Calathea orbifolia: como cuidar, curiosidades e mais sobre esta planta!

Calathea orbifolia: como cuidar, curiosidades e mais sobre esta planta!

Você conhece a planta Calathea orbifolia? Confira a seguir dicas de cultivo, curiosidades e as principais características desta folhagem!


Você conhece a Calathea orbifolia?

Planta Calathea orbifolia

Você já ouviu falar da planta Calathea orbifolia ou já viu ela? Se a resposta foi não para essas duas perguntas, continue lendo, pois ao longo desse artigo você irá aprender tudo que precisa para ter a sua em casa.

Inicialmente você aprenderá a cuidar da Calathea, quanto de luz, água e adubo ela deve receber. Além de que, ao contrário das plantas que dão frutos e flores, ou seja, as que possuem ramos, essa planta também precisa ser podada, mas de um jeito diferente, que você aprenderá a seguir.

Para finalizar esse texto, te daremos algumas dicas extras, quais são seus benefícios, como usar e qual a sua filosofia segundo a arte feng shui. Continue lendo e saiba com mais detalhes sobre essa planta.

Informações básicas da Calathea orbifolia

Planta Calathea orbifolia


Nome científico
Calathea orbifolia
Outros nomes 
Calatéia-melancia, Caetê-redondo
Origem
América do Sul
Porte
1 a 3 metros
Ciclo de vida
Perene
Floração
Início da primavera/final do verão
Clima
Equatorial, Tropical


A planta Calathea orbifolia pertence à família das Marantaceae, sendo plantas que possuem muitas folhagens verdes com listras. Essa planta surgiu na América do Sul, mas especificamente no estado de Amazonas, onde tem o clima úmido, perfeito para o seu desenvolvimento. Além disso, é uma planta de pequeno porte, mas que pode chegar até 3 metros de altura.

A seguir, confira dicas de cultivo da planta Calathea orbifolia!

Como cuidar da Calathea orbifolia

Mulher cuidando de Calathea orbifolia

Agora você irá aprender como cuidar da planta Calathea orbifolia, afinal, esta planta precisa de certos cuidados para que ela se desenvolva saudável. Confira a seguir o que fazer.

Iluminação ideal para Calathea orbifolia

A Calathea orbifolia é uma planta da floresta, devido em seu habitat natural não receber muita luz solar diretamente, ela precisa ser cultivada a meia sombra. Para que isso seja possível, você pode colocá-la ao lado de uma janela dentro de casa.

Dessa forma, essa planta não pode ser exposta ao sol por mais de 9 horas, pois suas folhas podem queimar. O ideal é deixá-la à meia sombra durante o dia. Para saber se a sobra está adequada basta tentar ler sobre ela, caso você consiga enxergar ao ponto de ler, significa que a luminosidade está adequada.

Temperatura ideal para Calathea orbifolia

Além da luminosidade, você terá que ter cuidado com a temperatura do ambiente para que a planta não tenha suas folhas e raízes danificadas. Como é uma planta que se desenvolveu em florestas onde o clima é quente e úmido, essa planta consegue suportar até 30°C.

Porém, a temperatura ideal para a Calathea orbifolia é entre os 15 e 24 graus. Por isso, essa planta é muito indicada para quem mora em apartamentos, pois a temperatura dentro de casa contribui. Caso a temperatura fique acima disso, as folhas da planta podem começar a enrolar. Por isso, fique atento.

Rega da Calathea orbifolia

É muito importante manter uma rotina de regar sua planta, pelo menos uma vez ao dia durante o verão, para que o solo se mantenha úmido, mas tenha cuidado para não deixá-lo encharcado. Então, para saber se o solo está úmido, basta enfiar o dedo a 5cm de profundidade no vaso e sentir o nível de umidade.

Se você regar demais a sua Calathea orbifolia pode acabar causando problemas como o surgimento de fungos e podridão na raiz. Por isso, sempre antes de regar teste a umidade do solo e somente depois molhe a sua planta.

Solo ideal para Calathea orbifolia

Como a Calathea é uma planta de florestas, o ideal é que o solo seja do seu habitat natural. Esse tipo de solo é o mais saudável para a planta devido conseguir manter o nível de umidade correto, possuir fertilizantes naturais e escorrer a água.

Porém, como nas grandes cidades é mais difícil ter acesso à floresta e recolher esse solo, você pode usar outras alternativas que também vão ajudar a sua planta. A turfa e a casca de coco são ótimas alternativas, já que irão ajudar a drenar a água do vaso para que as raízes possam respirar.

Adubos e substratos para Calathea orbifolia

Primeiramente, é importante ficar ciente que existem diferenças entre o adubo e o substrato. O adubo é o que aplicamos diariamente na planta, podendo ser de origem sintética como a ureia ou orgânica, como o esterco de boi. Já o substrato é o que vai dar suporte para que as raízes da planta cresçam.

Sendo assim, dê preferência por adubos orgânicos, pois eles são mais completos em nutrientes para a sua planta e a Calathea se adapta melhor. Além disso, use cascas de orquídeas ou de coco para ajudar na drenagem da água, e perlitas junto com areia.

Manutenção da Calathea orbifolia

Assim como você precisa regar todos os dias, adubar e ter cuidado com a luminosidade dessa planta, é necessário que faça a manutenção da Calathea orbifolia. Essa manutenção é o que fará com que a planta se desenvolva mais rápido e cresça com folhas bonitas.

Durante as épocas mais quentes, você precisa repor o adubo, ou seja, mudar o solo do vaso colocando uma nova terra com adubo. Além disso, durante o verão você pode estar molhando as folhas da planta para que elas não queimem e passar um pano úmido para tirar o pó.

Vasos para plantar Calathea orbifolia

A escolha do vaso também é muito importante, pois como essa planta precisa estar com o solo úmido, a escolha do vaso errado pode interferir. Os vasos que são feitos do material terracota (argila), devem ser evitados, pois eles fazem com que o solo seque muito rápido, logo ele absorve a água rapidamente.

Desse modo os vasos mais indicados são os de plástico com alguns furos no fundo. Esses tipos de vaso permitem que a água seja drenada aos poucos. Vale lembrar também que o vaso precisa ter espaço suficiente para que a raiz da planta cresça.

Poda da Calathea orbifolia

Por ser uma planta que não nasce flores e não possui galhos, apenas um caule com um conjunto de flores, você não precisa se preocupar em podar a Calathea orbifolia. Sem ramos, a única coisa que você precisará fazer é remover as folhas que estejam em um tom marrom, amarelo ou danificadas.

Na hora de cortar as folhas, corte perto da haste principal e você pode ficar tranquilo, porque ao retirar essas folhas não prejudicará a planta. Porém, é importante esterilizar as ferramentas usadas com água sanitária ou álcool isopropílico antes do processo, para evitar contaminação.

Pragas e doenças comuns da Calathea orbifolia

Algumas das doenças que mais atingem essa planta são causadas pelo excesso de umidade. Fungos, oídio e manchas podem começar a aparecer nas folhagens quando você rega demais a Calathea orbifolia. Mas, a parte mais vulnerável dessa espécie é sua raiz, que pode apodrecer facilmente se o solo estiver muito úmido.

Devido ter as folhas muito grandes elas acabam atraindo insetos como pulgões, cochonilhas, mosca-branca e tripes. As Thrips, são as que mais preocupam os cuidadores, pois seus ovos não muito visíveis e quando estão em sua fase adulta pode sugar a planta. Assim sendo, regue apenas o suficiente.

Propagação da Calathea orbifolia

Apesar dessa planta ser muito popular e apreciada pelos colecionadores, é muito difícil propagar a Calathea orbifolia, ou seja, fazer várias mudas. Fazer a propagação por meio de sementes e estacas não é sempre que dá certo, por isso a maneira mais utilizada é a divisão do rizoma.

Por vez, o rizoma é uma extensão do caule que, quando plantado, pode gerar uma nova muda. Ao realizar a propagação da Calathea através desse método é importante saber que ela não gosta de ser mexida, o que pode fazer com que a planta murche ou até mesmo morra.

Como fazer mudas de Calathea orbifolia

Como você pôde ler no tópico anterior, a melhor forma de fazer mudas da Calathea é através do corte do rizoma. Lembrando que a melhor época para fazer a propagação desta planta é no início da estação de seu crescimento, final da primavera e início do verão.

Inicialmente, retire a planta do solo e corte um rizoma que tenha um caule com algumas raízes, isso com uma lâmina esterilizada. Em seguida, replante a planta-mãe de volta ao seu local e depois o rizoma em um solo adequado. Depois disso, mantenha as plantas sempre aquecidas e úmidas enquanto se recuperam.

Conheça o ciclo de vida da Calathea orbifolia

E, para finalizar, aprenderemos mais sobre o ciclo de vida dessa linda planta. Essa planta tem um ciclo de vida perene, ou seja, ela tem um ciclo longo que pode durar mais de 2 anos, sendo assim, ela pode viver mais de dois anos entre brotar, crescer e atingir a fase adulta.

A Calathea orbifolia interrompe seu crescimento durante as estações desfavoráveis para sua sobrevivência, neste caso, durante o inverno. Embora não possua flores, ela tem suas folhas substituídas por novas, mas não todas ao mesmo tempo, já que elas demoram mais a cair.

Características e curiosidades da Calathea orbifolia

Planta Calathea orbifolia

Tendo aprendido tudo sobre como cuidar da planta Calathea orbifolia, desde como deve ser a luminosidade até como é o seu ciclo de vida, você descobrirá algumas curiosidades e características dessa linda planta. Confira!

Os benefícios da Calathea orbifolia

Embora não pareça, ter esta planta em casa pode trazer muitos benefícios para você e sua família. A Calathea orbifolia pode ajudar a purificar o ar do ambiente. Isto apenas é possível devido às suas grandes e abundantes folhagens, que tem a capacidade de drenar a poluição do ar, igual às árvores.

Dessa forma, tendo a Calathea em casa purificando o ar, você estará cuidando da sua saúde prevenindo-o de ter alergias, irritações de pele, dores de cabeça e problemas respiratórios, sendo muito indicado para asmáticos. Além disso, você estará contribuindo com a preservação do meio ambiente.

Como utilizar a Calathea orbifolia na decoração da casa

Além de usar a Calathea para purificar o ar da sua casa, você pode usar para decoração também. Essa planta tem ganhado a atenção de decoradores devido a beleza de suas folhagens (verde com listras na cor verde claro).

Dessa maneira, você pode usar essa planta para decorar qualquer cômodo da sua casa. Porém, devido ao seu poder de purificar o ar, ela é mais recomendada de ser colocada nos lugares da casa em que você e sua família mais passam o tempo, como a cozinha e o quarto, por exemplo, sendo estes locais com pouca iluminação.

Feng Shui e a Calathea orbifolia

O Feng shui é uma arte milenar que existe há mais de 4 mil anos e que foi preservado ao longo dos anos por mestres chineses. O Feng shui acredita que cada ambiente possui uma energia (Chi), e que a decoração do ambiente pode influenciá-la, logo a natureza pode interferir nessa energia.

Baseado nessa filosofia, o Feng Shui acredita que a planta Calathea pode trazer boas energias ao ambiente já que tem o poder de purificar o ar. Assim sendo, ao decorar a sua casa com essa planta você estará atraindo proteção e conciliação e até mesmo um novo relacionamento.

Veja também os melhores equipamentos para cuidar da Calathea orbifolia

Neste artigo apresentamos informações gerais e dicas de como cuidar da Calathea orbifolia, e já que entramos nesse tema, também gostaríamos de apresentar alguns de nossos artigos de produtos de jardinagem, para que você cuide cada vez melhor de suas plantas. Confira abaixo!

As 10 melhores mangueiras de jardim de 2022: Flexzilla, Tramontina e muito mais!

https://portalvidalivre.com/articles/2088

Em busca de uma mangueira de jardim? Confira neste artigo as 10 melhores do mercado, juntamente com dicas de como escolher que vão auxiliar na sua compra!

Os 10 melhores kits de jardinagem de 2022: da Tramontina, NOLL e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1041

Pensando em comprar um kit de jardinagem e se aprimorar nessa atividade? Confira aqui os melhores modelos disponíveis no mercado e dicas de como escolher!

As 10 melhores tesouras de poda de 2022: Tramontina, Vonder e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1523

Você quer comprar uma tesoura para jardinagem mas não sabe qual escolher? Confira a seguir o ranking com os 10 melhores modelos de tesouras!

Calathea orbifolia: traga mais vida para o seu lar!

Planta Calathea orbifolia

Ao longo deste artigo você aprendeu que não é difícil cuidar dessa planta e que você pode ter uma mesmo morando em um apartamento. Porém, por mais que ela seja fácil de ser cultivada em casa, a Calathea precisa de certos cuidados, como com a quantidade de iluminação e água que recebe, por exemplo.

Ainda sobre como cuidar dessa planta, você pôde aprender que existem algumas pragas e doenças que podem atingir a Calathea, tendo alguns que são mais difíceis de serem vistos. Por isso, é muito importante ficar atento e sempre fazer a limpeza das folhagens.

Bem como, você descobriu que essa planta pode ter vários benefícios não somente para o meio ambiente mas para a sua saúde também. Além de purificar o ar, ela pode impedir que você tenha problemas respiratórios. Agora com essas informações é hora de ter a sua em casa.

Autor deste artigo

Atualmente sou estudante de Psicologia e nas horas vagas amo cuidar de plantas, caminhar ao ar livre e ver o pôr do sol.

Últimos posts


As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

Em dúvida sobre qual TV de 43 polegadas comprar? Veja neste artigo dicas de como escolher o melhor modelo e um ranking com os 10 melhores produtos atuais!


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


As 10 Melhores TVs com Bom Custo-Benefício de 2024: LG, Samsung, Philips, TCL e mais!

As 10 Melhores TVs com Bom Custo-Benefício de 2024: LG, Samsung, Philips, TCL e mais!

Quer uma boa televisão sem estourar o orçamento? Neste artigo, apresentamos as 10 melhores TVs com bom custo-benefício de 2024, como escolher e onde comprar!


Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Em busca do headset ideal para jogar seus games favoritos? Neste artigo, apresentamos os 22 melhores headsets gamers para 2024, como escolher e onde comprar!


As 10 Melhores Placas-Mãe de 2024: ASUS, Gigabyte, MSI e mais!

As 10 Melhores Placas-Mãe de 2024: ASUS, Gigabyte, MSI e mais!

Está procurando uma placa-mãe para montar seu PC ou deixá-lo melhor? Confira aqui como escolher a sua e um ranking com as 10 melhores placas-mãe de 2024!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Cabelo