Economizar água: por que economizar, dicas de como e muito mais!

Economizar água: por que economizar, dicas de como e muito mais!

Neste artigo, apresentamos uma lista de atitudes sustentáveis que você pode tomar dentro de casa para economizar água. Confira as dicas!


Por que economizar água?

torneira com água

A água é o recurso mais importante para a humanidade e para a vida em geral, e se torna ainda mais especial quando somente 2,5% das águas em nosso planeta são doces, ideais para o consumo da população. Uma porcentagem ainda menor dessa água está disponível para uso, pois a imensa parte está congelada em calotas polares.

Esse cenário traz à tona alguns problemas, sendo o principal deles a crescente demanda por água, que aumenta ao passo que a população se expande. A água, em meio a esse processo, torna-se mais inacessível e poluída, por diversas questões industriais e sociais, como o consumo exagerado de água pelo agronegócio.

Entretanto, algumas medidas podem ser tomadas para que nós, juntos, mudemos esse cenário, garantindo um futuro mais sustentável para nossos filhos e netos. Confira no texto abaixo diversas maneiras de economizar água!

Dicas de como economizar água

água de chuveiro economizar

Para economizar água, basta seguir algumas dicas e quebrar velhos hábitos, que são feitos por nós muitas vezes sem perceber. Confira os tópicos abaixo para saber como economizar ao máximo o consumo de água em sua residência e garantir contas mais baratas!

Tome banhos curtos

Pelo fato de os banhos serem de duração maior que outros processos envolvendo o uso de água, devemos pensar bem no tempo que o chuveiro está ligado. Um estudo na cidade de São Paulo comprovou que se cada habitante paulista diminuísse a duração de seu banho em cinco minutos, teríamos um saldo de economia de 26,7 bilhões de litros no final do mês.

Pode parecer difícil chegar a esse tempo, ainda mais para quem possui cabelo grande, que precisa de mais cuidados, entretanto, simples atos já ajudam muito, como desligar o chuveiro na hora de se ensaboar e passar cosméticos, não esperar fora do box ou da água enquanto ela esquenta e nem se acomodar no conforto do banho quente, o que é difícil, mas não impossível.

Verifique se há vazamentos em canos

Vazamentos em canos são um dos maiores vilões contra a economia de água, pois, caso não sejam tratados logo, podem desperdiçar milhares de litros por dia, ainda mais se estiverem em uma área de grande fluxo de água, ou escondida dos olhos do morador da residência. Vedar esses canos não é tarefa difícil, pois ela pode ser executada com produtos do gênero do Vedacit.

Um estudo envolvendo diversos tipos de vazamento concluiu que, em média, 96 mil litros de água potável são desperdiçados mensalmente, se saírem lentamente por um pequeno buraquinho de 2 mm em um cano. Agora, imagine isso ocorrendo em várias casas, simultaneamente, a perda é grande, não é?

Não deixe a torneira pingando

Deixar a torneira pingando é um péssimo hábito que muitos brasileiros possuem. Péssimo porque esse vazamento pode comprometer, a curto e a longo prazo, grandes contingentes de água potável que poderiam ser usados para matar a sede de alguém que precisa. Esses defeitos possuem consertos simples, que valem a pena, pois além de economizar água, economiza-se na conta.

Uma torneira pingando um pouco mais de uma gota por segundo pode desperdiçar, durante um dia inteiro nesse gotejo, cerca de 46 litros de água, quantidade que seria ideal sendo usada da maneira que devia.

Reutilize a água

Diversas atitudes podem ser tomadas para reutilizar a água e economizá-la, dentre elas, podemos citar a coleta de água de aquários que esteja “velha” para regar plantas, pois é rica em nitrogênio, fósforo e potássio. Pode-se também coletar água de chuvas, com o uso de uma cisterna, para armazenar para outros usos, entretanto, deve-se manter atenção quanto ao mosquito da dengue;

Aproveitar melhor a água da cozinha também é um bom caminho, por exemplo, pegar a água em que o macarrão foi cozinhado e deixar virar vapor para fazer legumes, ou descongelando carnes em água parada, fator que gera mais economia do que água corrente.

Deixe a louça de molho

Algumas comidas deixam a louça bem mais suja do que o normal, como aquelas que possuem muita gordura ou açúcares. Para esses casos, uma boa alternativa é deixar de molho na água com um pouco de detergente, pois esse processo lentamente desagrega as partículas de sujeira dos pratos e panelas, limpando-as.

Esse processo é muito sustentável porque ficar esfregando louça muito suja embaixo da água corrente faz com que os gastos sejam muito maiores, ainda mais se o recipiente ou prato for de plástico, que suja mais. Além disso tudo, torna o processo mais simples, porque quem lava a louça não precisa ficar esfregando incansavelmente até limpar tudo.

Lave o carro com balde

A técnica mais popular para limpeza de carros é a dos dois baldes, onde o processo faz uso dos objetos que dão nome a ele. Para limpar seu carro gastando menos água que seria gasta com a utilização de uma mangueira, basta separar 2 baldes, um com sabão e outro com água limpa, uma esponja e produtos da escolha do dono.

Basta esfregar o carro algumas vezes até que ele esteja limpo, sem nunca deixar a esponja no balde após o processo, e começando preferencialmente por baixo. É bom ir enxaguando para perceber se o carro está limpo o suficiente ou não, além de impedir manchas de sabão na lataria. Essa técnica fácil pode economizar muitos litros de água que seriam desperdiçados.

Economize nas descargas

Para economizar nas descargas e poupar água, um ótimo investimento é a instalação de uma válvula sanitária sustentável, que possui dois botões, um para ser usado naquelas descargas mais longas e fortes, e outro para ser usado quando não for necessária tanta potência. Esse processo acaba não saindo caro, dependendo do fornecedor e da instalação.

Ainda, a situação é desfavorável, pois válvulas sanitárias comuns podem consumir até 15 litros de água a cada descarga, um valor muito elevado, que pode ser reduzido caso as medidas certas forem tomadas.

Use a capacidade máxima dos eletrodomésticos

Os eletrodomésticos podem ser grandes aliados na hora de economizar água. Um exemplo desse fato é o lava-louças, que pode economizar até 90% do volume de água que se gastaria lavando a mão, caso o aparelho seja usado em sua capacidade máxima. Até mesmo a máquina de lavar roupas, que também gasta água, economiza bastante comparado a lavagem manual no tanque.

Usar esses aparelhos em sua máxima potência pode economizar muitos litros de água, que quando somados ao fim do mês mostram-se como uma grande poupança desse recurso valioso. Um cálculo mostrou, por exemplo, que uma lavagem de louça que gastaria 100 litros de água manualmente, gastaria apenas 15 litros no eletrodoméstico.

Evite o uso de mangueiras

O uso de mangueiras é prejudicial para o meio-ambiente pois o consumo de água deste objeto é elevado, ainda mais quando o usuário deixa a torneira ligada por muito tempo, normalmente lavando o quintal, a calçada e o carro. Uma conta básica nos diz que lavar algo com uma mangueira ligada por 30 minutos consome aproximadamente 560 litros de água.

Caso a mesma lavagem seja feita com um balde, o consumo é reduzido em diversas vezes, se limitando no gasto de 40 litros, aproximadamente. Isso ocorre porque a mangueira gasta água constantemente, enquanto no balde o usuário tem maior controle, além de poder reutilizar a parte que não for usada.

Saiba ler o hidrômetro

O hidrômetro, conhecido também como relógio em algumas partes do país, é um objeto que registra o volume de água utilizado em determinadas ações, como tomar um banho ou lavar roupas. Com esse aparelho é possível acompanhar o consumo de água das residências, e identificar vazamentos ou ocorrências fora do comum.

Para saber o consumo de água do mês, basta calcular a diferença entre o número do último registro da conta do mês anterior com a contagem atual do objeto, focando-se nos números pretos, apenas. Há alguns modelos de ponteiro, que a conta segue da mesma forma. É importante acompanhar a contagem para não pagar contas de água injustas.

Deixe um balde no chuveiro

É difícil entrar no chuveiro enquanto a água ainda não está quentinha, não é? Uma boa alternativa para contornar esse gasto desnecessário de água é colocar um balde embaixo do fluxo. Cerca de 15 litros são desperdiçados nesse meio tempo que a água não esquentou, o que no final do mês acaba somando um grande montante para a conta, que acaba vindo mais cara.

A água que foi poupada no balde pode ser reutilizada para inúmeras atividades domésticas, como por exemplo na rega de plantas e vasos, ou na limpeza de casa, e até mesmo para lavar roupas, na máquina ou no tanque. O processo pode ser feito com a água do chuveiro ou de um chuveirinho, se o escopo do chuveiro for muito maior que o do balde.

Não jogue óleo na pia

Infelizmente, muitas casas brasileiras não fazem o descarte correto do óleo de cozinha, por desconhecimento dos problemas atrelados a isso. As gorduras dessa substância podem entupir canos e fazer esgotos refluírem, e na pior das hipóteses, grandes contingentes de óleo podem entrar em contato com rios e lagos, afetando toda a estrutura e a vida aquática do local.

Por isso, não se deve jogar óleo na pia, pois ele vai direto para os encanamentos da residência e posteriormente para o esgoto. O correto é descartar o material com o armazenamento em garrafas PET, que devem ser encaminhados a empresas especializadas em coleta seletiva ou pontos de descarte de óleo, comuns em bairros e condomínios.

Cozinhe usando menos água

Um dos maiores gastos de água em uma residência se dá na cozinha, e por sorte, temos diversas maneiras de economizar esse desperdício. A instalação de arejadores na torneira, por exemplo, pode economizar até metade da água que se usa para cozinhar ou lavar alimentos, assim como reguladores de vazão.

A utilização de eletrodomésticos como fritadeiras também economiza bastante água, pois a lavagem vem depois da acumulação de sujeira. Outra dica é utilizar menos água que o habitual para cozinhar macarrão, apenas cobrindo a massa. Reaproveitar a água de cozimentos anteriores e de lavagem de verduras para limpeza também é uma ótima estratégia de economia.

Use produtos de limpeza concentrados

Os produtos de limpeza concentrados possuem alto teor de componentes químicos e são vendidos em frascos pequenos para limpar áreas mais rapidamente, além de gerar efeitos negativos ambientais bem menores que os convencionais. Seu uso pode ser feito com a diluição da água, garantindo mais rendimento ao usuário.

A economia de água ocorre pois quando se utiliza produtos convencionais, o gasto acaba sendo maior por ser necessário mais volume de água para limpezas, e mesmo com a diluição na água, os produtos concentrados fazem mais efeito.

Use água fria para lavar roupa

Primeiramente, a maioria das peças de roupa são melhor lavadas com correntes de água fria, por isso, nem todas as máquinas tem a opção de ajustar temperatura. O que ocorre é que muita energia é utilizada somente no processo de esquentar a água, cerca de 90% de toda a eletricidade usada para fazer a máquina funcionar.

E consequentemente, mais água é gasta também, pois em altas temperaturas a água pode ferir as fibras dos tecidos das roupas, fazer peças encolherem e desbotar camisas e calças com tinturas mais fortes.

Instale telhados verdes

O telhado verde é uma tendência no mundo da ecologia e da decoração, pois além de deixar as residências mais bonitas, ele faz uma boa retenção de águas das chuvas e traz temperaturas mais agradáveis para o interior da casa. As telhas que sustentarão o telhado verde devem ser fortes, de preferência feitas de fibrocimento, que aguenta o peso da estrutura.

Uma proteção acrílica com tinta impermeável entre a terra e o teto ajuda a impedir infiltrações na casa, e acima deles devem ser postas camadas de lona, condutores para que a água escorra, uma manta geotêxtil, um substrato bem drenado e por último as plantinhas, que de preferência sejam leves para que a estrutura aguente o peso.

Use a vassoura para limpar a calçada

O uso de mangueiras para limpar a calçada pode gastar muitos litros de água, cerca de 18 litros por minuto, sendo um grande desperdício. A situação se torna ainda pior quando o assunto é lavar as calçadas de casa, pois esse espaço pode ser grande e o gasto de água será maior ainda, principalmente em calçadas de solo tortuoso ou não pavimentado.

Para contornar essa situação, uma alternativa bem simples é passar uma vassoura na calçada. Se a limpeza for bem feita e a qualidade da vassoura for boa, o processo trará bons resultados e de quebra economizará dezenas de litros de água que seriam gastos pela mangueira ou em um balde.

Use o vapor a seu favor

O vapor pode ser muito bem utilizado em diversas situações, como por exemplo no cozimento de vegetais, como brócolis, ao passo que refogar acaba gastando muito mais água. O melhor de tudo é que a água que não evaporou pode ser reutilizada para regar as mudinhas de casa ou para limpar sujeiras cotidianas.

Além disso, há diversos eletrodomésticos que utilizam o vapor como meio de funcionamento, como alguns aspiradores de pó, que fazem uma bela limpeza da casa.

Deixe as roupas de molho

Deixar as roupas de molho pode economizar muito, pois algumas manchas e odores só saem com a exposição direta da peça com a água durante algumas horas. Ao passo que esse processo demandaria muita água corrente no tanque ou na máquina, além de esforço físico, deixar de molho é simples, sendo necessário apenas uma bacia e, se for da preferência da pessoa, algum produto.

Deixar as roupas de molho também evita o desgaste das peças por atrito com uma escova ou na própria máquina de lavar.

Comece a usar o regador

Para regar vasinhos de plantas, canteiros ou até mesmo jardins, use um regador, ao invés da convencional mangueira, pois a água usada vai diretamente para o solo das plantas, ao passo que a água da segunda opção acaba caindo no chão em diversas vezes, ou até mesmo indo em excesso a planta, podendo trazer diversos malefícios à sua saúde.

O regador é mais preciso, além de fazer uma rega mais consciente. A água nele pode ser utilizada durante dias, além de poder ser misturada com fertilizantes, processo que é impossibilitado na rega com mangueira, pelo fato d’água sair direto da torneira.

Use as dicas e comece agora mesmo economizar água!

torneira

A água é um bem extremamente necessário para a humanidade, pois sem ela não há vida no planeta. Por isso, devemos repensar nosso consumo, que muitas vezes acaba desperdiçando mais água do que o necessário, ou na pior das hipóteses, poluindo ecossistemas inteiros, como é o caso do descante incorreto de óleo de cozinha.

Então, aproveite as dicas e comece agora mesmo a economizar água, são atitudes simples, fáceis de ser tomadas em nosso cotidiano, e que juntas, e em harmonia com o povo, fazem a diferença no planeta Terra, além, é claro, de reduzir as contas de água, ainda mais em meses de estiagem mais intensa.

Autor deste artigo

Últimos posts


As 10 melhores tequilas de 2021: José Cuervo, El Jimador e mais!

As 10 melhores tequilas de 2021: José Cuervo, El Jimador e mais!

Pensando em apreciar uma deliciosa tequila? Confira neste artigo as 10 melhores tequilas, os tipos de envelhecimento e como escolher a ideal para seu gosto.


Os 10 melhores whiskys de 2021: Jack Daniels, Ballantines e muito mais!

Os 10 melhores whiskys de 2021: Jack Daniels, Ballantines e muito mais!

Se você aprecia um bom whisky, confira aqui as opções mais recomendadas do mercado atual e aprenda a escolher a garrafa ideal para você!


As 10 melhores chapinhas de 2021: de cerâmica, de titânio, de turmalina e mais!

As 10 melhores chapinhas de 2021: de cerâmica, de titânio, de turmalina e mais!

Em busca de uma chapinha? Neste artigo, confira os 10 melhores modelos de 2021, como escolher a ideal para o seu cabelo e outras dicas de compra.


Os 10 melhores matizadores de 2021: da Salon line, Kamaleão color e mais!

Os 10 melhores matizadores de 2021: da Salon line, Kamaleão color e mais!

Indecisa sobre qual matizador comprar? Confira aqui os melhores matizadores para as diversas cores de cabelo, quando usar, tempo de duração e dicas de compra!


Os 10 melhores repetidores de sinal WiFi de 2021: da Intelbras, Xiaomi, Multilaser e muito mais!

Os 10 melhores repetidores de sinal WiFi de 2021: da Intelbras, Xiaomi, Multilaser e muito mais!

Veja aqui um guia básico para encontrar um bom repetidor de sinal Wi-Fi, uma seleção de ótimos modelos para todos os orçamentos e onde comprar!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


Ciclismo