Como tirar mancha de tinta de caneta da roupa: dicas e muito mais!

Como tirar mancha de tinta de caneta da roupa: dicas e muito mais!

Manchas de caneta são difíceis de tirar, mas não impossíveis. Confira dicas para removê-las de suas roupas.


Está interessado em remover manchas de caneta em roupas? Saiba mais!

Camisa branca manchada por caneta vermelha

A remoção de manchas de caneta de roupas nem sempre é uma tarefa simples. No entanto, ela não é impossível. Seguindo as dicas corretas, você garante que as manchas sejam eliminadas de suas roupas sem estragar o tecido ou piorar a situação da peça. São diversos produtos diferentes que podem ser usados, desde que o tecido de cada roupa seja respeitado.

Álcool, removedor de esmalte, leite, vinagre branco, suco de limão e até removedor de esmalte. Não faltam opções para resgatar suas roupas que foram manchadas por conta de uma caneta que estourou ou que simplesmente foi guardada aberta perto das roupas.

Esses produtos podem ser bastante eficientes e permitem a remoção das manchas sem gastar nada para isso, já que são itens que a maioria das pessoas tem em casa. A seguir, sabia como remover manchas de caneta de suas roupas de maneira bastante prática, sem agredir o tecido – e volte a usar aquela peça que estava guardada no fundo do guarda-roupa.

Dicas de como remover mancha de caneta em roupas em geral

Existem diversos métodos diferentes para a remoção de manchas de caneta em roupas. As dicas abaixo não consideram o tipo específico de tecido – e consistem em produtos que podem ser usados de maneira geral. Veja a seguir.

Álcool ou removedor de esmalte

Alguém segurando removedor de esmalte

O uso de álcool e removedor de esmalte é válido caso você tenha acabado de manchar a roupa, já que é nessa hora que a tinta ainda está fresca. O primeiro passo é tentar tirar o máximo possível usando um pano úmido e um pouco de sabão neutro.

Depois, coloque um pano embaixo da mancha e passe o álcool ou o removedor de esmaltes usando um algodão ou um pano macio. Repita o processo quantas vezes forem necessárias, até que toda a tinta saia da roupa. Prefira sempre usar panos delicados para esfregar a roupa, assim fica mais difícil danificar o tecido.

Acetona e sabonete

Vários sabonetes orgânicos coloridos

A remoção da mancha de caneta de suas roupas também pode ser feita usando dois ingredientes simples: sabonete e acetona. Primeiro, derrube a acetona sobre toda a mancha. Em seguida, passe o sabonete em movimentos contínuos, até perceber que a mancha está saindo.

Repita o processo quantas vezes forem necessárias. Depois, enxague bem a roupa com água em temperatura ambiente e deixe secar na sombra. Esse é um dos métodos mais simples para remover as manchas de tinta – mas que, ainda assim, é bastante eficiente.

Vinagre branco

Vinagre branco em um recipiente de vidro

O método de remoção das manchas de caneta com vinagre branco funciona mesmo se a tinta estiver seca, desde que ela seja molhada com um algodão antes. Para usar o vinagre, não existe muito segredo: basta usar um pano macio e molhá-lo bastante com o produto. Em seguida, basta aplicá-lo sobre a mancha, esfregando até que ela comece a soltar.

É importante manter um pano embaixo da mancha para que ela não passe para a outra parte da roupa. Você pode repetir o processo várias vezes, mas não se esqueça de remover o vinagre completamente com água em temperatura ambiente ou morna.

Creme de barbear

Alguém segurando creme de barbear

Por incrível que pareça, o creme de barbear também pode ser um ótimo ingrediente na hora de remover as manchas de caneta de suas roupas. Basta molhar a mancha se ela já estiver seca e colocar um pano sob ela para impedir que ela manche outras partes do tecido.

Depois, é só colocar bastante espuma do creme de barbear sobre a mancha esperar até que ela comece a se desprender do tecido. Finalize com bastante água morna e pendure a roupa em um varal na sombra até que ela seque completamente.

Leite

Leite em um recipiente branco e uma pequena folha verde

Outro ingrediente bastante interessante para a remoção de manchas de caneta das roupas é o leite - que também é bastante conhecido por essa função. O procedimento é ainda mais fácil - e ideal para quem não tem muito tempo disponível.

Basta esquentar bem 1 litro de leite e colocar tudo em um balde. Depois, deixe a roupa de molho por um dia inteiro (no mínimo) e verifique se a mancha está saindo. Esse método é ideal para manchas recém feitas. Caso seja necessário, esfregue um pouco com sabão neutro e enxágue.

Suco de limão

Suco de limão em um recipiente de vidro e atrás limão partido

O limão é conhecido também por seu uso para clarear manchas - e isso inclui as de caneta. Para removê-las completamente, basta deixar a roupa de molho em uma caneca com bastante suco de limão puro. Depois, é só lavar bastante e, caso necessário, deixar de molho em uma água com sabão neutro por algumas horas.

Repita o processo caso a mancha seja muito grande ou tenha impregnado demais no tecido. Depois que lavar, enxágue bem a roupa e deixe secar em um local sem sol.

Como remover mancha de caneta em roupas específicas

Existem tecidos que são mais resistentes e tecidos mais delicados. Por isso, é importante se atentar a especificidade de alguns deles antes de usar os produtos para remover tintas de caneta – assim, você evita que o tecido seja arruinado de vez. Saiba o que usar em cada tipo de roupa e tire as manchas com segurança.

Como tirar tinta em roupa canvas

Roupa branca com tecido canvas

O canvas é um tecido sintético fosco que pode parecer algodão ou, em caso onde o acabamento dele é mais rústico, se assemelha a uma tela de pintura. A remoção de tinta de caneta desse tipo de tecido requer um método específico.

Algumas boas opções para remover tintas de caneta de tecido canvas são o vinagre branco e o álcool. Coloque o produto no tecido e esfregue com uma bucha quase seca em movimentos leves, até remover toda a mancha de caneta.

Depois, use um pano úmido para remover o restante do produto do tecido. É importante que ele não seja excessivamente molhado, somente o necessário para remover a sujeira. Quando ele estiver quase seco, deixe-o secar na sombra. Você pode repetir o processo caso seja necessário.

Como tirar tinta em roupas de chenille

Tecido de chenille marrom

O chenille é um tecido bastante versátil e que costuma ser usado para a fabricação de suéteres, já que ele é bastante confortável e pode ajudar a proteger do frio. Ele é feito de algodão, viscose, seda, poliéster e até um pouco de lã, o que faz com que a sua textura seja macia e quentinha.

A remoção da tinta de caneta de roupas de chenille é um pouco mais complicada, já que o tecido não pode ser esfregado muitas vezes ou com muita força. Além disso, é necessário evitar o uso de produtos que possam agredi-lo, como o álcool ou o removedor de esmaltes.

O ideal, nesses casos, é usar detergente neutro e água morna para iniciar a remoção da mancha. Complete o processo usando um tira-manchas específico para tecidos delicados.

Como tirar tinta de roupas de veludo

Uma pessoa com unhas azuis segurando um tecido de veludo igualmente azul

O veludo é um dos tecidos mais usados para roupas e até para a fabricação de estofados, já que ele é macio e pode proteger bastante contra as baixas temperaturas. No entanto, ele é um tecido delicado e, como tal, requer cuidados na hora da remoção de manchas de caneta.

O ideal é usar uma mistura caseira de uma colher de detergente neutro, uma xícara de água e duas colheres de vinagre branco. Deixe a mistura agir sobre o tecido por alguns minutos e, depois, remova o produto com um pano úmido até removê-lo completamente da roupa. Repita caso seja necessário, mas evite esfregar muitas vezes o tecido.

Como remover manchas de tinta em roupas de algodão

Camisa e calça de algodão em um fundo verde

O algodão é um tecido um pouco mais resistente e que compõe a maioria das roupas. Remover manchas de caneta pode ser mais simples, já que é permitido o uso de vinagre e álcool para fazer isso.

Comece molhando a mancha com um algodão umedecido e, depois, aplique o álcool ou o vinagre de maçã. Deixe agir por pouco minutos e esfregue a mancha com movimentos leves, até que ela saia. Depois, caso necessário, use sabão neutro e água para remover os produtos e lavar bem a roupa. Deixe secar na sombra.

Como tirar manchas de tinta em roupa jeans

Várias roupas diferentes jeans

O jeans também é um tecido mais resistente e que, como tal, pode ser limpo com produtos diversos. Primeiro, coloque um pano sob a mancha e depois, despeje álcool isopropílico ou spray de cabelo sobre ela. Em seguida, é só esfregar.

É importante garantir que o álcool não se espalhe pela roupa, o que pode causar manchas em outras partes do tecido. Depois de esfregar um pouco, seque a mancha com um pedaço de algodão e enxágue o jeans com água fria. Por fim, é só pendurar a roupa até que ela seque completamente.

Como remover manchas de tinta no couro

Blusa feminina de couro e botas

O couro é um tecido do qual é mais difícil remover manchas. No entanto, no caso do couro tratado, as manchas podem ser limpas sem recorrer a ajuda de um profissional - principalmente se a mancha não for profunda. Nesse caso, ingredientes como o spray de cabelo, álcool isopropílico (70%) ou removedor de esmaltes sem acetona.

Os dois últimos métodos devem ser usados somente caso outros já tenham sido tentados, mas sem sucesso. Prefira sempre usar produtos que não irão agredir o tecido, como o spray de cabelo. Comece molhando um pedaço de algodão com o spray e, depois, aplique-o sobre a mancha. Em seguida, use um condicionador de couro na região da mancha para evitar que o couro resseque e estrague.

Como tirar tinta em roupas de poliéster ou náilon

Roupas de poliéster dobradas

O principal método caseiro para remover tinta de caneta de poliéster ou náilon é o álcool isopropílico. Aplique um pouco do produto sobre a mancha e esfregue a região com um pano completamente limpo, até que a tinta de caneta seja removida por completo. Repita o processo até obter o resultado desejado.

Finalize a limpeza com sabão neutro e água em temperatura ambiente para remover todo o álcool do tecido. Depois, deixe secar naturalmente. Outra boa opção é usar uma esponja macia e uma mistura de água morna com detergente neutro para complementar a limpeza. Você também pode optar por vinagre branco ao invés do álcool.

Como remover a tinta em seda

Fundo de tecido de seda

Que a seda é um tecido delicado, isso todos já sabem. Por isso, na hora de remover a tinta de caneta usando ingredientes caseiros, é necessário ter um cuidado especial com ela. O álcool pode ser um bom ingrediente para ajudar a tirar a mancha, mas ele deve ser aplicado somente sobre o local que está manchado.

Para fazer isso, use um pano limpo e macio ou um pedaço de algodão. Pressione o pano sobre a mancha até que ela comece a se soltar e finalize lavando a sua roupa de seda com água e sabão neutro. Não esfregue o tecido com força, já que isso pode causar danos na roupa e impedir o seu uso.

Como tirar tinta de spandex e lycra

Uma blusa lycra rosa

O spandex ou lycra é um tecido feito com 95% de algodão e 5% de spandex - o que garante a sua elasticidade. Remover manchas dele não é difícil, mas requer alguns cuidados para que as roupas não sejam danificadas.

Para remover as manchas de caneta desse tipo de tecido, misture uma colher de sopa de bicarbonato de sódio em bastante água morna e mergulhe a roupa na mistura. Deixe agir por, no máximo, duas horas e, depois, lave a peça normalmente, usando água e sabão neutro. Repita o processo até que a mancha seja removida.

Remoção de manchas de tinta para tecido de camurça

Tecido de camurça de várias cores

Outro tecido delicado é a camurça, que costuma ser usada para roupas de frio e é bem delicada e macia. Para tirar manchas de tinta dela, comece escovando toda a extensão do tecido com uma escova de cerdas rígidas. Depois, aplique um pouco de vinagre branco diretamente sobre a mancha com a ajuda de um algodão. Troque de algodão quantas vezes forem necessárias - isso impede que a mancha se alastre.

Você também pode usar álcool isopropílico para garantir que a mancha saia de uma vez por todas. O processo é parecido com o vinagre. Finalize aplicando um pouco de água com a ajuda de um pano macio, até que o produto saia do tecido.

Como remover manchas de tinta de roupas de lã

Meias e blusa de lã

Um ingrediente bem interessante para remover manchas de tinta de caneta das roupas de lã é o leite - e o procedimento aqui é bem simples: basta esquentar 1 litro de leite e mergulhar a roupa nele, deixando por cerca de 5 horas.

Feito isso, você verá que a mancha continua lá, mas está bem mais clara. Nessa hora, é importante lavar a peça de roupa com sabão líquido neutro e água. Repita o processo caso seja necessário.

Tire as manchas de caneta da roupa com as dicas!

Uma camiseta listrada e molhada e alguém jogando um líquido que está dentro de um copo

Agora que você já sabe como remover tinta de caneta de vários tecidos, basta colocar as dicas em prática usando ingredientes que você já tem em sua casa, o que garante maior economia e permite recuperar o bom estado das peças para uso.

O álcool é o ingrediente mais usado, mas é preciso ter cautela em seu manuseio para não causar nenhum acidente. Sempre que possível, substitua-o pelo vinagre de maçã e finalize o processo usando bastante água e sabão neutro.

Quanto menos for necessário esfregar a roupa, melhor. Isso ajuda a evitar que ela se desgaste e a mantém em bom estado por muito mais tempo. Sempre que necessário, use produtos específicos para remover manchas difíceis.

Autor deste artigo

Ariane é estudante de filosofia e redatora freelancer, unindo sua paixão pela escrita nos estudos e na profissão.

Últimos posts


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Em busca do headset ideal para jogar seus games favoritos? Neste artigo, apresentamos os 22 melhores headsets gamers para 2024, como escolher e onde comprar!


Os 12 Melhores Notebooks de até 4.000 reais de 2024: Dell, Lenovo e muito mais!

Os 12 Melhores Notebooks de até 4.000 reais de 2024: Dell, Lenovo e muito mais!

Em busca do melhor notebbok para o seu orçamento? Neste artigo, apresentamos os 12 melhores notebooks até 4000 reais de 2024, como escolher e onde comprar!


Notebook Samsung é Bom? Lista com os 10 melhores modelos de 2024!

Notebook Samsung é Bom? Lista com os 10 melhores modelos de 2024!

Ainda não sabe qual notebook Samsung escolher? Confira neste artigo os melhores notebook Samsung, suas características e como escolher o modelo ideal para você!


Avaliações do Samsung Galaxy S23+: Preço, ficha técnica e mais!

Avaliações do Samsung Galaxy S23+: Preço, ficha técnica e mais!

Considerando comprar um Samsung Galaxy S23+? Confira neste artigo a ficha técnica do aparelho, vantagens e desvantagens e comparações com outros modelo!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Moda Artigos Esportivos