Como fazer aromatizador: ambiente, caseiro, amaciantes e mais!

Como fazer aromatizador: ambiente, caseiro, amaciantes e mais!

Aprenda como fazer um aromatizador de ambientes caseiro! Veja diversos métodos e ingredientes acessíveis para o preparo de vários tipos de aromatizantes!


Você sabe como se faz um aromatizador?

Aromatizante

Mais do que uma casa organizada, limpa, bonita e bem decorada, também é necessário que esta esteja perfumada para garantir um ambiente mais aconchegante. Para isso, uma boa ideia é investir em aromatizadores de ambiente, pois estes podem ser encontrados com diversos perfumes diferentes e fazem total diferença para o ambiente, garantindo um cheiro de limpeza agradável.

Existem várias formas de se utilizar os aromatizantes, como os comprados em lojas especializadas com diversas fragrâncias, mas também há a possibilidade de preparar o seu próprio aromatizador e deixar a sua casa com o cheio de sua escolha. Continue lendo para aprender!

Locais para colocar aromatizador para ambiente

Mulher arrumando aromatizantes

Antes de escolher o preparo que deseja fazer para ter o seu aromatizador caseira, primeiro é preciso saber para que ambiente ele será destinado, pois isso é importante para entender qual a fragrância deve ser escolhida para cada área. Veja a seguir como escolher a melhor fragrância para cada ambiente!

Sala de estar

A sala é definitivamente o ambiente que mais circulam pessoas ao longo do dia na casa, e também um local para passar um tempo em família e conversar. Este também é o cômodo da casa onde você recebe seus amigos e familiares, portanto, é um ambiente que necessita de mais harmonia e energia positiva.

Assim, uma boa escolha de fragrância para preparar para este ambiente são as que contenham bambu, erva cidreira e capim limão. Mas caso você prefira investir em um clima mais intimista, o ideal é investir em essências mais florais e intensas.

Banheiro

Para o banheiro, o mais importante é que o aromatizar dê aquela sensação de limpeza e frescor para o ambiente. O objetivo neste caso é auxiliar para que haja um controle na limpeza do local, garantindo sempre esta boa sensação de frescor no local.

Assim, para o banheiro as recomendações são fragrâncias mais cítricas, como limão e bergamota Além disso outra opção que pode garantir ao ambiente uma sensação de frescor e limpeza é o alecrim. Algumas essências mais comuns como a de lavanda, gerânio e outras flores também são excelentes para banheiros pois possuem um cheiro intenso.

Cozinha

Escolher um aromatizador para a cozinha é um pouco mais complicado pois trata-se de um ambiente que normalmente já conta com alguns cheiros, devido aos preparos de pratos, por exemplo. Assim, os cheiros podem se misturar e é preciso escolher levando isso em consideração.

O ideal é optar por cheiros que possam até mesmo neutralizar outros cheiros da cozinha, como de gordura, por exemplo, dos preparos. Algumas boas escolhas são as essências críticas, como limão, tangerina, laranja, pois são fortes. Também podem ser usados tomilho, anis, manjericão e erva doce, pois podem até mesmo ressaltar o cheiro dos alimentos.

Quarto

O aromatizador para o quarto vai depender do estilo pessoal, pois este é um ambiente muito intimo e para garantir conforto à pessoa que irá ficar nele é preciso considerar suas preferências. Para dormir tranquilamente, boas escolhas são as essências de lavanda, camomila e manjerona, pois garantem essa sensação de paz e conforto e facilitam o sono.

Mas para outras finalidades, para criar um ambiente mais romântico para um momento a dois, outros aromas são ideias como baunilha, rosas, patchouli, jasmin e cardamomo. Por isso, depende das preferências e escolhas do dono do quarto.

Escritório

O escritório é um ambiente mais sóbrio e dificilmente é preciso inovar nestes locais, mas também é claro que é preciso manter um ambiente agradável e com um bom aromatizador. Mas para estes cômodos a escolha deve ser feita de uma forma diferente, com fragrâncias condizentes com o ambiente e que atraiam boas energias.

Para isso, as melhores escolhas de essenciais para usar em escritórios são as de canela e outras especiarias, pois tão esta sensação de boas energias e prosperidade para o espaço, além de atrair sucesso para os negócios. Outra opção discreta e viável para este ambiente é a flor de laranjeira.

Como fazer aromatizador de ambiente caseiro

Aromatizante de flores

O preparo dos aromatizadores de ambiente de forma caseira é bastante simples, e pode ser feito levando todos estes aspectos a respeito das preferências e escolhas para garantir que o ambiente ficará com a cara e do gosto do morador do local. Veja a seguir como preparar seu próprio aromatizador!

Como fazer um aromatizador de ambiente caseiro

Para preparar o seu próprio aromatizador de ambiente, uma ideia é o feito com cascas de laranja ou tangerina, cravos da índia e água. Pegue todos estes ingredientes e coloque em uma panela para que ela possa ir ao fogo. Espere que ela levante fervura e os cheiros comecem a subir. Em seguida desligue a panela e retire do fogo.

A mistura então deverá ser colocada em um recipiente com spray par que possa ser utilizada a partir dele em seguida. Mas o recomendado é que se espere esfriar antes disso. Em seguida você já pode utilizar o seu aromatizador onde desejar.

Como fazer um difusor de ambiente caseiro

Para preparar um bom difusor de ambientes caseiro, você vai precisar de 1 recipiente de vidro, sal grosso, algumas laranjas e cravo da índia. Retire toda a casca da laranja em uma tira única, e enrole ela em seguida como se fosse uma flor. Coloque dentro de um vasilhame de vidro água e dois dedos de sal grosso.

Coloque por cima as flores feitas com a casca de laranja e deixe de uma forma bonita para além de perfumar, também enfeitar o ambiente. Arrume os cravos da índia junto com a flor de casca de laranja e deixe no ambiente que deseja perfumar.

Como fazer aromatizadores de varetas caseiro

O aromatizador de palitos. Sendo assim, para o preparo deste você vai precisar de 250ml de álcool de cerais, 50ml de água, 50ml da essência de sua escolha, 10ml de fixador, corante da cor que desejar, palitos de churrasco sem as pontas e um frasco.

Coloque dentro de uma vasilha os ingredientes e misture bem. Em seguida deixe esta mistura dentro do freezer por cerca de 5 dias para macerar em seguida. Após este prazo, retire do freezer, coloque dentro do frasco escolhido e coloque os palitos de churrasco dentro. Vire os palitos sempre para liberar o cheiro.

Como fazer velas decorativas e aromatizadas caseiro

Para fazer velas decorativas e aromatizadas você vai precisar de meia maçã cortada em fatias finas, 1 limão pequeno em rodelas, 1 galho de alecrim fresco, água, um pote de vidro e um aparelho de fondue de cerâmica.

Dentro do pote coloque o alecrim e a maçã, em seguida, ferva a água e jogue por cima. Depois acenda a vela do aparelho de fondue e coloque o pote por cima. O calor da vela irá liberar todo o aroma da maçã e dos outros itens usados. Não se esqueça de apagar a vela quando sair do ambiente.

Como fazer spray aromatizador de ambiente caseiro

Para preparar o seu spray aromatizador, os ingredientes são: 100ml de álcool de cerais, 30ml de água mineral, 15ml de essência, 5ml de fixador e um borrifador. Em seguida, pegue todos os ingredientes coloque dentro do recipiente escolhido e misture muito bem para que tudo fique uniforme.

Antes de usar, é necessário que você deixe esta mistura descansar por pelo menos algumas horas. Somente após este processo você poderá usar o spray. Assim, após algumas horas que a mistura foi feita você pode espirrar seu novo aromatizador onde desejar.

Materiais que podem ser usados como aromatizador

Para os aromatizantes caseiros a ideia é que se use ingredientes que são encontrados em casa facilmente. Isso, pois o diferencial neste caso é usar algo mais comum, simples e acessível para a maioria das pessoas. Veja quais ingredientes você pode usar no preparo de seus aromatizantes caseiros a seguir!

Amaciante

Aromatizante de amaciante

Os amaciantes são muito usados para o preparo de aromatizantes caseiros pois este é um ingrediente que todo mundo normalmente tem em casa, além de garantir um perfume muito agradável.

Em geral, os amaciantes podem ser usados em aromatizantes para áreas como sala, para aplicar em spray nos sofás e poltronas, pois também podem garantir maciez para o tecido destes móveis. Assim, além do perfume os amaciantes são uma boa escolha na hora de preparar o seu aromatizante caseiro e garantir uma sensação de aconchego para o ambiente.

Flores

Aromatizador de flores

Os aromas e essências de flores são as opções mais procuradas para dar um ar mais aconchegante e até mesmo alegre para o ambiente. As flores trazem boas sensações para o cômodo e são excelentes para garantir por mais tempo um perfume agradável.

Podem ser usadas em vários ambientes da casa, mas o mais comum é que sejam usadas nos quartos e salas, devido as diversas opções de fragrâncias mais sutis que trazem harmonia e boas energias para o espaço. Esta é uma excelente escolha de essência para preparar o seu aromatizante caseiro.

Temperos

Aromatizante de temperos

Diversos temperos também possuem esta função de aromatizar os ambientes, os mais comuns de serem usados para as duas finalidades são as ervas, como tomilho e alecrim por exemplo. Ambos trazem uma sensação de frescor para o ambiente com seus cheiros marcantes e agradáveis.

Por isso são tão usados para preparar os aromatizantes caseiros, pois além de serem ingredientes que normalmente são encontrados em casa pelas funções como tempero, também possuem uma fragrância agradável e muito marcante. Outras especiarias, como cravo-da-índia, canela e até mesmo anis estrelado também roubam a cena com seus perfumes agradáveis.

Frutas

Aromatizante de frutas

As frutas, em geral as mais cítricas, são ótimas escolhas para aromatizar o ambiente pois possuem cheiros muito marcantes e que trazem frescor. Limão, laranja e tangerinas que possuem os cheiros mais intensos ao serem combinados com outros elementos são excelentes aromatizadores.

As fragrâncias exaladas pelos limões e laranjas fixam muito no ambiente, pois isso são ideias principalmente para aromatizadores em spray, pois assim você pode espirrar pelo ambiente que deseja em várias áreas e garantir que ele todo fique perfumado por igual. A laranja associada com algumas especiarias também é uma ótima escolha.

Aromatizadores de ambiente para comprar

Além de preparar o seu próprio aromatizador de ambiente, caso deseje, existem diversos modelos e fragrâncias distintas disponíveis no mercado que podem ser escolhidos. Agora que você já sabe um pouco mais a respeito dos cheiros e o que combina com cada ambiente, confira a seguir alguns aromatizantes para comprar!

Aromatizadores de varetas

Aromatizador de varetas

Os aromatizantes de vareta são uma excelente opção para você manter o ambiente sempre perfumado, pois são muito duradouros. Existem diversas fragrâncias distintas com perfumes para todos os gostos que podem ser comprados atualmente, a depender do seu estilo.

Uma excelente opção para os que desejam um aroma mais clássico e agradável é adquirir o de Jasmina, da Inspire, que pode ser encontrado em uma faixa de preço de R$55. Outra opção é o feito de alecrim silvestre da Via Aroma, que pode ser encontrado por cerca de R$49.

Aromatizadores de spray

Aromatizador de spray

Se você está em busca de um bom aromatizador de spray e deseja um com um cheiro mais amadeirado e muito duradouro, o feito de bamboo da Eboké é uma excelente opção e pode ser encontrado por cerca de R$49.

Outra opção é o de alecrim feito pela Proaloe, que pode ser encontrado ainda mais barato, por cerca de R$39. Estes dois aromas, como destacados, são muito intensos e garantem um perfume incrível para o ambiente. O de alecrim é indicado para todos os cômodos, mas para a cozinha certamente fará toda a diferença.

Aromatizadores de incenso

Aromatizador de incenso

Os incensos são usados por muitas pessoas para garantir boas energias para o ambiente e também como forma de perfumar, visto que existem várias fragrâncias distintas a depender das preferências de quem compra.

Portanto, existem alguns aromatizadores que são feitos neste formato de incenso ideais para relaxar e dar um clima de aconchego ao ambiente. O de pitanga da Inca é uma excelente opção, além de ser encontrado pelo valor de R$13. A D’ambience conta com várias outras fragrâncias que podem ser encontradas na mesma faixa de preço, cerca de R$12,90.

Velas aromatizadas

Velas aromatizadas

As velas aromatizadoras também são relaxantes e dão ao ambiente um clima especial. Após um dia cansativo elas garantem uma sensação de conforto e aconchego para aproveitar o descanso em casa. Por isso, indicamos algumas que possuem fragrâncias mais comuns mas que são muito procuradas, como a de pitanga da Phebo, que pode ser encontrada por cerca de R$106,99.

Outra opção um pouco mais barata que esta é a produzida pela granado, de chá branco, que pode ser encontrada por cerca de R$74,99. Ambas são opções muito boas e que garantem um perfume incrível para o seu lar.

Aromatizadores de plug de tomada

Os aromatizadores de tomada em geral usam essências para garantir ao ambiente uma difusão de cheiros e fragrâncias. São também uma excelente opção pois assim você pode variar ao tipo de essência que é usado nele.

Para isso, compre o aromatizador de tomada sem essência da CB, que custa cerca de R$52 e separadamente escolha a fragrância que mais lhe agrada. Também existe outro modelo que é feito pela Via Aroma, mas neste caso ele vem com um aroma de lavanda, e pode ser encontrado pelo valor de R$49.

Dicas sobre os aromatizador de ambiente

Velas aromantizantes

O uso dos aromatizadores de ambiente vai muito além de somente o perfume que podem garantir para o ambiente. A sensação de limpeza e organização traz paz e harmonia para qualquer cômodo escolhido da casa. As fragrâncias são de acordo com a personalidade do morador e trazem conforto. Leia mais!

Use aromas que estimulem seus sentidos

Como os aromatizadores são usados não somente para garantir que o ambiente fique cheiroso e com uma constante sensação de limpeza, mas também servem para outras várias finalidades, é importante que o morador se sinta bem com a escolha da fragrância.

Assim, vale a pena investir em aromas que podem estimular os seus sentidos, que te trazem bem estar, que podem fazer com que você se sinta mais ativo e estimulado a fazer suas atividades. Aromas críticos costumam agir no humor, fazendo com que a pessoa se sinta mais disposta. Já a lavanda, facilita para que relaxe e aproveite o momento em paz.

Não deixe os aromatizador de ambiente perto do fogo

Vários aromatizadores de ambiente contam em sua composição com álcool e alguns produtos que podem ser inflamáveis. Tanto os que são feito em casa como os que são comprados em lojas. Por isso, é importante que você tome cuidado ao utilizar, principalmente os de spray.

Na hora de espirrar se certifique de que não há fogo por perto, seja de velas acesas ou outros. Também não deixe os vidros do aromatizadores de varetas próximos a locais com fogo pois pode acabar causando um acidente grave.

Tente incluir o aromatizador de ambiente na decoração da casa

Os aromatizadores de ambiente além de perfumarem a casa também podem servir como objetos de decoração. Isso, pois em alguns casos como os feitos com varetas, podem contar com vidros coloridos, diferenciados e com detalhes que garantam mais alegria para a sua decoração por exemplo.

Alguns que são feitos em casa, com os com cascas de laranja também podem ser usados para enfeitar mesas de salas ou estantes, pois além de perfumados são muito bonitos e trazem a cor intensa da laranja.

Faça seu aromatizador de ambiente e perfume sua casa!

Aromatizador de ambiente

Invista em criar novas fragrâncias com os aromatizadores de ambiente e leve mais alegria para a sua casa com perfumes variados. São várias as opções de cheiros de estilos, que podem até mesmo servir como decoração para a sua casa.

Desta forma, aproveite destas diversas possibilidades de cheiros e sensações que os aromatizadores tanto feitos em casa como comprados podem trazer para a sua casa. As fragrâncias podem trazer muito mais personalidade para qualquer ambiente. Teste em casa estas incríveis receitas, escolha a essência que mais te agrada e aproveite o resultado!

Autor deste artigo

Últimos posts


UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

Procurando um software com muitos serviços para a edição de seus documentos? Confira neste artigo informações sobre UPDF, todas as vantagens e ferramentas!


O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Quer saber se o Moto G71 é bom? Neste artigo, veja a ficha técnica do celular da Motorola, vantagens, desvantagens, indicações de usuário e muito mais!


As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

Está pensando em comprar uma TV de 32 polegadas e não sabe por onde começar? Venha conferir as 10 melhores opções do mercado e como escolher o produto ideal!


As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

Em dúvida sobre qual TV de 43 polegadas comprar? Veja neste artigo dicas de como escolher o melhor modelo e um ranking com os 10 melhores produtos atuais!


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Moda Artigos Esportivos