Como tirar ferrugem de ferro: de panela, com bicarbonato de sódio e mais!

Como tirar ferrugem de ferro: de panela, com bicarbonato de sódio e mais!

Quer saber como tirar ferrugem de ferro? Veja neste artigo dicas de como remover e evitar ferrugem, além de métodos indicados para cada tipo de equipamento.


Quer tirar a ferrugem de ferro? Saiba como!

Raspando ferrugem da porta de metal.

A ferrugem é uma situação complicada para muitas pessoas que possuem algum tipo de material de inox, ferro ou aparentes em casa que ficam em contato direto com a umidade, a ferrugem pode corroer e estragar facilmente os itens em que está empregada e se livrar dela não é muito fácil.

A ferrugem é a alteração química causada pelo ferro (Fe) em contato com o Oxigênio (O2) e a umidade ou água (H2O) que foram o óxido de ferro que é totalmente corrosivo e é o nome científico da ferrugem.

Porém, existem algumas formas de você evitar o enferrujamento dos seus itens de ferro e demais semelhantes que levam ferro na sua composição com passos simples, além de também ter dicas de como se livrar da ferrugem, quando a reação já aconteceu. Confira agora!

Sobre a ferrugem do ferro e como tirar

Equipamento de ferro ao ar livre com ferrugem.

A ferrugem é uma situação complicada de se ter em momentos de manutenção ou limpeza dos itens que estejam passando por este processamento químico e por isso, é necessário que sejam providenciados algumas coisas para que a limpeza e a manutenção ocorram da melhor maneira possível.

Estes passos ajudam tanto a remover a ferrugem, como também a proteger possíveis itens de novos focos de ferrugem que possam danificar definitivamente o seu objeto. Por isso, veja as dicas abaixo e nunca mais precise trocar as coisas por causa da ferrugem.

Sempre retirar a ferrugem antes de pintar

A ideia de pintar os itens que estão passando pelo processo de enferrujamento é uma das melhores formas de pausar e salvar o seu item, porém, é necessário que seja retirada toda composição química do óxido de ferro antes da pintura acontecer, para evitar possível problemas posteriores.

Você poderá tirar a ferrugem do item usando uma esponja de cozinha com sabão, ou até mesmo em casos mais críticos, usar uma lixa fina ou grossa, de acordo com o item para lixar o excesso de ferrugem, assim, a tintura irá fazer o serviço e auxiliar na remoção e continuação da ferrugem no item.

Equipamentos de segurança

Como estamos falando de uma composição química muito corrosiva, é importante que você utilize dos itens corretos para conseguir manusear os itens necessários sem que ocorram possíveis problemas de saúde para você, como alergias, ou até mesmo pequenas corrosões em suas mãos.

Por isto, sempre que for trabalhar com ferrugem, utilize luvas grossas, e não deixe a ferrugem entrar em contato diretamente com a sua pele, em casos em que se irá lixar, também é recomendado o uso de óculos de proteção para que o óxido de ferro não possa entrar em contato com os olhos, e acabar os prejudicando.

Como a ferrugem se forma?

A ferrugem, como popularmente é chamado a composição química Óxido de ferro, é formado através da composição de Ferro (Fe), Oxigênio (O2) e água (HO2). Com essa combinação, podemos perceber que todo item que possui ferro na sua composição e esteja em local úmido é propenso a criar a ferrugem, visto que a combinação é extremamente fácil de se criar.

Também podemos perceber que este processo de corrosão é mais lento em algumas regiões e mais rápida em outras, como nas regiões litorâneas, por exemplo, onde o processo é acelerado, graças as sal da maresia, que facilita totalmente a migração de elétrons de um elemento a outro.

Como evitar ferrugem?

Para evitar que a composição da ferrugem aconteça, basta que você deixe os seus aparelhos, itens e utensílios que possuam ferro na composição longe de possíveis focos de umidade e em locais onde eles possam ser molhados de alguma forma. Assim, você não terá uma situação complicada com seus itens.

Porém como vivemos em um país mais tropical, é comum que ocorram chuvas fortes em todos os locais e o ar é bastante úmido, o que pode auxiliar no processo mesmo que seu item não tenha entrado em contato diretamente com água, por isso, é importante sempre ficar de olho, principalmente nos itens da cozinha.

Métodos de como tirar ferrugem de ferro

Frascos de produto, esponjas e luvas de limpeza em um fundo branco.

Existem algumas formas de retirar a ferrugem de ferro que podem ser mais práticas e fáceis para algumas pessoas, e que podem ser feitas facilmente em casa mesmo, em caso de você perceber ferrugem em algum item seu. Veja abaixo, algumas dicas de como você poderá combater e acabar com a ferrugem em ferros, como panelas e utensílios de forma prática, rápida e eficaz.

Como tirar ferrugem com bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é um dos itens mais utilizados e indicados para a limpeza de residências, e ele pode ser muito útil quando utilizado para a limpeza de ferrugem em itens de ferro, principalmente em panelas, ele possui qualidades antimicrobianas e ajudam a retirar o óxido de sódio dos itens.

Para isto, basta que você umedeça um pouco do bicarbonato, até criar uma pasta e passe sobre os objetos que sejam com ferrugem e esfregar o local da aplicação com uma escova com cerdas macias ou até mesmo uma esponja de louça para não danificar os itens.

Como tirar ferrugem com coca cola

A Coca Cola é muito rica em ácido fosfórico, que é uma das melhores maneiras de retirar a ferrugem de materiais, e é por isso que vemos esta dica em tantos lugares, você pode utilizá-la em diversos tipos de itens, desde pequenos, até os maiores itens com ferrugem que você tiver em casa.

Em itens menores, basta que você deixe o mesmo submerso em Coca Cola por algum tempo, e depois esfregue gentilmente com uma escova ou esponja de cozinha, Em objetos maiores você poderá borrifar o refrigerante com ajuda de um spray, e após fazer a limpeza normalmente, em caso mais graves, é necessário lixar o item para a remoção total.

Como tirar ferrugem com sal e limão

O ácido cítrico do limão é perfeito para a remoção do excesso do óxido de sódio em objetos que estejam passando pela composição da ferrugem e auxilia muito na limpeza, remoção e manutenção de itens com ferrugem, principalmente em roupas, o sal também é extremamente útil nesta composição, auxiliando ainda mais na remoção da ferrugem.

Para a limpeza, basta colocar um pouco de sal sobre a área com ferrugem, e aplicar uma boa quantidade de suco de limão, aguardar um pouco e esfregar gentilmente, com roupas é indicado que sejam mergulhadas em uma solução de água com sal e adicionar fatias de limões e deixar por algum tempo antes de lavar normalmente.

Como tirar ferrugem com produtos

Caso você esteja disposto a buscar algum estilo de produto para limpar os seus itens enferrujados, temos uma boa notícia, existem diversos estilos de produtos diferentes que auxiliam muito na remoção do óxido de sódio dos seus objetos com ferrugem.

Você poderá encontrar facilmente entrando em contato com uma ferragem perto da sua casa, e explicando sobre o tamanho, item e utilização, assim, um profissional irá lhe apresentar um produto específico para o item que irá ajudá-lo na remoção da ferrugem.

Métodos indicados para cada objeto enferrujado

Bicicleta antiga e enferrujada próximo da madeira.

Como a ferrugem pode ocorrer em diversos itens diferentes, existe uma forma mais correta de se limpar cada tipo que pode mais eficaz e que acabe preservando por mais tempo o material e por isso, nós devemos saber o tipo de limpeza indicado para casa um. Descubra a seguir, os estilos de limpeza e remoção de ferrugem, indicado para cada estilo de material.

Panelas

As panelas de cozinha, principalmente as de ferro, são as que possuem maior probabilidade de desenvolveram a composição química da ferrugem, mas também, são mais fáceis de ser identificadas e uma limpeza mais superficial poderá ser eficaz para a remoção.

Uma das melhores formas de fazer este estilo de limpeza em panelas é com bicabornato de sódio, basta fazer uma pasta a base de bicabornato e água e efetuar a limpeza no local, com uma escova de dentes ou uma esponja de cozinha que não irá danificar o material.

Equipamentos

Equipamentos de manutenção também sofrem com a ferrugem depois de um tempo de utilização, é importante que você sempre verifique na sua caixa de ferramentas para que não ocorra perdas maiores, já que a ferrugem pode passar para todos os itens da sua maleta.

Uma das melhores formas de tirar a ferrugem dos equipamentos é mergulhando em uma bacia com Coca Cola, o ácido fosfórico do refrigerante irá corroer o óxido de sódio, sem danificar a sua peça, depois, basta que você esfregue levemente com uma bucha ou escova macia para remover o restante da ferrugem.

Ferro fundido

O ferro fundido é um dos mais propensos a desenvolverem a ferrugem e por isso devem ser tratados com cuidado e possuir uma manutenção constante, geralmente, é neste material que podemos verificar oxidações maiores que precisaram de mais esforço para a remoção da ferrugem.

Por isso, é indicado que você lixe bem a oxidação da sua peça de ferro fundido, e faça uma limpeza com bicabornato de sódio, após, é indicado que você faça a utilização de tintas específicas, desta forma, você não terá mais problemas com o aparecimento de ferrugem no seu item.

Portão de ferro, janelas e grades

Portões, portas e grades são as mais propícias a desenvolver a ferrugem, já que as mesmas são as que possuem maior contato com a água, já que costumam ficar fora das residências e ficar expostos a chuva e névoa, esses casos, geralmente necessitam de uma limpeza mais pesada.

Para isto, é necessário que você lixe com uma lixa fina ou grossa todo o excesso de ferrugem que você encontrar, e após, fazer a utilização de uma tinta específica para ferro que fique no exterior da casa, assim, você não terá problemas tão cedo com novas oxidações nas suas janelas, portas ou grandes.

Pregos

Os pregos também sofrem com o processo do óxido de sódio, e são um dos itens mais fáceis de encontrar em ferrugem dentro de casa, porém a limpeza dos mesmos pode ser feita de uma forma simples, assim como a limpeza dos próprios equipamentos.

Você deve mergulhar os seus pregos enferrujados em uma bacia com Coca Cola, o ácido Fosfórico irá corroer o óxido de sódio presente no prego, e após um tempo, bastará que você o limpe com uma escova ou esponja de cozinha.

Carro e moto

Carros e motos também sofrem com a oxidação de sódio e podem ocorrer danos graves a estrutura e qualidade dos mesmos caso não sejam cuidados e possuam uma manutenção correta de possíveis focos de ferrugem que possam desenvolver.

Nestes casos, é mais indicado que você busque um profissional que possa lhe indicar o melhor produto para remoção da ferrugem do seu automóvel ou moto, já que soluções mais simples podem acabar prejudicando o seu bem, como danificação da pintura por exemplo. Um bom profissional irá lhe indicar o melhor produto para este caso.

Bicicleta

As bicicletas passam pelo mesmo processo dos automóveis e motos, porém, depende do momento onde você identificar que está acontecendo o processo da oxidação de sódio, por exemplo, se a oxidação for na estrutura ou nas rodas, você poderá limpá-la com uma solução de bicarbonato de sódio, desde que não tenha prejudicado a estrutura.

Já em casos que a oxidação tenha afetado a estrutura, é mais indicado que você busque algum produto específico para a remoção total da ferrugem da sua bicicleta, um profissional irá lhe indicar o produto correto a ser utilizado neste caso.

Use estes métodos de como tirar ferrugem de ferro para deixá-lo novo!

Homem com máscara enquanto raspa uma cerca de ferro com ferrugem.

A ferrugem é uma oxidação que pode prejudicar grandemente a estrutura de diversos itens que possuam o ferro em sua composição, como utensílios de cozinha, equipamentos, portas, janelas e até mesmo móveis, carros, motos e bicicletas.

Ficar atento ao processo é essencial para que você consiga fazer a limpeza de forma correta e que não danifique o seu item, além de não deixar chegar ao ponto em que será necessário trocar a peça por causa da oxidação do ferro. Por isso, siga nossas dicas e mantenha o seus itens de ferro seguros, limpos e eficazes por muito mais tempo com dicas de limpezas e manutenções fáceis de se fazer em casa.

Autor deste artigo

Estudante de marketing de conteúdo, amante da escrita, decorações e do estilo de vida em contato direto com a natureza.

Últimos posts


Os 10 Melhores Monitores 75Hz de 2022: LG, AOC e muito mais!

Os 10 Melhores Monitores 75Hz de 2022: LG, AOC e muito mais!

Em busca do melhor monitor 75 Hz? Confira neste artigo dicas de como escolher o ideal para você, além de um ranking com os 10 melhores produtos de 2022!


Os 10 Melhores Celulares para Jogar Free Fire de 2022: Xiaomi, Realme e muito mais!

Os 10 Melhores Celulares para Jogar Free Fire de 2022: Xiaomi, Realme e muito mais!

Pensando em como escolher o melhor celular para jogar free fire? Acompanhe as dicas de escolha e o ranking com os 10 melhores produtos da categoria a seguir.


As 15 Melhores Smart TVS de 2022: da LG, Samsung e mais!

As 15 Melhores Smart TVS de 2022: da LG, Samsung e mais!

Procurando a melhor Smart TV para comprar? Veja neste artigo os melhores modelos do mercado, como escolher a ideal e encontre a Smart que mais combine com você!


As 10 Melhores TVs de 55 polegadas de 2022: LG, Samsung e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 55 polegadas de 2022: LG, Samsung e muito mais!

Quer curtir seus programas favoritos na telona? Neste artigo, apresentamos as 10 melhores TVs de 55 polegadas do mercado, como escolher e onde comprar!


As 10 Melhores Geladeiras com Bom Custo-Benefício de 2022: Brastemp, Panasonic e muito mais!

As 10 Melhores Geladeiras com Bom Custo-Benefício de 2022: Brastemp, Panasonic e muito mais!

Quer uma geladeira de qualidade que seja em conta? Aqui você encontra um ranking com as 10 melhores geladeiras com bom custo-benefício e aprende como escolher!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


Perfume Alimentação Saúde sexual Doces e sobremesas Sapatos