Assoalho de madeira: tipos, madeiras como ipê, pinus e mais!

Assoalho de madeira: tipos, madeiras como ipê, pinus e mais!

Pensando em trocar o piso da sua casa? Confira neste artigo mais sobre os assoalhos de madeira, seus vários tipos, principais madeiras utilizadas e benefícios!


Quer ter um assoalho de madeira? Saiba mais!

Vários estilos de assoalho de madeira

Atualmente, muitas pessoas sonham em ter assoalhos de madeira dentro das suas residências e prédios comerciais por diversos motivos e benefícios que os mesmos trazem, além de trazer um aspecto mais requintado e diferente para os ambientes.

Os assoalhos trazem diversos benefícios além do visual, como a durabilidade do mesmo, a originalidade, o efeito térmico e acústico que o mesmo traz, além de outros diversos tipos de benefícios.

Hoje, vamos mostrar tudo a você sobre os estilos de assoalhos que você poderá ter na sua casa, até os benefícios de tomar a decisão de colocar assoalho de madeira nos seus ambientes!

Tipos de assoalhos de madeira

Assoalho de madeira clara

Existem atualmente diversos estilos de assoalhos que você poderá escolher para dentro da sua casa, uns mais utilizados, outros mais rápidos, ou com melhor qualidade se comparado, mas todos eles trazem diversos benefícios.

Veja abaixo alguns estilos de assoalho que você poderá escolher para dentro da sua casa e suas características.

Assoalho de madeira tradicional

Os assoalhos de madeira tradicional são atualmente um dos mais utilizados nas residências e prédios comerciais, além da ótima qualidade apresentada pelo mesmo ele também apresentas outros benefícios, como a facilidade de colocação do mesmo, como possui madeiras pequenas encaixáveis é mais fácil de ser montado do jeito que você preferir.

Outro benefício que este estilo de assoalho traz é a originalidade, já que você poderá colocar o assoalho da maneira que você desejar, em linhas diagonais, em formatos, ou até mesmo em linha reta, a criatividade é a chave para que você possa ter o melhor assoalho deste estilo dentro da sua residência.

Assoalho de madeira colado

O assoalho de madeira colado também é um assoalho muito usado e conhecido atualmente, ele se torna mais prático de ser instalado, visto que o mesmo é fixado no próprio rodapé dos ambientes, o que torna mais fácil a instalação, e também não é necessário a utilização de argamassas, o que lhe livra de precisar esperar secar por horas.

Este estilo de assoalho traz diversos benefícios, como a praticidade da instalação e remoção, já que é apenas montado, e também, você poderá montá-lo do jeito que preferir, assim será mais fácil criar um ambiente único especialmente para você.

Assoalho de madeira flutuante

O assoalho de madeira flutuante é um dos mais utilizados no desenvolvimento de casas de madeira, o seu desenvolvimento é totalmente feito acima de madeiras que iram sustentar o assoalho, e não sendo colado ou montado acima de uma superfície já pronta, que traz o diferencial deste estilo de assoalho.

O assoalho flutuante também traz diversos benefícios, como a alta durabilidade, que se for bem cuidado pode durar diversos anos pela qualidade da madeira. E também o conforto térmico, visto que não estará em contato com outra superfície para esquentar ou esfriar.

Madeiras usadas em assoalhos

Assim como nós temos os estilos de assoalhos mais aplicados atualmente, também existem diversos estilos de madeira que podem ser escolhidas para o seu assoalho. Existem, atualmente, disponíveis no mercado diversos estilos de madeiras para escolher, e também existem benefícios na utilização de cada uma, como a resistência a água por exemplo.

Casa estilo de madeira possui um benefício único e é importante que você escolha com cuidado para obter a melhor para o seu assoalho, para que o mesmo seja o mais duradouro, versátil e resistente possível. Venha conferir as opções disponíveis!

Angelim Pedra

A angelim pedra é uma madeira de uma árvore que cresce especialmente no Brasil e por isso é tão reconhecida e utilizada no país. A madeira é reconhecida por ser extremamente resistente, e com uma durabilidade altíssima é perfeita para ser usada como assoalho.

A coloração da madeira angelim-pedra vai de castanho amarelado até castanho avermelhado, e ela não possui brilho natural, então é o estilo de assoalho que necessitará de cera para ter o aspecto brilhoso.

Cabreúva

A cabreúva é uma das madeiras para assoalho mais resistentes disponíveis atualmente. Ela é dura, compacta e possui também uma altíssima resistência e durabilidade e muito recomendada para assoalhos de residências, já que a resistência do material durará muitos anos.

Ela apresenta uma tonalidade marrom avermelhada, com alguns tons escuros detalhas e se encaixa muito bem em todos os estilos de decoração.

Cambará

O cambará é um estilo de madeira não muito conhecido atualmente, mas não deixa de possuir diversos benefícios para a sua residência. A alta durabilidade e resistência deste estilo de madeira são muito reconhecidos, principalmente pela forte resistência a água.

Este estilo de madeira possui uma cor marrom forte, e é extremamente brilhosa, ela também é ótima para pessoas que não abrem mão de lavar o chão com água.

Cedrinho

O assoalho em cedrinho também é um dos mais utilizados nos assoalhos do país atualmente. Ela possui diversos tipos de qualidade, como a alta resistência e durabilidade do produto que é perfeito para assoalhos de residências.

Trazendo um aspecto de sofisticação, o cedrinho possui uma cor marrom escura, e é perfeito para ambientes com paredes e decorações claras para dar um toque de sofisticação ao local.

Curupixa

Curupixa

A madeira curupixá também e encontrada principalmente no Brasil e também é muito recomendada para assoalhos de madeira pela alta resistência e durabilidade do material. Ela é muito fácil de ser moldada e instalada.

A madeira curupixá possui tons de marrom rosado, até marrom avermelhado a escolha, e possui um brilho moderado, além de não possuir um cheiro que seja perceptível.

Eucalipto

A madeira de eucalipto também é uma madeira extremamente conhecida em solo nacional, além de também ser muito utilizada na criação e formação de assoalhos dentro das residências. Extremamente duradoura, a madeira de eucalipto apenas possui baixa resistência a água e precisa de tratamento caso entre em contato com a mesma.

A coloração natural da madeira de eucalipto é o marrom claro e ela também é utilizada na criação de móveis e casas de madeira, quando em contato com água, a madeira pode ser facilmente danificada, sendo necessário tratamento específico.

Garapeira

A madeira garapeira é muito indicada no desenvolvimento e criação de pisos e assoalhos pela durabilidade da mesma, que pode parecer nova por anos, além de também ser extremamente resistente.

A cor natural desta madeira é marrom claro e ela fica perfeita com diversos tipos de decoração de interiores, além de também ser facilmente modelada para que você possa montar o seu assoalho da maneira que mais lhe agradar dentro de casa.

Ipê

O ipê é uma das madeiras mais famosas e é a mais utilizada no desenvolvimento de assoalhos atualmente. Ela é uma madeira nobre e extremamente resistente, perfeita para ser usada principalmente dentro de residências, que é o seu principal uso atualmente.

Essa madeira apresenta uma cor em marrom escuro, e é extremamente brilhosa quando bem cuidada. Ela se encaixa perfeitamente em vários estilos de decoração, para que você possa escolher com tranquilidade para a decoração da sua casa.

Muiracatiara

A madeira Muiracatiara é muito conhecida por ser extremamente pesada e resistente, além de ser muito duradoura e com uma ótima qualidade que pode durar anos parecendo nova. Ela não é totalmente recomendada para assoalhos pois o ressecamento da mesma, sem cuidados, pode causar rachaduras na madeira.

Porém, a coloração marrom médio fica impecável dentro dos ambientes a qual é colocada, e traz um aspecto de sofisticação aos ambientes, apenas deve ser tratada com mais cuidados.

Peroba do Norte

A madeira peroba do norte é mais conhecida na região norte do país e possui uma qualidade impecável, é perfeita para ser utilizada em assoalhos e apresenta uma boa durabilidade, conservação e resistência.

Esta madeira tem cor marrom claro naturalmente e traz um aspecto sofisticado aos ambientes que é colocada, auxiliando muito na decoração de interiores, e também no melhor visual para dentro do seu espaço.

Peroba Mica

A madeira peroba mica é muito reconhecida pela facilidade em ser trabalhabilidade, ou seja, ela pode ser facilmente trabalhada em ambientes da melhor forma, traz também uma ótima qualidade e durabilidade.

Este estilo de madeira possui cor marrom claro e pode ser facilmente modelada da forma que você desejar para o seu assoalho, além de também combinar muito bem com diversos estilos de decoração para o interior da sua residência.

Pinus

A madeira de pinus também é uma das madeiras mais utilizadas no país para o desenvolvimento de assoalhos de madeira. Pode ser facilmente encontrada e possui os benefícios de ser forte e resistente.

A cor natural da madeira é marrom claro com manchas mais escuras e é muito utilizada também na criação de outros itens em madeira, como móveis, janelas, portas e até mesmo casas inteiras, porém a madeira deve ser tratada para possuir maior resistência a água.

Vantagens do assoalho de madeira

Casal deitado em assoalho de madeira

Além da durabilidade, resistência e visual, os assoalhos de madeira também trazem outros tipos de benefícios para dentro dos ambientes onde são colocados. Benefícios sonoros, acústicos e térmicos.

Veja abaixo mais alguns benefícios do assoalho de madeira para sua casa ou trabalho!

Tem alta versatilidade em seu uso

Um dos maiores benefícios dos pisos e assoalhos de madeira dentro dos ambientes é a versatilidade. Você poderá mudar facilmente um ambiente da maneira que você decidir aplicando um assoalho de madeira da cor ou formato que você desejar.

Além do mais, você também poderá trocá-lo e alterar quando decidir, visto que a manutenção pode ser feita de forma prática e da forma que você achar melhor para dentro da sua residência, a grande qualidade de opções e cores também auxilia na grande versatilidade dos assoalhos de madeira.

Grande conforto térmico

Outro grande benefício dos assoalhos de madeira é o grande conforto térmico que é causado por eles, assim você não precisará se preocupar em pegar um resfriado ao andar de pé descalço pela casa, ou por deixar bebês engatinharem no chão.

Como não são totalmente implementados direto no chão, os pisos de madeira não são influenciados pela temperatura do seu sustento, ou seja, o assoalho nunca ficará gelado ou quente demais, mantendo sempre uma temperatura agradável dentro da sua casa, além de também auxiliar na temperatura dentro dos ambientes.

Muita durabilidade

Um dos maiores e mais reconhecidos benefícios do assoalho de madeira dentro das residências é a alta durabilidade do material, que pode durar muitos anos se for tratado e cuidado da maneira correta, permanecendo como novo por muito mais tempo.

Você também poderá auxiliar na durabilidade e aparência do seu assoalho tomando alguns cuidados simples como não deixar o ambiente úmido, podendo correr o risco de apodrecer a madeira utilizada, e também utilizando produtos específicos durante a limpeza como a cera em pasta ou líquida por exemplo.

Com cuidados simples e manutenções, o seu assoalho de madeira irá durar por gerações dentro da sua casa.

Possui propriedades acústicas

Um dos benefícios pouco indicados na colocação de assoalhos dentro de ambientes, principalmente em apartamentos é a propriedade acústica que o assoalho traz para os ambientes, diminuindo os ruídos e barulhos feitos dentro dos ambientes para outros espaços.

Este benefício pode ser utilizado com sabedoria principalmente dentro de apartamentos, onde a questão do barulho pode ser um grande problema com vizinhos, desta forma, além de você possuir um assoalho que irá ajudar no visual da sua casa, também terá o benefício acústico da madeira.

Cada peça de assoalho é único

Outro benefício do assoalho de madeira é a sua originalidade, como existem diversos estilos, formatos, cores e tipos de madeira para assoalhos, você poderá desenvolver o melhor assoalho para a sua casa, seguindo o seu melhor estilo.

Existem muitas cores, formatos, e estilos para você escolher, então não deixe de abusar da criatividade para desenvolver o melhor assoalho para a sua residência, escritório ou empresa, que combine com a sua decoração e demonstre toda a sua personalidade.

Coloque o melhor tipo de assoalho de madeira em sua casa!

Assoalho de madeira alaranjada

Existem diversas cores, formatos, estilos e madeiras para você escolher e formar o melhor assoalho de madeira para dentro da sua residência, escritório ou empresa, abuse da criatividade e demonstre toda a originalidade do seu espaço com o melhor assoalho de madeira.

Com a aplicação do assoalho de madeira você também terá diversos benefícios, como a alta durabilidade do material, a resistência, o benefício de isolamento acústico, o benefício do conforto térmico e versatilidade que o assoalho trará especialmente para o seu ambiente.

Por isso, aproveite as dicas e busque hoje mesmo a melhor opção de assoalho para a sua casa!

Autor deste artigo

Estudante de marketing de conteúdo, amante da escrita, decorações e do estilo de vida em contato direto com a natureza.

Últimos posts


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Em busca do headset ideal para jogar seus games favoritos? Neste artigo, apresentamos os 22 melhores headsets gamers para 2024, como escolher e onde comprar!


Os 12 Melhores Notebooks de até 4.000 reais de 2024: Dell, Lenovo e muito mais!

Os 12 Melhores Notebooks de até 4.000 reais de 2024: Dell, Lenovo e muito mais!

Em busca do melhor notebbok para o seu orçamento? Neste artigo, apresentamos os 12 melhores notebooks até 4000 reais de 2024, como escolher e onde comprar!


Notebook Samsung é Bom? Lista com os 10 melhores modelos de 2024!

Notebook Samsung é Bom? Lista com os 10 melhores modelos de 2024!

Ainda não sabe qual notebook Samsung escolher? Confira neste artigo os melhores notebook Samsung, suas características e como escolher o modelo ideal para você!


Avaliações do Samsung Galaxy S23+: Preço, ficha técnica e mais!

Avaliações do Samsung Galaxy S23+: Preço, ficha técnica e mais!

Considerando comprar um Samsung Galaxy S23+? Confira neste artigo a ficha técnica do aparelho, vantagens e desvantagens e comparações com outros modelo!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Moda Artigos Esportivos