Como lavar tapete peludo: em casa, dicas para ajudar na limpeza e mais!

Como lavar tapete peludo: em casa, dicas para ajudar na limpeza e mais!

Lavar tapetes peludos e felpudos pode ser simples com algumas boas dicas. Confira aqui como lavar e conservar seu tapete corretamente!


Qual a importância de limpar o tapete peludo?

Pessoa limpando tapete peludo

Um tapete peludo e felpudo pode ser muito bonito e deixar o ambiente muito mais aconchegante. No entanto, caso não seja limpo corretamente, ele pode acumular fungos, bactérias e ainda causar alergias devido ao acúmulo de poeira presente entre os pelos.

Manter o seu tapete sempre bem limpo é ideal para que ele permaneça bonito e em bom estado por muito mais tempo, além de fazer bem para a sua saúde e impedir crises de alergia (muito comuns em casos de rinite e que podem se tornar sinusite). Felizmente, ter uma boa rotina de limpeza não é tão difícil.

Existem diversos truques para manter o seu tapete peludo sempre limpo. A seguir, confira dicas e deixe a sua casa aconchegante, confortável e — o mais importante — livre de poeiras, fungos e bactérias que podem fazer muito mal à saúde de todos que moram na casa, além de causar constrangimentos.

Como limpar um tapete peludo

Pessoa limpando tapete

Existem diversos modos de limpar um tapete peludo e garantir que ele fique livre de poeiras, pelos, linhas de roupa e até outras sujeiras que podem se acumular a longo do tempo. Confira cada um deles a seguir.

Comece usando um aspirador de pó

Remover o excesso de pó e fundamental para iniciar a limpeza do tapete, já que a poeira pode atrapalhar uma limpeza mais detalhada e profunda de todas as partes do pano, principalmente as mais felpudas. Por isso, comece a limpeza sempre usando um bom aspirador de pó para remover pequenos pelos de roupas, de pets e até sujeiras mais difíceis de serem removidas. 

Após aspirar bem as sujeiras superficiais, inicie as demais etapas do processo de limpeza de seu tapete, fazendo uma lavagem normal ou a seco. Assim, você garante um melhor resultado e, além disso, torna o processo de limpeza bem mais prático.

Limpe o tapete na hora

Não deixe a limpeza de seu tapete para depois. Isso pode fazer com que sujeiras difíceis de serem removidas impregnem nos pelos e se tornem manchas que sairão com extrema dificuldade e poderão requerer o uso de produtos específicos, além de técnicas mais elaboradas. Sempre que perceber que alguma sujeira caiu em seu tapete, limpe-o no exato momento. 

Você pode fazer a limpeza instantânea a seco, usando detergente neutro, água morna e um pano macio (que não deixe resíduos de pelos ou tecido no tapete, o que pode piorar a sujeira). Espere secar ou, caso tenha molhado demais, deixe secar ao ar livre.

Use bicarbonato de sódio para limpeza a seco

O bicarbonato de sódio é um bom ingrediente para fazer a limpeza a seco de sujeiras que acabaram de cair em seu tapete, já que ele ajuda a eliminar possíveis odores e traz um melhor resultado para a limpeza. Para usar o produto, basta misturar um pouco dele com um produto com perfume de sua preferência.

Depois, deixe o produto descansar por cerca de 30 minutos e passe uma flanela úmida para remover a mistura ou use um aspirador (que não seja o robô) por toda a extensão do local. Isso irá remover a mancha e impedir que o tapete cheire mal. 

Prepare uma solução de limpeza para tirar manchas

Você também pode experimentar usar uma solução caseira para remover as manchas de seu tapete sem gastar muito e sem estragar o tecido. Uma delas consiste na mistura de água morna, detergente neutro e vinagre branco. Basta diluir o detergente em um balde de água e acrescentar três xícaras de vinagre para finalizar a mistura. 

Outra mistura bastante interessante (e mais cheirosa) especial para a limpeza de tapetes felpudos é feita com amaciante: basta misturar o ingrediente com água e detergente neutro, formando um líquido. Depois, é só retirar a sujeira usando uma escova macia, finalizando com um pano úmido e deixando secar.

Escove o tapete no sentido correto

É importante sempre escovar o tapete no sentido dos pelos. Assim, a sujeira pode sair melhor e você evita remover partes importantes do tecido, danificando-o e fazendo com que ele perca a sua maciez. Sempre prefira usar escovas ou buchas macias para fazer a limpeza, já que esses tapetes costumam ser bem delicados.

Complemente a lavagem ou a limpeza com amaciante para evitar que o tecido fique ressecado. Além disso, nunca use água muito quente, sempre de morna a fria.

Não deixe acumular poeira no tapete

Além de  deixar o tapete feio e sujo, o excesso de poeira pode prejudicar quem sofre de problemas respiratórios, como a rinite, a asma, a bronquite e a sinusite. Por isso, se o seu tapete peludo está acumulando muita poeira, limpe-o usando um produto específico ou uma solução de limpeza caseira com uma escova macia.

Se você tem uma rotina muito corrida e não pode fazer a limpeza do tapete sempre que necessário, retire-o do ambiente e deixe-o na área externa da casa até ele poder ser lavado. Isso previne problemas respiratórios.

Faça sempre uma pré-lavagem

Fazer uma pré lavagem pode ajudar a deixar a limpeza de seu tapete peludo muito mais prática, além de garantir que mais sujeira seja retirada na hora da lavagem, seja ela manual ou feita na máquina de lavar. Para fazer a pré lavagem, use um pouco de detergente neutro e uma escova macia para remover o excesso de poeira e sujeira.

Você também pode deixar o tapete de molho por algumas horas em uma solução com sabão líquido ou detergente neutro e amaciante. Depois, é só lavar delicadamente, tomando os devidos cuidados, na máquina de lavar ou usando uma vassoura de cerdas macias para esfregar.

Use os produtos certos

Usar os produtos certos é uma ótima maneira de garantir que a limpeza de seu tapete ocorra sem que o tecido estrague, o que o mantém bonito por muito mais tempo. Jamais use produtos de limpeza muito agressivos ou que possam manchar o tapete. Além disso, evite esfregar demais o tecido e não use objetos agressivos demais para a limpeza.

Use sempre sabão ou detergente neutro e, caso leve o tapete à máquina de lavar, escolha o modo de lavagem para roupas delicadas. Deixe o tapete secar sempre longe do Sol.

Proteja o tapete ao lavar na máquina

Antes de lavar o seu tapete peludo na máquina de lavar, é necessário verificar a etiqueta para saber se ele pode ser lavado dessa maneira. Caso a resposta seja afirmativa, considere proteger bem o tapete antes de colocá-lo na máquina. Você pode fazer isso usando uma capa protetora específica para a lavagem de roupas delicadas ou até mesmo um lençol grande.

A proteção irá impedir que os pelos do tapete enrosquem na máquina e acabem saindo durante a lavagem, o que o deixará bem menos felpudo e pode estragar o tecido. Além disso, não use uma lavagem pesada demais, já que isso pode estragar o tecido mesmo se ele estiver protegido.

Divida o peso na lavadora

É sempre necessário dividir bem o peso na máquina de lavar na hora da lavagem de tecidos delicados e da remoção de manchas difíceis. Para distribuir bem o peso, evite colocar uma quantidade maior do que a sua lavadora permite e distribua o peso de cada lado da máquina por igual.

Tapetes costumam ficar muito mais pesados quando estão molhados. Por isso, é necessário evitar colocar muitos tapetes juntos. Caso contrário, você poderá danificar o seu tapete felpudo e, ainda por cima, impedir que a limpeza dele seja completa.

Faça uso de amaciante de roupas

Usar um bom amaciante de roupas é sempre uma boa alternativa na hora de impedir que o seu tapete peludo estrague durante a lavagem. Escolha sempre marcas bem conceituadas e que, além do bom aroma, também conservam o tecido realmente macio. 

Não economize na quantidade de amaciante na hora de lavar o seu tapete felpudo. Se você usar uma quantidade generosa, poderá garantir que ele se mantenha macio por mais tempo, além de conservar bem os seus pelos e impedir que eles se soltem facilmente. A combinação de detergente neutro com um bom amaciante é a melhor pedida para tapetes.

Seque o tapete corretamente

Evite secar o seu tapete sob o Sol ou colocá-lo de volta no chão ainda molhado. Quanto mais ar ele receber durante a secagem, mais rápido irá ficar pronto para uso novamente e menos correrá o risco de estragar ou até mesmo de exalar um cheiro ruim porque não foi secado corretamente. 

Caso você tenha feito a lavagem a seco de somente uma mancha, use o secador de cabelos no jato frio para secar aquele espaço. Assim, você evita que o tapete felpudo fique molhado por mais tempo do que deveria e pode deixá-lo no chão com segurança.

Como limpar xixi de pets no tapete

Quem tem pets sabe como é a sensação de ver que eles fizeram xixi no tapete — e o quão preocupante isso pode ser. Felizmente, existem produtos específicos para remover o xixi (e o cheiro) do tecido do tapete: o spray eliminador de odores ou a espuma mágica anti odor. Ambos podem ser encontrados em pet shops.

Além disso, você sempre pode usar uma solução caseira à base de vinagre e água para remover a urina. Após aplicar o líquido, deixe-o agir por alguns minutos. Em seguida, seque com um pano e deixe o tapete ao ar livre caso não haja mais odor. Já, se o cheiro persistir, coloque bicarbonato de sódio com um pouco de água e esfregue mais um pouco.

Como conservar os tapetes

Mulher se preparando para limpar tapete

Além de limpar bem os tapetes, você também pode usar algumas dicas importantes para mantê-los sempre em bom estado (e por muito mais tempo). A seguir, confira algumas delas e evite ter que trocar de tapete.

Evite sol direto nos tapetes

É importante evitar que o seu tapete seque diretamente sob o Sol — e também jamais guardá-lo em um local onde ele seja exposto ao Sol por muitas horas diárias. Isso pode comprometer as fibras do tecido e fazer com que o tapete fique com aparência de gasto muito mais rápido. 

Sempre que possível, guarde o seu tapete felpudo em um local seco, limpo, arejado e que seja livre da luz solar. Evite lugares com muita umidade, já que ela pode ser transferida para o tecido do tapete, fazendo com que ele estrague. 

Utilize produtos confiáveis

Evite usar produtos de procedência duvidosa ou que você não sabe se podem manchar o tapete antes de fazer um teste em uma parte não visível (como a parte de trás). Caso você não saiba muito bem quais produtos comprar, use uma solução caseira à base de vinagre, detergente neutro ou bicarbonato — produtos mais confiáveis.

Além disso, faça uma breve pesquisa na internet antes de adquirir um produto, ou pergunte qual foi a experiência de algum conhecido seu que já o tenha utilizado. Isso pode lhe ajudar a saber se ele realmente limpará o seu tapete sem fazer com que ele estrague.

Nunca dobre seus tapetes

Não dobre o seu tapete. Isso pode fazer com que ele crie vincos que não poderão ser desfeitos facilmente. Por isso, sempre que for guardá-lo em algum lugar, prefira enrolá-lo, prevenindo os vincos e fazendo com que ele mantenha a boa aparência por muito mais tempo. 

Dobrar o tapete nunca é indicado — mesmo que seja por pouco tempo. Por isso, certifique-se de que você tem um lugar onde possa guardá-lo enrolado.

Use um anti bactericida e fungicida nos tapetes

Usar anti bactericidas e fungicidas no seu tapete pode evitar que fungos e bactérias se proliferem nele, causando alergias e problemas respiratórios que podem fazer muito mal à saúde. Esses produtos podem ser encontrados em supermercados e lojas que vendem produtos para limpeza.

Aplique o anti bactericida e o fungicida toda vez que fizer uma boa limpeza em seu tapete. Assim, você se certifica de que está protegido contra doenças. 

Deixe seu tapete peludo com uma cara nova usando estas dicas!

Pessoa limpando tapete

Agora que você já sabe como limpar o seu tapete peludo e evitar que ele acumule poeira, sujeira, fungos e bactérias, use as dicas para mantê-lo sempre bonito e bem conservado. Vale lembrar que cada tecido tem as suas exigências — por isso, sempre cheque a etiqueta do tapete antes da lavagem e confira as instruções para limpeza. 

Você pode encontrar produtos específicos para a limpeza de tapetes em supermercados, armazéns, lojas de produtos para casa e até pela internet. Além disso, é sempre possível usar misturas caseiras que, além de baratas, podem ser eficazes na remoção de manchas difíceis de sair. Evite comer ou beber perto dos tapetes, já que isso pode sujá-los mais facilmente.

Redobre os cuidados com tapetes de cores claras — como o bege, o creme e o branco. Além disso, aspire o tecido sempre que for limpar o restante do chão da casa, o que ajuda a remover poeira, pelos de roupas e outras sujeiras mais simples.

Autor deste artigo

Ariane é estudante de filosofia e redatora freelancer, unindo sua paixão pela escrita nos estudos e na profissão.

Últimos posts


Os 10 Melhores Celulares para Jogar Roblox de 2024: Xiaomi, Samsung e Mais!

Os 10 Melhores Celulares para Jogar Roblox de 2024: Xiaomi, Samsung e Mais!

Procurando o melhor celular para jogar Roblox? Neste artigo, descubra dicas de como escolher e as 10 melhores opções de 2024!


As 8 Melhores Máquinas de Lavar de 16kg em 2024: Consul, Panasonic, Brastemp e Mais!

As 8 Melhores Máquinas de Lavar de 16kg em 2024: Consul, Panasonic, Brastemp e Mais!

Em busca da máquina de lavar de 16kg ideal? Neste artigo, apresentamos as 8 melhores máquinas de lavar de 16kg da atualidade, como escolher e onde comprar!


As 11 Melhores Impressoras Tanque de Tinta de 2024: Canon, Epson e mais!

As 11 Melhores Impressoras Tanque de Tinta de 2024: Canon, Epson e mais!

À procura da melhor impressora tanque de tinta? Neste artigo, confira como escolher o modelo perfeito para você e quais são os 11 melhores modelos do mercado.


As 10 Melhores TV Samsung de 2024: Smart, QLED e muito mais!

As 10 Melhores TV Samsung de 2024: Smart, QLED e muito mais!

Está buscando uma nova televisão Samsung? Neste artigo, apresentamos dicas de como escolher e as 10 melhores opções para você encontrar a TV perfeita. Confira!


UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

Procurando um software com muitos serviços para a edição de seus documentos? Confira neste artigo informações sobre UPDF, todas as vantagens e ferramentas!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Doces e sobremesas