Cores que combinam com dourado: em festa, decoração e mais!

Cores que combinam com dourado: em festa, decoração e mais!

Existem diversas combinações boas com a cor dourada. Neste artigo, confira as melhores cores, materiais, onde usar e dicas para decoração com dourado!


Cores que combinam com dourado: o que essa cor significa?

Decoração dourada em sala de estar

Se você preza por uma decoração bonita, luxuosa e que, ao mesmo tempo, tenha a versatilidade necessária para combinações com outras cores e estilos, o dourado com certeza é uma opção que deve fazer parte de sua lista. Além de muito bonita, a cor traz um significado muito interessante e positivo, já que remete ao ouro e, por isso, significa sucesso, realização, riqueza, luxo, sofisticação e sabedoria interior.

As decorações que trazem móveis e detalhes em dourado podem ser muito agradáveis visualmente, principalmente se a cor for usada com elegância e sabendo dosar a sua quantidade. A grande vantagem em usar dourado consiste na facilidade com que ele se adapta a cores que vão desde tons mais neutros até tons mais chamativos.

O dourado também pode ser usado para decorações nas mais diversas ocasiões — desde os cômodos de sua sala de jantar até os detalhes de uma festa especial. A seguir, veja diferentes combinações possíveis usando o dourado e saiba como deixar o ambiente muito mais refinado com a cor.

Cores e materiais que combinam com dourado em festa e decoração

Existem diversas cores que combinam com o dourado e podem ser usadas na decoração dos ambientes de sua casa. Confira algumas opções interessantes a seguir e crie um visual que combine com seu estilo.

Sobretons do dourado

Tons de dourado

Qualquer cor combina muito melhor com os seus sobretons — e isso não difere no caso do dourado. Cores como pérola, amarelo bege, amarelo-queimado, dourado-pálido, Jasmine, mocassim e mostarda são algumas que combinam muito bem com detalhes dourados.

Uma boa dica é usar tons mais claros e neutros na parede e complementá-los com os detalhes em dourado para os enfeites, as molduras dos retratos e até o lustre. Isso pode deixar a decoração clássica, discreta e, ainda assim, impactante — principalmente se os móveis forem brancos ou em um tom de café.

Prata

Colar dourado e prateado

Ao contrário do que pode parecer, o dourado também pode ser uma boa combinação com o prata — e, recentemente, isso foi descoberto para combinações de joias. Por isso, se você quer um visual mais moderno para a sua decoração, não hesite em ousar e misturar essas duas cores.

As combinações podem estar presentes nos enfeites e nos demais detalhes - você pode, por exemplo, usar paredes em tons de cinza e alguns itens da decoração em ouro envelhecido ou até mesmo o tom comum de dourado. O contraste entre as duas cores cria um efeito muito interessante, já que consiste na mistura de um tom quente e um tom frio.

Azul

Presente azul e dourado

A combinação entre dourado e azul — principalmente azul royal — é ideal para quem quer uma decoração impactante. Para evitar que o ambiente fique muito "pesado" devido ao uso de dois tons escuros, vale a pena balancear o visual com o uso de cores como o creme ou até o branco, deixando os tons mais chamativos para os detalhes.

Esse tipo de decoração costuma ser muito usado em festas de aniversário, já que é uma combinação fácil de fazer e, mesmo assim, bem charmosa. No entanto, nada impede o seu uso em decorações para o quarto, por exemplo. Nesse caso, vale apostar no azul para uma das paredes e no dourado para molduras de espelhos, fronhas, almofadas, tapetes e demais detalhes.

Preto

Bolo preto com velas douradas

O preto é uma das cores que mais combinam com o dourado — e criam um contraste muito elegante. Não por acaso, essa mistura costuma ser muito usada para festas de aniversário e outras comemorações. Em casa, porém, é necessário evitar exageros para não tornar o visual dos cômodos pesado.

A combinação de dourado e preto é ideal para compor quadros, tapetes e até roupas de cama. Partes maiores do cômodo — e que chamam mais atenção, devem ser em tons mais neutros, de preferência o branco. Reunindo essas três cores, você garante um ambiente muito sofisticado e, além disso, moderno.

Madeira

Almofadas douradas e encosto de cama de madeira

O dourado é uma excelente cor para ser combinada com madeira (e isso varia desde os tons mais claros até os mais escuros). Para um contraste maior, vale investir em tons de madeira como café e preto ébano. Já, caso você queira um visual mais neutro, cores de madeira mais claras (como as madeiras do eucalipto, do pinho, da cerejeira e da itaúba) são uma excelente opção.

O dourado pode ser combinado com madeira enquanto compõe detalhes importantes, como a cor das almofadas, do tapete, dos enfeites sobre a estante ou até dos quadros e demais objetos pendurados na parede. Assim, você garante toda sofisticação dessa bela cor sem excessos.

Vermelho

Decoração natalina

A combinação de dourado e vermelho é bastante bonita, mas deve ser usada sem exagero, já que se trata da união de duas cores bem fortes e que costumam ser usadas para festas natalinas ou de casamento — e podem constituir uma ótima combinação para essas ocasiões.

No entanto, se você quer usar o dourado e o vermelho na decoração de sua casa, é importante saber dosar ambas as cores de modo que elas sejam apenas toques extras em um fundo neutro. Uma boa dica é misturar as duas cores com branco — o que, assim como a combinação de dourado e preto, deixa qualquer ambiente muito mais sofisticado.

Marrom

Cortina marrom com detalhes dourados

Se você quer um ambiente sofisticado e, ao mesmo tempo, clássico, invista na combinação de marrom e dourado (principalmente tons escuros de marrom), além de um toque extra da cor creme. Use o marrom para os detalhes maiores e o dourado para os menores.

Os tons de creme podem ser usados para compor as cortinas, os tapetes e outros detalhes — como almofadas — que amenizam o impacto do dourado e do marrom, harmonizando o ambiente e deixando-o muito mais convidativo.

Branco

Travesseiros branco e dourado

Outra combinação bastante interessante para a decoração de sua casa é a mistura de branco e dourado, cores que também são ideais para decorar casamentos. Se você gosta de um ambiente mais "clean" e romântico, mas não renuncia a certo luxo, a sensação provocada pelo contraste entre o branco e o dourado é ideal.

Uma boa dica é usar uma variação entre os dois tons — como o creme ou o bege — nas paredes. Depois, use o dourado para o lustre, as almofadas, o tapete e o que mais desejar. Já o branco pode compor as cortinas, poltronas, detalhes da parede e outros itens decorativos que ocupam posição de destaque no cômodo, trazendo harmonia e, ao mesmo tempo, deixando o ambiente mais claro.

Rosa

Decoração rosé gold

Dourado e rosa: a combinação ideal para quem gosta de ambientes delicados, seja para casas ou para a decoração de festas. Uma boa dica para o uso dessas duas cores é variar os tons de rosa entre claros e escuros. O popular rosé gold também é uma opção bastante interessante, já que é um intermediário entre o rosa e o dourado.

O ideal é usar tons bem claros de rosa — que se aproximam do branco — para as partes da decoração que chamam muita atenção, como é o caso das paredes, sofás, poltronas ou da cama. Já os tapetes, cortinas e outros itens podem ser em um rosa mais escuro. Complemente com o dourado para os detalhes.

Bege

Tapete bege

O bege e o dourado são tons próximos e que podem resultar em decorações muito interessantes quando usados em conjunto. Isso porque o bege é um tom bastante neutro e que pode iluminar o ambiente, enquanto o dourado é responsável pela sofisticação e evita que a decoração fique neutra demais.

O bege pode ser usado sem medo, já que não deixa a decoração pesada. Para evitar que ela fique muito clara, adicione marrom para alguns detalhes, como as almofadas do sofá e o tapete. Use o dourado para trazer todo o charme que o cômodo precisa, seja criando detalhes nas paredes, seja usando enfeites nesse tom em cima dos móveis.

Roxo

Almofadas roxas com detalhes dourados

A combinação de roxo e dourado não é uma das mais comuns e, por isso, pode não agradar a todos. No entanto, ambas as cores podem resultar em uma decoração interessante caso os tons utilizados sejam bem trabalhados.

Se você não gosta de ambientes muito chamativos, pode investir em tons de roxo que sejam mais claros, como o lavanda ou o lilás. Além disso, é sempre possível tornar a decoração mais leve com uma parede branca. Use o dourado para objetos maiores e o roxo para o restante dos detalhes.

Cinza

Pintura cinza com detalhes dourados

Assim como o prata, o cinza também pode contrastar muito bem com o dourado e trazer muita elegância ao ambiente, além de deixá-lo mais moderno. Você pode usar essa combinação para diversos cômodos da casa e também para festas.

Uma boa dica é misturar cinza e dourado com branco e preto, trabalhando bem o contraste entre as cores através de quadros, molduras, almofadas, tapetes e luminárias. O cinza ou o branco podem ser usados nas paredes — e um dos tons mais escuro pode ser usado para pintar uma delas.

Dicas para usar dourado

Existem diversos lugares nos quais o dourado pode ser usado para complementar a decoração de sua casa. Quando usada com as devidas precauções, a cor pode ser essencial para trazer muito mais charme à decoração. Confira algumas dicas para usá-la e mude os detalhes do ambiente para deixa-lo mais sofisticado.

Paredes

O dourado pode ser usado nas paredes, desde que, para isso, a harmonia com o restante do ambiente seja bem analisada. É sempre possível pintar somente uma das paredes para dar um toque especial a um dos cômodos de sua casa sem exagerar.

Além disso, você pode usar tons mais "apagados" de dourado para a parede, combinando-os com cores neutras nos tapetes, sofás ou na cama. Já, para a decoração de festas, o dourado nas paredes pode ser usado mais livremente, já que a intenção é mesmo usar cores mais chamativas.

Teto

Dourado no teto? Sim, é possível. Você pode usar a cor para fazer alguns detalhes no teto ou, até mesmo, para o lustre — o que consiste em um uso clássico e que nunca sai de moda.

Além disso, você pode usar o dourado para fazer o contorno do teto e dos rodapés. Complemente com algumas luzes no mesmo tom, posicionadas no teto, para um efeito ainda mais interessante.

Pequenos detalhes

A presença do dourado em pequenos detalhes já foi mencionada acima. Ela pode fazer toda a diferença em um ambiente. Experimente usar a cor para bibelôs posicionados sobre os móveis, molduras de quadros e espelhos, luminárias, almofadas e outros itens.

Combine o dourado com as cores usadas na parede, no sofá, na cama e em outras partes maiores do ambiente. Harmonize bem tons quentes com tons frios para deixar o ambiente ainda mais confortável.

Móveis

Embora tenham um ar muito mais retrô e costumem ser usados somente para festas, os móveis dourados têm o seu charme. Se você quer uma decoração mais moderna para a sua casa, pode investir em móveis que tenham somente detalhes nessa cor (o que de maneira alguma diminuirá a sua sofisticação).

Uma boa opção consiste na escolha de cadeiras, sofás, camas ou poltronas que tenham os pés dourados e o estofado ou o colchão em tons neutros, como o bege ou o branco. Além de muito luxuosos, esses móveis podem trazer um toque especial para o restante da decoração.

Decorações

O dourado também remete bastante a festas e comemorações. Por isso, as decorações desses eventos também costumam trazer essa cor. Para festas de aniversário, use o dourado nos balões, enfeites de mesa, painéis e também nas formas do bolo e dos salgadinhos.

Já, se você pretende usar o dourado na decoração de seu casamento, prefira a cor para alguns móveis — como belas mesas de canto — e também para arranjos, vasos, bibelôs e para a decoração do bolo. O dourado pode ser usado em decorações de todos os estilos e para todos os gostos, mas costuma combinar ainda mais com os modelos clássicos.

Iluminação

Decoração com luzes douradas

Luzes douradas podem trazer maior sensação de aconchego para o ambiente e, por isso, são uma boa opção para iluminar salas de estar, de jantar e até para quartos ou as áreas externas de sua casa.

Você pode combinar o uso de luzes dessa cor com detalhes da decoração, enquanto outros itens são dispostos em suas cores favoritas. As luzes podem ser colocadas no teto ou nas paredes, usando técnicas específicas de iluminação.

Como usar o dourado nos ambientes da casa

Como você já pôde ver, existem certas exigências para o uso do dourado a depender do tipo de ambiente que você decide decorar com essa cor. Confira abaixo quais são elas e como usar o dourado em cada cômodo de sua casa sem excessos e com uma boa combinação com os demais itens da casa.

Sala de jantar e de estar

O principal uso do dourado para a sala de estar ou de jantar consiste na combinação da cor com o preto, o branco e até com alguns tons mais fechados de verde e de azul. Esses são os cômodos nos quais a cor mais costuma ser utilizada, já que traz muita sofisticação.

Você pode usar o dourado para compor os detalhes da sala de estar, como os quadros, almofadas, tapetes e vasos. Já, para a sala de jantar use a cor nos enfeites da mesa, no lustre, no estofado das cadeiras e prefira sobretons para o chão e para as paredes.

Cozinha

Utensílios de cozinha dourados

O dourado também pode ser uma boa cor para a cozinha, já que costuma estar presente em torneiras, lustres e até em detalhes dos móveis. Alguns bons usos dessa cor consistem na aplicação de tons de dourado em balcões, mesas, cadeiras, iluminação e até nas louças - como pratos ou talheres.

Você pode combinar o dourado com preto, branco, bege, marrom e cinza para cozinhas com ar mais moderno. Já, se você quiser ousar um pouco mais na decoração, invista em tons mais chamativos para as geladeiras e armários, optando por móveis vintage que podem ser encontrados em cores como o vermelho, o azul ou o verde.

Quarto

Decoração dourada em quarto

Os vários tons de dourado também podem ser aplicados à decoração de seu quarto. Aqui, vale usar a criatividade, já que o quarto é um ambiente mais pessoal e íntimo. A combinação entre o dourado e outras cores vai depender bastante de seu gosto pessoal e de seu estilo.

Alguns bons usos do dourado são para molduras, enfeites, quadros, lustres, tapetes, cortinas, fronhas e para a colcha da cama. Evite o exagero para que o ambiente não fique cansativo com o tempo.

Banheiro e lavabo

Detalhes dourados no banheiro

O uso do dourado no banheiro é bem parecido com o da cozinha, já que existem diversas luminárias, lustres e torneiras nesse tom. Você também pode usar a cor para o porta papel higiênico, a lixeira, alguns enfeites como quadros ou vasos de plantas ou até tapetes.

O dourado também pode ser usado para compor a parede do box e até a cuba da pia. Uma boa combinação para a cor, no banheiro, é o branco ou o bege — tons neutros que podem trazer a impressão de que o banheiro é maior.

O dourado é muito fácil de combinar na decoração!

Decoração dourada para quarto

O dourado não é uma cor difícil de usar na decoração, desde que ela seja bem combinada. Seguindo as dicas corretamente, você garante que a sua casa ou a sua festa fique muito mais glamorosa sem tanto esforço. Lembre-se sempre de escolher produtos de qualidade para que o dourado não descasque com o tempo.

Você também pode usar imagens de inspiração para obter uma boa decoração em sua sala de estar ou jantar, cozinha, quarto e qualquer outro cômodo, além de trazer o toque especial do dourado para a sua festa.

Caso você queira usar muitas vezes a mesma cor, sempre escolha sobretons e opte pelo equilíbrio entre as cores mais escuras e as mais claras. Assim, você evita que o ambiente fique excessivamente neutro ou muito escuro — o que pode fazer com que ele pareça menor.

Autor deste artigo

Ariane é estudante de filosofia e redatora freelancer, unindo sua paixão pela escrita nos estudos e na profissão.

Últimos posts


UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

Procurando um software com muitos serviços para a edição de seus documentos? Confira neste artigo informações sobre UPDF, todas as vantagens e ferramentas!


O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Quer saber se o Moto G71 é bom? Neste artigo, veja a ficha técnica do celular da Motorola, vantagens, desvantagens, indicações de usuário e muito mais!


As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

Está pensando em comprar uma TV de 32 polegadas e não sabe por onde começar? Venha conferir as 10 melhores opções do mercado e como escolher o produto ideal!


As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

Em dúvida sobre qual TV de 43 polegadas comprar? Veja neste artigo dicas de como escolher o melhor modelo e um ranking com os 10 melhores produtos atuais!


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Moda Artigos Esportivos