Cymbidium: espécies, como cuidar e mais destas orquídeas!

Cymbidium: espécies, como cuidar e mais destas orquídeas!

Sabia que a Cymbidium simboliza a amizade pura? Confira neste artigo as principais informações sobre o gênero, cuidados, diferentes espécies e curiosidades.


Cymbidium: gênero de orquídeas que possui muitas espécies!

Flor da espécie Cymbidium na cor rosa em um jardim.

As orquídeas são conhecidas pela sua surpreendente beleza e variedade de suas flores e, por isso, se encontram entre as plantas mais desejadas pelos consumidores brasileiros. O gênero de orquídea Cymbidium é um dos mais populares na cultura hoje e está entre os mais fáceis de cultivar em ambientes internos.

A maioria das espécies são classificadas como epífitas e você pode encontrá-las em seu ambiente natural no norte da Austrália, bem como na Ásia subtropical. No entanto, hoje é possível se deparar com um grande número de subespécies desta cultura e milhares de híbridos estão disponíveis. Escolha uma orquídea com muitos botões fechados e você desfrutará de várias semanas de flores.

A Cymbidium é uma flor elegante e versátil devido às suas belas flores, extensa paleta de cores e variedade de formas, e que, além disso, prospera promissoramente em climas moderados. Para tanto, continue lendo para saber mais sobre o cultivo desse interessante gênero de orquídeas.

As espécies de Cymbidium mais famosas

Para muitos cultivadores de orquídeas, as diferentes espécies de orquídeas possuem uma atração especial e, não menos quando se trata das espécies de Cymbidium. As Cymbidium se destacam, pois, muitos produtores apreciam a sua beleza natural, as formas de flores variadas, além da variedade tamanho, hábitos e épocas de floração.

Para quem pretende adicionar espécies de Cymbidium à coleção, há uma série de espécies que fornecem um ponto de partida ideal devido à sua disponibilidade geral e as características que se adequam aos ambientes e gostos compatíveis. Portanto, leia a seguir sobre algumas das variedades desse amplo gênero de orquídeas.

Cymbidium aloifolium

A Cymbidium aloifolium foi a primeira espécie de Cymbidium conhecida na Europa. Essa variedade é apreciada por seu hábito de espiga em forma de cascata e pela exclusividade das cores de suas flores, que exibem uma listra bordô sobre uma cor de base creme.

A planta mede entre 25 e 60 cm de comprimento e suas folhas têm cerca de 3 cm de largura. Ela floresce do final do inverno até a primavera, com ramos pendentes e arqueados carregando de 10 a 30 flores.

Cymbidium canaliculatum

A Cymbidium canaliculatum é uma variedade encontrada na Austrália ocidental. É interessante pontuar que, em alguns de seus habitats, as temperaturas de verão superam os 38ºC com umidade muito baixa e as temperaturas de inverno caem abaixo de zero.

A Canaliculatum geralmente é encontrada crescendo em galhos ocos ou troncos de árvores, onde suas raízes penetram na madeira decomposta e frequentemente atingem um comprimento considerável. Todavia, considera-se que o fato de que as raízes são protegidas do calor, permite que ela sobreviva e prospere em condições adversas.

Isso também demonstra a resistência da espécie, uma vez que, a Cymbidium canaliculatum responde bem ao cultivo e, quando bem estabelecida, pode estar exposta ao sol e resistir às geadas do inverno. Esta variedade frequentemente cresce para formar grandes aglomerados de pseudobulbos com duas a seis folhas amplas, rígidas e grossas.

Apresenta de 10 a 50 cm de comprimento, além de 2 a 4 cm de largura. Seus racemos podem ser tanto eretos como pendentes e, podem produzir até 60 flores extremamente variadas. Suas cores variam do verde, marrom, roxo, vermelho opaco, ou até uma combinação dessas cores, podendo haver ou não manchas.

Cymbidium dayanum

Embora as flores da Cymbidium dayanum sejam mais esguias e estreladas do que amplas e abertas, esta variedade se destaca pelas cores atraentes, sendo de cor branco-marfim adicionado de interessantes linhas vermelhas nas pétalas e sépalas.

A Cymbidium dayanum produz plantas espécimes facilmente e pode render várias hastes de cada bulbo. Além disso, é capaz de carregar até vinte flores com 40mm de diâmetro. Ressalta-se que, a Dayanum não é uma planta de grande crescimento, para tanto, uma espécime pode ser facilmente cultivada em um vaso pequeno de maneira a facilitar sua manutenção.

É de referir que, a Cymbidium dayanum é uma das espécies tolerantes ao calor e, dessa forma, enfrenta facilmente os verões mais quentes. No entanto, cuide para que a planta não sofra queimaduras solares e que, durante os meses mais quentes do ano, receba bastante água.

Cymbidium insigne

Considera-se que a descoberta da Cymbidium insigne foi provavelmente uma das espécies mais influentes na prática de hibridações de orquídeas Cymbidium. Sua aparência demonstra altas hastes florais e eretas, com flores de médio a grande porte que podem enumerar vinte ou mais.

Além de existir uma variedade de cores, suas flores normalmente exibem a cor rosa de tons variados, com labelos brancos manchados de vermelho-púrpura. Esta é uma espécie chamativa e gratificante de cuidar.

Como cuidar do gênero Cymbidium

Ferramentas de jardinagem e flores sobre uma madeira rústica.

Existem alguns fatores que influenciam no crescimento e desenvolvimento das orquídeas Cymbidium, como a água, a luz e outras condições. A alteração desses fatores também altera a correlação entre eles, desequilibrando o desenvolvimento e a longevidade da planta. Para melhores resultados, requer atenção especial no cultivo e manutenção da planta. Para isso, se atente aos cuidados que listamos a seguir:

Solo para Cymbidium

As Cymbidiums são orquídeas semi-terrestres e, dessa forma, crescem naturalmente em húmus argiloso, lançando raízes final no solo. Para tanto, as orquídeas Cymbidium se adequam sem muita dificuldade para as condições que são facilmente reproduzidas em casa.

Isto é, uma mistura para envasamento orgânico, rica e solta, mas que também possua uma rápida drenagem. Para isso, a maioria dos produtores recomenda o uso de uma combinação de casca de abeto, perlita, e algum material orgânico solto para orquídeas Cymbidium.

Como regar a Cymbidium

Certifique-se de manter o solo uniformemente úmido da primavera ao verão, ou seja, durante a estação de crescimento. Durante a floração do inverno, reduza a rega e regue apenas o suficiente para evitar que o interior do solo de envasamento seque.

E, lembre-se que, quanto mais a água for pura, mais saudáveis serão as plantas. Isso porque, os sais acumulados da água da torneira podem causar danos, como o perecimento das folhas. Para tanto, você poderá usar água filtrada, destilada ou mesmo da torneira após reservá-la num balde ou recipiente por um ou dois dias.

Adubo e substrato para Cymbidium

Você pode fazer uso de um fertilizante fraco para orquídeas. A aplicação pode ocorrer bimestralmente durante a estação de crescimento. Para tanto, evite a aplicação de adubos e fertilizantes enquanto a Cymbidium estiver descansando.

Além disso, recomenda-se evitar fertilizantes com alto teor de nitrogênio, pois embora possa causar o rápido crescimento da folhagem, em contrapartida, poderá comprometer a floração da orquídea.

Iluminação ideal para Cymbidium

Durante a estação de crescimento, posicione suas plantas de orquídea Cymbidium de modo que elas recebam bastante luz. No entanto, certifique-se de mantê-las protegidas do sol forte e direto durante o verão, pois a exposição pode queimar as folhas.

Para tanto, algumas horas de sol matinal combinadas com o sol indireto da tarde, são ideais. Sob as condições de luz adequadas, as folhas devem apresentar uma cor voltada ao verde-maçã em vez de verde escuro. Considere, que uma planta verde-escura pode não estar recebendo luz solar suficiente.

Temperatura e umidade ideais para Cymbidium

Normalmente, as orquídeas Cymbidiums são consideradas mais tolerantes ao frio em relação a algumas outras orquídeas populares. Considere que as condições ideias podem variar de acordo com a espécie.

Para tanto, algumas variedades maiores de Cymbidium exigem um período frio para florescer. Enquanto que, as variedades menores não são tão dependentes do frio. Dessa forma, a temperatura média está entre 15~24ºC.

Apesar disso, as orquídeas Cymbidium são conhecidas por resistir a temperaturas frias de congelamento ao mesmo tempo que também pode suportar o calor do verão sem murchar. Ao ar livre, esse gênero de orquídeas pode tolerar a maioria dos níveis de umidade, com exceção dos climas mais secos.

Dentro de casa, exige um nível de umidade em torno de 40% a 60%. Caso seja necessário aumentar a umidade, posicione o vaso da planta sobre uma bandeja de seixos cheia de água. Mas, certifique-se de que o solo da planta não esteja em contato com a água.

Propagação da Cymbidium

Assim como a propagação de outras orquídeas, a propagação da Cymbidium também é feita através da divisão. Dessa forma, caso as plantas aparentam terem crescido demais, como quando ultrapassam a lateral do vaso. Você pode retirar a planta e se necessário, dividi-la para seguir os passos de replantio. Considere que sempre deverá haver ao menos dois brotos de pseudobulbo.

Doenças e pestes comuns da Cymbidium

Normalmente, uma orquídea Cymbidium estável com os cuidados do cultivo em dia, deve ser resistente à maioria dos insetos e doenças. No entanto, como acontece com todas as orquídeas, existem riscos relacionados à cochonilhas, pulgões, escamas e outros insetos.

Para tanto, procure tratar o mais rápido possível para não comprometer a planta. Alguns você pode eliminar com a mão ou limpando suavemente as folhas com um pano úmido. Caso seja necessário, recorra aos produtos inseticidas, seguindo as instruções do rótulo.

Como replantar a Cymbidium

A maneira mais fácil de realizar o replantio da sua orquídea Cymbidium é através da propagação por divisão. Para isso, divida-as após a floração, com o auxílio de uma faca esterilizada para cortar o rizoma. As divisões devem ter ao menos 2 brotos de pseudobulbo cada e algumas raízes anexadas.

Plante-as em vasos cheios de composto úmido para orquídeas. Em conseguinte, não regue por pelo menos três semanas, usando um borrifador com água apenas para impedir que a planta seque completamente.

Assim que as raízes começarem a se formar, você poderá retomar a rega normal. Você poderá posicionar uma estaca no vaso de modo e amarrar a planta frouxamente a fim de apoiá-la.

Poda da Cymbidium

Para a realização da poda da orquídea Cymbidium, certifique-se de, a princípio, deixar as flores sozinhas logo após a floração, pois à medida que as flores murcham, elas produzem nutrientes para a próxima exibição de flores.

Além disso, as orquídeas se beneficiam de ter o caule cortado 2,5 cm após o esmorecimento de todas as flores a fim de permitir o crescimento de plantas novas e saudáveis. Você também pode eliminar as raízes mortas que estão saindo do topo do vaso. Identifique-as pela característica oca, de tonalidade cinza e marrom e textura macia e ressecada.

Manutenção da Cymbidium

A manutenção da orquídea Cymbidium diz respeito à oferta do ambiente ideal para seu crescimento e propagação, assim como o replantio e divisão para outros recipientes quando necessário.

Além disso, você pode se atentar em retirar as folhas mortas ou doentes que frequentemente se soltam da planta quando tocadas levemente, no entanto evite puxar ou rasgar as folhas.

Ademais, procure limpar as folhas com a ajuda de um pano úmido para limpá-las. Apesar das orquídeas Cymbidium exigirem alguma atenção em sua manutenção, é também considerada uma das variedades mais fáceis de cuidar.

Como fazer mudas da Cymbidium

Existem algumas formas de você conseguir fazer mudas de orquídeas que, porém, dependem da espécie de orquídea que você está lidando. Para tanto, tenha em mente que a orquídea Cymbidium é normalmente multiplicada a partir do método de divisão de touceiras com a finalidade de retirar as mudas.

Para isso, basta separar da planta mãe ao menos dois bulbos, evitando sacrificar a planta-mãe e não danificar as raízes ao retirar a muda.

Haste floral da Cymbidium

Quando colocadas em uma posição adequada, as orquídeas Cymbidium logo produzirão a haste floral. Essas hastes aparecerão próximo a base da planta e normalmente são grossas e brilhantes na aparência. À medida que a haste floral se desenvolve, elas se tornam bastante pesadas, portanto, em alguns casos, algum suporte será necessário.

Para isso, você pode utilizar estacas finas, com um laço no final para permitir a amarração. À medida que as hastes florais se desenvolvem, elas começam a mostrar alguma cor, até que as flores abram. Nesse estágio, as plantas poderão ser levadas para dentro por uma ou duas semanas, a fim de que suas flores possam ser apreciadas.

Sobre o gênero Cymbidium

Flores da espécie Cymbidium na cor branca em um jardim.

A Cymbidium é uma das orquídeas mais antigas em cultivo e existem cerca de 50 espécies e milhares de cultivares para escolher. Para tanto, as orquídeas exibem lindas flores nas mais variadas cores, ao longo de um extenso período de tempo e, garantem um toque interessante a qualquer interior. Continue lendo para conhecer mais esse exuberante gênero de orquídea.

Floração da Cymbidium

Você será facilmente seduzido pelas elegantes flores da orquídea Cymbidium que desabrocham por 4 a 12 semanas entre o inverno e a primavera. Para tanto, as Cymbidium florescem uma vez por ano e, os picos das flores são iniciados pelas temperaturas mais frias do dia e da noite. Portanto, com os devidos cuidados, podem durar várias semanas.

As flores da Cymbidium surgem em uma grande variedade de cores. Considere que, uma orquídea Cymbidium saudável poderá recompensá-lo com picos de flores ano após anos, por muitos anos de cultivo. Assim que as flores caírem e terminarem seu período de floração, o caule da flor pode ser cortado até a base.

Características físicas da Cymbidium

A maioria das espécies do gênero Cymbidium são terrestres, ocorrendo na natureza desde o nível do mar até cerca de 3000 metros. Algumas espécies são plantas epífitas, que empoleiram-se em galhos e troncos de árvores. A Cymbidium se caracteriza por abranger plantas grandes com folhagem semelhante à tiras e longos ramos de flores vistosas que ocorrem em abundância.

As Cymbidiums possuem pseudobulbos grandes e redondos. E, quanto às raízes, são grossas, carnudas e abundantes. Hoje, existe também uma variedade de miniaturas híbridas da orquídea Cymbidium.

Cymbidium no paisagismo

Antes de adicionar uma orquídea Cymbidium na paisagem, considere que esse gênero de planta aprecia uma posição protegida do sol forte, ventos fortes e geadas diretas. Para tanto, o ambiente ideal deve ser quente, arejado e claro. As varandas e pátios são excelentes quando cobertos.

Quanto ao aspecto visual, o crescimento das espécies de Cymbidium podem variar tanto para cima, como pendente, formando um efeito cascata interessante para a criatividade da decoração.

Dessa forma, não é incomum encontrar a orquídea Cymbidium em diversos cômodos de um ambiente, seja como elemento de composição decorativa ou como ponto focal de todo o design, algo que de certo será muito interessante, uma vez que, essa é uma planta de muitas cores.

Significado da Cymbidium

A origem da palavra Cymbidium vem do grego. Cymbidium é derivada da palavra grega “Kymbos”, que por sua vez significa “barco”. Isso porque o lábio da flor parece um pouco com um barco, sendo assim que o gênero Cymbidium recebeu seu nome.

Para além disso, considera-se que Cymbidium simboliza a amizade pura, que é valorizada e respeitada. Não à toa, o ato de dar a flor é visto como uma honra, além de recebê-la. É por isso que a orquídea Cymbidium é um presente popular para os bons amigos na China.

Ciclo de vida da Cymbidium

As orquídeas Cymbidium possuem o ciclo de vida perene, ou seja, é uma planta longeva. Seu ciclo de vida se divide entre a fase de floração, que se entende do final do outono ao inverno, mantendo suas flores até a primavera. A fase de crescimento acontece da primavera até o início do outono. E então, a dormência, do outono ao inverno.

Preço médio e onde comprar a Cymbidium

Colecionadores optam por adquirir orquídeas através de produtores. Para isso, a melhor forma de contatá-los, pode ser frequentando exposições, ou mesmo eventos ligados ao assunto. Além disso, você também pode encontrá-las em orquidários, em floriculturas da cidade, ou mesmo na internet.

Apesar disso, há quem diga que a internet não é uma maneira segura de adquirir uma boa espécime. Quanto ao preço médio, é possível encontrar mudas que variam de R$20,00 a R$50,00, ou adulta que pode variar de R$38,00 a R$80,00.

Como plantar Cymbidium

Belas flores da espécie Cymbidium no vaso, em um fundo branco.

As orquídeas Cymbidium podem ser cultivadas em vasos e recipientes, diretamente no solo ou presas em troncos de árvore. Para tanto, podem ser facilmente divididas durante o replantio na primavera e, durante o verão, as Cymbidium crescerão rapidamente, formando novos pseudobulbos com folhas compridas no topo.

Para tanto, escolha o ambiente ideal que você deseja plantar sua orquídea Cymbidium e não deixe de aproveitar nossas dicas dos próximos tópicos.

Como plantar Cymbidium no solo

A orquídea Cymbidium é comumente cultivada em vasos ou suspensas em árvores. No entanto, também pode ser cultivada diretamente no terreno, desde que o solo tenha uma excelente drenagem.

Adicione mistura para envasamento adequada para Cymbidium caso o solo seja um pouco pesado. Se cultivada adequadamente, com o tempo, a Cymbidium pode prosperar em 12 ou mais hastes de flores.

Como plantar Cymbidium no vaso

Cultivar a Cymbidium em vasos e recipientes pode ser uma boa escolha, pois aumenta o fluxo de ar como também ajuda a manter lesmas, caracóis e outros insetos longe da planta. Lembre-se de aperfeiçoar o solo de envasamento de maneira que promova boa drenagem.

Se você replantar sua orquídea, aproveite para seguir nossos passos de como replantar a orquídea Cymbidium e certifique-se de realizar essa tarefa no início de outubro, quando a floração terminar.

Como plantar Cymbidium no tronco da árvore

Escolha uma árvore que tenha bastante movimento de ar e as condições de luz sejam adequadas para a orquídea Cymbidium. Em seguida, prenda a orquídea no lado sul do tronco da árvore. Amarre a orquídea o mais alto possível, mas evite que seja uma área onde ela seja sombreada pelos galhos da árvore.

Cerca de ¾ do caminho entre o solo e os galhos mais baixos da árvore pode ser um bom local. Utilize um cordão de náilon para amarrar a planta à árvore. Lembre-se que pode levar até um ano para a orquídea se prender à árvore. Portanto, verifique os laços periodicamente para evitar que os laços apodreçam.

Considere realizar essa tarefa durante a primavera, para que ela tenha todo o verão para crescer. Regue ou vaporize as raízes da orquídea regularmente. Você pode aplicar um fertilizante de acordo com as instruções, caso seja necessário. E, finalmente, remova o barbante assim que as raízes estiverem presas à árvore.

A orquídea Cymbidium é resistente e fácil de cuidar!

O jardineira no jardim de orquídeas, segurando uma tesoura para cortar galhos.

Gostou das orquídeas Cymbidium? Algumas pessoas têm medo de tentar cultivar orquídeas por receio de que as Cymbidium sejam difíceis de manter. Apesar disso, com suas hastes florais de longa duração, frequentemente usadas para flores de corte, muitas pessoas estão descobrindo orquídeas Cymbidium para suas casas.

Para isto, é possível apreciar que essas plantas herbáceas perenes além de charmosas, são também simples de cultivar, resistentes e adaptáveis. Algo tão simples como mover as plantas para uma posição de luz mais adequada pode encorajar as plantas a florescer e prosperar. Se você quiser dar o primeiro passo no mundo das orquídeas, aproveite nossas dicas sobre as variedades de orquídeas Cymbidium.

Autor deste artigo

Entusiasta do solo e do saber geográfico.

Últimos posts


O Motorola Moto G13 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G13 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Pensando em comprar o Moto G13? Neste artigo, veja a ficha técnica do celular da Motorola, suas vantagens, desvantagens e indicações de uso!!


Avaliações do Samsung Galaxy S22+: Preço, ficha técnica e mais!

Avaliações do Samsung Galaxy S22+: Preço, ficha técnica e mais!

Gostaria de saber tudo sobre o Samsung Galaxy S22+? Neste artigo, apresentamos uma descrição detalhada desse smartphone para facilitar a sua compra!


O Motorola Moto G84 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G84 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Pensando em comprar o Moto G84? Neste artigo, veja a ficha técnica do celular da Motorola, suas vantagens, desvantagens e indicações de uso!


O Motorola Moto G72 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G72 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Quer saber se o Motorola Moto G72 é bom? Neste artigo, confira todas as suas especificações técnicas, vantagens, desvantagens, indicações de uso e muito mais!


O Motorola Moto G73 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G73 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Gostaria de saber tudo sobre o Motorola Moto G73? Neste artigo, apresentamos uma descrição detalhada desse smartphone para facilitar a sua compra!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Relaxamento