Tuia holandesa: descubra como cuidar, toxicidade e muito mais!

Tuia holandesa: descubra como cuidar, toxicidade e muito mais!

Pensando cultivar a bela tuia holandesa? Veja aqui as características e cuidados para manter essa árvore sempre bonita.


Você conhece a Tuia holandesa?

tuia holandesa

De origem inglesa, essa planta dificilmente deixa alguém indiferente, graças às suas folhas verdes claras. É muito agradável cultivar uma tuia holandesa em casa principalmente, porque ela atrai boas energias para o local onde está. O cheiro bom parecido com o odor do limão fornece uma impressão de frescor para o lar.

Quando chega a época do Natal fica ainda melhor, pois você pode enfeitar a árvore com luzes pisca-pisca e enfeites. Contudo, para conservar as folhas com cores radiantes alguns cuidados devem ser adotados. Por isso, continue lendo este texto, pois nas próximas linhas estão detalhes sobre as características e recomendações para o cultivo da tuia holandesa.

Informações básicas da Tuia holandesa

tuia holandesa no paisagismo


Nome científico

Cupressus macrocarpa

Nomes populares

Tuia holandesa, goldcrest e tuia-limão

Origem

Estados Unidos

Porte

Pequeno

Ciclo de vida

Perene

Floração

Não possui

Clima

Equatorial, mediterrâneo, temperado, subtropical e tropical


Devido ao fato dos holandeses trazerem essa planta para o Brasil, aqui ela ficou conhecida como tuia holandesa. Contudo, a origem é da América do Norte e Inglaterra. Ela também é chamada de tuia limão por causa do cheiro ou pelo nome americano, goldcrest. Apesar de se renovar a cada ano, não tem flores e costuma ter porte pequeno.

Como cuidar da Tuia holandesa

tuia holandesa em estufa

Existem alguns segredos que fazem a tuia holandesa se conservar constantemente com bonitas folhagens verde-limão. Assim, por longos anos a planta permanecerá dando um ar mais alegre ao seu jardim ou na varanda da sua casa. Então, confira nesta seção quais são as principais orientações para cuidar da tuia holandesa.

Iluminação ideal para Tuia holandesa

A tuia holandesa adora tomar sol, apesar de alguns imaginarem que por vir de países frios ela goste de neve, mas isso é mito. Essa planta até pode permanecer em ambiente com baixa luminosidade por algum tempo. No entanto, essa prática não beneficia seu desenvolvimento e se ocorrer por um longo período coloca em risco a vida da árvore.

Não tem problema manter a sua tuia holandesa na varanda ou dentro de casa, caso você não tenha um jardim. Desde que o local onde ela fique recebe bastante luz, melhor será o crescimento da folhagem e também mais apreciada a sua beleza. No Natal ou em outra época do ano sempre deixe-a próxima a uma janela.

Temperatura ideal para Tuia holandesa

Como a tuia holandesa gosta de bastante sol, colocar o vaso ou plantar a muda em uma área que receba luz solar por cerca de 6 ou 8 horas é o melhor. Temperaturas entre 14 e 32 graus são imensamente agradáveis para a planta. Aliás, essa é uma das razões para ela se adaptar ao clima brasileiro.

Nos meses de invernos rigorosos, caso sua tuia holandesa esteja em vaso, leve para um ambiente aquecido. Em jardins, ela suporta baixas temperaturas com algumas variações no aspecto, porém volta a reavivar quando os dias de tempo ruim se vão.

Rega da Tuia holandesa

Água todo dia no solo, mas não em excesso, é esse o segredo para preservar a saúde da sua tuia holandesa. O ideal consiste em não encharcar, apenas deixar a terra úmida já está bom para a planta. Em jardins de regiões com chuvas constantes onde o chão permanece vários dias molhado, somente regue quando o solo estiver extremamente seco.

Além disso, no momento da rega seja cuidadoso e evite molhar as folhas que, ao contrário do solo, não precisam tanto dessa gentileza. A rega apenas uma vez por semana é suficiente para cuidar da folhagem. O problema maior está em deixar que a terra seque totalmente, pois isso será muito prejudicial à árvore.

Solo ideal para Tuia holandesa

A tuia holandesa cresce firme e forte sobre o solo que mistura húmus de minhoca com terra vegetal. No entanto, o cultivo dessa planta pode ocorrer em qualquer chão macio e bem umedecido. Você também não precisa se preocupar com o ph da área onde a árvore está plantada, pois ela progride tanto em solo alcalino como ácido.

Contudo, lembre-se que a terra não deve ficar por muito tempo encharcada. Então, caso o chão não possua uma boa drenagem, um truque que resolve essa questão é misturar um pouco de areia com a terra da raiz. Além disso, prefira colocar a sua árvore em vasos com furos na base.

Adubos e substratos para Tuia holandesa

Uma ótima ideia para deixar a tuia holandesa mais saudável e encantadora consiste em aplicar um fertilizante no solo. Graças à absorção dos nutrientes pela adubação a árvore fica revigorada. Você pode fazer isso entre a primavera e o verão, com intervalo de pelo menos 15 dias.

Use um fertilizante acidificante que forneça no mínimo minerais como nitrogênio, potássio e fósforo. Basta comprar o produto e diluir na água da rega na quantidade recomendada pelo fabricante. Quanto a adubos naturais, cascas de alimentos como batata, banana, ovos, cenoura, manga entre outros igualmente são benéficos.

Manutenção da Tuia holandesa

Desde que diariamente a sua tuia holandesa esteja num lugar bem iluminado com bastante luz solar. A única preocupação que você terá, será em relação a manter o solo umedecido. Se a árvore estiver num lugar em que receba bastantes águas das chuvas e a terra permaneça por muito tempo molhada, então fique tranquilo.

Fora isso, é aconselhável aplicar fertilizantes para fortalecer ainda mais a planta. Também é importante fazer a poda quando você visualizar folhas ou galhos com aspecto ruim. Frequentemente observar como estão as folhas corresponde a um cuidado que você deve ter para prevenir o surgimento de pragas.

Usar ferramentas adequadas também é uma ótima alternativa para manter a manutenção da sua tuia holandesa de forma adequada. Para isso, veja os 10 melhores kits de jardinagem de 2021 e escolha os melhores produtos para auxiliar na sua jardinagem. 

Vasos para plantar Tuia holandesa

A tuia holandesa oferece a vantagem de poder ser colocada em vasos desde a plantação da muda até o seu desenvolvimento total. Com as devidas precauções, mesmo movida para recipientes diferentes não perde a beleza. Em geral, o momento certo para mover a árvore de lugar é quando ela alcança cerca de 2 metros.

Caso, no entanto, você consiga ver as raízes se destacando em meio ao solo, isso corresponde a um sinal de que a árvore necessita de mais espaço. Não existe uma regra, mas o novo vaso deve ter pelo menos 5 cm a mais. De qualquer maneira, quanto maior for o lugar para a planta se acomodar, melhor.

Poda da Tuia holandesa

Para que cresça saudável, ramos secos ou com aspecto ruim devem ser removidos. Além disso, você consegue ajustar o tamanho através da poda, caso não queira que a planta fique muito grande. Não apenas a altura da árvore pode ser regulada como também é possível moldar a aparência da tuia holandesa.

O formato de pirâmide é mais comum, encontrado principalmente para adorná-la como árvore de Natal. No entanto, também existem modelos com forma de um coração invertido e podados como bolas.

Pragas e doenças comuns Tuia holandesa

A tuia holandesa é bastante resistente, mas não deixa de ser uma planta. Por isso pode ser atacada por certos insetos e pragas como os pulgões. Também é facilmente afetada pelo fungo Phytophthora spp, que causa a chamada "Doença das sebes”, porque é relativamente frequente nas sebes (cerca de plantas).

Observe se a árvore tem galhos secos e escuros, isso ocorre quando ela recebe pouca água e quando algum tipo de fungo a afeta. Caso o problema seja a irrigação é fácil resolver, do contrário retire as partes danificadas e borrife um inseticida para tentar salvá-la. Aliás, você também pode aplicar esse produto de preferência na primavera para prevenir.

Propagação da Tuia holandesa

A tuia holandesa possui reprodução assexuada conhecida como estaquia. Em resumo, basta que você remova alguns galhos grandes e sadios para conseguir formar uma nova planta. É possível realizar o plantio tanto diretamente na terra como em vasos. O solo precisa ser muito fértil e receber muita luz para que a muda cresça bonita e saudável.

Independente de você plantar no chão ou no vaso, cave um buraco com 50 cm de profundidade e largura. Depois regue, é extremamente importante que a terra em volta da muda fique bem molhada o suficiente para acomodar bem as raízes. A partir daí, basta manter o solo úmido para que dentro de 3 meses as primeiras folhas ganhem vida.

Como fazer mudas de Tuia holandesa

Procure na árvore o maior galho sadio, ou seja, não pode estar seco nem com folhas com cores desbotadas. Em relação ao tamanho, o ideal é que meça cerca de 30 cm ou mais, se for menor que isso se recomenda esperar pelo crescimento. Uma vez que encontrar afaste os demais ramos que estiverem próximos e corte o galho.

Faça a separação da base do galho e do tronco da planta com uma tesoura limpa e afiada. Antes de iniciar o processo do plantio também remova as folhas que ficarão na parte da muda que será enterrada. Assim, você evita que a folhagem absorva os nutrientes do solo que serviram para as raízes se desenvolverem.

Conheça o ciclo de vida da Tuia holandesa

Após o plantio da muda, o broto surge com o tempo aproximado de 3 a 6 meses. A partir daí, o desenvolvimento ocorre lentamente pelo período de 2 anos, quando a tuia holandesa atinge 40 cm. No entanto, depois dessa fase há uma aceleração no crescimento, tanto que com 3 anos a árvore passa a medir 1,5m.

Assim o tamanho vai aumentando em torno de 1 metro a cada ano até que ela chegue a 4 ou 5 metros. Depois, com lindas folhas verde-limão a planta permanecerá por toda a vida no seu lar, se renovando a cada estação.

Características e curiosidades da Tuia holandesa

tuia holandesa em vaso

A tuia holandesa serve como árvore de Natal e atrai boas energias para sua residência. No entanto, esses não são os únicos aspectos curiosos dessa planta, ela oferece muito mais benefícios e motivos para você querer cultivá-la. Então, veja na sequência quais são os principais fatores que se destacam na tuia holandesa.

Os benefícios da Tuia holandesa

Embora diversas pessoas deem preferência por usá-la como árvore de Natal, ela é amplamente utilizada no paisagismo. A cor verde-amarelo renova o cenário de campos e jardins. Nos interiores de casas bem como sob coberturas ao ar livre anima a decoração, embelezando o ambiente.

Diversos pares formam paredões encantadores que servem como divisórias em espaços abertos. Do mesmo modo, várias tuias holandesas são enfileiradas plantadas em vasos para criar ornamentos em jardins.

Tuia holandesa, qual altura pode chegar?

O tanto que uma tuia holandesa pode crescer depende do ambiente onde está. Muitas pessoas preferem mantê-la em vasos e não deixar a árvore ampliar muito por meio da poda. Assim, é possível manter estaturas muito baixas inferiores a 1 metro, caso as folhas não sejam aparadas podem atingir 3 metros.

Contudo, quando plantada no solo depois que alcança 1,5 metro parece não ter limites. Embora na média raramente passem dos 4 metros, existem casos de tuias holandesas que não foram podadas e chegaram a 30 metros. Em áreas selvagens, ainda é possível encontrar exemplares dessa planta com 50 metros.

Tuia holandesa é tóxica?

Se você não comer a tuia holandesa dificilmente fará algum mal à sua saúde. Portanto, apenas tome cuidado para que crianças pequenas e nem animais de estimação consumam essa planta. Na hipótese de algum acidente acontecer não se desespere, pois a ingestão apenas causará um mal estar sem maiores consequências.

Além disso, o consumo das partes dessa árvore não é agradável. Embora tenha um aroma gostoso que lembra o frescor do limão, o sabor consiste em uma refeição amarga. Em casos excepcionais, também pode causar alergias em pessoas sensíveis.

Tuia holandesa na decoração de natal

É importante observar alguns aspectos ao usar a tuia holandesa como árvore de natal. O primeiro corresponde a avaliar a resistência da sua planta, pois se os galhos e as folhas estiverem frágeis, não suportarão a carga de enfeites pesados. Na verdade, os adornos leves são sempre a melhor escolha.

Fora isso, lembre-se de que solo precisa ser umedecido, portanto evite colocar objetos que possam se molhar. Você pode utilizar diferentes tipos de enfeites, porém lâmpadas pisca-pisca e/ou pequenos adornos dão ótimo efeito visual. O vaso também fica muito bonito com laços gigantes.

Como utilizar a Tuia holandesa na decoração da casa

Uma tuia holandesa em vaso decora lindamente balcões, mesas, prateleiras e outras superfícies que você queira colocar. Em varandas ou jardins, próximos à entrada, vários pares dessa planta parecem dar as boas vindas a quem entrar no seu lar. O cheiro fresco semelhante ao limão, do mesmo modo, contribui para causar uma sensação de sossego.

Dentro da casa, mas perto de janelas, a tuia holandesa em lindos vasos desperta curiosidade e alegra o ambiente. Você ainda pode escolher o tamanho que mais se adapta a decoração do espaço. O tom verde claro da planta combina tanto com cores neutras como colorações fortes.

Feng shui e a Tuia holandesa

Segundo o Feng Shui, uma antiga disciplina chinesa, a tuia holandesa é uma das plantas que tem a capacidade de absorver energias tóxicas. Além de melhorar a decoração de uma casa, essa árvore também atua na desintoxicação dos espaços, refresca e purifica. Desse modo, serve para atrair energias positivas e harmonizar um lar.

O mais recomendável é plantar essa árvore na frente da casa. No entanto, não importa onde seja colocada, ela será útil para repelir a energia negativa de visitantes e andantes durante as passagens. Basicamente, a tuia holandesa funciona como um escudo que busca afastar tudo de ruim que possa afetar a positividade de uma casa.

Tenha uma Tuia holandesa em sua casa!

tuia holandesa

A tuia holandesa é uma planta perene que cresce em qualquer tipo de solo e não requer muitos cuidados. Ela precisa receber bastante luminosidade e o solo deve permanecer sempre úmido. A fertilização e poda também são importantes para manter a saúde da planta que se adapta bem a qualquer ambiente, seja num jardim ou pequena varanda.

Também é uma ótima escolha para melhorar a decoração e deixar um aroma de limão fresco no seu lar. Nas festas de final de ano serve como árvore de natal que você pode cultivar por um enorme tempo. Enfim, se gosta, mas não tem espaço nem tempo para se dedicar a plantas, a tuia holandesa pode ser uma boa opção.

Autor deste artigo

É bom viver... Eu me interesso por tudo que faça a vida ser melhor.
A principal delas é a escrita que oferece muita alegria com poucos recursos.

Últimos posts


Moto E20 é bom? Veja a ficha técnica, avaliações e muito mais!

Moto E20 é bom? Veja a ficha técnica, avaliações e muito mais!

Para saber mais sobre o Moto E20, confira no artigo de hoje as especificações técnicas, avaliações, vantagens, desvantagens e muito mais. Confira!


As 10 Melhores Cadeiras Ergonômicas de 2022: Thunder X3, Roxtor e mais!

As 10 Melhores Cadeiras Ergonômicas de 2022: Thunder X3, Roxtor e mais!

Precisando de uma cadeira ergonômica para o seu home office, mas não sabe qual comprar? Veja neste artigo as 10 melhores cadeiras de 2022 e como escolher a sua!


Linha Moto E é boa? Lista com os 8 melhores modelos de 2022!

Linha Moto E é boa? Lista com os 8 melhores modelos de 2022!

Em dúvida sobre qual aparelho Motorola adquirir? Neste artigo, apresentamos os 8 melhores modelos da Linha Moto E, como escolher o ideal e onde comprar!


As 10 Melhores Tintas a Óleo para Tela De 2022: Gato Preto, Lefranc & Bourgeois E Muito Mais!

As 10 Melhores Tintas a Óleo para Tela De 2022: Gato Preto, Lefranc & Bourgeois E Muito Mais!

Confira agora um ranking contendo as 10 melhores tintas a óleo para tela do mercado em 2022. Saiba também como escolher a melhor opção do produto para você!


Os 10 Melhores Guarda-sóis de 2022: Mor, Belfix e muito mais!

Os 10 Melhores Guarda-sóis de 2022: Mor, Belfix e muito mais!

Quer tomar sol com toda segurança? Veja neste artigo dicas de como escolher o guarda-sol ideal e um ranking com as 10 melhores opções do mercado!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


Perfume Treinos Alimentação Celulares