Flor astromélia: conheça a flor, suas cores, significado e muito mais!

Flor astromélia: conheça a flor, suas cores, significado e muito mais!

Neste artigo, você conhecerá a flor astromélia. Veja dicas de cultivo, características principais e curiosidades desta flor.


Você conhece a astromélia?

Canteiro com astromélias

A astromélia possui muitos nomes populares e pode ser conhecida como Lírio Peruano, porém ela não é um Lírio e não é peruana. É uma flor versátil, muito usada na decoração de festas e eventos, como também para harmonização de ambientes em casas e apartamentos.

É uma opção perfeita para presentear amigos, já que é considerada a flor da amizade, e também pode simbolizar respeito, devoção, compreensão e empatia. É uma flor de corte e você pode encontrá-la em floriculturas e lojas. Ela pode ser cultivada em vasos e também ser plantada no jardim.

Aqui veremos sobre suas características e como cultivá-la em casa.

Informações básicas da astromélia

Flores de astromélia


Nome científico
Alstroemeria hybrida
Outros nomes

Astromélia, Lírio-Peruano, Lírio dos Incas, Madressiva-brasileira, Carajuru

Origem

Brasil, Chile, Peru (América do Sul)

Porte
0,4 ~ 0,6 metros
Ciclo de vida
Perene
Floração
Primavera e Verão
Clima
Continental, Equatorial, Mediterrâneo, Temperado e Tropical

A astromélia tem sua origem no Brasil, Chile e Peru, mas pode ser encontrada em outros países da América do Sul. Ela foi descrita pelo botânico Carlos Lineu em 1762.

O ciclo de vida das astromélias é perene, fazendo com que ela seja fácil de cultivar. Seu porte é pequeno, varia entre 0,4 e 0,6 metros. Sua floração costuma ser nas estações quentes, primavera e verão, por isso sobrevive bem em regiões com clima continental, equatorial, mediterrâneo, temperado e tropical.

No entanto, a sua grande resistência e adaptabilidade a torna uma planta que sobrevive em climas mais frios e amenos também, desde que tenha a sua dose diária de exposição ao sol.

Como cuidar da astromélia

Ferramentas de cuidados de astromélia

Até aqui você já aprendeu sobre as principais características da astromélia, agora iremos te ensinar como plantar e cultivar a sua, pois estar atento ao solo, iluminação e adubação é muito importante para a sobrevivência da flor. Confira alguns cuidados essenciais:

Iluminação para astromélia

Como a maioria das flores, a astromélia precisa do sol para se desenvolver, portanto não é recomendado tê-la dentro de casa. Por ser de porte considerado pequeno, é melhor plantá-la de frente para plantas maiores, assim ela terá alguma proteção contra os raios solares fortes ao longo do dia.

O período ideal para deixar sua astromélia no banho de sol, é de manhã e fim de tarde, quando a luz solar está mais amena. Sol muito intenso pode ocasionar o seu ressecamento, por isso deve sempre se certificar de que ela pegue sombra em algum momento do dia.

Temperatura ideal para astromélia

Temperaturas muito elevadas tendem a ser prejudiciais para as sementes de astromélias, pois podem prejudicar o seu crescimento, por mais que seja uma flor que sobreviva em climas equatoriais, as temperaturas mais amenas serão as melhores para o seu desenvolvimento. Porém, após se desenvolver o frio se torna um inimigo, pois nele ela não sobrevive.

Umas das dicas, para caso você more em regiões de clima frio ou muito variável, é tentar encontrar a astromélia chilena, uma subespécie que se adapta muito bem ao frio, e plantá-la junto com a sua flor brasileira, assim as chances dela resistir às quedas de temperatura são maiores.

Melhor solo para astromélia

O solo precisa ser úmido, já que as astromélias gostam de umidade para produzir suas flores, mas cuidado, o solo não pode ficar encharcado, isso pode causar o apodrecimento das raízes e o surgimento de fungos na flor.

O que pode ajudar neste processo, é cavar um buraco do tamanho do vaso em que ela está inserida, assim você terá certeza de qual profundidade as raízes devem ficar para obter a umidade correta para seu crescimento.

Adubação da astromélia

Antes de você plantar sua flor no solo, é importante drenar o local. Após inserir a flor no buraco que foi cavado, deve-se misturar a terra com adubo e fertilizante. Outra questão importante é o cuidado para não crescer ervas daninha ao redor da flor, sendo necessário adicionar um pouco de cobertura orgânica no local do plantio. Adube a astromélia uma vez ao mês, e você verá as flores brotarem brilhantes e bonitas.

Para garantir flores lindas ao longo do ano, você pode realizar o processo de adubação uma vez ao mês, adquirindo um bom adubo orgânico rico em nutrientes, como os que você pode conferir em Os Melhores Adubos para Flores de 2022, onde fazemos ótimas recomendações.

Floração da astromélia

Visto que ela é uma flor que gosta das temperaturas quentes mais amenas, as melhores épocas para sua floração são o período entre o fim do outono e o início da primavera, e também o início do verão, que é uma época em que as temperaturas ainda não se elevaram demais.

A primavera é a melhor época para floração de muitas flores, e a astromélia é a flor da primavera, pois suas sementes adoram o clima equilibrado da estação.

Pragas e doenças da astromélia

O surgimento de insetos pode ser comum, mas algumas lagartas e cochonilhas (inseto parasita) podem prejudicar o crescimento da astromélia. O controle pode ser feito através de inseticidas, estes devem ser orgânicos ou naturais. No entanto, tome cuidado para não exagerar, pois esses produtos são danosos à planta também. Siga sempre a recomendação ideal da embalagem ou pergunte ao vendedor do local onde você adquiriu o inseticida.

As doenças mais comuns que as astromélias podem ter são as causadas pelos fungos, que podem invadir suas raízes e danificar suas folhas, para que isso não aconteça é importante diminuir o número de regas e podar as folhas e galhos que estiverem danificados.

Poda da astromélia

Para que você tenha um jardim florido e com uma bela aparência, realizar a poda das astromélias é importante, pois seu crescimento pode ficar desordenado e os galhos e flores entrelaçados. Assim pode sua muda sempre que necessário e não esqueça de sempre retirar as folhas e galhos que apresentarem um aspecto danificado.

Com o passar do tempo, galhos e folhas podem ficar ressecados, por isso é importante retirá-los, assim dará espaço para novos galhos surgirem, garantindo a saúde da sua astromélia.

Propagação da astromélia

A propagação deverá ser feita na primavera, já que é a época ideal para o desenvolvimento da astromélia, nessa estação as sementes encontrarão o ambiente propício para florescer e terão mais chances de sobreviver.

Você poderá fazer a separação das hastes com uma touceira, delicadamente para não danificar sua astromélia, após a separação leve algumas raízes tuberosas para o novo local, assim terá sucesso na hora do replantio.

Características da astromélia

Flores de astromélia

Agora que você já aprendeu como cuidar da sua astromélia e recebeu dicas muito importantes para realizar o plantio com sucesso, você aprenderá um pouco mais sobre esta bela flor. Confira

As cores da astromélia

A astromélia chama muito a atenção devido a sua variedade de cores, as mais comuns são: amarela, branca, rosa e vermelha.

As astromélias amarelas são uma das mais famosas, com seu tom amarelo chamativo e seu miolo que apresenta manchas em tons mais escuros. As astromélias de cor rosa podem ter dois tons, um claro e um escuro, no seu miolo também há manchinhas brancas.

As brancas são as mais clássicas e trazem muita delicadeza ao ambiente em que estão. As vermelhas causam admiração pela tonalidade do vermelho e no seu miolo há manchas amarelas, que dão mais destaque à flor.

Morfologia da astromélia

A astromélia possui raízes grossas e fibrosas, seus caules são retos e apresentam ramificações na base, podendo atingir até 25cm de altura. As folhas são longas e possuem formato elíptico.

Suas inflorescências (conjunto de flores) são formadas por flores com formato tubular. Além da coloração diversa, suas pétalas apresentam formatos distintos, podendo variar do arredondado ao mais pontiagudo. Cada flor possui seis pétalas, 4 destas são iguais e as outras 2 diferentes, pois são responsáveis pela sinalização do pouso para os polinizadores.

Sua morfologia é muito parecida com a dos lírios, por isso um dos seus nomes populares é "lírio peruano", é como se a astromélia fosse um lírio em miniatura.

Tipos de astromélia

As astromélias pertencem ao gênero Alstroemeria, este gênero, no Brasil, possui em torno de 38 espécies distribuídas pelos mais diversos habitats. É possível encontrar espécimes desde a Caatinga até o Sul do país. Ainda assim as espécies de astromélias brasileiras são pouco conhecidas. Você aprenderá um pouco mais sobre as espécies mais populares. Veja:

Astromélia aurea

Astromélia aurea

É a espécie de astromélia mais popular, é a famosa astromélia laranja. Popularmente ela recebe o nome de madressilva e é uma flor muito comum nas floriculturas de todo o país. Sua cor é inconfundível, pois além do tom alaranjado chamativo, no seu miolo tem manchas em tons mais escuros que dão um destaque à flor.

Elas são as mais vendidas e as mais populares na hora de presentear alguém querido.

Astromélia psittacina

Astromélia psittacina

Esta espécie se destaca pela sua cor vermelha. A astromélia psittacina, diferente das outras, gosta de áreas bem ensolaradas, mas claro que ela precisa de proteção, não podendo ficar exposta ao sol por muitas horas.

No Brasil pode ser encontrada nos biomas do Pantanal e Cerrado. Como sua distribuição é mais restrita, ela não é tão comum nas floriculturas, mas não é impossível encontrá-la. Por ter uma cor tão chamativa, como o vermelho, também é ótima para presentear alguém ou para decorar o ambiente.

Astromélia Tesronto

Astromélia Tesronto

Esta espécie pode ser conhecida fora do Brasil como "Indian summer", verão indiano, fazendo alusão ao período em que suas flores brotam. O seu colorido é exuberante, as pétalas apresentam uma coloração amarelo-laranja com manchas vermelhas e em suas partes internas possuem listras marrons.

A Astromélia Tesronto não é uma das mais populares, mas com certeza está entre as mais exuberantes das astromélias, sua mescla de cores faz com que ela seja ainda mais bela. É muito utilizada para decoração de eventos, festas e decoração de interiores, devido a sua aparência embelezar qualquer lugar.

Curiosidades da astromélia

Flores de astromélia

Por ser uma espécie de grande distribuição e diversificação, a astromélia é utilizada em diversos ramos e possui aspectos curiosos em relação ao seu uso. Além de ter um significado lindíssimo, pode ser usada em decorações exuberantes e até mesmo em pratos culinários deliciosos, isso mesmo, ela também é usada na gastronomia. Confira a seguir!

Significado da astromélia

O botânico que descreveu a astromélia, escolheu o seu nome em homenagem ao seu amigo Claus von Alstroemer, por isso que astromélia significa amizade. A flor também pode simbolizar o afeto, gratidão e saudade, assim se torna o presente perfeito para inúmeras situações.

Suas seis pétalas também possuem significados, simbolizam: humor, paciência, respeito, compromisso, compreensão e empatia.

O uso da astromélia no paisagismo

Pela beleza e diversidade de coloração da astromélia, ela é muito utilizada no paisagismo, compondo os jardins e pátios quando plantada no solo, mas isso não significa que ela não possa ser cultivada em vasos.

Como já vimos, ela é uma planta muito delicada, portanto você tem que aplicar todas as dicas para que ela sobreviva bem e deixe o jardim incrível. Como é uma flor baixa, ela é utilizada na frente de outras flores de estatura alta.

Elas são muito versáteis e podem ser usadas em jardins verticais e horizontais, além de ficarem lindas com outras flores, os paisagistas costumam agregar espécies de folhagens e plantas para deixar o ambiente ainda mais belo.

A astromélia na decoração

Quando o assunto é decoração, as astromélias, por serem uma flor de corte, são usadas em vasos.

Os decoradores de eventos possuem um leque de oportunidades para a astromélia, elas compõem a decoração de festas infantis, aniversários e principalmente casamentos. Você sabia que ela é a segunda flor mais buscada para compor a decoração de eventos? Por serem de fácil manuseio, tamanho adequado e beleza única, ela deixa qualquer decoração fantástica.

Quanto à decoração de interiores, casas e apartamentos, pode-se fazer muitas coisas. Ela poderá aparecer em arranjos de mesa de jantar, mesa de canto, estantes, vasos suspensos e também em jardins.

Astromélia na culinária

Sim, as astromélias são comestíveis, algumas das suas variações possuem raízes que podem ser utilizadas na culinária. Elas são processadas para a fabricação de farinhas que podem compor bolos, pães e outros alimentos.

É preciso estar atento, pois algumas astromélias são tóxicas, por isso é preciso saber qual o tipo da sua astromélia.

Veja também os melhores equipamentos para cuidar da flor astromélia

Neste artigo apresentamos informações gerais e dicas de como cuidar da astromélia, e já que entramos nesse tema, também gostaríamos de apresentar alguns de nossos artigos de produtos de jardinagem, para que você cuide cada vez melhor de suas plantas. Confira abaixo!

As 10 melhores mangueiras de jardim de 2022: Flexzilla, Tramontina e muito mais!

https://portalvidalivre.com/articles/2088

Em busca de uma mangueira de jardim? Confira neste artigo as 10 melhores do mercado, juntamente com dicas de como escolher que vão auxiliar na sua compra!

Os 10 melhores kits de jardinagem de 2022: da Tramontina, NOLL e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1041

Pensando em comprar um kit de jardinagem e se aprimorar nessa atividade? Confira aqui os melhores modelos disponíveis no mercado e dicas de como escolher!

As 10 melhores tesouras de poda de 2022: Tramontina, Vonder e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1523

Você quer comprar uma tesoura para jardinagem mas não sabe qual escolher? Confira a seguir o ranking com os 10 melhores modelos de tesouras!

Presenteie uma astromélia a um amigo!

Flores brancas de astromélia

Você aprendeu muitas coisas sobre a astromélia, suas características, como cuidá-la, as espécies mais populares, até onde colocá-la para decorar o ambiente. Utilize todas as dicas para que sua astromélia sobreviva bem e fique linda e perfumada.

Agora que você sabe que a astromélia é a flor da amizade, é única e exuberante, já sabe como homenagear as pessoas especiais da sua vida. Com certeza receber uma astromélia é um presente muito especial. Você também pode ensinar todas as dicas que aprendeu para a pessoa que irá receber a flor, assim ela cuidará bem e terá uma linda astromélia por um longo tempo.

Gostou das dicas? Não perca tempo e adquira já sua muda de astromélia.

Autor deste artigo

Bióloga, professora e mestranda em Bioquímica. Apaixonada pela Biologia e pelo universo das letras.

Últimos posts


Os 10 Melhores Notebooks que Rodam Genshin Impact de 2024: Dell, Asus, Lenovo e Mais!

Os 10 Melhores Notebooks que Rodam Genshin Impact de 2024: Dell, Asus, Lenovo e Mais!

Procurando o melhor notebook para jogar Genshin Impact? Neste artigo, confira as 10 melhores opções de 2024 e dicas de como escolher!


O Motorola Moto G14 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G14 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Gostaria de saber tudo sobre o Motorola Moto G14? Neste artigo, apresentamos uma descrição detalhada desse smartphone para facilitar a sua compra!


Os 10 Monitores com o Melhor Custo-Benefício de 2024: Samsung, AOC, LG e muito mais!

Os 10 Monitores com o Melhor Custo-Benefício de 2024: Samsung, AOC, LG e muito mais!

Neste artigo, saiba como escolher o melhor monitor com bom custo-benefício para você. Conheça as dicas essenciais de escolha e os 10 melhores modelos de 2024.


Os 16 Melhores Monitores de 2024: Dell, LG, Samsung e mais!

Os 16 Melhores Monitores de 2024: Dell, LG, Samsung e mais!

Escolher um bom monitor é essencial para o cotidiano. Veja neste artigo os melhores modelos do mercado e dicas para escolher o que mais combina com você!


O Motorola Moto G53 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G53 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Em busca de um celular intermediário mais acessível? Conheça neste artigo tudo sobre o Moto G53, o intermediário com tecnologia 5G da Motorola!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Acessórios para moto