Limpeza da casa: dicas para facilitar a limpeza e mais!

Limpeza da casa: dicas para facilitar a limpeza e mais!

A limpeza de sua casa pode ser muito mais rápida e eficaz usando algumas dicas importantes. Veja quais são elas.


Quer saber a melhor maneira de fazer a limpeza da casa?

balde de limpar casa

A limpeza de sua casa não precisa ser uma tarefa difícil, demorada e trabalhosa. Pelo contrário. Seguindo dicas bem simples, você obtém uma limpeza muito mais eficiente e rápida, sem levar longas horas ou até dias para fazer a sua faxina - o que pode desanimar qualquer um.

Se você não aguenta mais ver a sua casa suja, mas não dispõe de muito tempo para limpá-la, saiba que truques simples como começar pelos ambientes mais sujos ou remover a poeira usando um pano úmido podem solucionar os seus problemas, já que a limpeza será feita muito mais rápido. Além disso, é importante contar com a ajuda de mais pessoas nessa empreitada.

A seguir, veja como limpar a sua casa de maneira simples usando os métodos e truques corretos. Conheça formas práticas de tirar manchas de ferrugem, sujeiras difíceis e deixe a sua casa brilhando sem grandes esforços – o principal método contra a preguiça.

Dicas para facilitar a limpeza da casa

produtos apra facilitar a limpeza da casa

A limpeza de sua casa não precisa ser difícil. A seguir, veja como remover ferrugem, limpar a torneira, as persianas e até remover manchas do sofá usando truques que são certeiros e trazem toda a praticidade pela qual eles são conhecidos.

Como remover ferrugem

Para remover manchas de ferrugem das superfícies é possível usar tanto produtos específicos - os removedores de ferrugem - que podem ser encontrados facilmente no comércio - ou fazer uma receita caseira que pode ser bastante eficaz na remoção da sujeira dos fogões e de outros locais onde as manchas costumam aparecer.

Uma boa dica caseira consiste no uso de limão: basta cortá-lo ao meio e esfregá-lo sobre a superfície que está suja de ferrugem até que ela saia completamente - simples assim! Caso ela esteja muito resistente, também vale adicionar sal e esperar um dia antes de remover o produto e repetir o processo até que a mancha saia. Simples, rápido e econômico.

Como deixar a torneira brilhando

Desengordurantes costumam ser bastante eficazes na hora de garantir o efeito esperado na limpeza de torneiras. No entanto, também existem misturas caseiras que podem lhe ajudar a ter o resultado desejado: uma delas é o uso do vinagre branco, ingrediente que a maioria das pessoas tem em casa.

Para deixar as torneiras da cozinha, do banheiro e da lavanderia brilhando, misture um pouco de vinagre branco na água e esfregue até remover todas as manchas das torneiras. Repita o processo até que elas fiquem limpas e, o mais importante, brilhando. Você também pode usar detergente para um resultado mais eficaz.

Limpando os puxadores de portas e móveis

O detergente neutro, o vinagre e o sal também são ótimos ingredientes que todos têm em casa e que podem ser bastante úteis na hora de garantir a limpeza das maçanetas de sua casa. Caso elas sejam feitas de aço, um bom limpador pode ser ainda mais útil - e é possível encontrá-lo facilmente em lojas de utilidades e supermercados.

Para limpar as maçanetas, use a mistura de vinagre e sal ou um limpador multiuso e um pano macio. Umedeça o pano e faça movimentos leves até que toda a sujeira saia. Repita o processo quantas vezes forem necessárias e seque com uma flanela limpa para deixar as maçanetas ainda mais brilhantes.

Como limpar as persianas

Sabão neutro e água são suficientes para obter uma boa limpeza de suas persianas. Para aplicar a mistura, vale usar uma bucha de lavar louças velha e retirar a espuma com um pano molhado até que toda a poeira saia. Repita o processo quantas vezes forem necessárias, até limpar tudo.

Você também pode usar um limpador de superfícies multiuso em um pano úmido para finalizar a limpeza e remover manchas que são mais difíceis e podem não sair somente com o sabão. Isso garante mais rapidez e maior praticidade na hora da limpeza.

Utilize farinha para polir a pia

Farinha para polir a pia? Isso pode parecer bastante estranho, mas funciona. Se você tem uma pia de mármore ou de granito, faça a mistura de 1 xícara de farinha com 3 colheres de sopa de detergente neutro ou sabonete líquido e aplique a mistura por toda a extensão da pia.

Depois, limpe o local usando um pano úmido, borrife um pouco de água e, caso haja alguma mancha na pia, use uma mistura de bicarbonato de sódio e água para cobrir toda a parte manchada. Cobra essa parte com um plástico de deixe descansar por 24h ou mais. Depois remova e lave normalmente. Caso necessário, repita o processo.

Removendo manchas do sofá

Usar um bom limpador de tecido em espuma pode ser uma ótima maneira de remover manchas de seu sofá, mas alguns truques caseiros também podem ajudar bastante a manter a superfície do estofado sempre limpa.

Um truque bastante interessante consiste no uso de detergente neutro, água morna e uma escova com cerdas macias. É importante esfregar levemente, mas até que o tecido fique bem cheio de espuma. Depois, com a ajuda de uma flanela limpa e bem molhada, retire todo o detergente e deixe secar na sombra.

Como limpar as janelas

Quando o assunto é limpar as janelas e obter o melhor resultado possível, nada melhor do que um bom limpador de vidros em spray, a parte macia da bucha de lavar louças e um pano macio para finalizar o processo.

Primeiro, espire o limpador de vidros por toda a extensão da janela. Em seguida, esfregue em movimentos circulares com a bucha e jogue água para remover a espuma. Finalize com o pano macio. A alternativa caseira consiste em uma mistura de sabão em pó, bicarbonato, álcool e vinagre. Você também pode deixar o vidro secando naturalmente.

Limpando a boca do fogão

A boca do fogão pode acumular algumas manchas difíceis de sair - e que podem ser bastante incômodas. Para removê-las com facilidade, use uma palha de aço e um bom desengordurante. No entanto, alguns truques caseiros também podem ser bem úteis.

Um método bastante útil consiste em ferver as bocas do fogão antes de limpá-las, usando uma mistura de água, detergente e vinagre e, para manchas mais difíceis, acrescentando um pouco de sal. O ideal é deixar as bocas fervendo por cerca de 10 minutos. Depois, esfregue usando a palha de aço e as manchas deverão sair facilmente.

Como limpar granito

A mistura de sabão ou detergente neutro em água morna já é suficiente para remover manchas fáceis do granito, mas também é importante fazer a limpeza com panos macios e, no caso de granitos mais escuros, evite panos que possam soltar linhas. Você também pode usar um bom limpa pedras para remover as manchas mais difíceis em granitos de tons mais claros.

Caso a pedra esteja muito suja ou embaçada, vale a pena incluir o desengordurante na limpeza. Isso ajuda a ter um resultado mais satisfatório sem fazer muito esforço, já que o produto costuma ser bem potente na remoção de manchas de gordura.

Melhor maneira de limpar carpete

Produtos como o limpa carpetes e a espuma mágica para tecidos e estofados são ótimos aliados na hora de obter a melhor limpeza possível para o seu carpete sem esforços. No entanto, na ausência deles é possível usar alternativas caseiras que também podem ajudar bastante.

Além do tradicional sabão neutro, você também pode contar com vinagre branco e água morna: misture os três ingredientes e aplique sobre o seu carpete, esfregando em movimentos circulares. Não esfregue com muita força - e lembre-se de usar uma escova de cerdas macias para a remoção da sujeira.

Limpando o rejunte do azulejo

O bicarbonato de sódio é o principal aliado de quem quer limpar bem rejuntes e azulejos. Para isso, basta misturar o bicarbonato e água morna e umedecer um pano ou uma escova com a mistura, aplicando em todo o rejunte logo em seguida. É importante deixar a mistura agir por alguns minutos antes de removê-la completamente - o que pode ser feito usando água fria.

Caso o seu piso ou azulejo seja feito de porcelanato, é importante usar um limpador macio e não fazer movimentos muito fortes para a limpeza. Caso seja possível, evite o uso do bicarbonato e o substitua vinagre branco.

Limpando a geladeira

A geladeira é geralmente o item principal quando o assunto é limpeza, já que ela costuma comportar alimentos que podem cair em seu interior ou até na parte externa. Felizmente, limpá-la não é uma tarefa difícil e não requer muito esforço.

Para limpar a parte interna da geladeira, é sempre válido usar uma esponja macia e sabão neutro - ou detergente. Remova as prateleiras do interior e esfrega-as com movimentos circulares, usando a parte lisa da bucha de lavar louças. Depois, é só enxaguar. Já, para limpar a parte externa e a interna que não é removível, use sabão ou detergente neutro e remova a espuma com um pano macio úmido.

Como limpar o interior do forno

Desengordurantes são os produtos ideais para fazer uma boa limpeza no forno - mas você também pode obter um bom resultado usando misturas caseiras simples e muito práticas, como um spray feito à base de vinagre branco, água e bicarbonato de sódio. Misture cerca de 1 xícara de meia de bicarbonato de sódio, 2 litros de água e meia xícara de vinagre.

Você pode usar essa mistura não só no forno como também para limpar o fogão e outras superfícies que estejam muito sujas ou engorduradas. Finalize a limpeza usando um pano macio molhado e um seco.

Dicas para uma limpeza da casa rápida

produtos para facilitar a limpeza

Se você precisa acelerar a limpeza devido ao pouco tempo disponível ou simplesmente porque não gosta muito de fazer faxina, existem algumas dicas bem úteis que podem ser usadas na hora de diminuir os seus esforços sem prejudicar os seus resultados. Veja quais são elas a seguir e deixe a sua casa sempre bem limpa e organizada.

Limpe toda a casa, não um cômodo de cada vez

Existem pessoas que preferem limpar um cômodo por vez, principalmente em casas grandes. No entanto, ao invés de tornar a limpeza mais prática, isso pode ser um empecilho. Isso porque a limpeza de um cômodo por vez, além de tornar o processo mais demorado, permite também que o cômodo recém limpo fique sujo novamente antes de você terminar de limpar os outros.

Se você mora em um sobrado muito grande, é compreensível que não queira limpar toda a casa de uma vez. Nesse caso, limpe primeiro a parte de baixo e, no dia seguinte, a de cima, sem grandes intervalos entre ambas. Evite limpar um cômodo por dia.

Removendo a poeira

Remover a poeira é uma tarefa que não tem em si muitos segredos. No entanto, é possível torná-la ainda mais prática: ao invés de usar um espanador ou um pano seco, use uma flanela úmida.

A flanela pode ser substituída por outro pano que não deixe pedaços de linha espalhados pelas superfícies dos móveis. Ao passar o pano úmido, você impede que a poeira se espalhe no ar e retorne aos móveis - ou passe para outros locais da casa. Para o chão, use um aspirador de pó.

Desinfete bancadas e áreas de superfície

Desinfetar bancadas e áreas da superfície usando álcool perfumado é uma boa maneira de mantê-las sempre limpas. No entanto, o produto não deve ser usado em superfícies de madeira. Prefira usar somente um pano úmido ou lustradores específicos.

Ao invés de toalhas de pano, prefira usar toalhas de plástico para forrar a mesa enquanto as refeições não estiverem sendo feitas. Assim, você evita que elas sujem e pode sempre usar o álcool perfumado para limpá-las.

Foque em banheiras, pias e vasos sanitários

Banheiras, pias e vasos sanitários são os principais vetores de contaminação, já que possuem um alto número de bactérias. Por isso, dê preferência a esses locais na hora da limpeza. Use produtos específicos ou misturas caseiras à base de bicarbonato de sódio e vinagre branco para garantir que o ambiente fique bem limpo.

Além disso, o uso de álcool (com os devidos cuidados) nesses lugares pode contribuir muito para uma desinfecção efetiva. No chão, vale usar desinfetante, desde que ele não estrague o piso. Lave o banheiro "à seco" ao menos duas vezes por semana além da limpeza mais pesada. Assim, você garante que a sujeira não acumule, tornando o processo mais simples.

Varra primeiro e depois esfregue

Antes de lavar o chão ou passar pano, use uma vassoura para remover as sujeiras mais fáceis e, principalmente, fios de cabelo e poeira. Isso tornará a lavagem do chão muito mais fácil, já que você não terá que se preocupar em remover todas as sujeiras junto com a água.

Para uma limpeza ainda mais rápida, prática e efetiva, use um aspirador de pó ao invés da vassoura. Assim, você evita que a poeira fique pairando sobre o ar - e consequentemente grude em outras superfícies e nos móveis, deixando a casa suja ao invés de ajudar na limpeza.

Continue se movendo ao usar o aspirador

Faça outras coisas enquanto passa o aspirador no chão, como retirar itens que estão fora do lugar e guardá-los ou passar um pano úmido nos móveis. Isso ajuda você a manter o ritmo e, ao mesmo tempo, deixa a limpeza da casa bem mais rápida.

Caso queira, você também pode colocar uma música para tornar o processo um pouco mais divertido e consequentemente fazer tudo bem mais rápido. Não sente ao usar o aspirador, já que isso pode dar mais preguiça ao invés de ajudar a terminar o logo o serviço. Lembre-se: quanto mais rápido, mais você poderá descansar depois.

Para mais praticidade e rapidez, você também pode utilizar um robô aspirador, equipamento que funciona sozinho e pode aspirar um cômodo enquanto você limpa outro, por exemplo. Para saber mais sobre eles e como escolher um para sua casa, confira nosso artigo sobre os 10 melhores robôs aspiradores de 2021 e compre o seu!

Lave regularmente seus equipamentos de limpeza

Mantenha os seus equipamentos de limpeza sempre limpos. Assim, você evita ter que lavá-los antes de começar a limpeza, tornando o processo mais lento e menos prático - além de bem mais cansativo.

Sempre que possível, limpe os equipamentos logo após a limpeza, lavando bem com água e sabão. Deixe todos eles secando ao ar livre antes de guardá-los: isso impede que eles fiquem com mau cheiro quando forem usados normalmente.

Transforme a limpeza da casa em uma atividade em grupo

Evite limpar a casa sozinho se você mora com mais pessoas. Além de permitir que você descanse mais, o trabalho em grupo pode fazer com a limpeza seja muito mais rápida e prática.

Experimente dividir as tarefas de modo que cada pessoa fique responsável por um cômodo da casa - e una as suas forças com os demais para limpar áreas muito grandes ou muito trabalhosas, como o quintal. Crie uma rotina e faça com que todos saibam quando a próxima limpeza irá ocorrer; assim, todas as pessoas da casa podem se programar.

Faça a limpeza da sua casa facilmente com as dicas!

limpeza da casa

Agora que você já sabe como fazer a limpeza de sua casa de maneira muito mais simples, rápida e prática, não tem mais porque adiar a faxina e pode aproveitar todos os benefícios de viver em um local limpo e organizado: melhoria da qualidade de vida e facilidade para encontrar itens necessários antes de sair são apenas alguns deles.

Além disso, ao manter a casa limpa você evita a vergonha ao receber visitas. Ter uma rotina de limpeza é muito mais fácil do que deixar a faxina para a última hora antes de receber algum amigo ou parente.

Coloque as dicas em prática e nunca mais tenha que usar produtos caros, demorar horas ou dias para fazer a limpeza da casa e sofrer com o cansaço. Sempre que necessário, peça por ajuda. Já, se você mora sozinho, escolha as dicas que mais lhe ajudarão a ter a tão sonhada praticidade na hora de sua limpeza.

Autor deste artigo

Ariane é estudante de filosofia e redatora freelancer, unindo sua paixão pela escrita nos estudos e na profissão.

Últimos posts


O Samsung Galaxy M54 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Samsung Galaxy M54 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Pensando em comprar o Samsung Galaxy M54? Neste artigo, confira todas suas especificações técnicas, vantagens, desvantagens para saber se é o ideal!


Galaxy S21 FE VS S23: Vantagens, Desvantagens e Muito Mais!

Galaxy S21 FE VS S23: Vantagens, Desvantagens e Muito Mais!

Em busca do smartphone Galaxy S ideal? Neste artigo, apresentamos uma análise do Galaxy S21FE e o Galaxy S23. Compare as características e escolha o seu!


Os 10 Melhores Corretivos para Olheiras em 2024: Maybelline, Ruby Rose e mais!

Os 10 Melhores Corretivos para Olheiras em 2024: Maybelline, Ruby Rose e mais!

Quer acabar com as olheiras, mas não sabe qual melhor corretivo comprar? Veja todas as dicas para escolher o ideal e um ranking com os melhores modelos de 2024!


Os 10 Melhores Botox Capilares de 2024: Portier, Forever Liss e muito mais!

Os 10 Melhores Botox Capilares de 2024: Portier, Forever Liss e muito mais!

Buscando o melhor tratamento para deixar os cabelos lindos e bem tratados? Neste artigo, apresentamos as melhores opções de botox capilar para você arrasar!


Os 10 Melhores Hidratantes Infantis de 2024: Johnson's, Mustela e muito mais!

Os 10 Melhores Hidratantes Infantis de 2024: Johnson's, Mustela e muito mais!

Neste artigo, confira muitas dicas e informações a respeito de hidratantes infantis, as 10 melhores opções do mercado e como escolher o ideal para seu pequeno!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


Doces e sobremesas DIY Cuidados automotivos