Revestimento para escada: externa, interna, tipos como concreto e mais!

Revestimento para escada: externa, interna, tipos como concreto e mais!

As escadas transformam o ambiente, então leia neste artigo algumas dicas para a escolha de um bom revestimento para a sua escada e como aplicá-lo.


Revestimento para escada: muitos estilos para seu projeto!

Uma escada com revestimento de madeira em uma sala

As escadas estão presentes nos mais variados projetos, não é mesmo? Essa estrutura já é marca registrada nas casas grandes e até mesmo nos sobrados mais simples. Por esse motivo, é comum que surja a dúvida na hora de escolher o revestimento ideal, afinal, o mesmo deve trazer segurança na locomoção, como também estilo e conforto.

Além disso, sabemos também que existem diferentes materiais para as áreas internas e externas. No geral, cada decoração também irá demandar escolhas diferentes. Sendo assim, é importante priorizar um revestimento que converse com o restante do imóvel, sem parecer exagerado ou simples demais.

Neste artigo iremos apresentar algumas soluções e ideias simples para que o seu projeto fique como o dos seus sonhos. Uma escada traz muito requinte e sofisticação a um imóvel, porém, é importante garantir a sua funcionalidade, como também sua durabilidade. Que tal aprender mais sobre o assunto nos tópicos abaixo?

Tipos de revestimento para escada externa

As escadas externas exigem um cuidado ainda maior quanto à escolha do revestimento. Acontece que deve ser levado em consideração a cobertura do imóvel, assim como a segurança dos moradores e visitantes. Confira abaixo 3 ideias para revestir essa estrutura.

Revestimento para escada de concreto

Degraus de uma escada com revestimento de concreto branco

As escadas de concreto normalmente apresentam uma durabilidade incrível, sendo também uma das mais comuns para as áreas externas. Afinal, o material é resistente ao calor e a chuva. Por esse motivo, os revestimentos costumam apresentar muitas opções neste caso.

Muitas pessoas preferem deixar a estrutura do concreto visível, colocando o revestimento apenas na parte de cima de cada degrau. Nesse caso, é possível apostar em placas personalizadas do material feito de madeira ou até mesmo de granito.

Por outro lado, se a escada vai ficar na chuva e no sol, é importante garantir que essa não ficará lisa quando molhada, evitando os acidentes. Uma boa opção é investir no revestimento feito do próprio concreto, como o cimento queimado, por exemplo. Isso cria uma decoração urbana, muito utilizada em vários projetos.

Revestimento para escada de ferro

Uma escada de ferro em um local externo

As escadas de ferro são mais leves, mas também são resistentes. Para as opções externas, é importante garantir um bom revestimento, pois isso evita o desgaste natural da estrutura, maximizando a duração. Como o modelo acima, está também pode receber placas de madeira, ou de pedra.

Porém, no geral também podem ser utilizados com tintas, principalmente as escuras. Isso dá um acabamento industrial à decoração. Além disso, as escadas de ferro podem ser utilizadas com formatos em relevo, evitando acidentes e quedas, já que isso não deixa a superfície lisa.

Revestimento para escada de aço

As escadas de aço são mais fortes do que a estrutura de ferro, sendo também mais duráveis e pesadas. A estrutura pode ser inteiramente criada com o material, mas você também pode apostar em degraus com base diferentes, como a madeira, por exemplo. Esta combina muito bem o material de aço e traz mais refinamento ao projeto.

O aço deixa a decoração moderna e industrial, sendo também um ótimo aliado para quem deseja inovar e criar estruturas de diferentes tamanhos, desde que haja segurança para subir e descer. Geralmente as cores combinam bem com os tons escuros, como o preto e o cinza chumbo. Além das casas, essas escadas também são muito comuns em comércios.

Tipos de revestimento para escada interna

As escadas internas, diferentemente das externas, devem ser mais sofisticadas e decorativas. Por esse motivo, os revestimentos também apresentam maiores opções, para que assim o imóvel fique mais elegante. Confira algumas delas a seguir.

Revestimento para escada de granito

Uma escada de granito e paredes brancas

Os revestimentos de granito são muito utilizados, podendo ser colocado apenas em formato de placa, acima do degrau, ou até mesmo na estrutura toda da escada. No geral, existem granitos de todas as cores, desde os tons de branco e cinza até as nuances pretas.

O granito apresenta uma durabilidade muito grande, já que a pedra é dura. Além disso, a variedade de cores facilita a escolha e a combinação com o restante da decoração. Por esse motivo, ao escolher uma escada de granito, geralmente não se precisa de qualquer outro material, já que apenas essa estrutura já entregará conforto, beleza e resistência.

Revestimento para escada de mármore

Uma escada de mármore vista de cima

O mármore é um tipo de pedra ainda mais sofisticado que o granito, sendo utilizado na composição de decorações de alto padrão. Além de oferecer durabilidade, o mármore também apresenta um acabamento de primeira linha. Assim como o granito, o mármore também apresenta diversas cores.

Porém, a diferença entre eles é a composição e o estilo de textura final. O mármore apresenta uma cor mais constante, sem que outros tons se misturam com tanta intensidade. Este material se torna uma excelente opção para os imóveis de decoração clássica, podendo ser inseridos em grandes degraus ou em finas placas.

Revestimento para escada de porcelanato

O porcelanato é feito através da composição de matérias-primas nobres e alta temperatura. Assim como outras opções, esta também é indicada para acabamentos mais luxuosos, já que o porcelanato tem o potencial de tornar o ambiente mais elegante e clássico. Muitas casas utilizam esse revestimento para pisos.

Por isso, com as escadas o estilo também funciona muito bem. Ele tem um acabamento brilhante, e existem muitas escadas que são esculpidas no próprio material, dispensando assim qualquer outro revestimento. Pode ser utilizado com tons diferentes, causando combinações entre as nuances escuras e claras, por exemplo.

Revestimento para escada de madeira

Uma sala com degraus de madeira

O revestimento de madeira é muito comum para as escadas de concreto, de aço e para as escadas que já foram esculpidas do material. Este representa uma durabilidade que muitas vezes pode ser inferior quando é bem utilizado e preservado. Por outro lado, o material apresenta um ótimo custo-benefício.

Geralmente o estilo é utilizado nas decorações rústicas, causando um efeito natural ao ambiente. Além disso, os tons que mais contrastam com o material são o cinza, o preto e o branco. É possível utilizar uma madeira de textura clara, assim como opções mais escuras. Para escolher adequadamente, não se esqueça de se atentar ao piso do cômodo.

Revestimento para escada de piso vinílico

O piso vinílico é um tipo de PVC que pode ser instalado em outras estruturas, desde que estas estejam niveladas. É muito comum utilizar esse estilo nas escadas, afinal, este imita o tom da madeira, proporciona um custo benefício extremamente positivo. Existem diversos pisos vinílicos, desde as cores mais claras até as nuances de marrom escuro.

No geral, esse material é aplicado em cima de estruturas de concreto, sendo esta uma ótima opção para transformar um ambiente sem gastar um dinheiro expressivo. A durabilidade do material pode variar entre 10 a 15 anos, desde que você escolha a espessura correta para a escada.

Revestimento para escada de slim flex

O slim flex é uma mistura de duas pedras chamadas quartzito e xisto. O material apresenta muita durabilidade, sendo diferente e estiloso para revestir as escadas. O uso do slim flex ainda não é tão comum no Brasil, mas seu estilo se assemelha a uma decoração industrial e moderna.

Nas escadas, o slim flex pode ser utilizado como base de apoio nos degraus, ou até mesmo para a decoração da estrutura de apoio. É uma ótima possibilidade para quem gosta de granito, mas quer buscar uma solução diferente, leve e adaptável, visto que o material pode ser aplicado em superfícies planas e curvas.

Como escolher o revestimento para escada da sua casa

Uma sala com degraus de madeira e um corrimão de vidro

Agora que você já conferiu muitas opções, pode ser que a escolha tenha se tornado mais fácil. Porém, chegou a hora de pensar nos detalhes, e é sobre isso que falaremos nos tópicos a seguir.

Os revestimentos mais usados

De fato, existem variados tipos de revestimentos para serem utilizados, porém, nem sempre todos agradam aos gostos individuais. No Brasil, os revestimentos mais utilizados são os básicos, que apresentam durabilidade e um bom custo-benefício.

No geral, muitas pessoas dão preferência ao granito e à madeira, já que são versáteis e podem ser utilizados nos ambientes externos e internos, desde que sejam bem cuidados. Porém, é importante considerar que nem sempre essas serão as melhores escolhas para você, por isso, continue a leitura para entender mais sobre isso.

Quem mora na casa?

Sabemos que as escadas por si só já apresentam alguns riscos de quedas. Por isso, é importante considerar quem mora na casa. Pense sobre os idosos e as crianças, já que certos materiais deixam a estrutura mais lisa, o que também torna a subida e descida um problema.

Nesses casos, o mármore e o porcelanato podem não ser indicados, afinal, eles não são antiderrapantes e não possuem uma textura adequada para evitar escorregões. Por outro lado, o revestimento de granito, de cimento queimado, de aço e algumas texturas de slim flex trazem mais segurança à locomoção.

Harmonia com o ambiente

De nada adianta escolher um revestimento lindíssimo para a sua escada, se a opção não combina com o piso inferior e superior. No geral, é importante se atentar a decoração geral do imóvel, afinal, a escada será mais um complemento do local, o que pode adicionar mais elegância e charme ao ambiente.

Por esse motivo, se você definiu uma linha para a sua propriedade, procure pensar sobre as opções que acompanham esse raciocínio. Por exemplo, uma decoração industrial poderá não contrastar tão bem com um porcelanato branco. Pense sobre isso.

Muitos formatos e estilos

Sabemos que alguns estilos de revestimentos se adaptam melhor a superfícies lisas e planas. Porém, também deve existir regras quanto a isso, afinal, existem muitas outras opções que podem garantir que você terá o projeto do seu sonho. Além disso, também existem revestimentos que misturam nuances de cores, assim como alguns que se mantém fiel a apenas um tom.

É importante pensar sobre a decoração da sua casa, para definir qual será a melhor combinação. Entre os estilos citados acima, muitos deles podem ser adaptados aos degraus, como também as paredes de apoio. Pense sobre a composição final do projeto e se preciso, analise pessoalmente os revestimentos disponíveis.

Uso de carpete

O uso de carpete ainda é muito comum em diversos imóveis. Muitas vezes você escolhe um revestimento simples que pode se tornar mais elegante com o carpete certo, facilitando também a segurança da locomoção. Entre os exemplos podemos citar as escadas de concreto ou de ferro.

Escolhendo um tom adequado, sua casa ficará mais charmosa, sendo também um estilo que contrasta muito bem com a decoração clássica. Por esse motivo, essa também se torna uma solução para as suas escadas internas, e o melhor de tudo: é um ótimo custo-benefício para uma transformação rápida.

Uso de antiderrapante

Agora vamos falar da segurança. Muitas vezes optamos por um revestimento mais liso, mas não queremos deixar de garantir a segurança dos moradores, especialmente se estes estão em condições de risco, como os idosos e as crianças. O uso de antiderrapante é essencial nesses casos, principalmente quando falamos das estruturas externas.

Existem alguns modelos de borracha, que podem ser aplicados de forma fácil, como também texturas discretas que evitam os escorregões. Lembre-se que além de bonitas, as escadas também precisam ter funcionalidade. Sendo assim, é importante priorizar o bom uso da estrutura.

Manutenção

A manutenção também é um detalhe muito importante quando falamos sobre o revestimento de escadas. Acontece que a estrutura pode ser utilizada muitas vezes durante o dia, e alguns materiais apresentam menor durabilidade quanto a isso. As pedras são realmente as mais duráveis, já que apresentam uma estrutura forte para aguentar impactos.

Para a área externa o mármore não é indicado, pois pode manchar com facilidade. Além disso, alguns materiais, como o piso vinílico, exigem uma espessura grossa para aguentar o impacto, já que esse detalhe também causa problemas. No geral, basta se atentar a sua escolha, evitando sempre produtos de limpeza abrasivos. Isso vale para todas as opções.

Não esqueça do corrimão

O corrimão é muito importante para garantir a segurança de acesso a todos os moradores da casa. Existem diversos tipos de corrimão, desde paredão, até estruturas finas e compactas. Devemos pensar que esse também é um detalhe que faz parte da decoração da casa e da funcionalidade da escada.

No geral, os corrimões feitos de paredes ou de vidro, são mais indicados para os estilos clássicos e rústicos. Já os corrimões de ferro, em formato redondo ou reto, combinam muito bem com as decorações industriais e modernas. O que vale é pensar sobre o contraste do revestimento com o corrimão escolhido, isso faz toda a diferença.

Escolha um revestimento para escada que combine com o seu ambiente!

Panorama de uma escada e uma parede com tijolos brancos

Bom, você deve ter notado que nem todos os revestimentos vão se adaptar e combinar com a decoração que você escolheu para o seu imóvel. Por esse motivo, é importante estar atento aos detalhes que envolvem o projeto, pois de fato, a escada também fará parte da harmonia do ambiente.

Já imaginou uma escada industrial no meio de uma sala totalmente clássica e elegante? Obviamente esse estilo poderia ficar desalinhado, causando uma impressão contrária do que você imaginou.

Por esse motivo, antes de definir o seu projeto, não deixe de se inspirar e conheça tudo a respeito do revestimento escolhido. No geral, existem ótimas opções, inclusive para quem deseja economizar. Espero que esse artigo tenha te ajudado na sua escolha. Até a próxima!

Autor deste artigo

Estudante de marketing e apaixonada pela escrita.
Adoro falar sobre a natureza e os mais diversos hobbies.
Quero melhorar o mundo através das palavras, e o aprendizado é o melhor caminho para isso!

Últimos posts


Os 10 Melhores Celulares para Jogar Roblox de 2024: Xiaomi, Samsung e Mais!

Os 10 Melhores Celulares para Jogar Roblox de 2024: Xiaomi, Samsung e Mais!

Procurando o melhor celular para jogar Roblox? Neste artigo, descubra dicas de como escolher e as 10 melhores opções de 2024!


As 8 Melhores Máquinas de Lavar de 16kg em 2024: Consul, Panasonic, Brastemp e Mais!

As 8 Melhores Máquinas de Lavar de 16kg em 2024: Consul, Panasonic, Brastemp e Mais!

Em busca da máquina de lavar de 16kg ideal? Neste artigo, apresentamos as 8 melhores máquinas de lavar de 16kg da atualidade, como escolher e onde comprar!


As 11 Melhores Impressoras Tanque de Tinta de 2024: Canon, Epson e mais!

As 11 Melhores Impressoras Tanque de Tinta de 2024: Canon, Epson e mais!

À procura da melhor impressora tanque de tinta? Neste artigo, confira como escolher o modelo perfeito para você e quais são os 11 melhores modelos do mercado.


As 10 Melhores TV Samsung de 2024: Smart, QLED e muito mais!

As 10 Melhores TV Samsung de 2024: Smart, QLED e muito mais!

Está buscando uma nova televisão Samsung? Neste artigo, apresentamos dicas de como escolher e as 10 melhores opções para você encontrar a TV perfeita. Confira!


UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

Procurando um software com muitos serviços para a edição de seus documentos? Confira neste artigo informações sobre UPDF, todas as vantagens e ferramentas!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Doces e sobremesas