Remédio caseiro para vômito: dicas para tratar ânsia, náusea e mais!

Remédio caseiro para vômito: dicas para tratar ânsia, náusea e mais!

A sensação de náusea e vômito sempre são desconfortáveis e horríveis para quem sofre. Confira aqui dicas caseiras e rápidas para tratar os sintomas!


Qual a melhor maneira de tratar o vômito?

Pessoa com dor na barriga

O vômito e a náusea são sintomas que podem estar associado a alguma doença, mas na maioria dos casos ocorrem em relação a gestação, ressaca, comer em excesso, comer alimentos estragados e enjoo de movimento, como em passeios de barco. O sintoma funciona como um reflexo natural do organismo, para eliminar substâncias que causam desconforto ao estômago.

O vômito e a náusea podem ser tratados de diversas formas, só vai depender da situação em que a pessoa está, se o sintoma é acompanhado de outros, se a pessoa tem uma predisposição como problemas gástricos. No entanto, em grande parte das vezes é possível realizar o auto tratamento em casos mais leves e rotineiros. A seguir, confira alguns remédios naturais para tratar esse problema.

Remédios naturais e caseiros para tratar vômito e náusea

Nada melhor para tratar os seus sintomas com o uso de receitinhas caseiras e naturais, com aquele gostinho de receitas de vó. Além de serem mais naturais, são menos agressivas para o organismo, como no caso de certos medicamentos farmacêuticos que podem sobrecarregar o fígado, o rim. Segue abaixo uma lista completa de tratamento alternativos para vômito e náusea!

Suco de limão

Limões e suco de limão

O suco de limão é uma receita antiga para melhorar o vômito. Muitos acreditam que o limão é ácido e pode piorar a sensação de náusea, mas na verdade apenas seu gosto é mais puxado para o ácido, quimicamente falando apresenta alto teor básico, o que é ótimo para tratar o vômito.

É recomendado chupar um pedaço de limão cortado ao meio ou tomar aos poucos o suco dessa fruta, impedindo também a desidratação. Muitos preferem espremer o suco do limão em um copo e tomar de uma vez, como shot, o que também é possível. Para aqueles que acham forte o gosto, é indicado misturar com um pouco de água e pedra de gelo para melhorar o gosto.

Camomila

Camomila

A camomila é uma ótima opção devido aos seus efeitos relaxantes para o organismo e mente, muito utilizada para aliviar as náuseas causadas pela quimioterapia por exemplo. Uma receita natural clássica como a camomila é excelente para o tratamento de vômito, inclusive durante o período de gravidez também.

O recomendado é fazer um chá com a erva da camomila. Primeiro coloque uma colher de sopa com as flores secas em uma xícara de água contendo água bem quente, depois deixe abafar por 7 à 10 minutos, com o uso de alguma tampa. Após finalizado, está pronto para ser ingerido. As flores seca são facilmente encontradas em mercados.

Erva-doce

Chá de hortelã

A erva-doce é outra erva facilmente encontrada em mercados e feiras, e possui um efeito incrível para o tratamento de náusea e vômito. No uso da erva-doce são utilizadas as sementes, uma sopa de chá das sementes para cada xícara.

Primeiro ferva a água e deposite na xícara, depois pegue a colher de sopa contendo as sementes da erva-doce e coloque. Deixe a xícara abafada por 10 minutos, e depois, está pronto para ser ingerido.

Gengibre

Gengibre

Gengibre é uma raiz extremamente benéfica e utilizada há muito tempo para garganta, náusea, aumento de imunidade, entre outros. Sua ótima funcionalidade para tratar vômito é cientificamente comprovada e pode ser consumida de várias maneiras.

É possível chupar a própria raiz, consumir balas de gengibre que são facilmente encontradas em farmácia. Também é indicado o uso de chá com a raiz, colocando ele ralado ou em pedaços em uma xícara com água quente. Outra opção é fazer chá gelado da raiz ou colocar gengibre ralado em uma garrafa com água e ir ingerindo conforme o dia.

Banana

Bananas

A banana é uma excelente opção para ser ingerida quando ocorre os sintomas de vômito e náusea. Apesar que se alimentar seja a última coisa desejada pela pessoa passando mal, ela pode trazer muitos benefícios. Além de oferecer energia para o corpo neste estado de fraqueza, é excelente para tratar o sintoma.

O recomendado é cortar a banana em pequenos pedaços, depois amassá-los. Dessa forma, é interessante consumir aos poucos e em pequenas porções, ajudando assim a regularizar as contrações da náusea. Sendo também um excelente regulador para a diarreia.

Folhas de hortelã

Folhas de hortelã

As folhas de hortelã são facilmente encontradas em mercados, feiras e até mesmo quintais pela sua facilidade de plantação. Ela é uma ótima opção para o tratamento de náuseas e vômitos, trazendo muito benefícios e sendo facilmente ingerida.

O indicado é pegar as folhas de hortelã, lavar bem em água corrente e depois apenas mastigar. Comer como se fosse uma folha ingerida diariamente, como a alface. As folhas de hortelã acabam com irritações no intestino e no esôfago, também são capazes de eliminar germes no estômago causadores de vômito.

Água com gás

Água com gás

A água com gás é um tratamento muito popularizado, como o uso da coca cola, porém a coca cola é um refrigerante que contém açúcar em excesso e seu consumo não é bom para o corpo. Dessa forma, a água com gás é ótimo para aliviar os sintomas de vômito devido ao gás que facilita a vontade de arrotar, dando a sensação de leveza para o estômago.

No entanto, pessoas que sofrem com problemas gástricos é importante destacar esse tratamento. Essas pessoas possuem uma predisposição ruim para bebidas gaseificadas. Assim, em casos sérios de náusea a água com gás pode potencializar o enjoo, provocando uma piora no quadro da pessoa.

Água de arroz

Água de arroz

A água de arroz é um remédio caseiro muito utilizado para melhorar sintomas de problemas de digestão, dentre eles a náusea e o vômito. O recomendado é pegar uma colher de sopa de arroz, colocar em um pouco de água em uma panela e deixar ferver por um tempo. Depois, quando o arroz estiver cozido, coe e reserva a água.

Essa água será ingerida aos poucos durante o dia. É interessante a utilização do arroz, pois é um alimento presente em grande parte das casas brasileira. Logo, não é necessário que a pessoa se desloque para comprar o produto que será utilizado no tratamento.

Mel

Mel

O mel é muito utilizado para tratar vários sintomas, um deles é o aumento da imunidade, tratamento de dores na garganta, e principalmente, o tratamento de náusea e vômito. O recomendado é diluir uma colher de sopa de mel orgânico em um copo de 200ml com água morna.

Logo após pronto, é indicado beber aos poucos e bem devagar. Uma receita super simples e o mel pode ser encontrado facilmente em vários comércios, como mercados, mercearias de bairro e feirinhas.

Soro caseiro

Soro caseiro

O famoso soro caseiro utilizada para vários fins de tratamento é feito com água, açúcar e sal. É uma ótima opção para o tratamento de vômito, servindo também para repor os eletrólitos perdidos. Uma forma rápida e fácil de repor sais mineiras perdidos no vômitos e que são importantes para o corpo.

É recomendado colocar uma colher de sopa cheia de açúcar e uma colher de café pequena de sal, para cada um litro de água filtrada. É necessário consumir aos poucos, de forma devagar, restabelecendo o equilíbrio do corpo e diminuindo a náusea.

Vinagre de maça

Vinagre de maça

O vinagre de maçã é um ótimo agente antibactericida, recomendado para casos de consumo de alimentos estragados ou caso o vômito tenha sido causado por outros tipos de bactérias. Além de ser um produto facilmente encontrado em estabelecimentos, como mercados.

É recomendado utilizar uma colher de sopa do vinagre de maçã em um copo de 200ml de água. Após misturar, beba devagar e aos poucos. Observe o efeito que surtirá no seu corpo, se sentir melhora repita a dose mais uma vez para ter certeza que eliminou as bactérias e os sintomas do organismo.

Gingko biloba

Folhas de Gingko biloba

Gingko biloba é uma árvore presente no Oriente e seu extrato é muito utilizado pela medicina tradicional chinesa há centenas de anos. O extrato desta planta é transformado em cápsulas, que também são conhecidas como medicamento fitoterápicos. Estes medicamentos são muito utilizados na cultura brasileira para tratamentos também.

A planta possui inúmeros benefícios para o corpo em diversos tratamentos. No caso de náusea e vômito, é recomendado ingerir o extrato através das cápsulas, a dosagem depende da situação da pessoa. No entanto é indicado de 2 a 3 vezes por dia ingerir uma cápsula, sem mastigar e com a ajuda de água.

Erva-cidreira

Chá de Erva-cidreira

A erva-cidreira é uma planta medicinal que possui propriedades calmantes e relaxantes para o organismo. Sendo indicada para tratar vários problemas de saúde, principalmente os problemas digestivos que causam vômito e náusea para a pessoa. A erva-cidreira pode ser usada em forma de chá, suco e cápsulas fitoterápicas.

Em caso de cápsulas é indicado ingerir 2 cápsulas ao dia, com indicação médica. A forma mais usada é em chás, é recomendado pegar algumas folhas, lavá-las bem em água corrente, colocar em uma xícara contendo água quente, abafar e esperar por 10 minutos. Depois é só ingerir e esperar a planta fazer o efeito.

Alcaçuz

Alcaçuz

O alcaçuz é outra planta medicinal utilizada desde a Antiguidade, considerada uma das mais antigas do mundo. Sendo assim, muito utilizada para tratar problemas digestivos. O mesmo apresenta um sabor forte e doce. É recomendado chupar um pedaço de alcaçuz para atingir o efeito, seja em raiz, pastilhas ou balas.

Todas essas formas são facilmente encontradas em farmácias de manipulação fitoterápica ou feirinhas. No entanto, atente-se! O alcaçuz pode aumentar a pressão, por isso não é recomendado para pessoas que sofrem com pressão alta e deve ser realizado um uso moderado do mesmo.

Canela

Canela

A canela outro produto natural e muito fácil de encontrar em mercados, o seu uso pode ser tanto com a canela em pó, quanto com a canela em pau. É recomendado ingerir a infusão da canela, para aliviar o vômito e a náusea. Para preparar é necessário pegar 1/2 colher de chá contendo a canela em pó e ferver em uma xícara de água.

Espere alguns minutos, coe se achar necessário e pronto, só beber o líquido! É importante ingerir o líquido enquanto estiver quente. Mas cuidado, mulheres grávidas não podem ingerir este medicamento caseiro, pois pode trazer riscos para a gestação.

Nozes

Nozes

As nozes são um alimento rico em fibras, o que pode ocasionar uma melhora nos sintomas de náusea e vômito. É rico em proteína que auxilia na recuperação de energia em casos de fraqueza após vomitar. Também afasta o desconforto estomacal causado.

No entanto, é preciso ter cuidado ao consumir as nozes, quando consumida em excesso pode fazer o efeito contrário e aumentar o nível de náusea. O recomendado é ingerir no máximo cinco nozes por dia. Muitos alimentos classificados como oleaginosa são ótimos para o tratamento de vômito, dentre eles a castanha e amendoim.

O que não consumir quando estiver com ânsia de vômito e náusea?

Apesar de existirem alimentos ótimos para o controle dos sintomas da náusea e vômito, há também os tipos de alimentos que causam o efeito contrário e pioram o quadro da pessoa. Por isso, é importante ter cuidado com o que consome e procurar profissionais para passar indicações importantes sobre. Segue abaixo uma lista de alimentos que você deve evitar consumir quando estiver com ânsia de vômito!

Cafeína

Grãos de café

Mel

A cafeína é um alimento consumido diariamente por uma grande parte da população, mas quando ingerido de estômago vazio ou em excesso pode causar um desconforto imenso para o seu organismo. Assim, ocasionando em episódios de vômito e náusea. A cafeína está presente no mate, que contém no café, chá preto, chá mate, entre outros.

Esta substância age relaxando o esôfago e estimula a acidez estomacal, agindo diretamente para quadros de problemas digestivos, como o refluxo. No caso de mulheres grávidas, o odor ou o gosto forte do café pode causar aumento de desconforto, com sintomas de ânsia de vômito também.

Açúcar

Doces

O consumo em excesso de açúcar retarda o esvaziamento gástrico, assim causando um aumento de náuseas e vômitos. O desconforto após consumir muito doce é bem comum entre as pessoas. Os sintomas causados são por conta da maneira que esses alimentos são produzidos, contendo muita gordura, manteiga, creme de leite e açúcar refinado.

Assim, sobrecarregando o organismo com produtos que provocam desconforto. A maior recomendação é evitar consumir em excesso todos os tipos de doces e guloseimas. Procure sempre alternar ao fazer doces ou comprar prontos, os alimentos que contém açúcar mascavo ou demerara. Assim, mantendo claramente o equilíbrio ao consumi-los também.

Leites e derivados

Leites e derivados

Os leites e os derivados são alimentos muito conhecidos pelas reações adversas, principalmente para aquelas pessoas que possuem algum tipo de intolerância. Sendo assim, grande parte da população brasileira. Alimentos como leite, queijos, iogurtes, entre outros, são causadores de um aumento dos sintomas e problemas gastrointestinais, como o vômito.

Em casos de pessoas que possuem intolerância é recomendado não ingerir nunca esses tipos de alimentos. Com a deficiência da lactase, não ocorre quebra da lactose ingerida em açúcares menores. Assim, aumenta a produção de gases no organismo, expandindo o abdômen e a distensão gástrica. Por fim, ocasionando a ânsia de vômito e a náusea.

Pimenta

Pimentas

A pimenta é um dos alimentos que mais irritam e causam desconforto estomacal, principalmente quando ingeridos de estômago vazio. É um perigo para problemas gástricos, pois é considerado irritante para a mucosa gástrica, causando também irritações na boca e intestino.

A pimenta é um alimento que deve ser eliminado quando a pessoa já possui alguma predisposição gástrica, como refluxo por exemplo. Devido ao fato que este alimento diminui a pressão do esôfago aumentando os sintomas gástricos. Também em casos de pessoas que já estão sentindo uma leve náusea, procure evitar consumir pimenta para não piorar o quadro sintomático.

Trate sua ânsia de vômito com um destes remédios caseiros!

Mulher feliz com a mão na barriga

Neste artigo foi apresentado uma lista completa de plantas medicinais e alimentos riquíssimos em benefícios para o tratamento de náusea e vômito. Alguns deles, a grande maioria, possuem outros benefícios incríveis para o corpo e mente, como efeitos relaxantes, analgésicos, anti-inflamatórios e trazendo aumento de imunidade. Aproveite para testar o seu favorito!

Atente-se aos tipos de alimentos que é importante eliminar em casos de vômito e para aquelas pessoas que já sofrem com problemas estomacais, como refluxo e gastrite. Agora basta você separar as suas receitas naturais favoritas e averiguar os produtos que você já possui em casa, para realizar os chás, infusões, entre outros. Não deixe de se cuidar, o estômago é uma parte importantíssima do nosso corpo!

Autor deste artigo

Psicóloga, bailarina e amante da natureza. Tenho apreço em atividades ao ar livre e uma boa leitura.

Últimos posts


Os 10 melhores iluminadores de 2022: Ruby Rose, Oceáne e muito mais!

Os 10 melhores iluminadores de 2022: Ruby Rose, Oceáne e muito mais!

Procura algo que realce seus traços e garante aquele brilho lindo na pele? Confira neste artigo os melhores iluminadores e como encontrar o perfeito para você!


As 10 melhores espreguiçadeiras de 2022: Mor, Belfix e muito mais!

As 10 melhores espreguiçadeiras de 2022: Mor, Belfix e muito mais!

Você está em busca de relaxamento ao ar livre? A resposta está nas espreguiçadeiras. Conheça neste artigo os principais modelos do mercado e dicas de compra!


As 10 melhores poltronas para leitura de 2022: reclinável, redonda e muito mais!

As 10 melhores poltronas para leitura de 2022: reclinável, redonda e muito mais!

Buscando a poltrona para leitura perfeita? Confira neste artigo as dez melhores poltronas para leitura, como escolher a mais confortável, preços e onde comprar!


Os 10 melhores shampoos sem sal de 2022: Truss, Granado e muito mais!

Os 10 melhores shampoos sem sal de 2022: Truss, Granado e muito mais!

Procura por um cabelo dos sonhos com muito brilho, força e maciez? Então veja neste artigo os melhores shampoos sem sal do mercado e dicas para comprar o ideal!


Os 10 melhores fixadores de cabelo em 2022: CHARMING, Karina e muito mais!

Os 10 melhores fixadores de cabelo em 2022: CHARMING, Karina e muito mais!

Em busca do melhor fixador para o cabelo? Confira neste artigo as principais opções do mercado e dicas infalíveis para escolher o melhor produto.


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


Limpeza Produtos de cozinha Ar e ventilação Cabelo Higiene e saúde