Cidades planejadas: no Brasil, ao redor do mundo e muito mais!

Cidades planejadas: no Brasil, ao redor do mundo e muito mais!

Neste artigo, apresentamos uma lista das melhores cidades planejadas para você conhecer do Brasil e do mundo. Veja as características de cada uma delas.


O que é uma cidade planejada?

cidade planejada em papel

Cidades planejadas são aquelas constituídas através de um projeto ou um plano analisado e discutido antes da sua execução com o objetivo de definir algumas configurações da cidade como, por exemplo, a escolha dos espaços para o comércio, a largura das suas ruas, assim como a sua área residencial.

As cidades planejadas visam à qualidade de vida dos seus moradores, e nesse sentido investem em uma infraestrutura de qualidade, segurança, saneamento básico e mobilidade. Entretanto, devido ao crescimento acelerado da população, essa realidade não condiz como muitas cidades que tiveram um planejamento prévio, pois, o esse processo de desenvolvimento trouxe consigo problemas que comprometeram a qualidade de vida de alguns territórios.

No Brasil existem algumas cidades que passaram pelo processo de planejamento, e neste artigo listamos algumas, bem como algumas das cidades planejadas mais famosas em torno do mundo, confira a seguir e prepare o seu roteiro de viagem para conhecer esses centros urbanos incríveis, que além de muita beleza, carregam consigo muita história.

Cidades planejadas no Brasil

Além da famosa cidade planejada Brasília, no Brasil existem outras que passaram por este processo, entretanto, apesar do seu projeto prévio, muitas não conseguiram manter o seu desenvolvimento previsto no início da sua construção devido ao crescimento da população. Porém, saiba que mesmo assim, a maioria delas ainda usufrui desse planejamento, tendo os seus locais residenciais e comerciais divididos, assim como uma infraestrutura satisfatória.

Salvador

Salvador

Fundada no ano de 1549, Salvador foi à primeira cidade planejada do país sendo projetada pelo arquiteto português Luís Dias com o objetivo de ser a primeira capital do Brasil. Nesse sentido, o seu projeto tinha como preocupação aliar a função administrativa a militar, bem como de ser um forte.

O projeto que rendeu ao arquiteto o prêmio com o Título de Mestre da Fortaleza e Obras de Salvador pelo governador-geral do Brasil, Tomé de Souza Brasil, teve um planejamento geométrico e quadricular do qual se assemelhava a uma fortaleza, e teve como influência o renascentismo e o estilo arquitetônico lusitano.

Teresina

Teresina

Fundada em 1852 durante o período imperial, a capital do Piauí Teresina, considerada como a "cidade verde", foi desenhada pelo português João Isidoro França e pelo brasileiro José Antônio Saraiva, e assim como Salvador, a cidade teve uma forte influência no estilo arquitetônico lusitano.

Teresina foi projetada com quadras em formato de um tabuleiro de xadrez e o seu plano separou o centro econômico dos edifícios administrativos e religiosos, e por estar situada entre os rios Parnaíba e Poti, a via aquática garantiu com que o comércio se tornasse um dos pontos mais importantes da cidade, assim como possibilitou a mobilidade entre outras regiões.

Aracaju

Aracaju

Aracaju é uma cidade da qual também tem um projeto bastante parecido a um tabuleiro de xadrez e foi projetada pelo engenheiro José Basílio Pirro e inaugurada no ano de 1855. Sendo construída em um terreno pantanoso e irregular até os dias atuais a capital de Sergipe ainda enfrenta problemas de inundações.

Entretanto, Aracaju é uma capital bastante próspera e o seu planejamento facilitou a atividade portuária e o escoamento da produção açucareira. Nesse sentido, tais benefícios comerciais proporcionaram a cidade um crescimento econômico-social, principalmente no ano de 1889, quando ocorreu a proclamação da república.

Belo Horizonte

Belo Horizonte

Fundada em 1897 pelo urbanista e engenheiro Aarão Reis, Belo Horizonte foi a primeira capital do Brasil a ter um projeto moderno, sendo planejada como uma “cidade do futuro”. Nesse sentido, o desenho da Belo Horizonte rompeu as tendências de cidades quadriculares e ganhou muitas influências europeias, principalmente francesas.

Desse modo, a capital mineira seguiu a ideia da reconstrução de Paris, que em 1850 demoliu mais de 19 mil edifícios dando lugar a ruas amplas. Dessa forma, a capital mineira investiu em grandes ruas, muitos boulevads, além da divisão da zona rural, central e urbana da cidade.

Goiânia

Goiânia

Fundada em 1935 pelo engenheiro e arquiteto Atílio Corrêa Lima, Goiânia é considerada como Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO sendo a primeira cidade do Brasil planejada no século XX. O desenho prévio da capital foi influenciado pelo modelo de cidade-jardim prospectado pelo urbanista Ebenezer Howard e ainda contou com muita influência do estilo de urbanismo francês “Art Déco”.

Goiânia foi uma cidade que teve como objetivo no seu projeto inicial se adequar ao ritmo de produção capitalista da época, nesse sentido foi pensada para abrigar apenas 50 mil habitantes, entretanto, atualmente a cidade possui mais de 1,5 milhão de pessoas.

Brasília

Brasília

Quando pensamos em cidades planejadas no Brasil, é comum que Brasília apareça à frente, pois, atualmente essa cidade ainda desfruta de todo o seu projeto original e leva a fama por ser uma cidade bastante organizada. A capital federal foi projetada pelo o urbanista Lúcio Costa e o arquiteto Oscar Niemeyer, sendo inaugurada em 1960 durante o governo de Juscelino Kubitscheck.

A cidade também leva o status Patrimônio Mundial pela UNESCO devido ao seu conjunto arquitetônico e urbanístico, e conta com o maior conjunto residencial moderno construído no mundo, tendo mais de 1.500 blocos, sendo muito arborizados e com fácil acesso a muitos serviços públicos da capital.

Palmas

Criada há apenas 23 anos, a capital tocantinense Palmas foi projetada do zero pelos arquitetos Walfredo Antunes de Oliveira Filho e Luiz Fernando Cruvinel Teixeira, sendo erguida de modo semelhante à Brasília e tendo como uma das suas características as suas ruas, largas e com divisões quadriculares, além de influências do estilo francês.

Atualmente a cidade apresenta ótimos índices de desenvolvimento urbano, e se destaca nas áreas da educação, saúde e segurança. Além disso, Palmas é bastante confortável, pois ela foi projetada para um milhão de habitantes, mas, atualmente a população da cidade é de apenas 300 mil pessoas.

Curitiba

Curitiba

A capital paranaense Curitiba não foi uma cidade que passou por um planejamento inicial, entretanto, o município passou por uma reestruturação urbana do qual envolveu muitas melhorias em todas as áreas, mas teve como destaque os serviços de transporte público.

Nesse sentido, as transformações realizadas na capital paranaense se tornaram referências de desenvolvimento urbano tanto no Brasil, quanto no mundo. Desse modo, Curitiba também tem se destacado pela qualidade de vida no geral, e na sua segurança.

Maringá

Maringá

Inaugurada em 1947, Maringá foi projetada pelo urbanista e arquiteto Jorge de Macedo Vieira com o objetivo de ser uma “cidade jardim”. Nesse sentido, seu projeto seguiu o modelo urbanístico prospectado pelo inglês Ebenezer Howard. Desse modo, esse município do estado do Paraná ganhou avenidas bastante amplas e muitos canteiros que valorizam o paisagismo.

O seu planejamento também dividiu o município por zonas separadas de acordo a sua função, como por exemplo, zona de comércio e serviços, zonas residenciais e assim por diante. Atualmente Maringá é considerada uma cidade muito organizada e com uma infraestrutura excelente.

Boa Vista

Boa vista é a capital do estado de Roraima planejada pelo engenheiro civil Alexio Derenusson, tendo o seu projeto realizado sobre influência francesa, e desenhada com vias em formas geométricas e radiais da qual lembram um leque, sendo que todas as suas avenidas principais se direcionam para o seu centro.

Entretanto, a organização da cidade alcançando através do seu planejamento urbanístico se desfez em meados da década de 1980 devido ao aumento da mineração, pois, esse meio de trabalho atraiu muitos migrantes que ocuparam a cidade de forma desordenada e desse modo Boa Vista não conseguiu manter o desenvolvimento previsto no início da sua construção.

Cidades planejadas no mundo

A maior parte das cidades planejadas pelo mundo em sua grande maioria são as capitais dos seus países ou cidades que exercem forte papel político ou econômico, e antes de serem construídas elas tiveram um planejamento para que o seus espaços pudessem ser aproveitados da melhor forma, com o objetivo de gerar uma qualidade de vida maior para os seus moradores e visitantes. Confira a seguir algumas cidades planejadas ao redor do mundo.

Amsterdã

Amsterdã

Amsterdam é a capital de um grande país europeu e a sua construção se destaca pela complexidade e engenhosidade do seu projeto. A capital da Holanda precisou romper uma série de barreiras na sua construção, como por exemplo, a implantação de muitos canais, que teve como objetivo inicial proteger o território de inundações.

Atualmente Amsterdam é uma cidade da qual praticamente todos os seus moradores se locomovem através dos seus canais, e isso graças a sua estrutura e planejamento, além disso, a cidade recebe milhares de turistas durante o ano inteiro que vão em busca de passeios entre os seus canais. A cidade ainda recebe o título de mais sustentável do mundo e lidera o ranking de qualidade de vida e segurança.

Zurique

Zurique

Zurique também é uma das cidades que também recebe o título de mais sustentável do mundo, além disso, se destaca por ser uma das cidades mais bem planejadas, liderando o ranking das melhores cidades para se viver.

A capital da Alemanha tem cerca de 400 mil habitantes sendo que o seu sistema de transporte público é um dos melhores de todo o mundo, possui uma das maiores bolsas de valores da Europa, além de ser uma cidade referência em tecnologia de ponta. Além disso, Zurique também é considerada uma cidade ideal para quem deseja investir em educação ou carreira profissional.

Songdo

Songdo

Songdo da Coreia do Sul recebe o título da cidade mais sustentável do mundo, pois o seu planejamento teve foco no viés ecológico e com objetivo de diminuir a emissão de gases do efeito estufa. Nesse sentido, atualmente a metade da cidade coreana é coberta por áreas verdes.

A sua estrutura também foi planejada para que os seus moradores não precisem utilizar carros e desse modo à cidade investiu em um sistema completo de ciclovias e uma rede de carros elétricos compartilhados. Além disso, Songdo também pode ser considerada uma cidade onde a natureza e a tecnologia se completam com muita harmonia.

Auroville

Auroville

Localizada no sul da índia, Auroville foi inaugurada em 1968 e o seu projeto teve muito destaque, pois o território propôs criar um ambiente com mais de 123 nações sem ser regida majoritariamente por nenhuma força econômica, política, ou religiosa.

Atualmente a sua população conta com cerca de 50 mil habitantes, e possui uma média de 50 nações diferentes. O seu planejamento surgiu através de Mirra Alfasa, que ao executar o projeto tinha o objetivo de construir um local com uma vida mais tranquila e harmoniosa.

Dubai

dubai

Dubai é umas das cidades mais famosas do mundo, sendo bastante conhecida pelos seus grandes prédios e avenidas, além de ser referência de tecnologia e riqueza. Atualmente a cidade abriga o maior prédio do mundo, um arranha-céu com 828 metros de altura e 160 andares, e a sua construção exigiu uma quantia de 4,1 bilhões de dólares.

Entretanto, apesar de ter um projeto incrível, a cidade tem como desafio a obtenção de água, sendo que o único meio para sua obtenção é decorrente de uma fonte salgada, e desse modo, o território precisa recorrer a um processo de dessalinização.

Las Vegas

Las Vegas

Las Vegas está situada no deserto de Mojave, e começou a surgir no ano de 1867 quando o exército construiu o Forte Baker, do qual impulsionou o assentamento da população no local. Entretanto, apenas em maio de 1905, com a chegada do trem, que nasceu a cidade Las Vegas.

Com a legalização dos jogos em 1913 começou a expansão da cidade, sendo que apenas em 1941 se iniciou a construção dos grandes hotéis e cassinos. Atualmente Vegas é uma cidade que possui 1,95 milhões de habitantes e oferece uma ampla atividade no âmbito do turismo, tendo uma ótima infraestrutura.

Tapiola

Tapiola

Situada na costa sul da Finlândia, Tapiola foi projetada para ser uma cidade-jardim sendo fundada em 1953, e tem no seu planejamento uma proposta de conservar os seus bens naturais. Desse modo, o seu investimento conta com muitos espaços livres da qual convidam os seus moradores a interagir entre eles.

Projetado pelo mestre de projeto urbano Adilson Macedo, a cidade recuperou um potencial enorme, ainda aumentou o investimento imobiliário, assim como descentralizou os serviços e comercio.

Washington D.C

Washington D.C

Washington, a capital dos Estados Unidos foi planejada sobre as margens do rio Potomac, e inaugurada em 1800. A cidade que se destaca pela enorme quantidade de monumentos do quais lembram importantes fatos da história do país e personagens, também pode ser considerada um verdadeiro museu ao ar livre.

A sua arquitetura é de estilo neoclássico e nas suas ruas existem muito prédios públicos, assim como importantes museus como, por exemplo, os museus ligados ao Instituto Smithsoniano. Além disso, Washington também abriga a maior biblioteca do mundo, sendo considerada uma cidade com uma excelente qualidade de vida e infraestrutura incrível.

Não deixe de conhecer estas cidades planejadas do Brasil e do mundo!

turista em cidade planejada

Neste artigo apresentamos algumas das principais cidades panejadas ao redor do mundo, e agora já sabemos que as cidades planejadas são aquelas construídas a partir de um projeto por profissionais capacitados como engenheiros, arquitetos e urbanistas, tendo como objetivo a qualidade de vida dos seus moradores.

Uma cidade planejada geralmente dispõe de zonas divididas e áreas comerciais projetadas, nesse sentido, facilita a mobilidade de todas as pessoas que nela circulam. Agora que você já tem varias opções de algumas cidades com essas características, é só preparar o seu roteiro de viagem e desembarcar em alguma destas cidades incríveis.

Autor deste artigo

Nômade digital.
Produz textos para blogs e outras ferramentas de marketing e conteúdo.

Últimos posts


UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

Procurando um software com muitos serviços para a edição de seus documentos? Confira neste artigo informações sobre UPDF, todas as vantagens e ferramentas!


O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Quer saber se o Moto G71 é bom? Neste artigo, veja a ficha técnica do celular da Motorola, vantagens, desvantagens, indicações de usuário e muito mais!


As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

Está pensando em comprar uma TV de 32 polegadas e não sabe por onde começar? Venha conferir as 10 melhores opções do mercado e como escolher o produto ideal!


As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

Em dúvida sobre qual TV de 43 polegadas comprar? Veja neste artigo dicas de como escolher o melhor modelo e um ranking com os 10 melhores produtos atuais!


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Cabelo