Astana: o que fazer, onde ficar, história, culinária e muito mais!

Astana: o que fazer, onde ficar, história, culinária e muito mais!

Veja neste artigo, várias dicas do que fazer na cidade de Astana, desde seus pontos turísticos e até hospedagens.


Está pensando em ir para Astana? Veja tudo sobre!

Astana, Cazaquistão. Centro da cidade, arranha-céu.

O Cazaquistão é um país que abriu as portas ao turismo há apenas 24 anos, quando a União Soviética ruiu e assim ele pode reconquistar a sua independência. Desse modo, o país tem despertado muito interesse, pois ele foi percorrido pelo rei da Macedônia e discípulo de Aristóteles Alexandre, o grande, além de ter feito parte da antiga rota da seda, e ter sido ponto de partida do primeiro foguete lançado ao espaço.

O Cazaquistão é um país cheio de histórias interessantes, e em meio desse passado recheado de tradições milenares nasce uma capital moderna, a Astana ou Nursultan. A cidade começou a ser construída em 1997, e em apenas 30 anos o resultado foi surpreendente.

Atualmente a cidade conta com 800 mil habitantes e abriga prédios com arquitetura arrojadas e modernas, avenidas largas, além de muitos monumentos encantadores dos quais valem a pena visitar. A seguir, veja algumas dicas para você fazer um roteiro de viagem incrível para a surpreendente capital do Cazaquistão.

O que fazer em Astana?

O Cazaquistão ainda é um país cercado de muitos mistérios, mas lentamente começa a se revelar diante do mundo. Nesse sentido, apesar de toda a sua história e cultura, bem como especulações e mitos, saiba que visitar o país é seguro. Pensando nisso, preparamos um roteiro incrível para você desbravar em Astana, confira!

Conhecer a Fish Bridge no rio Yesil

Astana é dividida em duas partes sendo a margem direita e a margem esquerda, separadas por um rio chamado Yesil. E, ao Caminhar por essas travessias de uma ponta a outra, você poderá ter as melhores vistas da cidade.

A ponte Fish Bridge é uma das maiores obras-primas de Astana, sendo um presente da região de Atyrau para o 20º aniversário da cidade. A sua estrutura é deslumbrante, e ainda permite que você veja Astana de diversos ângulos.

Nessa ponte também há uma estátua do peixe Esturjão, símbolo da região de Atyrau, e nos dias de sol ao passar por debaixo da sua cúpula você poderá ver as escamas do peixe se refletindo no asfalto.

Ir para o monumento de Bayterek

Monumento de Bayterek é uma torre de observação em Astana.

Bayterek é um monumento e mirante em Astana, sendo uma atração turística bastante popular na capital do Cazaquistão e uma parada praticamente obrigatória para quem visita à cidade. A altura do monumento é de 105 metros, e ele simboliza o ano da transferência da capital para Astana, no ano de 1997.

O monumento de Bayterek apresenta um conto folclórico sobre uma árvore-da-vida e de uma águia dourada da felicidade, e ao subir na sua torre você pode desfrutar de uma vista incrível em 360 graus para a cidade. Além disso, o monumento fica situado em meio de um belo jardim e um parque repleto de flores.

Nur-Astana Mosque

Bela vista do Nur-Astana Mosque durante o dia e com visitantes.

A Nur-Astana á a terceira maior mesquita da Ásia Central, tendo altura de 40 metros e simboliza a idade do Profeta Muhammad, pois os seus minaretes possuem 63 metros, a idade que Muhammad tinha quando morreu. A sua construção foi concluída no ano de 2008, e a mesquita tem capacidade para acomodar cerce de 5 mil fieis no seu interior e mais de 2 mil no seu pátio.

Situada em um edifício deslumbrante, a Nur-Astana Mosque se destaca por ser um marco de Astana. Possui telhados dourados, múltiplas cúpulas brancas revestidas em lajes de mármore, e sua decoração possui inscrições caligráficas, já o seu interior possui formas geométricas com cores vermelhas, douradas, azul e vermelha.

Conhecer o The Golden Towers

As duas torres douradas na cidade Astana, Cazaquistão - Baiterek.

O momento Golden Towers são duas torres enormes feitas de vidros dourados que cercam a entrada do Palácio Presidencial Orynbor St, sendo considerada uma verdadeira construção surrealista.

Visto como um monumento bastante peculiar, com um designer bastante moderno e arrojado, por razões desconhecidas às torres douradas são popularmente conhecidas e apelidadas pelos moradores da cidade por “latas de cerveja”.

Além disso, as torres de ouro abrigam os fundos de riqueza soberana do Cazaquistão e de outros empreendimentos governamentais e ocupam a curva da Câmara dos Ministérios. Possuindo janelas de ouro em uma construção que parece uma versão ostentosa de uma muralha da cidade, o Golden Towers é realmente um monumento incrível.

Ir para Khan Shatyr

Khan Shatyr em Astana, Cazaquistão.

O Khan Shatyr foi projetado para oferecer a Astana um local de eventos cívicos, culturais e sociais protegidos em um envelope climático, pois, a capital do Cazaquistão tem temperaturas “extremas”, que marcam uma média de -35 graus Celsius no inverno e +35 graus Celsius no verão.

Nesse sentido, o Khan Shatyr oferece durante todo o ano um local com uma estrutura incrível em uma área com mais de 100.000 metros quadrados do qual conta com um parque de escala urbana, uma pista de corrida de 450 metros, além de uma enorme variedade de opções de compras e lazer, como por exemplo, cinemas, restaurantes e um parque aquático com piscinas de ondas e escorregadores.

Conhecer o National Museum of the Republic of Kazakhstan

O National Museum of the Republic of Kazakhstan foi inaugurado em 2 de julho de 2014 em um imponente prédio com 74.000 metros quadrados, 7 blocos, 9 andares e 14 quartos, sendo criado através de um programa de patrimônio cultural do estado pelo presidente Nursultan Nazarbayev.

Situado na principal praça do país, a praça da independência, o museu oferece diversos espaços como o Salão do Cazaquistão Independente, Salão de História Antiga e Medieval, Salão de Etnografia, entre outros. Além disso, o local oferece um museu infantil, um centro de arte, biblioteca científica com sala de leitura, bancas de souvenirs e sala de conferências.

Faça uma procura aos mosaicos soviéticos

Mosaico multicolorido de estilo soviético.

O fim da União Soviética foi declarado oficialmente no dia 26 de dezembro do ano de 1991, 10 dias após a independência do Cazaquistão, a última república soviética. Em Astana, a comemoração dos 25 anos de independência se tornou um símbolo de desenvolvimento para o país.

Nesse sentido, os mosaicos soviéticos espalhados pelas ruas de Astana são repletos de histórias, e para quem está visitando a cidade, procurar por um deles é uma atividade praticamente obrigatória. Alguns dos principais mosaicos soviéticos podem ser vistos na estação ferroviária e no distrito de Saryark, mas essa é só uma dica, pois na cidade você pode ainda encontrar muitos mosaicos entre as suas ruas.

Admire a arte de rua de Astana

Vista da cidade de Astana com fontes coloridas.

Além dos mosaicos soviéticos, Astana é uma cidade da qual possui muitas artes nas suas ruas, e durante um passeio é possível que você encontre algumas artes modernas das quais refletem um pouco sobre a educação, cultura, simbologias, entre outras.

No ano do seu 20º aniversário como cidade e capital do Cazaquistão, Astana teve como resultado de sua comemoração muita artes nas suas ruas, pois artistas do mundo inteiro espalharam nas suas ruas muita criatividade pelas fachadas dos edifícios, além de muitas esculturas, estátuas e obeliscos. Desse modo, para quem gosta de contemplar e fotografar artes de rua, com certeza terá experiências felizes na capital do Cazaquistão.

Conhecer Borovoe

Panorama do Lago Borovoe no Cazaquistão.

Situado ao norte do Cazaquistão no distrito de Burabay na região de Akmola, Borovoe é um lago deslumbrante do qual as margens são cobertas por uma floresta de pinheiros. Ao chegar no Borovoe, ou no Parque Nacional Burabay , você pode caminhar ou ir até o lago de barco ou nadando.

Alguma das características do lago são as suas águas cristalinas, e um detalhe é que apenas a sua superfície na costa oeste é agitada. Na sua área você pode avistar alguns sanatórios soviéticos e hotéis de luxo, e com certeza essa é uma atração que também não deveria ficar de fora do seu roteiro de viagem, pois com certeza será uma oportunidade de entrar em contato com as paisagens naturais do Cazaquistão.

Visitar Stepnogorsk

 Visita ampla de Stepnogorsk da região de Akmola.

Situada a cerca de 200 quilômetros ao nordeste de Astana, Stepnogorsk é uma cidade da região de Akmola fundada em 1959 e passando a ser uma cidade apenas em 1964. Com 46.736 habitantes, a 10 quilômetros da cidade estão situados centros de fabricação de armas bacteriológicas e áreas de extração de minério de urânio.

Além disso, ao explorar Stepnogorsk você vai se deparar com inúmeras atividades rodeadas de muita natureza, como por exemplo, trilhas, rotas de mountain bike, áreas naturais protegidas e muitos cânions. Visitar Stepnogorsk é apenas uma demonstração de como visitar o Cazaquistão pode ser surpreendente.

Dê um passeio em Promenade

Aterro do rio Ishim em Astana - Cazaquistão.

Promenade é uma rota com distância aproximada de 3.3 quilômetros que fica situada próxima ao Cazaquistão Oriental. Atualmente este roteiro tem sido bastante explorado e o seu percurso de subida é de aproximadamente 11 metros, sendo classificado com um grau de dificuldade fácil.

Nesse sentido, se você é adepto de aventuras e caminhadas, esse passeio é ideal para você. Tenho certeza que deve estar surpreso com a quantidade de atrações que o Cazaquistão reserva, mas calma, ainda temos muitas dicas, confira até o final deste artigo e se surpreenda cada vez mais com as belezas deste país.

Prove a comida tailandesa no The Thai

O The Thai é um restaurante especializado na gastronomia de mariscos sendo o primeiro restaurante tailandês de Astana. Entre os seus pratos servidos estão camarões reais, mexilhões, vieiras, lagostas, além de peixes, frango ao curry e as famosas sopas tailandesas. Situado no centro da cidade, esse restaurante é uma boa opção para saborear o melhor da comida tailandesa.

No The Thai os chefs utilizam temperos especiais e ingredientes raros que dão aos pratos um aroma único e um sabor requintado, entre algumas destas especiarias estão o lemongrass, galanga, pasta tailandesa e folhas de pandan, estes aromas especiais chegam ao local diretamente da Tailândia e tem sabores incríveis.


Horário de Funcionamento
Das 12h às 23h, todos os dias
Endereço
Turan Ave 24
Telefone
+7 701 600 3030
Valor
A partir de 20 dólares o prato 
Site

https://www.instagram.com/thethaifood/


Desfrute de Kazy Plov e uma cerveja no Café Infinity

O Café Infinity é um local tranquilo e com uma ótima atmosfera, sendo ideal para relaxar e ainda resolver pendências pela internet, pois o estabelecimento dispõe de uma ótima rede de internet, além de cabines com tomadas e carregadores.

Além disso, o local tem alguns meios de entretenimento como videoclipes do Cazaquistão, onde é possível conhecer um pouco da música e da cultura local, e você ainda pode desfrutar de uma variedade de cervejas, saladas de beterraba ou o famoso Kazy Plov que é um prato de carne de cavalo.


Horário de Funcionamento
Das 11h às 23h, todos os dias
Endereço
Avenida Kabanbay Batyr, 42
Telefone
+7 0504312431
Valor
A partir de 0,70 dólares a cerveja
Site

https://www.instagram.com/_infinitycafe/


Beba uma cerveja na Pinta

Pinta é uma rede com quinze locais em todo o Cazaquistão, sendo que eles fabricam a sua própria cerveja, desse modo, para os amantes desta iguaria, ir ao Pinta e provar uma cerveja do Cazaquistão é indispensável.

No local você tem a opção de pedir a cerveja em copos grandes de três litros ou em copos menores, nesse sentido, você pode escolher o tamanho ideal para você, e se estiver em um grupo de amigos a ideia do copo de três litros é perfeita e ainda super acessível. O seu ambiente também é bastante agradável, sendo ideal para socializar, relaxar e se divertir um pouco e você ainda desfrutar de pratos maravilhosos.


Horário de Funcionamento
Das 10h às 00h, todos os dias
Endereço
Akmeshit,01/09
Telefone
+7 727 375 3986
Valor
A partir de 0,68 dólares a cerveja
Site

https://pinta.kz/nashi-pinty


Beba café no Ministerstvo Coffee

O Ministerstvo Coffee tem um ambiente bastante charmoso, leve e confortável, e oferece um café suave e maravilhoso. Além disso, no estabelecimento você também pode contar com espaço para usar computadores, afinal, mesmo em uma viagem de férias, você pode precisar checar seus e-mails e resolver trâmites de trabalho, não é mesmo?

O atendimento do local também é excelente e rápido, e além dos famosos cafés você ainda pode desfrutar de smoothies e lanches incríveis. Se você é daqueles que não dispensam um café, visitar o Ministerstvo é indispensável, seja para provar as suas delícias, resolver pequenos imprevistos ou relaxar e descansar um pouco.


Horário de Funcionamento
Das 8h às 21h, todos os dias
Endereço
Novyy Mir, Dinmukhamed Qonayev St 35
Telefone
+7 7172 4044 14
Valor
A partir de 0,30 dólares o café 
Site

https://www.facebook.com/ministerstvoku/


Ir ao Hazrat Sultan Mosque

Mesquita de Hazrat Sultan em Nur-Sultan, Cazaquistão.

A Hazrat Sultan Mosque é a maior mesquita da Ásia Central e começou a ser erguida em Astana no ano de 2009 em um edifico de estilo islâmico clássico com ornamentos tradicionais do Cazaquistão.

Situada na margem direita do rio Yesil, a Mesquita fica ao lado do monumento Cazaquistão Eli, do Palácio da Paz e Reconciliação e da Praça da Independência, tendo capacidade para acomodar até 10 mil fieis, além disso, a área da mesquita possui mais de 11 hectares e uma área de construção de 17.700 metros quadrados e tem uma cúpula com 51 metros de altura, sendo a maior do Cazaquistão.

Aprenda sobre Astana com um local

Cidade de Astana, Kazakhstan.

O melhor instrumento para aprender e conhecer sobre a cultura de uma cidade com certeza é através dos seus moradores, nesse sentido, ao desembarcar em Astana não perca a oportunidade de socializar com um local e descobrir um pouco sobre as suas tradições, culturas e até mesmo alguns locais surpreendentes dos quais não estejam em uma rota de turismo.

O Cazaquistão é um país com tradições, religião e cultura muito diferentes quando comparadas as regiões ocidentais, por isso, ao desembarcar neste território aprenda um pouco sobre esse território com as pessoas que vivem nele, pois tenho certeza que será mais surpreendente do que você possa imaginar!

Comer Beshbarmak em Astana

Beshbarmak é um dos pratos mais populares do Cazaquistão, a iguaria é um cozido de carne de cavalo, carneiro, carne bovina e massa, sendo bastante apreciado na Ásia Central. Em sua tradução, Beshbarmak significa cinco dedos, pois indica que o prato deve se comer com as mãos, e não com os tradicionais talheres.

Nos bares e restaurantes do Cazaquistão a carne de cavalo jovem é bem mais cara que a bovina, além disso, é considerada mais natural do que a carne do cordeiro, e segundo especialistas, a carne também tem maior porcentagem de proteínas e reduz os níveis de colesterol no sangue.


Horário de Funcionamento Das 11h às 22h, todos os dias
EndereçoRespublika Ave 3/2, Nur-Sultan 010000
Telefone+7 7172 4393 39
ValorA partir de 12 dólares o prato
Site

https://www.instagram.com/astana.restaurant/


Onde ficar em Astana

Agora que você já conhece os pontos turísticos mais famosos de Astana, é só planejar a sua viagem e se preparar para viver dias inesquecíveis nesse destino que abriga uma cultura peculiar e locais surpreendentes. Confira a seguir, as nossas dicas com as melhores opções de onde se hospedar na capital do Cazaquistão!

Kazzhol

Sem dúvida esse é um dos melhores hotéis para se hospedar em Astana! Escolher o Kazzhol faz a sua viagem ser completamente diferente e especial. Suas acomodações são muito aconchegantes e confortáveis, suas Instalações são belíssimas, e a sua decoração é bastante moderna.

O hotel fica localizado a apenas 10 minutos de carro do Monumento Bayterek, e a 20 minutos do Palácio da Paz e Reconciliação. Alguns quartos têm vistas para a cidade, além disso, o atendimento é de excelente qualidade e você ainda pode desfrutar de um café da manhã incrível, piscina, academia, transfer para o aeroporto, bar e restaurante.


Horário de Funcionamento24 horas
Endereço
Balqantau St 213
Telefone
+7 7172 40 5252
Valor
A partir de 75 dólares 
Site

http://www.hotelkazzhol.kz/en


Park Inn

Esse hotel é muito confortável em todos os sentidos, desde as suas instalações, aos quartos e camas. Com ótima localização no centro da cidade, é possível acessar a pé em pouco tempo de caminhada os principais pontos turísticos de Astana, como por exemplo, o Kazhimukan Munaitpasov Stadium, localizado a 0,3 quilômetros.

Sua infraestrutura é bastante moderna, e conta com serviços e limpeza impecáveis, assim como o seu atendimento. Além disso, você ainda pode desfrutar de quartos para toda a família com vista para cidade, academia, bar, restaurante e um café da manhã incrível, com itens típicos bastante variados e frescos.


Horário de Funcionamento24 horas
Endereço
Saryarka Avenue 8
Telefone
+7 7172 67 0000
Valor
A partir de 52 dólares
Site

https://www.radissonhotels.com/en-us/hotels/park-inn-astana?cid=a:se+b:gmb+c:emea+i:local+e:pii+d:eerut+h:KZAST1


Hilton Garden Inn

Com certeza o Hilton Garden Inn é uma excelente opção de onde ficar em Astana com bastante conforto. Situado na margem esquerda do Rio Ishim, e a 0,8 quilômetros da Nur-Astana Mosque, o hotel oferece acomodações quatro estrelas bastante requintadas e aconchegantes.

Além disso, o café da manhã servido é maravilhoso, e você ainda pode contar com opções bastante variadas de itens frescos e regionais. A sua infraestrutura dispõe de bar, restaurante, academia, sauna, estacionamento privativo gratuito além de um ótimo atendimento, pois no Hilton Garden Inn todos os funcionários são muito simpáticos e acolhedores, o que torna o seu ambiente muito agradável.


Horário de Funcionamento24 horas
Endereço
Qabanbay Batyr Ave 15
Telefone
+7 7172 7567 56
Valor
A partir de 123 dólares
Site

https://www.hilton.com/en/hotels/tseakgi-hilton-garden-inn-astana/?WT.mc_id=zELWAKN0EMEA1GI2DMH3LocalSearch4DGGenericx6TSEAKGI


Radisson Astana

Esse hotel maravilhoso fica localizado no centro da cdade, a apneas 1 quilomentro do edifício do Parlamento e do Centro de Congressos e Exposições. Nesse sentido, se você procura um local que tenha facilidade para se locomover entre os pontos turísticos, esse hotel é uma opção perfeita para você!

Sua infraestrutura não deixa a desejar em nenhum quesito, suas instalações cinco estrelas dispõem de bar, academia, piscina, SPA e seus quartos são bem equipados com tudo que um hotel pode oferecer para o conforto durante a estadia de seus hóspedes. Além disso, você ainda pode desfrutar de um excelente café da manhã, ideal para quem deseja conhecer um pouco sobre a culinária do Cazaquistão.


Horário de Funcionamento24 horas
Endereço
Saryarka Avenue 4
Telefone
+7 7172 67 0777
Valor
A partir de 105 dólares
Site

https://www.radissonhotels.com/en-us/hotels/radisson-astana?cid=a:se+b:gmb+c:emea+i:local+e:rdb+d:eerut+h:KZAST2


Sobre Astana

Vista de cima da mesquita noturna de Nur Astana em Astana.

Astana fica localizada na zona central do Cazaquistão, mais propriamente em uma região de estepe semidesértica da qual abarca grande parte do território do país, e fica situada em uma área com elevação de 347 metros, banhada pelo rio Ishim. A seguir, conheça mais um pouco sobre a encantadora capital do Cazaquistão.

História e origem

Algumas tropas cossacas siberianas fundaram um forte em uma elevação junto ao rio Ishim no ano de 1824, que mais tarde viria a se tornar a cidade de Akmola, onde na década de 50 se tornou o centro de um projeto soviético para aproveitamentos agrícolas das Terras Virgens da Sibéria, sendo que em 1961 o seu nome mudou para Tselinograd.

Em 1991, quando o Cazaquistão se tornou independente da União Soviética, a cidade passou a se chamar Akmola novamente, e em 1998 se tornou Astana, a capital do país, devido à necessidade de uma cidade mais centralizada.

Nesse sentido, a transformação da cidade foi feita através de um dos maiores projetos de urbanização do mundo, sendo financiado com dinheiro do petróleo e fomentado pelo presidente Nazarbayev.

Culinária local

A culinária do Cazaquistão é bastante diversificada, sendo que os seus moradores gostam de pratos da cozinha coreana, russa, europeia e ucraniana. Entretanto, a preferência da sua comida está nos pratos feitos á base de carne, e sua favorita é a carne de cavalo.

Um dos pratos mais populares do país é o Beshbarmak, mas, além disso, alguns dos pratos tradicionais feitos com carne de cavalo no país são o Zhaya, Zhal, Karta e o Kazy. O Kumys (leite de égua) também é uma bebida muito popular no local, além de ser considerado medicinal e bastante utilizado no tratamento de problemas gastrointestinais e pulmonares.

Melhor época para ir

Astana é uma cidade com climas extremos, nesse sentido para quem deseja conhecer a cidade e passar alguns dias agradáveis, deve evitar alguns períodos, como por exemplo, os meses entre  outubro e abril, pois nesse período geralmente chove muito e as suas temperaturas são bastante desfavoráveis.

Em maio o clima começa a ficar mais ameno, e entre os meses de junho a setembro o clima é perfeito, sendo considerada a melhor época para desembarcar a capital do Cazaquistão, pois as temperaturas são mais agradáveis e não chove muito durante este período.

Idioma local

O Cazaquistão está passando do atual idioma cirílico para outro idioma baseado no latino, que é utilizado para escrever a maior parte das línguas ocidentais. Esse novo alfabeto começou a ser implantado em 2017 mas recebeu muitas críticas da população do Cazaquistão, algo raro para um país governado há três décadas por Nursultan Nazarbayev.

Atualmente, as línguas oficiais do país são o russo e o cazaque, mas nos hotéis você pode encontrar algumas pessoas que falam inglês. Desse modo, ao desembarcar em Astana tenha um roteiro pronto com os nomes das ruas e locais que deseja ir.

Documentos necessários

Para entrar no Cazaquistão são necessários os documentos como visto colado no passaporte desde a saída do Brasil, para obter informações e emitir o visto você devera entrar em contato com a embaixada do Cazaquistão em Brasília, pois lá eles já solicitam a reserva do seu hotel em Astana, bem como te informam sobre todos os procedimentos para entrar no país.

Além do passaporte e visto, alguns documentos necessários são o certificado internacional de vacinação contra febre-amarela, passagem de ida e volta, e comprovante financeiro de que tem como sustentar no país durante a sua estadia.

Como se locomover por Astana

Em Astana há opções de se locomover através de ônibus e de Yandex, um meio equivalente ao uber. Nesse quesito um roteiro de viagem e um mapa pode te ajudar bastante.

Além disso, no país também existe a prática de fazer sinal para os carros, prática similar a chamar um táxi, desse modo os carros “normais” param, você fala para onde quer ir e negocia o preço, porém é bom ficar atento já que o idioma pode ser uma barreira nesse trâmite.

Visite um destes locais quando for viajar para Astana!

Homem de chapéu com passaporte e mala em um fundo azul.

Agora que você já sabe um pouco da história da capital do Cazaquistão, já conferiu aqui as melhores dicas de hotéis, clima e melhor época para ir, agora é só planejar o seu roteiro e embarcar para uma cidade incrível e surpreendente!

Astana é um local fascinante e com certeza é um destino que vale a pensa ser visitado, mas atenção, por conta do COVID-19 é importante verificar as exigências do País e as vacinas que estão sendo aceitas.

Autor deste artigo

Nômade digital.
Produz textos para blogs e outras ferramentas de marketing e conteúdo.

Últimos posts


UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

Procurando um software com muitos serviços para a edição de seus documentos? Confira neste artigo informações sobre UPDF, todas as vantagens e ferramentas!


O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Quer saber se o Moto G71 é bom? Neste artigo, veja a ficha técnica do celular da Motorola, vantagens, desvantagens, indicações de usuário e muito mais!


As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

Está pensando em comprar uma TV de 32 polegadas e não sabe por onde começar? Venha conferir as 10 melhores opções do mercado e como escolher o produto ideal!


As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

Em dúvida sobre qual TV de 43 polegadas comprar? Veja neste artigo dicas de como escolher o melhor modelo e um ranking com os 10 melhores produtos atuais!


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Moda Artigos Esportivos