Como limpar aliança de prata: que ficou preta, dicas e muito mais!

Como limpar aliança de prata: que ficou preta, dicas e muito mais!

Você sabe como limpar acessórios feitos de prata? Veja neste artigo passo a passo para lustrar, dicas e formas de manter sua peça brilhando.


Quer deixar a sua joia de prata brilhando? Saiba sobre!

Joias de prata

Seja em alianças, pulseiras, brincos ou colares, a prata está presente em diversos acessórios utilizados no dia a dia e complementa o visual com uma bela e brilhosa coloração. No entanto, com o tempo, o material acaba acumulando o óleo natural do corpo e sofrendo com as adversidades do ambiente. Dessa forma, acaba escurecendo e apresentando algumas manchas de sujeira devido ao constante uso.

Como forma de recuperar o brilho e cor de sua peça de prata e mantê-la sempre bonita,
há diversas opções para a limpeza, como flanela específica para o metal ou polidores líquidos. Além deles, é possível utilizar diversos produtos caseiros, como: pasta de dente, detergente, vinagre, bicarbonato e até cerveja e ketchup que também oferecem ótimos resultados.

Para saber como limpar e polir sua aliança e joias de prata sem riscar ou danificar sua peça, veja a seguir os produtos mais eficientes, passo a passo e várias dicas de limpeza.

Dicas de limpeza para aliança prata que ficou preta

Para limpar e remover manchas escuras de sua joia de prata, é possível recorrer tanto a soluções caseiras quanto a produtos específicos de limpeza existentes no mercado. Assim, para saber quais são os produtos mais recomendados, forma correta de higienização e polimento, continue lendo o artigo abaixo.

Como limpar aliança de prata com pasta de dente

Pasta de dente

Em virtude dos componentes presentes na pasta de dente e de suas propriedades de higienização e limpeza, esse produto possibilita também a remoção de sujeiras e gorduras das quais escurecem a prata. Por isso, a pasta combinada no polimento da aliança de prata é uma forma caseira muito eficaz para devolver o brilho e a cor original do anel e de outros acessórios do mesmo metal.

Para limpar sua peça, coloque uma pequena quantidade de creme dental em uma escova de dente antiga e, em seguida, esfregue a escova na aliança. Repita esse processo de modo que toda a superfície seja alcançada. Por fim, passe um pano macio na joia até que o brilho seja recuperado e enxague o metal com água corrente.

Como limpar aliança de prata com bicarbonato de sódio

Recipiente com bicarbonato de sódio em mesa de madeira

Outra forma de limpar a aliança de prata é criando uma pasta com bicarbonato de sódio e água quente. Feito a mistura, coloque ela em uma flanela ou pano macio, de preferência de algodão, e passe cuidadosamente na superfície de todo o anel. Lembre-se de esfregar com delicadeza, pois o bicarbonato é um material abrasivo que pode riscar sua peça.

Além da pasta, você também limpar o anel colocando a prata em uma panela com: 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio e 200 mililitros de água. Neste caso, aqueça a água e quando ela atingir o ponto de fervura, desligue o fogo e acrescente o bicarbonato e a joia. Em seguida, deixe a mistura esfriar, retire a peça e enxague-a bem antes de fazer o uso dela.

Água morna e detergente

Detergente roxo em fundo laranja

Utilizando apenas produtos caseiros, a mistura de água morna com detergente é uma alternativa eficaz e capaz de limpar facilmente aliança e outras joias feitas de prata. Neste caso, separe a água, o detergente e uma escova de dente com cerdas macias.

Para realizar a limpeza, ferva uma quantidade suficiente de água para cobrir por completo seu anel. Em seguida, misture um pouco de detergente até o ponto de fazer espuma, coloque a prata e deixe imerso até a água esfriar. Por fim, com o auxílio de uma escova de dentes antiga, esfregue sua joia cuidadosamente até limpar toda a superfície do objeto.

Faça uma limpeza diária para evitar a oxidação

Limpeza de joias

O escurecimento de alianças e outras joias de prata ocorre devido a alguns fatores desfavoráveis ao metal, como o contato com: o suor da pele, perfume e cosméticos. Todavia, as manchas são apenas impurezas superficiais que podem ser removidas facilmente e tornar a ter sua aparência e brilho anterior.

Caso a joia seja exposta constantemente aos fatores adversos, a melhor forma de evitar que o objeto necessite de uma limpeza mais profunda é realizar uma higienização diária na peça. Para tanto, basta retirar o metal uma vez ao dia e limpá-lo com uma flanela ou pedaço de pano macio em toda a superfície. Dessa forma, você irá remover o óleo natural do corpo que fica nele.

Cuidado com produtos abrasivos

Água sanitária

A princípio, produtos abrasivos são as substâncias naturais ou sintéticas utilizadas para desgastar, polir ou limpar outros tipos de materiais, como por exemplo: água sanitária, acetona, alvejante e cloro. No cotidiano, eles estão muito presentes nos produtos de limpeza doméstica para higienizar superfícies como azulejos, mármores, madeira e ferro.

Devido a forte atuação que os produtos abrasivos possuem em limpar diversas superfícies, em contato com alianças e joias de prata, eles são capazes de: acelerar o processo de oxidação do metal, gerar manchas e até reduzir a durabilidade da peça. Por isso, quando estiver utilizando algum produto abrasivo, lembre-se de retirar o anel.

Como limpar aliança e polir com polidor líquido

O polidor líquido ou limpa prata é ideal para aqueles que preferem utilizar produtos específicos que higienizam e removem manchas do metal. Com eficácia comprovada, você encontrará este produto com um preço entre 8 a 15 reais no mercado.

Como forma de limpar a aliança com o polidor líquido, com o auxílio de um pedaço de algodão, pano macio ou flanela, passe o produto delicadamente em toda a superfície da joia. Repita o procedimento até que a prata recupere sua cor e brilho. Feito isso, enxague bem a peça e seque-a.

Combine vinagre, bicarbonato e papel alumínio

Rolo de papel alumínio

A combinação de vinagre, bicarbonato e papel alumínio é uma forma eficiente e potente para limpar alianças de prata. Para tanto, utilize a proporção de meio litro de vinagre branco para uma colher de bicarbonato de sódio e uma pequena quantidade de água, em ponto fervente.

Em primeiro lugar, forre a parte interna de um recipiente com papel alumínio, acrescente o vinagre, bicarbonato e água quente. Ao misturar essa combinação, coloque seu anel de prata e deixe descansar por cerca de 10 a 15 minutos. Depois disso, retire sua joia, lave em água corrente e enxugue com uma flanela ou tecido macio.

Como dar brilho para suas joias de prata

Além de métodos e ingredientes caseiros, uma forma simples e prática para dar brilho em sua aliança e outras joias de prata é utilizando flanelas e lenços específicos para esse tipo de metal. No mercado, você conseguirá encontrar facilmente pelo nome de flanela mágica.

Por conta de agentes químicos presentes no tecido da flanela, eles proporcionam brilho instantâneo e limpeza da joia utilizando apenas o movimento de fricção entre o pano e a peça. Além disso, o uso desse material não oferece riscos de danificar ou deixar marcas em sua superfície.

Como limpar prata com sal e alumínio

Sal e alumínio com talheres

O papel alumínio é uma ótima forma caseira para acelerar o processo de limpeza de joias e anéis de prata. Neste caso, além do alumínio, faça o uso de sal e água na proporção de: 2 colheres de sopa de sal para cada 200 mililitros de água.

Para limpar sua aliança, primeiro, forre o fundo do recipiente utilizando papel alumínio, acrescente a solução de água morna e sal. Feito isso, coloque sua peça na mistura e deixe descansar por aproximadamente 10 minutos. Depois desse período, retire o anel e limpe com o auxílio de um pano macio para secar a peça.

Casca de banana para limpar

Casca de banana

A casca de banana libera substâncias que, quando em contato com materiais de prata, auxiliam na limpeza e polimento da peça. Por isso, aproveite o resquício dessa incrível fruta para limpar sua aliança e outras joias feitas de prata.

Coloque sua aliança em contato com a parte interna da casca de banana e esfregue levemente a superfície. Após toda a peça estar envolvida com a fruta, com o auxílio de uma flanela ou tecido macio, como algodão, faça o polimento do metal. Lembre-se de não lustrar com muita força, para evitar riscos no anel.

Use cerveja ou refrigerante de cola

Copo de cerveja

Os componentes presentes tanto na cerveja quanto no refrigerante de cola ajudam a amolecer a ferrugem, limpar manchas e até oferecer brilho para superfícies de prata. Por isso, o uso dessas bebidas é outra alternativa caseira para você remover o escurecimento de suas joias.

Como o gás da cerveja e do refrigerante reagem com a gordura e sujeira presentes na aliança, basta você deixar sua joia mergulhada na bebida por aproximadamente 15 minutos. Em seguida, antes de usar, lave com água e uma escova de dente e, por fim, deixe secar.

Como polir prata com ketchup

Potinho com ketchup e colher

Presente na cozinha e em restaurantes como um saboroso e versátil condimento, o ketchup também é um ótimo ingrediente para recuperar o brilho de alianças e joias feitas de prata. Tanto em limpezas leves quanto mais pesadas, aproveite uma porção desse ingrediente para lustrar sua peça.

Em manchas suaves, passe uma pequena quantidade de ketchup em uma toalha de papel e esfregue delicadamente sobre a aliança até recuperar o brilho. Em casos mais difíceis, deixe o ingrediente agir por 15 minutos e, após esse período, esfregue com o papel toalha ou uma escova de dente antiga por toda a superfície. Por fim, enxague e seque bem a prata.

Remova manchas de água com suco de limão

Copo de suco de limão com limões frescos na mesa

O suco de limão é um eficiente e potente produto para a remoção de manchas e escurecimento nos metais de prata. Neste caso, utilize a combinação de meio limão e um pouco de sal para a limpeza de sua aliança.

Primeiro, proteja suas mãos com luvas de limpeza ou descartáveis para evitar manchas em sua pele. Feito isso, utilize a metade de um limão e acrescente sal na parte interna dele para esfregar na superfície do anel de prata. Após o contato de todo o metal com o cítrico, deixe a peça descansar por cerca de 10 minutos. Em seguida, lave a peça e seque-a.

Farinha de milho com água

Colher com farinha de milho em cima de mesa de madeira

A farinha de milho é um ingrediente muito utilizado na cozinha para preparo de alimentos e que também é muito eficiente na limpeza de materiais de prata. Por isso, para recuperar o brilho de sua aliança ou outra joia do mesmo metal, você pode usar essa farinha na forma de pasta, misturado ela com um pouco de água.

Com a pasta de farinha de milho, aplique sobre toda a superfície do seu anel de prata e deixe até ele secar. Depois disso, com o auxílio de um material áspero, como a parte verde da esponja de lavar louças, uma toalha grossa ou gaze, remova toda a pasta. Por fim, enxague e deixe secar antes de fazer o uso de sua joia.

Use desinfetante para as mãos para polir

Desinfetante para as mãos

O desinfetante para as mãos possui como principais propriedades a higienização e remoção de impurezas. Além de ser útil para as mãos, esse produto também é bastante eficaz na remoção de manchas e escurecimento de metais, como a prata.

Para fazer a limpeza da joia utilizando um desinfetante para as mãos, umedeça um pano macio ou uma flanela com um pouco do produto. Depois disso, esfregue repetidamente sobre os locais escurecidos da aliança para recuperar a cor e o brilho. Por fim, deixe secar antes de utilizar a peça.

Detergente para limpeza de janelas

Limpa vidros em fundo azul

O detergente para limpeza de janelas, também chamado de limpa vidros, possui propriedades de higienização que podem ser utilizadas tanto para vitrais quanto para os materiais banhados a prata. Dessa forma, com uma pequena quantidade desse produto você terá ótimos resultados.

Com a ajuda de um pano macio ou escova de dente, borrife um pouco do produto sobre a aliança de prata e esfregue suavemente em toda a superfície. Caso necessário, repita o processo até remover toda a sujeira e recuperar a cor da peça. Em seguida, lave bem o anel e deixe secar antes de usá-lo.

Amônia com água para limpeza

Frasco de amônia

Como forma menos abrasiva de limpar aliança de prata, você também pode optar pela mistura dos seguintes ingredientes: 1 colher de chá de amoníaco, 1 lata com 200 mililitros de silvo e 1 litro de álcool. Usados em conjunto, eles contribuirão para a remoção de manchas, clareamento da peça e devolução do brilho original.

Em uma garrafa descartável ou algum outro recipiente, misture bem os ingredientes: amoníaco, silvo e álcool. Em seguida, com a mistura, molhe um pequeno punhado de algodão industrial ou pano macio e esfregue delicadamente em toda a superfície do anel. Por fim, lave bem a peça com água e sabão neutro e deixe secar.

Como evitar manchas em joias de prata

Joias de prata

Para evitar que a joia de prata escureça, busque reduzir o processo de oxidação do metal por meio dos seguintes cuidados: não utilize perfumes e cosméticos nas áreas onde os objetos estão sendo usados, não use sua aliança ao fazer exercícios físicos para evitar o contato com o suor e não exponha suas peças a produtos de limpeza.

Além de ter esses cuidados com suas joias de prata, o modo de conservação e local também são extremamente importantes para evitar manchas em suas peças. Neste caso, guarde seus acessórios em local seco, ventilado e evite deixar em ambientes com altas temperaturas.

Conheça também ideias para presentes para namorados e namoradas

Neste artigo você aprendeu sobre como limpar alianças de prata. E agora que estamos falando sobre alianças e namoro, que tal algumas sugestões de presentes em nossos artigos sobre o tema? Se tiver um tempo sobrando, confira abaixo!

As 10 melhores alianças de namoro de 2022: prata, cobre e muito mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1992

Não sabe qual aliança de namoro seu parceiro gosta? Confira aqui as 10 melhores alianças de namoro de 2022 e informações sobre como escolher a ideal!

Os 15 Melhores Presentes Para Namorado De 2022: Ideias De Presentes Criativos, Simples E Muito Mais!

https://portalvidalivre.com/articles/2308

Está em busca da melhor opção de presente para dar para o seu namorado? Veja aqui um top 15 e informações sobre como escolher o melhor presente para o seu amor!

Os 15 melhores presentes para namorada de 2022: perfumes, livros e muito mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1971

Procurando pelo melhor presente para sua namorada? Neste artigo apresentamos dicas para realizar essa escolha com o maior acerto possível. Confira!

Deixe sua aliança e joias de prata com uma cara nova!

Joias de prata

O brilho e cor de joias banhadas a prata podem ser perdidos com o tempo, devido ao uso constante e exposição às adversidades do ambiente, como: suor, calor, perfumes e cosméticos. Com isso, sua peça perde a aparência original e acaba ganhando manchas e escurecendo ao longo do tempo.

Por isso, como forma de conservar as características originais de sua peça e manter a bela aparência, é necessário seguir alguns cuidados com o metal. Para tanto, busque manter limpezas diárias com uma pequena flanela e fazer uma limpeza mais aprofundada utilizando produtos específicos para a prata ou então métodos caseiros.

Como vimos, existem diversos produtos no mercado e até ingredientes que podem ser encontrados na cozinha e lavanderia de sua casa para limpar a prata. Assim, aproveite essas dicas para você mesmo higienizar e manter bem conservada sua joia.

Autor deste artigo

Estudo Administração e adoro de praticar esportes e viajar. Além disso, me interesso em ler e aprender sobre temas relacionados a atividades ao ar livre e estilo de vida.

Últimos posts


As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

Está pensando em comprar uma TV de 32 polegadas e não sabe por onde começar? Venha conferir as 10 melhores opções do mercado e como escolher o produto ideal!


As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

Em dúvida sobre qual TV de 43 polegadas comprar? Veja neste artigo dicas de como escolher o melhor modelo e um ranking com os 10 melhores produtos atuais!


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


As 10 Melhores TVs com Bom Custo-Benefício de 2024: LG, Samsung, Philips, TCL e mais!

As 10 Melhores TVs com Bom Custo-Benefício de 2024: LG, Samsung, Philips, TCL e mais!

Quer uma boa televisão sem estourar o orçamento? Neste artigo, apresentamos as 10 melhores TVs com bom custo-benefício de 2024, como escolher e onde comprar!


Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Em busca do headset ideal para jogar seus games favoritos? Neste artigo, apresentamos os 22 melhores headsets gamers para 2024, como escolher e onde comprar!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Cabelo