Por que morar em uma destas cidades?
Se você está cansado das grandes metrópoles e deseja ter uma qualidade de vida maior aliando tranquilidade e custo benefício, este artigo é para você! Aqui listamos as cidades com o menor custo de vida do Brasil.
Atualmente, o custo de vida individual está cada vai mais alto, a economia está em crise e nesse sentido a maioria das pessoas está procurando alternativas de como viver melhor em meio a tantas adversidades, desse modo, a procura por cidades mais tranquilas e com custo de vida menor tem aumentado cada vez mais.
No Brasil existem muitas opções de cidades que aliam qualidade de vida, comodidade e um custo de vida consideravelmente baixo comparado aos grandes centros urbanos, inclusive algumas capitais lideram esse ranking. Confira a seguir as opções que preparamos para você com as cidades com menos custo de vida do Brasil e analise se vale a pena morar em uma delas.
Cidades com menor custo de vida no Brasil
Listamos a seguir as 13 cidades que lideram o ranking de cidades com os menores custos de vida no Brasil. Agora é só planejar e analisar se alguma delas se encaixa no seu perfil e no da sua família, afinal, a qualidade de vida se inicia quando também optamos em morar em uma cidade que tenha a ver com o nosso estilo de vida, desde o lazer ao trabalho.
■Sobral – CE
Situada no interior do Ceará, entre as capitais Fortaleza e Teresina, Sobral é considerada como o segundo município em maior desenvolvimento do estado, perdendo apenas para a capital. Tombada como patrimônio cultural do Brasil pelo Instituto Artístico Nacional e pelo Patrimônio Histórico no ano de 1999, atualmente a cidade tem uma média de 150 mil habitantes.
Devido as suas belezas naturais, o turismo é a maior fonte de renda do local, a cidade oferece muitos pontos de visitação no seu centro histórico, como por exemplo, museus, teatros e casas culturais. Sobral também leva o título da quarta maior economia do estado, além disso, é um polo educacional onde concentra muitas universidades públicas.
■Ji-Paraná – RO
Ji-Paraná é um município do estado de Rondônia, sendo considerado como o seu “coração” devido à sua localização na região central do estado, e de uma ilha situada na confluência dos rios Machado e Urupá que também possui um formato que lembra um coração.
Com uma população com cerca de 130 mil habitantes, a cidade que tem como o seu nome o significado Tupi “grande rio dos machados”, é a segunda maior do estado e oferece muita tranquilidade e conforto aos seus moradores, além de ser uma das cidades com menor custo de vida do Brasil.
■Imperatriz do Maranhão - MA
Imperatriz é a segunda maior cidade do estado do Maranhão, e a sua população conta com cerca de 260 mil habitantes. A cidade é bem desenvolvida e oferece shoppings centers, comércio, além de muitas opções de lazer e turismo, pois, Imperatriz é a principal “porta de entrada” por vias aéreas para quem deseja visitar a famosa Chapada das Mesas.
Com um custo de vida muito baixo, a sua economia está em constante avanço devido ao fato de estar entre os principais polos energéticos do Nordeste. Além disso, a cidade tem uma diversidade cultural enorme e muitas belezas naturais.
■Viçosa - MG
Viçosa é uma cidade interiorana de Minas Gerais conhecida pelo seu grande campo educacional, pois lá abriga a reconhecida Universidade Federal de Viçosa, uma das principais do estado, além disso, a cidade tem um calendário com muitos eventos acadêmicos e científicos, assim como muitos encontros estudantis.
Além de belezas naturais e arquitetônicas deslumbrantes, Viçosa também é considerada com uma das cidades que tem o menor custo de vida no Brasil. Com apenas 70 mil habitantes, essa é uma ótima opção para estudantes que procuram por cidades mais baratas, tranquilas e com qualidade de vida.
■Teixeira de Freitas – BA
Situada no extremo sul da Bahia, Teixeira de Freitas é um município integrativo da Costa das Baleias. Com cerca de 160 mil habitantes, a cidade atrai muitos visitantes devido a sua diversidade de serviços oferecidos, como por exemplo, o do turismo de negócios.
Conhecida por possuir uma grande qualidade de vida, Teixeira de Freitas tem uma grande estrutura hoteleira, bons restaurantes e muitos espaços para eventos. Além disso, a cidade é um dos locais que apresentam uma maior qualidade de ensino público em todo o estado da Bahia, além de muitas universidades com bastante variedade de cursos.
■Novo Hamburgo – RS
Situada a 43 quilômetros de Porto Alegre, Novo Hamburgo é conhecida por ter um turismo comercial muito forte, pois a cidade possui muitos empreendimentos em suas ruas, como Outlets e fábricas de diferentes marcas, um destaque desse mercado em constante crescimento é a produção de sapatos, botas e sandálias.
Além disso, Novo Hamburgo dispõe de uma ótima infraestrutura para seus moradores, e mesmo estando muito próxima à capital do Rio Grande do Sul, o seu custo de vida é bem menor. Para quem também deseja morar em uma cidade com climas e temperaturas mais amenas, essa é uma ótima opção.
■Uberaba - MG
Uberaba é uma das principais cidades do Triângulo Mineiro, sendo muito conhecida por seu comércio agropecuário e suas belezas naturais. Na cidade ainda podem ser encontrados muitos fosseis de dinossauros em um dos seus museus, além de cachoeiras, construções históricas e o memorial de Chico Xavier, pois foi neste local que viveu o famoso médium espirita.
Uberaba tem um amplo campo educacional e possui muitas universidades reconhecidas em todo o Brasil, além de inúmeros cursos de formação profissional. A cidade também é uma das maiores do estado de Minas Gerais, possui cerca de 300 mil habitantes e muita qualidade de vida.
■Mossoró – RN
Mossoró é a segunda maior cidade do estado do Rio Grande do Norte, perdendo o posto apenas para a capital Natal. Conhecida por suas belezas e paisagens naturais, o local também abriga uma das mais famosas festas nordestinas, o São João.
É neste período que em Mossoró é apresentada uma das mais famosas quadrilhas do Brasil da qual conta o enredo do dia em que Lampião e seu o bando foram expulsos da cidade no ano de 1927. Além disso, Mossoró possui cerca de 250 mil habitantes e oferece uma ótima qualidade de vida, sendo umas das três cidades que apresentam o menor custo de vida do Brasil.
■Anápolis - GO
Anápolis é a terceira maior cidade em população do estado de Goiás, com mais de 360 mil habitantes, o município fica localizado a apenas 50 quilômetros da capital goiana e a 140 quilômetros da capital federal do Brasil.
Anápolis é uma cidade que apresenta uma ótima infraestrutura e qualidade de vida em todos os sentidos, sendo uma das Polis em todo o Brasil que tem o menor custo de vida, além disso, ela faz parte de um grande eixo econômico, tendo como uma das suas principais atividades o ramo farmacêutico.
■Guaratinguetá – SP
Guaratinguetá é considerada a primeira cidade em todo o Brasil com o menor custo de vida. A cidade fica a apenas a três horas da capital paulista sendo conhecida por sua tradição religiosa e por um estilo de vida bastante tranquilo. O local também possui diversas atrações ligadas à espiritualidade e nesse sentido, atrai peregrinos de todo o país.
Além disso, Guaratinguetá tem uma excelente estrutura industrial para os seus moradores, uma boa economia e uma infraestrutura turística fantástica, sendo um ponto de estratégia para quem deseja explorar o litoral norte paulista.
■Porto Seguro – BA
Porto Seguro fica situada ao sul da Bahia, e é lá onde fica localizada a costa do descobrimento do Brasil. A cidade é um destino turístico muito requisitado devido às suas festas, gastronomia e pelos seus passeios recheados de história, bem como os seus belos cenários naturais.
A cidade ainda tem um forte desenvolvimento econômico e uma excelente qualidade de vida, principalmente para aqueles que gostam de cidades praianas e rodeadas de belezas. Além disso, o seu grande ponto positivo é o seu baixo custo financeiro, pois em um comparativo a São Paulo, Porto Seguro tem o custo de vida cerca de 60% mais baixo.
■Foz do Iguaçu – PR
Foz do Iguaçu é uma cidade interiorana localizada no Paraná sendo a principal base para ter acesso ao maior conjunto de quedas de água do Brasil, as famosas Cataratas do Iguaçu. A cidade tem uma excelente infraestrutura ligada ao turismo, pois durante todo o ano recebe muitos visitantes de todo o mundo.
A cidade faz divisa com a Argentina, e tem um custo de vida muito baixo quando comparado aos grandes centos urbanos. Além disso, quem optar viver em Foz do Iguaçu, com certeza poderá desfrutar de uma cidade muito tranquila e com muitas opções de lazer em meio a natureza.
■Contagem - MG
Contagem é um município de Minas Gerais e pertence à região metropolitana de Belo Horizonte, sendo a terceira cidade mais populosa do estado e uma cidade bastante turística que oferece um estilo bastante bucólico e cultural.
Com mais de 600 mil habitantes, Contagem dispõe de muitos pontos turísticos como parques e Museus, além de culinária mineira de alta qualidade, artesanatos, cerâmicas e tecidos exportados para todo o mundo. Nesse sentido, a economia da cidade está em constante crescimento, o que beneficia a sua qualidade de vida e o custo de vida dos seus moradores.
Capitais com menor custo de vida no Brasil
Se você é daquelas pessoas que querem viver em uma cidade com baixo custo de vida, mas não abre mão do estilo e das facilidades de uma capital, veja a seguir algumas opções para viver com qualidade de vida e a praticidade que os grandes centros urbanos do Brasil oferecem.
■Florianópolis - SC
Florianópolis é muito conhecida por sua elevada qualidade de vida, considerada a cidade brasileira com a maior pontuação no Índice de Desenvolvimento Humano. A capital de Santa Catarina tem como as suas principais fontes de economia baseadas no turismo, na tecnologia da informação e no setor terciário.
Classificada pela revista Veja como o melhor lugar para se viver dentre as cidades do Brasil, a Polís também é considerada pela UNESCO como uma das mais criativas, além de ter os melhores salários do mercado, bem como o melhor custo de vida. A base salarial de Florianópolis gira em torno de R$4.483,80 e o custo médio de uma refeição individual é R$20,00.
■Brasília – DF
Brasília é a capital do Brasil sendo considerada a terceira cidade mais rica do país, sede do governo do Distrito Federal. Brasília possui o maior produto interno bruto em relação às outras capitais do Brasil, além disso, a cidade recebeu o Título de Patrimônio Cultural da Humanidade através da UNESCO e também é tombada pelo IPHAN.
Nesse sentido, Brasília é uma das cidades do Brasil da qual oferece a melhor qualidade de vida, o melhor custo de vida e os melhores salários, tendo como a sua base uma média de R$5.247,00 e o custo médio de uma refeição individual R$27,00.
■São Paulo – SP
São Paulo está entre as cidades mais populosas do mundo sendo considerada como o principal centro corporativo, mercantil e financeiro de toda a América do Sul. Além disso, a cidade detém a 5ª maior bolsa de valores do mundo em capitalização de mercado e o 10º maior PIB do mundo.
São Paulo é a cidade brasileira com mais influência no cenário global, e também é muito conhecida por sua diversidade, cultura pulsante e uma rica tradição arquitetônica. A sua média salarial gira em torno de R$4.102,20, e o custo médio de uma refeição individual R$25,00.
■Aracaju – SE
Aracaju é a capital de Sergipe com o menor índice de desigualdade de todo o Nordeste, além disso a capital está entre as cidades com a maior qualidade de vida e custo de vida mais baixos do Brasil, tendo como a média de salário cerca de R$3.052,80 e o custo médio de uma refeição individual de R$17,00.
A capital de Sergipe também é conhecida por ser uma cidade com ar de interior, mas com diversidade e estrutura de uma metrópole. Com diversas opções de lazer e belezas naturais, Aracaju é a cidade ideal para aqueles que não deixam de lado o estilo praiano, praticidade, qualidade de vida e baixos custos.
■Palmas - TO
Palmas é a capital do Tocantins, e detém um crescimento econômico de 8,7% maior do que os índices nacionais e estaduais. Sendo considerada a cidade com maior qualidade de vida do norte do Brasil, Palmas também é considerada um dos centros urbanos do Brasil com o melhor custo de vida e os melhores salários.
Com uma média salarial de R$3.625,20, e uma média de refeição individual em torno de R$13,00, Palmas possui muitas belezas naturais como cachoeiras, parques e praia, além de uma excelente infraestrutura em relação as necessidades dos seus moradores e turistas.
Vale a pena morar em uma destas cidades do Brasil!
Geralmente o custo de vida de uma cidade é calculado em torno das despesas básicas dos indivíduos. Nesse sentido, é necessário fazer os cálculos de todos os serviços necessários para se viver com qualidade. Desse modo, é importante fazer a somatória entre a média de valores para alimentação, moradia, educação, transporte, saúde e lazer.
Agora que você já viu muitas dicas de cidades com baixo custo de vida e muita qualidade, é só calcular e analisar se a sua mudança de cidade vale a pena, espero ter ajudado na sua escolha!
Nômade digital.
Produz textos para blogs e outras ferramentas de marketing e conteúdo.