Fraldinha para churrasco: como cortar, preço, modo de preparo e mais!

Fraldinha para churrasco: como cortar, preço, modo de preparo e mais!

Veja neste artigo como fazer um delicioso churrasco utilizando a fraldinha. Confira também onde comprar a carne e seu preço.


Conheça a fraldinha para churrasco

Peça de fraldinha cortada com molhos

A fraldinha é um corte de origem bovina que vem do fraldão, localizado na região do abdômen do boi, próximo à costela. Também chamada de flank steak, sua estrutura é encoberta por uma capa de gordura e é constituída por fibras musculares mais grossas e longas.

Este corte possui um baixo teor de gordura e altos índices de proteína e ferro. Por isso, ela é considerada como uma carne magra e pode ser usada de diferentes formas na cozinha e principalmente no churrasco. Seja de qualquer maneira, este tipo de carne é muito suculenta e macia.

Além dessas características da carne, devido a seu ótimo custo-benefício, a fraldinha é bastante apreciada e consumida por muitas pessoas. Pela sua popularidade, você poderá encontrar esta peça em qualquer supermercado ou açougue perto de sua casa.

Continue lendo o artigo para saber mais sobre esta carne tão saborosa.

Como preparar fraldinha para churrasco:

Fraldinha na brasa

Por ser considerada como um corte magro do boi, a etapa de preparação da fraldinha é muito importante ao se fazer em um churrasco, já que se feita de forma errada pode deixá-la seca e dura.

Veja a seguir dicas e detalhes de como preparar o flank steak.

Escolha um bom corte

O primeiro passo da preparação da fraldinha é escolher uma boa peça. Para tanto, atente-se para as seguintes características: coloração, odor e textura da carne. Neste caso, para selecionar uma carne fresca, ela deverá estar com uma cor viva e avermelhada, sem odor e com uma consistência firme.

Para fazer um bom churrasco, além da aparência da carne, é sugerido que se compre a fraldinha red, isto é, um filé limpo e pronto para o preparo. Desta forma, você terá mais facilidade e praticidade no preparo da peça.

Como cortar a fraldinha

Corte a peça em tiras mais grossas, de aproximadamente dois a três centímetros de espessura. Deste modo, você irá manter a suculência e consequentemente o sabor da carne no momento de fazer na churrasqueira.

Outro ponto a considerar é de que no momento em que a fraldinha estiver crua, corte o pedaço no sentido das fibras da carne. Mas depois de assada, corte no sentido oposto ao da fibra. Assim a carne ficará mais suculenta e se desmanchará mais facilmente na boca.

Como amaciar a fraldinha

É possível amaciar o flank steak de duas maneiras distintas: no supermercado ou em casa. No momento em que estiver comprando a carne, você poderá solicitar ao açougueiro para que dê uma amaciada na peça. Assim, ele irá passá-la na máquina de preparador e amaciador próprio para bifes.

A segunda opção é fazer o processo dentro de casa. Para isso, você pode usar um martelo amaciador e bater na carne ou com uma faca afiada, fazer cortes rasos na superfície dela. Neste caso, faça os mesmos cortes na direção oposta, criando assim pequenos quadrados, em ambos os lados da peça.

Por que amaciar a carne?

A parte de amaciar a carne é importante, pois além de ajudar a peça a absorver a marinada e cozinhar mais uniformemente, fazer a marca no bife também ajudará a evitar que ele se enrole nas bordas enquanto estiver na grelha.

Temperando a fraldinha

Como a carne por si só já é bem saborosa, você pode fazer o tempero de forma bem simples usando apenas: azeite de oliva, sal e pimenta a gosto. No sal, opte pelo tipo grosso triturado, pois o sal grosso tradicional pode deixar a peça muito salgada. Caso você não encontre, é possível triturar o tradicional no liquidificador e utilizá-lo tranquilamente.

Para temperar, coloque a fraldinha em um refratário e pincele a carne com azeite. Em seguida, salgue e apimente a gosto. Depois disso, tampe a travessa e deixe marinar na geladeira. Por fim, duas horas antes de grelhar, retire o bife e deixe-o atingir a temperatura ambiente.

Modo de preparo

Primeiro, aqueça antecipadamente o grill ou a churrasqueira em fogo alto. No momento em que a peça estiver temperada e em temperatura ambiente, coloque o bife na grelha deixando por alguns minutos de cada lado apenas para selar a carne.

Em seguida, leve a fraldinha para a parte de cima da churrasqueira ou até a parte mais afastada da brasa e deixe-a assar por cerca de 15 a 20 minutos, até atingir o ponto desejado. Depois disso, tire a carne do fogo e deixe descansar por alguns minutos antes de servir. Isso irá fazer com que os sucos da carne se estabilizem, tornando-a mais macia.

Erros para não cometer na hora de preparar a fraldinha para churrasco:

Homem preparando churrasco

Existem alguns pontos de atenção que são extremamente importantes para você saber como manter a carne deliciosa no churrasco, como: não mexer constantemente a peça, manter a gordura e se atentar no distanciamento dos bifes.

Adiante, veja mais sobre como evitar estes erros.

Não fique virando muito a fraldinha

O primeiro erro durante o churrasco é virar constantemente a carne em cima da grelha para ela ficar cozida. Esse modo prejudica o sabor da peça, pois ao mexer na carne, ela perderá o suco existente entre as fibras. Por consequência, esse processo tende a deixar a carne mais seca e dura.

Para evitar isso, deixe a carne a cerca de 15 centímetros da brasa por alguns minutos de cada lado, apenas para selar a carne. Assim, você evitará que o suco saia de dentro da fatia. Em seguida, afaste a peça da brasa e deixe ela apenas assar normalmente.

Não retire a gordura

Na parte gordurosa é onde mais se concentra o sabor da carne, pois as moléculas aromáticas são repelidas pela peça e se tornam mais presentes na camada adiposa. Em outras palavras, a gordura faz com que o bife fique mais saboroso e mantenha sua suculência mesmo após cozido.

Neste caso, como a fraldinha é uma carne magra do boi, o ideal é manter a gordura da peça no momento do corte até a churrasqueira, para que ela mantenha suas propriedades. Caso contrário, a tendência é que ela resseque.

Distanciamento entre as carnes

O distanciamento entre as carnes na grelha é um ponto importante que irá influenciar na selagem e tempo de churrasqueira das mesmas. Neste sentido, quanto mais próximos os bifes estiverem um do outro, mais difícil será para o calor atingir a superfície da carne e maior o tempo de brasa deles.

Para evitar este erro, busque colocar algumas carnes por vez na grelha. Ao posicioná-las, lembre-se de deixar um espaço de 3 a 5 centímetros entre elas para que o fogo consiga atingir todas as laterais da carne.

Locais para comprar fraldinha e preço:

Peças de carne no açougue

Além do sabor, o preço da fraldinha é um fator muito importante para que muitas pessoas escolham esta carne na cozinha. Se comparada com a picanha, o valor chega a ser um terço inferior do que este pedaço mais nobre de carne.

A seguir, você encontrará onde comprar e os preços do flank steak.

Mercado

No mercado, você encontrará diversas opções de carnes selecionadas, com o peso calculado e embaladas a vácuo, prontas para serem cozidas. O mesmo ocorre para a fraldinha, já que você consegue encontrar fatias prontas em porções de 1 à 3 quilos ou até em bandejas de 500 a 600 gramas.

Em relação ao preço, ele irá variar de acordo com as diferentes marcas que comercializam estas carnes. Em média, entre as marcas mais comuns e populares do mercado, você encontrará valores de 35 a 40 reais o quilo da peça.

Açougue

Comprar carne nos tradicionais açougues pode ser uma opção mais vantajosa, pois alguns cortes de carne bovina chegam a custar 25% a menos do que nos supermercados. No caso da fraldinha, você irá encontrar ela por volta de 30 reais o quilo.

Todavia, para se comprar carne em açougue, o ideal é escolher algum lugar de confiança e bem higienizado. Desta forma, você comprará uma carne fresca, saudável e sem risco de qualquer tipo de contaminação.

Por que a fraldinha é apreciada no churrasco?

Fraldinha com legumes

A fraldinha é um pedaço privilegiado do boi que possui uma carne muito macia e saborosa. Além de leve e fácil preparo, ela é extremamente versátil na cozinha e combina com diversos tipos de acompanhamentos.

Veja abaixo mais detalhes desta incrível carne.

Característica da fraldinha

A fraldinha é uma carne magra pouco marmorizada, isto é, com poucas gorduras intramusculares. Com menos gordura entre as fibras, o preparo é bem importante para manter as propriedades naturais da peça, já que se ela passar do ponto, perderá a maciez e suculência.

Para manter os sucos da carne, é importante manter a gordura durante o seu preparo e também se atentar com o ponto dela. Nesta situação, a fraldinha fica melhor quando está mal passada ou entre mal passado e ao ponto.

Acompanhamentos para fraldinha

Como o prato principal dos churrascos são puramente proteínas, para equilibrar os sabores, o ideal é complementá-los com alimentos leves, frescos e ricos em fibra. Por isso, são ótimos os acompanhamentos tradicionais de farofa, arroz, vinagrete, legumes e folhas junto com a fraldinha.

Caso deseje incrementar ainda mais esta peça, é recomendável servi-las junto com cervejas ricas em malte, lúpus ou amargas. Além disso, o sabor deste pedaço de carne combina fortemente com chimichurri, batatas ou temperos aromatizantes como tomilho fresco, alho, limão e manteiga.

Prepare sua fraldinha para seu churrasco saboroso!

Homem cortando uma peça de fraldinha

Como vimos, a fraldinha ou também chamada de flank steak é uma carne localizada na região abdominal do boi e privilegiada por sua maciez e sabor. Por conta destas características ela é ideal para se usar na cozinha de diferentes formas: frita, assada ou grelhada.

Simples e fácil de fazer, um churrasco com a fraldinha é uma ótima forma para reunir os amigos e família em um final de semana. Além de seu sabor e praticidade, esta peça possui um ótimo preço se comparado com outros tipos de carne. Não obstante, ela é uma das favoritas para se fazer na brasa.

Por isso, aproveite estas dicas para comprar e fazer você mesmo um churrasco com esta saborosa carne bovina.

Autor deste artigo

Estudo Administração e adoro de praticar esportes e viajar. Além disso, me interesso em ler e aprender sobre temas relacionados a atividades ao ar livre e estilo de vida.

Últimos posts


Zamioculca: Como cuidar da planta, significado da sua flor e mais!

Zamioculca: Como cuidar da planta, significado da sua flor e mais!

Você sabia que a Zamioculca pode "chorar"? Confira nesse artigo essa e outras curiosidades, além dos cuidados necessários com a planta.


Os 10 Melhores Esmaltes de 2022: Impala, Risqué e muito mais!

Os 10 Melhores Esmaltes de 2022: Impala, Risqué e muito mais!

Está procurando pelos melhores esmaltes do mercado? Veja aqui quais os 10 melhores esmaltes de 2022 e confira como escolher o produto ideal para as suas unhas!


Os 10 Melhores Bastões de Caminhada de 2022: Guepardo, Trilhas e Rumos e muito mais!

Os 10 Melhores Bastões de Caminhada de 2022: Guepardo, Trilhas e Rumos e muito mais!

Quer conforto e estabilidade? Veja neste artigo um ranking com as 10 melhores opções de bastões de caminhada atualmente e dicas de como escolher o modelo ideal!


As 10 Melhores Sombras para Sobrancelhas de 2022: Ruby Rose, Max Love e mais!

As 10 Melhores Sombras para Sobrancelhas de 2022: Ruby Rose, Max Love e mais!

Quer a sobrancelha perfeita? Veja aqui dicas de como escolher a melhor sombra para sobrancelha e um ranking com as 10 melhores opções do mercado atualmente!


Os 10 Melhores Leite Condensado de 2022: Piracanjuba, Moça e muito mais!

Os 10 Melhores Leite Condensado de 2022: Piracanjuba, Moça e muito mais!

Quer fazer doces deliciosos? Veja neste artigo um ranking com as 10 melhores opções de leite condensado atualmente no mercado e dicas de como escolher o ideal!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


Internet e Conexão Perfume Ar e ventilação