Imbé planta: como cuidar, paisagismo, características e mais!

Imbé planta: como cuidar, paisagismo, características e mais!

Você sabia que é possível plantar o imbé na sua casa, em vasos, muros e muitos mais, de maneira prática e fácil? Leia esse artigo para saber mais.


Imbé planta: ótimo para o paisagismo!

A planta imbé é muito conhecida na realidade brasileira, ainda que seu nome seja pouco revisitado em mercados agrícolas. Isso porque o plantio do imbé é muito comum para decorar praças, casas e muros. Por ser uma planta de grande volume e hastes fortes, o imbé é utilizado por grandes casarões antigos e até mesmo por instâncias governamentais, como fóruns e tribunais de justiça, com a finalidade de decoração e paisagismo.

Ainda sim, o imbé é muito além do que somente uma planta bonita. Sua origem tropical remonta os tempos da colonização, e sua utilização pelas populações ribeirinhas é muito conhecida até os dias hoje, conservando sua fama de planta medicinal.

Por isso, leia um pouco mais sobre o imbé para conhecer sobre essa planta tão bonita e versátil.

Informações básicas do imbé

Imbé

Nome científicoPhilodendron imbe
Outros nomesCipó-imbé, bananeira-imbé
OrigemBrasil
Porte5 metros
Ciclo de vidaPerene
FloraçãoMaio e junho
ClimaTropical

O imbé é uma planta tropical que cresce de forma invasiva. Isto é, ela necessita de uma haste para seu crescimento, a fim de abarcar uma grande área, mas sempre à sombra de algum objeto, seja um muro ou mesmo uma outra árvore. Por isso, o imbé gosta muito de crescer ao lado de algum suporte.

Suas hastes longas alcançam até mesmo os 5 metros de altura, se houver suporte para tal. Em relação às raízes, o imbé, mesmo das alturas, estica suas raízes até o solo, a fim de garantir água e nutrientes. É uma planta conhecida pelas folhas grandes, com aparência de bananeira, mas que dificilmente secam com o passar do tempo.

Como plantar o imbé

Imagem ilustrativa de plantio

O método de como plantar imbé por muito tempo ficou restrito às esferas administrativas da cidade, além de jardineiros profissionais e pessoas com um alto grau de experiência em jardinagem em geral. Porém, com o tempo e a facilidade de acesso à informação trazida pela internet, algumas técnicas de cultivo foram popularizadas entre a população em geral, e o imbé finalmente se tornou algo mais acessível ao público.

Por isso, separamos para você algumas dicas do cultivo dessa planta para que você também possa desfrutas dessa árvore na sua casa.

Como plantar imbé em vaso

Para plantar imbé em vaso, principalmente se for a sua primeira vez lidando com essa árvore, recomendamos adquirir mudas de imbé em mercados agrícolas. Uma pequena muda é o suficiente para dispor no futuro de uma grande barreira de imbé na sua casa.

Primeiramente, é preciso de um vaso grande e fundo, já alocado com uma haste de madeira, pois essa planta tem um crescimento invasivo, e não conseguirá desenvolver folhas e raízes sem algo para se apoiar. Faça uma cavidade com uma ferramente agrícola ou mesmo uma colher que você não utilize mais na cozinha, e planta a muda de imbé no seu vaso. Deixe o vaso totalmente à sombra ao menos nessas primeiras semanas do plantio.

Como plantar imbé no solo

Para plantar o imbé diretamente no solo, o processo é muito parecido. Caso você queira que ele se agarre à parede ou ao muro do seu jardim, não é necessário colocar uma haste de suporte, mas apenas plantar o imbé perto desse muro.

Para o cultivo no solo, como se trata de uma terra geralmente mais firme, faça uma cavidade maior, e despeje um pouco de calcário, já que o solo brasileiro geralmente precisa de uma readequação do pH para que seja propício para o crescimento de plantas de origem amazônica. Procure regar o imbé logo após colocar ao solo, para que as raízes se adequem ao solo de forma mais fácil.

Como cultivar a planta imbé

Ferramentas de jardinagem

Uma vez plantado no solo ou em vaso, o imbé necessita, como qualquer planta, de alguns cuidados específicos. Por isso, apesar de ser uma planta muito resistente, os primeiros meses do plantio demandam uma atenção, principalmente com relação ao aparecimento de algumas queimaduras nas folhas, que podem acontecer, mas que são relativamente comuns.

Veja abaixo alguns cuidado para se tomar com o plantio do imbé.

Solo para o imbé

O solo para o imbé, como dissemos, deve ter uma correção do pH, prática geralmente realizada com o auxílio do calcário. Isso pois o solo brasileiro é, em geral, um pouco ácido, e o calcário faz com que esse pH se estabilize.

Não é necessário adubar o solo do imbé com muita matéria orgânica, já que essa planta se alimenta bem de água e dos sais minerais que com frequência já estão presentes. Porém, para ter um crescimento rápido e vistoso, procure adubar o solo com um pouco de nitrogênio, para que as folhas cresçam mais rapidamente e com a tonalidade verde-escuro que é tão característico dessa árvore.

Como regar o imbé

O imbé é uma planta das regiões tropicais do país. Logo, está acostumado com muita água, pois nas regiões mas próximas à linha do Equador, a constância pluvial é bastante alta. Assim, caso a sua região esteja passando por algum período de seca ou de baixa umidade do ar, abuse na rega do imbé.

Porém, tome cuidado para não molhas as folhas dessa planta em períodos de sol direto. Opte por regar apenas o solo, pois a água nestes momentos pode fazer com que as folhas sejam queimadas com mais facilidade.

Adubo e substrato para o imbé

O adubo para o imbé deve ser primordialmente o calcário e o nitrogênio. Além disso, ao menos uma vez a cada 2 meses, essa planta recebe muito bem um pouco de substrato orgânico, ou até mesmo esterco bovino, caso você encontre esse material em mercados agrícolas ou tenha à disposição na sua região.

Caso não tenha, não se preocupe. Basta procurar uma terra enriquecida com humus de minhoca, que já dispõe de muito material orgânico para o crescimento do imbé. Além disso, é possível também descartar um pouco das cascas de legumes que usualmente iriam para o lixo no solo desta planta, já que suas raízes são atraídas por esse tipo de substrato natural na terra.

Iluminação ideal para o imbé

A iluminação para o imbé é um fator decisivo para o crescimento dessa planta. Por ter uma característica de se mover, assim que ela começar o seu desenvolvimento você irá notar que ela se afastará de cada vez mais para os lados em que o sol tem menos intensidade, caso esteja em um local com muita luminosidade.

Porém, caso você deixe o imbé à sombra o tempo todo, suas plantas tentarão cada vez mais atingir lugares de maior luminosidade, crescendo para essas regiões e fazendo que com a estrutura geral da planta fique desigual.

Para evitar essa questão, procure deixar o imbé em um local que o sol seja presente, mas que possa ver os raios solares de forma indireta. Isso é primordial também para o crescimento igualitário de todos os lados da planta.

Temperatura e umidade ideais para o imbé

O imbé é uma planta que resiste bem às temperaturas mais altas, além de também suportar o frio e o relento, caso não perdurem por muito tempo. Nestes períodos de frio, ela entra em estado de hibernação, diminuindo seu crescimento e, por vezes, necessitando de poda para continuar viva.

O imbé vive bem em temperaturas entre 18ºC e 32ºC, uma faixa de temperatura razoavelmente abrangente. Por mais que seja uma planta que se adapte bem, isso não significa que devemos deixar de ter cuidado com o seu plantio.

Por isso, sempre que o volume de chuvas estiver mais fraco, regue o solo dessa planta de forma geral, às vezes até duas vezes por dia, a fim de aumentar a umidade dessa planta. Sendo uma planta de região amazônica, ela está acostumada com uma alta umidade do ar.

Propagação do imbé

A propagação do imbé se dá por conta de suas mudas, que são produzidas das próprias plantas. Assim, as raízes do imbé que se estendem ao chão podem ser retiradas com cuidado, com a finalidade de replantio. Assim, naturalmente a planta pode percorrer um longo espaço, caminhando por onde o sol for mais propício para o seu desenvolvimento.

Assim, ela pode se dividir por vezes, ou cair um ramo seu em uma região próximo a outra árvore e, se o ambiente for propício, passar a se desenvolver ali como se fosse uma muda plantada.

Doenças e pestes comuns do imbé


O pricipal invasor em um cultivo de imbé são conhecidos popularmente como pulgões, insetos comuns em plantações, pomares e hortas, sendo também insetos cuja prevenção também é conhecida. Esses pulgões são conhecidos por sugar a seiva dos caules, e com os grandes caules que o imbé dispõe, essa planta não fica de fora desse ataque.

Porém, um adversário muito conhecido para a prevenção contra pulgões são as joaninhas. Apesar de parecerem inofensivas, esses insetos atuam de forma muito incisiva no combate às pragas de hortas e pomares, e podem ser grandes aliados no seu plantio de imbé.

Como replantar o imbé

O replantio do imbé se dá por meio das hastes que se desgrudam naturalmente do seu ramo principal. Geralmente estas hastes estão migrando de localidade e se afastam dos caules mais rígidos, que, por serem mais fortes, optam por manterem os locais que já estão. Porém, em busca de maior luminosidade e de terrenos mais proprícios, os caules menores tendem a se mover mais.

Retire essa haste que parece mais afastada do imbé e mantenha suas raízes em água por ao menos um dia. Depois, já é possível replantar no local desejado.

Poda do imbé

A pode do imbé deverá se dar nos períodos de inverno. Essa planta não lida bem com grandes períodos de frio, portanto, reserve sua seiva para nutrir-se enquanto o sol ainda está aparente.

Assim, procure observar o seu imbé com relação às folhas amareladas ou caules endurecidos. Nesse caso, faça um corte seco com uma tesoura de jardinagem para ajudar a planta a se manter forte.

Manutenção do imbé

A manutenção do imbé se dá na observância de possíveis pragas, além da rega constante e do cuidado para não exagerar na luminosidade que a planta está sujeita. Ao manter todos esses cuidados em mente, o único cuidado mais esporádico que o imbé necessita é um pouco de nitrogênio e um pouco de matéria orgânica em intervalos dentre 1 e 2 meses.

Como fazer mudas do imbé

Para fazer mudas de imbé, o processo é parecido com o replantio. Porém, as mudas são feitas geralmente para serem mantidas em vasos, geralmente com interesse comercial.

Assim, recolha as hastes menores do imbé que se distanciam do caule principal e mantenha em água. Após isso, prepare um vaso fundo e refaça o plantio com cuidado. Em vasos, opte por sempre utilizar a terra enriquecida com humus de minhoca.

Sobre a planta imbé

Além dos cuidados que se deve tomar com essa planta, será muito benéfico saber sobre algumas utilidades para além do paisagismo. Isso porque, por ser uma planta brasileira de muita história, as populações originárias do Brasil descobriram diversas versatilidades do imbé.

Imbé no paisagismo

A primeira característica de uma planta tão vistosa e bonita não poderia ser outra, senão o paisagismo. Isso porque, com suas folhas largas e sua coloração viva, o imbé foi por muito tempo cultivado em regiões nobres, como em casarões e departamentos estatais. Com isso, a cultura brasileira acostumou-se a visualizar o imbé como um símbolo de riqueza.

Trata-se de uma planta de fácil cultivo, ainda que encontrá-la para comercialização seja um pouco difícil. Assim, caso veja um imbé em alguma praça, procure produzir uma muda desta árvore tão querida.

Características físicas do imbé

O imbé é uma árvore de caule grosso e que pode atingir até os 5 metros de altura, caso haja um suporte que a faça subir tão alto. Porém, mesmo quando agarrada em árvores maiores, ela não passa dessa altura, pois necessita que suas raízes toquem o solo.

As folhas do imbé são semelhantes às folhas de bananeira, com um forma levemente retangular e agudo, e feixes abertos por sua extensão, na horizontal. As raízes são aparentes, mas ficam escondidas por entre as grandes folhas do imbé.

Preço médio e onde comprar o imbé

Em um mercado agrícola de qualidade, o imbé pode ser comercializado tanto na forma de muda, em pequenos vasos, como na planta adulta. As mudas geralmente são destinada a cobrirem locais maiores, como murous ou jardins, precisando ser cultivadas. Já as plantas adultas se destinam ao cultivo como ornamento dentro de casa.

O valor de uma muda pode variar entre R$30,00 e R$50,00. Já a planta adulta do imbé pode alcançar R$100,00 em mercados de maior tradição nessa venda.

Ciclo de vida do imbé

O imbé é um planta perene, que não necessita ser replantada caso se deseje que ele permaneça em um mesmo local no jardim ou no muro. Por não se tratar de uma árvore frutífera, que geralmente cai de produção, o imbé pode ser cultivado em muros e ali ele ficará durante o tempo em que o clima, o sol e a umidade forem propícios para o seu desenvolvimento.

Imbé na medicina

O imbé é uma planta relativamente tóxica, isso porque, em altas doses, comer suas folhas pode gerar problemas de saúde. Porém, essa propriedade que em grandes porções causa malefícios, é a mesma propriedade que faz essa planta ser utilizada de forma medicinal por algumas populações.

Assim, em populações próximas ao mar, por exemplo, o imbé é conhecido por ser um antídoto contra picadas de arraia. Suas folhas são maceradas e utilizadas no local da picada, para curar os enfermos desse animal que pode ser fatal.

O imbé é venenoso?

A fama de planta venenosa do imbé não é totalmente mentira, mas é apenas parte da sua história. Caso você a plante em casa ou no jardim onde percorram por ali alguns animais, como cachorros filhotes, que geralmente têm a tendência de mastigarem folhas, procure separá-los das regiões em que o imbé irá crescer, para prevenir de que eles tenham alguma reação.

O uso do imbé no artesanato

O imbé é também conhecido para a confecção de cestas e utensílios artesanais, geralmente feitos por meio de manufatura regional.

Primeiramente, é preciso secar as folhas do imbé que, por serem de uma tonalidade viva, fornecem objetos artesanais muito bonitos e de alto valor comercial. Depois, basta repartir em pequenas tiras e trançar as folhas.

Com relação à toxicidade, a notícia é boa: secar as folhas do imbé remove qualquer risco à saúde.

Veja também os melhores equipamentos para cuidar do imbé

Neste artigo apresentamos informações gerais e dicas de como cuidar da planta imbé, e já que entramos nesse tema, também gostaríamos de apresentar alguns de nossos artigos de produtos de jardinagem, para que você cuide cada vez melhor de suas plantas. Confira abaixo!

As 10 melhores mangueiras de jardim de 2022: Flexzilla, Tramontina e muito mais!

https://portalvidalivre.com/articles/2088

Em busca de uma mangueira de jardim? Confira neste artigo as 10 melhores do mercado, juntamente com dicas de como escolher que vão auxiliar na sua compra!

Os 10 melhores kits de jardinagem de 2022: da Tramontina, NOLL e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1041

Pensando em comprar um kit de jardinagem e se aprimorar nessa atividade? Confira aqui os melhores modelos disponíveis no mercado e dicas de como escolher!

As 10 melhores tesouras de poda de 2022: Tramontina, Vonder e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1523

Você quer comprar uma tesoura para jardinagem mas não sabe qual escolher? Confira a seguir o ranking com os 10 melhores modelos de tesouras!

Decore sua casa com a planta imbé!

Imagem ilustrativa de vaso decorativo com planta

Agora que você já sabe o cultivo desde as mudas, passando desde a manutenção do imbé até os métodos de utilização dessa planta em casos medicinais, decorativos e de paisagismo, não deixe para depois o sonho de ter uma árvore tão bonita e rica em casa.

Dessa forma, caso você deseje uma forma diferente e terapêutica de cobrir seja uma parede no interior da sua casa, ou seja um muro no jardim, opte por uma pequena muda de imbé e cultive essa planta desde a infância até a fase adulta.

Além disso, em regiões do norte do país, é possível ainda adquirir o artesanato produzido por folhas do imbé, cujo consumo não apenas irá embelezar a sua casa, mas também auxilia a economia desses locais e promove o plantio cada vez maior do imbé pelo Brasil.

Autor deste artigo

Um aspirante a jornalista apaixonado por literatura e cinema, procuro sempre uma indicação de filme ou livro para passar o próximo fim de semana.

Últimos posts


Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Em busca do headset ideal para jogar seus games favoritos? Neste artigo, apresentamos os 22 melhores headsets gamers para 2024, como escolher e onde comprar!


As 10 Melhores Placas-Mãe de 2024: ASUS, Gigabyte, MSI e mais!

As 10 Melhores Placas-Mãe de 2024: ASUS, Gigabyte, MSI e mais!

Está procurando uma placa-mãe para montar seu PC ou deixá-lo melhor? Confira aqui como escolher a sua e um ranking com as 10 melhores placas-mãe de 2024!


Os 10 Monitores com o Melhor Custo-Benefício de 2024: Samsung, AOC, LG e muito mais!

Os 10 Monitores com o Melhor Custo-Benefício de 2024: Samsung, AOC, LG e muito mais!

Neste artigo, saiba como escolher o melhor monitor com bom custo-benefício para você. Conheça as dicas essenciais de escolha e os 10 melhores modelos de 2024.


Os 16 Melhores Monitores de 2024: Dell, LG, Samsung e mais!

Os 16 Melhores Monitores de 2024: Dell, LG, Samsung e mais!

Escolher um bom monitor é essencial para o cotidiano. Veja neste artigo os melhores modelos do mercado e dicas para escolher o que mais combina com você!


Os 16 Melhores Notebooks i7 de 2024: Dell, Samsung, Acer e mais!

Os 16 Melhores Notebooks i7 de 2024: Dell, Samsung, Acer e mais!

Quer comprar o melhor notebook i7 para você? Confira neste artigo as dicas necessárias para escolher o modelo ideal e os 16 melhores produtos do mercado.


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Cabelo