Trapoeraba: cores, como plantar, consumir, benefícios e mais desta planta!

Trapoeraba: cores, como plantar, consumir, benefícios e mais desta planta!

Você sabia que a Trapoeraba é uma planta daninha comestível? Saiba mais curiosidades, características, benefícios e dicas de cuidado dessa planta!


Trapoeraba: conheça as características dessa planta!

Trapoeraba azul em foco

A trapoeraba é uma planta perene, da família botânica commelinaceae, que atinge até 40 centímetros de altura, considerada uma daninha, pois afeta praticamente todo tipo de cultura, disputando por recursos de água, luz e nutrientes. Ela pode ser facilmente identificada por sua coloração roxa ou azul. A diferenciação das tonalidades varia conforme a espécie.

São plantas que preferem solos úmidos e ricos em nutrientes, muito resistentes principalmente à seca, no qual nesse estágio ela entra em fase de repouso, até que as condições ambientais estejam favoráveis para o seu desenvolvimento. Embora sejam plantas invasoras na agricultura, as Trapoerabas são comumente cultivadas como plantas domésticas e ornamentais, além de possuírem propriedades benéficas para a saúde.

Como cuidar da Trapoeraba

Homem cuidando do jardim

Apesar de ser considerada uma planta daninha, que cresce e desenvolve em meio às outras plantações, a Trapoeraba é muito utilizada como planta ornamental em jardins e decorações de casas. Veja a seguir alguns cuidados essenciais para cultivá-la.

Iluminação ideal para a Trapoeraba

A trapoeraba é uma planta tropical, que prefere climas quentes, portanto, deve ser cultivada em sol pleno ou parcial. A luminosidade influenciará na floração e na intensidade da coloração das folhas, por isso, quanto mais exposta ao sol, mais bonita e vigorosa ela ficará. Por ser uma planta rasteira, ela se expande com muita facilidade, sendo uma ótima opção para fazer forração em jardins externos.

Caso o cultivo seja em ambientes internos, procure posicionar a planta em um local bem arejado e que possa receber a luz solar da manhã, recebendo no mínimo 4 horas de sol por dia.

Temperatura ideal para a Trapoeraba

A germinação é favorecida em temperatura entre 18°C a 36° C, uma planta que se adapta muito bem em praticamente todo o Brasil. Uma planta muito resistente, que tolera mudanças climáticas, mas não suporta longos períodos de geadas.

Por ser uma planta tipicamente tropical, ela não tolera temperaturas extremamente baixas, portanto, proteja transferindo-a para um local com boa luminosidade, durante o período de inverno. Caso não seja possível movê-las, reduza a frequência da irrigação.

Rega da Trapoeraba

A Trapoeraba prefere solos úmidos, mas não encharcados. Fazer a rega de forma correta é um dos fatores importantes para o desenvolvimento saudável da planta. Embora seja considerada rústica, que não necessita de muitos cuidados para o seu cultivo, a falta de água ou o excesso, poderá matar a planta, portanto é preciso ter uma irrigação moderada.

Sendo assim, é necessário identificar o momento certo para fazer a rega, desse modo, coloque o dedo na superfície da terra, se caso estiver úmida não há necessidade de molhar, por outro lado, se estiver seco, faça uma boa irrigação diretamente no solo, para que a raiz da planta absorva a água e mantenha o solo hidratado por mais tempo. Em dias secos e quentes, você poderá umedecer as folhas para refrescá-las.

Solo ideal para a Trapoeraba

É uma planta que prefere solos arenosos com bom teor de matéria orgânica, no qual você poderá acrescentar esterco de animal bem curtido ou húmus de minhoca no substrato. A matéria orgânica irá auxiliar na retenção da umidade no solo, como também irá contribuir na nutrição da planta.

No entanto, para manter o solo úmido sem encharcar as raízes, prepare o solo com uma mistura de areia e turfa, na proporção de 2/3 de areia e pouca irrigação, deixando o solo arenoso, facilitando o escoamento da água e mantendo a umidade no substrato, já que essa planta exige um alto nível umidade para sobreviver.

Adubos e substratos para a Trapoeraba

A Trapoeraba se adapta muito bem em solos leve e arenosos, portanto, recomenda-se utilizar uma mistura de areia e turfa, adicionando adubos orgânicos ou fertilizantes químicos, principalmente com maior concentração em fósforo, que contribuem para a floração, deixando a planta ainda mais vistosa.

Desse modo, o ideal é fazer a adubação a cada 30 dias, diminuindo a frequência durante o inverno, quando a planta entra em estágio de dormência ou descanso. Nunca aplique dosagens de fertilizantes acima do recomendado, pois a utilização de adubos em excesso oferece riscos, podendo gerar toxicidade nas plantas.

Floração da Trapoeraba

As flores da Trapoeraba desabrocham em sua alta temporada, no meio do verão e início do outono. No entanto, as flores costumam durar apenas um dia, abrem de manhã e fecham ao entardecer. A planta pode chegar a atingir no máximo do seu desenvolvimento até 40 centímetros de altura, encontrados naturalmente em matagais e florestas úmidas.

As flores apresentam duas pétalas azuis grandes e vistosas e uma menor bem discreta e delicada, uma planta ornamental e de fácil cultivo.

Manutenção da Trapoeraba

A Trapoeraba é uma espécie que praticamente não necessita de manutenção, devido a sua alta resistência. Porém, sempre que necessário, retire folhas mortas ou envelhecidas, faça uma irrigação moderada e mantenha em local fresco e bem iluminado.

Se a planta for cultivada em áreas livres e estiver compartilhando espaço com outras plantas, realize uma poda frequente, para controlar o seu crescimento e evitar que ela se propague invadindo outros espaços, e consequentemente prejudique outras plantas.

Vasos para plantar a Trapoeraba

Para cultivar a Trapoeraba em vasos, escolha um recipiente de tamanho médio, em que os orifícios sejam bem distribuídos, garantindo o escoamento da água, pois a planta não suporta encharcamento em suas raízes.

Em seguida, coloque uma camada de argila expandida no fundo, e adicione o substrato com uma mistura de areia ou pedra brita, deixando o solo mais leve e permeável, e por fim acrescente adubo orgânico ao substrato.

Plantar a Trapoeraba em vasos é uma ótima opção para decoração interna, como plantas suspensas, deixando o ambiente ainda mais charmoso.

Poda da Trapoeraba

A Trapoeraba, por ser uma planta de fácil propagação e crescimento, a poda servirá apenas para controlar o seu crescimento e manter a aparência estética. Retire folhas secas e queimadas ou flores murchas, principalmente no período de floração.

Nos meses de inverno, as plantas ficam com o metabolismo desacelerado, consequentemente, o crescimento mais lento, por isso, a melhor época para realizar a poda é no outono e início do inverno.

Pragas e doenças comuns da Trapoeraba

Além de serem consideradas invasoras, a Trapoeraba pode ser uma planta hospedeira de pragas, como o percevejo-marrom. Essa praga ataca principalmente as hastes e ramos da soja, no entanto, no período de entressafra na ausência da soja, elas se alimentam de plantas daninhas, como a Trapoeraba, que são invasoras nessa cultura, o que dificulta a eliminação dessa pragas na cultura, causando prejuízos significativos.

Outra praga hospedeira é a Nematoide-das-galhas, um dos maiores problemas nas culturas de soja, café, algodão, cana-de-açúcar, hortaliças e frutíferas. Considerada um parasita de planta importante, devido a ampla distribuição geográfica.

Propagação da Trapoeraba

A propagação ocorre geralmente por sementes, mas também a reprodução pode ser através de rebentos das gemas dos caules, formando novas plantas. A produção através de sementes ocorre de duas maneiras: as aéreas e as subterrâneas.

As sementes aéreas podem ser transportadas para outras áreas e emergem até 2 centímetros, já as subterrâneas, chamadas de rizomas, auxiliam na perpetuação da espécie e emergem até 12 centímetros.

No entanto, as sementes possuem dormência, ou seja, caso as condições do ambiente não forem favoráveis, elas não germinam, e podem ficar no solo por um longo período. Portanto, para facilitar a germinação da espécie, a temperatura deve estar entre 18°C a 36°C.

Como fazer mudas da Trapoeraba

Como já mencionamos anteriormente, a Trapoeraba é reproduzida por sementes, mas também podem ser facilmente propagadas por rebentos de caules. Usando o método de estaquia, que consiste em cortar o caules na região das gemas, onde se encontram os tecidos meristemáticos, ou seja o rebento, que dará origem a uma nova planta.

Para criar mudas por estaquia, você deverá cortar o caule e enterrá-lo no solo úmido, então a partir desse galho irão surgir raízes e folhas, formando um novo exemplar da Trapoeraba.

Conheça o ciclo de vida da Trapoeraba

Uma planta herbácea que possui caules verdes e flexíveis, classificada como perene, ou seja, possui um ciclo de vida longo, permitindo-lhe viver por mais de dois ciclos sazonais sem queda de folhas. Além de possuir diversas vantagens em relação ao cultivo e a manutenção.

São plantas resistentes, mesmo sob condições climáticas desfavoráveis, devido a estrutura da raiz da planta que é profunda, sendo capaz de absorver os nutrientes do solo.

Características e curiosidades da Trapoeraba

Trapoeraba roxa

A Trapoeraba é uma das ervas daninhas mais difíceis de serem eliminadas das lavouras, mas apesar de ser considerada uma planta invasora, ela possui propriedades benéficas para a saúde. Veja a seguir algumas curiosidades e as principais características dessa planta.

Os benefícios da Trapoeraba

As flores da Trapoeraba possuem propriedades medicinais que oferecem vários benefícios para a saúde. Como por exemplo, auxilia na prevenção e tratamento de doenças urinárias e repõe proteínas e sais minerais para o funcionamento do organismo.

A planta possui substâncias como flavonoides, taninos, alcaloides e saponinas que contribuem para ação diurética, e ajuda no controle da hipertensão, através da liberação da urina, no qual restaura o equilíbrio eletrolítico. Além de possuir outras propriedades, como cicatrizantes, analgésicas, antivirais, antitérmicas e antidepressivas.

Você sabia que a Trapoeraba é uma PANC?

A Trapoeraba se enquadra como Planta Alimentícia Não Convencional (PANC), pois a flor é comestível e possui propriedades medicinais. As flores e as folhas podem ser adicionadas em diversos pratos gastronômicos. No entanto, as folhas devem ser cozidas ou refogadas, já as flores podem ser consumidas cruas.

O sabor é levemente amargo, por isso, adicionar em sopas e refogados podem amenizar o amargor das folhas. As flores, se preferir, podem ser consumidas in natura ou utilizá-las para decoração de pratos.

Cores da Trapoeraba

A Trapoeraba possui duas tonalidades, roxo e azul. A Trapoeraba roxa é amplamente cultivada no brasil, suas folhas são carnosas, lanceoladas, com a parte superior da folha de cor roxo escuro, e a parte inferior da folha possui uma coloração roxa-esbranquiçada.

Sua cor é devido à alta concentração do pigmento antocianina, presentes em várias espécies de plantas, que atua como um moderador da fotossíntese, para proteger as plantas dos raios solares e a radiação ultravioleta.

A Trapoeraba azul, apresenta folhas coriáceas, lanceoladas ou lineares, a flor possui duas pétalas azuis, grandes e vistosas e uma pétala branca pequena bem discreta. Além de serem consumidas como plantas medicinais, também são utilizadas como ornamentais.

Como utilizar a Trapoeraba na decoração

Uma planta muito versátil, utilizada também para decoração de áreas internas e externas. Além de enriquecer a decoração, trazem alegria, beleza e bem-estar ao ambiente. A Trapoeraba roxa se destaca pela cor vibrante, sendo ideal para colocar em locais bem iluminados para enaltecer ainda mais a beleza da planta.

Uma ótima opção é utilizá-las como plantas pendentes próximo a uma janela ou em qualquer cômodo da sua casa. Como também a Trapoeraba azul, que é muito utilizada no paisagismo para forração, maciços, canteiros e jardins.

Danos causados pela Trapoeraba

Trapoeraba azul em jardim

De modo geral, as plantas daninhas causam grandes estragos nas atividades agrícolas, principalmente através de interferências, no qual o processo pode ocorrer de duas maneiras: de maneira direta e indireta. Veja a seguir quais são os danos que a Trapoeraba traz para diversas culturas.

Interferência direta

As plantas daninhas prejudicam áreas agrícolas, trazendo grandes prejuízos à atividade nas culturas por reduzir a produtividade. A Trapoeraba, se destaca devido à dificuldade do controle, tornando uma praga de fácil propagação via sementes aéreas, sementes subterrâneas e pedaço de seus ramos.

A planta interfere diretamente competindo por recursos de água, luz e nutrientes com outras plantas, inibindo o crescimento e o desenvolvimento saudável das culturas.

Interferência indireta

A interferência indireta da Trapoeraba, pode ocorrer de várias maneiras, mas a principal delas é quando a planta atua como hospedeiras de pragas e doenças, dificultando a eliminação mecânica.

Como também, existem relatos científicos de interferências nas culturas causados por diferentes espécies dessa planta, dentre elas, a Commelina benghalensis, que causa a inibição na germinação de sementes de soja, por alelopatia. Além de ter a capacidade de servir como fonte de inóculo para vírus.

Ainda há relatos de interferência da Commelina benghalensis e Commelina erecta no desenvolvimento de mudas de café, retardando o desenvolvimento do diâmetro do caule, a quantidade de folhas e sua altura.

Manejo e controle da Trapoeraba

O grande diferencial dessa planta é a capacidade de produzir 4 tipos de sementes, 2 aéreas e 2 subterrâneas. Como também, de se reproduzir através de pedaços de ramos, que são extremamente eficientes em formar novas plantas. A Trapoeraba possui características morfológicas que dificultam seu manejo, principalmente quando estão em fase avançada.

A presença de tricoma e cerosidade das folhas dificulta a ação de alguns herbicidas na planta, por isso, para obter maior eficácia no controle da planta é necessário aplicar o herbicida quando a planta ainda é jovem, até no máximo 4 folhas, pois elas absorvem maior quantidade de herbicidas. Caso a planta chegue na fase adulta, o controle cai, sendo necessário aplicar diferentes herbicidas sequenciais para o controle da planta daninha.

Tipos de Trapoeraba

A Trapoeraba é uma planta que possui como característica a flor azulada, e dependendo da espécie podem apresentar cores e tamanho de folhas diferentes, como mais largas ou estreitas. Veja abaixo os tipos de Trapoeraba e as suas principais características.

Commelina benghalensis

Commelina benghalensis

Esta espécie é originária do sudeste da Ásia, mas encontra-se amplamente distribuída mundialmente, principalmente aqui no Brasil, invadindo lavouras anuais e hortas. É uma planta perene, muito ramificada com caules suculentos e articulados, no qual uma planta Commelina benghalensis pode produzir até 1.600 sementes. Considerada como uma planta daninha, pela facilidade de se propagar rapidamente em cultivo com outras plantas.

Porém, as suas flores são consideradas ornamentais, muito utilizadas para decoração de interiores e jardins. Além de possuir propriedades medicinais que eliminam toxinas, são diuréticas, antirreumáticas e anti-inflamatórias. Como também são ricas em nutrientes como magnésio, zinco e cálcio.

Commelina difusa

Commelina difusa

A Commelina difusa, também conhecida pelo nome “dayflower spreading”, é uma planta nativa das Ilhas Virgens, dos EUA, Porto Rico e Estados Unidos Contíguos. Uma erva rasteira anual, encontrada em florestas, pântanos e terras culturalmente desenvolvidas.

Essa espécie pode ser encontrada em quase todo o Brasil. As sementes germinam na estação da primavera, e após o seu desenvolvimento, a sua floração ocorre até a geada. As flores são azuis e possuem duas pétalas maiores e uma menor, que geralmente costumam durar apenas um dia, em razão disso, a planta é chamada de “dayflower”.

A Commelina difusa se espalhou pela Ásia e atualmente pode ser encontrada no sudeste e centro-sul dos Estados Unidos, na Ásia Tropical, Polinésia e Havaí.

Commelina erecta

Commelina erecta

É uma planta rasteira, nativa de grande parte do mundo, mas menos frequente em nosso país. Conhecida como “white mouth dayflower”, que significa em inglês “flor da boca branca”, “White mouth” remete a sua pequena pétala branca ter um aspecto de um boca branca, e “Dayflower” é devido a natureza da flor abrir pela manhã e se fechar ao entardecer.

Sua floração ocorre geralmente no verão e no outono, mas pode ocorrer constantemente durante todo o ano. Suas flores e rebentos são comestíveis aos seres humanos, que podem ser consumidas cruas ou cozidas. Uma planta muito resistente à seca, prospera em solos pobres em nutrientes e se adapta muito bem em jardins e florestas silvestres.

Trapoeraba possui muitos benefícios à saúde!

Close em Trapoeraba azul

A Trapoeraba é uma planta rasteira que nasce espontaneamente em florestas e terrenos baldios. Apesar de ser considerada uma erva daninha, que invade plantações, causando sérios danos para os agricultores de soja, arroz, café e cana-de-açúcar, ela é uma planta que possui propriedades medicinais que ajudam na saúde do nosso corpo, além de serem plantas ornamentais que trazem o equilíbrio e o aconchego ao lar.

Suas flores e folhas são plantas que podem ser consumidas e adicionadas em sopas, saladas, omeletes, risotos e diversos outros tipos de acompanhamentos. A planta possui ação diurética, auxiliando no tratamento de doenças urinárias, entre outros benefícios para a saúde.

Não deixe de tê-la em sua casa, são plantas lindas e ornamentais, que possuem propriedades que ajudam a manter a saúde. Aproveite e utilize as nossas dicas para cultivar a Trapoeraba, com certeza a planta irá trazer mais alegria e tornará a sua vida mais saudável!

Autor deste artigo

Amo a natureza, gosto de ler livros e sou apaixonada pelo mundo das artes.

Últimos posts


UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

Procurando um software com muitos serviços para a edição de seus documentos? Confira neste artigo informações sobre UPDF, todas as vantagens e ferramentas!


O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Quer saber se o Moto G71 é bom? Neste artigo, veja a ficha técnica do celular da Motorola, vantagens, desvantagens, indicações de usuário e muito mais!


As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

Está pensando em comprar uma TV de 32 polegadas e não sabe por onde começar? Venha conferir as 10 melhores opções do mercado e como escolher o produto ideal!


As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

Em dúvida sobre qual TV de 43 polegadas comprar? Veja neste artigo dicas de como escolher o melhor modelo e um ranking com os 10 melhores produtos atuais!


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Moda Artigos Esportivos