Flor Cosmos: tipos, características, curiosidades, como cuidar e mais!

Flor Cosmos: tipos, características, curiosidades, como cuidar e mais!

A Flor Cosmos se adapta muito bem a climas quentes como o do Brasil. Saiba mais sobre essa planta, seu significado, benefícios, espécies e como cultivar.


Aproveite toda a beleza da flor Cosmos e enfeite seu ambiente!

Várias flores cosmos rosas em um jardim

A flor Cosmos é muito conhecida por sua beleza e por enfeitar qualquer jardim. Coloridas e extremamente belas, as flores Cosmos são plantas de floração anual, que costumam crescer facilmente em vários tipos de temperaturas e localidades. Por serem tão cheias de cores, a flor Cosmos também costuma atrair muitos insetos polinizadores durante a estação do verão.

Suas flores se assemelham muito às margaridas, e podem ser brancas, amarelas, cor de rosa, lilás, entre outras. Elas se adaptaram muito bem ao clima brasileiro, por ser, em sua maior parte, quente e seco - ideal para a flor Cosmos. Ela também costuma se propagar naturalmente, sendo uma planta auto semeável, e se adapta melhor em solos secos e pobres.

Se deseja ter um jardim sempre belo e colorido, ou mesmo plantar a flor Cosmos em um vaso para decorar a casa, veja como cuidar e cultivar a sua.

Características e curiosidades da flor Cosmos

Flores Cosmos de tons amarelo e rosa

A flor Cosmos tem características específicas, e algumas curiosidades que todo amante de jardinagem deve saber. Veja abaixo quais são elas.

Significado da Cosmos

Seu nome é originário da Grécia antiga, onde a palavra Cosmos significa "Belo". No Japão, a flor Cosmos é muito admirada, chegando a ser adotada como flor símbolo de várias cidades japonesas. No país oriental, também é muito comum atribuir significados - hanakotoba, em japonês - a essas plantas símbolos. O hanakotoba da flor Cosmos pode variar entre inocência, harmonia, cordialidade e afeição. Dependendo da cor e do tipo de flor Cosmos, esses significados também podem variar conforme a região.

No sentido esotérico, a flor Cosmos é a flor do nascimento do mês de Outubro, ligada às pessoas do signo de libra - naturais deste mês. Ela também é associada com o chakra da garganta, ligado à dificuldade de expressar sentimentos. Por isso, a flor Cosmos é usada para ajudar a fornecer clareza da fala, e pode ser associada a tratamentos e terapias alternativas. Suas cores mais comuns são representam alegria, vitalidade e coragem.

Os benefícios da Cosmos

A flor Cosmos propicia inúmeros benefícios para quem a cultiva, tanto físicos quanto emocionais. Por representar energia e vivacidade, a Cosmos ajuda a trazer energias boas aos ambientes e proporciona alegria a todos os amantes de flores. Estando no jardim exterior, ela pode ajudar a atrair insetos como abelhas e pequenos animais - como beija-flores -, o que também traz mais vida ao ambiente.

Estando dentro de casa, a flor Cosmos traz cor e beleza em qualquer decoração. Além disso, ela possui propriedades benéficas para a saúde, podendo ser utilizada na preparação de chás, ou mesmo em pratos e saladas como Panc (planta alimentícia não convencional).

Como utilizar a Cosmos na decoração da casa

Por serem flores pequenas, semelhantes às margaridas, a flor Cosmos é uma ótima opção para se cultivar em vasos dentro de casa. Ela pode ser colocada na sala de estar, trazendo cor e alegria ao ambiente. Se combinada com outros tipos de Cosmos, pode-se fazer um arranjo extremamente colorido e vibrante, podendo ser colocado em um vaso sobre a mesa de jantar.

A flor Cosmos pode ser plantada em um vaso bem drenado, e ficar em qualquer ambiente que não possua tanta umidade, pois ela se adapta melhor em locais secos. Por existirem vários tipos e cores de flor Cosmos, certamente uma delas irá lhe conquistar, daí a praticidade e boa escolha ao se escolher essa planta tão bela como ornamentação de casa.

Feng Shui e a flor Cosmos

A presença de flores, em qualquer local da casa, certamente deixa o ambiente mais alegre, perfumado, e próspero. A energia das flores é capaz de fazer uma limpeza local das cargas mais pesadas, por isso, as plantas como a flor Cosmos, belas e coloridas, têm essas propriedades de absorver as energias negativas.

Na primavera, época em que a Cosmos costuma florescer, é a estação mais indicada para se ter uma dentro de casa e aliar ao Feng Shui, este que é uma tradição oriental de cuidados com a energia e disposição das peças e móveis dentro de casa, e busca auxiliar as pessoas a ter ambientes mais agradáveis e fluidos.

As cores da flor Cosmos podem ser usadas para ativar os setores do Ba-Gua - o mapa de energias, no Feng Shui - e escolher a que mais se adapta à energia que deseja atrair com a flor Cosmos. Por exemplo, a cor vermelha ativa o setor do amor e sucesso; as cores amarela e laranja trazem riqueza; o branco auxilia no setor de amigos e filhos; entre outras.

Cosmos são flores comestíveis?

Algumas variedades de flores Cosmos são comestíveis, por isso atraem inúmeros insetos polinizadores e pequenos animais, e podem ser usadas na nossa culinária na preparação de chás e saladas. Suas folhas são picantes com intenso, e podem ser comidas cruas misturadas com outras folhas verdes de sabor mais suave. Ela também pode ser usada como corante natural, por possuir intensa coloração em suas pétalas.

A flor Cosmos também tem propriedades medicinais, sendo antioxidante e anti-inflamatória. Seus rizomas (partes das raízes) são usados no combate da malária, e pode ser também usada para combater a febre intermitente. A flor Cosmos possui quercetina, também presente no chá verde e na maçã, que é usada para prevenção e tratamento de inflamações.

Espécies de Cosmos

São várias as espécies de flor Cosmos, e cada uma delas possui suas características singulares. Saiba mais sobre suas cores e diversificações abaixo.

Cosmos caudatus kunth

Uma Cosmos caudatus kunth rosa

A flor Cosmos caudatus Kunth possui folhas triangulares a ovais, que brotam aos pares, e são divididas em muitos segmentos em forma de lança. Suas flores compostas são compostas por 8 pequenas flores roxas ou vermelhas, em forma de pétala, e muitas florezinhas em forma de disco amareladas, no centro. É uma das variações de Cosmos mais conhecidas, principalmente para uso ornamental devido às suas cores exuberantes.

Cosmos concolor sherff

Flor vermelha escura do cosmos crescendo na natureza exuberante

A flor Cosmos concolor Sherff é uma pequena flor de cor extremamente intensa, geralmente variando entre o vermelho e o bordô, e chama atenção por costumar a brotar apenas uma flor em meio às suas folhas. O caule dessa flor também é mais comprido que o das folhas, fazendo-a se destacar sobre o verde.

Cosmos crithmifolius kunth

Cosmos crithmifolius kunth em um fundo verde

A flor Cosmos crithmifolius kunth aparece geralmente na cor lilás, com as flores bem vistosas e preenchidas de florzinhas rosa brilhantes. O seu centro também contém pequenos esporos amarelos, e é uma das variações mais encontradas na natureza, por ter fácil propagação e facilidade de crescimento.

Cosmos deficiens (sherff) melchert

Várias cosmos de cor branca e rosa

As variedades da flor Cosmos deficiens (sherff) melchert são geralmente encontradas na América Central, mais especificamente no México. Ela não costuma crescer naturalmente no Brasil, porém pode se adaptar em suas regiões de clima mais quente e seco. Suas flores costumam possuir grandes pétalas coloridas, variando entre o branco, rosa e amarelo.

Cosmos diversifolius Otto ex Otto

Cosmos deficiens (sherff) melchert de pétala branca

A flor Cosmos diversifolius Otto ex Otto é uma das mais comuns, de cor branca e muito semelhante às margaridas, ela é uma das variedades mais encontradas. Ela leva esse nome devido ao autor que a pesquisou, Christoph Friedrich Otto, e costuma nascer naturalmente no México. Além de aparecer na cor branca, a Cosmos diversifolius Otto ex Otto também pode ser cor de rosa, roxa, amarela, laranja ou avermelhada.

Cosmos gracilis sherff

Cosmos gracilis sherff de cores laranjas

A variedade da flor Cosmos gracilis sherff costuma aparecer na cor alaranjada vibrante, podendo também ser amarela, ou laranja-amarelada. Assim como as demais variedades, suas flores sobressaltam às folhas, deixando o jardim ainda mais colorido e cheio de vida.

Cosmos herzogii sherff

Várias Cosmos herzogii sherff de cores amarelas

A variedade da flor Cosmos herzogii sherff costuma ser mais encontrada em formato de arbustos, e suas flores são pequenas assim como das demais variedades sherff. Normalmente aparece nas cores amarelo-esverdeada, ou mesmo em tons de amarelo claro ou verde claro.

Cosmos sulphureus Cav

Cosmos sulphureus Cav laranja e desabrochada

A mais famosa variedade de flores Cosmos encontrada no Brasil, a Cosmos sulphureus Cav é nativa da América Central, e mais conhecida como cosmos amarelo. Ela é uma planta herbácea, ramificada, e pode atingir no máximo 2,0 m de altura.

Suas flores são, na verdade, inflorescências, ou seja, são muitas pequenas flores organizadas em formato de espiral, sobre uma base denominada receptáculo. Suas pétalas de cor intensa também não são pétalas, mas sim estruturas que compõem uma corola ligulada, que tem a função de atrair polinizadores.

Como cuidar da flor Cosmos

Várias ferramentas de jardinagem colocadas no solo

A flor Cosmos necessita de cuidados especiais para se desenvolver sempre bela e crescer de maneira saudável. Saiba mais como cuidar da sua flor Cosmos.

Iluminação ideal para a Cosmos

A iluminação ideal para que a flor Cosmos se desenvolva bem e floresça bela é num local que receba bastante incidência de sol. Se ela for cultivada em sombra parcial, terá menos flores e será menos vigorosa. A flor Cosmos também se adapta sob pleno sol ininterrupto nas condições mais quentes, muito parecido com seu habitat nativo, proveniente das regiões áridas do México e da América Central.

Por isso, certifique-se que a sua flor Cosmos receba bastante quantidade de luz. Caso ela fique em ambiente interno, deixe-a mais perto de janelas, ou mesmo sob luzes artificiais durante o dia.

Temperatura ideal para a Cosmos

Por ser uma planta nativa de regiões tropicais, a flor Cosmos se adapta melhor ao clima quente. Ela prefere o calor, porém também tolera períodos de frio com moderação. A flor Cosmos pode ser cultivada em climas tropicais durante o ano inteiro. Nos lugares em que o clima se caracteriza temperado - como no sul do Brasil, que costuma ter invernos mais intensos - é ideal que o plantio aconteça depois da última geada, ou dentro de estufas, no início da primavera.

Rega da Cosmos

A flor Cosmos se adapta a vários tipos de umidade, porém a condição ideal de seu solo deve ser bem drenado. Por isso, assim que a Cosmos já estiver devidamente plantada, não será necessário regar as plantas, a menos que haja um período de seca intensa prolongada. Em locais onde a água é limitada, a flor Cosmos são as últimas plantas que precisam de irrigação.

Por isso, a sua boa adaptação em clima tropical, como da América Central e do norte da América do Sul. Caso a sua flor Cosmos esteja plantada em vaso, certifique-se que ele tenha furos na parte inferior, ou que tenha boas condições de escoar a água excedente para não afogar a planta.

Solo ideal para a Cosmos

A flor Cosmos prefere solos levemente ácidos, embora também conseguem crescer em solos pobres. Ela se adapta bem em solos com umidade média e bem drenados, mas terá um desempenho adequado e crescimento e floração em solos secos. A flor Cosmos é tolerante com a maioria dos níveis de pH do solo, mas cresce melhor em solos neutros a alcalinos, e muito bem drenados.

Adubos e substratos para a Cosmos

A fertilização pode impactar negativamente a flor Cosmos. Como ela é uma planta que se adapta em locais secos e com solo pobre, ela não necessita de preparação de solo antes de ser plantada. Grandes quantidades de fertilizante podem levar a plantas fortes com muita folhagem, mas poucas flores. Evite plantar a flor Cosmos em solos ricos, o que também pode fazer com que as plantas fiquem muito altas e tombem.

Se você quiser conhecer os melhores adubos para suas flores, não deixe de também conferir nosso artigo sobre os Melhores Adubos para Flores de 2022, e escolha a que se melhor se encaixa as suas necessidades. Confira!

Manutenção da Cosmos

A manutenção da flor Cosmos é ideal para que ela esteja sempre saudável e florida, é aconselhado que se corte as flores mortas ou desbotadas, para acelerar o desenvolvimento da flor e auxiliar na ramificação. É necessário também oferecer proteção contra ventos fortes, como, por exemplo, cultivar a planta contra uma cerca para fornecer o suporte necessário.

É importante regar regularmente a flor Cosmos até que as plantas estejam estabelecidas, ou se o clima estiver excepcionalmente seco. Porém, certifique-se de não regar demais a flor Cosmos, pois a rega e a fertilização excessivas podem levar a plantas com menos flores. Os canteiros da Cosmos podem se tornar infestantes devido ao fato de eles se auto semearem, então, lembre-se de remover as flores excedentes antes que elas gerem sementes ou mudas.

Vasos para plantar Cosmos

Os vasos mais indicados para plantar a flor Cosmos são aqueles de materiais mais naturais, que permitem a boa drenagem do solo e deixam a raiz da planta respirar. Caso seja plantada em uma jardineira, ou num vaso comum de plástico, certifique-se que ele tenha furos na parte inferior para que, dessa forma, não aconteça o acúmulo de água no fundo.

A drenagem do vaso também pode ser feita com areia, ao colocar uma camada de argila expandida ou de pedra brita no fundo do vaso, e depois uma camada de areia lavada para cobrir as pedras da camada abaixo.

A drenagem em vasos também pode ser feita com uma manta de drenagem que, no lugar de colocar areia lavada, é inserida esta manta. Porém, seu período de vida é menor que o da areia, e caso seja extremamente regada, ela pode desenvolver fungos e apodrecer.

Poda da Cosmos

A única manutenção real de que a flor Cosmos precisa é a poda, que prolongará a sua estação de floração. Corte as plantas em cerca de um terço do seu tamanho, quando a maioria das flores já murcharam.

Esse tipo de poda produz um segundo fluxo de folhas e flores. No final da sua temporada, é possível cortar as plantas no nível do solo ou mesmo arrancá-las, com raízes e tudo. Mas, caso deseje manter as plantas no mesmo lugar, elas podem se auto semear e crescer na estação seguinte.

Pragas e doenças comuns da Cosmos

A planta Cosmos geralmente é muito resistente a doenças e à maioria dos insetos, no entanto, algumas pragas podem se tornar um incômodo e afetar seu crescimento, como infestação por fungos. Se a Cosmos está murcha e com as flores descoloridas, ela pode ter uma infecção por fungo fusarium comum.

Caso ela tenha uma massa rosada nas raízes, é muito provável que a planta tenha fusarium. Caso as raízes da planta Cosmos parecerem saudáveis, a planta pode estar com uma infecção bacteriana. A bactéria faz com que os caules murchem em sua base. Em ambos os casos, a planta vai morrer e devem ser destruídas para não contaminarem as demais.

Para prevenir essas doenças, forneça boa circulação e luz forte à sua Cosmos. Se sua planta tem fungo, use um fungicida de acordo com as instruções da embalagem.

Propagação da Cosmos

A flor Cosmos se auto semeia, o que significa que ela é capaz de se propagar naturalmente, sem interferência humana. Embora semear seja o jeito melhor e mais fácil de propagar a Cosmos, ela também pode ser propagada através do corte do caule.

Quando você corta o caule, estimula o crescimento das folhas e flores. A flor Cosmos também pode crescer a partir de sementes. Se deseja crescê-la ao ar livre, aguarde passar o período mais frio ou a estação de geada.

Como fazer mudas de Cosmos

Para fazer mudas da flor Cosmos através do caule, será necessário cortar um pedaço dele com uma tesoura de poda esterilizada. Tenha um pote com solo estéril e bem drenado, com cerca de 3 polegadas com solo para envasamento umedecido. Use a ponta de um lápis para empurrar cerca de 2,5 a 5 centímetros de profundidade, fazendo um buraco raso no solo.

Procure por um rebento da flor Cosmos que tenha de 3 a 5 nós de folha no caule. Corte o último nó da folha, cuidadosamente, e deixe o nó intacto para novo crescimento. Enterre a ponta cortada do caule no buraco feito a lápis. Certifique-se de que o último nó da folha está para fora do solo, e compacte a terra ao redor para mantê-lo firme.

De início, regue abundantemente e mantenha o solo úmido. Um novo crescimento de folhas dentro de três semanas deverá acontecer. Quando isso acontecer, puxe suavemente a raiz para fora do recipiente e transplante-a em seu novo local.

Conheça o ciclo de vida da flor Cosmos

O ciclo de vida da flor Cosmos é anual. Se elas cresceram no exterior, sob baixas temperaturas, tome cuidado para elas não morrerem. No entanto, no final da estação de cultivo, se as flores mortas soltarem suas sementes, elas ficarão dormentes e brotarão quando o solo se aquecer novamente na primavera.

Caso tenha uma flor Cosmos em um vaso e deseja mantê-la viva durante o inverno, você precisará de uma lâmpada de pleno sol incidindo na planta por pelo menos 7 horas por dia. Será necessário cortar todas as flores à medida que elas se formam. O ciclo de vida da flor Cosmos termina após a floração, quando ela solta suas sementes para a próxima estação de crescimento.

Veja também os melhores equipamentos para cuidar da flor cosmos

Neste artigo apresentamos informações gerais, tipos, e dicas de como e cuidar da flor cosmos, e já que entramos nesse tema, também gostaríamos de apresentar alguns de nossos artigos de produtos de jardinagem, para que você cuide cada vez melhor de suas plantas. Confira abaixo!

As 10 melhores mangueiras de jardim de 2022: Flexzilla, Tramontina e muito mais!

https://portalvidalivre.com/articles/2088

Em busca de uma mangueira de jardim? Confira neste artigo as 10 melhores do mercado, juntamente com dicas de como escolher que vão auxiliar na sua compra!

Os 10 melhores kits de jardinagem de 2022: da Tramontina, NOLL e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1041

Pensando em comprar um kit de jardinagem e se aprimorar nessa atividade? Confira aqui os melhores modelos disponíveis no mercado e dicas de como escolher!

As 10 melhores tesouras de poda de 2022: Tramontina, Vonder e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1523

Você quer comprar uma tesoura para jardinagem mas não sabe qual escolher? Confira a seguir o ranking com os 10 melhores modelos de tesouras!

Flor Cosmos: traga mais vida para o seu lar com belas flores!

Neste artigo apresentamos informações gerais, tipos, e dicas de como e cuidar da flor cosmos, e já que entramos nesse tema, também gostaríamos de apresentar alguns de nossos artigos de produtos de jardinagem, para que você cuide cada vez melhor de suas plantas. Confira abaixo!

Flor Cosmos em fundo desfocado

Agora que já conhece melhor a flor Cosmos, traga mais vida para o seu lar com essas belas flores tão coloridas e cheias de propriedades benéficas. Seja plantando a Cosmos para uso culinário e na preparação de chás, seja no jardim de sua casa para deixá-lo ainda mais colorido, ou seja dentro dos ambientes em vasos para atrair boas energias e vibrações positivas.

Por ser uma planta de fácil cultivo e cuidado, a flor Cosmos é uma ótima indicada para quem está iniciando na jardinagem, pois ela se adapta a qualquer tipo de solo e não necessita de muita rega. Além disso, ela se adapta muito bem nas diversas regiões no Brasil, um país majoritariamente tropical, clima ideal para a flor Cosmos crescer e se desenvolver bela e saudável.

Escolha a sua preferida, seja nas cores branco, rosa, lilás, laranja, ou amarelo intenso, certamente uma das variedades da flor Cosmos irá te encantar.

Autor deste artigo

Oi, eu sou a Carol! Sou Jornalista de formação, apaixonada por arte, livros, filmes, séries, fotografia e tudo que há de lindo por aí. Adoro estar ao ar livre, admirando a natureza e os animais. Amo escrever e contar histórias que me inspiram, para também poder inspirar as pessoas.

Últimos posts


UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

Procurando um software com muitos serviços para a edição de seus documentos? Confira neste artigo informações sobre UPDF, todas as vantagens e ferramentas!


O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Quer saber se o Moto G71 é bom? Neste artigo, veja a ficha técnica do celular da Motorola, vantagens, desvantagens, indicações de usuário e muito mais!


As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

Está pensando em comprar uma TV de 32 polegadas e não sabe por onde começar? Venha conferir as 10 melhores opções do mercado e como escolher o produto ideal!


As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

Em dúvida sobre qual TV de 43 polegadas comprar? Veja neste artigo dicas de como escolher o melhor modelo e um ranking com os 10 melhores produtos atuais!


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Moda Artigos Esportivos