Como tirar cheiro de suor da roupa: dicas para remover o odor forte!

Como tirar cheiro de suor da roupa: dicas para remover o odor forte!

Problemas com cheiro forte de suor nas roupas? Confira neste artigo uma seleção com as melhores dicas para remover e evitar esse odor desagradável.


O que causa o cheiro forte de suor nas roupas?

Mulher mostrando a transpiração na axila

É normal suar. Enquanto caminhamos, fazemos nossos exercícios e exercemos o restante de nossas atividades cotidianas, as chamadas glândulas sudoríparas produzem o suor para manter a temperatura do corpo nos 36,5ºC, evitando febre. Os dois tipos dessas glândulas são as écrinas e as apócrinas, sendo que as primeiras não causam cheiro.

As segundas, por sua vez, elimina junto ao suor restos celulares que, quando entram em contato com bactérias e fungos, exalam um cheiro nada agradável que conhecemos como o típico odor de suor. Para combatê-lo, existem desodorantes, mas eles nem sempre funcionam adequadamente, fazendo com que o suor entre em contato com as roupas por muito tempo.

É aí que elas começam a exalar um cheiro nada agradável, já que as bactérias se instalam nelas. Felizmente, existem maneiras bastante eficientes para remover o mau odor causado pelo suor, de uma vez por todas. A seguir, confira as principais delas e fique livre desse incômodo.

Dicas de como tirar o cheiro de suor das roupas

Um homem olhando para o suor na axila

Arejar as roupas e lavá-las imediatamente ao chegar na rua são boas opções de conservar o seu bom estado e remover o cheiro de suor delas. No entanto, existem vários outros truques; uns, bastante conhecidos. Outros, nem tanto. Veja quais são eles a seguir e saiba como se precaver contra o suor.

Areje suas roupas antes de jogá-las no cesto

Se você costuma suar bastante na rua, no trabalho e principalmente na academia, evite colocar as suas roupas diretamente no cesto ao chegar. Isso pode fazer com que o cheiro impregne ainda mais nelas e em outras peças que estão no mesmo lugar.

Por isso, o recomendado é arejar bem as roupas antes de colocá-las no cesto caso você não tenha tempo de lavá-las logo que chega. Uma boa dica é pendurá-las no varal e deixá-las no ar fresco por algumas horas. Quando o cheiro estiver mais leve, você poderá mantê-las no cesto de roupas até que elas sejam lavadas.

Lave imediatamente suas roupas

Não existe melhor remédio para combater o mau odor das roupas do que lavá-las imediatamente após chegar da rua, usando bons produtos de higiene - e deixá-las secar ao ar livre logo em seguida para que elas fiquem prontas para serem usadas novamente.

Além de prevenir o mau cheiro, você também mantém as roupas em bom estado por mais tempo, já que elas são lavadas à mão. Esfregue delicadamente o tecido, mas não deixe de lavá-lo muito bem, principalmente na região das axilas (que é onde o odor se concentra).

Congele as roupas para tirar o cheiro ruim

Congelar as roupas antes de lavá-las pode parecer uma opção bastante estranha, mas pode ser útil para ajudar a eliminar o cheiro de suor. Coloque as peças de roupa em embalagens plásticas reutilizáveis e coloque cada uma delas no congelador por algumas horas.

Esse truque tem uma explicação bastante simples: o frio impede que as bactérias se proliferam no tecido das roupas, o que ajuda a minimizar o odor até que a hora de lavá-las chegue. Faça isso sempre que for impossível lavar as peças a tempo.

Use pouco sabão nas roupas de treino

Use menos sabão nas roupas de treino e o substitua por alternativas antibacterianas. Acrescente também vinagre branco ou álcool para ajudar a eliminar as bactérias. Assim, além de economizar o sabão, você limpa as roupas de academia de maneira mais efetiva.

Esfregue bem as suas roupas de treino e pendure-as sempre ao ar livre ou seque-as na secadora. Em hipótese alguma deixe que elas sequem dobradas ou amontoadas, já que isso pode fazer com que o mau odor delas piore - afinal, ninguém merece usar roupas que exalam mau cheiro com o movimento.

Não use amaciante de roupas

Ao invés de usar amaciante, que tal substituir esse produto por vinagre branco? Isso ajuda a eliminar o odor de suor de maneira muito mais efetiva, já que os amaciantes não são tão eficazes para a eliminação completa do odor e, além de tirar o cheiro, o vinagre também deixa as roupas mais macias.

O vinagre é uma excelente opção caseira - e muito econômica - para tirar o cheiro de suor de suas roupas e garantir que elas não fiquem fedidas mesmo depois de lavadas. Por isso, sempre que possível, aposte nele.

Lave suas roupas do lado avesso

Lavar as roupas do lado avesso após remover o excesso do cheiro de suor pode fazer com que o cheiro de suor seja eliminado ainda mais rápido, já que os produtos poderão alcançar melhor as áreas mais ocupadas pelas bactérias.

A atenção especial deve ser para as camisetas. Use um dos truques para aliviar o odor, como pendurá-las no varal antes da lavagem e, depois, vire-as do avesso antes de colocar cada uma delas na máquina. Além de rápido, esse truque não é nada trabalhoso.

Não lave em conjunto com tecidos pesados

Lavar roupas que estão com odor de suor junto de tecidos mais pesados pode impedir que o sabão e o amaciante penetrem devidamente na roupa. Além disso, colocá-las uma próxima da outra no mesmo centro pode fazer com que o odor seja transferido para os tecidos mais pesados.

Além de deixar o seu cesto de roupas com mau cheiro, essa prática também pode tornar a lavagem dos tecidos pesados muito mais difícil. Por isso, se você não quer ter que esfregar as roupas com muito mais força e repetidamente, evite que o mau cheiro impregne nelas.

Use água oxigenada nas roupas

Além do vinagre, outro item que pode ser muito útil para remover o odor de suor das roupas é a água oxigenada. Por isso, se você quer deixar as suas blusas e demais roupas muito mais cheirosas sem gastar muito, invista nesse ingrediente caseiro.

É importante que a água oxigenada seja usada principalmente em roupas claras e seja de 10 volumes. Isso evita que as suas roupas fiquem manchadas ou mais claras. Misture pouca quantidade na água da lavagem para que ela somente tire o odor sem causar nenhuma diferença na cor do tecido.

Bicarbonato de sódio serve para tirar cheiro ruim das roupas

Outro ingrediente caseiro bastante interessante é o bicarbonato de sódio, que é uma opção bastante barata que pode substituir itens de lavagem mais caros na hora de eliminar as bactérias responsáveis pelo odor de suor de suas roupas.

Uma ou duas colheres de bicarbonato de sódio em um pouco de água são suficientes para retirar o mau cheiro. Faça a mistura e esfregue bem a roupa com ela. Depois, é só deixar de molho por cerca de 30 minutos e lavar com água e sabão neutro logo em seguida. Deixe secar naturalmente ao ar livre para complementar o processo.

O suco de limão pode ajudar a tirar o cheiro

Seja sozinho ou acompanhado da água oxigenada, o suco de limão é um ótimo ingrediente para eliminar de uma vez por todas o cheiro de suor de sua roupa antes da lavagem. Despeje o suco de alguns limões na parte mal cheirosa da roupa e deixe agir depois de esfregar. Depois, é só lavar normalmente.

Use sabão neutro para um bom resultado. Você pode combinar o truque do suco de limão com outras dicas da lista para eliminar o mau odor ainda mais rápido e com eficácia, sem gastar com produtos caros.

Seque suas roupas ao ar livre

Seque as roupas ao ar livre. Embora a secadora também seja uma boa opção, nada é mais efetivo do que pendurar as roupas por longas horas ao vento depois de uma boa lavagem e usando os métodos corretos.

Se você dispõe de um quintal arejado, use isso ao seu favor. Já, se você mora em um apartamento, pendure as roupas perto da janela ou em um canto da sacada. Isso já as ajuda a receber a ventilação necessária para que o seu odor melhore.

Tente usar sal para remover o cheiro das roupas

Que tal misturar sal na água para lavar as suas roupas que estiverem com cheiro de suor? Assim como o bicarbonato de sódio, ele também pode ser um bom ingrediente para eliminar as bactérias causadoras do mau odor - e também é um ingrediente caseiro e bastante econômico.

Outra vantagem do sal é impedir que a tinta das roupas se solte na água. Além disso, ele não oferece riscos para o tecido e não causa manchas - pelo contrário, ele as evita. Se você quer aliar o uso do sal a outros métodos contra o cheiro de suor de suas roupas, faça isso e torne o processo bem mais simples.

Use produtos adequados para lavagem de roupas de treino

As roupas de academia devem ser lavadas com certo cuidado. Evite usar amaciantes, já que esse tipo de roupa não é feito de algodão e, por isso, o produto pode mais atrapalhar do que ajudar, já que impede que as peças sejam respiráveis. Além disso, ao invés de sabão comum, use sabão neutro para que a qualidade das roupas não seja afetada.

Você também pode usar um sabão neutro de alta eficiência, cuja finalidade é exatamente remover sujeiras difíceis. Sempre que possível, prefira usar produtos antibacterianos e até um pouco de álcool para complementar a limpeza (mas verifique a etiqueta de sua roupa e o tipo de tecido usado para fabricá-la antes).

Faça uma pré-lavagem em suas roupas

Além de deixar as suas roupas ao ar livre, você também pode facilitar a remoção das bactérias causadoras do mau cheiro fazendo uma pré-lavagem com sabão neutro. Certifique-se de que as roupas sejam bem esfregadas nesse processo e, caso necessário, deixe-as de molho.

As opções de produtos e ingredientes para deixar as roupas de molho não são poucas: bicarbonato de sódio, sal, vinagre e limão são algumas delas, como já foi dito. Depois de esfregar, é só colocar as roupas para uma lavagem normal na máquina, deixando-as secar ao ar livre depois.

Faça a lavagem das roupas em pequenas quantidades

Não espere que as suas roupas se acumulem para lavá-las. Isso já ajuda muito na hora de evitar que elas sejam impregnadas com cheiro de suor. Lave-as sempre em pequenas quantidades e, de preferência, logo após o uso (principalmente as camisetas). Assim, você garante que as bactérias não se proliferam com ainda mais precisão.

Se você optar por lavar poucas roupas, não use a máquina de lavar. Além de desperdiçar água e energia elétrica, a prática pode estragar o equipamento. Por isso, a lavagem manual é sempre recomendada nesses casos.

Como evitar o mau cheiro e as manchas de suor da roupa

Homem suado e cheirando a axila

Você sabe como tirar o odor de suor de suas roupas, mas sabe como evitar que ele tome conta delas? A seguir, confira dicas para evitar o odor de suor e, além disso, as manchas que podem vir com ele - tudo isso de maneira prática e eficiente para o seu cotidiano.

Enxugue o suor da roupa antes de colocar na lavanderia

Antes de colocar a roupa na lavanderia, é necessário garantir que o suor esteja seco. Para enxugá-lo, pendure a roupa ao ar livre ou use um secador de cabelos com jato frio diretamente sobre a área afetada.

As roupas com manchas e odores de suor devem receber ventilação antes e depois da lavagem. Uma boa dica é mantê-las penduradas em um varal sob a sombra por várias horas antes de recolhê-las e guardá-las na gaveta. Colocar roupas ainda molhadas de suor no cesto pode piorar o odor não só delas, mas de todas as outras.

Use tecidos naturais e respiráveis

O uso de tecidos naturais e respiráveis pode ser uma boa forma de garantir que o cheiro de suor em suas roupas seja menor. Sempre que possível, prefira camisetas cujo tecido é o mesmo das roupas de academia - no entanto, não se esqueça de seguir as instruções da etiqueta ao lavá-las.

Os tecidos respiráveis evitam a proliferação de bactérias causada pela umidade da pele e o atrito constante da axila com as roupas. Além disso, eles podem evitar o constrangimento de ter manchas de suor sob as suas axilas. Por isso, o seu uso deve integrar a sua lista de cuidados.

Use desodorante no lugar do antitranspirante

O antitranspirante é eficaz para impedir que você sue, mas justamente por isso ele também pode impedir a sua pele de respirar. Por isso, ao invés de recorrer a ele, caso você não sofra de hiperidrose, vale a pena considerar o uso de um desodorante, reaplicando-o quantas vezes forem necessárias para impedir que suas axilas fiquem malcheirosas.

Existem diversos tipos de desodorantes no mercado: em creme, roll-on, aerosol... Escolha a opção que mais lhe agrada e que você considere mais eficaz com base em sua experiência. Assim, você impede que a ausência de respiração de seus poros piore o cheiro de suor quando o antitranspirante não estiver fazendo mais o efeito necessário.

Aproveite estas dicas e tenha suas roupas livres do mau odor de suor!

Roupas limpas e dobradas em um fundo de madeira

Agora que você já sabe como tratar o odor de suor e removê-lo de suas roupas com eficiência, basta colocar as dicas em prática para evitar o constrangimento de perceber que está cheirando mal ao levantar os braços, abraçar alguém ou simplesmente se movimentar. Seguindo as dicas, você pode resolver o problema que o impede de realizar suas atividades.

Não se esqueça de que quadros de hiperidrose existem e devem ser tratados por um profissional. Por isso, se você sua excessivamente e se nenhum truque ou técnica elimina o mau cheiro de suor, procure um dermatologista: o problema tem solução.

Você também pode recorrer a desodorantes especiais para quem tem um odor de suor muito forte – e que são conhecidos por sua eficácia. Eles são vendidos em supermercados e farmácias de todo o país e funcionam bem.

Autor deste artigo

Ariane é estudante de filosofia e redatora freelancer, unindo sua paixão pela escrita nos estudos e na profissão.

Últimos posts


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Em busca do headset ideal para jogar seus games favoritos? Neste artigo, apresentamos os 22 melhores headsets gamers para 2024, como escolher e onde comprar!


Os 12 Melhores Notebooks de até 4.000 reais de 2024: Dell, Lenovo e muito mais!

Os 12 Melhores Notebooks de até 4.000 reais de 2024: Dell, Lenovo e muito mais!

Em busca do melhor notebbok para o seu orçamento? Neste artigo, apresentamos os 12 melhores notebooks até 4000 reais de 2024, como escolher e onde comprar!


Notebook Samsung é Bom? Lista com os 10 melhores modelos de 2024!

Notebook Samsung é Bom? Lista com os 10 melhores modelos de 2024!

Ainda não sabe qual notebook Samsung escolher? Confira neste artigo os melhores notebook Samsung, suas características e como escolher o modelo ideal para você!


Avaliações do Samsung Galaxy S23+: Preço, ficha técnica e mais!

Avaliações do Samsung Galaxy S23+: Preço, ficha técnica e mais!

Considerando comprar um Samsung Galaxy S23+? Confira neste artigo a ficha técnica do aparelho, vantagens e desvantagens e comparações com outros modelo!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Moda Artigos Esportivos