Inseticida natural: para plantas, hortas, feito com vinagre e mais!

Inseticida natural: para plantas, hortas, feito com vinagre e mais!

Neste artigo, apresentamos alternativas caseiras aos inseticidas tóxicos do mercado. Veja dicas e as melhores receitas para plantas e hortas.


O que são inseticidas naturais?

Spray para inseticida e plantas

Os inseticidas naturais são produtos orgânicos usados para combater ou prevenir pragas que invadem e destroem plantas e árvores. São ótimas alternativas aos inseticidas de mercado, produzidos com grande quantidade de substâncias tóxicas. Por isso o seu uso tem crescido muito nos últimos anos no Brasil e no mundo.

Suas origens naturais são o principal atrativo, possuindo substâncias infinitamente menos agressivas, como os alcaloides no tomate ou, mais simples ainda, o odor forte da combinação entre alho com cebola. E tão fácil quanto fazer as receitas é encontrar seus ingredientes. São vendidos em mercados e em feiras de bairro por um preço super acessível, considerando suas grandes vantagens.

Se quer saber todas as dicas sobre uso, características e receitas de inseticidas naturais acompanhe nosso artigo.

Informações de inseticidas naturais

Aplicando inseticida nas plantas

Os inseticidas naturais podem ser feitos de diferentes formas, cada uma com suas vantagens. Mas antes de falarmos sobre isso vamos apresentar algumas características de seu uso e como você pode aproveitar as receitas da melhor forma.

Qual a finalidade dos inseticidas naturais?

Todos que amam jardinagem eventualmente terão que lidar com pragas em algum momento. São elas de todos os tipos, como formigas, pulgões, fungos e lesmas. Assim, os inseticidas são essenciais nesse sentido, de combater as diferentes espécies de animais que ameaçam o cultivo doméstico e comercial.

Porém, a maioria dos inseticidas do mercado (apesar de eficazes) são produzidos com uma grande quantidade de substancias toxicas que fazem mal para a saúde de pessoas e animais.

Por isso os alguns cultivadores preferem o uso de produtos menos agressivos ao meio ambiente. A escolha pelos inseticidas naturais está em suas origens: a própria natureza, já que plantas e árvores possuem seus próprios meios de se defender de pestes. Assim, basta estudar a natureza e aproveitar esses meios para manter sua horta e sua família mais saudáveis.

Precauções com inseticidas naturais

Apesar de serem alternativas menos tóxicas e seguras, os cuidados são também necessários. Produtos como a nicotina, o chumbo e o arsênio são teoricamente naturais, mas altamente perigosos para o consumo em hortas e jardins.

Outros como a pimenta e urtiga são também poderosos aliados no combate a pragas como você verá adiante, mas é recomendado cuidado no manuseio, pois ambas podem causar irritação ou ardência no contato com a pele e olhos.

Então, uma série de cuidados devem ser levadas em consideração ao escolher seu inseticida natural.

Vantagens de usar inseticidas naturais

Entre as principais vantagens está a segurança desses produtos. As alternativas orgânicas, quando manuseadas com cuidado e na medida certa, não causam mal a saúde das pessoas e nem de animais domésticos, como cães, gatos e aves.

Um outro motivo é a composição dos produtos que se degradam naturalmente não poluindo o meio ambiente, os solos, o subterrâneo, o ar ou a água.

Além do mais, são tão eficazes e fáceis de usar quanto inseticidas do mercado. Podem ser usados como ingredientes para receitas de inseticidas orgânicos o sabão neutro, ervas, plantas e óleos que encontramos facilmente em casa.

Desvantagens de usar inseticidas naturais

As desvantagens são igualmente importantes na hora de escolher o inseticida adequado para atender as necessidades do seu caso. Os diversos ingredientes, apesar de acessíveis em relação aos inseticidas de mercado, são geralmente o que aumentam o seu custo.

Independentemente de ser tão eficaz quanto os tradicionais, o inseticida natural possui efeito pouco duradouro, ou seja, é necessária uma maior quantidade de produto para ter o resultado desejado. E por vezes, em casos graves de infestação da sua horta, os inseticidas naturais podem não dar conta de eliminar a praga, assim a aplicação deverá ocorrer mais vezes.

Por que utilizar inseticidas naturais?

A opção orgânica é a melhor e mais escolhida entre os jardineiros, paisagistas e cultivadores domésticos que se preocupam com a natureza. O número adeptos aos inseticidas naturais está crescendo, posto que até mesmo os grandes agricultores estão descobrindo tanto a importância, quanto as vantagens de uma produção de alimentos mais naturais.

Hoje, as alternativas aos perigosos compostos dos inseticidas industriais são bastante acessíveis e fáceis de fazer e a tendência é continuar aumentando.

Receitas de inseticidas naturais caseiros

Agora que você já sabe o que são e os cuidados que precisa ter, em seguida vamos te ensinar a criar os inseticidas naturais mais comuns, eficazes e fáceis de fazer. Acompanhe com a gente!

Chorume orgânico

Composto orgânico.

Ao contrário do que parece esse chorume orgânico não é aquele de aterros sanitários. Ao contrário, se trata de um método super saudável de criar um substrato produzido pela compostagem, ou seja, a decomposição de alimentos por minhocas. Podendo ser feito em casa facilmente e sem riscos. Resumidamente, o processo transforma o material orgânico em um potente inseticida rico em nutrientes.

Para utilizá-lo basta diluir o chorume na mesma proporção de água, e borrifá-lo nas folhas das plantinhas. E o resultado é em dobro, pois age tanto na prevenção quanto na eliminação das pragas, como moscas e pulgões.

Sabão de coco

Coco e sabão de coco

Essa é outra alternativa bastante eficiente. Para fazer basta misturar uma colher de sabão de coco, uma xicara de óleo de coco e cerca de 500 ml de água. Você pode aplicar diretamente nas folhas ou na áreas infestadas de pragas.

Um cuidado especial que precisa ser levado em consideração é a composição do sabão, já que alguns possuem derivados do petróleo e outras substâncias prejudiciais a saúde. Prefira as marcas de sabão que utilizam óleos vegetais e soda cáustica. Não se preocupe com a soda, após a mistura ela deixa de ser perigosa.

Alho e cebola

Alho e cebola

Alho e cebola são ótimos temperos caseiros, mas o que poucos sabem é que também são bons inseticidas naturais, especialmente contra os principais inimigos dos jardins: pulgões, besouros e aranhas. A combinação de cheiros fortes afasta as pragas e ajuda na prevenção, afastando até mesmo animais domésticos, como gatos, que por vezes atacam hortas.

A receita é tão simples quanto seus ingredientes. São necessários 5 dentes de alho e uma cebola cortada. Ferva toda a mistura em um litro de água de 10 a 15 minutos e espere resfriar. Em seguida despeje em um borrifador e aplique nas áreas que deseja manter protegidas.

Urtiga

Urtiga

As propriedades da urtiga são utilizadas de diferentes formas. É consumido como remédio para regular a pressão arterial e, por isso, são bastante comuns nas residências. Além de dar um ótimo chá também é um poderoso aliado para cultivadores domésticos.

Separe 20 gramas das folhas de urtiga e deixe de molho em 10 litros de água por cinco dias. A mistura vai fermentar e estará pronta quando não fizer mais bolhas. Use com um borrifador para pulverizar as folhas durante a manhã ou no final do dia.

Tome cuidado ao manusear as folhas da urtiga. Utilize luvas para evitar irritações nas mãos e, principalmente, nos olhos.

Inseticida de folha de tomate

Pé de tomate

O tomateiro é uma planta que possui um ciclo de vida curto, por isso os cuidados com as plantinhas são muito importantes. Geralmente acabam morrendo após a primeira leva de frutos, mas essa desvantagem pode também ser útil aos cultivadores. As folhas do tomateiro são ótimos pesticidas naturais por possuir alcaloides (substância que combate pragas).

Para transformá-lo em pesticida recolha e pique cerca de dois copos de folhas frescas. Então misture com água e deixe em repouso por um dia. Em seguida adicione mais dois copos de água e coe a mistura. Pronto, agora basta guardar em um borrifador e aplicar nas folhas.

Pimenta

Pimenta malagueta

O inseticida de pimenta é uma forma simples e econômica de manter as pragas longe do quintal. É um método inofensivo contra a saúde da sua família e de suas plantas.

Para fazer seu inseticida natural será preciso cerca de 10 pimentas malaguetas frescas. Amasse bem ou bata no liquidificador com meio litro de água, deixando de molho durante uma noite. Agora coe a mistura em uma jarra para não entupir o borrifador e aplique nas plantas.

Cabe aqui mais um aviso. Tome cuidado com o manuseio da pimenta, lembre-se de evitar tocar nos olhos e lavar bem as mãos após o uso do produto. De preferência utilize luvas ao seguir a receita.

Inseticida de aruda

Aruda

A aruda é uma planta bastante útil nas hortas residenciais. Suas propriedades são utilizadas para o tratamento de sarnas em animais domesticos, como temperos para comida e também como um poderoso inseticida totalmente natural.

Como inseticida é especialmente eficaz contra os principais inimigos dos jardins, como formigas e moscas. A aruda é super fácil de cultivar, mas pode ser comprada em lojas especializadas em jardinagem.

Seus ingredientes são 1 litro de água, 250 ml de álcool 70% e cerca de 100 g de aruda fresca. Bata tudo em um liquidificador de 1 a 2 minutos e coe a mistura. Agora basta pulverizar nas folhas e esperar o resultado!

Inseticida de vinagre

Vinagre

O vinagre é bastante eficiente contra algumas pragas. Sua acidez combate lesmas e caracóis que costumam destruir jardins, especialmente após longos dias de chuvas que favorecem a procriação desses animais.

Faça uma mistura de vinagre com água e borrife nas folhas e caules das plantas. Essa combinação ajuda a retirar pulgões e até mesmo fungos das hortas, além das lesmas. Mas tome cuidado com o seu uso, pois certas plantas não reagem bem a produtos ácidos. Então conheça suas plantas e verifique como reagem ao produto antes e após aplicar.

Inseticida de neem

Óleo e frutos de neem

Para combater pragas o inseticida natural de óleo de neem é o mais recomendado. Suas propriedades interrompem o ciclo de vida de insetos, agindo contra os ovos e larvas se tornando um bom caminho para se livrar de intrusos no jardim.

O extrato de neem é um óleo retirado das sementes da árvore de neem, sendo totalmente orgânico, ou seja, é uma ótima alternativa aos inseticidas tóxicos tradicionais. Sendo assim, é inofensivo contra pessoas e animais de estimação (gatos, cachorros, aves, etc.), mas bastante eficaz contra insetos e fungos.

A receita do inseticida é simples, basta misturar 1 litro de água, duas colheres de chá de óleo de neem e uma colher de chá de sabonete líquido neutro. Agite bem e coloque em um borrifador. Pronto, agora aplique o produto para prevenir as infestações.

Veja também outros produtos para luta contra os insetos

Neste artigo apresentamos informações e dicas de como utilizar inseticidas naturais para suas plantas, e já que entramos nesse tema, também gostaríamos de apresentar alguns de nossos artigos de produtos relacionados a inseticidas, para que você cuide cada vez melhor de suas plantas e sua casa. Confira abaixo!

Os 10 melhores inseticidas para pernilongos de 2022: Raid, SBP e muito mais!

https://portalvidalivre.com/articles/2373

Cansado de ser incomodado por mosquitos e outros insetos? Conheça aqui os 10 melhores inseticidas para pernilongos e dicas de como escolher o ideal para você!

Os 10 melhores veneno para barata em iscas de 2022: K-Othrine, Raid e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1359

Para acabar de vez com as baratas do seu lar não adianta usar o chinelo: veja neste artigo os 10 melhores venenos em forma de isca, preços e dicas de compra!

Os 10 melhores venenos líquidos para barata de 2022: K-Othrine, Baygon e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1338

Não consegue colocar um fim nas baratas? Veja aqui dicas para encontrar o melhor veneno líquido, além de uma análise dos 10 melhores do mercado!

Proteja sua horta das pestes com estes inseticidas naturais!

Aplicando inseticida na horta

Não surpreende que o uso de inseticidas naturais tem crescido muito recentemente, inclusive entre grandes produtores de alimentos. O custo beneficio e eficácia tornam inseticidas naturais grandes aliados de quem cultiva plantas. Afinal, ninguém quer ver a própria horta sendo destruída pela presença de pragas e fungos.

Fique à vontade para explorar as diferentes fórmulas de inseticidas que acabamos de apresentar. Com certeza o uso das nossas dicas e receitas vão beneficiar muito sua família ao criar plantinhas mais duradouras, suculentas e saudáveis.

Se quer aprender mais sobre jardinagem e a vida ao ar livre acompanhe nossos artigos!

Autor deste artigo

Estudante e professor de história, sou um verdadeiro apaixonado pelo conhecimento. Amo compartilhar tudo o que aprendo.

Últimos posts


O Motorola Moto G24 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G24 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Pensando em comprar o Moto G24? Neste artigo, veja as especificações técnicas do celular da Motorola, vantagens, desvantagens e indicações de uso!


Os 10 Melhores Notebooks que Rodam Genshin Impact de 2024: Dell, Asus, Lenovo e Mais!

Os 10 Melhores Notebooks que Rodam Genshin Impact de 2024: Dell, Asus, Lenovo e Mais!

Procurando o melhor notebook para jogar Genshin Impact? Neste artigo, confira as 10 melhores opções de 2024 e dicas de como escolher!


O Motorola Moto G14 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G14 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Gostaria de saber tudo sobre o Motorola Moto G14? Neste artigo, apresentamos uma descrição detalhada desse smartphone para facilitar a sua compra!


Os 10 Monitores com o Melhor Custo-Benefício de 2024: Samsung, AOC, LG e muito mais!

Os 10 Monitores com o Melhor Custo-Benefício de 2024: Samsung, AOC, LG e muito mais!

Neste artigo, saiba como escolher o melhor monitor com bom custo-benefício para você. Conheça as dicas essenciais de escolha e os 10 melhores modelos de 2024.


Os 16 Melhores Monitores de 2024: Dell, LG, Samsung e mais!

Os 16 Melhores Monitores de 2024: Dell, LG, Samsung e mais!

Escolher um bom monitor é essencial para o cotidiano. Veja neste artigo os melhores modelos do mercado e dicas para escolher o que mais combina com você!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Acessórios para moto