Flor Gloxínia: como cuidar, variedades e muito mais!

Flor Gloxínia: como cuidar, variedades e muito mais!

Conhece a planta Gloxínia? Saiba mais neste artigo sobre essa linda flor, suas diversas espécies e como cultivá-la em casa!


Conheça a gloxínia

Gloxinia rosa em foco

As plantas do gênero Gloxinia são nativas do Brasil e são encontradas em uma infinidade de cores e estilos diferentes. Por se tratar de uma planta exótica, estas flores agradam muito os que gostam de cultivar espécies diferentes que possuam particularidades e uma beleza diferenciada.

Este gênero conta com mais de 75 espécies catalogadas, mas as mais populares no país e que são encontradas em muitas casas e jardins são as Gloxinia speciosa. Estas flores podem ser consideradas até mesmo como se fossem parentes das violetas, devido aparência de suas flores e folhas, e por isso são chamadas popularmente como tulipas brasileiras.

Como cuidar da Gloxínia

Gloxinia em vaso branco

Para além de conhecer as espécies que compõe este gênero incrível, também é importante saber como elas se comportam, quais cuidados são exigidos e as formas que devem ser executados para garantir o crescimento saudável da planta. Portanto, veja a seguir detalhes dos cuidados necessários para o crescimento das Gloxinias!

Luminosidade para Gloxínia

Para que as espécies contidas no gênero Gloxinia cresçam de forma vigorosa é necessário que contem com alguns cuidados quanto a luminosidade que recebem. Por isso, é preciso que estas flores recebam uma iluminação indireta ou a meia-sombra.

Neste caso, é indicado que os vasos de Gloxinias fiquem em locais onde elas possam receber uma quantidade de luminosidade controlada logo pela manhã, mas que à tarde fiquem um local onde irão receber bem menos incidência solar, pois o excesso neste caso é prejudicial e pode acabar matando a planta. Os raios solares nunca devem incidir diretamente nas espécies deste gênero.

Qual o melhor solo para Gloxínia

O solo para que as Gloxínias cresçam de forma saudável deve ser preparado cuidadosamente de acordo com as necessidades nutricionais para que a planta possa receber todas as vitaminas e nutrientes necessários para seu desenvolvimento pleno.

Assim, este solo deve conter em sua preparação terra comum preparada para jardins e vasos, com uma parte de areia e mais duas partes de composto orgânico. Este composto pode ser uma mistura de folhas secas, palha, gravetos e outros itens que possam garantir propriedades de valor para a planta. Além disso, também é indicado que se utilize uma parte de farinha de ossos.

Irrigação da Gloxínia

As regas para as Gloxínias devem ser feitas em períodos específicos para que não ocorra o excesso de água nas raízes e solo. Portanto, o mais indicado para evitar eventuais problemas é que a rega seja feita cerca de duas vezes por semana no máximo, sempre observando como o solo se comporta.

É imprescindível que o solo não fique totalmente seco, pois isso pode prejudicar o desenvolvimento da planta. Mas também é necessário cuidado com a quantidade de água que é colocada nestas regas, pois caso seja feita de uma forma exagerada, a água pode apodrecer as raízes da planta.

Qual é a melhor temperatura e umidade para Gloxínia?

Como são plantas que se desenvolvem positivamente em locais como o Brasil, as Gloxínias não possuem dificuldade em crescer em locais que sejam mais quentes. Sempre respeitando o cuidado com o sol direto na planta. Quando são plantadas e cuidadas em condições específicas, se desenvolvem mais facilmente.

Portanto, o ideal é que a planta fique em uma área entre 24 a 25°C para seu crescimento, o limite é 18°C, pois abaixo disso o crescimento ocorre mais lentamente. A umidade do ar ideal para estas plantas é entre 60 e 80%.

Como adubar a Gloxínia

O processo para adubar as Gloxínias deve ser feito de uma forma correta, pois esta planta necessita de nutrientes para o seu crescimento e desenvolvimento. Portanto, a escolha deste adubo deve ser feita com base nisso.

Pode ser escolhido um adubo animal, tanto de aves como de gado, que deverá ser misturado com húmus de minhoca ou outro composto orgânico desejado. Este processo de adubar a planta não precisa ser recorrente, mas é necessário que haja uma observação a respeito das condições da planta: se esta tem se mostrado com folhas e flores saudáveis. Caso note problemas, é possível que ela esteja precisando de mais adubo.

Como propagar a Gloxínia

A propagação da Gloxínia é muito fácil de ser feita através de mudas, pois essa planta as fornece facilmente mesmo que seja plantada em vasos. Este processo pode ser feito após a floração da planta, onde ela passa por um período de dormência que é o ideal para que as mudas sejam recolhidas e inseridas em outros locais, como jardins ou outros vasos preparados para recebe-las, com adubo e solo adequado.

É indicado que isso seja feito após a floração, pois a planta passa por um processo onde busca seus nutrientes nas folhas, que acabam morrendo para que ela entra neste período de dormência.

Como podar a Gloxínia

A poda deve ser feita apenas para fins de limpeza e para evitar que a planta fique buscando nutrientes para folhas que já estão morrendo ou mortas, com a finalidade de fazer com que elas se recuperem. Portanto, quando as folhas indicarem que estão passando por algum processo deste tipo, é necessário que sejam retiradas.

A forma mais simples de notar a necessidade da poda é através da cor das folhas. Se normalmente são em um verde mais vívido, a mudança será notável através de um amarelamento. Neste caso, retire todas que estiverem com manchas ou aspecto amarelado.

Como ter uma Gloxínia por sementes

O procedimento de plantio através das sementes de Gloxínia é mais comum de ser feito por viveiristas, que produzem em grande escala plantas que serão comercializadas. Mas também pode ser feito em casa se assim desejar. Entretanto, a grande questão é que este procedimento exige muito mais tempo e também necessita de alguns cuidados específicos.

Pra cultivar a Gloxínia através de sementes é necessário que se tenha um estufa própria para isso, pois o cultivo desta espécie deve ser totalmente protegido nesta fase de potenciais problemas externos, como patógenos ou então influências do ambiente, como temperatura, umidade e incidência solar.

Replantio da Gloxínia

O replantio, ou multiplicação das Gloxínias pode ser feita através de seus bulbos ou também folhas postas para que se enraízem na água. No caso das folhas, estas podem ser colocadas juntamente com o pecíolo dentro de um vidro contendo água, deixando que apenas a ponta do pecíolo toque na água em questão, trocando sempre a cada dois dias.

Com o passar dos dias, esta planta irá desenvolver suas raízes, que ficarão aparentes, e assim que este processo tiver sido concluído ela poderá ser plantada novamente em um substrato adequado seguindo todos os procedimentos necessários para o plantio saudável da nova muda.

Pestes e doenças comuns na Gloxínia

As doenças que são comuns nas Gloxínias podem ser notadas facilmente através de suas folhas. Em geral, quando a planta é infectada por algum patógeno ela demonstra em suas folhas manchas em tons de marrom. Isso também pode ser notado através dos pecíolos e caule da planta.

Também é comum que estas plantas sejam afetadas por doenças provenientes de fungos e bactérias, que podem ameaçar o crescimento da flor e levar a planta à morte. Algumas das doenças mais comuns são: mofo real, antracnose, axochitosis e septoriose. Existem tratamentos a serem feitos, mas quanto aos fungos, em alguns casos, a recuperação da planta acaba não sendo possível.

Variedades da Gloxínia

As Gloxinias são muito comuns no Brasil e existem nos lares e jardins de muitas pessoas. São espécies que se diferenciam por cores e detalhes específicos de suas flores, e que por isso trazem uma variedade incrível para enfeitar jardins e até mesmo ambientes internos. Veja algumas espécies a seguir!

Gloxinia Esenia

Gloxinia Esenia

Esta espécie de Gloxínia pode ser considerada entre média e grande, de acordo com as demais de seu gênero, podendo atingir cerca de 30 cm de altura. Suas flores são em formato de rosetas, e em geral possuem um tom avermelhado. Seus pecíolos são curtos e acima deles as flores se formam em duplas.

Quando estas flores se abrem completamente, no período de floração que acontece na primavera, elas se assemelham ainda mais com as rosas. Além do tom avermelhado, possuem uma espécie de contorno em suas pétalas que assumem um tom rosa claro. Esta é uma espécie amplamente cultivada no mundo todo, apesar de ser típica do Brasil.

Gloxinia Hollywood

Gloxinia Hollywood

A Gloxínia Hollywood conta com pétalas menores que algumas outras de seu gênero em tons de roxo, a parte mais interna destas pétalas assume uma cor mais escura enquanto as bordas chegam a ser voltadas para tons de rosa. Já os pecíolos são mais compridos do que de outras do mesmo gênero, em um tom de verde bem vívido e que se destaca.

A floração destas plantas ocorre normalmente na primavera, onde elas desabrocham e podem aparecer de forma massiva, a depender do local e condições onde estão plantadas. Não são muito grandes, por isso podem ser ideias para decoração interna em vasos.

Gloxinia Kaiser Wilhelm

Gloxinia Kaiser Wilhelm

As gloxínias Kaiser Wilhelm são flores exuberantes com uma tonalidade que se destaca em qualquer ambiente. Em geral, suas pétalas são em um roxo muito intenso enquanto as bordas assumem tons mais claros, próximos a um lilás. As bordas das flores são onduladas, o que dão um ar diferente e especial à esta espécie.

Os botões destas gloxínias ficam bem à ponta dos pedúnculos, e quando estas florescem se abrem como rosetas. Outro detalhe a respeito das pétalas desta espécie é a característica aveludada que possuem, que torna estas flores ainda mais incríveis e muito usadas como parte da decoração de ambientes.

Gloxinia Prince Albert

Estas gloxínias da espécie Prince Albert são incríveis pois possuem uma flor um tanto quanto diferente, visto que ela aparece em um tom de roxo bastante escuro, e as bordas das pétalas quase não se diferem desta cor, pois são roxas também mas em uma tonalidade pouco mais clara que o resto da flor.

As flores são bem grandes e chegam a atingir 25 cm de diâmetro. As bordas das pétalas são bastante onduladas..Ao centro de suas flores estas plantas contam com um tom de amarelo que se destaca e contrasta com a cor das pétalas tornando ainda mais especial.

Gloxinia Kaiser Friedrich

Gloxinia Kaiser Friedrich

Esta espécie de gloxínia, conhecida como Kaiser Friedrich, tem uma tonalidade de vermelho bastante vívido, enquanto as bordas das pétalas são bem mais grossas do que de outras do mesmo gênero, que acabam por ser apenas um linha mais fina que se destaca.

Neste caso, as plantas assumem uma borda banca, enquanto o centro da flor tem um tom vinho. Esta espécie é bem grande, pois conta com uma espécie de pescoço que faz com que ela seja mais comprida, mas não seja tão grande quanto ao diâmetro da flor de fato. Florescem ao longo da primavera através de botões na ponta dos pecíolos.

Gloxinia Blanche de Meru

As gloxínias conhecidas como Blanche de Meru são muito delicadas, e são menores do que outras espécies do mesmo gênero. Não chegam a ficar muito grandes e suas flores também não crescem muito nem mesmo quanto ao pescoço que possuem e também no diâmetro da flor.

São fáceis de reconhecer por estes detalhes, e pelo fato de que se destacam pela sua cor, em tons de rosa com o centro voltado para o amarelo e branco. Seus botões começam a surgir antes da primavera e logo desabrocham exibindo estas cores incríveis. Neste caso, as folhas desta espécie são bem grandes e possuem um aspecto aveludado.

Gloxinia Violacea

Esta espécie é uma das mais clássicas entre as gloxínias. Como seu próprio nome já sugere, ela possui um tom de violeta bem forte, mas ao centro da flor ela conta com tons mais claros de lilás que se mistura até o fundo branco.

As bordas das pétalas são bem onduladas e dão um ar delicado para esta espécie, que não possui flores muito grandes em relação as outras de sua espécie. Chegam a atingir cerca de 8cm de diâmetro. A florescência desta espécie também acontece ao longo da primavera e acabam por entrar em dormência ao longo do outono.

Gloxinia Shagane

A gloxínia shegane é uma das maiores deste gênero, e conta com uma flor bem diferente das demais. Isso pois ela forma uma espécie de roseta onde as pétalas se sobrepõe. As bordas desta espécie são roxas e vão se misturando com branco a medida que se aproxima na parte interna dela, onde há uma parte amarela.

Estas flores são muito populares em países estrangeiros, em especial a Rússia, onde são muito cultivadas. Esta espécie possui folhas muito verdes e que assumem também aspectos aveludados como outras de seu gênero. Florescem durante a primavera e realizam seu processo de dormência logo após.

Gloxinia Cleópatra

Esta é uma das espécies mais diferentes e especiais do gênero, e se destacam pela sua aparência. Isso pois, diferente das demais, ela não possui tonalidades ao longo da pétala. Neste caso ela possui um fundo todo em branco e conta com várias pequenas pintas em roxo.

Por isso elas podem ser comparadas até mesmo com a aparência de tigres. Suas flores são bem grandes, o que faz com que esta espécie se destaque ainda mais pela sua aparência peculiar. As pétalas desta espécie são levemente onduladas e elas também contam com folhas bem grandes. São muito usadas para confecção de buquês.

Gloxinia cereja de inverno

Assim como a Cleópatra, a cereja de inverno possui um padrão de folhas bastante peculiar. Neste caso, ao invés do roxo esta planta assume pequenas pintas em tons avermelhados mais escuros, por isso levam este nome de cereja, pois leva um cor semelhante à da fruta que lhe dá nome.

Suas pétalas são bastante onduladas e as flores acabam crescendo muito juntas, o que faz com que elas formem um lindo buquê pois acabam se aproximando muito a medida que crescem. Com esta coloração e características incríveis, podem ser usadas para decoração de ambientes e até mesmo como centros de mesa de salas de estar ou recepção.

Gloxinia Anfisa

As gloxínias Anfisa possuem uma tonalidade de rosa que chama a atenção em qualquer ambiente, além do mais, a forma como a bordas das pétalas destas plantas se organiza forma um ondulado diferente e incrível. Combinando com o fato de que, ao fundo, essa planta assume também um padrão semelhante da Cleópatra com pequenas pintas rosas em cima do branco das pétalas, fica ainda mais bonita e chamativa.

As flores aparecem ao longo da primavera, a partir de pequenos botões, e aos poucos crescem e abrem em flores bem grandes. As flores não ficam tão juntas quanto as da cereja de inverno, pois possuem um pescoço um pouco maior.

Tenha uma Gloxínia bem cuidada em sua casa!

Gloxinia roxa em vaso marrom

As Gloxínias são flores incríveis que possuem uma diversidade de cores e formatos que fazem com que qualquer ambiente, seja interno ou externo, como jardins, se destaque. Aproveite as dicas que foram dadas para cultivar estas espécies em sua casa, pois são plantas muito simples de cuidar e que fornecem beleza para qualquer local.

Elas podem ser combinadas no ambiente em pequenos vasos e levam muito mais alegria para a sua decoração com suas cores vivas e incríveis.

Siga todas as instruções de cultivo e cuidados e a sua Gloxínia será sempre bonita e saudável o ano todo. Estes cuidados são imprescindíveis para a planta, para garantir que receberá nutrientes e quantidade correta de água. Não se esqueça de colocar sua Gloxínia em um vaso bem bonito e utilizá-la na decoração de sua casa!

Autor deste artigo

Últimos posts


Os 10 Melhores Monitores 75Hz de 2022: LG, AOC e muito mais!

Os 10 Melhores Monitores 75Hz de 2022: LG, AOC e muito mais!

Em busca do melhor monitor 75 Hz? Confira neste artigo dicas de como escolher o ideal para você, além de um ranking com os 10 melhores produtos de 2022!


Os 10 Melhores Celulares para Jogar Free Fire de 2022: Xiaomi, Realme e muito mais!

Os 10 Melhores Celulares para Jogar Free Fire de 2022: Xiaomi, Realme e muito mais!

Pensando em como escolher o melhor celular para jogar free fire? Acompanhe as dicas de escolha e o ranking com os 10 melhores produtos da categoria a seguir.


As 15 Melhores Smart TVS de 2022: da LG, Samsung e mais!

As 15 Melhores Smart TVS de 2022: da LG, Samsung e mais!

Procurando a melhor Smart TV para comprar? Veja neste artigo os melhores modelos do mercado, como escolher a ideal e encontre a Smart que mais combine com você!


As 10 Melhores TVs de 55 polegadas de 2022: LG, Samsung e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 55 polegadas de 2022: LG, Samsung e muito mais!

Quer curtir seus programas favoritos na telona? Neste artigo, apresentamos as 10 melhores TVs de 55 polegadas do mercado, como escolher e onde comprar!


As 10 Melhores Geladeiras com Bom Custo-Benefício de 2022: Brastemp, Panasonic e muito mais!

As 10 Melhores Geladeiras com Bom Custo-Benefício de 2022: Brastemp, Panasonic e muito mais!

Quer uma geladeira de qualidade que seja em conta? Aqui você encontra um ranking com as 10 melhores geladeiras com bom custo-benefício e aprende como escolher!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


Perfume Alimentação Saúde sexual Doces e sobremesas Sapatos