uma ótima opção para os banheiros. Em geral, esse revestimento é usado nas paredes para dar um charme a mais e são uma opção muito interessante. As pastilhas são pequenas e isso pode contribuir significativamente para fazer com que o ambiente transmita a sensação de amplitude.

Além disso, para quem gosta de variedade e quer ousar um pouco mais na decoração, as pastilhas de vidro podem ser encontradas em várias cores. Porém, o preço é um detalhe que merece atenção visto que elas são mais caras do que pisos tradicionais.

Piso cerâmico é muito usado

A cerâmica também é um material que se adapta com facilidade ao espaço do banheiro. Ela se torna atrativa para muitas pessoas devido à sua diversidade de cores e de estilos. Outro fator que contribui bastante para popularizar o revestimento cerâmico nesses espaços da casa é a oportunidade de dar a eles um toque mais pessoal e decorativo.

Vale ressaltar que em termos de custo benefício o piso cerâmico também se mostra uma opção muito interessante. Mas como desvantagem do material é possível citar que ele é bastante temporal e pode acabar parecendo antigo em pouco tempo, o que pode fazer com que os moradores queiram substitui-lo.

Cimento queimado só fora do box

O cimento queimado tem ganhado bastante popularidade por dar às casas um espaço moderno e despojado. A técnica pode ser usada nos banheiros, mas é preciso ter atenção ao local onde será aplicada. Assim, vale citar que o cimento queimado somente deve ser usado na área externa do box.

Isso se deve ao fato de que, quando ele é exposto à água, a sua superfície se torna lisa. Logo, o efeito desaparece e podem surgir trincas, o que gera a necessidade de substituir todo o piso. Portanto, procure usá-lo somente do lado de fora do box e caso seja possível, impermeabilize o cimento queimado para prolongar a sua duração.

Ajuda profissional é sempre bem-vinda

As opções do mercado podem causar dúvidas em pessoas que não entendem muito a respeito dos materiais e das funcionalidades de cada revestimento. Portanto, pedir ajuda profissional é sempre válido para tirar essas dúvidas. Nos casos citados, os próprios atendentes das lojas de materiais sabem explicar em qual espaço cada piso se adapta melhor.

Entretanto, caso você esteja em dúvidas quanto à decoração, os designers de interiores são as melhores opções para analisar as suas necessidades e elaborar planos que aliem a beleza e a funcionalidade do espaço. Então, caso seja possível, opte por consulta-los durante a construção ou reforma da sua casa.

Escolha um piso fácil de limpar

O banheiro é um cômodo que demanda muitas limpezas. Por vezes, existe a necessidade que elas sejam feitas diariamente para a manutenção adequada do espaço. Portanto, escolher um piso que seja fácil de limpar é essencial para facilitar a rotina. Nesse sentido, existe vários fatores que contam, como a resistência a produtos abrasivos.

Para promover uma limpeza eficiente no banheiro, é preciso usar mais do que água e detergente, os produtos mais comuns em outros espaços da casa. Portanto, uma presença constante é a água sanitária, que pode causar desgaste ao revestimento. Assim, escolha um piso de material resistente.

Evite pisos polidos

Os pisos polidos, especialmente os porcelanatos, têm se popularizado bastante e estão se tornando os queridinhos do público. Eles conseguem promover a valorização da decoração devido ao seu brilho e, portanto, muitas pessoas acreditam que esta é uma maneira fácil de ter um banheiro mais bonito e sem precisar dedicar muita atenção a outros detalhes.

Porém, o porcelanato polido é escorregadio quando está molhado. Então, não é um material seguro para ter no banheiro. Quando opte por aplicá-lo, dê preferência para as áreas externas do box, mas ainda assim essa decisão deve ser pensada com cuidado e considerando os moradores da casa.

Escolha um piso antiderrapante que traga segurança e beleza!

Piso de porcelanato marrom

Escolher um piso para o banheiro é uma tarefa bastante complicada. Este é um ambiente da casa que precisa aliar uma série de questões, como a beleza e a segurança, que nem sempre caminham juntas. Portanto, trata-se de algo que deve ser pensado nos mínimos detalhes e se possível com a ajuda de profissionais competentes.

Atualmente, existem vários tipos de revestimento que se popularizaram e são aplicados nos banheiros. Entretanto, nem todos levam a questão da segurança em conta e isso é algo muito importante porque o banheiro é um espaço da casa no qual vários acidentes podem acontecer devido à presença da água.

Então, se você está fazendo uma reforma ou construindo uma nova casa e ainda tem dúvidas sobre qual piso escolher para o banheiro, aproveite as dicas do artigo para se informar e tomar uma decisão mais consciente para o seu ambiente!

Autor deste artigo

Últimos posts


Os 10 Melhores Monitores 75Hz de 2022: LG, AOC e muito mais!

Os 10 Melhores Monitores 75Hz de 2022: LG, AOC e muito mais!

Em busca do melhor monitor 75 Hz? Confira neste artigo dicas de como escolher o ideal para você, além de um ranking com os 10 melhores produtos de 2022!


Os 10 Melhores Celulares para Jogar Free Fire de 2022: Xiaomi, Realme e muito mais!

Os 10 Melhores Celulares para Jogar Free Fire de 2022: Xiaomi, Realme e muito mais!

Pensando em como escolher o melhor celular para jogar free fire? Acompanhe as dicas de escolha e o ranking com os 10 melhores produtos da categoria a seguir.


As 15 Melhores Smart TVS de 2022: da LG, Samsung e mais!

As 15 Melhores Smart TVS de 2022: da LG, Samsung e mais!

Procurando a melhor Smart TV para comprar? Veja neste artigo os melhores modelos do mercado, como escolher a ideal e encontre a Smart que mais combine com você!


As 10 Melhores TVs de 55 polegadas de 2022: LG, Samsung e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 55 polegadas de 2022: LG, Samsung e muito mais!

Quer curtir seus programas favoritos na telona? Neste artigo, apresentamos as 10 melhores TVs de 55 polegadas do mercado, como escolher e onde comprar!


As 10 Melhores Geladeiras com Bom Custo-Benefício de 2022: Brastemp, Panasonic e muito mais!

As 10 Melhores Geladeiras com Bom Custo-Benefício de 2022: Brastemp, Panasonic e muito mais!

Quer uma geladeira de qualidade que seja em conta? Aqui você encontra um ranking com as 10 melhores geladeiras com bom custo-benefício e aprende como escolher!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


Perfume Alimentação Saúde sexual Doces e sobremesas Sapatos