Feng shui na sala: descubra as cores usadas, dicas e mais!

Feng shui na sala: descubra as cores usadas, dicas e mais!

Se você deseja arrumar a sua sala e não sabe por onde começar, confira neste artigo dicas sobre feng shui e saiba como alinhar as energias de um ambiente.


O que é e para que serve o feng shui?

Uma pedra escrita Feng shui em uma mesa

O feng shui é uma técnica milenar chinesa da qual pretende atrair a harmonia, prosperidade e equilibrar as energias de um ambiente através da sua arrumação. No seu sentido literal, a palavra feng shui significa vento-água.

A filosofia chinesa explica que o feng shui é como o vento, do qual não podemos entender, e como a água, que não podemos segurar. Os chineses ainda explicam que o vento traz a água da chuva para nutrir tudo que está na terra, e que a água parada traz doenças. Desse modo, segundo o feng shui, coisas paradas podem estagnar as energias dentro de um ambiente.

Nesse sentido, o feng shui consiste em usar corretamente as cores ao arrumar um cômodo, bem como organizar os móveis, objetos e movimentar a sua energia para assim evitar a estagnação que impede a prosperidade e a paz dos quem vive em uma casa.

Dicas para feng shui na sala

O Feng Shui pode trazer inúmeros benefícios quando é aplicado corretamente, e alguns deles são a melhora da concentração e da criatividade, da paz, assim como a sua energia e alegria. Cada cômodo em uma casa tem uma função, nesse sentido, a seguir preparamos algumas dicas para você reequilibrar o ambiente da sua sala e aumentar a sua energia positiva, confira!

Reveja a posição dos móveis

Um homem mudando o sofá de lugar

Em uma sala o feng shui tem como sua a regra principal a posição ideal para os sofás, que segundo a técnica chinesa, devem ficar encostados na parede, pois, assim eles poderão transmitir uma sensação de segurança e proteção.

Além disso, outro mandamento do feng shui é que os sofás nunca devem ficar de costas para a entrada da sua casa, e se isso não for possível, o ideal é colocar ouro móvel atrás dele para que assim possa facilitar a circulação das energias no ambiente.

No centro da sala, o ideal é colocar apenas uma mesa de centro, objetos decorativos arredondados e tapetes, pois o meio desse ambiente é o responsável direto pelas energias de força, de paz e de equilíbrio.

Faça um equilíbrio de cores

Jovem pintando uma parede de amarelo

No feng shui o uso das cores também é essencial em um ambiente, pois uma cor escolhida de forma indevida pode causar efeitos negativos ao longo do tempo daqueles que vivem ali, algumas cores usadas de forma incorreta podem resultar em mal-estar físico, brigas, estresse, e até mesmo em problemas financeiros.

Já algumas tonalidades utilizadas de forma correta podem proporcionar a tranquilidade, paz, energia positiva e a renovação da energia vital. No geral, as tonalidades mais claras podem trazer muito bem-estar ao ambiente, entretanto, algumas nuances com tonalidades mais escuras também podem trazer o equilíbrio, bem como incentivar o diálogo e a criatividade.

Use plantas para melhorar o feng shui da sala

Sala de estar com várias plantas espalhadas pelo ambiente e móveis

As plantas são as grandes responsáveis por proporcionarem um impacto de energia positiva e bem-estar sobre os ambientes, além disso, são objetos decorativos maravilhosos, mas segundo o feng shui cada espécie tem um significado diferente, bem como proporcionam cargas energéticas distintas, veja a seguir algumas dicas de plantas para você utilizar na sua sala.

Lavanda: limpa as energias negativas; espada de São Jorge: absorve a inveja e energias negativas; arruda: bloqueia a inveja e o olho gordo; lírio da Paz: renova o ar e aumenta a sensação de paz e, por fim, flores amarelas ou vermelhas: atraem abundância e prosperidade.

Descarte coisas quebradas

Caixa com objetos descartados

Por descuido ou comodismo, às vezes deixamos objetos quebrados em casa com o pensamento de mandarmos consertá-los, doá-los ou até mesmo descartá-los em algum determinado momento do qual ficamos postergando. Mas saiba, que segundo a filosofia do feng shui, esse pequeno descuido pode ser fonte de energia parada.

Objetos quebrados e sem uso dentro de uma casa pode atrair baixa vibração, bloquear as energias positivas e gerar estagnação na vida dos seus moradores, por isso, qualquer item que estiver sem uso ou quebrado em um ambiente, descarte imediatamente e desse modo, permita que as energias circulem na sua casa.

Mantenha uma organização de espaço

projeto e análise de feng shui em um ambiente

Além de organizar os móveis da sua sala para deixar a energia fluir melhor, tenha uma atenção especial com as suas janelas, pois mesmo nos dias de inverno ou em lugares com as temperaturas mais baixas é importante abri-las por alguns períodos para assim deixar o vento entrar e levar com ele as energias ruins.

Além disso, mantenha a organização do espaço, deixe os objetos e móveis sempre nos seus lugares e abuse de uma boa limpeza! Objetos estagnados ou pelos cantos da sala é uma forma de bloquear a espiritualidade do ambiente, bem como de reter as suas energias e baixar a sua vibração.

Faça uso de quadros para atrair energias positivas

Sala de estar com parede de tijolos e vários quadros pendurados

Ao decorar a nossa sala, precisamos ficar atentos a todos os itens que vamos colocar, afinal, vamos conviver e olhar para eles diariamente. Assim como decorar o seu ambiente com diversos objetos, os quadros que ali são colocados também impactam diretamente na sua energia e vibração.

Os quadros refletem imagens que podem ser absorvidas no nosso subconsciente, por isso opte sempre por imagens alegres. Algumas imagens que retratam pobreza, assim como aquelas que retratam tristeza ou pessoas sozinhas, podem ser fontes de energias ruins e ao longo prazo podem atrair sentimentos e emoções de baixa vibração, por isso, muito cuidado na hora de escolher as obras de arte para sua sala.

Coloque fontes de água no cômodo

Uma fonte de pedras na sala de estar

A água é um dos elementos mais essenciais para a vida humana, sendo uma das principais fontes de energias positivas e de limpeza, afinal não é à toa que ela deriva o sentido literal da palavra feng shui. Nesse sentido, as fontes de água são um dos principais elementos utilizados nessa técnica para melhorar as energias de um ambiente.

Além de ser uma peça decorativa e encantadora, as fontes de água estão sempre em movimento e carregam consigo o símbolo da liberdade, da fluidez e também representam a busca pelo equilíbrio entre o homem e a natureza.

Use aromas para melhorar o bem-estar

Varas de aroma com suporte de vidro sobre fundo brilhante

A aromaterapia é uma grande aliada do feng shui, mas antes de sair colocando essências e cheiros na sua sala, saiba que cada uma pode influenciar no seu bem-estar de alguma forma, por isso antes de escolher o seu aroma favorito, se certifique as propriedades que ele possui, bem como as suas recomendações.

Algumas essências como, por exemplo, a de lavanda pode ajudar a acalmar o ambiente, a de alecrim proporciona o aumento de energia vital, já a de laranja ajuda na melhora do humor. Os incensos também são uma ótima alternativa para manter o seu ambiente com um cheiro agradável, além disso, ele tem forte uma ligação com o equilíbrio espiritual e proporcionam a elevação das energias.

Velas são perfeitas para aumentar a energia do ambiente

Quarto aconchegante decorado com velas acesas

No feng shui as velas simbolizam o elemento do fogo e proporcionam luz e brilho nos ambientes. Com diferentes formas, cores e tamanhos, as velas têm o poder de unir o elemento do fogo com as cores e ativar de forma significativa as vibrações de um ambiente. Veja a seguir o significado das velas aliados a algumas cores.

Amarela: ideais para salas de estudos, pois auxiliam na concentração e na comunicação; branca: funciona como um coringa, senso ideal para todos os momentos; azul: auxilia no relaxamento, traz serenidade de paz espiritual; laranja: ajuda a elevar o otimismo e a sociabilidade e, por fim, dourada: afasta as energias negativas e atraem prosperidade e sucesso.

Espalhe cristais pela sala

Altar de Feng Shui em casa na sala de estar com cristais e outros objetos

Além de lindos os cristais estão super em alta, mas para além de enfeitar ambientes, os cristais são objetos que ajudam a melhorar as energias e elevar a vibração dos ambientes, entretanto, antes de optar por uma pedra, busque por aquela que seja compatível ao seu objetivo de vida no momento.

Em sua grande maioria os cristais pretendem afastar as energias negativas e dissolver sentimentos ruins, mas cada um tem as suas especificidades. A ametista ajuda na conexão espiritual, já a ágata atrai calmaria, o quartzo rosa ajuda a eliminar os sentimentos ruins e a turmalina afasta as energias negativas.

Cores usadas no feng shui e seus significados

Sendo um dos principais elementos utilizados no feng shui, as cores impactam diretamente na nossa energia e bem-estar, além disso, algumas podem nos acalmar ou nos estimular. Se você está na dúvida quais cores utilizar na decoração da sua sala, veja a seguir algumas opções e os seus significados.

O amarelo no feng shui

Uma sala com paredes amarelas e sofás brancos e outros móveis de tons claros

O amarelo é uma cor que representa a saúde física e mental, sendo ideal para ser utilizada em salas de estudo, pois ela estimula a concentração. Além disso, o amarelo é bastante associado à sabedoria e à tolerância, também lembra o ouro, por isso tem como o seu significado poder e riqueza.

No feng shui o amarelo representa a estabilidade e o elemento terra, estimula as energias, a alegria e espontaneidade, e ainda pode ajudar a elevar a energia vital. Ao optar por utilizar essa cor na sua sala, você pode investir em objetos, velas ou até mesmo pintar uma parede do seu cômodo.

O azul no feng shui

Um quarto com paredes, cortinas e roupa de cama azuis

Segundo a filosofia do feng shui o azul é uma ótima cor para ser utilizada nas salas de uma casa, pois ela transmite muita harmonia, paz e tranquilidade. Além disso, a cor ajuda a atrair prosperidade, sabedoria e harmonia.

A cor azul tem várias nuances, desse modo, os seus significados são um pouco distintos. O azul-claro simboliza a espiritualidade e paz, o azul-escuro representa a sabedoria, a intuição, o inconsciente e o mar, já o azul com tons esverdeados simboliza a natureza, o desenvolvimento e a juventude.

O verde no feng shui

Uma sala com a parede verde, um sofá verde e branco encostado e um relógio branco

O verde representa o elemento da madeira, do qual consegue se expandir e levar os seus frutos, flores e sementes para vários lugares, nesse sentido, para o feng shui o verde simboliza o florescimento de novos projetos, a conquista de objetivos, a realização dos sonhos, o nascimento de novas inspirações, bem como atraem novas etapas.

Além disso, o verde é a cor ideal para marcar o novo ciclo em um lar, bem como renovar as energias. Nos ambientes essa cor também é capaz de promover a harmonia, o equilíbrio e as esperanças.

O roxo no feng shui

Uma sala de jantar com uma parede roxa, mesas e cadeiras de madeira e no canto um vaso com uma planta

O roxo é uma cor que surgiu entre a mistura do vermelho e do azul. Essa cor simboliza o equilíbrio entre a sabedoria e o amor, entre o espírito e a mente, bem como a razão e a paixão. Além disso, o roxo também é uma cor bastante conectada com a energia das boas ações e da compaixão.

Em um ambiente, a cor roxa pode inspirar o respeito, autoridade e dignidade, além de ser uma cor que simboliza sorte e grandes ideais. Por seu uma cor muito auspiciosa, ao colocar esse tom na sua sala você poderá transmitir um ambiente de muita paz e espiritualidade.

O vermelho no feng shui

Uma sala com paredes vermelhas, um sofá também vermelho e um vaso vermelho com uma planta

O vermelho representa o poder, é uma cor forte que remete a paixão, energia, força e ação. Por seu uma cor quente ela simboliza o verão, eleva a autoestima, e traz vitalidade as pessoas em um ambiente.

Regido pelo elemento fogo, o vermelho é uma cor poderosa e ajuda na proteção psíquica. Segundo o feng shui essa cor deve ser usada com cautela, pois, por ser uma cor bastante energética, ela pode causar irritabilidade e insônia, por isso é bom avaliar a forma que você vai utilizar a cor na sua sala.

O rosa no feng shui

Um pequeno quarto com as paredes rosas claro e móveis brancos

Considerada uma variação do vermelho, o rosa simboliza a juventude e alegria. Além disso, o rosa é uma cor que surgiu através da mistura do branco e do vermelho, nesse sentido, ela representa a união do céu e da terra e do mundo material com o espiritual.

A cor romântica também representa a felicidade, o amor e as intenções puras. Nos ambientes ela causa leveza e harmoniza os relacionamentos. Além de paredes você também pode usar rosa em detalhes e objetos decorativos como almofadas, velas e cortinas.

O cinza no feng shui

Uma sala com sofá e parede da cor cinza e um abajur

A cor cinza representa o equilíbrio entre os opostos, pois ela se deriva através da mistura do preto e do branco, além disso, os seus tons podem ser usados nas decorações de um ambiente de formas e objetivos bastante distintos, pois ao mesmo tempo em que essa cor pode parecer simples e neutra, ela também pode ser marcante, remeter ao luxo, a modernidade e ao requinte.

Os seus tons também podem variar bastante, as nuances do cinza vão dos prateados, ao claro, ao metalizado, e ao grafite. Desse modo, não faltam opções para você usar essa cor na sua sala.

O preto no feng shui

Um quarto moderno com parede e móveis pretos e um quadro branco

O preto é uma cor do elemento água, que simboliza a sensação de profundidade sendo considerada muito elegante e sofisticada. Entretanto, deve ser usada com cautela, pois quando utilizada em excesso pode tornar um ambiente deprimido e sombrio.

Nesse sentido, ao optar por usar essa cor você deve mesclar ela junto a cores neutras, e distribuí-la entre móveis, detalhes e peças decorativas, pois é uma cor que não deve ser deixada de lado. O preto representa a conexão espiritual, a sabedoria e a profundidade intelectual.

O branco no feng shui

Sala de estar branca com sofá e estante

O branco simboliza a paz espiritual, a pureza e a limpeza, sendo a cor que representa o elemento ar e o metal. Considerada a cor favorita entre os ambientes de uma casa, o branco consegue promover uma sensação de amplitude quando utilizada em tetos e paredes, principalmente em cômodos pequenos.

Entretanto, o branco deve ser utilizado com cautela, pois em excesso pode causar ansiedade e acelerar a energia vital, nesse sentido, o ideal é utilizá-la em portas e janelas, e para destacar quadros coloridos e objetos decorativos.

Aproveite estas dicas e tenha uma sala com um bom feng shui!

Composição com símbolos budistas: yin yang, tartarugas, elefantes, velas aromáticas, rosários e sinos

Agora que você já sabe como utilizar as técnicas do feng shui na sua sala, tenho certeza que ao aplicá-la em seu ambiente você poderá usufruir de muita energia positiva, além de elevar a sensação de proteção, alegria, leveza e fluidez.

Além disso, ao utilizar as técnicas milenares do feng shui, tenha certeza que o seu bem-estar e de todos na sua casa irá aumentar consideravelmente. Mas atenção, no quesito cores, o ideal é utilizá-las com cautela, pois dessa forma você poderá ter um ambiente agradável e harmonioso. Agora é só aproveitar as nossas dicas e ter uma sala com um bom feng shui!

Autor deste artigo

Nômade digital.
Produz textos para blogs e outras ferramentas de marketing e conteúdo.

Últimos posts


UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

Procurando um software com muitos serviços para a edição de seus documentos? Confira neste artigo informações sobre UPDF, todas as vantagens e ferramentas!


O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Quer saber se o Moto G71 é bom? Neste artigo, veja a ficha técnica do celular da Motorola, vantagens, desvantagens, indicações de usuário e muito mais!


As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

Está pensando em comprar uma TV de 32 polegadas e não sabe por onde começar? Venha conferir as 10 melhores opções do mercado e como escolher o produto ideal!


As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

Em dúvida sobre qual TV de 43 polegadas comprar? Veja neste artigo dicas de como escolher o melhor modelo e um ranking com os 10 melhores produtos atuais!


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Moda Artigos Esportivos