Filodendro: os tipos, características e mais desta planta!

Filodendro: os tipos, características e mais desta planta!

Sabia que o Filodendro é uma planta venenosa? Veja neste artigo, oito espécies, dicas de cuidados e curiosidades, desta planta que possui folhagens exuberantes!


Filodendro: uma das mais belas trepadeiras!

Filodendro em um vaso, sobre um pequeno banco dentro de casa.

As plantas pertencentes ao gênero filodendro estão se destacando cada vez mais quanto ao uso para decoração de interiores. Estas plantas chamam a atenção devido as suas folhas, que possuem em geral um formato semelhante a um coração ou em alguns casos aparentam ser mais triangulares, quase como se fossem recortadas uma por uma de forma muito delicada.

Em sua grande maioria, este gênero é composto de plantas trepadeiras, mesmo em seu habitat natural. Neste caso, elas utilizam dos troncos das árvores para crescer. Além disso tudo, as plantas do gênero filodendro são excelentes filtros de toxinas presentes no ar.

Tipos de Filodendro

O grupo de plantas filodendro conta com várias espécies distintas, que possuem suas próprias particularidades, apesar de dividirem muitas características em comum. Muito populares no Brasil, estas espécies são em sua grande maioria ornamentais e dão um toque especial e trazem delicadeza para o ambiente. Veja mais sobre elas abaixo!

Filodendro xanadu

Filodendro Xanadu no jardim.

O filodendro xanadu, é uma espécie que consegue se adaptar facilmente a ambientes que possuem maior incidência de sol. Por mais que as espécies desta planta prefiram locais onde podem ser cultivadas a meia-sombra, elas se destacam por suportarem o sol pleno, mas para isso é necessário que passem por um processo de rustificação.

Esta espécie possui folhas muito distintas, que aparentam terem sido totalmente recortadas e possuem um tom de verde mais escuro e muito brilhoso. São muito comuns em vários locais como decoração, principalmente de ambientes internos, como salas e escritórios, onde se adaptam muito bem.

Filodendro roxo

Folhagem de um lindo Filodendro roxo no jardim.

Com uma cor diferente de outros da mesma espécie, o filodendro roxo se destaca com suas folhas roxas em um tom mais escuro, o que faz com que esta planta seja um excelente escolha de decoração de casas e apartamentos. O que inclusive faz com que ela seja uma das espécie mais usadas para fins ornamentais.

Por contar com folhas bastante distintas em tons de roxo escuro e brilhosas, esta espécie é ideal para ambientes internos, pois assim como várias de seu gênero consegue se adaptar facilmente a estes locais. Além disso, pode ser utilizada com outros filodendros verdes, para dar contraste.

Cascata

Filodendro Cascata com as exuberantes folhagens no jardim.

A espécie de filodendro denominada cascata é uma planta híbrida e que conta com folhagens muito diferenciadas, usadas para fins ornamentais. Em geral, estas plantas precisam de ambientes que contem com períodos de sombra, pois muito sol pode prejudicar e até mesmo queimar as suas folhas.

Podem ser cultivadas dentro de casa em vasos devido a esta característica. Caso sejam utilizadas em jardins que tenham árvores, uma boa dica é deixar que esta planta crescer ao longo do tronco da árvore, pois este processo ocorre naturalmente e garante muita beleza para o jardim com as folhas brilhosas do filodendro.

Pacová

Philodendron Martianum no vaso preto em uma mesa de madeira, sobre um fundo desfocado.

O filodendro pacová é uma das espécies mais comuns de serem encontradas no Brasil e muito utilizada como planta ornamental. Suas folhas são viçosas e muito verdes e possui um caule mais espesso. Na natureza esta planta é encontrada agarrada em troncos, e costuma crescer de forma vigorosa.

Esta espécie também se adapta muito fácil à vasos que podem ser colocados dentro de casa. O mais recomendado é que elas não sejam sujeitadas ao sol nos momentos mais quentes deste, após às 10h da manhã. Mas apareciam muito a claridade para seu crescimento e para que permaneçam saudáveis.

Lua clara

Lindas folhas verdes do filodendro Lua clara.

A Lua clara é uma espécie de filodendro de folhagem ornamental e muito brilhante, que assume um tom de verde um pouco mais claro do que das outras espécies deste gênero. Esta planta prefere ambientes que contem com mais sombra para o seu crescimento, e em geral é cultivada em vasos inseridos em ambientes internos.

Os brotos ou folhas novas desta espécie quando aparecem assumem um tom roseado, que é perdido a medida que ela se desenvolve e as folhas acabam crescendo. Podem ser cultivadas em climas quentes, mas é necessário que se tome cuidado com a incidência solar direta.

Imperial

O filodendro imperial é uma planta nativa do Brasil, e pode ser encontrada em vários locais. Na natureza se adapta muito bem às situações, e como várias outras plantas de sua espécie consegue achar abrigo e sustentação em árvores maiores para que possam crescer e se desenvolver, por isso podem chegar até quase 5 metros de altura.

Com folhas grandes, verdes e brilhosas, esta é uma planta muito usada para fins ornamentais devido as suas belezas e facilidades em seu cultivo. As folhas do filodendro imperial são em uma tonalidade de verde bem escura e contam com as bordas onduladas.

Trepador

Filodendro Trepador dentro de casa Filodendro em vaso.

A espécie filodendro trepador tem folhas em formato semelhante a de um coração que chegam a atingir cerca de 10 de comprimento, com um tom de verde muito brilhante e não tão claro. Esta espécie também é muito utilizada para ornamentação de espaços internos, pois conseguem tolerar a permanência em áreas fechadas.

O ambiente ideal para que esta planta se desenvolva precisa contar com uma incidência de sol mais baixa, mas que seja satisfatória para que ela realize seus processos diários. Mas no geral, esta espécie prefere locais com baixa incidência solar, mas com claridade e temperatura entre 18 e 30°C.

Guaimbê

Folhagens de um belo Filodendro Guaimbê no jardim.

A espécie Guiambê é nativa da Mata Atlântica, e mundo comum no Brasil em diversos locais. Na natureza, se encontra a oportunidade esta planta cresce de forma vigorosa em troncos de árvore e chega a atingir muitos metros de altura por isso.

As folhas desta espécie parecem ter sido recortadas todas as mão, pois são bastante diferente e assumem um formato picotado que dá todo um charme para que sejam usadas em decorações de ambientes internos. Devido ao seu formato e tamanho de suas folhas, pode ser confundida com a costela-de-adão ou até mesmo uma de mesmo gênero, o filodendro xanadu.

Cuidados com a planta Filodendro

Ferramentas de jardinagem e plantas sobre a grama do jardim.

Por mais que seja uma planta tipicamente brasileira, as espécies de filodendro possuem particularidades que também precisam ser levadas em consideração para garantir a saúde da planta. Seu cultivo é simples e sem muitos mistérios, pois ela consegue se adaptar em vários ambientes distintos. Aprenda como cuidar das plantas filodendros!

Iluminação ideal para Filodendro

O ideal para garantir que as espécies de filodendro cresçam de forma saudável e viçosa é fornecer um ambiente para elas que conte com uma iluminação positiva, mas sem que haja uma incidência de raios solares.

Portanto, a forma mais simples de garantir que estas plantas irão crescer e não terão suas folhas prejudicadas é, pelo menos por alguns períodos do dia, deixando seus vasos em locais que contem com uma luz difusa e em outras partes do dia garantindo que estejam à meia-sombra. Assim, as folhas de filodendro irão crescer verdes, brilhosas e saudáveis como deve ser.

Lugares da casa para deixar o Filodendro

Os locais da casa para deixar o filodendro, neste caso, vão depender do que do que o ambiente poderá fornecer para estas plantas. Como não necessitam de sol direto, é comum que se use as diversas espécies desta planta em áreas como salas de estar ou até mesmo em escritório, para dar um ar mias alegre para o ambiente.

Portanto, é mais comum que se escolham locais como salas e escritórios mesmo para manter esta planta, para garantir que os seus cuidados básicos estarão sendo fornecidos a ela. Mas caso você deseje plantar o filodendro na área externa da casa, locais próximos a muros são uma boa ideia.

Temperatura ideal para Filodendro

O filodendro é típico de locais com climas tropicais, pois o habitat natural onde estas espécies são encontradas de forma mais ampla e comum são as flores tropicais. Por isso, esta planta tende a se desenvolver de uma forma muito melhor em climas mais úmidos e quentes.

Por isso esta planta é tão comum no Brasil e conta com espécies que são originárias da Mata Atlântica. O clima do país é o ideal para o cultivo destas espécies. Outro ponto importante é que as espécies de filodendro normalmente não suportam locais muito frios e geadas e podem acabar morrendo por isso.

Rega do Filodendro

Quanto à rega, os filodendros não são muito exigentes, mas necessitam também destes cuidados para crescerem saudáveis. O ideal é que a planta seja regada pelo menos duas vezes por semana. Não é necessário que a rega seja feita todos os dias, pois ao contrário do que se pensa isso pode ser muito mais prejudicial para a planta.

As regas devem ser feitas apenas para manter o solo úmido, mas não encharcado. É importante inclusive avaliar isso no momento em que estiver realizando este procedimento. O acumulo de água no solo pode favorecer o aparecimento de insetos e contribui para o apodrecimento das raízes.

Solo ideal para Filodendro

Para que possa crescer de forma plena, é necessário que o solo seja escolhido de acordo com as necessidades da planta. No caso do filodendro, o ideal é que este solo seja muito rico em matéria orgânica, para suprir as necessidades da planta quanto aos nutrientes e outros benefícios que isso pode fornecer.

É importante que este solo seja escolhido também de acordo com a drenagem. Como a filodendro exige apenas duas regas na semana em condições normais para que não fique água acumulada em seu solo, também é necessário que ele consiga absorver esta água eficientemente.

Adubos e substratos para Filodendro

Um ponto importante sobre o substrato a ser escolhido para o plantio de filodendro é que se possível escolher um que conte com uma boa quantidade de fibras. Alguns dos mais indicados para serem inseridos no solo para estas plantas são as fibras de coco e cascas de pinus.

Quanto aos adubos, as plantas destes gênero não precisam ser adubadas constantemente. O ideal é que seja utilizado um adubo NPK 10-10-10 líquido. Este processo pode ser feito uma vez por mês apenas que será o suficiente para a planta. Este adubo contribui para o crescimento, desenvolvimento e garante uma folhagem mais viçosa.

Manutenção e poda do Filodendro

Esta espécie exige pouca manutenção, entre os procedimentos que devem ser feitos ela precisa apenas ser adubada de acordo com o tempo estabelecido com um produto de qualidade e que atenda as necessidades da planta. Outro ponto que faz parte da manutenção destas espécies que deve ser feito é a fertilização.

Neste caso, este procedimento pode ser executado de 6 em 6 meses. É importante aplicar um fertilizante foliar de qualidade, que seja próprio para esta finalidade como o nome sugere. A finalidade deste produto é estimular para que as folhas permaneçam crescendo de forma saudável.

Vasos para plantar Filodendro

A escolha dos vasos para as espécies de filodendro varia de acordo com a necessidade da pessoa. Isso, pois se forem usados para decoração, podem ser escolhidos vasos suspensos, por exemplo.

Mas também podem ser plantados em vasos que vão ao chão e maiores, pois como o crescimento desta planta é contínuo e algumas atingem alturas para mais de 4 metros, provavelmente irão se adaptar muito facilmente.

O importante é que estes vasos consigam facilitar o processo de drenagem da água das regas também. Desta forma, podem ser usados vasos tanto de plástico como outros materiais, como barro por exemplo.

Pragas e doenças do Filodendro

As principais pragas que podem afetar as espécies de filodendro são as cochonilhas, que atingem várias plantas e podem prejudicar a saúde destas. Outras pragas que são encontradas comumente nas folhas de filodendro são os ácaros e tripes.

O combate a estas pragas e doenças não é muito difícil de ser feito, mas é necessário que sejam aplicados produtos especializados para isso. Os filodendros também podem ser afetados pelos pulgões, que são as pragas mais comuns de afetarem as plantas. Quanto as doenças, algumas condições podem facilitar para o surgimento de manchas foliares e até mesmo podridão da raiz.

Propagação e mudas de Filodendro

Os filodendros vale ressaltar, possuem uma germinação um pouco lenta e baixa. Mas mesmo que contem com este diferencial em seus processos, é possível ainda que sejam propagados desta forma, mas é necessário que se tenha paciência e respeite o tempo da planta para que ela possa se desenvolver. Isso, pois na natureza o processo que acontece é este.

Entretanto, se você conta com uma filodendro que já está desenvolvida e adulta, podem ser feitas algumas mudas para serem replantadas. Em casa, a propagação pode ser feita através do método de estaquia do caule, onde se separa os brotos laterais da planta, e insere estes em outro substrato.

Replantando o Filodendro

Para replantar as mudas de filodendro, é necessário que os cortes nos brotos sejam feitos com cerca de 10 cm de comprimento. É preciso que se observe o local exato onde os corte devem ser feitos para não prejudicar a planta, por isso, sempre realize o corte nos nós dos galhos, que também podem ser chamados de axilas.

Em seguida, é preciso preparar o vaso com o solo com material orgânico necessário para que as mudas possam se desenvolver. Insira as mudas no solo não muito profundamente, e em seguida deixe que o solo cubra as raízes.

Dicas e curiosidades do Filodendro

Homem idoso carregando uma planta em um centro de jardinagem.

O filodendro é uma planta com muita beleza e vigor, mas traz algumas curiosidades a seu respeito que devem ser consideradas para que não ocorram problemas. Como é utilizada em ambientes internos para decoração, é indicado que se conheça a respeito da composição, principalmente em casa com crianças. Veja mais!

Como usar o Filodendro na decoração

Para a decoração de ambientes internos, a filodendro oferece diversas possibilidades. Assim, esta planta pode ser colocada em vasos suspenso em salas ou escritórios, para garantir mais iluminação e alegria para o ambiente com suas folhas brilhosas e de cores incríveis, visto que ela pode variar entre tons de verde, roxo escuro e até mesmo rosa.

Invista em vasos suspensos, pois como estas plantas crescem muito elas podem obter um caimento muito comum em espécies de trepadeiras que são cultivadas em vasos neste estilo. Caso opte por vasos de chão, uma opção também é investir nos feitos de barro.

Formatos do Filodendro

A filodendro possui diversos formatos em suas folhas, algumas das mais conhecidas espécies contam com folhas em formatos de coração, enquanto outras parecem ter sido picadas com as mãos, pois parecem que foram desenhadas e criadas manualmente.

Estes aspectos que trazem uma variedade e diversidade para a espécie que chama a atenção de decoradores e paisagistas, pois fornecem muito mais personalidade para o ambiente onde são inseridas.

Algumas espécies contam com folhas mais alongadas, enquanto outras são mais arredondadas e grossas, e por isso podem até mesmo ser combinadas no ambiente, pois se complementam de forma única.

É venenosa para animais e crianças?

Para os que desejam investir no filodendro na decoração de suas casas, é preciso levar em consideração este ponto. Principalmente casas com crianças pequenas. Isso, pois as folhas do filodendro contam com algumas substâncias que podem ser consideradas tóxicas, mesmo que seja moderadamente.

Como parte da composição de suas folhas, as espécies de filodendro contam com cristais de oxalato de cálcio, que podem causar problemas à saúde. Em casas com crianças, é indicado que estas não tenham acesso liberado à planta, pois podem colocar na boca e se intoxicar com esta substância.

Filodendro: a trepadeira decorativa e de fácil cuidado!

Filodendro em um vaso na mesa de centro, decorando a sala de estar.

A diversidade das espécies de filodendro faz com que esta planta seja ideal para qualquer ambiente. São várias cores e formatos que favorecem a decoração dos ambientes tanto internos como externos, visto que podem ser inseridos em jardins, principalmente em muros já que estas plantas são trepadeiras.

Por serem muito fáceis quanto ao cuidado, cultivo e manutenção e se adaptarem facilmente aos ambientes internos por preferirem áreas com sombra, as espécies de filodendro são muitos indicadas para trazer um ar mais alegre para a sua casa. Considere investir nestas plantas para a decoração de sua casa!

Autor deste artigo

Últimos posts


As 10 melhores tequilas de 2021: José Cuervo, El Jimador e mais!

As 10 melhores tequilas de 2021: José Cuervo, El Jimador e mais!

Pensando em apreciar uma deliciosa tequila? Confira neste artigo as 10 melhores tequilas, os tipos de envelhecimento e como escolher a ideal para seu gosto.


Os 10 melhores whiskys de 2021: Jack Daniels, Ballantines e muito mais!

Os 10 melhores whiskys de 2021: Jack Daniels, Ballantines e muito mais!

Se você aprecia um bom whisky, confira aqui as opções mais recomendadas do mercado atual e aprenda a escolher a garrafa ideal para você!


As 10 melhores chapinhas de 2021: de cerâmica, de titânio, de turmalina e mais!

As 10 melhores chapinhas de 2021: de cerâmica, de titânio, de turmalina e mais!

Em busca de uma chapinha? Neste artigo, confira os 10 melhores modelos de 2021, como escolher a ideal para o seu cabelo e outras dicas de compra.


Os 10 melhores matizadores de 2021: da Salon line, Kamaleão color e mais!

Os 10 melhores matizadores de 2021: da Salon line, Kamaleão color e mais!

Indecisa sobre qual matizador comprar? Confira aqui os melhores matizadores para as diversas cores de cabelo, quando usar, tempo de duração e dicas de compra!


Os 10 melhores repetidores de sinal WiFi de 2021: da Intelbras, Xiaomi, Multilaser e muito mais!

Os 10 melhores repetidores de sinal WiFi de 2021: da Intelbras, Xiaomi, Multilaser e muito mais!

Veja aqui um guia básico para encontrar um bom repetidor de sinal Wi-Fi, uma seleção de ótimos modelos para todos os orçamentos e onde comprar!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


Ciclismo