Flores brancas: descubra os principais tipos para seu jardim e mais!

Flores brancas: descubra os principais tipos para seu jardim e mais!

As flores são lindas, delicadas e capazes de transmitir sentimentos e sensações. Conheça neste artigo os diferentes tipos de flores brancas e seus significados!


Conheça o significado das flores brancas!

Buquê de flores brancas

As flores são símbolos da natureza que representam beleza, amor, simplicidade, pureza e bem-estar, e são espécies que embelezam jardins e decoração de interiores. Elas possuem o poder de transmitir sensações e sentimentos, que variam conforme a cor e o seu tipo.

As flores brancas estão associadas à paz, tranquilidade, perdão, inocência e a elegância. Cada tipo de flor possui um significado diferente, que influenciam em nossas vidas, tornando o ambiente mais agradável e aconchegante.

Por isso, conheça os significados das flores brancas e quais os tipos são adequados para cada ocasião. Se pretende agradecer ou desejar prosperidade para alguém em especial, por exemplo, ofereça lírio branco, essa flor representa abundância, saúde, companhia, dinheiro e amor. Leia nos próximos tópicos e conheça os principais tipos de flores brancas e seus significados.

Tipos de flores brancas

As flores são espécies decorativas que embelezam e trazem alegria para o ambiente, porém elas também são capazes de transmitir sentimentos e sensações através de suas cores e tipos. Na linguagem das flores, a cor branca representa a paz, tranquilidade, pureza, elegância e beleza.

Veja abaixo e conheça cada tipo de flor e suas características para decoração de ambientes, modos de fazer arranjos ou como cultivar em seu jardim!

Alisso

Flor-de-mel branca

É uma flor conhecida popularmente como flor-de-mel, nativa de países do mediterrâneo, também conhecida como “sweet alyssum”, caracterizada pelo seu aroma suave semelhante ao mel. É uma planta que produz inflorescências com flores pequenas e brancas, muito popular em jardins por sua delicadeza e beleza. A flor de alisso simboliza a fidelidade no casamento.

As folhas, caules e flores são comestíveis e utilizadas como aromatizantes em saladas ou outros pratos gastronômicos. Na Espanha é comumente utilizada como antiescorbútico e diurético.

Shasta daisy

Shasta Daisy branca

Popularmente conhecida como Margarida Shasta, é uma flor que fez parte da infância de muitas pessoas, da brincadeira de bem-me-quer ou mal-me-quer com as pétalas das flores. A palavra “daisy” em inglês é uma aparente alteração da expressão “day’s eye” que significa “olho do dia”, visto que, a flor se fecha durante a noite e abre ao amanhecer.

Antigamente a margarida era considerada uma flor das donzelas, e até hoje elas simbolizam a juventude, inocência, simplicidade, bondade, sensibilidade e o afeto, que combinadas com outras espécies de flores transmitem a sensação de jovialidade.

Lobélia

Lobélias brancas

A lobélia é uma planta herbácea nativa da América do Norte e América Central, e conhecida popularmente como flor cardinal. Possuem belas flores brancas e delicadas, tornando-se muito atraentes para jardins ornamentais e para os beija-flores que se alimentam do néctar.

São plantas silvestres que prosperam em locais úmidos e pantanosos, muito encontrado ao longo das margens dos riachos. A lobélia está associada à paz e tranquilidade.

Azaléa

Azálea branca

A azaléia é um arbusto originário da China e Japão que possui uma floração abundante e bem delicada. O seu nome originou do grego que significa “seco” ou “árido” por causa dos seus ramos ficarem secos antes de florescer.

Em geral, a azaléia está associada à feminilidade, delicadeza, amor, sabedoria, generosidade, pureza, maternidade e perseverança. A cor branca simboliza o romantismo, portanto, se você deseja expressar bons sentimentos para alguém, ofereça uma azaléia.

Peônia

Flor de peônia branca

As peônias possuem cerca de 80 espécies, porém a mais comum é a Peônia-da-china, nativa de países asiáticos. Na China, esta flor é cultivada há mais de 1500 anos, e no ano de 1903 passou a ser considerada Símbolo Nacional do povo Chinês, tornando-a o símbolo da riqueza e da nobreza.

A flor está associada a uma vida feliz, no entanto, dependendo da cultura, elas podem ter outros significados. No Japão, por exemplo, a peônia significa boa sorte, felicidade, fortuna e prosperidade. Outros significados estão associados com as suas cores. As brancas, por exemplo, significam recanto, timidez e pureza.

Nemesia

Nemesia branca

Comumente conhecida como jóia-do-cabo, é uma planta herbácea muito florífera, composta por 86 espécies e possui pequeno porte, podendo chegar a crescer até 45 centímetros de altura. Ideal para serem cultivadas em vasos e canteiros de jardins. Sua flores são muito delicadas e aparecem em cachos exalando um perfume suave.

Sua origem é de regiões arenosas e desérticas da África do Sul, porém se adaptou muito bem aqui no Brasil. São frequentemente utilizadas em varandas, terraços, jardins e canteiros.

Arbusto do Lírio do Vale

Flor de lírio do vale branca

O lírio do vale é uma planta originária da Ásia e Europa e que possui um pequeno porte, alcançando em média 25 centímetros de altura. Sua flores brancas e delicadas são perfumadas, onde muitas indústrias extraem as essências para fabricação de perfumes.

É uma flor que representa a humildade e, como símbolo religioso, segundo a lenda cristã, está associada às lágrimas de Nossa Senhora que foram transformadas em flores enquanto chorava aos pés da cruz, pela morte do seu filho Jesus. Ela também simboliza a felicidade.

Rosa

Rosas brancas

As rosas são as flores mais populares e românticas de todas, sendo representada pela cor vermelha que simboliza o amor e a paixão, no entanto, a rosa branca possui um significado muito especial, simbolizando a pureza e o amor eterno.

A cor branca transmite a sensação de paz, tranquilidade e inocência. No romance, a rosa branca significa um amor sólido e duradouro, que o torna símbolo de lealdade, sendo protagonista de diversos casamentos.

Elas também podem ser oferecidas às pessoas que estão doentes ou para entes queridos que perderam seus parentes, demonstrando condolências e respeito num momento difícil, representando a pureza e a lealdade aos familiares.

Petúnia

Petúnias brancas

A petúnia é uma flor originária de países tropicais e subtropicais da América do Sul, elas são lindas e delicadas, muito procuradas para decoração em jardineiras, vasos e jardins. Elas podem ser cultivadas tanto em ambientes internos quanto em áreas externas, complementando a paisagem do seu jardim e quintal.

É uma flor muito apreciada por simbolizar a sabedoria e a transformação, e tem o poder de transmitir para as pessoas harmonia, força espiritual e clareza da mente. Diante de todas as tonalidades, muitos acabam preferindo a cor branco para decoração da casa, jardins e escritórios, pois ela simboliza pureza, limpeza e paz.

Gardênia

Gardênias brancas

São flores muito belas e perfumadas, nativas da África, China e Oceania, suas pétalas são brancas e com o tempo ficam com tons de creme. A gardênia é uma planta perene que pode chegar a crescer até 2 metros de altura. As flores exalam um perfume que lembra o aroma do jasmim, sendo utilizado em aromaterapia por possuir um efeito calmante, assim como também é utilizada para o tratamento de gripes e resfriados. Outra utilização muito comum é no uso culinário, em saladas e geléias.

A gardênia simboliza inocência, sinceridade e a doçura, ou seja, transmitem sentimento puro e sincero. Na China, é uma flor muito apreciada, por isso, é frequentemente encontrada nas casas chinesas.

Hidrângea

Hidrângea branca

A hidrângea, conhecida popularmente como Hortência, é um arbusto muito florífero, originário da Ásia, principalmente em países como China e Japão. Suas flores são belíssimas, muito utilizadas em vasos de varanda, pergolados e em canteiros de jardim. Elas transmitem a sensação de beleza e juventude, por isso, as Hidrângeas simbolizam a pureza, coragem, dignidade e perseverança.

A flor também está associada à abundância, visto que suas pétalas são numerosas e delicadas. Além disso, é frequentemente relacionada à gratidão, prosperidade, inovação e versatilidade.

Angelonia

Angelonia branca

A angelonia é uma planta muito florífera, oriunda da América Central, América do Norte e América do Sul. Suas flores exalam um aroma frutado, que lembra a maçã e a uva, e possuem diversas cores, a mais comum sendo a branca. É uma planta muito vigorosa e resistente, capaz de sobreviver a um curto período de seca.

Ela é uma flor delicada, comumente utilizada como flor de corte para composição de arranjos, buquês e decoração em vasos. A angelonia simboliza a proteção e a paz.

Buddleja davidii

Buddleja davidii branca

É uma planta arbustiva, originária da Ásia, com uma floração abundante e suas cores variam do branco até ao azul. Conhecida popularmente como Árvore-das-borboletas, seu crescimento é vigoroso, de rápido crescimento e muito resistente.

A flor possui um aroma muito semelhante ao mel, sendo rica em néctar que atrai uma grande quantidade de borboletas e abelhas. Seu cultivo é ideal para jardins delicados e casas de campo com referências rústicas, porém com delicadeza e feminilidade, tornando o ambiente acolhedor e aconchegante.

Lírio

Lírios brancos

O lírio é originário da Ásia, Europa e América do Norte, sendo possível encontrar mais de 100 espécies da planta. Existem três principais variedades que são utilizadas em vasos e jardins: os lírios asiáticos, que são menores e não exalam perfumes, os lírios orientais que possuem flores grandes e exalam um aroma bem intenso, e por fim, o lírio longuiflorum, que possuem flores grandes de coloração branca.

Esta flor é uma das plantas mais antigas do mundo, a espécie longuiflorum branca era comumente utilizada na decoração de igrejas no século XVII, em homenagem à Virgem Maria, que representava a pureza e a santidade.

Orquídea

Orquídeas brancas

As orquídeas são flores muito belas, existindo mais de 25 mil espécies no mundo com cerca de 50 mil variedades que alteram em forma e tamanho. Algumas espécies crescem nos bosques de florestas tropicais, gerando flores lindas, enquanto outras possuem tamanho em miniatura. Além disso, há a espécie de orquídea vanilla, que são trepadeiras conhecidas por sua fragrância, amplamente utilizadas para fabricação de perfumes, e também no uso culinário.

Embora elas carreguem o símbolo da fertilidade e refinamento, as orquídeas brancas representam inocência, prosperidade, amor e tranquilidade. É uma das flores mais utilizadas em casamentos por estar ligada diretamente à figura feminina, simbolizando o amor, a fidelidade, a sensibilidade e a beleza da mulher. São flores elegantes, que trazem o sentimento de paz, equilíbrio, sofisticação e bem-estar ao ambiente.

Tulipa

Tulipas brancas

A tulipa é originária da Ásia Central, e seu nome originou-se da palavra turco-otomana “tulbend”, que significa turbante, por sua forma ser muito parecida à peça. Elas simbolizam o amor perfeito, e por serem as primeiras flores a desabrochar na primavera, elas também simbolizam o renascimento.

Atualmente elas são o símbolo da Holanda, tornando-se a maior fonte de renda do país, cultivadas em grandes jardins, com sete milhões de flores visitados por turistas do mundo todo. Elas simbolizam o perdão e a pureza, uma ótima opção para quem pretende se reconciliar, pois oferecer uma tulipa branca expressará as sinceras desculpas.

Hibiscus

Flor de hibiscus branca

Os hibiscos são flores lindas, originária da Coréia do Sul, muito cultivada na América do sul e Europa, possuindo mais de 200 variedades, entre elas a mais popular chamada de Hibiscus sabdariffa, sua fama se dá pelo fato de fornecer vários benefícios para a saúde. O seu significado está associado à virtude, delicadeza, beleza e à divindade feminina.

A origem do seu nome vem da palavra grega “hibiscus”, que possui origem na antiga tradição da egípcia Ísis, a deusa da fertilidade e da beleza. A flor do hibisco é o símbolo do Havaí, por ser comumente utilizada pela realeza havaiana. Ela também é oferecida como colares para os turistas do país, representando boas-vindas.

Já para os japoneses, a flor significa gentileza e suavidade, geralmente oferecida aos seus visitantes como representação de amizade. Na China, a flor possui vários significados, porém os mais comuns são riqueza e fama.

Narciso

Flor de narciso branca

A flor narciso é de origem europeia. e também de alguns países do norte da África. Seu primeiro cultivo ocorreu no século XVI e atualmente a flor possui 150 espécies. O seu nome originou-se da palavra grega “narke” que significa "entorpecido", de onde também se origina a palavra narcótico, no entanto, a flor está associada ao personagem da mitologia grega Narciso, que era extremamente vaidoso, arrogante e contemplador da própria beleza.

Segundo a mitologia, Narciso estava tão encantado com sua própria imagem que acabou se transformando em uma flor à beira do rio, para que ele pudesse admirar eternamente o seu reflexo. Em razão disso, na linguagem das flores, o narciso representa o egoísmo e o amor fútil. Porém, ela não representa somente sentimentos desagradáveis, a flor simboliza inteligência, paciência, silêncio, meditação, fidelidade e união.

Jasmim

Jasmim branca

A flor possui um intenso aroma, cultivado inicialmente na China, Oriente Médio e Índia. Atualmente é uma das flores mais populares do Oriente, uma planta decorativa que ornamenta jardins e ambientes fechados, mas também é utilizada para a elaboração de infusões e óleos essenciais. O chá feito pela infusão do jasmim ajuda a reduzir a ansiedade e diminui o estresse, já o óleo é utilizado para fazer massagem ajuda a liberar tensões.

Para cada país o jasmim possui um significado diferente. No Ocidente, por exemplo, é o símbolo do carinho e amor eterno, sendo também uma alternativa para buquês de noivas e para decoração de casamentos. O jasmim representa a amabilidade, modéstia e simplicidade, ideal para decorações de ambientes simples, para realçar a beleza, trazendo conforto e elegância.

Veja também os melhores equipamentos para cuidar de suas flores

Neste artigo apresentamos informações gerais sobre flores brancas, assim como meios de cuidar delas. Já que entramos nesse tema, também gostaríamos de apresentar alguns de nossos artigos de produtos de jardinagem, para que você cuide cada vez melhor de suas plantas. Confira abaixo!

Os 10 melhores adubos para flores de 2022: em spray, orgânicos e muito mais!

https://portalvidalivre.com/articles/2025

Está pensando em comprar um adubo para as suas flores e não sabe por onde começar? Venha conferir as melhores opções e dicas de como escolher o melhor produto!

Os 10 melhores kits de jardinagem de 2022: da Tramontina, NOLL e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1041

Pensando em comprar um kit de jardinagem e se aprimorar nessa atividade? Confira aqui os melhores modelos disponíveis no mercado e dicas de como escolher!

As 10 melhores tesouras de poda de 2022: Tramontina, Vonder e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1523

Você quer comprar uma tesoura para jardinagem mas não sabe qual escolher? Confira a seguir o ranking com os 10 melhores modelos de tesouras!

Cultive uma destas maravilhosas flores em seu jardim!

Flores brancas

As flores brancas são capazes de transmitir sentimentos e emoções através das características apresentadas em cada tipo de flor. Elas simbolizam paz, tranquilidade, lealdade, pureza e elegância. São belas e delicadas, trazendo a sensação de equilíbrio, calmaria e serenidade ao ambiente.

Em diversas culturas, cada flor possui seu próprio significado, simbolizando emoções e ideias. Como por exemplo, pedir perdão a alguém oferecendo uma tulipa branca que simboliza humildade, devoção e o perdão, expressando o arrependimento de uma forma delicada e sutil para se reconciliar.

Escolha qual tipo de flor combina mais com você e cultive umas das flores apresentadas, certamente elas irão trazer paz, equilíbrio e conforto para o seu lar!

Autor deste artigo

Amo a natureza, gosto de ler livros e sou apaixonada pelo mundo das artes.

Últimos posts


Os 10 Melhores Fornos para Pizza de 2024: a lenha, elétrico, a gás e muito mais!

Os 10 Melhores Fornos para Pizza de 2024: a lenha, elétrico, a gás e muito mais!

Pensando em adquirir um forno para pizza? Confira no artigo a seguir seus tipos, preços, funções extras, onde comprar e como limpá-los.


Os 10 Melhores Aromatizadores de Ambiente de 2024: elétrico, automático e mais!

Os 10 Melhores Aromatizadores de Ambiente de 2024: elétrico, automático e mais!

Quem não ama ter a casa sempre perfumada? Veja neste artigo as melhores opções de aromatizadores de ambiente disponíveis no mercado, seus preços e onde comprar!


As 10 Melhores Araras de Roupas de 2024: de chão, de parede e muito mais!

As 10 Melhores Araras de Roupas de 2024: de chão, de parede e muito mais!

Quer comprar uma arara de roupas? Confira neste artigo uma lista com as 10 melhores de 2024, além de dicas para escolher o modelo ideal para você!


As 10 melhores pipoqueiras elétricas de 2024: com bico direcionado, clássica e mais!

As 10 melhores pipoqueiras elétricas de 2024: com bico direcionado, clássica e mais!

Pensando em comprar uma pipoqueira elétrica? Confira neste artigo os melhores modelos de pipoqueiras de 2024 e veja como escolher qual combina mais com você!


Os 10 melhores licores do mundo em 2024: Amarula, Frangelico, Cointreau e mais!

Os 10 melhores licores do mundo em 2024: Amarula, Frangelico, Cointreau e mais!

Está em busca de um excelente licor? Confira a lista com os 10 melhores licores do mundo que separamos para você e como escolher o licor ideal!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Doces e sobremesas Treinos