Jurubeba: uma planta medicinal!
A Jurubeba é uma planta medicinal, utilizada para tratar doenças como a anemia, artrite e problemas digestivos, gastrointestinais, bronquite, tosse e hepatite. Porém, o seu uso deve ser moderado, pois o consumo excessivo pode causar efeitos colaterais.
Por esse motivo, a Jurubeba não deve ser utilizado para substituir remédios ou qualquer orientação dada pelo seu médico, embora seja uma planta natural, podem causar reações com a interação dos medicamentos que foram receitados, por isso, o seu médico deve ser informado sobre o seu uso.
No entanto, adquirir uma planta medicinal em sua casa pode ser muito útil para melhorar a qualidade de vida e prevenir doenças, além de ser muito fácil de cultivar. Veja a seguir como cuidar dessa planta medicinal.
Informações básicas da jurubeba
Nome científico | Solanum paniculatum |
Nome popular | Jurubeba, juribeba e jupeba |
Origem | Norte e Nordeste do Brasil |
Família | Solanaceae |
Porte | 3 a 4 metros |
Floração | Setembro e novembro |
Clima | Tropicais e subtropicais |
Botanicamente conhecida como Solanum paniculatum, é uma planta que possui propriedades fitoterápicas, que ajuda a manter a saúde e auxilia no tratamento de várias doenças. Suas folhas são lisas, com espinhos curvos no tronco e pequenos frutos amarelos, suas flores são brancas ou lilás que podem ser acrescentadas em receitas culinárias ou bebidas.
Nativa de regiões Norte e Nordeste do Brasil, é uma espécie tipicamente de climas tropicais e subtropicais, por isso, essa planta é cultivada amplamente em todo Brasil em escala comercial. A planta apresenta propriedades analgésicas, antiácidas, fortalece o coração, diminui a pressão arterial e estimula o sistema digestivo.
Sobre a jurubeba
A Jurubeba é utilizada para o tratamento de várias doenças, por possuir propriedades anti-inflamatória, descongestionante, digestiva, diurética, laxante, tônico vascular e por purificar o sangue.
Em vista disso, muitas pessoas optam por cultivar as plantas em suas casas, como alternativa para melhorar a qualidade de vida e o bem-estar físico. A seguir, iremos conhecer mais sobre a planta Jurubeba e suas contra indicações.
■O que é jurubeba?
É uma árvore nativa brasileira, que apresentam folhas lisas e frutos amarelos com um sabor amargo que podem ser acrescentados em várias receitas culinárias. É uma planta que se destaca por conter ação antioxidante, que ajuda a combater os radicais livres, causadores do envelhecimento precoce, diminuindo as linhas de expressão e rugas do rosto.
A planta pertence à família solanaceae, comumente encontrada aqui no Brasil, Argentina e no Paraguai. Podem ser cultivados em ambientes domésticos, por meio de mudas, sementes compradas ou colhidas de alguma planta.
■Efeitos colaterais da jurubeba
Embora seja uma planta natural que possui propriedades medicinais, assim como qualquer outro medicamento, a jurubeba apresenta efeitos colaterais. O seu uso deve ser moderado, pois se for consumida constantemente por mais de uma semana, poderá sofrer riscos de intoxicação, devido a alta concentração de alcaloides e esteroides. Por isso, esses nutrientes causam fortes reações de diarreia, vômitos, gastrite e alterações no sistema neurológico.
■ Contraindicações da jurubeba
Apesar da planta oferecer vários benefícios para a saúde e ajuda no tratamento de várias doenças, a jurubeba é contra indicada para gestantes, no qual o bebê ainda está em formação, e a ingestão da planta medicinal pode provocar contrações uterina, colocando em risco a gestação.
Portanto, é preciso ter cuidado para evitar danos irreversíveis, como também, deve ser evitado na fase da amamentação, para que essas substâncias não sejam transferidas no leite materno.
Benefícios da jurubeba
Conheça os benefícios do consumo da Jurubeba, esta planta possui substâncias terapêuticas que contribuem para a saúde do intestino, possui ação antioxidante, ajuda na ressaca e auxilia no tratamento de várias outras doenças. A seguir, iremos conhecer sobre os princípios ativos da planta.
■Auxílio no tratamento de problemas de saúde
A utilização da planta pode auxiliar em vários problemas de saúde como, anemia, artrite, doenças do fígado, indigestão, bronquite, hepatite, sensação de queimação no estômago, infecção urinária, diabete, inflamação no baço, malária entre outras. A planta possui substância capazes de ajudar em tratamento de doenças, porém em casos de doenças mais graves, sempre consulte o médico.
■Efeito laxante
A prisão de ventre pode ocorrer devido a alguns hábitos alimentares, como a falta de fibras, beber pouca água e não praticar exercícios físicos. As fibras são muito importantes para um bom funcionamento do intestino, fazendo com que as fezes sejam eliminadas com mais facilidade.
Uma alimentação pobre em fibra, faz com que as fezes fiquem duras, dificultando o funcionamento do intestino, ocasionando a prisão de ventre. Neste caso, a Jurubeba poderá auxiliar as pessoas que sofrem com prisão de ventre, pois a planta possui efeito laxante.
■Diminui a pressão sanguínea
A hipertensão é uma doença grave, e o seu desenvolvimento pode estar relacionado com a genética, o consumo exagerado de alimentos salgados, sedentarismo e a ingestão frequente de bebidas alcoólicas.
Portanto, mudanças de hábitos de vida são fatores importantes para controlar a pressão arterial, como fazer uma dieta, diminuindo a gordura total do corpo, praticar exercícios físicos, consumir menos sal e repor sais minerais importante para o metabolismo, como potássio e magnésio.
Na qual, você poderá repor esses nutrientes consumindo a Jurubeba, que irá ajudar a manter uma vida mais saudável, auxiliando na diminuição da pressão sanguínea.
■Ajuda no fortalecimento do fígado
O fígado é um dos principais órgãos, que têm a função de metabolizar as proteínas e carboidratos, filtrar o sangue e eliminar as toxinas do corpo. Um órgão que tem a capacidade de se regenerar, sendo possível doar parte do órgão.
Entretanto, algumas doenças podem afetar o fígado, como a hepatite, gordura no fígado, cirrose e esquistossomose. Para auxiliar no combate de doenças relacionadas ao fígado, o consumo da Jurubeba poderá ajudar no tratamento, pois a planta possui propriedades medicinais que protegem o fígado.
■É um bom remédio natural para ressaca
A ressaca surge pelo consumo excessivo de bebidas alcoólicas, por ser diurético resulta em uma leve desidratação, aumentando o nível de álcool no sangue, que é metabolizado pelo fígado e que causam os sintomas da ressaca. Aqui no Brasil, a Jurubeba é conhecida como um remédio natural para curar a ressaca, no qual a planta possui propriedades que ajudam a aliviar o mal estar.
■Suas folhas ajudam na cicatrização
As folhas de Jurubeba é um ótimo remédio natural indicado para o uso de cicatrização de ferimentos, podendo ser utilizados como cataplasma, aplicando sobre partes do corpo que estão machucadas.
As propriedades medicinais encontradas na Jurubeba irão ajudar a cicatrizar a ferida, evitando o perigo de infeccionar, como também podem ser aplicadas em contusões, acnes e para lavar feridas.
■Melhora na digestão
A má digestão causa grandes desconfortos na parte superior do estômago. Dependendo do caso da dispepsia, as pessoas podem apresentar outros sintomas, como náusea, falta de apetite, diarreia e constipação. Em casos de dores agudas é recomendado consultar um médico, pois a dor no abdomen podem estar relacionadas a algumas doenças.
Porém, se apresentar sintomas leves, o consumo do chá de Jurubeba poderá aliviar o desconforto abdominal, pois o chá acelera a digestão, proporcionando alívio da acidez estomacal e estimula a função digestiva.
Os tipos de jurubeba
Apesar de ser considerada uma planta medicinal e alimentícia, algumas espécies de Jurubeba são venenosas e mortais, portanto, é necessário conhecer quais os tipos de Jurubeba, para evitar o uso de plantas venenosas. Veja nos próximos tópicos, quais os outros três tipos de Jurubebas.
■Solanum variabile
Conhecida popularmente como Jurubeba-velame ou Jurubeba falsa, é uma planta nativa do Brasil, das regiões do Cerrado e da Mata Atlântica. Possui flores brancas e menos espinhos que as outras espécies de jurubeba. Podem chegar a atingir até 4 metros de altura e geralmente essa espécie ocorre nas beiras de estradas.
Assim como a Solanum paniculatum e Solanum fastigiatum, essa espécie também possui propriedades medicinais. A origem do seu nome é do adjetivo latino “Variabile” que significa “variável”, por possuir uma grande variação no formato das folhas e tipos de pelos
■Solanum fastigiatum
É uma planta nativa do sul do Brasil, comumente encontrada no Rio Grande do Sul. A origem do seu nome é do adjetivo latino “Fastigiatum” , que significa “termina em ponta”, por seus frutos apresentarem nas pontas dos ramos. Também conhecida popularmente como Jurubeba brava.
Seu florescimento ocorre no fim do inverno até o outono seguinte, uma planta perene que ocorre em clareiras e margens de matas. Suas folhas são simples, isoladas, muito semelhante às folhas do Solanum variabile e suas flores são brancas levemente azuladas.
Embora o Solanum fastigiatum seja utilizado como planta medicinal, partes da planta são altamente venenosas tanto para homens como para animais, e seus efeitos podem ser mortais.
Portanto, não confunda com a jurubeba verdadeira, pois as consequências podem ser extremamente graves. O preparo da Jurubeba brava é realizado de forma industrial, para o consumo da população, e seu uso medicinal é semelhante com o Paniculatum.
■Solanum grandiflorum
Conhecida popularmente como fruteira-do-lobo ou guarambá, que em tupi significa “alimento do lobo guará”, por ser considerada a fruta predileta do lobo guará e outros animais. É encontrada espontaneamente em Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Piauí e Ceará.
É uma planta de fácil cultivo, que pode chegar a atingir de 3 a 4 metros de altura. São tipicamente de clima tropical e devem ser plantados preferencialmente em sol pleno. A produção dos seus frutos, que são comestíveis, servem como alimento para a toda fauna brasileira.
Os frutos podem ser consumidos tanto in natura como para uso culinário. Seu gosto e cheiro é semelhante ao da maçã verde e são muito ricos em vitaminas, por isso o consumo exagerado pode causar distúrbio intestinal.
O consumo dos frutos verdes, devem ser descascados e as sementes retiradas, cozinhando em água fervente, no qual a primeira fervura da água deve ser jogada fora. Já com os frutos maduros podem ser utilizados para fazer geleias.
Como plantar jurubeba
De acordo com os benefícios do consumo dessa planta medicinal, é muito conveniente obter uma Jurubeba em casa, por possuir propriedades terapêuticas que ajudam nas necessidades básicas de saúde. Portanto, a seguir iremos apresentar algumas dicas de como cultivar a Jurubeba.
■Onde plantar e solo ideal para a jurubeba
A Jurubeba é uma planta de fácil cultivo, prefere solos arenosos e vermelhos, úmidos com ph ácido a neutro, de preferência enriquecidos com matéria orgânica. Podem ser cultivados em áreas livres em sol pleno ou parcial, como também em vasos grandes com 40 centímetros de diâmetro e 50 centímetros de altura.
Faça uma boa drenagem no vaso e plante em substrato arenoso, adicionando esterco de animal bem curtido e caso o solo esteja muito ácido, acrescente um pouco de calcário.
■Como fazer muda de jurubeba
Para fazer a muda, você precisará extrair as sementes dos frutos bem maduros, em seguida plantar na terra, porém as sementes devem estar úmidas para facilitar a germinação.
Logo que as mudas atingirem um tamanho de 15 a 20 centímetros de altura, elas estão prontas e podem ser transferidas para o local definitivo. De preferência, faça a plantação em época de chuva, o que irá ajudar na disseminação das raízes.
■A colheita da jurubeba
É possível colher os frutos da jurubeba a partir do sexto mês de idade, e deve ser feito com os frutos ainda verdes. Por possuir espinhos, recomenda-se utilizar luvas para não machucar as mãos no momento da extração.
A retirada dos frutos do cultivo doméstico, devem ser armazenadas de forma adequada, para evitar a perda e o apodrecimento dos frutos. Depois da colheita, você poderá utilizá-la de várias maneiras, como em chás, suco e até vinho.
Como usar a jurubeba
O uso natural da planta Jurubeba pode trazer vários benefícios para a saúde como, aliviar dores no estômago, cicatrizar feridas, para tratar sintomas de gripe, entre outros benefícios. Que você poderá utilizar em forma de chá, de conserva, como cataplasma ou tintura. Veja a seguir, como usar cada uma delas.
■Cataplasma de jurubeba
O cataplasma das folhas de Jurubeba é utilizado para o uso externo, apenas para cicatrizar feridas, contusões, acnes ou lavar feridas. Em caso de erisipela, é indicado usar o suco ou a infusão das folhas.
Para preparar, você precisará de folhas de Jurubeba cortadas em pedaços e uma xícara de chá. Então, coloque água para ferver e adicione a Jurubeba. Deixe ferver por cerca de 10 minutos, em seguida escoe a água e deixe esfriar. Coloque o cataplasma em gaze estéril e aplique no local do ferimento.
■Tintura de jurubeba
A tintura de Jurubeba é um remédio natural, que podem ser adquiridas em drogarias e farmácias, indicada para problemas digestivos, por possuir propriedades estimulantes eficazes contra infecções do estômago, do baço e do fígado.
E estimula na eliminação da urina e possui ação analgésica, diurética e cicatrizante em úlceras gástricas crônicas. Proporciona alívio de dores no estômago, previne gases, anemia, desordens no fígado e apresenta atividade no coração e vesícula.
■Chá de jurubeba
O chá de Jurubeba, pode auxiliar em vários problemas de saúde como, diabetes, artrite, bronquite, doenças do fígado e do sistema digestivo. Para preparar, serão necessárias 2 colheres de sopa das folhas, frutos ou flores de Jurubeba e 1 litro de água.
Ferva a água e adicione as folhas de Jurubeba deixando ferver por cerca de 5 a 10 minutos, desligue o fogo e deixe tampado descansando por mais 10 minutos. Depois é só coar e beber. Você poderá beber 3 xícaras de chá por dia, durante uma semana.
■ Conserva de jurubeba
A Jurubeba é muito conhecida aqui no Brasil, principalmente no Nordeste e centro-oeste do país, esta planta apresenta um sabor amargo que pode ser utilizado na culinária. Sua forma em conserva é conhecida por trazer vários benefícios para a saúde, que pode ser feito com a raiz, frutos ou folhas da planta.
Para fazer a conserva de Jurubeba, você vai precisar de: frutos da jurubeba a gosto, alho, sal, água para cozinhar os frutos, vinagre, pimenta vermelha, azeite e temperos a gosto. Para preparar, você precisará selecionar e lavar bem a Jurubeba em água corrente, deixando de molho de um dia para o outro, então ferva os frutos várias vezes, em torno de 5 a 6 vezes, para amenizar o sabor amargo.
Após esfriar, coloque-os em um vidro esterilizado e acrescente o vinagre com os temperos e deixe curtir por alguns dias. A planta, possui propriedades medicinais, anti-inflamatório, digestiva, diurética e cicatrizante, auxiliando no tratamento de várias doenças.
No entanto, por possuir ação hipotensiva, seu uso deve ser controlado, principalmente por pessoas que possuam qualquer condição cardíaca. Em casos de pessoas que já estejam em tratamento, é importante procurar orientação médica antes de consumir a Jurubeba.
■Suco de jurubeba
O suco de Jurubeba é feito com os frutos e raízes, indicado para infecção urinária, infecção na bexiga, anemia, tosse e bronquite. Você pode preparar utilizando: 1 colher da fruta da jurubeba, 1 colher da raiz e 1 litro de água. Junte todos os ingredientes e bata no liquidificador, até que toda a mistura fique homogênea.
Se preferir, adicione mel para adoçar e ajudar a amenizar o sabor amargo, como também ajudará em casos de tosse e bronquite. O suco deve ser tomado de 1 a 2 vezes por dia, durante no máximo uma semana. Portanto, lembre-se que o alto consumo dessa planta pode provocar intoxicação, por isso, nunca consuma em excesso.
Veja também os melhores equipamentos para cuidar da jurubeba
Neste artigo apresentamos informações e dicas de como plantar a jurubeba, e já que entramos nesse tema, também gostaríamos de apresentar alguns de nossos artigos de produtos de jardinagem, para que você cuide cada vez melhor de suas plantas. Confira abaixo!
As 10 melhores mangueiras de jardim de 2022: Flexzilla, Tramontina e muito mais!
https://portalvidalivre.com/articles/2088Em busca de uma mangueira de jardim? Confira neste artigo as 10 melhores do mercado, juntamente com dicas de como escolher que vão auxiliar na sua compra!
Os 10 melhores kits de jardinagem de 2022: da Tramontina, NOLL e mais!
https://portalvidalivre.com/articles/1041Pensando em comprar um kit de jardinagem e se aprimorar nessa atividade? Confira aqui os melhores modelos disponíveis no mercado e dicas de como escolher!
As 10 melhores tesouras de poda de 2022: Tramontina, Vonder e mais!
https://portalvidalivre.com/articles/1523Você quer comprar uma tesoura para jardinagem mas não sabe qual escolher? Confira a seguir o ranking com os 10 melhores modelos de tesouras!
Coloque a jurubeba em sua dieta para ter um corpo mais saudável!
Conforme vimos, a Jurubeba é uma planta medicinal que ajuda a melhorar a qualidade de vida e a tratar diversos tipos de problemas de saúde. Uma planta muito versátil que possui propriedade fitoterápicos que ajudam a emagrecer, a tratar doenças, a cicatrizar feridas, a amenizar linha de expressão do rosto, entre outros benefícios.
Além de ser uma planta de fácil cultivo, pode ser muito útil para o alívio imediato do desconforto intestinal ou problemas gástricos. Portanto, é preciso moderação no seu consumo, para não acarretar uma intoxicação pela alta concentração de alcaloides e esteroides.
Agora que você já conhece todos os benefícios da planta, inclua em sua dieta e mantenha uma vida mais saudável. Aproveite e utilize as nossas dicas para adquirir uma Jurubeba em sua casa!
Amo a natureza, gosto de ler livros e sou apaixonada pelo mundo das artes.