Cores para pintar porta de madeira: tipo de tintas, como pintar e mais!

Cores para pintar porta de madeira: tipo de tintas, como pintar e mais!

As portas coloridas são uma excelente opção de decoração! Veja quais cores combinam mais com ambientes internos e externos!


Cores para pintar porta de madeira: interna e externa!

pintar porta de madeira branca

Redecorar a casa permite explorar vários elementos e cores, para sair do convencional. Investir em algo diferente e que traga mais alegria para a casa. As portas coloridas ganharam muito espaço no mundo da decoração recentemente, pois garantem diversas possibilidades e também é uma excelente forma de dar destaque para algo antes pouco considerado.

Para valorizar o ambiente e dar um ar mais vívido portas de cores mais chamativas e quentes, que são uma excelente opção para espaços tanto internos como externos, basta encontrar a melhor forma de combinar as portas com os outros itens de decoração ao redor. Leia mais a seguir!

Cores para pintar portas de madeira interna

porta de madeira branca

As cores podem ser escolhidas de acordo com o ambiente, mas as mais utilizadas são as mais vivas e quentes. Para os ambientes internos, é importante se considerar as cores das paredes dos cômodos onde as portas estarão e outros itens de decoração. Veja alguns exemplos de cores para usar!

Branca

O branco é uma cor clássica, e combina com qualquer tipo de ambiente. Para portas de madeira esta é uma combinação excelente, pois garante o ambiente mais claridade e dá um toque minimalista, sem muito apelo, mas que completa muito a decoração do ambiente sem que este fique muito carregado.

Escolher o branco para pintar uma porta de madeira não tem erro, seja em qualquer ambiente não há a menor possibilidade de que esta cor não fique perfeita. Portanto, esta é uma escolha que se destaca pela simplicidade e elegância, além de fugir do comum das portas de madeira cruas.

Amarela

O amarelo é uma cor quente e alegre, e muitas pessoas ainda podem ter um certo receio por acreditarem que esta cor não combina com nada. Mas a realidade é bem outra, pois as portas de madeira amarela são uma opção muito atraente e que garantem mais alegria para o ambiente.

Com o tempo o amarelo ganhou muito espaço no gosto até mesmo de especialistas e decoradores, e agora tem sido muito usado para pinturas de porta de ambientes internos, garantindo um ar mais despojado e aconchegante. Uma boa combinação é investir em tons de branco em cinza no resto da decoração.

Vermelha

Ao investir em uma decoração mais moderna, vale a pena optar por uma porta na cor vermelha para o ambiente interno. Esta é uma cor que combina muito com diversos ambientes, mas para portas é comum que seja utilizada em cozinhas por exemplo, pois acaba combinando mais com os elementos que serão inseridos na decoração destes ambientes.

Para não pesar muito na decoração, procure investir em tons mais leves ao redor da porta vermelha, para que ela seja o centro das atenções e se destaque sem que o ambiente fique muito carregado e intenso. As portas de madeira vermelhas são ideais para ambientes mais abertos.

Azul

Os vários tons de azul são muito usados para decoração de paredes e outros, mas também vale muito a pena investir nesta cor para pintura de portas de ambientes internos. Uma tonalidade que se destaca neste caso é o azul turquesa, que está constantemente em alta entre os especialistas, pois dá um ar mais despojado e um efeito alegre ao ambiente.

Se você está em busca de mudar o ambiente, experimente usar esta tonalidade em uma porta de madeira de qualquer ambiente da casa e verá a diferença. O mais comum é que seja usado em locais como salas e quartos.

Rosa

O rosa por muito tempo foi tido como uma cor feminina, mas há algum tempo a cor tem sido cada vez mais valorizada pra decorações de diversos ambientes, pois além de garantir mais iluminação e alegria, também é uma opção considerada até mesmo discreta a depender do tom utilizado.

Esta cor pode ser usada até mesmo em ambientes mais minimalistas, ao contrário do que se pensa não é somente o preto e o branco que podem ser usados neste tipo de decoração. Para garantir um ambiente mais leve e iluminado, experimente utilizar a cor rosa nas portas com elementos como riscos em branco.

Roxa

As várias tonalidades de roxo garantem ao ambiente um ar mais moderno. A cor por muito tempo não era utilizada para decoração pois muitas pessoas não consideravam que esta seria uma opção boa para tal. Ainda é muito difícil de ver esta cor como parte da decoração desta forma, com portas e paredes, mas aos poucos tem se tornado mais comum.

Mas as portas de madeira em roxo são versáteis, e ao contrário do que se imagina podem combinar muito bem com vários ambientes. Apesar de ser um tom forte, outros elementos no ambiente de tonalidades como branco e dourado são uma ótima opção.

Cores para pintar portas de madeira externas

pintar porta marrom

As portas coloridas são muito mais comuns em ambientes externos, que dão para áreas como jardins e outros. Mas com o tempo este tipo de decoração de popularizou facilmente, pois traz um ar aconchegante e alegre logo para a entrada da casa. Confira algumas opções incríveis que podem ser utilizadas!

Branca

As portas brancas são um clássico para qualquer tipo de ambiente, e para decorações mais sóbrias são altamente indicadas. Para áreas externas esta é a cor mais comum que você poderá ver, mas isso não faz com que não sejam uma opção muito boa para se adotar, pois a depender do tipo de construção complementam a decoração.

Além do mais, esta é uma cor muito prática, pois é fácil de combinar com qualquer local. Sendo assim, a pintura da casa na área externa, que muitas das vezes investe-se em tons mais coloridos e até mesmo escuros, não fica carregada e ganha uma iluminação favorecida pela porta branca.

Preta

A cor preta garante sempre um tom mais moderno ao ambiente no quesito decoração. Portanto, as portas de madeira preta garantem a possibilidade de inovar, pois neste caso pode combinar a madeira com vidro ou outros materiais, e até mesmo utilizar portas bem mais altas, já que serão colocadas na área externa da casa.

O estilo conhecido como all black não costuma ser adotado para as portas desta forma pois acaba trazendo uma de ambiente pesado, por isso é melhor que se invista nesta combinação de elementos, como a madeira e vidro com portas altas, pois o resultado esta mistura é incrível.

Cinza

A porta cinza segue o mesmo padrão da branca, é clássica e pode ser inserida em qualquer tipo de ambiente, inclusive em áreas externas pois é possível combinar este tom com tudo. É uma escolha certeira e que dificilmente vai dar errado, por isso se tornou até mesmo uma das cores preferidas de designers para estas finalidades.

Escolher uma porta de madeira cinza é o ideal para poder se investir na decoração do ambiente ao redor, se você deseja mais cor para as paredes externas e outros elementos que serão colocados nesta decoração. Isso pois ela é complementar, e vai bem com qualquer outro tom.

Amarela

As portas amarelas para área externa se tornaram rapidamente muito comuns para os que gostam de ambientes coloridos e alegres. Por mais que se tenha ainda muito preconceito com a utilização desta cor para decoração. Mas a tendência é que o amarelo apareça cada vez mais.

Para os especialistas da área de decoração, o tom está cada vez mais em alta principalmente para ser utilizado em portas de áreas externas. Para garantir que o elemento central da decoração será a porta de fato, ao redor invista em outras cores complementares, como o branco, que pode ser inserido na fachada.

Vermelha

O vermelho já faz parte deste tipo de decoração há bastante tempo, é comum em locais como a Europa que as casas se utilizem deste tom em suas portas de madeira clássicas. Vários prédios clássicos da região se utilizam desta cor, e em geral ela é combinada com tijolinhos ou outros elementos semelhantes que garante charme para a decoração.

Mas não somente em locais da Europa, pois a cor tem se popularizado e por aqui pelo Brasil também tem sido muito adotada parte estas finalidades na decoração, pois muitos projetos agora buscam investir nos tons de vermelhos para portas de madeira

Azul

O azul pode ser considerado como um tom que sempre será considerado de alguma forma como tendência para portas de áreas externas. Por possui várias tonalidades distintas, o azul combina muito com as portas de madeira, e pode ser combinado com elementos em branco, como vincos e outros detalhes nas maçanetas, por exemplo.

Esta é uma cor coringa, por mais que garante um certo destaque para o ambiente externo não é das que mais chama a atenção por se tratar de um clássico. Assim, se você quer investir em uma porta que traga versatilidade para o ambiente externo, invista no azul.

Marrom

As portas em tons marrons são um clássico, e por mais que não tragam inovação não podem de forma alguma serem deixadas de lado ao se falar a respeito de ambientes externos. Portanto, esta é uma escolha segura, e se você deseja uma decoração mais clássica, minimalista e sem investir muito em cores, o marrom é o ideal.

Esta cor garante um estilo contemporâneo e é muito indicada para casas em áreas urbanas que contam com uma arquitetura tradicional. São várias as possibilidades, pois você pode investir em tons mais claros ou escuros a depender do resto da decoração.

Tipo de tintas para pintar porta de madeira

pintando porta branca

Para pintar uma porta de madeira é necessário escolher uma boa tinta, de qualidade e que se fixe neste tipo de superfície totalmente para que não ocorram surpresas com o tempo. A escolha antes mesmo do tom que será usado é sobre a composição da tinta. Saiba quais tipos usar!

Látex PVA

O Látex PVA é o material mais indicado para que seja feita a pintura de portas que ficarão em ambientes internos. Isso, pois conta com uma composição que garante que o ambiente não ficará com um cheiro forte de tinta, e evita que pessoas alérgicas, por exemplo, sejam afetadas por isso.

Portanto, pode ser pintada no próprio ambiente sem que perdure um cheiro forte no local. Além do mais, este tipo de tinta também conta com uma secagem muito rápida. Devido a estas qualidades e facilidades o mais indicado para pintura de portas internas é o LátexPVA.

Esmalte à base de água

As tintas esmalte a base de água também são altamente indicadas para pintura de portas, pois além de uma excelente fixação estas contam com uma composição que garante que não irão tomar o ambiente por um cheiro forte de tinta, que é comum de se notar em outros tipos.

Por isso, se você está em busca de uma tinta para pintar a sua porta de madeira na parte interna da casa, uma boa escolha é optar pela esmalte a base de água, pois ela pode garantir muita praticidade e agilidade no processo, pois sua secagem acontece de forma muito rápida.

Acrílica

As tintas acrílicas também são muito indicadas para pintura de madeira, pois elas podem ser diluídas em água o que garantirá também que não passem um cheiro forte para o ambiente como outras composições acabam fazendo.

Neste caso, as tintas acrílicas são indicada para portas que ficam em ambientes externos, pois são mais resistentes e podem garantir muito mais tempo de duração da pintura, visto que nestes locais as portas ficam sujeiras a questões climáticas e também o uso destas será muito mais intenso. Portanto, é uma opção muito válida para investir na pintura da sua porta externa.

Como pintar porta de madeira

pintando porta de madeira branca

Para pintar sua porta de madeira é necessário que sejam feitos alguns preparativos após a escolha de uma boa e adequada tinta para o tipo de material usado e local onde esta será utilizada. Os processos a pintura são simples, mas precisam ser seguidos corretamente. Veja a seguir como fazer!

Preparando a porta de madeira

Primeiro, prepare a porta de madeira para ela receber a pintura, assim, é preciso iniciar o processo limpando a superfície da porta e retirando todo o pó que esteja nela. Deixe ela completamente limpa. O processo pode ser feito com o uso de água e sabão neutro. Deixe que a porta seque.

Em seguida, após a secagem da porta limpa, cubra tudo que não será pintado com fita crepe, como maçanetas e dobradiças para que não sejam afetadas pela tinta da pintura. Em seguida forre o chão da região onde a porta está para evitar que caia tinta no piso.

Lixando a porta de madeira

O processo seguinte será para lixar a porta, mas antes de tudo não se esqueça de utilizar luvas , óculos e máscara de proteção para dar início este passo. Assim, lixe toda a superfície da porta que será pintada. Caso ache necessário, repita o processo mais de uma vez para garantir.

Use uma lixa grossa, para conseguir mais sucesso no processo. Ao final, quando a porta estiver totalmente lixada e a tinta anterior tiver sido removida, você precisa passar um pano úmido para remover o pó. Por fim, deixe que a porta seque novamente para dar continuidade a pintura.

Corrigindo a porta de madeira

Após o processo de lixar a porta é comum que você note que esta está com algumas imperfeições, e é agora neste processo que você terá oportunidade de corrigir estes erros antes de iniciar a pintura de fato.

Caso note alguns defeitos, é possível que você passe uma massa em cima para reparar estas falhas. Isso pode ser feito usando de uma espátula. Caso você precise seguir este passo, deixe que a massa seque antes de continuar a pintura. Pode ser necessário passar a lixa novamente no local onde foi adicionada a massa para deixar a porta lisa novamente.

Primer

Com a porta totalmente seca, você precisará aplicar um primer. Este processo vai facilitar muito para que a tinta pegue por toda a porta de forma uniforme. Passe o primer por todo o local da porta que será pintado posteriormente e se cerifique que está sendo feito de uma forma uniforme.

Deixe em seguida que o primer fique secando para continuar. Após a aplicação do primer será necessário lixar novamente a porta para tirar o excesso do produto e garantir que a porta está lisa e sem defeitos. Assim, passe uma lixa de forma leve para retirar o excesso do produto para seguir para o próximo passo.

Pintando a porta de madeira

Após garantir que a porta está toda preparada, este é o momento de aplicar a tinta. Passe com muito cuidado a tina por toda a porta, garantindo que ela está sendo inserida em todos os cantos da porta.

Quando ela estiver pronta, se quiser garantir que tudo está no seu devido lugar aplique mais uma camada de tinta usando o rolo maior, pois ele terminará de cobrir tudo que estiver faltando. Se sentir que é necessário dar mais uma demão, espere secar e repita o processo novamente. Neste caso você precisa avaliar se a tinta ficou fraca ou ainda é possível ver abaixo dela.

Verniz

Ao se certificar de que a porta está totalmente coberta pela tinta, é a hora de passar por verniz. Este processo é para dar o acabamento final na porta e garantir que ela ficará com um aspecto de nova dando um efeito acetinado, fosco ou semibrilho, a depender das preferências de quem está pintando.

Por isso, você pode escolher um verniz que esteja de acordo com os efeitos que você espera para esta porta. Assim, se você prefere um efeito mais fosco, opte por este verniz e aplique ele por toda a porta. Caso prefira um toque mais acetinado, esta também é uma excelente ideia.

Inove a sua casa com as cores para pintar porta de madeira!

pintando porta

O uso das cores na decoração está ganhando um grande espaço e cada vez mais os ambientes tanto internos como externos estão sendo valorizados por tons quentes, e não somente em itens decorativos. Investir nas cores para pares de portas é uma excelente opção.

Portanto, se você está em busca de dar mais vida para o seu apartamento ou casa, procure investir em portas coloridas na sua decoração, elas podem dar um ar totalmente diferente e mais aconchegante e alegre para o ambiente. Siga as nossas dicas e veja quais cores mais te agradam e aproveite para inovar em sua casa!

Autor deste artigo

Últimos posts


O Motorola Moto G53 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G53 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Em busca de um celular intermediário mais acessível? Conheça neste artigo tudo sobre o Moto G53, o intermediário com tecnologia 5G da Motorola!


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Em busca do headset ideal para jogar seus games favoritos? Neste artigo, apresentamos os 22 melhores headsets gamers para 2024, como escolher e onde comprar!


Os 12 Melhores Notebooks de até 4.000 reais de 2024: Dell, Lenovo e muito mais!

Os 12 Melhores Notebooks de até 4.000 reais de 2024: Dell, Lenovo e muito mais!

Em busca do melhor notebbok para o seu orçamento? Neste artigo, apresentamos os 12 melhores notebooks até 4000 reais de 2024, como escolher e onde comprar!


Notebook Samsung é Bom? Lista com os 10 melhores modelos de 2024!

Notebook Samsung é Bom? Lista com os 10 melhores modelos de 2024!

Ainda não sabe qual notebook Samsung escolher? Confira neste artigo os melhores notebook Samsung, suas características e como escolher o modelo ideal para você!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Doces e sobremesas Moda Artigos Esportivos