Estocolmo: um belo destino na Suécia!
Situada na costa sudoeste da Suécia e localizada ao lado do Mar Báltico no norte da Europa, Estocolmo é uma cidade formada por 14 ilhas onde cerca de 30% do seu território é tomado por água. Desse modo, para conectar os seus territórios, a capital da Suécia tem cerca de 57 pontes.
Atualmente 73% dos moradores da cidade têm nacionalidade sueca, sendo que os outros 23% têm origem de locais como a Finlândia, Iraque, Polônia, Irã e da Síria. Dividida em distritos municipais, as três subdivisões principais do seu território são Estocolmo Central, Estocolmo Meridional e Estocolmo Ocidental.
Por ser uma cidade muito explorada pelo setor do turismo, Estocolmo tem uma ótima infraestrutura e conta com muitos serviços de qualidade, a exemplo do transporte público, hotéis e pontos turísticos com excelentes sinalizações. Além disso, a capital sueca tem uma arquitetura encantadora onde o seu estilo se mistura entre prédios medievais e vanguardistas.
Conheça Estocolmo!
Estocolmo é uma cidade que transpira charme em todos os sentidos. Rodeada de lojas, canais e pontes, passear por suas ruas é realmente uma atividade encantadora. Se você está planejando desembarcar nesse belíssimo destino, confira as dicas que preparamos para você fazer o seu roteiro de viagem com todas as informações necessárias de como chegar, como se locomover, a melhor época de ir e muito mais!
■Como chegar em Estocolmo
A principal forma de chegar a Estocolmo partindo do Brasil é através dos principais aeroportos de Arlanda, do Estocolmo Bromma, do Vasteras e do Skavsta, além dos outros aeroportos da Suécia sendo o de Gotemburgo Landvetter e o de Malmö.
Até o momento não existem voos diretos entre o Brasil e a Suécia, nesse sentido as escalas mais comuns partindo de São Paulo são em Portugal, Alemanha e França, tendo como duração média do voo 16 horas. Para já está na Europa existem opções de chegar até Estocolmo através de Ferrys que geralmente partem da Dinamarca, Estônia, Rússia, Finlândia e Alemanha ou ferrovias.
■Como se locomover em Estocolmo
Estocolmo é um local do qual tem excelentes serviços de transporte público e oferece meios de locomoção como metrô, ônibus, ferry boat e táxis. O metrô é uma excelente opção, pois além de rápido o transporte é considerado uma verdadeira atração turística, sendo as suas estações umas das maiores galerias de arte do mundo.
Já o ônibus, classificado como o meio de transporte mais comum na capital, percorre quase todos os pontos da cidade, mas para quem vai à visitação, o ideal é utilizar o ônibus turístico do qual oferece duas linhas, sendo a verde com rota entre as principais ilhas, e a vermelha que conta com paradas entre os principais pontos turísticos da cidade.
Os ferry-boats são ideais para quem deseja se locomover pelo arquipélago, e os táxis, que apesar de ser um transporte rápido e prático, em Estocolmo esse meio pode custar um pouco mais caro, já que os táxis do local custam mais caro do que toda a média europeia.
■Características locais
A Suécia é um país com muitas tradições do qual detém uma cultura riquíssima e belas histórias. Atualmente regido por uma monarquia pelo rei Carlos XVI Gustavo desde 1973, o país nórdico também foi o local onde habitavam os guerreiros desbravadores Vikings.
Algumas das características que abrangem esse território são as suas tradições, sendo uma delas a celebração secular do solstício de verão que acontece entre os dias 19 e 25 de junho e marca a chegada da estação e o dia mais longo do ano. Além disso, a páscoa e o natal também são épocas muito importantes, pois marcam dias festivos recheados de muita cultura.
■Tempo e clima da região
É verdade que em boa parte do ano a Suécia tem um clima frio, assim como neva. Entretanto, todas as suas estações são repletas de muito charme, inclusive a do verão. Para entender um pouco como funcionam as estações do ano na Suécia é importante saber que o país é divido em três regiões: sul – Götaland, centro – Svealand e norte – Norrland.
Na região Götaland as temperaturas variam entre 15º e 25º no verão, na Svealand a média de temperatura durante o inverno é abaixo de zero, já no Norrland as temperaturas variam entre 15º e 30º no verão. Estocolmo fica situada na costa sudoeste do país e as suas temperaturas variam entre 1º grau no inverno e 17º no verão.
■Qual a melhor época para visitar a região?
Para aqueles que vivem em locais com clima tropical que nem o Brasil é melhor evitar ir a Estocolmo no inverno, pois o clima frio dessa estação costuma ser bastante rigoroso já que devido à cidade está situada junto ao oceano, os ventos úmidos fazem com que a sensação térmica do local fiquem ainda mais baixas.
Além disso, no inverno os dias amanhecem mais tarde e escurecem mais cedo, nesse sentido, os dias são mais curtos e as noites mais longas. Desse modo, definitivamente os meses de frio não são uma boa opção para visitar a região. Por isso, ao planejar a sua viagem escolha entre os meses entre maio e setembro, entre o final da primavera e o começo do outono, onde as temperaturas são mais amenas.
O que fazer em Estocolmo?
Ao visitar essa fantástica cidade da Suécia tenha certeza que não vão faltar opções do que fazer nela durante a sua viagem, pois as suas ruas são recheadas de monumentos históricos, muitos palácios, museus e praças com uma arquitetura e beleza incríveis. A seguir, confira algumas dicas que preparamos para você incluir no seu roteiro de viagem e se prepare para viver momentos encantadores!
■Palácio Real de Estocolmo
O Palácio Real de Estocolmo é uma das atrações turísticas mais procuradas do país e realmente a sua visitação não deve ser deixada de lado, pois o palácio é um dos maiores castelos da Europa. Sendo a residência oficial do Rei da Suécia e da sua família, o local de 42.000 metros quadrados abriga cerca de 1430 quartos, além de estátuas, bonecos de balaústres, jardins, uma igreja e obras de arte.
Considerado como patrimônio mundial da UNESCO, o palácio projetado por Nicodemus Tessin foi construído entre os anos de 1763 e 1769 e tem alguns detalhes inspirados no Palácio de Versalhes — França.
Horário de
Funcionamento | 10 às 16 horas |
Valor | 15 euros |
Telefone | +48 8 402 6100 |
Endereço | Kungliga slottet, 107 70 |
Site | Palácio Real de Estocolmo |
■Museu Skansen
Visitar o Skansen é uma oportunidade de viajar desde 1720 até os dias atuais através de oficinas, casas e lojas. Inaugurado em 1881 esse museu ao ar livre é o mais antigo do mundo e oferece aos seus visitantes a oportunidade de conhecer a história do país e como os seus nativos viviam conforme as mudanças das estações, bem como as suas tradições e costumes.
Além disso, o museu apresenta uma diversidade de atividades ao longo do ano como eventos de dança, canto, concertos de verão e de natal. No Skansen também podem ser vistos algumas espécies raras de animais selvagens, pois o local abriga diversas criaturas exóticas como alces, linces, carcajus, focas e lobos.
Horário de
Funcionamento | 10 às 15 horas |
Valor | 16 Euros |
Telefone | +46 8 442 8000 |
Endereço | Djurgårdsslätten 49-51, 115 21 |
Site |
■Ilha de Djurgården
A ilha de Djurgården fica situada no centro de Estocolmo e a melhor forma de chegar até ela é através de ferry. Considerada um belíssimo espaço de lazer sendo muito visitada por seus moradores e turistas, a Djurgården é umas das regiões da cidade da qual respira muita cultura e agrada a todos, já que dispõe de muitas atrações.
Além disso, a ilha é considerada um verdadeiro oásis, pois têm paisagens deslumbrantes, parques, campos de piquenique, praias, bosques, trilhas e alguns dos museus mais importantes da Suécia como o Museu do Abba, além do Grona Lund, o parque de diversões mais antigo do país.
■Östermalms Saluhall
Se você estiver em Estocolmo e quiser conhecer alguns pratos típicos da região, a visita ao mercado do Saluhall é indispensável. Considerado um verdadeiro mercado sueco, o Saluhall foi inaugurado em 1888 e oferece uma praça de alimentação com uma diversidade de restaurantes, cafés, barracas de frutos-do-mar, hortifruti e produtos gourmets.
Situado no coração de Estocolmo, em um edifício muito bonito com tijolos vermelhos de arquitetura nórdica clássica, além de você poder consumir pratos no local, você pode comprar muitos produtos para levar, entre eles são peixes frescos e defumados, frutas secas, carnes secas, doces finos, chocolates e muito mais!
Horário de
Funcionamento | 09:30 às 19 horas |
Valor | A partir de 12 euros
o prato |
Telefone | +46
8 446 0880 |
Endereço | Östermalmstorg, 114 39 |
Site |
■Gamla Stan, o centro histórico
Gamla Stan também conhecido como Cidade Antiga é o centro histórico de Estocolmo construído sobre a ilha Stadsholmen em meados do século XIII e abriga ruas e construções com arquiteturas muito charmosas sendo um dos maiores e mais bem preservados centros medievais de toda a Europa.
Considerada parte do Patrimônio Mundial da UNESCO, por um grande período Gamla Stan ficou abandonada, entretanto, atualmente a encantadora cidade antiga tem muitas atrações turísticas, como por exemplo, a Riddarholmskyrkan, uma igreja construída em meados do século XI e o importantíssimo Palácio Real. Além disso, as suas ruas são repletas de restaurantes, lojas de souvenires e belíssimas praças.
■Gröna Lund
Inaugurado em 1883, o Gröna Lund é o parque de diversões mais antigo do país e fica situado na ilha de Djurgården sendo um dos destinos de verão mais procurado na Suécia. Por ser construído sobre uma ilha, no decorrer dos anos a sua estrutura não pôde se expandir muito, desse modo, o parque oferece muitas atrações tradicionais, além de manter um charme histórico.
No Gröna Lund você pode escolher diversas atrações, entre elas a famosa montanha russa, uma casa mal assombrada com mais de 200 anos, túnel do amor, o clássico carrossel e o free fall. E diversão não para por aí, o parque ainda oferece uma estrutura com muitos carrinhos de comida onde você pode comer cachorro quente, waffles ou o tradicional lángos.
Horário de
Funcionamento | 10 às 22 horas |
Valor | 11 Euros |
Telefone | +46 10 708 9100 |
Endereço | Lilla Allmänna Gränd
9, 115 21 |
Site |
■Museu do Abba
Fundado em 2013, O ABBA The Museum em Estocolmo é um dos museus mais visitados pelos turistas e nele pode ser encontrado um acervo com a história da banda e dos seus integrantes desde o seu surgimento. Além disso, é possível ver muitas fotos, vídeos e momentos muito importantes do grupo ao longo da sua carreira, bem como um pouco da vida dos seus quatro integrantes Anni-Frid, Björn, Benny e Agnetha.
Esse museu proporciona momentos interativos aos seus visitantes, sendo possível que eles tenham experiências como dançar com hologramas dos artistas, fazer gravações atuando entre o grupo, passear por cenários de Mamma Mia e ainda participar de um quiz.
Horário de
Funcionamento | 10 às 17 horas |
Valor | 25 Euros |
Telefone | +46 8 545 16 300. |
Endereço | Djurgårdsvägen 68, 115 21 |
Site |
■Catedral de São Nicolau de Estocolmo
A Catedral de São Nicolau de Estocolmo é considerada como o santuário mais importante da cidade, sendo conhecida popularmente como Storkyrkan, que significa grande igreja. Nela, foram celebrados muitos casamentos reais e coroações, e os primeiros documentos históricos que aparecem registros da grande igreja são do ano de 1279.
Ao desembarcar em Estocolmo, é indispensável visitar essa catedral, pois além da sua importância histórica, nela pode ser vista a pintura mais antiga da cidade, bem como a estátua de São Jorge. A escultura de madeira de São Jorge presente na catedral representa a vitória da Suécia sobre a Dinamarca, já a pintura mais antiga, Vädersolstavlan, simboliza o fenômeno astronômico peculiar da Idade Média.
Horário de
Funcionamento | 10 às 18 horas |
Valor | 6 Euros |
Telefone | +46 8 723 3000 |
Endereço | Trångsund 1, 111 29 |
Site |
■Praça Sergels
A Praça Sergel também conhecida como Sergels Torg é o centro nevrálgico de Estocolmo. Construída em meados do século xx durante a modernização, nela pode ser encontrada importantes prédios como a casa da cultura, a sede do banco sueco, o teatro da cidade, além de ruas largas, centros comerciais e supermercados.
Na praça também pode ser avistado o famoso monumento Kristallvertikalaccent, o obelisco projetado em vidro e aço sobre uma fonte em 1962 por Edvin Öhrström, do qual mede 37 metros de altura. Uma dica: essa atração se torna ainda mais deslumbrante ao cair da noite, pois ela fica totalmente iluminada.
■Parque Rålambshovparken
O Rålambshovparken é um dos maiores parques de Estocolmo do qual oferece muita natureza e ar puro, pois esse espaço é cercado por muita área verde e bichinhos como coelhos. Em dias ensolarados o parque é uma atração bastante concorrida entre os suecos, pois nele tem espaços para prática de esportes, área para piqueniques e para caminhadas.
Nesse sentido, para quem vai a Estocolmo e deseja apreciar um pouco dos costumes e da cultura local, a visita ao Rålambshovparken é indispensável, pois nesse parque você terá a oportunidade de conviver entre os moradores da capital sueca, bem como interagir com eles, já que o parque oferece atividades coletivas.
Horário de
Funcionamento | 24 horas |
Valor | Gratuito |
Telefone | +46 8 508 08007 |
Endereço | Smedsuddsvägen 6, 112
35 |
Site |
■Museu do Vasa
O museu do Vasa ou Vasamuseet se trata de um barco de guerra do séc. XVII resgatado do fundo do mar após permanecer 333 anos submerso. A embarcação foi projetada no ano de 1926 pelo rei Gustavo II e em 1628 deixou o porto, entretanto ventos intensos provocaram o tombamento do barco e, após entrar muita água através dos canhões, a embarcação não suportou o peso e naufragou sendo encontrada apenas em 1956.
Situado na ilha Djurgården, o barco é considerado como o mais bem conservado do mundo e mantém 98% das suas peças originais. Entre as peças estão muitas esculturas talhadas na madeira e objetos pessoais das pessoas que estavam a bordo. Ao visitar o Vasa você poderá ver uma maquete da qual reproduz a embarcação antes de naufragar, além de um curta-metragem que mostra a sua história e o resgate.
Horário de
Funcionamento | 10 às 17 horas |
Valor | 17 Euros |
Telefone | +46 8 519 548 80 |
Endereço | Galärvarvsvägen 14, 115 21 |
Site |
■Museu Nórdico
Situado em um palácio com estilo renascentista, a visitação ao museu nórdico é ideal para aqueles que desejam reviver a história de Estocolmo, conhecer sobre a cultura local, costumes e estilo de vida dos povos nórdicos desde o século XVII até os dias atuais.
O acervo do museu dispõe de muitos objetos do cotidiano que as pessoas usavam no passado, móveis, roupas, armas, jóias e fotografias. Além disso, ao visitar o museu é possível fazer uma viagem no tempo, pois através de suas histórias é possível conhecer os rituais, comemorações festivas e como era a vida no século XVI.
Horário de
Funcionamento | 10 às 17 horas |
Valor | 14 Euros |
Telefone | +46 8 519 546 00 |
Endereço | Djurgårdsvägen 6-16, 115 93 |
Site |
■Södermalm, o bairro mais cool de Estocolmo
Considerada como a área mais alternativa de Estocolmo, o bairro boêmio Södermalm tem um estilo hipster e nele se concentram muitos restaurantes, antiquários e lojas bastante modernas que combinam com a vanguarda e tradição sueca. Além disso, entre as suas ruas, avenidas íngremes e casas antigas, ao visitar o Södermalm se prepare para deparar com paisagens dignas de conto de fadas.
No bairro também está situado dois importantes museus, o da fotografia e o da cidade de Estocolmo, além de mirantes com vista para a cidade velha e dois elevadores, o Elevador Katarina (fechado em 2011) e o Skyview, que oferece uma excursão onde é possível contemplar Estocolmo do alto.
■Passeio de barco
Estocolmo é uma cidade formada por 14 ilhas onde cerca de 30% do seu território é tomado por água, nesse sentido um passeio de barco pelo arquipélago é indispensável, pois além de ser um passeio clássico, nele você poderá desfrutar de paisagens incríveis e entender um pouco como funciona a vida entre as ilhas.
Ao chegar a Estocolmo, uma dica é consultar as agências de turismo, pois os valores, locais e horários são distintos. Algumas das principais opções dos passeios de barco são a excursão no Canal Real, a Excursão ao Arquipélago de Estocolmo, Excursão de Caiaque, Cruzeiro pelas Pontes, além das opções de cruzeiros particulares com opções de jantar.
■Passeio de bicicleta pela cidade
Apesar de Estocolmo não ser uma cidade muito grande, andar por ela pode ser cansativo, principalmente para quem não está habituado a caminhar durante o dia todo. Nesse sentido, a bicicleta é um ótimo meio de locomoção, pois além de aproveitar um belo passeio, você ainda estará garantido uma rápida mobilidade.
Em Estocolmo há muitas ciclovias das quais conectam as ilhas e a população sendo um meio que a população tem o hábito de usar como meio de transporte no cotidiano. Mas para quem deseja usufruir das bicicletas para além do meio de locomoção, saiba que existem excursões em grupo com opções de tour pela cidade.
■Praia de Långholmen
Durante os meses de verão ir à Praia de Långholmen é indispensável, sendo essa é uma atração que os moradores de Estocolmo não dispensam, pois, além de belíssima a região é bastante agradável e tranquila, e ainda dispõe de muitos bares e restaurantes descolados em seus arredores.
O local ainda oferece uma extensa faixa de areia, decks para tomar sol e equipamentos para prática de atividades aquáticas como stand-up paddle e mergulho. Desse modo, se você é uma daquelas pessoas que adoram praia que não dispensa aventuras, não deixe de colocar no seu roteiro de viagem uma visita à Praia de Långholmen.
■Biblioteksgatan, a quinta avenida de Estocolmo
Biblioteksgatan é considerada como a quinta avenida de Estocolmo e fica situada em uma rua em Norrmalm no centro de Estocolmo. A avenida também é bastante popular na cidade e nela podem ser encontradas grandes marcas luxuosas, lojas de jóias e grifes famosas de bolsas e casacos de pele. Além disso, vale ressaltar que a rua é o metro quadrado comercial mais caro de Estocolmo.
Nesse sentido, para turistas amantes das comprinhas de luxo e de passeios por ruas famosas, uma tarde em Biblioteksgatan é indispensável, pois além das lojas você ainda pode curtir uma belíssima arquitetura nórdica, restaurantes e cafés muito charmosos.
■Jardim Zoológico de Bergius
Situado na Academia Real Sueca de Ciências na Universidade de Estocolmo, o Jardim Zoológico de Bergius tem paisagens deslumbrantes. O local abriga um Jardim Botânico com muitas espécies de plantas exóticas como a cranberry, chokeberry e lingonberry, sendo que neste local ainda pode ser visto um pomar de groselhas encantador.
Apesar de o zoológico ser afastado do centro urbano, saiba que vale muito a pena visitá-lo, pois nele é possível desfrutar de muita natureza, ar puro e você ainda pode relaxar um pouco da badalação e do burburinho dos centros turísticos mais famosos, passear de bicicleta e ainda comer em um dos seus dois charmosos restaurantes.
Horário de Funcionamento | 11 às 16 horas |
Valor | Gratuito |
Telefone | +48
018-15 26 00 |
Endereço | Gustafsborgsvägen
4, 10691, Östermalm |
Site |
■Ópera Real Sueca
A Ópera Real Sueca é um teatro de ópera situado no centro de Estocolmo fundado pelo rei Gustav III no ano de 1780, mas que por muito tempo ficou fechado, sendo demolido em 1892. Reerguido em 1899 pelo Rei óscar II da Suécia, o novo edifício foi projetado com uma belíssima arquitetura neoclássica desenhada por Axel Johan Anderberg.
Atualmente, a valiosa construção contempla uma importantíssima atração cultural da cidade, e para quem aprecia bons espetáculos e muita cultura não pode deixar de visitar esse teatro, que além de shows de ópera é palco para grandes concertos sinfônicos, apresentações de ballet e de dança moderna.
Horário de
Funcionamento | 13 às 15 horas |
Valor | 11 Euros |
Telefone | +46 8 791 4400 |
Endereço | Gustav Adolfs torg 2, 111 52 |
Site |
■Fotografiska
O museu da fotografia de Estocolmo foi inaugurado no ano de 2010 e atualmente é um dos mais visitados da cidade, sendo praticamente uma parada obrigatória para todos os amantes da arte e da fotografia. O prédio que hoje abriga o Fotografiska já foi uma alfândega e a sua fachada conta com tijolos aparentes, marcando nesse sentido uma aparência despojada e moderna.
Ao longo do ano o museu contemporâneo conta com exposições de fotógrafos reconhecidos no mundo inteiro, entretanto, o espaço também disponibiliza sessões para profissionais que estão em início da carreira exibirem os seus trabalhos. Fantástico, não é mesmo?
Horário de
Funcionamento | 10 às 23 horas |
Valor | 17 Euros |
Telefone | +46 8 509 005 00 |
Endereço | Stadsgårdshamnen 22, 116 45 |
Site |
Onde ficar em Estocolmo
Ao planejar a sua viagem, uma coisa que não pode ficar de fora do seu roteiro de viagem é o hotel. E nesse sentido, Estocolmo conta com uma variedade enorme de locais para se hospedar, por isso, ao invés de perder tempo procurando na internet, nós te ajudamos a minimizar o seu tempo, confira abaixo algumas dicas que preparamos para você!
■Reimersholme Hotel
Para quem deseja ficar próximo aos pontos turísticos mais famosos de Estocolmo o Reimersholme Hotel é ideal, pois ele fica situado na ilha de Reimersholme, no centro da cidade. Apenas a cinco minutos a pé da ilha de Långholmen, o hotel também fica a poucos quilômetros de atrações como o Palácio Real de Estocolmo, do Museu Fotografiska e da Praça Sergels Torg.
Além disso, os seus quartos são confortáveis e oferecem uma ótima estrutura, com todos os equipamentos que um hóspede precisa para ter conforto durante a sua estadia. Ao se hospedar no Reimersholme Hotel, você ainda poderá desfrutar de terraço, bar, restaurante, além de um café da manhã de excelente qualidade.
Endereço | Reimersholmsgatan
5 |
Telefone | +46
08- 444 48 88 |
Valor | 82
Euros |
Site |
■Lydmar Hotel
O Lydmar Hotel em Estocolmo é um hotel cinco estrelas localizado no coração da cidade. Situado ao lado do Museu Nacional e a apenas a 1,3 quilômetros do Parque de Diversões Gröna Lund, e a 1,5 quilômetros do Museu Skansen, o Lydmar Hotel é ideal para aqueles que não abrem mão de conforto, luxo e requinte.
Esse excelente hotel conta com uma infraestrutura fantástica, oferece serviços impecáveis e ainda dispõe de quartos bastante confortáveis com vista para o Palácio Real, para o mar ou para o lago. Além disso, oferece SPA, academia, bar, restaurante e um café da manha fabuloso.
Endereço | Södra Blasieholmshamnen 2, 111 48 |
Telefone | +46 8 22 3160 |
Valor | 300 Euros |
Site |
■Hotell Dialog
O Hotell Dialog é uma excelente opção para quem deseja ter custo beneficio e conforto ao se hospedar em Estocolmo. Situado a 0,5 quilômetros do Shopping Kungens Kurva e a 11 quilômetros da Ópera Real sueca, esse hotel é ideal para quem deseja ficar um pouco mais afastado da agitação do centro da cidade.
O hotel oferece acomodações básicas, mas com tudo que um hóspede precisa para se sentir confortável durante a sua estadia na cidade. Além disso, o local dispõe de quartos para toda a família, cobertura wi fi em todos os cômodos, estacionamento gratuito e um café da manhã bastante variado.
Endereço | Dialoggatan 1, 141 75 |
Telefone | +46 8 710 1674 |
Valor | 55 euros |
Site |
■Hotel Rival
Se você procura por um hotel charmoso e aconchegante você pode optar pelo Hotel Rival, pois, não vai se arrepender! Situado no descolado Södermalm, o hotel fica apenas a 10 minutos de caminhada do centro histórico da cidade e a um quilômetro do Palácio Real de Estocolmo. Além disso, o Rival oferece uma decoração inspirada em cenas de filmes clássicos suecos.
Os quartos são bastante confortáveis e equipados, e a sua infraestrutura dispõe de base para iPhone, menu de travesseiros e lençóis de algodão egípcio, roupões e uma belíssima vista para praça Mariatorget. Além disso, você também pode desfrutar de restaurante, bar, chás e biscoitos à vontade e um excelente café da manhã.
Endereço | Mariatorget 3, 118 48 |
Telefone | +46 8 545 789 00 |
Valor | 184 Euros |
Site |
■Stockholm Inn Hotel
Inaugurado em 2012, o Stockholm Inn é um hotel moderno e dispõe de instalações confortáveis e funcionais oferecendo tudo que um hóspede precisa para ter conforto durante a sua estadia em Estocolmo. Se hospedar nesse local também é ter uma garantia de fácil locomoção na cidade, pois ele fica localizado a apenas cem metros da Estação de Metrô Hötorget.
Situado no coração da cidade, a um quilômetro do Palácio Real, esse hotel é ideal para quem deseja ficar próximo aos principais pontos turísticos da cidade, de muitos bares, lojas e restaurantes. Além disso, o local oferece suítes com hidromassagem, WiFi gratuito em todas as acomodações e um café da manhã maravilhoso.
Endereço | Drottninggatan 67, 111 36 |
Telefone | +46 8 411 0303 |
Valor | 55 Euros |
Site |
■Castle House Inn
O Castle House Inn é simplesmente uma opção maravilhosa de onde se hospedar em Estocolmo! Situado no centro histórico da cidade, o hotel ainda dispõe de quartos com vista para a cidade e tem uma decoração muito charmosa de acordo com cada cômodo.
Localizado a apenas 250 metros da Praça Stortorget e a três minutos do Palácio Real, o hotel oferece opções de quartos com banheiros privativos ou compartilhados, além de opções de cômodos com várias camas, ideal para família ou grupo de amigos. No Castle House Inn você ainda poderá desfrutar de um café da manhã excelente e bastante variado.
Endereço | Brunnsgränd 4, 111 30 |
Telefone | +46 8 551 15526 |
Valor | 61 Euros |
Site |
■Old Town Lodge
O Old Town Lodge é uma pequena pousada muito charmosa localizada em Gamla Stan, no centro antigo da cidade. O local oferece um ambiente histórico e com várias comodidades que com certeza vão tornar a sua estadia em Estocolmo ainda mais especial, pois o local funciona em um prédio dos anos de 1600.
Próximo da Praça Stortorget e de outros vários pontos turísticos, o hotel também fica perto de vários restaurantes, bares e lojas. A sua estrutura oferece quartos com designer simples e moderno com camas bastante confortáveis e escrivaninha, além de aquecedores, cozinha e serviços de concierge e massagem.
Endereço | Baggensgatan 25, 111 31 |
Telefone | +46 8 20 44 55 |
Valor | 60 euros |
Site |
■First Hotel Reisen
Localizado no centro antigo de Estocolmo, as instalações do First Hotel Reisen são super confortáveis e tem tudo que uma pessoa precisa para se acomodar confortavelmente durante uma viagem, além disso, o hotel fica perto de tudo que a cidade pode lhe oferecer quando o quesito é turismo e diversão!
O First Hotel Reisen é acessível a transporte, comércio e ainda conta com diversas opções de bares e restaurantes em seus arredores. Sua estrutura oferece restaurante, academia, bar, centro de bem-estar e concierge, além de aceitar animais de estimação e dispor de quartos para toda a família ou grupo de amigos.
Endereço | Skeppsbron 12, 111 30 |
Telefone | +46 8 128 812 34 |
Valor | 160 Euros |
Site |
■Collector’s Lady Hamilton Hotel
O Collector’s Lady Hamilton Hotel está situado em um edifício histórico do século XV e tem uma qualidade enorme em seus serviços além de uma decoração incrível! Localizado próximo aos principais pontos turísticos de Estocolmo, o hotel ainda oferece pinturas antigas em seus quartos, mobiliário antigo e lustres de cristal.
Com uma estrutura que não deixa a desejar, o hotel ainda dispõe de sauna, piscina de imersão, terraço coberto, wi fi em todos os espaços, produtos de higiene pessoal ecológicos, além de quartos amplos com muito conforto, tendo como diferencial cômodos com várias camas e um café da manhã fabuloso.
Endereço | Storkyrkobrinken 5, 111 28 |
Telefone | +46 8 506 401 00 |
Valor | 136 Euros |
Site |
■Collector’s Victory Hotel
O Collector’s Victory pode ser considerado um excelente hotel em vários aspectos. Com localização privilegiada, o estabelecimento fica situado no centro antigo da cidade sendo muito próximo as principais atrações turísticas de Estocolmo como o Palácio Real, a Praça Stortorget e da Ópera Real Sueca.
Os quartos são muito elegantes e decorados de forma única e peculiar da qual lembram um museu marítimo, além de serem muito aconchegantes e equipados com televisão, escrivaninha, cofre, secador de cabelo e café expresso gratuito. Além disso, o hotel também oferece um excelente restaurante, bar, e um fantástico café da manhã com diversos pães, croissants, geleias, queijos, iogurtes e frutas.
Endereço | Lilla Nygatan 5, 111 28 |
Telefone | +46 8 506 400 00 |
Valor | 126 Euros |
Site |
■Scandic Gamla Stan
O Scandic Gamla Stan é um hotel bastante requisitado por aqueles que têm como destino Estocolmo. Localizado no centro antigo, o Gamla Stan fica perto de muitos restaurantes, lojas e atrações como o Parque de Diversões Gröna Lund, Museu do Abba e da Ilha Långholmen.
Situado em um edifício do século XVII, o hotel dispõe de quartos com decorações no estilo gustaviano tendo o piso em parquet, tapetes e objetos de época. Além disso, o local oferece um café da manhã ecológico servido no terraço e ainda dispõe de serviços de despertar, cofre, lanchonete, lavanderia e aceita animais de estimação.
Endereço | Lilla Nygatan 25, 111 28 |
Telefone | +46 8 517 383 00 |
Valor | 100 Euros |
Site |
Onde comer em Estocolmo
Estocolmo reserva milhares de surpresas, e uma delas é a enorme variedade de comidas maravilhosas espalhadas pela cidade. Nesse sentido, seja antes ou depois de um tour em museus ou de um passeio de barco ou bicicleta, nada melhor do que provar as delicias suecas. Veja a seguir algumas dicas imperdíveis que preparamos para você!
■Restaurante Aifur
Esse restaurante é um daqueles que você não pode deixar de conhecer durante a sua estadia em Estocolmo. Considerado como um verdadeiro local turístico, o Restaurante Aifur dispõe de uma gastronomia excelente e tem como destaque o seu ambiente, pois ele é totalmente dedicado à cultura Viking.
Ao adentrar o Aifur, você vai se deparar com uma viagem no tempo, desde a sua música, as mesas, os garçons e bebidas, assim como toda a sua atmosfera, já que ela é preparada para que você possa se sentir um verdadeiro viking. Nesse sentido, o seu Menu é histórico e explicativo, cada prato tem uma breve descrição sobre a comida, e, além disso, você pode desfrutar de cervejas de sabores fortes, como um verdadeiro Viking.
Horário de
Funcionamento | 17 às 23 horas |
Valor | A partir de 13 euros
o prato |
Telefone | +46 8 20 1055 |
Endereço | Västerlånggatan 68b, 111 29 |
Site |
■Brasseriet Estocolmo
Situado no bairro de Ostermalm e próximo aos principais pontos turísticos de Estocolmo, esse restaurante é ideal para dar uma parada para relaxar e desfrutar de uma bela gastronomia sueca com preços bastante acessíveis.
O Brasseriet Estocolmo é uma ótima opção de locais elegantes do qual prezam pelo conforto e requinte. Sua decoração dispõe de adegas de vinho, biblioteca, sofás de couro e cozinha aberta. Seu menu oferece pratos rústicos da culinária caseira e rural da região, desse modo, esta é uma ótima oportunidade para você conhecer um pouco da gastronomia sueca.
Horário de
Funcionamento | 17 às 00 horas |
Valor | A partir de 10 euros
o prato |
Telefone | +46 86612562 |
Endereço | Linnegatan 69, 112 12 |
Site |
■Restaurang De Svarta Fåren
O Restaurang De Svarta Fåren é especializado em massas e conta com um menu predominantemente italiano e maravilhoso, que vai de pizzas, a almôndegas, carnes e pastas. Situado na cidade antiga de Estocolmo, na Praça Stortorget, o local oferece um ambiente muito aconchegante e tem uma decoração encantadora. Além disso, você pode contar com um atendimento espetacular!
Como o restaurante fica localizado em meio aos principais pontos turísticos de Estocolmo, ele é ideal para ser incluído no seu roteiro de viagem como forma de relaxar um pouco após explorar a cidade, e ainda conhecer um pouco dos restaurantes maravilhosos espalhados pela capital sueca.
Horário de
Funcionamento | 11 às 23 horas |
Valor | A partir de 15 euros
o prato |
Telefone | +46 8 2006 71 |
Endereço | Stortorget 16, 111 29 |
Site |
■Tak
Este restaurante é uma opção super interessante para ir em Estocolmo, situado no 12.º andar, o seu terraço conta com uma vista panorâmica incrível para a cidade, além disso, o local tem uma decoração com um designer aconchegante e moderno e ainda oferece um atendimento maravilhoso.
Especializado em comida de fusão, asiática, e japonesa, ainda dispõe de opções de culinária vegana e sem glúten, e você ainda pode saborear os seus pratos em um ambiente com um som bastante agradável. Uma dica: apesar desse restaurante estar aberto para o almoço, visitar ele no final da tarde se torna ainda mais especial, pois ao cair da noite a vista para cidade se torna incrível.
Horário de
Funcionamento | 11:30 às 00 horas |
Valor | A partir de 16 euros
o prato |
Telefone | +46 8 587 220 80 |
Endereço | Brunkebergstorg 2-4, 111 51 |
Site |
■Terrassen
Situado no Grande Hotel de Estocolmo, esse restaurante tem uma peculiaridade no seu funcionamento, pois o estabelecimento só é aberto ao público nos dias mais quentes, entre os meses de maio a agosto, por isso, se você gostaria de incluir o Terrassen no seu roteiro de viagem, tenha atenção às datas.
Especializado em comida Mediterrânea e com as suas mesas postas ao ar livre, o restaurante tem um ambiente muito elegante e despojado. Além disso, você pode saborear os seus pratos e ao mesmo tempo contemplar a vista para a orla marítima e o Palácio Real, e ainda apreciar as exuberantes árvores cítricas e as oliveiras presentes nos arredores do restaurante.
Horário de
Funcionamento | 11:30
às 22:00 |
Valor | A
partir de 18 euros o prato |
Telefone | +46 8 - 679 35 00 |
Endereço | Södra
Blasieholmshamnen 4A, 111 48 |
Site |
■Restaurang Hubertus AB
Situado no coração da cidade, o Restaurang Hubertus AB é ideal para aqueles que desejam experimentar os sabores da comida caseira de Estocolmo e um pouco da cultura sueca. Pois o local tem como seu objetivo proporcionar aos seus clientes uma experiência única com tudo que os suecos gostam de consumir no seu cotidiano.
Localizado em um terraço ao livre em meio de uma vegetação, esse maravilhoso restaurante oferece um menu à la carte e pratos para o almoço, entre as suas opções estão canelones com vegetais, salmão em conserva, frigideira com ovo frito, além de sopas de lagosta, massas e carnes.
Horário de
Funcionamento | 10 às 22:30 |
Valor | A partir de 11 Euros
o Prato |
Telefone | +46 8 1006 49 |
Endereço | Drottningatan 88, Holländargatan 9, 111 36 |
Site |
■Älskade traditioner
Ideal para fazer uma paradinha e saborear os famosos waffles, o Älskade traditioner é um café especializado nessas delícias, e conta com um ambiente muito charmoso e agradável com o verdadeiro espírito sueco.
Entre muitas opções de waffles e salgados, o cardápio do local é muito diversificado e nele você pode encontrar os tradicionais biscoitos, desde os seus sabores mais clássicos, aos vegetarianos, ou aos de queijo com pimenta. Situado a apenas 30 minutos do centro antigo de Estocolmo, ir ao Älskade traditioner é praticamente indispensável.
Horário de
Funcionamento | 10 às 18 horas |
Valor | A partir de 10 euros
o prato |
Telefone | +46 8 643 7878 |
Endereço | Södermannagatan 42, 116 40 |
Site |
■Kajsas Fisk
O Kajsas Fisk é um restaurante especializado em culinária europeia no geral, e com vertentes da gastronomia escandinava e sueca. Os seus pratos são predominantes com frutos-do-mar, e entre as suas opções estão sopas, saladas e pratos grelhados.
O restaurante fica situado dentro de um mercado popular de Estocolmo, ao lado da estação Centralen, e o seu ambiente é bastante aconchegante. Nesse estabelecimento você também poderá desfrutar de um serviço rápido, prático e maravilhoso Uma dica: não deixe de experimentar a Fish Soup, pois é o cargo chefe do local sendo o prato mais recomendado entre as pessoas que já foram ao restaurante.
Horário de
Funcionamento | 11 às 18 horas |
Valor | A partir de 8 euros o
prato |
Telefone | +46 8 2072 62 |
Endereço | Hötorgshallen 3, 111
57 |
Site |
■Wedholms Fisk
O restaurante Wedholms Fisk é uma verdadeira jóia de Estocolmo, o seu ambiente é muito agradável e despojado sendo perfeito para um jantar de negócios, para grupo de amigos, para uma noite romântica, ou até mesmo para quem está sozinho. Especializado na culinária sueca, o restaurante é comandado pelo renomado chef Bengt Wedholm e tem pratos predominantemente preparados com frutos-do-mar.
Funcionando desde 1985, o Wedholms Fisk se tornou um dos primeiros restaurantes na Suécia a receber uma estrela no Guia da Bíblia Michelin, e até os dias atuais o estabelecimento preza em manter a mesma qualidade e tradição, desde aos seus talheres, aos móveis clássicos como os ingredientes da comida. Nesse sentido, para quem não dispensa uma boa gastronomia, visitar esse restaurante é indispensável.
Horário de
Funcionamento | 11:30 às 23 horas |
Valor | A partir de 25 euros o prato |
Telefone | +46
8 611 78 74 |
Endereço | Wedholms
Fisk, Nybrokajen 17 111 48 |
Site |
Dicas de viagem para Estocolmo
Neste artigo, reunimos muitas dicas para quem deseja desembarcar na capital sueca Estocolmo. Indicamos desde os melhores passeios, ao que fazer na cidade e muitas opções dos melhores hotéis e pousadas para se hospedar na cidade. Agora, confira mais algumas dicas e planeje a sua viagem para esse destino europeu incrível!
■É preciso ter um visto?
Até o presente momento para desembarcar na Suécia, brasileiros não precisam de nenhum tipo de visto de turismo, entretanto, é necessário ter um passaporte válido por até seis meses após a data do seu embarque.
Além disso, para ir até à Suécia ou qualquer outro destino do território schengen, você precisa ter uma passagem com data de retorno de até 90 dias da data de chegada ao país, seguro de viagem internacional com uma cobertura de 30.000 Euros ou kr 285.710 (coroa sueca), além de comprovante de hospedagem e uma quantia de 80 euros ou 762 SEK por dia que você for permanecer no país.
■Qual moeda usar
A moeda da Suécia é a Coroa Sueca, ou Swedish Krona – SEK, e as suas notas são impressas com a imagem de pessoas importantes na história do país, como por exemplo, a atriz Greta Garbo, o diretor de cinema Ingmar Bergman e o rei Carlos XVI Gustavo.
Atualmente a cotação em 1 euro em relação à coroa sueca é de 10,70kr e de 1 real é 2,40kr. Uma dica importante é que devido à desvalorização da coroa sueca, é importante que você entenda qual a melhor opção para sua viagem, pois já que o país também aceita euro, talvez comprar coroa sueca não seja uma opção vantajosa, ainda mais se você for conhecer vários lugares da Europa.
■Idioma local
A língua oficial da Suécia é o sueco, um idioma nórdico de origem germânica, com raízes dinamarquesa e norueguesa, falado por cerca de 11 milhões de pessoas no mundo, sendo considerado um idioma bastante difícil e complicado.
Mas não se preocupe, se você estiver afiado no inglês, com certeza você vai se comunicar bem em Estocolmo, pois, na região, todo mundo estuda inglês desde cedo, nesse sentido, a maioria dos turistas internacionais não tem problemas em se comunicar no país, principalmente nas regiões e locais de turismo.
Aproveite estas dicas e viaje para Estocolmo!
Agora que você já sabe um pouco da história da capital sueca, já conferiu aqui as melhores dicas de hotéis, clima e a melhor época para ir, agora é só planejar o seu roteiro e embarcar para umas das cidades mais encantadoras do mundo.
Estocolmo é um local fascinante e com certeza é um dos destinos europeus que não deve ser deixado de lado durante a sua “eurotrip”, mas atenção, por conta do COVID 19 é importante verificar as exigências do País e as vacinas que estão sendo aceitas na entrada na época que planeja viajar.
Nômade digital.
Produz textos para blogs e outras ferramentas de marketing e conteúdo.