Instalação de fogão a gás: como fazer, cuidados, equipamentos e mais!

Instalação de fogão a gás: como fazer, cuidados, equipamentos e mais!

Aprenda como fazer a instalação do seu fogão a gás em casa, de uma forma segura e prática, e também algumas dicas para manter a segurança da sua família.


Saiba como fazer a instalação de fogão a gás de forma segura!

Trocando o gás

Um dos itens mais essenciais dentro da cozinha de residências ou prédios comerciais é o fogão a gás, e por isso ele é um item insubstituível, mas junto com a necessidade do fogão dentro das cozinhas, vem também a questão da instalação dos mesmos e hoje nós vamos abordar este assunto.

A instalação do fogão a gás é simples, prática e pode ser feita por você mesma, porém, por motivo do gás ser perigoso e causar acidentes sérios que podem prejudicar você e as pessoas ao seu redor, existe uma forma correta de fazer a instalação e também alguns cuidados necessários.

Neste artigo você encontra tudo que precisa saber sobre fogões a gás, desde a sua instalação, até dicas sobre preservação e cuidados.

Como fazer a instalação de fogão a gás:

Pessoa instalando botijão de gás

A instalação do gás de cozinha sempre é um assunto e se tratar com o maior cuidado possível, atualmente, todos os fogões e cooktops utilizados dentro das residências, restaurantes e empresas precisam possuir um gás instalado para a utilização.

Por isso, neste artigo ensinaremos para você tudo que você precisa saber sobre gás de cozinha, para que você possa utilizar seu fogão da melhor forma, sem maiores perigos. Confira!

Local da instalação do fogão a gás

Os fogões a gás, geralmente costumam ficar dentro das cozinhas das instituições ou residências, é indicado que o mesmo fique em um local ventilado para que facilite em caso de problemas. Também é indicado em alguns casos, que o botijão de gás fique fora deste espaço da cozinha e que também não fique fechado dentro de armários para que possa ocorrer a ventilação da melhor forma possível.

Os fogões a gás também podem ser instalados em espaços de lazer, perto de churrasqueiras, e também ao ar livre.

Como saber qual o tipo de gás da sua casa?

É importante saber que existem diversos tipos de gás disponíveis no mercado e cada um tem uma finalidade específica, ou é mais indicado em algumas situações. O gás utilizado na cozinha e nos fogões a gás é o gás liquefeito de petróleo, ou como costuma ser chamado: GLP.

Também existe atualmente o Gás Natural, conhecido como GN, ele também pode ser usado em cozinha, mas a sua instalação leva toda uma construção e criação, atualmente, os edifícios vêm sendo construídos com toda a instalação do GN, porém, em residências, pelo preço elevado da instalação é mais utilizado o GLP.

Mangueira indicada

Existem alguns estilos de mangueiras para a instalação do botijão de gás do seu fogão, elas podem ser facilmente encontradas em madeireiras ou lojas especializadas e vêm acompanhadas do engate que fica dentro do botijão e que passa o gás para o fogão funcionar perfeitamente.

Os estilos de mangueira estão disponíveis em diversos materiais, desde a mais comum, que é de borracha, até a mais elaborada, que é de inox. A mais indicada atualmente é a mangueira de borracha, que é bastante resistente e útil, porém, ela deve ser trocada com frequência para diminuir a possibilidade de danificações.

Equipamentos necessários

Os equipamentos necessários para a instalação do seu gás de cozinha são simples, serão a mangueira e o engate para o gás, que você pode achar facilmente, e uma chave de fenda que você possa utilizar para apertar o fixador da mangueira da forma mais firme.

É importante que você verifique se os fixadores são de boa qualidade e que você tenha uma chave específica para apertar os parafusos do fixador, para que não haja problemas como vazamentos que podem acarretar em risco para toda a sua família.

Procedimento de instalação

Para a instalação é simples, você deve tirar o lacre do botijão de gás, incluir o engate de forma que ele fique firme dentro do gás, apertar com ajuda da chave de fenda e apertar bastante o fixador, para não ter chances de escapar. É bom verificar se a mangueira realmente ficou fixa ao engate para não ocorrer problemas.

Após isso, você deverá encaixar o outro lado da mangueira no local indicado no seu fogão e fará o mesmo procedimento com o fixador, apertar o suficiente para ficar bem preso com a chave de fenda e conferir se está realmente bem fixo, e seu fogão estará montado e pronto para o uso.

Prazo de validade

O botijão de gás em sí não terá um prazo de validade, porque você sempre estará trocando o casco, já que, sempre que você trocar o gás da sua cozinha, você precisará trocar o casco do seu botijão, e desta forma, você não precisará se preocupar com a validade dele.

Porém, a mangueira e engate do gás devem ser trocados com frequência, eles possuem a validade de até 2 anos de uso, e é indicado que ambos sejam trocados neste mesmo intervalo de tempo para que não ocorram problemas.

Posição da mangueira

Existem atualmente diversos tamanhos de mangueiras disponíveis para que você consiga deixar o botijão da maneira que você achar melhor, mais perto ou mais longe do seu fogão. Ela não tem uma maneira em que deve ficar, você pode deixar da forma que achar melhor.

Porém, a mangueira do fogão não poderá ficar prensada ou dobrada de forma que prejudique a passagem do gás do botijão para o fogão. Além de prejudicar o material, você também poderá causar problemas sérios de vazamentos, visto que o gás não poderá passar livremente como deveria.

Limpeza

Você não precisará fazer uma limpeza no próprio equipamento de instalação do gás de cozinha, visto que o mesmo deverá ser trocado, mas para a aparência, principalmente quando o botijão fica visível na sua cozinha, é importante manter uma higienização básica do seu botijão.

Para essa higienização você poderá usar um pano úmido com detergente e passar por cima da mangueira e botijão para tirar o excesso de sujeira dos mesmos, mas não é necessário uma limpeza tão profunda, visto que ambos serão trocados com frequência.

Testes de vazamento

Uma das formas mais simples que você pode utilizar para verificar possíveis vazamentos no seu gás de cozinha, é utilizando água e sabão, essa é uma maneira prática mas muito eficaz na verificação e controle de possíveis vazamentos.

Para isto, basta que você acrescente água com sabão no local em que você desconfia que esteja vazando gás, e aguardar alguns minutos, e verificar se irão se formar bolhas no local, se não formar, você não tem um problema de vazamento, mas se formar, é necessário verificar para estancar o vazamento de gás.

Risco com o vazamento de gás

Gás vazando

O vazamento do gás de cozinha pode trazer algumas graves situações para dentro da sua residência, principalmente se o local não for bem ventilado e for totalmente fechado, o vazamento pode trazer riscos sérios para a saúde das pessoas no local.

Veja a seguir alguns dos riscos causados pelo vazamento de gás em locais fechados.

Explosão e incêndio

Como estamos lidando com um gás extremamente inflamável, um dos primeiros riscos que corremos nos vazamentos é de explosão e incêndio. Já foi confirmado que o botijão de gás em sí não explode, ele apenas vaza o gás, mas com um grande vazamento e uma fagulha de fogo pode ser fatal para quem estiver próximo.

O incêndio ocorre em caso de explosões, visto que o fogo irá se espalhar por todas as partes, e ambos os acontecimentos podem ser fatais para você e sua família, por isso, sempre tome cuidado.

Asfixia

O gás de cozinha quando vazado em grande quantidade não é perigoso apenas para casos de explosão, ele pode ser extremamente prejudicial para a pessoa que está próxima e causar um caso grave de asfixia.

Isso ocorre porque o corpo humano não deve inalar este tipo de gás, que pode fazer extremamente mal para o pulmão, e por isso, a pessoa acaba sem ar para respirar e acaba se asfixiando dentro do ambiente.

Aumento das despesas

O vazamento de gás em quantidades pequenas ou em locais bem ventilados podem não indicar um risco para a sua saúde, mas pode ser um risco direto ao seu bolso e saúde financeira.

Como sabemos, o valor do gás de cozinha vem subindo muito nos últimos anos e está custando mais de cem reais atualmente, e por isso um vazamento, mesmo que pequeno, pode ser prejudicial e você estará perdendo por um gás que pagou caro para ter na cozinha.

Por isso, sempre verifique se está ocorrendo algum tipo de vazamento de gás na sua cozinha, sendo pequeno ou grande, ele oferece riscos sérios a saúde e também pode sair caro para o seu bolso.

Cuidados com o gás

Botijão de gás

Existem alguns cuidados que você pode tomar sempre com o seu gás de cozinha para que você não corra riscos de nenhuma forma. Assim, você poderá manter o seu gás de cozinha por mais tempo e sem que ele seja um problema para você e sua saúde.

Veja abaixo alguns cuidados que você deve ter com o seu gás para a diminuição dos problemas em casos de vazamento.

Como detectar o vazamento de gás

Para você verificar se está ocorrendo um vazamento de gás na sua cozinha, um dos primeiros sinais é o cheiro, o gás de cozinha tem um cheiro muito característico e caso você sinta esse cheiro dentro do ambiente, você deve ficar atento a um possível vazamento do seu botijão de gás ou fogão.

Outra forma de verificar um possível vazamento é colocando água com bastante sabão nas saídas do gás, caso sejam formadas bolhas no local, você deverá efetuar a troca do equipamento, pois o mesmo está apresentando um vazamento, algumas vezes será necessário apenas apertar mais o fixador, mas é importante ficar alerta.

O que fazer com aparelhos e caixas de eletricidade?

Em casos de vazamento de gás, é importante ficar de olho em tudo que possa gerar a menor faísca de fogo possível dentro da sua casa, por isso, é necessário uma atenção especial para os aparelhos eletrônicos, caixas de eletricidade e demais utensílios que possam gerar um incêndio ou explosão.

Por isso, quando detectar qualquer tipo de vazamento de gás, tire os aparelhos elétricos de perto do gás, e se for possível, mantenha tudo desligado até resolver o problema do seu vazamento, assim você corre menos riscos de causar uma explosão ou incêndio dentro da sua própria casa.

Abra portas e janelas

Outra boa dica para você que tem o botijão de gás dentro de casa é sempre manter os ambientes bem ventilados, então, sempre que possível abra as janelas e portas da sua casa para que a mesma seja arejada. Assim, mesmo que ocorra leves vazamentos de gás dentro da sua casa, você não será prejudicado por isso.

Esta ação pode ajudar de diversas formas, principalmente porque o botijão de gás precisa ficar em um local de seja bastante arejado para que não ocorra possíveis problemas de saúde nos habitantes da sua casa.

Tenha um seguro residencial

E por último, temos uma dica mais expressa para você que possui uma residência com botijão dentro de casa, nós nunca estamos livres dos problemas que podem ser causados por um vazamento de gás de cozinha, e isso pode ocorrer quando menos esperamos e também quando não estamos presentes para verificar.

Por isto, indicamos que você possua um bom seguro residencial, os seguros são fáceis de encontrar em diversas instituições, principalmente em bancos, e podem ser feitos até mesmo com a tarifa que você deverá pagar para manter a sua conta do banco.

Assim, em casos de explosões ou incêndios, você terá um bom seguro para recuperar a sua casa, ou seu utensílios de uma forma garantida, o que será mais seguro para você e toda a sua família.

Faça a instalação de fogão a gás sem complicações!

Trocando o gás

A instalação do seu fogão a gás pode ser simples e prática, e os cuidados com o mesmo deverão continuar sempre para que você não corra o risco de ter um vazamento de gás que possa vir a prejudicar a sua residência.

Por isso, mantenha sempre em dia os cuidados com possíveis vazamentos, sua casa bem ventilada, o cuidado com o prazo para trocar a mangueira e engate do seu botijão de gás, e também, se for possível, manter o botijão de gás fora de casa para evitar possíveis problemas.

E se não for possível, indicamos que você faça um bom seguro residencial para que você não passe por problemas maiores em casos de incêndio ou explosão em momentos que não há ninguém em casa. Siga nossas dicas para manter a sua casa mais segura e seu fogão a gás funcionando perfeitamente por mais tempo.

Autor deste artigo

Estudante de marketing de conteúdo, amante da escrita, decorações e do estilo de vida em contato direto com a natureza.

Últimos posts


Os 10 Melhores Monitores 75Hz de 2022: LG, AOC e muito mais!

Os 10 Melhores Monitores 75Hz de 2022: LG, AOC e muito mais!

Em busca do melhor monitor 75 Hz? Confira neste artigo dicas de como escolher o ideal para você, além de um ranking com os 10 melhores produtos de 2022!


Os 10 Melhores Celulares para Jogar Free Fire de 2022: Xiaomi, Realme e muito mais!

Os 10 Melhores Celulares para Jogar Free Fire de 2022: Xiaomi, Realme e muito mais!

Pensando em como escolher o melhor celular para jogar free fire? Acompanhe as dicas de escolha e o ranking com os 10 melhores produtos da categoria a seguir.


As 15 Melhores Smart TVS de 2022: da LG, Samsung e mais!

As 15 Melhores Smart TVS de 2022: da LG, Samsung e mais!

Procurando a melhor Smart TV para comprar? Veja neste artigo os melhores modelos do mercado, como escolher a ideal e encontre a Smart que mais combine com você!


As 10 Melhores TVs de 55 polegadas de 2022: LG, Samsung e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 55 polegadas de 2022: LG, Samsung e muito mais!

Quer curtir seus programas favoritos na telona? Neste artigo, apresentamos as 10 melhores TVs de 55 polegadas do mercado, como escolher e onde comprar!


As 10 Melhores Geladeiras com Bom Custo-Benefício de 2022: Brastemp, Panasonic e muito mais!

As 10 Melhores Geladeiras com Bom Custo-Benefício de 2022: Brastemp, Panasonic e muito mais!

Quer uma geladeira de qualidade que seja em conta? Aqui você encontra um ranking com as 10 melhores geladeiras com bom custo-benefício e aprende como escolher!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


Perfume Alimentação Saúde sexual Doces e sobremesas Sapatos