Como plantar melancia: dicas para o cultivo em casa, variedades e mais!

Como plantar melancia: dicas para o cultivo em casa, variedades e mais!

Você sabia que é possível plantar melancia em casa? Neste artigo, confira como plantar, cuidar e principais variedades.


Quer saber como plantar melancia? Saiba mais!

 Melancia verde crescendo no jardim.

A plantação de melancia é uma atividade muito pouca praticada pelo território brasileiro. Assim, ainda que essa fruta seja muito conhecida nas mesas do país, o seu cultivo se dá, majoritariamente, por intermédio do produtor médio e de grande porte. Porém, ainda que a cultura dessa plantação não seja hábito nem mesmo dos produtores menores no Brasil, é possível que com o tempo isso se altere.

Isso porque, além de prático, o cultivo de melancia para o consumo próprio é muito vantajoso, não só com relação ao preço, mas também por todos os nutrientes e pela facilidade que essa fruta floresce no território brasileiro. Assim, fique com algumas informações essenciais, dicas e muito mais sobre como plantar melancia em casa.

Informações básicas da melancia

Melancia cortada sobre a mesa em um fundo verde.


Nome científicoCitrullus lanatus
Outros nomesMelancieira

Origem

África
Porte0,3 a 0,4 metros
Ciclo de vida2 anos
FloraçãoVerão e primavera
ClimaTropical e semiárido


A melancia é uma fruta de zonas tropicais e semiáridas, com um porte pequeno, mas que abrange uma vasta área, devido ao seu processo de propagação lateral avançado, igual ao das abóboras.

Apesar disso, existem muitos países de climas frios, como o Japão, que dominam o processo de cultivo a ponto de conseguirem manusear as mudas de melancia para produzirem tanto quanto produziriam nas regiões mais quentes. Sendo uma fruta muito rica em nutrientes, além de deter um tamanho avantajado e um sabor doce, seu valor de mercado oscila.

Uma das maiores causas disso é a alta concentração de água que a melancia detém, fazendo com que qualquer mudança na plantação seja refletida no tamanho ou sabor da fruta. Por isso, plantar essa fruta em casa traz, além dos benefícios para a saúde, muito retorno financeiro.

Como plantar melancia em casa

Indivíduo removendo ervas daninhas de uma jovem muda de melancia.

Existem muitas formas de se plantar essa fruta em casa. Isso porque, como exemplificamos acima, é uma fruta de climas quentes, mas que pode ser manuseada para climas mais amenos.

Porém, para isso, é preciso ter um conhecimento mínimo sobre as especificidades do plantio, desde a iluminação, passando pela rega e pela colheita. Assim, fique com algumas dicas para saber os procedimentos fundamentais para se cultivar essa planta em casa.

Luz para melancia

A luminosidade para a melancia é um fator essencial para o seu crescimento. Isso porque, apesar de não ser uma planta de grande porte, ela se alastra por um vasto campo, justamente para garantir mais luminosidade em suas folhas e frutos.

Com isso, ainda que o sol seja fraco ou de clima frio, dispor de um pouco de luminosidade para o plantio da melancia é essencial. Isso ocorre porque o sol é um dos ingredientes para a fotossíntese.

A fotossíntese, por sua vez, é um processo químico que, além do que aprendemos na escola, é necessário para a planta pois fornece toda a força para as raízes crescerem. E por se alastrar muito, a melancia cria raízes dos seus próprios caules mais longos que tocam no chão. Por isso, disponha de uma região com luminosidade para a sua melancia.

Solo para melancia

O solo para a melancia também é um diferencial que irá separar as melancias menores e menos doces das melancias mais suculentas. Essa planta necessita de um solo rico em matéria orgânica desde antes do plantio, passando por muita adubagem durante o seu período intermediário e final de cultivo, até a colheita.

Por isso, prepare uma terra rica em compostos orgânicos, como cascas de frutas e legumes que você utilize no seu cotidiano, e reserve para misturar à terra. Depois disso, regue essa terra, ainda sem a melancia, por ao menos 2 semanas, para que os nutrientes penetrem de forma eficaz. Após isso, já é possível realizar o cultivo das sementes ou mudas.

Regas da melancia

A rega da melancia é um fator muito importante de ser conhecido, principalmente se você irá plantar em uma região em que não é a ideal para esta planta. Isso porque, conhecidamente, essa fruta é composta quase que integralmente por água, sendo outra pequena parte composta por fibras e sementes, além da casca. Por isso, a quantidade de água que a melancia necessita é essencial e determinante para o seu tamanho.

Assim, caso você não viva em uma região de chuvas constantes, é necessário manter a rega da melancia em abundância nos primeiros momentos após o plantio. Após 3 semanas, é possível diminuir essa quantidade, mas mantendo a rega diária. Procure não regar a melancia nos últimos dois dias de colheita.

Semente ou muda?

Ainda que as mudas da melancia cresçam mais facilmente, visto que se tratam de plantas maiores e já germinadas, o cultivo da melancia por sementes é muito mais utilizado por agricultores de médio e grande escala.

Isso porque, além de serem mais baratas, já que apenas uma melancia dispõe de uma quantidade imensa de sementes, elas são de fácil germinação, garantindo que uma ótima taxa de sementes germine e consiga se tornar uma planta adulta.

Ainda sim, caso você prefira utilizar as mudas para ter maior segurança em uma primeira tentativa de cultivo, faça isso adquirindo o seu pé de melancia em um mercado agrícola de confiança.

Umidade e temperatura para melancia

A umidade e a temperatura para a melancia vão diferenciar se a sua safra irá lograr êxito ou não. Isso porque, como já dissemos, essa planta apresenta uma grande quantidade de água em sua composição.

E além disso, ela necessita de muita rega, para fazer crescer seus frutos. Por isso, caso a região não seja quente, há o perigo de sua melancia tocar áreas do solo muito alagadas, ou que demoram para secar, fazendo com que o fruto apodreça.

Assim, procure sempre fazer com que a sua melancia cresça em um ambiente de muita umidade, mas em uma proporção em que a temperatura do sol consiga secar essa água em demasia no solo. Para isso, garanta temperaturas entre 18ºC e 30ºC. E caso as temperaturas abaixem muito, diminua a quantidade de água.

Qual fertilizante usar para melancia?

Ainda que os fertilizantes sejam muito acessíveis para as frutas tropicais, existem fertilizantes naturais que podem ser ainda mais benéficos para o plantio de melancia, garantindo até mesmo o cultivo orgânico dessa planta. Para isso, basta adquirir uma terra que seja naturalmente enriquecida com humus de minhoca.

O húmus de minhoca fará com que a sua melancia cresça com as raízes mais fortes, por essa terra também dispõe de uma boa quantidade de nitrogênio. Caso você queira melhorar ainda mais o cultivo, despeje calcário na terra para corrigir o pH do solo e garantir que os frutos sejam ainda mais doces.

Como é a colheita da melancia?

A colheita da melancia se dá majoritariamente entre os meses de dezembro e janeiro. Porém, ela necessita de ser fecundada antes para realmente desenvolver seus frutos. As flores femininas ficam à disposição para serem fecundada pelo pólen de flores masculinas cerca de 2 meses após a germinação.

Assim, uma vez fecundadas, essas flores se tornam frutos, que se desenvolvem de forma relativamente rápida. Em cerca de 65-75 dias após a fecundação, as suas melancias já estarão do tamanho e da maturidade ideal para o cultivo. Em regiões de menor luminosidade ou frio, esse número pode aumentar para até 90 dias.

Doenças e pestes da melancia

As doenças e pestes da melancia são conhecidas nas regiões sul, e geralmente são acarretadas tanto pelas cochonilhas quanto pelas moscas brancas. Elas se alimentam de regiões em que as melancias tem acúmulo de água e, portanto, são mais frágeis, fazendo com que a sua casca se rompa para consumir seu interior.

Todavia, em árvores menores, essas pragas consomem a seiva da melancia, fazendo com que a árvore possa vir a morrer. Porém, para cuidar dessas pragas, existe um método fácil de ser utilizado. Basta misturar uma pequena parcela de vinagre e detergente, e diluir essa solução em uma vasta quantidade de água.

Essa mistura deve ser utilizada nas regiões atacadas e também nas saudáveis, a fim de prevenir de ataques. Realize esse processo durante a noite, pois a luz do sol pode queimar as folhas com essa mistura de detergente e vinagre.

Deixe agir durante ao menos 15 minutos. Depois disso, procure regar em abundância, até garantir que toda a mistura já não está na planta. Realize esse procedimento a cada duas semanas para garantir que as pragas fiquem distantes da sua melancia para sempre.

O plantio da melancia

O plantio da melancia se dá de forma muito prática e rápida. A sua germinação equivale até 3 semanas, mas a maioria das sementes germina antes, entre uma semana ou duas. Para fazer com que as sementes germinem mais rápido, deixe-as imersas em um copo de água de um dia para o outro e, logo pela manha, insira as sementes da terra adubada e rica em matéria orgânica.

Como a melancia se alastra, o terreno para cada semente pode ser um pouco maior do que o de costume em hortas. Caso você plante em vasos, é possível ainda fazer um estrado ou uma haste cruzada para que a sua melancia cresça na vertical, aproveitando o espaço de forma mais consciente, e ainda tomando cuidado para que essa planta não sufoque as outras plantas da sua horta.

Como armazenar a melancia?

Para armazenar a melancia recém colhida, primeiro é preciso deixá-la descansar na sombra por um pequeno período. Depois disso, é necessário retirar suas folhas e aguardar ao menos 2 dias em um ambiente sem luz e sem cheiro.

Esse processo é importante pois, em poucos dias, algumas melancias ficam mais maduras que as outras, sendo necessário que sejam consumidas primeiro. Após esse período, manter as suas melancias em local fresco e arejado é o suficiente.

Porém, caso você cultive em larga escala, é possível abrir todas, retirar as semente com a ajuda de uma pequena faca, e depois congelas a melancia, cortada em cubos. Isso fará com que você disponha dessa fruta durante muito tempo, mesmo fora dos períodos de cultivo.

Variedades de melancias

Ainda que a gente só conheça no nosso país algumas variedades de melancia, como a melancia-melão, ou a melancia-bebê, essa fruta dispõe de inúmeras variedades, sejam naturais ou feitas pelo homem para produzirem mais. Confira abaixo, as variedades de melancia que existem, para que você saiba exatamente qual se adapta mais ao seu gosto.

Charleston Gray

Melancia da espécie Charleston Gray cultivada no jardim.

A variedade Charleston Gray é uma variedade muito consumida na Europa e nos países asiáticos. Isso porque, além de muito gostosa, é um alimento um pouco menor e com menos sementes. Além disso, ele cresce bem em regiões mais frios ou com menos intensidade de chuvas.

Com um visual alongado, sua aparência verde e sem muitas listras aparenta a de um pepino, apesar de ser um pouco maior e com uma circunferência mais avantajada. Ainda sim, essa variedade dispõe uma uma carne muito mais concentrada e densa, ideal para ser comida sozinha, como lanche principal.

Black Diamond

Duas melancias da espécie Black Diamond cultivada no jardim.

A variedade Black Diamond é uma melancia de alto valor, que recebe esse nome por ser de tonalidade escura e com uma alta demanda em muitos países, desde europeus, asiáticos ou mesmo americanos, ainda que não seja uma variedade que cresça bem no clima brasileiro.

Com uma tonalidade escura e uma circunferência bastante igualitária, essa melancia detém sementes muito valiosas, visto que apenas uma pequena taxa de sementes passam a germinar e a se tornarem novas frutas. O sabor dessa variedade é menos doce, porém mais presente, além de que as suas taxas de vitaminas e minerais são quase o triplo de uma melancia comum.

Jubilee

Três melancias da espécie Jubilee sobre a madeira azul.

A melancia Jubilee é uma variedade pouco vista, já que aos poucos o mercado tem tomado o seu espaço com outras frutas e variedades de melancia. Porém, seu sabor ainda é muito presente, apesar de ser uma variedade que contém uma porcentagem maior de água. Além disso, a melancia Jubilee ainda apresenta muitos açúcares naturais, sendo uma ótima opção para pós-treinos.

Com um formato alongado, seu tamanho é quase o de uma melancia comum que encontramos nos mercados brasileiros, ainda que mais achatada e mais verde. Suas listras acompanham todo o seu comprimento, e geralmente são verde-claro ou mesmo amarelas.

Allsweet

Melancia da espécie Allsweet cultivada no jardim.

Conhecida no Brasil como melancia-bebê, essa variedade é muito doce e muito prática de ser consumida. Sua casca é menos rígida e suas sementes são maiores, fazendo com que seja ainda mais fácil retirá-las.

Ainda sim, essa variedade é uma ótima opção para ser compra em vasta quantidade. Isso porque, pode-se partir e consumir a melancia-bebê de forma mais rápida, prevenindo de que apodreça quando aberta na geladeira.

Crimson Sweet

Melancia da espécie Crimson Sweet cultivada no jardim.

A melancia Crimson Sweet é a varidade que conhecemos no Brasil. Essa variedade cobre vastos campos de semeadura e garante uma ótima colheita em climas tropicais como o brasileiro.

Além disso, seu formato arredondado garante mais fruta em seu interior, além de um gosto muito agradável que balanceia água, nutrientes e açúcares de forma exemplar. Essa fruta é facilmente plantada por meio das sementes de melancia que adquirimos no mercado.

Yellow Doll

Várias melancias da espécie Yellow Doll.

A variedade Yellow Doll é uma melancia conhecida no país como melancia-melão. Isso ocorre porque, apesar de seu interior ser esverdeado, seu interior é completamente amarelo, como o de um melão.

Além disso, ela tem um porte um pouco menor que o de uma melancia comum. Com essa coloração, seus níveis de vitamina C são muito maiores que de uma melancia que encontramos no mercado.

Desert King

Melancias da espécie Desert King cultivada no jardim.

A variedade Desert King é uma melancia muito especial que cresce especialmente em climas semiáridos. Com uma concentração muito acentuada, devido ao pouco nível de água que contém, essa variedade é muito utilizada para confecção de sucos. Essa variedade também detém uma colocação amarelada no interior, com maiores níveis de vitamina C.

Yellow Baby

Melancia da espécie Yellow Baby em um fundo branco.

A melancia Yellow Baby é uma variedade produzida recentemente a partir da melancia-bebê. Sua coloração também é amarelada e seu interior não detém sementes. Assim, o seu plantio é feito de forma articial, ou então por meio de estaquias de árvores desta variedade. Ainda sim, não é uma espécie típica do Brasil e o seu consumo no país se dá majoritariamente por meio da sua importação.

Tendergold

Melancia da espécie Tendergold fatiada e sobre a tábua de madeira.

A melancia Tendergold é uma variedade ainda mais rara de melancia. Isso não se dá por uma dificuldade de germinação, mas porque essa variedade não dispõe de muitos atributos que a diferenciem das demais.

Porém, recentemente algumas indústrias descobriram o seu potencial para servir de base em cremes de tratamento de pele, como prevenção de rugas. As pesquisas nessa área ainda são incipientes.

Veja também os melhores equipamentos para cuidar da melancia

Neste artigo apresentamos informações gerais e dicas de como plantar melancia, e já que entramos nesse tema, também gostaríamos de apresentar alguns de nossos artigos de produtos de jardinagem, para que você cuide cada vez melhor de suas plantas. Confira abaixo!

As 10 melhores mangueiras de jardim de 2022: Flexzilla, Tramontina e muito mais!

https://portalvidalivre.com/articles/2088

Em busca de uma mangueira de jardim? Confira neste artigo as 10 melhores do mercado, juntamente com dicas de como escolher que vão auxiliar na sua compra!

Os 10 melhores kits de jardinagem de 2022: da Tramontina, NOLL e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1041

Pensando em comprar um kit de jardinagem e se aprimorar nessa atividade? Confira aqui os melhores modelos disponíveis no mercado e dicas de como escolher!

As 10 melhores tesouras de poda de 2022: Tramontina, Vonder e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1523

Você quer comprar uma tesoura para jardinagem mas não sabe qual escolher? Confira a seguir o ranking com os 10 melhores modelos de tesouras!

Aproveite estas dicas e cultive suas próprias melancias em casa!

Pessoa segurando uma pequena melancia no jardim.

Agora que você já conhece desde os métodos para o plantio de melancia, passando por como regar, adubar e cuidar dessa planta até a sua colheita, não deixe de utilizar essas informações tão valiosas para cultivar melancia na sua casa, seja em hortas, caso você disponha de uma área maior, ou mesmo em vasos, caso você queira fazer uma plantação vertical de melancia, que pode servir até mesmo como decoração de casa.

Assim, você terá todos os benefícios que essa planta tem para dar a você e sua família, além de que, com as diferentes variedades, você pode incluir a melancia na sua dieta de forma diversificada, seja em sucos, saladas de frutas ou mesmo como lanche principal.

Autor deste artigo

Um aspirante a jornalista apaixonado por literatura e cinema, procuro sempre uma indicação de filme ou livro para passar o próximo fim de semana.

Últimos posts


O Motorola Moto G23 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G23 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Pensando em comprar o Moto G23? Neste artigo, descubra especificações, prós e contras do celular da Motorola, vantagens, ficha técnica e indicações de usuário!


O Motorola Moto E22 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto E22 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Quer saber se o Moto E22 é o celular certo para você? Neste artigo, veja as especificações técnicas do aparelho, vantagens, indicações de uso e muito mais!


Gestão de negócios aplicada ao Recursos Humanos

Gestão de negócios aplicada ao Recursos Humanos

Descubra como a gestão de negócios otimiza o departamento de Recursos Humanos, melhorando processos e estratégias empresariais.


Os 16 Melhores Notebooks i7 de 2024: Dell, Samsung, Acer e mais!

Os 16 Melhores Notebooks i7 de 2024: Dell, Samsung, Acer e mais!

Quer comprar o melhor notebook i7 para você? Confira neste artigo as dicas necessárias para escolher o modelo ideal e os 16 melhores produtos do mercado.


Os 8 Melhores Notebook Acer de 2024: Aspire, Spin e mais!

Os 8 Melhores Notebook Acer de 2024: Aspire, Spin e mais!

Em busca do notebook ideal da marca Acer? Neste artigo, apresentamos os 8 melhores notebooks Acer para 2024, como escolher e onde comprar!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Ar e ventilação Cuidados automotivos Moda Artigos Esportivos Suplementos