Dicas sobre carros: entenda a importância da manutenção dos carros!

Dicas sobre carros: entenda a importância da manutenção dos carros!

Para que seu carro tenha uma vida útil prolongada, alguns cuidados essenciais devem ser tomados. Conheça algumas dicas importantes nesse artigo!


Por que é necessário fazer a manutenção do seu carro?

Fazendo checkup no carro

Ao adquirirmos um automóvel, é bem raro se pensar imediatamente em sua manutenção, até porque, se tratando de um carro zero ou recém-saído da concessionaria, poucos apresentam algum problema de início. No entanto, a manutenção regular é algo essencial para a vida útil do automóvel. Manter esse hábito pode lhe trazer diversos benefícios além da durabilidade do veículo.

As vantagens que podemos obter com a manutenção, são: o aumento da segurança, a prevenção de acidentes por falhas técnicas, a preservação do desempenho do veículo, facilitação na revenda, a prevenção de custos elevados no futuro, etc. Aprenda algumas dicas sobre como ter uma boa manutenção para o seu carro nesse artigo!

Dicas gerais sobre carros:

Mulher dirigindo tranquila seu carro

Antes de falarmos precisamente da manutenção, é necessário pontuar algumas dicas gerais que vão auxiliar você no bom uso de seu carro durante o dia-a-dia. São detalhes simples, porém muito importantes e não devem ser ignorados. Veja a seguir:

Dê preferência para peças originais

Peças alternativas (que não são compatíveis com o veículo) podem parecer uma boa ideia no começo, porém a longo prazo vemos que acaba se tornando um mal negócio. Isso porque as peças consideradas como genéricas oferecem um degaste muito maior do que as originais.

Então, para que o problema que você está resolvendo não retorne quando você menos esperar, opte pelas peças originais, elas têm maior qualidade e confiabilidade; aumentam a vida útil do carro e o valorizam em caso de revenda.

Dirija com cuidado

Ter cautela na direção é indispensável para preservar seu carro adequadamente, pois até mesmo o mínimo choque com outros carros ou uma condução imprudente podem acabar rendendo grandes prejuízos em reparos futuros.

Seu carro geralmente reflete a forma com que você o conduz, então se você possui o hábito de fazer curvas fechadas, não frear adequadamente nas lombadas, dirigir em alta velocidade de forma constante, frear bruscamente em semáforos: certamente vai acelerar o desgaste do veículo, antecipando a necessidade de manutenção.

Proteja a pintura do carro

A Pintura do carro não é algo barato e é levado bastante em consideração na hora da revenda, então para não desvalorizar o seu carro, procure preservá-la o quanto puder.

Procure não estacionar em lugares muito apertados para evitar atritos e arranhões. Não deixe seu carro exposto às condições climáticas: o sol ou chuva, a longo prazo, danificarão a pintura de forma severa, por isso estacione em lugares sombreados ou em garagens cobertas. Procure encerar seu carro regularmente, pois além da lavagem, esse hábito conserva a pintura e reduz as chances de ferrugem.

Além de evitar todos esses problemas, conservar a pintura do seu carro deixará a lataria do seu automóvel sempre brilhante, bonito e com aspecto de novo.

Ruídos ao dirigir

Caso você esteja ouvindo ruídos ou barulhos constantes enquanto dirige, não considere que seja algo comum. Possivelmente seu caro está com algum problema e precisa da análise de um técnico o quanto antes.

Cada som tem sua origem distinta, então é importante se atentar e não ignorar esses possíveis barulhos: eles podem estar relacionados a algo vital e tendem a se agravar bastante com o tempo. Não é recomendado dirigir um carro que faz ruídos também, a sua segurança pode ficar em risco e isso pode ocasionar algum acidente futuramente.

Troca do filtro de ar

O filtro de ar é uma peça fundamental para o bom funcionamento do motor do carro. Ele é responsável pela refrigeração e para que o motor não superaqueça, mantendo assim, o desempenho do veículo. A limpeza do filtro evitará que problemas mais graves possam surgir no futuro.

Caso ele esteja entupido, além de bloquear a passagem do ar, pode comprometer diretamente a potência do veículo e a economia de combustível. Geralmente, é recomendável que o filtro seja trocado a cada 12.000 km percorridos (principalmente se você tiver o hábito de viajar regularmente).

Além de economizar para um futuro problema nas peças do aquecimento de combustível do seu carro, essa manutenção protegerá a sua segurança. Procure sempre um mecânico de confiança para realizar a troca.

Utilize as instruções de fabricação do carro

Existem muitas informações importantes e específicas sobre o carro no manual de instruções. Ter o conhecimento prévio dessas informações é bastante importante, ao contrário do que muitos pensam. Portanto, sempre leia o manual do seu carro por inteiro depois de comprá-lo.

Detalhes sobre a regularidade da troca do óleo ou sobre o quanto de peso o carro pode suportar (além de outras informações técnicas de manutenção) certamente vão estar lá. Então é bem importante ter esse conhecimento prévio antes de sair rodando por aí.

Carregue ferramentas e extintor automotivo

Para estar preparado para qualquer imprevisto que possa surgir no caminho, seja em uma viagem ou no simples trajeto ao trabalho, procure ser prudente e sempre carregar consigo as ferramentas fundamentais e obrigatórias por lei, como: chave de roda, macaco e triangulo sinalizador.

O extintor, embora não seja obrigatório, é extremamente importante ter no seu carro (certifique-se de mantê-lo sempre dentro dos padrões para não sofrer multas). Alicates, lanterna e chave de fenda são ferramentas simples, mas que na hora do problema também podem fazer toda a diferença.

Além disso, todas elas são ferramentas pequenas que não ocupará muito espaço no seu porta-malas, então não há desculpas para não estar sempre preparado e equipado.

Dicas e manutenção do motor do carro:

Mecânico checando interior do carro

O motor é, basicamente, o coração do carro, então é preciso mantê-lo sempre saudável e funcionando perfeitamente. Dessa forma o desempenho do carro não será afetado e não haverá brechas para que problemas graves surjam. Fique de olho nas dicas que temos para a manutenção do seu motor:

Evite acelerar e frear de modo brusco

Utilizar o carro de modo errado pode fragilizar seu motor e apressar o processo de desgaste. Acelerar e frear de modo brusco, por exemplo, sobrecarregará o motor e reduzirá sua vida útil – fazendo com que, consequentemente, necessite de reparos bem antes do esperado.

O hábito de frear bruscamente também irá desgastar radicalmente suas pastilhas de freio devido ao atrito intenso com o pneu. Então é necessário ter cautela, pois este ato pode ser bastante perigoso e ocasionar algum acidente no futuro, pois os freios já não serão mais tão sensíveis.

Troque e use óleo de qualidade

O óleo é o elemento chave que mantém as peças funcionando corretamente e auxilia na redução do atrito, o que consequentemente reduzirá as chances de desgastes mecânicos.
Geralmente, o óleo é substituído quando o carro atingi 5.000km – mas para ser mais exato, é necessário antes verificar o manual de fabricação do veículo. Só assim você saberá a frequência de troca ideal para seu carro.

De todo caso, devemos sempre estar atentos ao nível e ao estado do óleo. Caso a quantidade esteja baixa ou se a coloração estiver atingindo um tom enegrecido, troque imediatamente.

É preciso alertar também que o uso de óleos incompatíveis com o carro afeta diretamente a saúde das peças e prejudica o desempenho do automóvel, por isso procure um óleo de qualidade, de preferência sempre do mesmo fabricante.

Verificação de fluído para radiador do carro

Assim como o nível do óleo, o fluído para o radiador tem que ser verificado constantemente, caso contrário você corre o risco que o carro superaqueça e quebre.

O radiador geralmente é encontrado na frente ou ao lado do motor, abra a tampa e verifique se o nível está de acordo com o manual de manutenção. Essa verificação é sempre bom fazer toda semana, separe um tempinho do seu domingo ou sábado para checar as condições do seu carro.

Não superaquecer o motor do carro

Em todo veículo, existe uma luz no painel que é responsável por indicar qual a temperatura atual do motor do carro: é a luz nível do liquido de arrefecimento, e ela irá acender caso o motor esteja superaquecendo.

O superaquecimento pode ter diversas causas: falta de refrigeração adequada, vazamentos, entre outros problemas. Então procure ajuda técnica o quanto antes para seu motor não fundir quando você menos esperar.

Dicas de manutenção sobre o pneu do carro

Mecânico ajustando o pneu do carro

Garantir a qualidade e o cuidado técnico do pneu é essencial para sua segurança, assim você pode prevenir acidentes, instabilidades e o desgaste de peças importantes para o bom funcionamento do carro. Então mantenha seus pneus sempre regulados com nossas dicas a seguir:

Calibragem e balanceamento dos pneus e estepe

É de praxe que os seus pneus principais estejam devidamente calibrados, caso contrário pode afetar a economia de seu combustível. É recomendável certificar-se da pressão de seus pneus semanalmente. No manual de manutenção você vai encontrar a pressão ideal para seus pneus.

Não se esqueça também de checar o estepe! Não é porque seus pneus estão funcionando corretamente que você deve se tranquilizar, afinal imprevistos acontecem, e você pode precisar de um pneu reserva.

Não subir em guia alta

Subir em guia alta é um mau-hábito comum entre muitos motoristas, mas que pode gerar consequências não muito agradáveis: além de correr o risco de levar uma multa considerada “gravíssima” (7 pontos na carteira), subir nas guias vai comprometer seu pneu rapidamente.

Esse hábito constante afeta o alinhamento do veículo e sua suspensão a longo prazo. Então, por mais que muitas vezes possa parecer tentador, lembre-se que o prejuízo é bem maior tanto em questão de custos quanto de penalidade, e não vale a pena.

Utilize pneus adequados para seu carro

Assim como toda peça externa adquirida posteriormente, os pneus também devem ser originais e adequados ao seu carro. Para que se evite problemas de peças de forma precoce e derrapagens, garantindo assim, melhor estabilidade e uma vida útil prolongada para seu veículo. Leia atentamente o manual do seu carro, certamente, você encontrará informações quanto à recomendação ao tipo de pneu para o seu automóvel.

Além disso, é importante que você esteja sempre atento as condições do seu pneu: verifique regularmente e troque aos primeiros sinais de corrosão. Veja também se ele não está careca ou muito desgastado (a profundidade mínima dos sulcos recomendada pelo Contran é de 1,6mm). Um pneu careca pode perder a aderência com o solo com facilidade em dias de chuva e causar acidentes graves.

Rotacione os pneus do carro

Um pneu bem "rotacionado" é um pneu seguro! Com seus pneus devidamente equilibrados, é possível que você note a diferença de imediato: a performance do seu carro é aprimorada e a direção se torna bem mais leve ao efetuar as curvas.

Geralmente, a rotação é realizada a cada 10.000km rodados. É um procedimento barato se comparado com os outros, então não tem desculpas!

Manutenção do carro em casa

Dois homens consertando o carro

Calma lá que nem todo procedimento precisa de um técnico especializado, pois existem alguns cuidados simples e que estão ao nosso alcance. Cabe a nós, como condutores, fazermos nossa parte para manter alguns aspectos técnicos e visuais do carro em dia. Conheça as nossas dicas a seguir:

Verificação das lâmpadas do carro

Procure sempre checar os faróis, as luzes de freio, pisca alerta e as luzes de seta, pois as lâmpadas enfraquecem e queimam com o tempo. Nesses casos, você pode prejudicar outros motoristas ou se prejudicar em ocasiões de pouca luminosidade.

Caso apenas uma das lâmpadas esteja fraca ou queimada, é importante sempre as trocar em pares, mesmo que a do lado oposto esteja funcionando normalmente, caso contrário a lâmpada nova irá descompensar a iluminação da outra, e no fim das contas você terá “trocado seis por meia-dúzia”.

Limpe o interior do carro

Ter carro não é só cuidar da parte externa, a parte interna também é essencial, principalmente se você costuma passar bastante tempo dirigindo – afinal você não quer que seu carro se torne um ambiente desagradável de se estar.

Para manter seu veículo sempre limpo é importante: ter uma lixeirinha por perto, evitar de comer dentro do carro, comprar capas de proteção para conservar o estofado do assento, além de aspirar regularmente para evitar o acumulo de detritos externos – como areia e poeira.

Você também pode lavar os tapetes e aplicar silicone no painel para mantê-lo brilhoso e com a aparência de novo, pois assim evitará ressecamento e o surgimento de rachaduras (não esqueça de limpar com um pano úmido antes de aplicar a substância).

Verificação da bateria

Seu carro pode te deixar na mão caso você não tenha o hábito de verificar a saúde da bateria, pois ela é a peça responsável por levar eletricidade até o motor de partida e outras partes elétricas do seu veículo.

Caso a bateria não esteja bem, seu carro pode simplesmente não querer sair do lugar, principalmente se exposta a temperaturas muito extremas, pois a vida útil da peça é comprometida de forma mais rápida. Se for o seu caso, procure a manutenção técnica para a checagem do desempenho da peça o quanto antes.

Aproveite as dicas e cuide do seu carro!

Mecânica checando a planilha

Se você seguir todas as dicas que demos nesse artigo você não vai ter problemas com manutenção tão cedo! Seu carro não só terá uma vida prolongada, como também terá um ótimo valor de revenda.

Isso mostra que não é difícil de se ter um cuidado diário com o carro, pois são dicas simples que você pode aplicar no dia-a-dia, e que no fim das contas fazem toda a diferença. Lembrando que o manual de manutenção do proprietário é algo que você deve ter decorado e levar com você onde for, são as informações de instrução indispensáveis para qualquer condutor.

Lembre-se também: qualquer dúvida leve ao mecânico, pois alguns problemas são solucionados apenas depois da análise e da manutenção técnica de um profissional qualificado. Aproveite!

Autor deste artigo

Sou jornalista há 5 anos e gosto bastante de escrever sobre assuntos diversos.

Últimos posts


As 9 Melhores Barras Fixas de Parede em 2022: BLACKWOLF, WCT Fitness e mais!

As 9 Melhores Barras Fixas de Parede em 2022: BLACKWOLF, WCT Fitness e mais!

Para te ajudar a escolher a melhor barra fixa de parede, criamos este artigo falando um pouco mais sobre os 9 melhores modelos do mercado e como escolher a sua!


As 10 Melhores Guitarras para Iniciantes: Cort, Strinberg e mais!

As 10 Melhores Guitarras para Iniciantes: Cort, Strinberg e mais!

Em dúvida sobre qual guitarra para iniciantes comprar? Confira dicas de como escolher o melhor modelo e um ranking com os 10 melhores produtos do mercado!


Os 10 melhores câmbios Shimano de 2022: traseiro, dianteiro e muito mais!

Os 10 melhores câmbios Shimano de 2022: traseiro, dianteiro e muito mais!

Neste artigo, conheça os 10 melhores câmbio Shimano no mercado atual, veja também como escolher o produto ideal para que você possa pedalar com segurança.


As 10 melhores jaquetas para moto de 2022: Texx, Milwaukee Leather e mais!

As 10 melhores jaquetas para moto de 2022: Texx, Milwaukee Leather e mais!

Se você é apaixonado por moto e quer comprar uma jaqueta de boa qualidade, veja nosso artigo com as 10 melhores jaquetas e dicas de como escolher a melhor!


As 10 Melhores Sapatilhas de Spinning de 2022: Shimano, Nike e muito mais!

As 10 Melhores Sapatilhas de Spinning de 2022: Shimano, Nike e muito mais!

Se você faz spinning ou deseja iniciar, você precisa ler este artigo! Confira o ranking das 10 melhores sapatilhas de spinning e aprenda como escolher a melhor.


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


Perfume Alimentação Doces e sobremesas