Comer ovo cozido: seus benefícios como emagrecer e muito mais!

Comer ovo cozido: seus benefícios como emagrecer e muito mais!

Você consome ovos cozidos? Veja neste artigo os benefícios de incluir o ovo na sua dieta e suas diferentes maneiras de preparo!


Comer ovo cozido todo dia faz mal?

Ovos cozidos em prato azul

Por muitos anos o ovo foi considerado um vilão da saúde do ser humano. As pessoas alegavam que o consumo desse alimento elevava os níveis de colesterol e ainda podia causar um ataque cardíaco, mas isso é uma informação distorcida em relação às propriedades do ovo.

É verdade que a gema do ovo é rica em colesterol, porém há uma enorme diferença entre consumir o colesterol de alimentos in natura e de alimentos processados. O primeiro tipo oferece um risco baixo de fazer mal à saúde, enquanto que o segundo pode danificar seriamente a saúde mesmo que consumido em pouca quantidade.

Portanto, agora que você viu que o ovo não faz mal, conheça os benefícios desse alimento e modos saudáveis de prepará-lo nos tópicos a seguir!

Benefícios de comer ovo

Ovos cozidos em prato branco

O ovo possui mais de dez benefícios para a saúde e é recomendado em dietas low carb, em dietas de atletas de peso (para aumentar a massa muscular), em dietas vegetarianas e outras. Sendo assim, conheça abaixo as vantagens de consumir ovo para manter a boa saúde do corpo.

Aumento da massa muscular

O ovo faz parte da trindade alimentar (frango, batata doce e ovo) daqueles que desejam aumentar a massa muscular, afinal é um alimento barato e rico em proteína e vitaminas do complexo B, compostos importantes para dar energia ao corpo.

Além de dar energia, a proteína é uma substância importante no processo de aumento da massa musculas. Isso porque, ao fazer musculação, o músculo é danificado e precisa do auxílio da proteína para se recuperar, para poder formar as fibras responsáveis pela remodelação do músculo.

Ajuda a emagrecer

Por causa da quantidade abundante de proteína no ovo, uma unidade já é capaz de aumentar a sensação de saciedade após as refeições. Isto ocorre pois a proteína é um nutriente que é digerido lentamente pelo sistema digestório, resultando no aumento da saciedade.

Esse fator consequentemente leva a um maior controle do apetite, já que a necessidade de “petiscar” irá diminuir por causa da sensação de saciedade duradoura. É por isso que o ovo é um dos alimentos chaves em dietas de emagrecimento.

Prevenção de doenças como câncer

A prevenção de doenças como o câncer deriva de um dos benefícios mais interessantes do ovo, que é o aprimoramento da atividade do sistema imunológico. O sistema imunológico é responsável por proteger o corpo contra agentes infecciosos, bem como combater ações de células anormais.

Essa melhora na imunização do corpo é derivada do poder antioxidante do ovo, poder esse que provém das vitaminas A, D, E e do complexo B, de aminoácidos (triptofano e tirosina) e de minerais como o selênio e o zinco.

Diminuição da absorção de colesterol no intestino

O ovo é um alimento rico em lecitina. Esta substância fica na gema do ovo e possui alto valor nutritivo, pois é abundante em nutrientes responsáveis por ajudar a controlar os níveis de colesterol como: colina, vitaminas E, A, B e D, ômega 3, ômega 6, fósforo, ferro, cálcio e aminoácidos.

Além disso, o ovo auxilia no aumento dos níveis de HDL (o colesterol bom) quando consumido regularmente e em sua forma saudável, ou seja, sem ser frito no óleo. Quando o ovo é cozido, ou frito em óleo de coco, mantém suas propriedades saudáveis.

Prevenção do envelhecimento precoce

Como já dito neste artigo, o ovo possui nutrientes com poder antioxidante. Esse fator é essencial para a prevenção do envelhecimento precoce, pois previne os danos que os radicais livres fazem ao se unir às células saudáveis. Esses danos basicamente roubam a energia das células até que elas morram, acelerando o envelhecimento do corpo.

Os nutrientes presentes no ovo que são responsáveis por provocar esse benefício no corpo são o selênio, o zinco e as vitaminas A, D e E. Destaque para o selênio, uma das substâncias antioxidantes mais poderosas.

Combate a anemia

O que causa a anemia é a falta de glóbulos vermelhos no sangue, os responsáveis pela circulação do oxigênio pelo corpo. Logo a pessoa anêmica apresenta um baixo fluxo de oxigênio e, para combater isso, é necessário consumir ferro ou vitamina B para suprir essa deficiência.

Por isso o ovo auxilia no combate a anemia, pois esse alimento contém ferro, vitamina B12 e ácido fólico. Tais nutrientes ajudam a realizar a formação das hemácias, as células encarregadas da circulação de oxigênio e gás carbônico pelo corpo.

Mantém a saúde dos ossos

Um dos nutrientes mais importantes para manter a saúde dos ossos é o cálcio, logo em seguida vem o fósforo, e ambos estão presentes no ovo. A casca do alimento é onde há a maior concentração de cálcio, portanto não a despreze.

Um modo de aproveitar a casca do ovo é secá-la e triturá-la, estando nessa condição ela pode ser usada no preparo de feijão ou salada. Consumindo apenas uma colher de café desse preparado por dia já é o suficiente para prevenir doenças dos ossos e fortalecer os dentes.

Ajuda na melhora de memória

A memória do ser humano é regida pelos processos cognitivos do cérebro. Por sua vez, esses processos são “alimentados” pela acetilcolina, um neurotransmissor originado no sistema nervoso que auxilia na regulação da memória, do aprendizado e do sono. Esse hormônio é basicamente um mensageiro entre os neurônios.

Uma das substâncias que participa da formação da acetilcolina é a colina, nutriente que é encontrado abundantemente no ovo. Além disso, outros elementos que auxiliam na ajuda da melhora também estão no ovo, como o triptofano e o selênio.

Faz bem para o cérebro

O ovo faz bem para o cérebro pois contém nutrientes que ajudam a manter a saúde cerebral em dia. Essas substâncias se concentram na gema do alimento, principalmente na gema de ovos de origem caipira, que pode ser consumida cozida uma ou duas vezes ao dia.

O nutriente do ovo que promove a saúde do cérebro é a mesma que auxilia na melhora da memória: a colina. A colina ajuda na formação da acetilcolina, um neurotransmissor responsável pela regularização da memória e pela capacidade de aprender.

Melhora na sáude ocular

Com o crescente uso de computadores, celulares e afins, os casos de síndrome do olho seco aumentaram devido à exposição prolongada e constante à luz azul das telas desses aparelhos. Logo, cuidar da saúde ocular se tornou uma urgência, e o ovo pode auxiliar no retardamento da degradação dos olhos.

Os ovos contêm uma série de vitaminas, minerais e proteínas que são importantes no combate a degeneração macular. Esses nutrientes ajudam a proteger os olhos contra a cegueira noturna e contra o olho seco ao aumentar os níveis de vitamina C e zinco no sangue.

Maior saciedade

O ovo é um alimento rico em proteína, substância responsável por transmitir a sensação de saciedade para o cérebro. Isso ocorre porque a proteína (principalmente a proteína animal) é digerida mais lentamente pelo sistema digestório, fazendo com o que organismo prolongue sua satisfação alimentar.

Esse benefício é um grande aliado das dietas, pois auxilia no controle do apetite, além de contribuir com o desenvolvimento da massa muscular. Outro motivo para consumir ovo em dietas é que um ovo cozido contém apenas setenta calorias.

Diminui riscos de doenças cardiovasculares

Apesar do senso comum acreditar que o ovo pode piorar doenças cardiovasculares, não é bem assim. O ovo só irá piorar o quadro vascular de uma pessoa caso ela sofra de pressão alta, obesidade ou um alto nível de açúcar no sangue, pois esses fatores alteram o processamento do colesterol no organismo.

Os nutrientes dos ovos auxiliam a prevenir doenças do coração como a insuficiência cardíaca e a arritmia, bem como ajudam a baixar o risco de AVC e enfarte. Isso é possível porque o ovo aumenta o colesterol bom e diminui o colesterol ruim.

Faz bem para quem tem diabetes

A diabetes é uma doença crônica que afeta a produção de insulina no corpo, hormônio cuja função é transformar a glicose em energia para manter as demais células do organismo. Por causa da baixa produção de insulina, as moléculas de açúcar não são processadas e o sangue fica com um alto teor de glicose.

O ovo é um grande aliado nesse momento devido a seu alto valor proteico em conjunto com o baixo teor de carboidratos e de índice glicêmico. Esses fatores são essenciais no combate à diabetes, pois sua ingestão não colabora com a alta da glicose no sangue.

Formas de se comer ovo

Até aqui deu para entender que o ovo é um alimento rico em nutrientes que trazem inúmeros benefícios para a saúde. Então agora conheça nos tópicos adiante nove formas diferentes de preparar um ovo para poder apreciar esse alimento de diferentes maneiras.

Ovo frito

Ovo frito

Um dos modos clássicos (e mais saborosos) de se cozinhar o ovo é fritando-o. O primeiro passo dessa receita é colocar um fio de azeite em uma frigideira, quebrar o ovo nesse suporte e deixá-lo fritar por três minutos, depois desse tempo é só virar o alimento, deixar fritar por mais um minuto e está pronto.

Caso deseje evitar o uso de qualquer tipo de óleo durante o cozimento do ovo, também é possível fritá-lo com água. Para isso é só colocar uma colher de sopa de água na frigideira, quebrar o ovo e tampar a panela até que o ovo cozinhe com o vapor.

Ovo mexido

Ovo mexido

O ovo mexido é uma das receitas que mais combina com a hora do café da manhã, pois é rápida de fazer e muito nutritiva. A receita exige apenas quatro ingredientes: quatro ovos, uma colher de sopa de manteiga, 100ml de leite e sal à gosto (é possível incluir outros temperos também).

Em uma frigideira espalhe a manteiga pelo fundo, para evitar que o ovo grude. Quebre os ovos e coloque na frigideira, em seguida desfaça com uma colher as gemas e leve a panela ao fogo baixo. Quando a gema começar a cozinhar, jogue o leite, misture bem e está pronto!

Ovo cozido

Ovo cozido

O ovo cozido é a receita mais prática dessa lista, perfeita para iniciantes na cozinha. Não há segredo para cozinhar um bom ovo cozido: basta verificar se o ovo está próprio para consumo (para isso, encha um copo com água e jogue o ovo: se não boiar, está bom) e ficar de olho no tempo de cozimento.

A receita não exige nem que precise temperar o ovo, basta mergulhá-lo em uma panela com água fervente, esperar alguns minutos e retirar o ovo. Para quem gosta da gema cozida, deixe ferver o ovo por doze minutos; já quem gosta da gema cremosa, em sete minutos o ovo já estará pronto.

Ovo poché

Ovo poché

O ovo poché é uma receita chique, mas não se engane, apesar de sua origem francesa seu cozimento é simples, parecido com o do ovo cozido na água. Também é possível temperar, depois de cozido, o ovo poché com um fio de azeite, sal, pimenta, vai da vontade do cozinheiro.

Para cozinhar esse tipo de ovo, deixe água fervendo em uma panela. Assim que aparecem as primeiras bolhinhas, mexa a água com uma colher (sempre no mesmo sentido) e quebre o ovo dentro dessa panela. Deixe o alimento cozinhar por sete minutos, retire-o com uma escumadeira e sirva.

Ovo benedict

Ovo benedict

O ovo benedict é uma outra versão do ovo poché, uma mais condimentada. O processo de cozimento é o mesmo: em uma panela deixe água fervendo, quando começar a borbulhar quebre o ovo e jogue na panela, mas nesta receita deixe cozinhar por apenas cinco minutos.

Ao tirar o ovo da água, remova a gema e coloque-a em uma vasilha. Nesta vasilha misture as gemas com três colheres de água, o suco de meio limão, sal e cinco colheres de margarina até criar um creme. O último passo é colocar essa mistura na clara e comer os ovos com uma fatia de pão.

Ovo estrelado

Ovo estrelado

O ovo estrelado é um outro nome para o ovo frito, só que geralmente quando as cafeterias e padarias usam o nome ovo estrelado é porque ele é frito na manteiga ou até mesmo temperado com outros condimentos além do sal.

Para fazer essa receita, pré-aqueça uma frigideira e adicione um fio de óleo. Quando ambos estiverem quentes, jogue a manteiga e espalhe pela panela, rapidamente para não queimar. Por último adicione o ovo, sal, pimenta e páprica e deixe fritar por cerca de um minuto.

Fritada

A fritada é uma receita versátil, pois é fácil de ser adaptada a qualquer dieta. Além de fritar os ovos já temperados sozinhos, também dá para incluir batata, linguiça, carne moída, legumes picados e afins durante o cozimento da fritada, de forma a tornar esse prato ainda mais nutritivo.

O primeiro passo da receita é bater os ovos até que fiquem em uma consistência espumosa. Em seguida, tempere-os com sal, pimenta e orégano (é nesta etapa também que dá para acrescentar carnes desfiadas e legumes picados). Depois é só fritar essa mistura em uma frigideira e servir.

Suflê

Suflê

O suflê é uma espécie de tortinha macia e é outra receita de origem francesa que figura nessa lista. É um prato trabalhoso, mas vale a pena, pois o suflê é saudável, gostoso e sofisticado. A primeira etapa consiste em bater as claras do ovo com sal numa batedeira até o ponto de formação de picos moles.

A etapa seguinte é preparar o recheio: utilize as gemas do ovo para isso, misturando-as com cenoura ralada, leite, farinha e sal. Em seguida, acrescente as claras batidas e mexa até formar um creme homogêneo. Por fim, coloque a massa em potinhos e leve ao forno em banho maria por meia hora.

Omelete

Omelete

Existem vários tipos de omelete: omelete japonês, low carb, vegetariano, simples, que vai ao forno, entre outras possibilidades, porém a receita tradicional ainda é a mais popular e a mais simples de fazer. Para isso, quebre um ovo em uma tigela e bata levemente até misturar a gema e a clara.

Depois desse processo, tempere o omelete com o que preferir (a receita clássica leva apenas sal e pimenta) e cozinhe a mistura em uma frigideira pré-aquecida. Quando ambos os lados estiverem dourados, coloque a omelete em um prato e recheie com tomate, queijo e orégano.

Saiba se vale a pena colocar ovo cozido em sua dieta!

Ovos cozidos com gema mole

Com o aumento do preço da carne, o ovo se tornou o alimento mais procurado para integrar as refeições. Essa substituição da carne pelo ovo é certeira, pois – ao contrário do que é veiculado no senso comum – o ovo é um alimento nutritivo, que se constitui como rica fonte de proteína e ainda colabora com a melhora de uma série de doenças dos olhos, do coração e dos ossos.

Além disso, o preparo de ovos é mais simples e rápido do que o preparo de carnes, então é mais fácil incluir o ovo na rotina alimentar por causa da facilidade de seu cozimento. Portanto não deixe de incluir ovo cozido em sua dieta, principalmente seu objetivo é emagrecer, ganhar massa muscular ou se manter saudável.

Autor deste artigo

Uma estudiosa das letras que adora passar seu tempo em atividades ao ar livre e em contato com a natureza, então imagine o prazer de poder escrever sobre esses assuntos.

Últimos posts


Galaxy S21 FE VS S23: Vantagens, Desvantagens e Muito Mais!

Galaxy S21 FE VS S23: Vantagens, Desvantagens e Muito Mais!

Em busca do smartphone Galaxy S ideal? Neste artigo, apresentamos uma análise do Galaxy S21FE e o Galaxy S23. Compare as características e escolha o seu!


Os 10 Melhores Corretivos para Olheiras em 2024: Maybelline, Ruby Rose e mais!

Os 10 Melhores Corretivos para Olheiras em 2024: Maybelline, Ruby Rose e mais!

Quer acabar com as olheiras, mas não sabe qual melhor corretivo comprar? Veja todas as dicas para escolher o ideal e um ranking com os melhores modelos de 2024!


Os 10 Melhores Botox Capilares de 2024: Portier, Forever Liss e muito mais!

Os 10 Melhores Botox Capilares de 2024: Portier, Forever Liss e muito mais!

Buscando o melhor tratamento para deixar os cabelos lindos e bem tratados? Neste artigo, apresentamos as melhores opções de botox capilar para você arrasar!


Os 10 Melhores Hidratantes Infantis de 2024: Johnson's, Mustela e muito mais!

Os 10 Melhores Hidratantes Infantis de 2024: Johnson's, Mustela e muito mais!

Neste artigo, confira muitas dicas e informações a respeito de hidratantes infantis, as 10 melhores opções do mercado e como escolher o ideal para seu pequeno!


As 10 Melhores Marcas de Tênis de 2024: Nike, Adidas, Puma e Mais!

As 10 Melhores Marcas de Tênis de 2024: Nike, Adidas, Puma e Mais!

Pensando em comprar um tênis novo, mas não sabe qual? Confira aqui como escolher a melhor opção para você e as 10 melhores marcas de tênis da atualidade!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


Doces e sobremesas DIY Cuidados automotivos