Exercícios de coordenação motora: benefícios, tipos e muito mais!

Exercícios de coordenação motora: benefícios, tipos e muito mais!

Neste artigo, saiba mais sobre os principais exercícios para melhorar sua coordenação motora, os tipos, dicas e benefícios!


Exercícios de coordenação motora: melhorando sua precisão!

Pessoa treinando coordenação motora

A coordenação motora diz respeito a capacidade que o corpo possui de desenvolver os movimentos e executá-los, como correr, pular, escrever, desenhar, tocar um instrumento, entre outros. Dessa forma, quando a pessoa possui dificuldade em exercer movimentações, que dependem do sistema muscular, esquelético e sensorial, é indicado analisar as condições da coordenação motora.

Dessa forma, os exercícios com enfoque na coordenação motora são extremamente benéficos. Até mesmo para aquelas pessoas que buscam aprimorar suas habilidades, com maior precisão. Neste artigo você vai encontrar dicas de exercícios e compreender os benefícios dos mesmos. Também será destacado a importância de exercitar e quais os tipos de coordenação existentes. Confira!

Exercícios de coordenação motora

Realizar exercícios de coordenação motora é fundamental para aumentar a precisão e a agilidade da movimentação. Assim, facilitar a vida das pessoas que possuem dificuldade em realizar atividades rotineiras, e que, necessitam de equilíbrio, força e controle corporal. Veja abaixo uma lista completa de exercícios acessíveis que podem ser realizados por qualquer pessoa!

Caminhar em direções diferentes

Pessoa caminhando em casa

Este exercício possui a praticidade de poder ser realizado em qualquer ambiente, ao ar livre, em um parque ou até mesmo em sua casa. A caminhada em direções diferentes é interessante, pois aumenta a percepção do sujeito em relação ao seu próprio corpo.

Com isso, é recomendado que você estipule um número de passos que você vai caminhar para frente, depois fazer o mesmo andando para trás. Logo em seguida, faça a mesma movimentação para o lado esquerdo, depois para o lado direito. Também, aproveite da caminhada para mexer os braços, dobrar, esticar, levantar para o ar, depois abaixar.

Caminhar em linha reta

Mulheres ajudando uma senhora a caminhar em linha reta

A caminhada em linha reta pode parecer brincadeira de criança, mas é um ótimo exercício para prevenir quedas, devido a articulação do corpo para se manter equilibrado. Este exercício também pode ser realizado em qualquer tipo de ambiente, basta que tenha uma linha reta de rejunte de aproximadamente 5 metros.

É recomendado você andar colocando um pé em frente ao outro, seguindo a linha marcada no chão, e também, utilizando dos braços abertos na horizontal para manter o equilíbrio do corpo. Para aprimorar ainda mais esse exercício, você pode fazer a mesma movimentação, só que andando de costas para aumentar a percepção do corpo.

Equilíbrio em um pé só

Pessoa equilibrada em um pé só

Outro exercício muito prático que pode ser realizado rapidamente e em qualquer tipo de ambiente, é o equilíbrio em um pé só. Como o próprio nome já diz, este exercício aumenta a percepção do corpo em todas as movimentação que estão diretamente ligada ao equilíbrio.

Para realizá-lo, primeiro você vai ficar em pé com os pés lado a lado, depois você vai levantar uma única perna com o joelho para frente, por um período de 20 segundos. Após finalizado, repita o mesmo movimento com a outra perna. O indicado é realizar pelo menos quatro repetições com cada perna. Lembre-se de usar a parede ou uma cadeira de apoio, em caso de perder o equilíbrio.

Nadar

Pessoa nadando

A natação é um exercício e esporte que, além de auxiliar no desenvolvimento da coordenação motora, traz ótimos benefícios para o corpo, como condicionamento físico, resistência e fortalecimento muscular. Esta atividade requer um ambiente mais apropriado, pois tem o uso direto da piscina. Assim, quando realizada regularmente contribui para a agilidade nas tarefas do dia a dia.

O interessante do nado, é que ele trabalha todas as partes do corpo. Sendo assim, você treina para que o seu corpo movimente-se de forma coordenada executando o estilo do nado. Por isso é importante sempre treinar estilos diferentes de nado, para continuar impulsionando o corpo.

Pular corda

Pessoa pulando corda

Pular corda é um exercício muito simples e extremamente benéfico, somando positivamente o corpo de várias formas. Como o desenvolvimento da capacidade de movimentação, a melhoria na atenção, fortalecimento de diversos músculos, aumento da resistência física, entre outros.

É recomendado utilizar uma corda que tenha um metro a mais que a sua altura, também é importante utilizar de tênis confortáveis e que tenham amortecedores, para evitar o atrito direto com o chão. Consequentemente, criando possíveis lesões, por isso atente-se na hora de realizar este exercício. Outro ponto, procure começar com repetições leves e ir sentindo conforme o corpo reage.

Pintar

Pessoa pintando

Uma opção para pessoas que não gostam muito de praticar esportes e exercícios físico, é optar por atividades artísticas que envolvem exercícios motores e que são ótimos para a coordenação. Como o exemplo da pintura. Ela é um exercício para a coordenação motora que possui diversas variações, sendo executada por tintas, lápis, giz de cera, entre outros materiais.

O legal da pintura é que além de desenvolver a movimentação das mãos, ajuda no fortalecimento da criatividade e imaginação. Nesse sentido, utilizar materiais diferentes, como esponja para pintar telas, pode ser interessante. Essa variação faz com os músculos sintam a intensidade de cada tipo de movimento.

Dançar

Pessoas dançando

A dança é um exercício para coordenação motora completo, pois utiliza-se de todo o corpo para completar uma coreografia. O interessante da dança é que há uma gama de estilos e opções, sendo possível escolher o ritmo que você mais gosta. Assim, você passa a unir diversão e corpo em movimento.

Muitas pessoas pensam que não conseguem dançar por não terem habilidade corporal, mas isso é um erro muito recorrente. A dança quando realizada por um bom instrutor só tende a acrescentar, trazendo benefícios como melhor postura e maior consciência corporal. Tudo depende de treino e prática, com o tempo a sua coordenação se desenvolve e a movimentação passa a ser fácil, ágil.

Sobre os exercícios de coordenação motora

Mulher com boa coordenação motora

É importante ter um cuidado para realizar os exercícios de coordenação motora, citado nos tópicos anteriores. Além de realizá-los, é necessário compreender quais as consequências e benefícios trazem para o seu corpo. Dessa maneira, foi listado tópicos importantes que dizem respeito a saúde e desenvolvimento da coordenação motora. Veja abaixo!

Benefícios dos exercícios de coordenação motora

Os exercícios de coordenação motora ao serem realizados de forma correta, trazem inúmeros benefícios. Conforme a melhoria da organização dos músculos através dos exercícios, cria um encadeamento da tensão muscular automático, consequentemente economizando energia, dando rapidez e eficácia na movimentação.

Outro ponto visível é com a sincronização das unidades motoras há um aumento de potência muscular, sem ocorrer hipertrofia do músculo. Com os exercícios realizados de forma regular, também é possível alcançar uma ordem no recrutamento dos grupos musculares, que traz uma execução dos gestos de forma harmônica.

Importância de fazer os exercícios de coordenação motora

A coordenação motora por fazer partes de movimentação rotineiras, de coisas mais básicas como pegar algo, até mais complexas como realizar desenhos e pinturas. Por isso destaca-se a importância de realizar exercícios regularmente para manter os movimentos precisos, corretos e com pouco gasto de energia.

Além disso, é um ótimo agente para melhorar questões mais sérias, como caso de pessoas que são conhecidas como "desastradas", mas na verdade lhe faltam habilidade para realizar o movimento. Muitas vezes essas pessoas caem muito, tropeçam, derrubam coisas, o que pode ser ocasionador de acidentes.

Quem deve praticar exercícios de coordenação motora

Os exercícios de coordenação motora deve ser realizados por pessoas de todas as idades. Isso mesmo, todas as idades! Durante a infância eles são excelente para potencializar o desenvolvimento motor infantil, como praticar esportes, o ato de brincar, correr, montar quebra cabeças, realizar corte e colagem.

Já para adolescentes e adultos os exercícios citados neste artigo são uma ótima opção, podendo ser adaptados para idosos. Outro tipo de atividade interessante para adultos e idosos que possuem uma mobilidade mais reduzida, são realizar exercícios que isolam partes do corpo com movimentações simples, também o uso da hidroterapia e ginástica para idosos.

Profissionais que ajudam em problemas de coordenação motora

Primeiramente é importante consultar um neurologista, em casos mais graves, para compreender a causa da dificuldade e como proceder. No entanto, os profissionais mais procurados neste processo são os fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, eles realizam o trabalho mais complexo no aperfeiçoamento da coordenação motora.

O fisioterapeuta podem ensinar às pessoas exercícios específicos que podem ajudar a melhorar o equilíbrio, a postura e a coordenação. Esses exercícios podem ajudar as pessoas a caminhar mais normalmente e a funcionar mais independentemente. Os terapeutas ocupacionais auxiliam no sentido parecido, mas são procurados em casos mais graves, quando a pessoa apresenta algum transtorno.

Faça os exercícios de coordenação motora de modo gradativo

Os exercícios listados anteriormente são excelentes para o desenvolvimento da coordenação motora. No entanto, é necessário algumas recomendações para tornarem ainda mais eficientes. Uma delas é realizar os exercícios de forma gradativa, ou seja, deve-se iniciar os treinos com exercícios mais simples, repetições menores e leves.

Conforme você for aprimorando e se acostumando com a movimentação, aos poucos, você vai aumentando o nível de dificuldade, força e exigência da movimentação. Com a realização contínua você terá resultados gratificantes, alcançando níveis complexos e aumentando a precisão e controle dos movimentos.

Faça os exercícios coordenação motora regularmente

Os exercícios de coordenação motora trazem benefícios para saúde do corpo e da mente, como vimos anteriormente. Por isso, destaca-se a importância de manter uma rotina de exercícios com frequência e regular. Dessa maneira, crianças, adultos e idosos podem aprimorar a precisão da coordenação motora.

O interessante é não parar completamente, sempre tentar manter dias fixos durante a semana, para que o desenvolvimento perdure. Caso desregule, é possível que o resultado seja retrocedido e as dificuldades voltem.

Tipos de coordenação motora

Pessoa treinando coordenação motora

Para compreender quais os melhores tipos de exercícios de acordo com as suas dificuldades motoras, é necessário entender as diferenças que há entre as coordenações motoras. Pois não existe apenas uma especificidade, há divergências e complexidades que valem ressaltar. Segue abaixo!

Coordenação motora geral

A coordenação geral, como o próprio nome diz, é a capacidade que a pessoa tem de dominar seu próprio corpo e controlar todos os movimentos. Ou seja, a capacidade da pessoa de utilizar os músculos esqueléticos da melhor maneira possível.

Sua capacidade quando aprimorada auxilia as pessoas a realizarem movimentação básicas do cotidiano, como pular, andar, rastejar, entre outros. Dessa forma, destaca-se a importância de exercitar esse tipo de coordenação para manter equilíbrio e melhoria na qualidade de vida cotidianamente.

Coordenação motora específica

A coordenação motora específica diz respeito a capacidade da pessoa ao realizar movimentações mais específicas, que as gerais por exemplo, como chutar uma bola ou arremessar a bola de basquete na cesta. Para cada ação específica que o corpo realiza, é necessário estimular e aprimorar uma coordenação específica também.

Então quanto mais você treinar futebol, maior será sua habilidade com aquela coordenação motora em específico. Funciona da mesma forma para outras atividades específicas, como dança, arte, esporte. A prática regular desse tipo de coordenação motora, é excelente para pessoas que buscam aprimorar a precisão em atividades específicas nessas áreas.

Coordenação motora grossa

A coordenação motora grossa diz respeito as movimentações que fazem uso de grupos de músculos maiores. Como por exemplo, correr, pular, chutar, subir e descer escadas. Essas movimentações fazem parte das habilidades motoras fundamentais e contam com menor precisão. Logo, são movimentos que as pessoas possuem baixo nível de dificuldade.

As ações desta categoria podem ser desenvolvidas e aprimoradas com um plano de exercícios, como citado neste artigo, realizados de maneira regular. Servindo assim, para a prática de atividades físicas e esportes.

Coordenação motora fina

A coordenação motora fina é conhecida também como a coordenação "mão-olho", por se tratar da movimentação envolvendo pequenos músculos que estão no nosso corpo. Logo, é uma coordenação que envolve atividades mais dificultosas que requer treinamento e exercício, de maneira regular.

São movimentos mais delicados, que necessitam de maior precisão e eficiência em relação aos músculos. Dentre deles está a costura, escrita, recorte, acerto de alvo, bordado, pintura de tela e digitar. Ou seja, movimentos delicados, que geralmente são os que as pessoas possuem maior nível de dificuldade. Além de contar com uma maior atenção para ser realizado.

Os exercícios de coordenação motora podem ser praticados sempre!

Homem treinando coordenação motora

Os exercícios de coordenação motora podem, e devem, serem praticados sempre e regularmente. Como trazido neste artigo, os benefícios são inúmeros e as formas de realizá-los também. Sendo possível aperfeiçoar cada atividade para a sua idade, necessidade e demanda. Sendo assim, uma gama entre exercícios mais simples e mais complexos, dependendo de quais músculos serão utilizados.

Sendo assim, se você se considera uma pessoa que possui dificuldade com a coordenação motora e se acha "atrapalhada", os exercícios vão só somar para que você tenha mais controle, habilidade e precisão na hora de utilizar o seu corpo. Aproveite e pratique em casa, desenvolva as suas movimentações, das mais simples e rotineiras, para as mais complexas e artísticas!

Autor deste artigo

Psicóloga, bailarina e amante da natureza. Tenho apreço em atividades ao ar livre e uma boa leitura.

Últimos posts


Os 16 Melhores Presentes para Amigo Secreto de 2022: Mochila, livros e muito mais!

Os 16 Melhores Presentes para Amigo Secreto de 2022: Mochila, livros e muito mais!

Quer surpreender com o melhor presente para amigo secreto? Veja neste artigo dicas de como escolher o ideal e um ranking com as 16 melhores opções do mercado!


As 10 Melhores Máquinas de Estampar Camisetas de 2022: Pelegrin, Sun Special e muito mais!

As 10 Melhores Máquinas de Estampar Camisetas de 2022: Pelegrin, Sun Special e muito mais!

Em dúvida sobre qual é a melhor máquina de estampar camisetas? Veja dicas de como escolher a máquina ideal e uma seleção com os 10 melhores modelos de 2022!


Os 10 Melhores Fones com Cancelamento de Ruído: Soundcore, JBL e mais!

Os 10 Melhores Fones com Cancelamento de Ruído: Soundcore, JBL e mais!

Procurando um fone com cancelamento de ruído? Confira nosso artigo com as melhores dicas de como escolher o seu e os 10 melhores modelos disponíveis!


Os 10 iPhones com Melhores Câmeras em 2022: iPhone 13 Pro, iPhone SE e mais!

Os 10 iPhones com Melhores Câmeras em 2022: iPhone 13 Pro, iPhone SE e mais!

Quer a qualidade Apple para registrar momentos incríveis? Neste artigo, apresentamos os 10 iPhones com melhores câmeras em 2022, como escolher e onde comprar!


Os 20 Melhores Notebooks de 2022: Samsung, Dell e mais!

Os 20 Melhores Notebooks de 2022: Samsung, Dell e mais!

Em dúvida sobre qual é o notebook ideal para o que você precisa? Veja os 20 melhores modelos de 2022 e dicas de como escolher a opção mais adequada ao seu uso!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


Perfume Alimentação Saúde sexual Treinos Sapatos