Orquídea denphal: como cuidar da mini orquídea, fazer florir e mais!

Orquídea denphal: como cuidar da mini orquídea, fazer florir e mais!

Quer plantar uma orquídea denphal? Veja aqui os cuidados e como usá-la na decoração. Além de outras características e curiosidades da flor.


A orquídea denphal é conhecida por suas altas floradas

Mudas bem floridas de orquídea denphal rosa e roxo

Orquídea denphal é o nome popular da Dendrobium bigibbum e ela ficou conhecida com esse apelido porque muitas pessoas acreditam que ela provém de um cruzamento entre uma dendrobium e uma phalaenopsis, porém isso é apenas um mito.

Neste artigo você conhecerá tudo que há sobre essa bela planta que conquistou lugar de grande apreço entre jardineiros por causa de suas flores que, quando desabrocham, podem durar de quarenta dias a três meses. Descubra tudo sobre o cultivo dessa maravilhosa orquídea e muito mais a seguir!

Informações básicas da orquídea denphal:

Várias flores de orquídea denphal roxas rajadas de lilás agrupadas


Nome CientíficoDendrobium bigibbum
Outro NomesOrquídea denphal, Orquídea olho de boneca, Dendrobium híbrido
OrigemSudeste Asiático, Indonésio, Filipinas e Nova Guiné
Porte15 centímetros
Ciclo de VidaPerene
FloraçãoOutono, durando até três meses
ClimaSubtropical e Tropical


A orquídea denphal é um belo espécime originária de países da Ásia e da Oceania. Em Queensland, um estado na Austrália essa flor é tão presente e importante que tornou-se o emblema floral oficial da região. Essa espécie é muito envolta de polêmica e vários especialistas discutem sobre a real origem da planta, nesse tópico há bastante divergência. De qualquer forma, a orquídea denphal é bastante apreciada por sua distinta floração, já que ela é uma das que mais duram entre na família das orquídeas.

Como cuidar da orquídea denphal:

Mudas de orquídea, vaso, terra, pedras e demais ferramentas de jardinagem

O cultivo de orquídeas pode ser relativamente simples, não é diferente com a orquídea denphal, mas é sempre bom ter dicas e instruções a mais para que você possa dar todos os cuidados necessários com mais segurança e tranquilidade. A seguir você encontrará ótimas informações em relação ao cultivo dessa planta, para assim garantir um crescimento forte e livre de doenças ou pragas, confira:

Iluminação para orquídea denphal

A orquídea denphal gosta bastante de climas amenos e de luz, sendo recomendado que todo dia ela seja colocada para tomar sol, um bom período para isso é entre às 10h e 11h30 da manhã. Toda vez que expô-la à luz, lembre-se de garantir que a incidência seja de cima, nunca dos lados, pois luz de cima garante que ela cresça na direção certa, ao invés de pender e ficar torta. Depois de tomar sol, tire a orquídea do luz direta e leve-a para um local na sombra.

Temperatura ideal para orquídea denphal

Manter a temperatura ideal para a sua planta faz parte dos cuidados básicos para cultivá-la e, quando se trata da orquídea denphal, saiba que ela é uma planta que gosta de temperaturas moderadamente quentes. Durante o dia o ideal é que ela permaneça em temperaturas que variem entre 21º e 29ºC, já durante a noite é recomendado que ela fique em regiões de temperatura entre 15º e 18ºC.

Manter a temperatura média é importante pois a quantidade de calor ou frio está diretamente relacionada com a umidade presente na planta, e isso também é algo delicado, que deve ser observado com atenção para manter a saúde da orquídea. Portanto, manter tudo dentro de um padrão aceitável é bastante necessário.

Melhor solo para orquídea denphal

A Orquidea Denphal exige um solo que tenha uma boa drenagem, por isso, terra que não forme torrões é uma boa opção; pode-se também misturar com um pouco de cascalho para manter o solo bem arejado. Quanto melhor a drenagem, menos água o solo vai reter, e isso é bom pois umidade em excesso pode fazer com que as raízes da planta apodreçam.

Adubação da orquídea denphal

A orquídea denphal tem um crescimento relativamente acelerado e por causa disso é preciso que ela receba uma boa adubação, principalmente no período inicial de seu cultivo. Em termos de aceitação ela é bastante versátil, aceitando adubos químicos e orgânicos sem que seja prejudicada em nenhum sentido.

A adubação, idealmente, deve ser feita duas vezes por mês usando qualquer tipo de adubo. Apenas nos meses que precedem a época de floração esse processo muda e antes da floração acontecer é importante que seja escolhido um tipo específico de adubo que favoreça o crescimento saudável das flores, o NPK 4-14-8 é um bom exemplo de adubo que estimula o crescimento dos botões florais, como você pode confirmar em Os Melhores Adubos para Flores.

Para aplicar o adubo deve-se diluí-lo em água ou aplicá-lo junto da rega, utilizando a dose recomendada para evitar qualquer tipo de queimadura na orquídea por excesso de adubo.

Substratos da orquídea denphal

O substrato recomendado para a orquídea denphal tem em sua composição 90% de cascas de pinus e 10% de brita. Esse substrato garante uma baixa umidade e boa drenagem, mas é importante observar os níveis de umidade durante o ano e, em épocas mais frias como no inverno, pode-se adicionar uma camada de musgo no topo do vaso, pois o musgo retém umidade e permite que as regas não sejam tão frequentes. Em contra partida, é bom tirá-lo nos meses mais úmidos e quentes.

Floração da orquídea denphal

Para fazer com que a orquídea denphal floresça todos os anos, é preciso realizar corretamente um processo chamado "estresse hídrico". Para realizar esse procedimento, você deve reduzir drasticamente a quantidade de água que a planta recebe durante o período mais frio do ano, no outono e inverno.

O que a planta sente é que ela está passando por um período em que a sobrevivência dela está em risco pelas baixas temperaturas, então a orquídea será incentivada a criar mais brotos para se propagar e garantir a sobrevivência. Assim, a floração ocorrerá com mais vigor na primavera.

Portanto, a chave para fazer as orquídeas denphal florirem é oferecer um inverso frio e seco, com boa luminosidade. Assim que chegar a primavera é normal que as folhas da planta amarelem, sequem e caiam, após isso novas hastes florais vêm a nascer.

Pragas e doenças da orquídea denphal

Dentre as pragas que podem acometer as orquídeas, podem ser ressaltadas como as principais os pulgões, ácaros da aranha e conchonilhas. Para cada praga há um método de tratamento recomendado, mas antes de tudo o método de prevenção básico é garantir a saúde e a força da sua planta, com regas e luminosidade. O cuidado sem excessos ou deficiência garante que sua orquídea denphal tenha mais força para resistir a esses insetos.

Caso a infestação ocorra mesmo assim, pode-se usar óleo de neem ou ainda sabonete inseticida diluídos em água e administrar em cima dos insetos. É bom realizar umas pesquisa mais a fundo a respeito desse tópico em específico para saber usar a quantidade correta de cada componente de tratamento.

As doenças geralmente causadas por fungos surgem por umidade em excesso, elas se espalham rapidamente e devem ser tratadas rápido. Folhas infectadas devem ser removidas e o corte deve ser esterilizado com fungicida. Outro fungo comum é o Botrytis, que acomete plantas em ambientes frios e úmidos, causando manchas marrons. A orquídea acometida dele deve ser isolada de outras plantas para prevenir propagação.

Poda da orquídea denphal

A poda da orquídea denphal tem como objetivo essencial renovar a planta e manter o crescimento saudável e a aparência boa. O momento certo para determinar se sua planta precisa ou não de poda é após o momento de floração, uma vez que as flores caírem observe se há hastes de floração ou outros ramos que estejam secos.

Para realizar a poda deve-se usar um alicate ou tesoura bem esterilizado, o ponto de corte varia, mas caso haja a presença de brotos ainda fechados, corte há cerca de 6 centímetros acima, para garantir que ele cresça. Deve-se cortar apenas as partes que estejam secas, hastes com pontas amareladas não são motivo para poda.

Propagação da orquídea denphal

A propagação de orquídeas ocorre de diversos métodos, um dos mais disseminados é o de plantio por estacas. O método de estacas usa pedaços cortados das hastes da orquídea para gerar novos espécimes. Ao plantar essas estacas elas crescem raízes e tornam-se plantas independentes. Dentre as vantagens desse método podem ser citadas a abundância do material de propagação, que provém da própria planta original e as características da planta mãe que a nova muda herdam.

Use uma faca esterilizada e faça o corte próximo à base da haste, plante a estaca em um novo vaso e regue frequentemente para garantir um bom crescimento, lembre-se de esterilizar o corte também, para garantir uma boa cicatrização. Pode-se incentivar o crescimento da nova muda através de carvão ativado, que você deve pender firmemente na planta para garantir uma boa estabilidade.

Características e uso da orquídea denphal:

Orquídea bastante carregada de flores rosa com branco

As características da orquídea denphal são diversas, com suas variadas cores provenientes de cruzamentos e formatos variados de suas pétalas que tornam tão distintos os muitos espécimes existentes. Abaixo, aprenda mais a respeito dessa planta exuberante e saiba porque usá-la, seja no paisagismo de seu jardim ou na decoração de sua casa:

As cores da orquídea denphal

A Denphal, em seu habitat natural, surgiu em cor branca e, na época em que foi descoberta, tinha um grande valor por ser bastante distinta. Com o tempo, o cultivo começou a ficar cada vez mais disseminado e o mercado de flores passou a demandar novidades, foi aí que começaram a ser feitos os cruzamentos com outras flores a fim de gerar novas cores.

A partir disso, surgiram muitas variações interessantes e bastante cultivadas, com padrões que mesclam branco e roxo, denphal com pétalas completamente rosadas, variações de cores rajadas, estriadas e até espécimes com pétalas marrons, amarelas e azuis.

Forma da orquídea denphal

Da mesma forma que as cores, diferentes formatos passaram a surgir graças aos diferentes cruzamentos que foram feitos, e as orquídeas denphal passaram a ter tamanha variação que é dificíl reconhecer o vínculo entre dois espécimes tão diferentes. Algumas denphal possuem pétalas com formas arredondadas e bordas regulares e suaves, outras têm pétalas deformadas em forma de lâmina e com bordas enrugadas, cheias de curvas e nuances.

O uso da orquídea denphal no paisagismo

A orquídea denphal é bastante disseminada no meio do paisagismo e sua variação de flores traz inúmeras possiblidades que são aproveitadas por aqueles interessados em fazer um belo jardim com características únicas.

O porte relativamente pequeno da planta permite que ela seja facilmente alocada em diferentes locais, tornando possível fazer testes de posicionamento onde sua beleza será melhor aproveitada e manifestada. A denphal embeleza o ambiente com seu charme distinto e compõe uma atmosfera viva e alegre quando posta junto de outras plantas.

A orquídea denphal na decoração

Para decoração a denphal é também uma ótima escolha. Sendo de fácil alocação, a planta ao mesmo tempo usa de suas numerosas e exuberantes flores para trazer cor a ambientes internos. Pode também ser posta como centro de mesa ou ainda na região central de uma sala, o que faz dela um chamariz convidativo e aconchegante que pode compor com elegância a decoração de sua casa.

Curiosidades da orquídea denphal:

Close up em flor rosa com branco de orquídea denphal

As curiosidades da orquídea denphal não acabam por aqui: sua origem e importância, sua disseminação e os diversos cruzamentos que foram feitos com o passar dos anos são muito interessantes. A seguir, você encontrará algumas dessas informações e dados extras a respeito dessa planta, que carrega tanta história consigo, saiba mais:

Origem da orquídea denphal

Antes de se espalhar por todo o mundo e por várias regiões do Brasil, a orquídea denphal teve sua origem em países do sudoeste da Ásia e na Oceania, especificamente na Austrália e em Nova Guiné. A planta se tornou popular e começou a se disseminar por que em seu habitat natural ela possui uma coloração branca, e a demanda por flores com essa característica era grande, principalmente para compor buquês de casamento para as noivas.

O mito da orquídea denphal

Em volta da orquídea denphal há uma grande polêmica que envolve sua real nomenclatura. A comunidade de especialistas não consegue entrar em um consenso se a orquídea denphal é ou não é proveniente de um cruzamento entre a orquídea Dendrobium e a orquídea phalaenopsis.

Em um dos lados da discussão é afirmado que a denphal carrega características de ambas essas espécies, por isso deve prover do cruzamento dessas espécies; Já no outro, há a afirmação de que essas espécies não podem ser cruzadas, já que são muito diferentes geneticamente.

A orquídea denphal é híbrida

Hoje em dia a variedade de denphal é tão grande que pode ser difícil encontrar um espécime dela que seja puro, a grande maioria são híbridos que provém de um ou até mais cruzamentos entre espécies diferentes. Esses cruzamentos ocorrem para gerar novas variações com cores, formatos e padrões de pétalas diferentes. Certamente esses híbridos continuarão presentes e se tornarão ainda mais diversos no futuro.

Veja também os melhores equipamentos para cuidar de suas orquídeas denphal

Neste artigo apresentamos informações gerais e dicas de como cuidar da orquídea denphal, e já que entramos nesse tema, também gostaríamos de apresentar alguns de nossos artigos de produtos de jardinagem, para que você cuide cada vez melhor de suas plantas. Confira abaixo!

As 10 melhores mangueiras de jardim de 2022: Flexzilla, Tramontina e muito mais!

https://portalvidalivre.com/articles/2088

Em busca de uma mangueira de jardim? Confira neste artigo as 10 melhores do mercado, juntamente com dicas de como escolher que vão auxiliar na sua compra!

Os 10 melhores kits de jardinagem de 2022: da Tramontina, NOLL e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1041

Pensando em comprar um kit de jardinagem e se aprimorar nessa atividade? Confira aqui os melhores modelos disponíveis no mercado e dicas de como escolher!

As 10 melhores tesouras de poda de 2022: Tramontina, Vonder e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1523

Você quer comprar uma tesoura para jardinagem mas não sabe qual escolher? Confira a seguir o ranking com os 10 melhores modelos de tesouras!

Aproveite a sua orquídea denphal e veja as floradas!

Orquídeas denphal amarela e rosa com branco plantadas no alto, próximas à árvore

Como você pôde ver, a orquídea denphal é mesmo uma elegante planta, que possui tanta beleza quanto história, como a polêmica de sua origem, sua importância para certos povos, suas infinitas variações criadas através do tempo, etc.

Se você gostou dessa orquídea, use todas as informações e dicas desse artigo para cultivar essa exuberante planta em sua casa, e traga mais cor, beleza e vida para seu entorno com as floradas charmosas que provém dela.

Autor deste artigo

Desenvolvedor de Jogos, Mestre de RPG e músico. Sempre fui apaixonado por toda forma de expressão artística, hoje trabalho para dar vida a universos fantásticos através de minhas palavras.

Últimos posts


UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

Procurando um software com muitos serviços para a edição de seus documentos? Confira neste artigo informações sobre UPDF, todas as vantagens e ferramentas!


O Moto G52 é bom? Confira se é tudo o que espera!

O Moto G52 é bom? Confira se é tudo o que espera!

Gostaria de saber tudo sobre o Motorola Moto G52? Neste artigo, apresentamos uma descrição detalhada desse smartphone para facilitar a sua compra!


O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Quer saber se o Moto G71 é bom? Neste artigo, veja a ficha técnica do celular da Motorola, vantagens, desvantagens, indicações de usuário e muito mais!


As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

Está pensando em comprar uma TV de 32 polegadas e não sabe por onde começar? Venha conferir as 10 melhores opções do mercado e como escolher o produto ideal!


As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

Em dúvida sobre qual TV de 43 polegadas comprar? Veja neste artigo dicas de como escolher o melhor modelo e um ranking com os 10 melhores produtos atuais!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Doces e sobremesas