Tecido para cabeceira: descubra quais são os tipos e muito mais!

Tecido para cabeceira: descubra quais são os tipos e muito mais!

Quer inserir uma decoração nova e exclusiva no seu quarto? Confira aqui os melhores tecidos para a cabeceira da sua cama.


Quer saber qual é o melhor tipo de tecido para cabeceira?

Cama com cabeceira laranja

A cabeceira da sua cama é um item que deixa o quarto com muito mais charme e sofisticação, possuindo modelos que agradam a todos os tipos de gostos. Em razão disso, um fator fundamental na hora de escolher a melhor cabeceira é o tecido ideal que vai ser utilizado.

Entre as variedades de modelos disponíveis, é possível escolher pela cabeceira em placas ou peça única, tudo dependendo do seu estilo, do ambiente ou do seu orçamento. Porém, definir o tecido correto vai fazer uma grande diferença no seu quarto.

Cada tecido contém as suas próprias características em relação à textura, beleza, durabilidade, efeito visual e entre outros. Portanto, é muito importante se certificar qual tecido combina mais com a decoração e o seu estilo de vida. Nesse artigo vamos conhecer alguns tecidos e cabeceiras ideais para a sua cama.

Os tipos de tecidos para cabeceira

Seja para dar um aconchego melhor ao corpo ou decorar o ambiente, a cabeceira é um item que pode possuir muito estilo e personalidade. Antes de escolher o design desejado para a cabeceira, é necessário selecionar o tecido mais indicado, sendo bem resistente e com alta qualidade. Confira a seguir os tipos de tecidos mais comuns e as suas características.

Suede

Cabeceira de suede marrom

O suede é um tecido bem macio, muito semelhante à camurça, e fabricado a partir de poliéster, um material sintético recomendado para as pessoas que preferem uma peça aconchegante e confortável. Ao escolher esse tipo de tecido, a sua cabeceira terá uma alta resistência a manchas, fricção e danos provocados por umidade ou animais de estimação.

Apesar disso, o suede não é um tecido indicado para pessoas alérgicas, visto que costuma acumular mais ácaros do que os demais tecidos disponíveis no mercado. A estética do suede é uma das suas grandes vantagens, já que se trata de um material que atua igual a um veludo molhado, dando mais vida nas suas diferentes tonalidades, garantindo muito mais sofisticação e estilo.

Linho

Cama com cabeceira de linho verde

O linho é um tecido que se origina a partir de fibras naturais, portanto, é considerado um material nobre e bem resistente. Esse tipo também se ressalta por causa de seu acabamento mais sofisticado, conforme às peças que são confeccionadas com ele.

O tecido é versátil e costuma ser usado na mobília para dar um toque mais macio e confortável. Além disso, o linho possui uma tecelagem bem rígida, composto por uma alta gramatura, perfeito para quem deseja resistência e durabilidade. Vale lembrar que o linho não é recomendado se caso houver animais de estimação em casa, principalmente gatos, pois eles podem arranhar e causar prejuízos ao tecido.

Facto

O facto é um tecido que mistura fibras sintéticas e naturais e, por razão disso, fica bem próximo da rigidez do linho e do brilho sofisticado da seda, garantindo elegância e resistência às peças. Esse tecido é um dos preferidos por muitas pessoas para a mobília de casas ou ambientes corporativos, já que o material contém uma fácil conservação e alta durabilidade.

A estrutura do facto oferece acabamentos perfeitos, sempre indicados para quem quer possuir uma mobília de alto padrão. Além de ser bem durável, a sua limpeza também costuma ser muito fácil, basta usar um pano úmido, ideal para quem deseja praticidade durante o dia a dia.

Sintético

O tecido sintético é fabricado em laboratório, podendo conter diversos componentes químicos em sua composição. As matérias primas mais usadas para confeccionar esses tecidos são: poliéster, acrílico, plástico e poliamida.

Esse tipo de tecido foi criado para substituir os naturais no comércio, já que são mais resistentes e economicamente mais acessíveis. É possível encontrá-los facilmente no mercado, possuindo uma grande variedade de opções, sendo utilizados para fabricação de itens domésticos, de higiene pessoal e na confecção de roupas.

Por serem impermeáveis, os tecidos sintéticos são recomendados para pessoas alérgicas e com animais domésticos. No entanto, se for 100% de poliéster, ele pode esquentar muito e pinicar, mas se for mesclado, não há nenhum problema. Além disso, também são bem fáceis de limpar.

Jacquard

Tecido jacquard bege

O tecido jacquard é fabricado a partir de um tear de tecelagem único equipado com um aparelho padrão jacquard, produzindo um efeito com texturas espessas e tridimensionais no pano. O nome francês é em homenagem ao Joseph Marie Jacquard, a pessoa que criou o mecanismo padrão de estampas no ano de 1801.

Esse mecanismo é usado para fabricar panos intrincados, brocados e damascos. Além disso, o poliéster, a seda e o rayon são materiais bem comuns utilizados no processo. É muito indicado para cortinas, almofadas e estofamento, garantindo luxo e elegância ao ambiente ou para uma peça de roupa.

Esse tecido é o mais forte e resistente em relação aos tecidos comuns, geralmente são mais brilhantes, dependendo do tipo de fibra utilizada, possuindo desenhos arabescos e estampas bem elaboradas e decorativas.

Veludo

Cama com cabeceira de veludo cinza

O veludo é um tecido de inverno geralmente usado na confecção de vestidos para festas luxuosas, assim como roupas mais casuais e revestimentos de mobília. É conhecido como um dos panos mais antigos do mundo, muito utilizado antigamente por classes mais nobres, representando riqueza, elegância e sofisticação.

Entretanto, há vários modelos de veludo, cada um possuindo as suas próprias características. As variedades desse tecido são o veludo cotelê, alemão, molhado e com elastano, é importante conhecer cada uma delas se deseja usar esse tipo de pano em sua casa.

O veludo é bem popular pela sua aparência felpuda, quente e fofa, sendo muito indicado para locais mais frios, garantindo um ótimo conforto junto com um caloroso abrigo no inverno.

Couro natural

Cama com cabeceira de couro natural laranja

O tecido de couro natural possui um preço muito elevado no mercado, apesar disso, a sua durabilidade é para a vida toda, recebendo cada vez mais charme à medida que o tempo passa. É um tipo bem procurado e resistente, permitindo que as peças permaneçam bonitas, hidratadas e conservadas durante anos.

Por ser um produto natural, é fundamental lembrar que o couro contém um aroma próprio e variações de texturas e cores. Características como marcas, cicatrizes e rugas não são defeitos, mas sim atributos originais do material.

Além disso, o tecido de couro costuma ceder um pouco com o uso frequente em assentos e encostos, o que é normal em razão da sua origem natural e das suas propriedades elásticas presentes no material. Ainda assim, é uma opção bem firme e impermeável.

Veludo floss

Cama com champagne e cabeceira de veludo floss

O tecido veludo floss oferece um ótimo acabamento e um visual bem refinado, possuindo um toque macio e suave, garantindo uma cabeceira e mobília bem confortáveis e elegantes. A sua durabilidade depende de como é mantido, uma boa opção é fazer tratamentos de repelente a líquidos, assim mantendo o pano com uma aparência nova por um longo tempo.

A diferença do veludo comum para o veludo floss, é que o segundo é fabricado com fios mais finos, oferecendo muito mais maciez e suavidade.

La Cité e Parma

Cama com cabeceira acetinada com tecido la cité

O tecido La Cité contém uma textura Chevron e um leve acetinado, equilibrando muito bem em cômodos e em decorações mais clássicas, do mesmo modo que o Parma, já que possui uma trama relativamente rústica e uma diversidade de cores neutras.

O La Cité é originário da China, com 100% de poliéster em toda a sua composição, geralmente é vendido por metro, contendo 140,00 cm de largura e 0,46 kg. O Parma, no entanto, constitui de 72% de algodão e 28% de poliéster, também vendido por metro.

Rústico ou Udinese

Cama com cabeceira rústica

Os tecidos rústicos possuem uma alta qualidade e um grande impacto visual, principalmente em ambientes internos e decorativos. Esse pano para decoração compõe de algodão e poliéster, muito utilizado para revestimentos, fabricação de sofás e cortinas, produção de mantas e cabeceiras de camas.

Esse tipo de tecido possui diversas possibilidades para personalizar cores, estampas e desenhos, além da alteração de matéria prima e personalização da gramatura. Além de um ótimo custo benefício, também é muito durável, versátil e resistente, até mesmo em ambientes com animais de estimação.

Os tipos de cabeceiras

A cabeceira de uma cama pode mudar totalmente a decoração de um quarto, além de expor uma personalidade própria da pessoa que dorme ali. Existe uma variedade de modelos que completam todo tipo de estilo, deixando o lugar bem original, confortável e convidativo, sejam de estofados, de ferro ou de madeira. Veja abaixo alguns tipos de cabeceiras para dar um visual totalmente único ao seu quarto.

Estofadas

Cama com cabeceira estofada rosa

As cabeceiras estofadas são bem populares para a decoração dos quartos hoje em dia, ideais para as camas-box. Já que esse estilo de cama vem sem a cabeceira, é uma boa oportunidade para ser criativo. Esse tipo de cabeceira possui diferentes formatos, deste geométricos até caneladas, com uma ampla opção de cores e tamanhos.

As estofadas expandem o aconchego e o conforto, visto que oferecem um ótimo apoio para as costas. São muito decorativas, versáteis e de fácil instalação, além disso, também melhoram a acústica do ambiente, absorvendo as ondas sonoras menores, ou seja, os sons mais agudos.

Ferro

Cama com cabeceira de ferro preta

As cabeceiras de ferro costumavam ser muito utilizadas no passado, adoradas hoje em dia por quem aprecia de um estilo mais clássico, retrô e vintage. Esse estilo deixa o seu quarto com um toque bem diferente e uma personalidade única ao cômodo.

As camas feitas de ferro possuem um alto valor no mercado, mas apenas as cabeceiras custam um valor bem mais inferior, garantindo um efeito semelhante a uma cama completa. Além disso, as cabeceiras de ferro contêm uma diversidade de modelos para todos os tamanhos de camas-box.

Geométricos

As cabeceiras geométricas geralmente são fabricadas com madeira ou algum outro tipo de material, gerando uma variação enorme de formas, como círculos, retângulos, triângulos, horizontais e verticais. Esses tipos de cabeceiras são feitas sob medida, completamente customizadas, podendo escolher as cores, dimensões e tecidos.

É uma ótima opção para quem deseja uma composição assimétrica, trazendo uma decoração bem incomum e exótica para o seu quarto. Além disso, também há uma grande variedade de cores.

Madeira

Cama com cabeceira de madeira

As cabeceiras de madeira possuem diversas possibilidades, podendo ser de chapa de madeira, pallet, ripada e entre outras. É muito indicada para quem gosta de soltar a imaginação, escolhendo entre vários tamanhos, estilos de madeira e design.

Também é possível acrescentar uma iluminação própria na cabeceira do seu quarto, deixando o ambiente bem iluminado e escultural. Algumas pessoas costumam compor ripas de madeiras que sobem pela parede e ocupam o teto, escondendo as fitas de led presas a elas, tornando o cômodo bem mais estiloso.

Rattan

Cama com cabeceira rattan

As cabeceiras de rattan são fabricadas a partir de vime, uma fibra natural que possui flexibilidade e garante a criação de diferentes tipos de peças. É um estilo que oferece charme e um toque artesanal ao ambiente, sendo uma boa opção para quem deseja algo mais leve e descontraído.

Esse tipo de cabeceira complementa uma decoração agradável, aconchegante e simples. É possível encontrar no mercado diferentes formatos e tamanhos, podendo escolher o melhor modelo que completa o seu quarto. Além disso, normalmente é recomendada a combinação com almofadas de linho e mantas de tricô.

No varão

Varão de madeira

As cabeceiras no varão são muito simples e práticas, usando apenas um varão para inserir a cabeceira, esta que é fabricada geralmente com espuma revestida de tecido ou de couro, precisando utilizar tiras de tecido para prendê-las. É possível ser feita em duas partes ou apenas uma, além disso, oferece uma grande facilidade na hora da limpeza.

Esse tipo de cabeceira é bem customizada e personalizada, possuindo uma grande variedade de modelos e um baixo custo.

Estilo vintage

Cama com cabeceira vintage

As cabeceiras vintage são uma opção ideal para uma decoração mais leve, charmosa e muito estilosa. Possuindo um estilo bem retrô e uma releitura de tonalidades chamativas e modernas, esse tipo de cabeceira dá um toque bem romântico e simples ao ambiente.

Além de transformar qualquer decoração básica em algo mais luxuoso, também contém uma variedade de opções para dar uma personalidade única ao seu quarto, podendo até mesmo ser utilizada em ambientes mais modernos, gerando um lindo equilíbrio e contraste. Uma ótima dica é usar tecidos florais ou estampados para uma aparência mais contemporânea.

Escolha o melhor tecido para a sua cabeceira!

Cama com cabeceira estofada

Além de dar uma direção à cama, a cabeceira também faz toda a diferença em um quarto, possuindo uma variedade de modelos incríveis que auxiliam a compor uma decoração harmoniosa e diferenciada, atendendo a todos os estilos, sendo retrô, moderno, clássico, industrial e até mesmo o contemporâneo.

Os tecidos são essenciais para decorar um cômodo, trazendo aconchego em estofados, cortinas e em camas. A escolha do tecido ideal precisa ser conforme as características do pano e da mobília, analisando bem as suas necessidades estéticas, práticas e financeiras.

Combinando o melhor tecido com o tipo de cabeceira que atende as suas expectativas vai criar mais do que um ambiente agradável para você, como também um lugar único e cheio de personalidade. Portanto, siga todas essas dicas e transforme o seu quarto com o seu próprio estilo.

Autor deste artigo

Produtora Audiovisual, escritora e roteirista.

Últimos posts


Os 10 Melhores Alarmes para Motos de 2022: Positron, Taramps e muito mais!

Os 10 Melhores Alarmes para Motos de 2022: Positron, Taramps e muito mais!

Está em busca de um bom alarme para sua moto? Aprenda a como escolher o melhor alarme e também confira quais são os 10 melhores alarmes para moto de 2022!


As 10 Melhores Cafeteiras Expresso de 2022: Nespresso, Oster e muito mais!

As 10 Melhores Cafeteiras Expresso de 2022: Nespresso, Oster e muito mais!

Quer adquirir uma cafeteira expresso para fazer um café delicioso e não sabe qual comprar? Veja neste artigo as 10 melhores cafeteiras e como escolher a sua!


As 10 Melhores Bicicletas Aro 16 de 2022: Caloi, Nathor e muito mais!

As 10 Melhores Bicicletas Aro 16 de 2022: Caloi, Nathor e muito mais!

Em dúvida sobre qual é a melhor bicicleta aro 16? Veja dicas de como escolher o modelo ideal para seu filho e uma seleção com 10 melhores bicicletas do mercado!


Mouse Hyperx é bom? Lista com os 6 melhores modelos de 2022!

Mouse Hyperx é bom? Lista com os 6 melhores modelos de 2022!

Saiba como escolher o melhor mouse HyperX por meio das dicas e do ranking com os 6 melhores modelos do mercado. No fim, faça um investimento que compensa!


Os 10 Melhores Cobertores de 2022: de casal, queen e muito mais!

Os 10 Melhores Cobertores de 2022: de casal, queen e muito mais!

Procurando o melhor cobertor de 2022? Confira neste artigo dicas imperdíveis sobre como escolher o ideal e um ranking com os 10 melhores produtos do mercado!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


Perfume Treinos Alimentação