Sal de parrilla: o que é, como usar com chimichurri, no churrasco e mais!

Sal de parrilla: o que é, como usar com chimichurri, no churrasco e mais!

Quer deixar o seu churrasco ainda mais delicioso com sal de parrilla? Veja neste artigo informações sobre o tempero, dicas de como utilizar e receitas


Sal de parrilla: muito usado no churrasco dos países vizinhos!

Indivíduo colocando sal de parrilla na carne em uma churrasqueira.

Muito presente no churrasco da Argentina e do Uruguai, o sal de parrilla é um tempero que confere um toque especial para a carne. Influenciando em um sabor e textura muito agradável ao paladar, esse tipo de sal é ideal para ser usado em churrascos.

Além de ser um ótimo tempero para os cortes de carne mais altos, o sal de parrilla se diferencia dos demais tipos de sal devido ao tamanho dos grãos e origem dele. Ademais, para quem busca variar nos sabores, ele também pode ser usado junto com diferentes tipos de temperos, como: ervas finas, pimenta do reino, chimichurri e salsa criolla.

Para saber mais detalhes e informações sobre esse versátil tempero, não deixe de conferir o artigo abaixo.

Sobre o sal de parrilla

Colher de madeira cheia de sal de parrilla, sobre a madeira.

O sal de parrilla se diferencia dos outros tipos de sal por conta da granularidade uniforme e mediana, resultando em carnes bem temperadas e suculentas. Por conta disso, esse tempero é ideal para ser utilizado nos mais diversos tipos de cortes em churrascos.

Adiante você encontrará o preço, onde comprar, como utilizar e as diferenças desse sal com os demais tipos existentes no mercado.

O que é sal de parrilla?

Em primeira instância, o termo parrillada, em espanhol, se refere ao churrasco. Assim, a parrilla faz alusão à grelha usada para colocar as carnes e sal de parrilla remete ao sal utilizado para temperar as proteínas mais altas, cozinhadas na brasa.

Tendo em mente a origem do termo, o sal de parrilla é um tipo muito usado nos churrascos argentinos e uruguaios. Sua diferença dos demais é a granulação intermediária ao sal grosso e o refinado. Com um aspecto menos irregular de um grão para o outro, ele é capaz de salgar de maneira uniforme as carnes mais altas.

Também conhecido como sal entrefino, ele evita que a carne perca muito líquido e fique ressecada no consumo, por isso ele é o tempero ideal para ser usado em diversos cortes de proteínas. Além disso, ele é facilmente combinado com outros temperos, como: chimichurri, pimenta do reino e ervas finas.

Preço do sal de parrilla

Tendo em vista que o sal de parrilla é oriundo de uma zona deserta da Argentina, esse sal possui uma menor disponibilidade do que os outros tipos de sal e costuma ser importado para outros países. Por conta disso, o valor dele acaba se tornando mais caro que os demais.

Enquanto o sal grosso e o refinado possuem um custo de até 4 reais o quilo, o tipo parrilla é encontrado por um valor de 20 a 35 reais o quilo. Além disso, você também pode encontrar o sal entrefino misturado com outros temperos por um preço médio de 45 reais, o conjunto com 4 potes, de 500 gramas cada.

Onde comprar sal de parrilla

Por ser muito utilizado em churrascos, o sal de parrilla é encontrado em diversos mercados, na ala de churrascaria e carnes. Além desses locais, esse tipo de sal também está presente em empórios e casas especializadas em temperos.

No mercado, você encontrará esse tempero tanto pelo nome de sal de parrilla, quanto pela denominação de sal entrefino, em potes de 500 gramas e 1 quilo. Se desejar, também há opções de compra desse sal junto com outros temperos, como: lemon peper, barbecue, pimenta do reino e dry rub.

Diferença entre sal de parrilla e sal grosso

A mais aparente diferença entre o sal de parrilla e o sal grosso é o tamanho dos grãos, pois o de origem argentina possui um tamanho menor que o outro e com uma granulação mais uniforme entre si. Por conta disso, quando utilizada em churrascos, ele resseca menos a carne e mantém a suculência da mesma.

Outro ponto que diferencia os dois tipos de sal é a origem entre eles. Enquanto o de parrilla é extraído de uma zona deserta da Argentina, o sal grosso é oriundo das águas do mar. Por consequência, devido a maior disponibilidade do tipo grosso, esse possui um preço inferior ao tipo argentino.

Vantagens de usar o sal de parrilla no churrasco

A princípio, uma das características mais vantajosas do sal de parrilla é a uniformidade e o tamanho mediano dos grãos. Devido a esses aspectos, há uma melhor absorção da carne frente as partículas. Em consequência, garante uma salga uniforme ao longo de toda a peça.

Com uma granularidade intermediária comparado com o sal grosso e o refinado, o entrefino é capaz de temperar a carne sem que ela perca muito líquido durante o processo de salgamento e cozimento. Assim, a peça fica mais saborosa e tenra durante no churrasco.

Como salgar carne de churrasco com sal de parrilla

A forma mais tradicional de utilizar o sal de parrilla no churrasco, é aplicando uma camada fina e uniforme nos dois lados da carne e deixando a peça descansar por 5 a 10 minutos antes de assar ou consumir ela. Caso deseje uma quantidade precisa, é recomendável o uso de 1,5% de sal sobre o peso da carne, por exemplo: se a carne pesar 1 quilo, adicione 15 gramas do tempero.

Uma vez que o sal de parrilla possui o tamanho ideal para penetrar a superfície da carne, no momento de salgá-la, jogue o tempero a uma distância de 30 centímetros da proteína, sem esfregar na superfície da peça. Ademais, adicione mais tempero na região da gordura, pois ela costuma salgar menos que o restante da carne.

Como fazer sal de parrilla com sal grosso

Como forma de fazer o sal de parrilla de modo caseiro e economizar dinheiro, você pode reproduzir esse tempero de forma prática e simples com o auxílio de um liquidificador e sal grosso. Dessa forma, o resultado é muito próximo ao tipo entrefino, vendido no mercado.

Para fazer o sal de parrilla, separe uma porção de sal grosso e coloque no liquidificador no modo pulsar. Com algumas batidas e em poucos segundos, você conseguirá quebrar os grãos maiores e obter o resultado desejado. Lembre-se de colocar apenas no modo pulsar e não deixar por muito tempo no triturador, para evitar que o sal se esfarele demais.

Quando é indicado usar o sal de parrilla

Por conta do tamanho intermediário e regular dos grãos do sal de parrilla, ele consegue se espalhar de forma uniforme na textura desigual das peças de carne mais grossas e das fatias em Steaks. Assim, proporciona sabor e suculência necessária para os cortes de churrasco.

Como o sal de parrilla combina perfeitamente com as carne para churrasco, ele é muito indicado para cortes como: picanha, cupim, maminha, assado de tira e costela de boi. Entretanto, evite usar esse tipo de tempero para as carnes brancas e com menos gordura, como o frango, pois ele ficará mais seco e absorverá pouco os grãos do sal.

Usar o sal de parrilla antes ou depois de grelhar?

O sal de parrilla, quando usado depois de grelhar a carne, retira menos líquido da proteína e mantém toda a suculência da peça. Já se for utilizado antes da grelha, a carne consegue absorver melhor o tempero e resulta em um maior sabor ao longo das fibras.

Embora o momento de usar o tempero resulte em pequenas diferenças no sabor e maciez da carne, o uso fica a critério do churrasqueiro e das pessoas que consumirão o churrasco. Por isso, o sal pode ser usado tanto antes, quanto depois de assar. De qualquer maneira, os dois casos resultarão em uma proteína deliciosa.

Receitas com sal de parrilla

Além de ser consumido na forma original, isto é, apenas com o sal como principal ingrediente, o sal de parrilla combina muito bem com diversos temperos presentes na cozinha.

Seja com ervas ou especiarias, esse tipo de sal pode ser facilmente feito em um liquidificador e aplicado em diversos tipos de carnes para churrascos. Para aprender como fazer e temperar o sal de parrilla, veja a seguir incríveis e saborosas combinações para você fazer na cozinha.

Sal de parrilla com chimichurri

Chimichurri com ervas em uma colher de madeira sobre a mesa.

Usado tradicionalmente na Argentina e no Uruguai, o chimichurri é um tempero elaborado com diversos condimentos, dos quais oferecem ao ingrediente um sabor bem peculiar e levemente picante. Ele pode ser usado tanto para marinar carnes antes dos churrascos, durante e até depois da brasa, na forma de molho.

Para fazer essa receita, combine a proporção de 500 gramas de sal grosso para 30 gramas de chimichurri desidratado. Em seguida, coloque a mistura em um liquidificador ou processador, no modo pulsar por alguns segundos, apenas para homogeneizar os temperos e para que o sal não fique demasiadamente triturado.

Sal de parrilla com alho, cebola e ervas

Cebola, alho e ervas biológicas do jardim sobre a mesa.

A combinação de alho, cebola e ervas com o sal de parrilla é ideal para quem busca manter um sabor leve e um aroma agradável na comida. Por isso, esse tempero serve bem em todos os tipos de carnes, tanto para churrasco, quanto para o forno e fogão.

Para realizar esse perfumado tempero, coloque em modo pulsar e em poucos segundos no liquidificador, os seguintes ingredientes: 1 quilo de sal grosso, 10 gramas de alho desidratado, 10 gramas de cebola desidratada em tiras ou anelada, 3 gramas de salsa desidratada, 3 gramas de cebolinha desidratada, 2 gramas de pimenta do reino, 1 grama de orégano e 1 grama de tomilho.

Sal de parrilla com pimenta do reino

Pimenta do reino na íntegra e moída em um vasilha, sobre a madeira.

O sal e a pimenta do reino são dois ingredientes clássicos na cozinha, combinam com todos os cortes de carne e até com vegetais. Por conta de sua versatilidade, essa mistura é perfeita para ter disponível no tempero e preparo das comidas.

Nesta receita, utilize a proporção de 500 gramas de sal grosso para 2 colheres de sopa de pimenta do reino em pó. Com os ingredientes em mãos, transfira-os para um liquidificador ou triturador e coloque em modo pulsar por alguns segundos.

Sal de parrilla com salsa criolla

 Salsa, tomate cereja e alho ambos frescos, sobre a mesa preta.

Tanto na cozinha quanto no churrasco, a salsa criolla oferece um sabor fresco da salsa, com um toque adocicado do tomate e acidez marcante do pimentão. Assim, seu uso é perfeito para oferecer um diferenciado sabor para carnes de churrasco e também em legumes e vegetais.

Para fazer o sal de parrilla com salsa criolla, faça uma proporção de 500 gramas de sal grosso com 30 gramas de salsa criolla desidratada. Assim, com os dois ingredientes, coloque-os em um liquidificador e deixe em modo pulsar por alguns segundos, até misturar os temperos.

Acompanhamentos para churrasco que combinam com o sal de parrilla

Tendo em vista que nos churrascos, a carne é o maior destaque, o ideal é complementar e balancear essa refeição com alimentos leves e frescos, como: legumes, saladas e carboidratos. Por isso, veja abaixo mais detalhes de como combinar esses alimentos mais suaves com as proteínas temperadas com sal de parrilla.

Legumes assados

Legumes assados em um recipiente branco, sobre a mesa.

O legume é uma opção perfeita para ser utilizada como complemento nos churrascos, por ser leve e saudável. Neste caso, você pode utilizar por exemplo: abobrinha, pimentão, berinjela, cenoura, cebola roxa ou branca, brócolis, couve-flor e tomate.

Para fazer os legumes assados, separe aqueles que deseja consumir no churrasco e fatie-os na mesma largura, para cozinharem na mesma velocidade. Em seguida, coloque-os na grelha quente ou em uma frigideira, pincele com um pouco de azeite e sal a gosto. Por fim, deixe os alimentos no fogo até atingirem o ponto desejado.

Batata frita

Batata frita no prato branco em uma mesa.

A batata é outro complemento muito versátil e que combina com todos os tipos de carne em um churrasco. Você pode fazer esse ingrediente frito no fogão ou na própria grelha, para aproveitar a brasa.

No primeiro caso, lave bem as batatas, corte em tiras, tempere com sal e jogue-as em óleo quente. Deixe em fogo médio a alto, até elas atingirem o ponto de preferência. Caso você opte por fazer as batatas na grelha da churrasqueira, lave bem as batatas, corte em tiras e tempere com sal.

Depois, coloque-as em uma assadeira com azeite, para não grudarem, e embrulhe com um papel alumínio. Leve o conjunto para a churrasqueira, na parte com uma brasa branda, por cerca de 40 minutos. Em seguida, retire o alumínio e deixe até dourar.

Salada

Salada de salmão defumado em mesa de concreto preto.

Como forma de oferecer leveza e frescor para seu churrasco, a salada é uma ótima alternativa de complementar as proteínas. Além de ter um rápido preparo, ela possui uma grande versatilidade, pois pode ser feita com diferentes tipos de ingredientes, desde folhas verdes, vegetais até frutas.

Por meio da mistura de um ramo de folhas de alface, rúculas e agrião, você conseguirá obter uma bela salada verde. Caso deseje mais cor em seu prato, adicione rodelas de pepino, palmito, cebola, cenoura e até tomates cerejas cortados ao meio. Tempere com sal, azeite e limão a gosto, ou outros molhos que desejar. Assim você terá uma bela salada para seu churrasco.

Conheça alguns produtos para ajudar no churrasco

Neste artigo você descobriu o que é, e como usar o sal de parrilla. Agora que já conhece essa variedade, que tal conhecer alguns outros produtos que vão te ajudar no churrasco, e na cozinha no geral? Se tiver um tempo livre, não deixe de conferir. Veja abaixo!

As 15 melhores churrasqueiras elétricas de 2022: de inox, desmontável, de embutir e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/902

Interessado em uma churrasqueira elétrica? Confira conosco tudo o que você precisa saber para escolher a sua e aproveite nossa lista com as 15 melhores opções!

As 10 melhores facas para churrasco de 2022: da Tramontina, Mundial e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/2284

Leia este artigo e saiba tudo sobre como escolher uma boa faca ideal para você, além de um ranking com os 10 melhores modelos de facas para churrasco atuais.

As 10 Melhores Tábuas de Corte de 2022: Tramontina, Oikos e muito mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1995

Está procurando uma tábua de corte ideal para você? Então veja dicas de como escolher sua tábua, as 10 melhores disponíveis no mercado e onde comprar!

O sal de parrilla é ótimo para cortes de carne grossos!

Homem de avental preparando carne na cozinha.

Como vimos, devido ao tamanho mediano e uniforme dos grãos do sal de parrilla, ele se torna um tipo de sal muito vantajoso para ser usado em carnes altas e cortes em Steaks, de churrascos.

Assim, ele permite que as peças fiquem bem temperadas, saborosas e com muita maciez. Presente em supermercados e casas de temperos, embora o sal de parrilla tenha um preço mais elevado quando comparado com o sal grosso e o refinado, você conseguirá reproduzir o ingrediente facilmente na cozinha com o auxílio de um liquidificador.

Além disso, é possível variar no sabor dele, acrescentando outros produtos e condimentos. Por isso, aproveite este artigo para utilizar o sal de parrilla no tempero de suas carnes e fazer um delicioso churrasco com amigos e familiares.

Autor deste artigo

Estudo Administração e adoro de praticar esportes e viajar. Além disso, me interesso em ler e aprender sobre temas relacionados a atividades ao ar livre e estilo de vida.

Últimos posts


As 10 Melhores TVs com Bom Custo-Benefício de 2024: LG, Samsung, Philips, TCL e mais!

As 10 Melhores TVs com Bom Custo-Benefício de 2024: LG, Samsung, Philips, TCL e mais!

Quer uma boa televisão sem estourar o orçamento? Neste artigo, apresentamos as 10 melhores TVs com bom custo-benefício de 2024, como escolher e onde comprar!


Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Em busca do headset ideal para jogar seus games favoritos? Neste artigo, apresentamos os 22 melhores headsets gamers para 2024, como escolher e onde comprar!


As 10 Melhores Placas-Mãe de 2024: ASUS, Gigabyte, MSI e mais!

As 10 Melhores Placas-Mãe de 2024: ASUS, Gigabyte, MSI e mais!

Está procurando uma placa-mãe para montar seu PC ou deixá-lo melhor? Confira aqui como escolher a sua e um ranking com as 10 melhores placas-mãe de 2024!


Os 10 Monitores com o Melhor Custo-Benefício de 2024: Samsung, AOC, LG e muito mais!

Os 10 Monitores com o Melhor Custo-Benefício de 2024: Samsung, AOC, LG e muito mais!

Neste artigo, saiba como escolher o melhor monitor com bom custo-benefício para você. Conheça as dicas essenciais de escolha e os 10 melhores modelos de 2024.


Os 16 Melhores Monitores de 2024: Dell, LG, Samsung e mais!

Os 16 Melhores Monitores de 2024: Dell, LG, Samsung e mais!

Escolher um bom monitor é essencial para o cotidiano. Veja neste artigo os melhores modelos do mercado e dicas para escolher o que mais combina com você!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Cabelo