Tipos de paredes: para construção, texturas, acabamentos e mais!

Tipos de paredes: para construção, texturas, acabamentos e mais!

Pensando em uma reforma? Veja neste artigo os principais métodos de construir paredes e as principais texturas e acabamentos para deixá-las lindas!


Saiba mais sobre os tipos de paredes para sua casa!

Parede residencial cinza

O momento da construção ou reforma é um momento muito requisitado por várias pessoas que buscam melhorar ou aprimorar a sua residência ou prédio comercial da melhor forma possível e é claro que as paredes construídas não estarão de fora.

Por isso, neste artigo, viemos trazer para você tudo que você precisa saber sobre os tipos de paredes que você poderá fazer dentro da sua casa ou escritório, para que acerte em cheio na sua escolha e tenha a melhor textura, acabamento e estilo de parede que você poderia ter.

Além disso, também daremos algumas dicas sobre como manter, fazer e decorar as paredes que você pode ter dentro de casa.

Tipos de paredes para construção

Durante o desenvolvimento e a decoração de interiores dentro das residências e ambientes, o formato e estilo das paredes ainda é um assunto extremamente importante e que deve ser debatido com cautela, já que a estrutura do ambiente é de extrema importância para a boa construção da residência.

Existem atualmente, diversos estilos e tipos de paredes e acabamentos para você escolher para dentro da sua casa, e uma boa escolha da parede pode ser fundamental para que o acabamento fique do estilo que você deseja.

Hoje, vamos mostrar para você alguns estilos de paredes e acabamentos para você escolher para dentro da sua residência, além de mostrar alguns dos principais utilizados atualmente, para que você possa tomar a melhor decisão para dentro da sua casa.

Alvenaria de vedação

Alvenaria de vedação

A alvenaria de vedação é um dos estilos de paredes mais utilizados em todos país, geralmente é o modo escolhido para a separação dos ambientes das casas, por ser forte e extremamente duradouro, ele também possui outros benefícios, como a fácil execução e colocação.

Este estilo de parede geralmente é muito versátil, sendo feito com tijolos cerâmicos e blocos de concretos, e também extremamente econômico de ser executado. Ele também é incombustível, atendendo a necessidade de proteção contra incêndios. Este estilo de parede sustenta o próprio peso e é uma ótima dica para mudar o projeto arquitetônico.

Alvenaria Estrutural

Alvenaria Estrutural

Diferentemente da alvenaria de vedação, a alvenaria estrutural tem o objetivo de desenvolver a estrutura do ambiente, sustentando a edificação da sua casa e tendo um papel fundamental na estrutura das residências, e por isso, deve ser planejada com cuidado, e cautela, pois depois de instalada, não poderá ser alterada sem causar danos ao imóvel.

A composição é feita principalmente de tijolos cerâmicos, ou também blocos de concreto estruturais, este estilo de parede não deve ser feito com tijolos e blocos comuns, pois poderá trazer sérios riscos a estrutura do ambiente. A principal vantagem deste estilo de parede é a rapidez da execução.

Drywall

Drywall

O drywall é um sistema de vedação muito comum atualmente, sendo utilizado tanto em residências como em prédios comerciais, porém, este estilo de parede apenas pode ser usado internamente, e também não deve ter contato com água ou ser instalado em locais úmidos, para não prejudicar a qualidade do mesmo.

Ele é composto de placas de gesso, revestidas em laminas de carvão duplex para a sustentabilidade do mesmo. Como o gesso é um item muito frágil em relação a água, é necessário prestar atenção no momento da instalação, para não correr o risco de danificar a sua parede.

Paredes de placas cimentícias

As placas de paredes cimentícias possuem uma estrutura parecida com as do drywall, porém, no local de serem instaladas com placa de gesso, são placas de cimento, o que auxilia muito na durabilidade da mesma, em caso de instalações em locais úmidos, ou em contato com a água caso aconteça.

Ele também possui uma instalação muito rápida, e de forma mais prática, então, você não terá problemas de ter uma grande construção dentro de casa, visto que a instalação é feita rapidamente, e as placas já vem prontas para a instalação.

Divisórias de vidro

Divisórias de vidro

As divisórias de vidro também são uma ótima dica para quem quer trazer um design diferente e único para dentro de casa. Elas não são estruturais e são usadas principalmente para separar os ambientes dentro das residências. São instaladas principalmente dentro do banheiro no box, e em ambientes comerciais, separando as salas.

A instalação é simples, acompanha uma estrutura, que geralmente é uma mistura entre alumínio e aço, e podem ser instaladas para serem móveis ou não. Também são compostas por um vidro duplo, que garante a maior resistência e durabilidade da parede dentro da sua residência ou sala comercial.

Divisória naval

As divisórias navais não são tão comuns dentro de residências, porém, é um dos estilos de divisórias mais utilizadas em escritórios e ambientes corporativos no mundo inteiro. Elas são extremamente flexíveis e ótimas para você mudar todo o layout de um ambiente, sem precisar de fato mexer nas estruturas do local.

Essas paredes divisórias são extremamente fáceis de serem instaladas, e também são bem finas, então não preservam muito a acústica do local, porém, podem ser facilmente retiradas e instaladas novamente de uma forma diferente.

Os tipos de texturas para paredes

Agora que já entendemos um pouco mais sobre os estilos de paredes disponíveis a sua escolha para instalar dentro da sua casa, o estilo de texturas para essas paredes também é um aspecto a se pensar no momento da implementação das paredes.

Existem diversos estilos, formatos e cores de texturas diferentes para você aplicar na nova parede. Veja abaixo alguns estilos de texturas em paredes para você conseguir escolher a melhor para dentro da sua casa.

Textura grafiato

A textura grafiato é uma das mais utilizadas, principalmente no exterior das residências no país, sua aparência chama muito atenção visualmente, e também fica incrível no interior, e ela é desenvolvida para aparentar ranhuras na parede. Geralmente, este estilo de textura é utilizado em paredes de alvenaria.

Pode ser facilmente feita por profissionais, e após a secagem você poderá pintá-la da cor que você desejar, a pintura da textura não danificará a estrutura da mesma, e assim, você poderá ter um detalhe em textura incrível na nova parede da sua casa.

Textura com efeito chapiscado

O efeito chapiscado também é um estilo de textura em paredes muito utilizado e também muito prático de ser feito, ele também é próprio para parede internas ou externas feitas em alvenaria, tanto a de vedação como a estrutural, e traz um efeito e estilo único para a sua casa.

Ele também é muito indicado passa massas granuladas, ou em paredes lisas, para desenvolver este estilo de textura, você precisará de um rolo de pintura texturizado, que poderá ser facilmente encontrado em madeireiras ou casas de tintas.

Textura com efeito ranhura

A textura em ranhura também é muito utilizada em design de interiores, além de ser muito prática de ser feita, este estilo traz um aspecto incrível para a decoração da sua casa, e após seco pode ser pintado com a cor de acordo com a sua escolha, que combinar melhor com a decoração da sua casa.

Essa textura é feita com o auxílio de uma espátula de plástico dentada, com isso, basta que você passe a espátula na parede da forma que você desejar, sejam em linhas retas, diagonais e até mesmo em formato de ondas.

Textura com efeito espatulado

Textura com efeito espatulado

O estilo de textura espatulado é um pouco mais complicado de ser feito. Ele é desenvolvido com auxílio de uma desempenadeira de aço com abas, e é mais indicado que seja feita por um profissional, visto que é mais difícil chegar ao resultado desejado.

Também é indicado que seja feito em paredes granuladas ou lisas de alvenaria, e deve ser realizada com movimentos harmônicos e suaves para se alcançar uma boa aparência desse estilo de textura.

Textura com gel decorativo

A textura em gel decorativo é uma ótima opção para quem está em busca da melhor textura para dentro de casa. Ela traz um aspecto incrível para dentro dos ambientes, e pode ser feita de inúmeras formas, para poder abusar da imaginação no momento da aplicação.

Este estilo de textura traz vários benefícios, como variedade, é impermeável e de fácil aplicação, você poderá chegar a vários resultados utilizado esse material para desenvolver a textura da parede da sua residência, você também poderá fazer toda a decoração da sua casa sozinha com a facilidade da aplicação do material.

Tipos de acabamentos para paredes

Agora, que já entendemos de estilos de paredes e suas texturas, vamos para um tópico que também é muito importante no momento da finalização da parede da sua casa, que é o acabamento da mesma.

O acabamento impecável traz um aspecto incrível para dentro da sua residência, além de também existir diversas opções de acabamentos para você escolher a que melhor combine com a sua decoração e fechar com estilo a decoração da sua casa, veja abaixo:

Pintura

Pintura

A pintura, atualmente, continua sendo a principal escolha de muitas pessoas no momento de decidir o melhor acabamento para as paredes dentro dos ambientes. Esta também é uma excelente opção, e também uma das mais práticas e fáceis de serem feitas, a pintura pode ser feita por um profissional, ou por você mesmo.

Existem diversas cores de tintas disponíveis para venda atualmente, podemos encontrar até locais que criam cores de tintas únicas de acordo com o seu gosto para os ambientes, além de também possuírem diferentes finalidades, como para dentro de casa, para o externo de casa, laváveis e também para madeiras de vários tipos.

Azulejos

Azulejos

Os azulejos é um dos acabamentos mais utilizado dentro das residências, juntamente a pintura. Geralmente, este estilo de acabamento é utilizado em banheiros e também na cozinha, na área onde fica a pia e o fogão para auxiliar a limpeza dos mesmos. Uma das principais vantagens da implementação dos azulejos é a facilidade da limpeza.

Os azulejos, assim como as tintas, estão disponíveis atualmente em diversos formatos e cores para você escolher o melhor para dentro da sua casa. Além do tamanho, formato e cor você também poderá escolher a melhor textura do seu azulejo, como liso ou antiderrapante, por exemplo.

Ladrilho Hidráulico

Ladrilho Hidráulico

O ladrilho hidráulico é uma ótima dica para você que gosta de cores e formatos dentro da sua residência, eles também são azulejos, porém, são menores e possuem detalhes mais marcantes, como cores e desenhos de diversas formas.

Este estilo de ladrilho é mais utilizado nas cozinhas ou até mesmo em banheiros, para trazer um aspecto mais alegre e colorido, ele também é extremamente fácil de limpar, o que é um dos benefícios da implementação dos ladrilhos.

Gesso 3D

Os acabamentos em gesso 3D vêm ganhando mais visibilidade e sendo a escolha principal de muitas pessoas que buscam dar o melhor acabamento para as suas residências. Eles são fáceis de fazer, comprar e aplicar e deixam um aspecto incrível onde colocado.

Existem diversas cores e formatos de gesso, e também formas para que você possa fazê-los em casa mesmo, a parte negativa deste estilo de acabamento é que ele é frágil sem relação a água ou umidade e, por isso, é necessário ser implantado longe de locais úmidos ou que possam ter contato direto com a água.

Pastilhas

Muito parecido com os acabamentos em madeira, as pastilhas são uma forma prática e fácil de revigorar a sua parede e deixar a sua casa com um aspecto incrível. As pastilhas podem ser encontradas em diversos formatos, estilos e cores, e são facilmente instaladas.

Além do estilo de madeira que é muito procurado, você também poderá encontrar pastilhas de vidro e outros materiais. São muito indicadas principalmente para banheiros e locais úmidos, a instalação é prática e promete um acabamento impecável para os seus ambientes.

Madeira

Madeira

A madeira é um estilo de acabamento que vem ganhando mais reconhecimento nos últimos anos, com o crescimento do design de interiores. A madeira é muito versátil, então se torna muito indicada para os criativos, que gostam de decorações diferentes dentro da sua casa, já que as mesmas podem ser instaladas com facilidade e são muito resistentes.

A maior vantagem da implementação das madeiras como acabamento para as paredes, é a praticidade e durabilidade que a madeira proporcionará, sem falar que a madeira é muito versátil e você poderá fazer diversos tipos de acabamentos, e também, de diversas cores, de acordo com o seu estilo preferido.

Escolha o melhor tipo de parede e acabementos para sua casa!

Mulher pintando e admirando parede

Ao decidir mudar as paredes de dentro da sua residência, ou até mesmo criar uma nova estrutura, é necessário que você escolha com cuidado as paredes, seus revestimentos e acabamentos para que tudo fique impecável dentro da sua casa ou prédio comercial.

É importante que você sempre foque naquilo que ficará melhor dentro da sua residência, e que também tenha mais a cara do seu estilo pessoal, e estilo de dentro de casa, por isso, existem diversos estilos de paredes e acabamentos para você escolher e fazer tudo do seu jeito e da melhor forma.

Então, utilize nossas dicas e busque encontrar o melhor estilo de parede e acabamento para a sua residência, e não deixe de abusar das opções de decoração que você poderá ter dentro de casa com as opções de texturas e acabamentos!

Autor deste artigo

Estudante de marketing de conteúdo, amante da escrita, decorações e do estilo de vida em contato direto com a natureza.

Últimos posts


O Motorola Moto E22 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto E22 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Quer saber se o Moto E22 é o celular certo para você? Neste artigo, veja as especificações técnicas do aparelho, vantagens, indicações de uso e muito mais!


Gestão de negócios aplicada ao Recursos Humanos

Gestão de negócios aplicada ao Recursos Humanos

Descubra como a gestão de negócios otimiza o departamento de Recursos Humanos, melhorando processos e estratégias empresariais.


Os 16 Melhores Notebooks i7 de 2024: Dell, Samsung, Acer e mais!

Os 16 Melhores Notebooks i7 de 2024: Dell, Samsung, Acer e mais!

Quer comprar o melhor notebook i7 para você? Confira neste artigo as dicas necessárias para escolher o modelo ideal e os 16 melhores produtos do mercado.


Os 8 Melhores Notebook Acer de 2024: Aspire, Spin e mais!

Os 8 Melhores Notebook Acer de 2024: Aspire, Spin e mais!

Em busca do notebook ideal da marca Acer? Neste artigo, apresentamos os 8 melhores notebooks Acer para 2024, como escolher e onde comprar!


Os 10 Melhores PCs Gamers Completos de 2024: Chip7 Informática, Mancer e mais!

Os 10 Melhores PCs Gamers Completos de 2024: Chip7 Informática, Mancer e mais!

Procurando o melhor PC gamer completo? Neste artigo confira muitas informações desse produto para escolher o ideal e veja um ranking com os 10 melhores!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Decoração Cuidados automotivos Suplementos Moda Artigos Esportivos