Planta Érica: como cuidar, características, tipos e muito mais!

Planta Érica: como cuidar, características, tipos e muito mais!

Sabia que a planta Érica é muito utilizada no paisagismo? Encontre aqui diversas dicas de cuidados, espécies, principais características e curiosidades.


Conheça a belíssima planta Érica!

Flores da espécie Érica na cor rosa em um jardim.

A planta Érica, ou Falsa Érica, é originária da América do Sul, mais especificamente do Brasil. Com um cultivo ideal para jardins e canteiros, ela pode ser vista também sob cervas vivas e em jardineiras devido as suas características adaptáveis.

Trata-se de uma planta de porte pequeno, com folhas verdes e em formato de lança. Além disso, outro aspecto que acaba chamando a atenção para a planta Érica é o seu florescimento, que não conta com um período específico para acontecer.

Como podem ser cultivadas em vasos, elas se tornam interessantes para propósitos decorativos devido à sua beleza. Ao longo do artigo, mais detalhes sobre o cultivo da planta Érica, as suas espécies e especificidades serão comentados. Se você quer saber mais a respeito disso, continue a leitura.

Como cuidar da planta Érica

Ferramentas de jardinagem, bota azul e flores amarelas e roxas sobre a madeira.

Assim como todas as plantas, Érica possui algumas necessidades especiais em termos de solo, iluminação, podas e regas. Dessa forma, é importante conhece-los para fazer um cultivo adequado. Portanto, estes aspectos serão devidamente explorados na próxima seção do artigo. Confira a seguir, para saber mais a respeito da planta Érica.

Iluminação ideal para planta Érica

Devido à sua resistência a temperaturas mais elevadas, o que se justifica pelo seu surgimento no Brasil, a planta Érica lida bem com a luz solar, mesmo em cenários nos quais a incidência seja direta. Entretanto, caso o jardineiro não tenha um espaço com estas características para o cultivo, isso não será um problema.

Desde que a Érica receba algum tipo de iluminação, o que ajuda na sua nutrição e desenvolvimento, ela pode ser mantida à meia sombra sem que prejuízos sejam sentidos no seu cultivo. Essa não é uma planta muito exigente e, portanto, é bastante adaptável a várias realidades distintas.

Temperatura ideal para planta Érica

Em termos de temperatura, é importante destacar que as plantas Éricas se adaptam melhor aos climas quentes. Assim, podem ser cultivadas tanto à meia sombra quanto à luz direta do sol. Apesar de as altas temperaturas não representarem um problema para a Érica, existem outros fatores ligados ao clima que precisam ser observados.

Nesse sentido, vale ressaltar que a planta Érica não se dá bem com temperaturas baixas. Portanto, planta-la em áreas mais frias ou durante o inverno é algo que pode não funcionar com o jardineiro espera e que deve ser evitado quando for possível.

Rega da planta Érica

Outro ponto que faz com que as Éricas sejam plantas pouco exigentes é a sua baixa necessidade de regas. Assim, elas podem ser bastante espaçadas e não existe um cronograma pré-estabelecido. A periodicidade depende das observações do jardineiro, que deve ter atenção à umidade do solo para decidir quanto a planta Érica precisa ser regada.

Então, caso o solo apresente índices normais de umidade, não existe a necessidade de realizar uma nova rega. Conforme ele for se tornando mais seco, surge essa demanda visto que a Érica não se dá bem com solos com essa característica.

Solo ideal para planta Érica

Os solos ideais para o cultivo da Érica precisam ser férteis, visto que a planta só vai se desenvolver adequadamente em locais com essa característica. Portanto, uma forma de garantir que ela tenha os nutrientes que precisa é fazer a adubação do local com matéria orgânica, excelente para o crescimento da planta Érica.

Além disso, outro aspecto muito importante sobre solo é a questão da umidade. Essa planta precisa que essa característica seja constantemente conservada, mas o jardineiro deve ter atenção para não encharcar o local, o que pode causar o apodrecimento das raízes.

Adubos e substratos para planta Érica

A planta Érica precisa ser nutrida com regularidade para florescer e crescer adequadamente. Assim, um substrato bastante indicado para ela é o biomix. Além dele, também podem ser usados o húmus de minhoca, a farinha de osso e a torta de algodão, todos adubos orgânicos e que trazem todos os benefícios necessários para o cultivo.

Quando a planta ainda está em fase de crescimento, é recomendado o uso de adubo líquido, visto que as ramificações são baixas e, portanto, podem ser bastante difíceis de acessar, de forma que o substrato não será misturado por completo.

Floração da planta Érica

Uma vez que a planta Érica está devidamente crescida, ela não possui um período específico para a sua floração. Assim, as flores se fazem presentes o ano inteiro e a folhagem está sempre vistosa devido à sua resistência ao calor e à luz solar. Por essas características, ela é considerada uma planta ideal para jardins.

Vale ressaltar que uma característica interessante quanto às flores da planta Érica é o fato de que a sua coloração pode passar por algumas alterações ao longo do seu ciclo de vida. Em geral, elas são brancas ou lilases, mas podem ganhar outros tons.

Manutenção da planta Érica

Sem dúvidas, a planta Érica é uma das ornamentais menos exigentes. Além de suportar bem os climas quentes e a luz solar, ela também pode ser cultivada em uma infinidade de locais desde que se tenha atenção à umidade do solo e, no caso dos vasos, que sejam oferecidos os meios de drenagem.

Além disso, outro detalhe que faz essa planta ser de fácil manutenção é o fato de que ela não pode ser podada. Isso também destaca a importância de escolher um vaso que seja capaz de realmente acomodar a flor, visto que a alternativa posterior será a transferência para outro recipiente.

Vasos para plantar a planta Érica

A Érica é uma planta de porte pequeno e chega a no máximo 40cm. Portanto, não é necessário escolher vasos muito grandes para o cultivo adequado. Posteriormente, caso a necessidade se apresente, ela pode ser movida para um vaso maior. Para o plantio é preciso colocar pedras no fundo do recipiente, visto que elas auxiliam a drenagem.

Também é indicado que se faça uso de esterco de boi misturado com terra, encontrado com facilidade em lojas especializadas. Vale citar ainda que é muito importante deixar um espaço na borda do vaso para acrescentar pedrisco, algo que ajuda a manter a umidade do solo.

Poda da planta Érica

A planta Érica não exige tantos cuidados e isso facilita bastante o cuidado com ela. Nesse sentido, vale ressaltar que algo comum a outras espécies não pode ser realizado de forma alguma com a Érica: a poda. Isso acontece porque devido ao seu porte pequeno, elas não costumam resistir bem a isso. Portanto, caso sejam podadas, as plantas Éricas podem acabar morrendo.

Principais pragas e doenças da planta Érica

A resistência da planta Érica faz com que seja muito difícil um jardineiro precisar enfrentar situações nas quais as pragas e doenças aparecem. Entretanto, é interessante destacar que existe um problema bastante frequente e que merece a atenção de que se dispõe a cultivar essa planta: o apodrecimento das raízes.

Isso pode acontecer em ocasiões nas quais a irrigação for excessiva. Logo, se existe um ponto no cuidado com a planta Érica que mina a sua resistência e pode acabar prejudicando um cultivo que é bastante facilitado, esse ponto é a irrigação. Então, vale ficar atento à questão.

Propagação da planta Érica

A propagação da planta Érica pode ser feita através de sementes, processo considerado natural, ou através de mudas e estacas previamente preparadas para este propósito. Independente da forma escolhida, a Érica deve ser plantada no começo da primavera, de forma que não tenha dificuldades para se adaptar ao solo.

Em geral, não é muito difícil conseguir mudas ou sementes da planta para a propagação. Elas são vendidas tanto em floriculturas físicas quanto em lojas online. Portanto, basta que o jardineiro escolha qual opção se adapta mais às suas condições de plantio.

Como fazer mudas da planta Érica

Embora as mudas da planta Érica possam ser encontradas com facilidade em floriculturas, caso o jardineiro deseje fazer a sua própria, o processo é bastante simples. Basta que ele recolha as sementes e semeie todas elas em caixotes ou bandejas próprias para essa finalidade. Esses recipientes devem conter o substrato adequado para a Érica.

Após a semeadura, é preciso manter o solo úmido e a bandeja precisa ficar na sombra. Quando a muda tiver cerca de 10cm é chegado o momento de transplantá-la para vasos unitários ou sacos, a depender da vontade do jardineiro.

Conheça o ciclo de vida da planta Érica

O ciclo de vida da planta Érica é perene. Isso significa que ela possui uma vida superior a dois anos, sendo considerada uma planta bastante durável. Esse tipo de ciclo de vida revela plantas que diferem quanto à sazonalidade e ainda apresenta algumas características específicas.

Portanto, a durabilidade é outro fator que faz com que as plantas Éricas sejam ideais para jardins, especialmente quando se fala sobre pessoas que ainda não tem muito conhecimento a respeito do cultivo. Como não exigem cuidados especiais, as chances de que o plantio dê certo são bem altas seguindo as especificações indicadas para solo, luminosidade e temperatura.

Os tipos de planta Érica

A planta Érica é originária do Brasil e pertence à família Ericaceae. Atualmente, tem-se mais de 700 espécies desse gênero no território nacional, entre as quais se destacam a torga, a queiró e a urze. Assim, elas serão comentadas em maiores detalhes na próxima seção do artigo. Continue a leitura!

Érica lusitanica – Torga

Planta Erica lusitanica na cor branca em um jardim.

A Érica lusitanica, como o próprio nome sugere, é a versão da planta que pode ser encontrada em Portugal. Normalmente é usada para fins ornamentais e em jardins, exatamente como as outras espécies da planta. Em termos de características, é possível afirmar que esta espécie é coberta por uma folhagem densa e verde e as flores aparecem entre elas.

Apesar da sua origem portuguesa, atualmente a Torga pode ser encontrada em outras áreas do mundo, nas quais foi naturalizada. Entre essas se destacam a Nova Zelândia, a Austrália e algumas Ilhas Britânicas. Ademais, são vistas em locais quentes dos Estados Unidos.

Érica cinerea

A Érica cinerea é uma planta com flor que pertence à mesma família da versão brasileira. Também é conhecida como Urze-roxa e considerada um arbusto devido ao seu porte. O seu surgimento aconteceu na Europa Central e pode ser encontrada também em alguns locais da Europa Ocidental, como Portugal.

Pode chegar a medir até 60cm de altura. E além disso, possui folhas lineares, ramos cinzentos e lenhosos. As suas folhas são verdes e as suas flores solitárias. Em geral, se reúnem de forma variável nos ramos e possuem coloração violeta, rosada ou avermelhada. São encontradas em áreas de clima temperado e com solos úmidos.

Erica ciliaris – Queiró

Planta da espécie Erica ciliaris cultivada em um jardim.

A Erica ciliaris é encontrada nas Ilhas Britânicas. Cresce em média 60cm e possui folhas longas e felpudas. Além disso, conta com ramos de flores cor de rosa. A planta se espalhou pela Europa a partir de Portugal e atualmente é comum em vários locais do continente, como a França e a Espanha, além do já citado Reino Unido.

Gosta de climas úmidos e, em geral, possui um cultivo muito similar à versão brasileira dessa espécie. A Queiró também está presente em algumas regiões da Irlanda, local na qual foi introduzida por volta de 2002.

Erica arborea – Urze

Planta da espécie Erica arborea cultivada em um jardim.

Conhecida popularmente pelo nome de Urze, a Erica arborea normalmente é classificada como um arbusto ou como uma árvore de porte pequeno. A sua altura máxima é de 4m e ela é uma planta de ciclo de vida perene.

Pode acabar formando verdadeiras florestas em regiões montanhosas, especialmente se tiver uma fonte de água próxima. Nesses locais, tende a crescer mais e atinge cerca de 7m. As suas folhas são lineares e as suas flores se apresentam em forma de uma corola larga, que conta com coloração branca. Em geral, tem preferência por solos com pH ácido.

Características e curiosidades da planta Érica

Mulher segurando um vasa de planta da espécie Érica, em um fundo cinza.

A planta Érica é pouco exigente. O seu cultivo é facilitado até mesmo para jardineiros que não possuem muita experiência. Atualmente, ela é usada para fins decorativos devido à sua beleza e pode ser encontrada no interior das casas. Saiba mais sobre essas e outras características da espécie, a seguir:

Os benefícios da planta Érica

Os principais benefícios da planta Érica estão ligados à sua facilidade de cultivo. Ela não exige muitos conhecimentos do jardineiro, tornando-se perfeita para quem está começando a se dedicar a essa atividade. Pode ser mantida em locais com luz solar direta ou mesmo à meia sombra. Além disso, sobrevive a temperaturas elevadas.

Vale ressaltar ainda a sua versatilidade de usos ornamentais. Assim, a Érica pode ser cultivada tanto diretamente no chão e em jardins quanto plantada em vasos e mantida no interior das residências, algo que tem acontecido bastante recentemente.

Planta Érica é de fácil cuidados

Cuidar da planta Érica é uma tarefa bastante simples. Claro, existem alguns pontos que exigem a atenção do jardineiro, mas, em geral, eles não demandam grandes esforços. Assim, entre os cuidados que precisam ser tomados está a questão da umidade do solo. Ela precisa ser conservada para que a Érica se desenvolva de forma adequada.

Portanto, são necessárias regas, fora outros cuidados mencionados anteriormente. A planta não costuma exigir muito e se adapta com facilidade a quase qualquer realidade, mas não se dá bem com climas frios e com solos secos, que podem causar a sua morte.

Como utilizar a planta Érica na decoração

Atualmente, a planta Érica tem sido percebida como ornamental. Isso acontece devido à sua altura, visto que ela atinge no máximo 60cm e, portanto, pode ser plantada em vasos e usadas em interiores. Além disto, tem sido muito cultivada para o paisagismo, devido à sua adaptabilidade a qualquer espaço.

Em geral, ela aparece associada a outras plantas quando ocupa os jardins, o que ajuda a compor um visual ainda mais interessante. Mas também pode ser usada sozinha e vai conseguir chamar a atenção devido à sua beleza. Logo, para quem gosta de decoração sustentável, é interessante cultivar a planta Érica.

Veja também os melhores equipamentos para cuidar da planta Érica

Neste artigo apresentamos informações gerais e dicas de como cuidar da planta Érica, e já que entramos nesse tema, também gostaríamos de apresentar alguns de nossos artigos de produtos de jardinagem, para que você cuide cada vez melhor de suas plantas. Confira abaixo!

As 10 melhores mangueiras de jardim de 2022: Flexzilla, Tramontina e muito mais!

https://portalvidalivre.com/articles/2088

Em busca de uma mangueira de jardim? Confira neste artigo as 10 melhores do mercado, juntamente com dicas de como escolher que vão auxiliar na sua compra!

Os 10 melhores kits de jardinagem de 2022: da Tramontina, NOLL e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1041

Pensando em comprar um kit de jardinagem e se aprimorar nessa atividade? Confira aqui os melhores modelos disponíveis no mercado e dicas de como escolher!

As 10 melhores tesouras de poda de 2022: Tramontina, Vonder e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1523

Você quer comprar uma tesoura para jardinagem mas não sabe qual escolher? Confira a seguir o ranking com os 10 melhores modelos de tesouras!

Deixe o seu ambiente mais belo com a planta Érica!

Flores da espécie Érica na cor rosa em grandes vasos elegantes.

A planta Érica é originária do Brasil e se adapta bem a quase todas as regiões do país. Isso acontece devido à sua resistência às temperaturas altas e à luz solar, o que a torna resistentes a esses aspectos.

Aliás, trata-se de uma planta que não exige muitos cuidados do jardineiro, sendo perfeita para as pessoas que estão começando a aprender as técnicas e desejam algo simples e bonito para as suas primeiras tentativas.

Vale ressaltar que a beleza das plantas Éricas faz com que elas sejam usadas para fins decorativos e ornamentais, tanto em interiores quanto em ambientes externos e no paisagismo. Logo, se você está em busca de uma forma de decoração que seja bonita e sustentável. Aproveite as dicas ao longo do artigo para começar a cultivar a Érica na sua casa.

Autor deste artigo

Últimos posts


Galaxy S21 FE VS S23: Vantagens, Desvantagens e Muito Mais!

Galaxy S21 FE VS S23: Vantagens, Desvantagens e Muito Mais!

Em busca do smartphone Galaxy S ideal? Neste artigo, apresentamos uma análise do Galaxy S21FE e o Galaxy S23. Compare as características e escolha o seu!


Os 10 Melhores Corretivos para Olheiras em 2024: Maybelline, Ruby Rose e mais!

Os 10 Melhores Corretivos para Olheiras em 2024: Maybelline, Ruby Rose e mais!

Quer acabar com as olheiras, mas não sabe qual melhor corretivo comprar? Veja todas as dicas para escolher o ideal e um ranking com os melhores modelos de 2024!


Os 10 Melhores Botox Capilares de 2024: Portier, Forever Liss e muito mais!

Os 10 Melhores Botox Capilares de 2024: Portier, Forever Liss e muito mais!

Buscando o melhor tratamento para deixar os cabelos lindos e bem tratados? Neste artigo, apresentamos as melhores opções de botox capilar para você arrasar!


Os 10 Melhores Hidratantes Infantis de 2024: Johnson's, Mustela e muito mais!

Os 10 Melhores Hidratantes Infantis de 2024: Johnson's, Mustela e muito mais!

Neste artigo, confira muitas dicas e informações a respeito de hidratantes infantis, as 10 melhores opções do mercado e como escolher o ideal para seu pequeno!


As 10 Melhores Marcas de Tênis de 2024: Nike, Adidas, Puma e Mais!

As 10 Melhores Marcas de Tênis de 2024: Nike, Adidas, Puma e Mais!

Pensando em comprar um tênis novo, mas não sabe qual? Confira aqui como escolher a melhor opção para você e as 10 melhores marcas de tênis da atualidade!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


Doces e sobremesas DIY Cuidados automotivos