Guidão de bicicleta: conheça os tipos, detalhes sobre e muito mais!

Guidão de bicicleta: conheça os tipos, detalhes sobre e muito mais!

Quer entender melhor como um bom guidão faz a diferença na hora de pedalar? Continue a leitura para conhecer os melhores tipos e como escolher.


Guidão de bicicleta: tipos e funções

Guidão de bicicleta com duas mãos segurando e a frente uma trilha da floresta

A princípio, muitos ciclistas escolhem as bicicletas a partir da estética e valor comercial. Entretanto, nós devemos prestar atenção aos componentes que farão a diferença durante a pedalada. O guidão, por exemplo, é uma das peças fundamentais da bicicleta. Afinal, esse guia determinará o seu desempenho enquanto utiliza sua bike.

Além disso, a escolha equivocada do guidão pode comprometer a sua locomoção e saúde. Tudo porque o tipo de guidão deve ser adequado às suas necessidades. Caso contrário, você pode sofrer com dores e lesões ao longo da sua pedalada. Portanto, você precisa dar mais atenção a esse guia durante a compra da bike.

O guidão ideal é aquele que faz você se sentir conectado à bicicleta durante o percurso. Em outras palavras, a peça deve favorecer o movimento do seu corpo sem causar resistência. Nesse sentido, conheça a seguir alguns tipos de guidão e suas funções específicas.

Tipos de guidão de bicicleta

Muitas pessoas acreditam que as bicicletas possuem um guidão igual e dão ao item pouca atenção. Contudo, essa guia faz a diferença entre fazer uma pedalagem segura e confortável e um passeio doloroso. Sendo assim, conheça a seguir alguns tipos de guidão e o diferencial deles nas pistas.

Guidão de bicicleta flat

O guidão tipo flat é um guiador plano, padrão de muitas bicicletas vendidas no mercado. Embora a principal característica seja o formato plano, alguns tipos de guidão flat possuem curvatura próxima ao ciclista, proporcionando versatilidade. Por isso, muitos pilotos de cross-country utilizam a guia flat em alguns percursos. Além disso, a barra reta permite que você adicione alguns itens necessários na guia.

Ainda que seja um guidão simples, o guiador tipo flat torna a sua condução mais precisa. E você também consegue fazer escaladas com facilidade, passar em locais estreitos e distribuir seu peso na bicicleta. Ademais, esse guiador é mais barato e também é leve. Porém, você terá mais dificuldade para fazer caminhos difíceis, manobras arriscadas ou fazer desvios a grandes velocidades.

Guidão de bicicleta rise

O guidão tipo rise é uma barra plana mais larga do que a barra flat, capaz de fazer elevações. Esse guiador ajudará o seu corpo a permanecer ereto durante o percurso em trilhas. Além disso, você consegue fazer alavancagens com menor tensão em seus pulsos e maior controle da bicicleta em locais acidentados. E você também consegue fazer escaladas ao virar a alavanca para baixo.

Todavia, o guidão rise é mais pesado do que o guidão flat, assim como também é mais caro. Afinal, mais matéria-prima é utilizada para manter esse guiador estável e forte. Além disso, o guiador rise é mais largo, o que dificulta a sua passagem por lugares estreitos. E com o peso extra você terá mais dificuldade para dobrar a bicicleta contra o vento ou fazer escaladas.

Guidão de bicicleta borboleta

O guidão borboleta é um dos tipos de guiador mais utilizados para passeios mais longos. Tanto que você consegue encaixar objetos na prateleira que serão úteis ao longo do caminho. Por exemplo, mapas, telefones e até uma bolsa. Além disso, a forma irregular da barra permite que você mude a posição das suas mãos conforme a necessidade.

Contudo, o guidão tipo borboleta é mais pesado, o que pode dificultar o seu passeio em alguns momentos. Tanto que se você costuma viajar com suporte acoplado ao seu carro, o peso extra desse guiador fará diferença no equilíbrio do veículo.

Guidão de bicicleta comfort

O guidão comfort é mais alto e curvo e, como o nome sugere, ajuda o ciclista a pedalar com conforto. Já que você consegue pedalar sentado, evitará dores e tensões nas suas costas ou pescoço. Por isso, é uma guia utilizada para passeios mais simples e sem grandes esforços ou surpresas.

Porém, esse tipo de guiador é limitado às pedaladas em terrenos planos e estáveis. Além disso, você deve evitar fazer percursos arriscados que comprometam a sua estabilidade e condução.

Guidão de bicicleta drop

Um homem pedalando e segurando o guidão de bicicleta drop

O guidão tipo drop possui uma boa aerodinâmica, favorecendo o piloto que costuma participar de corridas em pista. Além disso, esse tipo de guiador é versátil, visto que você pode acrescentar um capô de freio. Desse modo, você mantém as suas mãos em um local e posição neutros. Ademais, você também consegue fazer alavancagens com menos esforço, caso mantenha a posição dobrada.

Entretanto, você deve considerar que esse tipo de guidão não favorece o ciclista em curvas fechadas. Tudo porque a posição das suas mãos nesse guiador facilita o contato com detritos pelo caminho. Logo, você deve evitar o uso dessa guia em terrenos irregulares para não causar problemas no pulso e punho.

Guidão de bicicleta bullhorn

Uma bicicleta bicicleta bullhorn encostada na escada

O diferencial do guidão tipo bullhorn é que esse guiador curva para frente e para cima. Em outras palavras, esse guiador é excelente para fazer escaladas em colinas. Ademais, essa guia possui uma ótima aerodinâmica, o que melhora o seu desempenho contra o vento.

Porém, você deve ter mais cuidado ao passar por muitas curvas fechadas. Afinal, você terá menos força para realizar as curvas, já que o guidão é mais curto. E com uma folga maior na parte da frente a bicicleta pode prender algum objeto ao passar por caminhos estreitos.

Guidão de bicicleta cruiser

Uma mulher segurando guidão de bicicleta Cruiser

O guidão cruiser ou cruzeiro possui uma inclinação maior em relação aos outros tipos de guias. Dito de outra forma, você tem mais conforto, pois consegue pedalar com o corpo ereto. Logo, você não sentirá dores nas costas caso fique muito tempo pedalando. Além disso, você tem espaço para adicionar peso, mas sem perder o equilíbrio durante o passeio.

Embora seja uma bicicleta charmosa e prática, você deve evitar a subida em colinas. Afinal, esse tipo de guidão não é adequado para fazer escaladas. Outro ponto que merece atenção é esse guidão manterá você ereto, transferindo o seu peso para o assento da bike. Logo, você precisará de um acolchoamento reforçado para não sentir dores após muito tempo pedalando.

Guidão de bicicleta aero

Uma pessoa com roupas de treino pedalando na pista e segurando o guidão de bicicleta aero

O guidão aero mantém o ciclista inclinado para frente e em posição estreita. Desse modo, o ciclista diminui a sua resistência contra o vento e ganha alguns segundos durante as competições. Além disso, você consegue descansar os seus pulsos e braços, diminuindo a tensão durante as pedaladas.

Entretanto, se você costuma fazer corridas, precisa evitar obstáculos e curvas repentinas pelo caminho. Tudo porque esse tipo de guidão limita a sua autonomia para reagir aos obstáculos inesperados ou puxar o freio. Ademais, você terá mais problemas para escalar, visto que terá mais dificuldades para aplicar força nas subidas.

Guidão de bicicleta mustache

Guidão de bicicleta mustache e a vista do mar

Conhecido como guiador bigode, o guidão mustache é um tipo de guia suspensa. Ainda que seja pouco comum no Brasil, esse tipo de guia é bastante utilizado no exterior. Ele não possui muita inclinação e muitas pessoas não o consideram tão bonito.

Contudo, esse guiador é bastante prático, pois permite que você percorra grandes distâncias com as mãos descansadas. Além disso, você tem mais liberdade para trocar a posição das mãos de acordo com a necessidade de conforto. E durante o passeio você consegue visualizar o caminho ao redor e pedalar em pé.

Guidão de bicicleta upright

Bicicleta upright amarela estacionada em um local com neve

O guidão tipo upright era comum na década de 80 e retornou à preferência de muitos ciclistas atualmente. Tudo porque ele favorece a posição ereta do ciclista, aliviando o peso dos pulsos e mãos. Além disso, o ciclista enxerga melhor o caminho à frente sem forçar o pescoço.

Porém, esse tipo de guiador não possui uma aerodinâmica favorável ao ciclista. Outro aspecto negativo é que você segurará a barra usando a ponta dos seus punhos. Logo, esse tipo de guidão não é muito recomendado para fazer passeios. Ademais, você precisará de uma bicicleta com ótimo assento, pois esse guidão concentrará o seu peso nesse local.

Guidão de bicicleta H

Bicicleta vista de cima e com foco no guidão

O guidão tipo H favorece a posição dos seus punhos ao segurar as barras. Em outras palavras, se você sofre com dores no punho essa barra não causará tensão nesse local. Além disso, você pode adicionar acessórios importantes ao laço central do guidão. E você também terá um ótimo controle da sua bike, inclusive em passeios off-road.

Contudo, esse tipo de guidão H é mais caro e mesmo a versão em alumínio pode custar mais de US$ 120. Ademais, esse guiador é mais largo, o que dificulta a passagem do ciclista por caminhos apertados. Por fim, o guidão H não é aerodinâmico, obrigando o ciclista a se segurar no centro da barra.

Guidão de bicicleta BMX

Com o guiador BMX você terá mais estabilidade durante a pedalada, ainda que coloque mais peso sobre ele. Muitos ciclistas utilizam esse guidão para fazer manobras mais bruscas. Tanto que esse guiador é recorrente em bicicletas utilizadas para saltos, pois favorece as alavancadas.

Como o ciclista faz uma pedalagem fora da cela, você precisará de uma corrente e pedaleira resistentes para suportar o seu peso. Outro ponto a ser considerado é o impacto sofrido por esse guidão. Embora o guiador feito com fibra de carbono não apresenta danos externos, é possível que esteja danificado no interior. Ou seja, você pode sofrer acidentes repentinos por causa das fraturas internas nesse guidão.

Guidão de bicicleta porteur

O guidão porteur é ideal para quem precisa levar um cesto ou cargas na frente da bike. Além disso, você consegue pedalar e manter a sua postura ereta, sem sentir dores. Outra vantagem é que você pode mudar a posição das suas mãos enquanto segura essa barra. E o guiador também favorece a sua visualização do caminho mesmo que esteja transportando muito peso na frente.

Embora seja uma ótima barra, o guidão porteur não é muito aerodinâmico. Desse modo, a sua posição ereta diminuirá o arrasto da bicicleta. Ademais, esse guiador é pesado e dificulta a subida em colinas por causa do seu peso na parte traseira da bicicleta.

Guidão de bicicleta condorino

Guidão de bicicleta condorino e árvores ao lado

Com o guidão condorino você consegue fazer giros de 90° para fora mais rápido. E com o design mais estreito, você pode passar por locais mais apertados. Logo, você ganha mais tempo se precisar ultrapassar carros quando o trânsito estiver fechado.

Porém, as barras mais chatas forçam o ciclista a segurá-las nas pontas. E já que o guidão condorino é mais estreito você terá mais dificuldades para pilotar a bicicleta. Além disso, esse guiador não é recomendado para quem precisa transportar acessórios, pois não há tanto espaço para cargas.

Detalhes e ajustes importantes para escolher um guidão de bicicleta

Guidão de bicicleta com um celular preso

Após você conhecer alguns tipos de guidão, precisa agora entender alguns detalhes importantes antes de efetuar a compra. Afinal, a qualidade do seu passeio e saúde dependerão de adaptações importantes na sua bike e guidão. Sendo assim, confira alguns ajustes importantes antes de adquirir um guidão de bicicleta.

Bike fit

O bike fit ajusta os componentes da bicicleta ao seu biotipo, tornando melhor o seu rendimento nas pistas. Além disso, o bike fit ajudará você a se proteger de lesões durante os seus passeios. Esse ajuste leva em consideração o guidão e outras peças em relação às suas necessidades nas pistas.

Segundo bike fitters experientes, profissionais que fazem adaptações em bicicletas, esse ajuste deve ser feito a cada 8 meses. Tudo porque o corpo humano passa por mudanças constantes à medida que nós envelhecemos. Esses ajustes ajudarão a sua bicicleta a ter uma vida útil maior e preservar o seu bem-estar nas pistas. Você deve procurar um profissional qualificado para fazer o seu bike fit.

Largura do guidão

Um guidão mais largo dará a você um controle maior sobre a bicicleta. Desse modo, você terá menos dificuldades para superar terrenos irregulares e fazer alavancagens maiores. Ademais, o guiador largo dará mais estabilidade à bicicleta, caso você faça uma pedalada mais rápida.

Porém, você deve prestar atenção ao guidão maior, porque ele dificultará sua passagem por locais estreitos. Além disso, você não terá a mesma agilidade se passar por trilhas fechadas, pois pode esbarrar em obstáculos pelo caminho. Muitas das bicicletas vendidas atualmente possuem guidões medindo entre 720 e 800 mm. Contudo, você pode ir cortando a barra até chegar a uma medida confortável para você.

Comprimento da mesa

Se a bicicleta possui um guidão mais largo, a mesa deve ser mais curta. Tudo porque esse equilíbrio ajudará você a ter mais controle e manter a agilidade da bicicleta. Em outras palavras, você indicará por onde o pneu passará, mesmo que seja um espaço mais curto.

Todavia, a bicicleta com mesa curta pode empinar com facilidade em subidas. Logo, você deve colocar o seu corpo para frente a fim de evitar uma possível queda. Enquanto o comprimento da mesa curta força você a ficar muito próximo a bike, mesas mais longas dão estabilidade em subidas se você utiliza guidão estreito. O comprimento de mesa das bicicletas varia entre 35 e 90 mm.

Altura do guidão

Um guidão alto em relação ao assento ajudará você a sentar com a coluna ereta. Desse modo, você não sentirá muitas dores nos braços, mãos, lombar e pescoço. Ademais, um guidão mais alto favorece o ciclista em descidas mais inclinadas, pois diminui a inclinação do corpo para frente.

Porém, você deve deslocar o seu peso quando fizer curvas para evitar que a roda da frente escorregue. Ou seja, dependendo da altura do seu guidão, você fará um esforço maior ou menor para conduzir a bicicleta.

Upsweep e backspeep

Enquanto o upsweep significa uma angulação do guidão para cima, o backspeep indica uma angulação para trás. Ou seja, o seu guiador não é completamente reto, visto que essas angulações ajudam a aumentar sua ergonomia. Além disso, essas angulações favorecem a posição do seu corpo, como a posição dos cotovelos, por exemplo.

Você deve prestar atenção ao comprimento do guidão, bem como ao grau de upsweep e backspeep. Um guidão largo precisa de um backspeep maior a fim de evitar desconforto nos seus punhos. Embora guidões com upsweep maior favoreçam as descidas, ele não é recomendado para caminhadas longas. Muitos guidões de mountain bike vendidos no mercado possuem entre 0 e 9 graus de backspeep e 4 e 6 graus de upsweep.

Diâmetro do guidão

O local onde os freios, manoplas e trocadores ficam presos possui um tamanho universal. Contudo, o diâmetro da área central que faz contato com a mesa da bike muda dependendo do modelo da bicicleta.

Antes o tamanho padrão do diâmetro do guidão era de 31.8 mm há alguns anos. Hoje os guidões e mesas possuem 35 mm. De acordo com os fabricantes, esse número maior ajuda a manter a rigidez e estabilidade dos componentes. Logo, o ciclista precisa verificar se as peças são compatíveis antes de fazer alguma troca.

Material do guidão e mesa

Caso você faça uma pesquisa, perceberá que a maioria dos guidões é fabricada com fibra de carbono ou alumínio. O guidão de fibra de carbono é mais flexível e leve, aumentando o seu conforto. Já o guiador de alumínio é mais resistente e pesado, embora seja fácil de utilizar.

Quanto à mesa, segundo especialistas, a fibra de carbono não vai oferecer muita vantagem. Tudo porque a mesa precisa de um material mais reforçado para aguentar a força exercida sobre ela. Logo, a mesa de fibra de carbono precisará de um reforço extra. Além disso, o peso de uma mesa confeccionada com fibra de carbono não é muito menor do que a mesa de alumínio.

Luva de guidão de bicicleta

A luva de guidão de bicicleta facilitará o seu controle e manuseio da bike. Se você utiliza a bicicleta para passeios e atividades de pouca intensidade, a luva grossa é a indicada. Tudo porque a luva grossa consegue absorver o impacto das irregularidades do percurso. Contudo, luvas grossas e lisas atrapalham a aderência da sua mão no guiador em dias chuvosos, por exemplo.

Por outro lado, as luvas finas darão a você mais controle da bike em atividades intensas. Além disso, a luva fina possui ranhuras que facilitam o escorrimento de água e evitam o acúmulo de sujeira. Desse modo, você não perde o controle sobre o guidão em percursos e situações arriscadas. Além disso, a luva ergonômica ajudará você a corrigir a posição das mãos, tornando a pegada mais confortável.

Escolha um guidão de bicicleta que te traga conforto!

Alguém em uma bicicleta com o foco no guidão e a vista de montanhas verdes

Independente do modelo, todos os tipos de bike precisam ter um guidão confiável e de ótima qualidade. Afinal, as características desse guiador vão impactar na qualidade do seu passeio e na sua saúde. Logo, o guidão deve oferecer ao ciclista estabilidade e segurança no manuseio. Desse modo, a experiência de uso será a melhor possível.

Embora o gosto de cada ciclista deva ser levado em conta, é importante prestar atenção as características do guidão. Independente do modelo, você deve escolher um guiador confortável, aerodinâmico, fácil de manusear e versátil. Assim, você terá um melhor aproveitamento da sua pedalagem em vários tipos de pista.

Se você ainda tem dúvidas a respeito de qual guidão escolher, consulte um profissional e faça comparações. Desse modo, você perceberá qual guiador será mais útil nas pistas.

Autor deste artigo

Ilustrador e redator apaixonado pela escrita, dedicado a desvendar os segredos da jardinagem, decoração, atividades outdoor e viagens.

Últimos posts


UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

Procurando um software com muitos serviços para a edição de seus documentos? Confira neste artigo informações sobre UPDF, todas as vantagens e ferramentas!


O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Quer saber se o Moto G71 é bom? Neste artigo, veja a ficha técnica do celular da Motorola, vantagens, desvantagens, indicações de usuário e muito mais!


As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

Está pensando em comprar uma TV de 32 polegadas e não sabe por onde começar? Venha conferir as 10 melhores opções do mercado e como escolher o produto ideal!


As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

Em dúvida sobre qual TV de 43 polegadas comprar? Veja neste artigo dicas de como escolher o melhor modelo e um ranking com os 10 melhores produtos atuais!


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Moda Artigos Esportivos